Transiberiana: como foi o nosso roteiro pelo país da Copa do Mundo 2018

Rússia: como foi o nosso roteiro nos trens transiberianos pelo país da Copa do Mundo 2018
Este é o último de uma série de posts que publicamos aqui no blog pensando especialmente em quem vai para a Copa do Mundo na Rússia este ano.

As dicas servem para qualquer viagem à Rússia, em especial para quem tem vontade de embarcar num trem transiberiano, mas essa nossa viagem aconteceu há tempos, e só agora finalmente convenci o Peg de editar este vídeo completo, porque tem muita gente nos pedindo dicas de lá em função da Copa.

Eu adorei o resultado - acho que, assistindo este vídeo, dá para se ter uma excelente ideia de como é uma viagem pela Ferrovia Transiberiana e, mais importante: se nós vivemos esta aventura com um pequeno viajante que, na época, estava completando 2 aninhos de idade, dá para perceber que é uma viagem sem grandes complicações, que qualquer viajante com um certo espírito de aventura vai adorar!

Outros posts da série:
A jornada de trem pela ferrovia transiberiana ainda é uma das grandes experiências da vida de qualquer viajante em matéria de viagens.

Ela atravessa 7 fusos horários, 3 países (Rússia, Mongólia e China) e 2 continentes (Europa e Ásia)

E, para dizer a verdade, o maior "perrengue" da transiberiana, para nós, foi conseguir nos comunicarmos com as atendentes de guichês russas para podermos comprar as inúmeras passagens de trem, pois nós não fizemos a rota completa de uma vez só: fomos comprando os bilhetes trecho a trecho, e ficando alguns dias em cada cidade do caminho que nos interessava.

No total, foram 22/23 dias em terras russas e, se você quer a minha opinião honesta, acho sim que é um grande desperdício entrar num trem em Moscou e descer em Vladivostock, Ulaan Baatar ou Beijing, sem aproveitar para conhecer nada do tanto que há no caminho.

Essa seria definitivamente a minha última opção, se eu tivesse apenas os 7 dias do trajeto completo Moscou - Beijing mesmo...esse trajeto direto é de 7865Km.

Como nós fizemos alguns desvios no caminho original, para conhecer outras cidades nos arredores da ferrovia, nosso percurso totalizou bem mais de 8000Km, e levamos 35 dias no total (incluindo os trechos na Mongólia e na China, que foram mais breves, pois já conhecíamos de uma viagem anterior).

Não esqueça de aumentar o volume e selecionar a opção para assistir em 1080p HD (alta definição), pois as imagens ficam muito mais bonitas:

Abaixo, o nosso roteiro bem resumido, com as seguintes legendas:

* Preço em Rublos

** Classe da passagem transiberiana

Platz são as cabines com camas abertas (quem passa pelo corredor pode te ver) e Kupe são as cabines com camas fechadas, para 4 passageiros que vão deitados.

Até parte do caminho, optamos pela classe Platskartny, que é a 3ª classe (existem outras piores, hehehehe), com caminhas duras em cabines abertas para 6 pessoas que, no fim dos trechos, mais se parecem com alojamentos em campos de concentração. Os trechos eram mais curtos.

Mais adiante, escolhemos só Kupeyny (2ª classe), que são cabines fechadas para 4 pessoas, onde a gente tem mais privacidade.

A diferença de preços é algo impressionante, da 3ª para a 2ª classe o preço é o triplo, mais ou menos!

Transiberiana: como foi o nosso roteiro pelo país da Copa do Mundo 2018
classe platskartny dos trens russos

esta é a terceira classe dos trens transiberianos

nossa cabine na classe kupeyny dos trens transiberianos

Transiberiana: como foi o nosso roteiro pelo país da Copa do Mundo 2018
lanchinho de vodka e caviar na segunda classe do trem transiberiano

fazendo amizade com as provodnitsas e colegas passageiros dos trens transiberianos

devorando um omul, o famoso peixe defumado endêmico do Lago Baikal

*** Fuso horário nos trens transiberianos

Onde você lê + 3h***, por exemplo, significa que em tal cidade o fuso horário é de + 3 horas com relação à cidade anterior.

Para saber o horário que você chegará em tal cidade, tem que calcular as horas de viagem e mais as horas de fuso - as passagens são sempre vendidas tendo em consideração o horário de Moscou.

Exemplo: na passagem que compramos de Krasnoyarsk para Irkutsk, dizia que o horário de partida seria às 13h48min e o horário de chegada às 7h39min (do dia seguinte), enquanto que, na verdade, tínhamos que estar na estação de trens para partir às 17h48min, e só chegaríamos às 12h39min. Não é de enlouquecer???

