A Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, é uma das coisas mais espetaculares que eu já vi - uma brancura que dói nos olhos, contra aquele céu muito azul.
De alguns ângulos, a Sheikh Zayed Grand Mosque lembra um bolo de casamento, cheio de camadas de merengue e marshmellows! Mas não é cafona, como o bolo que vocês devem ter imaginado - pelo contrário, é linda.
Pelo lado de dentro, a opulência é ainda mais evidente: muito ouro, tapetes feitos à mão, lustres de pedras preciosas, janelas de cristal, trabalhos intrincados nas paredes...
Tiramos (entre nós 3, 2 visitas e várias câmeras) mais de 500 fotos dela. Depois de muito selecionar e deletar, ainda ficaram 300 fotos. Por mais que eu goste de fotografia, quando tiro 500 fotos de um lugar é porque ele tem algo de realmente espetacular MESMO.
Neste post, vou mostrar um pouquinho desse lugar incrível a vocês. E sim: como diz o título, vale cruzar meio mundo só para ir lá (mesmo que não houvesse todo o resto!).
cristais na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
domos com detalhes em ouro na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
a inesquecível iluminação noturna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
colunas da Grande Mesquita de Abu Dhabi |
lustre recheado de pedras preciosas na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
família buscapé na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Como é a visita na Grande Mesquita de Abu Dhabi
Há bastante vagas de estacionamento gratuito (aliás, toda a visita é gratuita, não precisa pagar ingresso).
Depois de estacionar, você passa por uma checagem de segurança com raio x e, se estiver de bermuda (inclusive os homens), ou se for mulher sem um lenço cobrindo a cabeça, eles te mandam para uma salinha para se "vestir".
Pena que só levei manta de lã na mala (para a parte II da nossa viagem pelos EUA). Se tivesse um lenço para a cabeça, poderia ter usado minhas próprias calças jeans e blusa de meia manga.
Mas...como esqueci do lenço, tive que passar ao local onde eles emprestam roupas tradicionais para homens e mulheres, e peguei uma 'abaya' emprestada.
Pensei que, como eles emprestam para todo mundo (é grátis, inclusive, assim como a entrada na mesquita e o serviço de audio-guia), as roupas fossem fedorentas, mas não! São super cheirosinhas! É óbvio que eles lavam a cada vez que emprestam.
Para os homens, a mesma coisa: não pode entrar de bermuda ou camiseta decotada - se for assim, vai ter que colocar o vestidão emprestado também.
o que pode e o que não pode vestir na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
não, não são muçulmanas - na maioria, são turistas com roupas típicas emprestadas |
foram mais de 500 fotografias na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Depois de se "vestir" à caráter, não esqueça de tirar os sapatos e deixar no espaço apropriado para eles antes de efetivamente entrar no jardim interno da Mesquita.
Eles têm tours guiados (em inglês), que duram em média 1 hora - chegue com antecedência e espere pelo próximo tour - no site tem os horários detalhados das visitas guiadas.
Nós não curtimos muito visitas guiadas, por 2 motivos: primeiro, preferimos ir no tempo do Lipe, pois essas visitas às vezes podem ficar bem chatinhas para ele, que não fala inglês; segundo, preferimos ir no nosso próprio tempo, para não ter pressa e podermos fotografar à vontade, que é o que a gente gosta de fazer quando visitamos um lugar fotogênico como este!
E, para facilitar ainda mais as coisas, eles oferecem também visitas autoguiadas com audioguias, que nós gostamos e recomendamos muito! Eles tinham até uma versão do audioguia em português!
A cada novo recinto que íamos passando, o audioguia ia nos dando as informações, através dos fones de ouvido. Foi excelente!
Se você for do tipo apressadinho, pode ficar lá menos de uma hora, entre estacionar e ir embora. Eu não lembro exatamente quanto tempo ficamos (até porque voltamos novamente à noite), mas com certeza foram pelo menos umas 3 horas. Então o tempo que você vai "gastar" nesta atração só depende do seu interesse e disponibilidade.
audioguia em português na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
informações grátis nos fones de ouvido |
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Cuidados ao fotografar na Grande Mesquita
As regras para visitar e, principalmente, para fotografar a mesquita, são bem rígidas.
Não pode fazer gestos - vi alguns gremistas fazendo o "V" da vitória, ou do bicampeonato, na frente da mesquita, e os guardinhas mandaram eles deletarem as fotos na mesma hora.
Nós também tomamos mijada: numa das fotos que o Peg tirou de nós, o meu capuz tinha escorregado da cabeça sem eu perceber (é de um tecido tipo jersey, fica todo o tempo escorrengando), e meu cabelo estava aparecendo - pois lá veio o guardinha fazer o Peg apagar a tal foto dos meus cabelos ao vento kkkkk...
Os lugares por onde é permitido perambular durante a visita à Grande Mesquita Sheikh Zayed também são estritamente controlados: há áreas só para muçulmanos, áreas só para mulheres ou apenas para homens, lugares onde não pode pisar nem para tirar uma foto, como o pátio principal...enfim, se esforce para seguir as regras, afinal, são os costumes e regras da religião deles - mas também não precisa morrer de ódio ou de vergonha se tomar uma mijada dos guardinhas - eles estão ali para isso!!
E o lugar vale cada xixi 😁
olha como o capuz ficava todo tempo escorregando da cabeça |
e eles também não são muito fãs de paus de selfie, tripés e câmeras GoPro |
o capuz tinha escorregado totalmente da cabeça nesta foto, e aí deu confusão, queriam que o Peg apagasse - ele até apagou várias, mas sobrou essa sem querer! |
aqui eu já tinha recolocado o capuz - e isso que ainda nem tínhamos entrado na mesquita - isso é do lado de fora! |
Qual o melhor horário para visitar a Grande Mesquita
Durante a semana, a mesquita fica aberta para visitação das 9 da manhã até as 22hs.
Nós visitamos durante o dia e depois novamente à noite, e é impossível dizer qual o melhor horário, acho que tem que ir de dia e de noite também!
Durante o dia, aquela brancura contra o céu azul é uma coisa fantástica, mas a iluminação noturna deixa o lugar ainda mais impressionante!
Note que a semana, nos Emirados Árabes, vai de sábado até quinta. Sexta-feira é o dia sagrado, em que eles descansam e muitos lugares fecham.
Então, nas sextas, a mesquita fica fechada para orações e só reabre para turistas as 16h3omin.
Durante o Ramadã, os horários são bem mais restritos, informe-se antes de ir.
Para mais informações, clique aqui: Grande Mesquita
durante o dia, é esse sol de rachar num céu azul maravilhoso |
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi à noite |
depois que a noite cai, a iluminação noturna se acende e o lugar fica ainda mais espetaculoso! |
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
não é maravilhoso? |
Como chegar à Grande Mesquita de Abu Dhabi
É fácil. Difícil é NÃO vê-la!
A Grande Mesquita Sheikh Zayed localiza-se num ponto estratégico, bem na entrada da Abu Dhabi City Island, e é visível das 3 principais pontes que conectam a ilha ao restante do continente: a Maqta, a Mussafah e a Sheikh Zayed.
Você certamente vai avistá-la de longe. Se não, o GPS/Waze/Google Maps te levam até lá.
Como já falei, existem muitas vagas de estacionamento gratuito.
paixão desde o primeiro momento que passamos na frente, na chegada à cidade |
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
a Grande Mesquita Sheikh Zayed é visível desde bemmmm longe! |
Grande Mesquita de Abu Dhabi, linda de todos os ângulos |
Um pouco do que aprendemos no tour autoguiado
A Grande Mesquita de Abu Dhabi teve sua construção inciada pelo falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al-Nahyan, e por isso recebeu o nome dele.
Ele é adorado em todos os 7 Emirados e foi o 1º presidente, justamente por ter sido o principal articulador da união dos Emirados Árabes - é considerado o "fundador" do país.
Foi ele quem criou o projeto da Mesquita onde seria enterrado, e começou a obra em 1996, mas acabou tristemente falecendo em 2004, 3 anos antes da sua inauguração, que aconteceu em 2007.
A Mesquita tem capacidade para abrigar 40 mil pessoas, entre as áreas interna e externas, e recebe mais de 3.5 milhões de visitantes por ano.