Nas estações de trem, os relógios também marcam a hora de Moscou, e nos trens as refeições seguem rigidamente o horário de Moscou no vagão-restaurante - o que significa que eles podem vir a servir o almoço às 6 da tarde!

vagão-restaurante num trem transiberiano

16/5 – seg MOSCOW

17/5 – ter MOSCOW

18/5 – qua MOSCOW - Bus 11h30min às 15h, 191km p/ VLADIMIR - Bus (1h) p/ SUZDAL

19/5 – qui SUZDAL van p/ VLADIMIR - Train p/ NIZHNY NOVGOROD (18h54min - 21h25min) (RUB 1810)* bancos**

20/5 – sex NIZHNY NOVGOROD

21/5 – sab NIZHNY NOVGOROD (Boat trip Volga River)-(NIZHNY - KAZAN) 9hs (21h15min - 6h19min)(RUB1576)* platz**

22/5 – dom KAZAN chegamos 6h19min

23/5 – seg KAZAN - Night Train (18hs) YEKATERINBURG (19h55min - 11h55min + 2h)*** (RUB 2130)* platz**

parque nacional russo em Krasnoyarsk

Museu Taltsy nos arredores de Irkutsk

fazendo gracinhas às margens do Lago Baikal, na Sibéria

arquitetura típica russa em Suzdal

o gordinho adorou os tanques russos expostos em Nizhny Novgorod

paisagem típica do interior da Rússia, vista da janela de um trem transiberiano

24/5 – ter YEKATERINBURG (fronteira Europa/Ásia) - chegamos 11h55min +2h***

25/5 – qua YEKATERINBURG - NOVOSIBIRSK - dia inteiro no trem - 22h (9h41min +2h*** - 6h54min +3h)*** (RUB 7435)* Kupe**

26/5- qui NOVOSIBIRSK - chegamos 6h54min + 3h***

27/5 – sex NOVOSIBIRSK -(13h) - KRASNOYARSK (7h55min +3h*** - 19h53min + 4h)*** (RUB 4847)* Kupe**

28/5 – Sab KRASNOYARSK

29/5 – dom KRASNOYARSK - IRKUTSK 4h00MIN + 4h*** - (19h) - 22h00min + 5h*** (RUB 3740)* DIA INTEIRO NO TREM

30/5 – seg IRKUTSK (chegamos 3h00min) - Bus Taltsy Museum - Bus to LISTVYANKA - Lago Baikal - IRKUTSK

31/5 – ter IRKUTSK 5h21min + 5h*** ULAN-UDE 12h56min + 5h*** (8h) vistas do lago (RUB 1387)*

1/6 – qua ULAN-UDE

2/6 – qui ULAN UDE 7h30min - bus - ULAAN BAATAR 19h30min (12h) FRONTEIRA (RUS-MON)

nosso roteiro pela Rússia

a maior dificuldade que tivemos na Rússia foi a comunicação:
o inglês dos russos é precário e a boa vontade deles é bemmm curtinha!

Transiberiana: como foi o nosso roteiro pelo país da Copa do Mundo 2018
alimentação e produtos infantis como fraldas, papinhas e leite não foram problema na nossa viagem transiberiana

Roteiro transiberiano resumido

Se você achou o vídeo acima muito longo, e quer ver algo mais resumido, só para ter uma ideia básica, veja este vídeo aqui, de apenas 3 minutinhos, que mostra o nosso roteiro:

Melhores momentos na Rússia

Assista também o vídeo resumido com os melhores momentos da nossa viagem completa cruzando a Rússia de um lado a outro pela Ferrovia Transiberiana, e conheça o país todo em apenas 7 minutos:

E, se quiser ajudar divulgando, a gente agradece!!

Compartilhe com aquele seu amigo que sonha viajar para a Rússia, se inscreve lá no canal para ser avisado quando saírem os próximos vídeos e deixa um 'joinha' lá, tá?? É isso que faz com que mais pessoas vejam o vídeo também!

Já foi à Rússia? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários! Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog!

Acompanhe nossos Instagrams @claudiarodriguespegoraro @marlonpegoraro - muitas dicas de viagem por lá!

vagões-restaurante dos trens transiberianos
o pequeno viajante mandou ver na comida russa dos vagões-restaurante dos trens transiberianos!

Vai viajar para a Rússia?

Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!

Não deixe de clicar nos links abaixo para ler mais sobre as nossas andanças ao longo da Ferrovia Transmongoliana:

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!