A parte externa é cercada por jardins e espelhos d'água (lindos!!).
os espelhos d'água da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Grande Mesquita de Abu Dhabi e os lindos jardins na área externa |
A construção, toda revestida em mármore branco, tem 4 minaretes, 82 domos e mais de 1000 colunas, que representam os mais variados estilos arquitetônicos islâmicos - Otomano, Mameluco e Fatímida são os principais.
A área externa é mais impressionante que as áreas internas, mas estas também não decepcionam, ainda mais quando a gente fica sabendo dos detalhes e números superlativos da decoração:
- a mesquita tem o maior tapete persa feito à mão no mundo (nele trabalharam 1200 artesãos iranianos, por quase 2 anos)
- os 7 lustres lustres de cristal foram feitos na Alemanha, sendo que o maior deles pesa 12 toneladas
- as paredes e o teto são ornamentadas com mosaicos florais coloridos (achei muito parecidos com os do Taj Mahal), versos do Corão e desenhos islâmicos entalhados em relevo, e a mesquita é decorada com ouro de 24 quilates, cristais de Murano e pedras preciosas
- o custo total estimado da obra foi de R$ 1,5 bilhão
mosaicos florais coloridos na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
essas flores esculpidas no mármore lembram muito as do Taj Mahal! |
no interior da Grande Mesquita de Abu Dhabi, ainda mais opulência |
lustres cravejados de pedras preciosas |
o maior tapete persa do mundo na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
não há um centímetro quadrado sequer sem decoração |
uma das portas de entrada na área interna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
o espaço para os turistas é delimitado por cordas na Grande Mesquita em Abu Dhabi |
detalhes em ouro na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Vale a pena visitar a Grande Mesquita de Abu Dhabi
A Grande Mesquita de Abu Dhabi entrou imediatamente no meu top 5 de lugares de devoção mais lindos do mundo à primeira vista!!!
Quando a vimos pela primeira vez, cruzando uma das pontes que a circundam, logo na chegada à Abu Dhabi, já soubemos que iríamos nos apaixonar por aquele espetáculo de mármore branco.
Angkor Wat, o Taj Mahal, Borobudur, a Mesquita de Casablanca, os templos de Bagan, o templo nepalês de Swayambhunath, a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, a Basílica de São Pedro no Vaticano, a Mesquita-Catedral de Córdoba, o Pagode Shwedagon em Yangon, o Templo de Karnak em Luxor, o Wat Arun...e a lista só aumenta!
Quanto mais do mundo a gente conhece, mais anseia conhecer, vocês já perceberam isso?
Quanto mais eu viajo, mais vejo como o mundo é infinito e quanto eu ainda quero conhecer novos lugares que vou descobrindo pelos nossos caminhos!!!
Quando penso "que bom, agora vou riscar um lugar da minha wishlist", imediatamente surgem mais 5 novos lugares na lista! Acontece com vocês também?
Tem dicas de viagem a Abu Dhabi também? Deixe nos comentários, por favor! Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog!
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
a Grande Mesquita de Abu Dhabi nunca viu tantos gremistas quanto neste dia! |
na área interna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Leia todos os nossos posts sobre o país clicando aqui: Emirados Árabes.
- Emirados Árabes: 4 dicas de hotéis em Dubai, Abu Dhabi e Al Ain (e quanto eles custam)
- Aquaventure Waterpark: o melhor parque aquático de Dubai
- La Perle By Dragone: o espetáculo que você tem que assistir em Dubai
- Ferrari World: o parque temático da Ferrari em Abu Dhabi
- Dubai City Sightseeing: como é o tour hop on hop off nos ônibus turísticos vermelhos
- Al Ain: para ir um pouco além de Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes
- Yas Waterworld: o melhor parque aquático de Abu Dhabi
Vai viajar para os Emirados Árabes?
Os hotéis em que ficamos nesta viagem, em resumo, foram os seguintes - clique nos links em vermelho para conferir as tarifas e fazer a sua reserva:
* Em Dubai: Rove Trade Centre e Four Points by Sheraton Downtown
* Em Abu Dhabi: Premier Inn Abu Dhabi Capital Centre
* Em Al Ain: Hotel Ayla
Leia mais sobre cada um deles aqui:
Para ver mais dicas desta nossa viagem, dê uma espiada na hashtag #LipenosEmirados nas redes sociais (especialmente no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro).
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi |
Comente este Post:
0 comentários: