Menu

Costão do Santinho - um resort all inclusive para famílias em Florianópolis, Santa Catarina

Costão do Santinho - um resort all inclusive para famílias em Florianópolis, Santa Catarina
Quando decidimos nos hospedar no Costão do Santinho durante a nossa estadia em Florianópolis, Santa Catarina, eu fiquei muitooo empolgada! 

O Peg ia correr a meia maratona de Floripa, era dia dos namorados e meu aniversário - tínhamos muitas razões para comemorar num hotelzão!

Não sei se vocês já ouviram falar deste resort all inclusive em Floripa, SC, mas eu tinha vontade de me hospedar lá desde a primeira vez que estive em Florianópolis, há mais de 20 anos (quando eu falo do incrível poder dos sonhos...). 



mostrei tudo lá no snap @pequenoviajante

Aí, quando você pensa, bahhhh, mas um hotel com mais de 20 anos já deve estar meio caído, precisando de reformas...também pensei isso, que a "época de ouro" do Costão já tinha passado, mas olha...me enganei redondamente! 

O resort continua vivendo sua época de ouro, os ricos e famosos continuam se hospedando lá, fazendo shows, e tudo aquilo que fez desse hotel um lugar tão famoso no sul do país continua lá. 

Aliás, acredito que não existam muitos outros resorts all inclusive desse nível no sul do Brasil :)


olha quem estava lá junto conosco

Nos últimos anos visitamos vários, no Brasil e no exterior (o Canabrava em Ilhéus, na Bahia, o Sunscape em Curaçao, o Mabu Thermas em Foz do Iguaçu), e me arrisco a dizer que nenhum dos que conhecemos é tão grande e completo quanto o Costão do Santinho - seja no tamanho do apartamento, no número de restaurantes, de piscinas e na própria imensidão do complexo onde está instalado o resort - tanto que há uma van à disposição dos hóspedes para nos deslocarmos lá dentro!


van para transporte dos hóspedes dentro do complexo

mapas espalhados pelo resort demonstram a sua localização



placas orientam os hóspedes sobre a direção a tomar dentro do resort

a programação é intensa, dia e noite, para pequenos e grandes viajantes

na chegada, uma verdadeira avalanche de informações sobre a estrutura do resort

Mas vamos ao que interessa?

Localização

A Praia do Santinho fica na Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. É uma praia ideal para quem gosta de surfe, kitesurf, windsurf, sandboard, trilhas nos morros, caminhadas e corridas na beira do mar, e ecoturismo. 

Fiquei até pensando que deve ser um ótimo lugar para convencer filhos aborrescentes a acompanharem a família felizes nas férias, considerando as muitas atividades para eles por ali. 

No próprio hotel é possível organizar atividades como arvorismo, sandboard e aulas de surfe.




Na minha opinião, é uma das praias mais bonitas de Florianópolis, e fica 35Km ao norte do centro da cidade.

A praia tem algo em torno de 2Km de extensão e um mar verde-azulado lindo com ondas fortes e uma faixa de areia fininha bem larga que termina em enormes dunas. 

É considerada limpíssima. 







No costão direito da praia, exatamente ao lado do Hotel Internacional (onde ficamos hospedados e recomendamos muito!), há uma passarela de madeira que forma uma trilha atravessando as pedras, onde fica um dos grandes atrativos da Praia do Santinho, e também do próprio hotel: o Museu Arqueológico ao Ar Livre, que conta com um verdadeiro patrimônio histórico nacional: inscrições rupestres com cerca de 5.000 anos!











O museu é mantido pelo Costão do Santinho Resort.

Caso vocês não tenham percebido, o próprio logotipo do resort é uma das inscrições rupestres encontradas no local:



Durante o inverno, época em que estivemos lá, a praia fica bastante tranquila, e os pescadores aproveitam a temporada de pesca da tainha. 

Para quem gosta de aventuras e caminhadas, como eu, uma ótima pedida são as várias trilhas que partem dos arredores do resort, algumas mais longas, outras mais curtinhas. 

Fiz duas: a que leva ao topo do Morro das Aranhas, de onde se tem uma vista panorâmica lindíssima; que liga a Praia do Santinho à Praia do Moçambique, passando pela linda Lagoa das Lavadeiras.

Só atente para uma dica que recebi dos locais: não só lá, mas em qualquer lugar do mundo, hoje em dia é bom ter cuidado nas trilhas - não leve nada de valor, e fique ligada, porque uma mulher sozinha numa trilha é sempre um perigo :( infelizmente...






cartaz que detalha as muitas trilhas nos arredores do hotel

que leva ao topo do Morro das Aranhas

Ainda, vale a pena lembrar que os 2 momentos mais bonitos do dia na Praia do Santinho são o nascer e o por do sol. Não perca os 2 espetáculos diários.

Estas são apenas as atrações que a Praia do Santinho, onde o hotel está localizado, apresenta - nem precisa estar hospedado no Costão para fazer estes passeios. Mais adiante, volto a falar mais das opções de atividades (infinitas) que o resort oferece.

E já aviso: não dá pra ficar lá menos do que 2 noites/3 dias - quando você estiver começando a se orientar lá dentro, já estará na hora de ir embora! Para aproveitar bem um pouquinho de tudo o que o hotel oferece, fique pelo menos 3 noites


fim da tarde

amanhecer

Apartamento


Eu ia escrever "quarto", aí em cima, mas logo me corrigi, porque, a bem da verdade, o lugar onde nos acomodaram era um apartamento inteiro, e não apenas um quarto! 

Acredita que tinha até área de serviço, com uma lavanderia completa, dentro do nosso apartamento???

Eu fiquei estupefata, de queixo caído, quando entrei lá dentro e vi o que nos esperava. Só mostrando as fotos para vocês acreditarem:

lavanderia do NOSSO apartamento, com tanque, máquinas de lavar e secar roupas e armário

cozinha americana integrada com salas de estar e de jantar

a cama de solteiro, para o Lipe, ficava neste ambiente, que tem cortinas blackout

as salas de estar e de jantar com saída para a varanda/terraço/sacada

E é aquilo que eu já dizia lá no começo: olha que decoração linda, praiana, clean e ao mesmo tempo aconchegante! Eu queria um apartamento na praia exatamente assim! 

Agora me diz: essa decoração parece ser da época da inauguração do resort, há mais de 20 anos? Claro que não, né!? Nosso apartamento tinha cara de que foi completamente reformado há poucos dias, porque era tudo super novo e moderno. 


me apaixonei por este quadro, queria trazer para a minha casa!

a cozinha é completa com pia, balcão, geladeira, fogão, microondas e máquina de lavar louça, além dos utensílios domésticos

tudo o que você encontra de bebidas dentro da geladeira também faz parte do sistema all inclusive

Se você precisar, eles também emprestam ferro de passar, adaptadores, carregadores de celular e transformadores de voltagem (lá é tudo 220 V). 

Tendo alguma dúvida, ligue para a central do hóspede (no ramal 2222), pois lá eles te explicam tudo, informam a programação diária de esporte, lazer, bares e restaurantes e também fazem agendamento de restaurantes e de atividades terceirizadas.  

No apartamento também tem um cofre

Quarto 


Agora que vocês já viram o "resto do apartamento", vou mostrar o quarto de fato, que vem com uma cama de casal enorme, onde dormem 3 pessoas, tranquilamente. 

Sim, dormimos os 3 juntinhos, em pleno dia dos namorados, para "testar a cama", segundo o Felipe...kkkkk:





enquanto que a sala tem vista pro mar, o quarto tem uma vista linda do morro

Banheiro


O banheiro era ótimo: espaçoso, cheio de amenities (tinha de tudo!), toalhas gostosas, chuveiro forte, secador de cabelos:





roupões de banho fundamentais para perambular pelas piscinas do resort

Varanda 

Mas, na minha opinião, o melhor de TUDO era a nossa varanda/sacada/terraço com uma vista fenomenal da Praia do Santinho

Quando entramos no apartamento, abri as cortinhas e vi aquilo, quase nem acreditei! 

Dava vontade de ficar o dia todo sentada na sacada, curtindo aquela maravilha - que tinha uma mesa com cadeiras perfeitas para isso:




a vista da sacada era excepcional a qualquer momento do dia

vista para o lado esquerdo

Sistema all inclusive

Sempre que escrevo posts sobre resorts all inclusive, 99% das dúvidas e comentários que surgem dos leitores são relativos à comida servida.  

Claro, já que as pessoas vão pagar (e caro) por toda a comilança incluída nas diárias, elas querem saber em detalhes se vai valer a pena, se tem comidas que agradem as crianças, como funciona o esquema all inclusive, os restaurantes incluídos no sistema, as bebidas servidas, etc. 

É, realmente, muito assunto para um post só, e eu tirei mais de 100 fotos só relativas a isso -  a comilança toda - então vou contar esta parte (que é a mais deliciosa) em um post separado deste, certo? 



Estrutura do resort

Como já falei, o Costão é imenso e tem um sem-fim de atividades à disposição dos hóspedes - para aproveitar bem, o necessário são, no mínimo dos mínimos, 3 noites

Não sei nem por onde começar a contar hehehehe...

Quando a gente chega no hotel, já na recepção, eles te colocam uma daquelas pulseirinhas típicas de resorts que indicarão aos funcionários qual é o tipo do teu "pacote" - existem inúmeros tipos de pacotes e promoções diferentes, veja no site

O nosso pacote, por exemplo, que era de 2 diárias, nos dava direito de marcar um jantar "especial", num dos restaurantes que exigem reservas antecipadas. Essas reservas devem ser feitas até as 17hs do dia que você quer jantar, ou então você terá que tentar conseguir uma mesa direto no restaurante. 


recepção


Junto com as "pulseirinhas", você também recebe, ainda na recepção, além dos cartões para entrar no apartamento, cartões-toalha, com os quais vai poder pegar toalhas extras para usar nas piscinas e na praia. 

O Costão oferece também assistência médica da UNIMED com atendimento ambulatorial 24hs para os hóspedes, ou seja, se você precisar de um atendimento que não necessite de exames ou de transferência, ele será realizado no próprio hotel, gratuitamente. 

Para mim, um dos pontos altos do Costão são as (muitas) piscinas. 

Claro que, como estivemos lá no inverno (em junho), não pudemos aproveitar as piscinas externas - estava bem frio! Mas aproveitamos - e muito! - as piscinas aquecidas. E também as saunas (em cada uma das piscinas aquecidas há 2 saunas, uma a vapor e outra seca). 

Veja um pouco da estrutura do resort nas fotos abaixo:

piscina aquecida do Hotel Internacional, onde ficamos

funciona dia e noite

piscina externa do Hotel Internacional, onde fica o bar das piscinas e o bar molhado



adoro essas bordas infinitas...uma piscina com vista!


piscinas aquecidas da área "social" do resort



piscina externa da área social

outra piscina externa da área social

Além das piscinas, você não vai ter problemas para encher o seu dia de atividades, se quiser: eles têm quadras de tênis (saibro), spa e salão de beleza, campo de golfe, campo de futebol, área zen, sala de tv com canais premiere, arvorismo, tirolesa, parede de escalada, arco e flecha, quadra poliesportiva, campo de futebol society, cinema, discoteca, espaço para a prática de yoga, boutique, etc...

No prédio onde fica a recepção, você também encontra farmácia, banca de revistas e livros, boutique, loja de chocolates caseiros, joalheria, caixa eletrônico 24hs e agência de viagens. 









Hotel Internacional 

Nós ficamos hospedados no Hotel Internacional, que tem um paisagismo lindo, com áreas super aconchegantes para a gente ficar curtindo a vida, tanto internas, quanto (e principalmente!) externas. 

Veja algumas fotos da área do Hotel Internacional:


lounge interno

lounge externo






O estacionamento é incluído no valor da diária e se, como nós, você ficar hospedado no Hotel Internacional, a sua vaga ficará localizada embaixo do seu apartamento. Ali, é só pegar o elevador que você estará no seu quarto. 

A internet wifi funcionou muito bem por todo o hotel, inclusive em algumas trilhas ali nos arredores! 

A rede é daquelas que tem que entrar no site para conectar, digitando os seus dados, mas gostei do fato de que, diferentemente de outros hotéis onde já ficamos, no Costão só precisei conectar uma única vez, logo na chegada, e depois estava sempre conectado (não ficava se desconectando toda hora e tendo que fazer o procedimento de novo, sabe?). 


Já falei que há uma van que faz o transporte dos hóspedes 24hs gratuitamente, por dentro do resort. Mas, para deixar bem claro, é bom dizer que não há necessidade nenhuma de chamar a van, se você estiver hospedado no Hotel Internacional, para se deslocar até a área social do resort, onde ficam a maioria das piscinas e restaurantes. 

É bem pertinho para ir a pé! 

Se você quiser ir até a recepção, quadras de tênis (saibro), campo de golfe, campo de futebol, arvorismo, tirolesa, parede de escalada, arco e flecha, quadra poliesportiva, campo de futebol society, cinema, discoteca...então será necessário ir de van - o serviço é acionado por meio de um telefone localizado na saída do hotel. 

Veja, nos prints abaixo (que eu tirei do site do hotel), um pouco da programação para adultos e da programação fitness do Costão Gym:



Para os pequenos viajantes

Cada resort tem o seu próprio estilo de atividades para crianças. 

Alguns, como o Hotel Alpestre em Gramado, têm uma área kids maravilhosa. Outros, como o Mabu Thermas em Foz do Iguaçu, e o Canabrava em Ilhéus, na Bahia, têm monitores maravilhosos. 

Para crianças da idade do Felipe, a segunda opção é a melhor: nessa idade, eles já não têm muita paciência para ficar num lugar só confinados - querem mais é zanzar com a turminha pelo resort, fazendo diferentes atividades. 

Costão do Santinho tem um mixto de ambos os estilos: 

1. para os mais pequenos, há uma área chamada Costão Kids bem lúdica, toda forrada com piso emborrachado, com brinquedinhos, cineminha, teatrinho, dancinhas, pinturas, mesinhas para desenhar, brincadeiras, balancinhos e até escorregadores;  



2. para os maiorzinhos (de 4 a 11 anos) - a "galerinha radical", como eles chamam - há um calendário com inúmeras atividades durante o dia, que começam e terminam na área kids, mas se desenvolvem por todo o hotel durante o dia. 

Eles vão à piscina, praticam esportes, têm sessão de cineminha, teatro, jogos, lanche, artes, caça ao tesouro pelas dependências do resort e até bingo...enfim, chega a cansar só de pensar em acompanhar. 

E, além disso, vale lembrar que também há no hotel programação especial para os adolescentes (a partir dos 12 anos), como esportes de praia, tênis de mesa, etc. Como mencionei lá no começo do texto, achei que o Costão é uma ótima opção de resort para famílias com filhos na fase da 'aborrescência'!


Eu acredito que não adianta nada o hotel ter uma área kids 'MARA' e monitores fraquíssimos. No Costão, esse é justamente o ponto forte: os monitores são excelentes. 

O Lipe, que já não é dos mais tímidos, se sentiu acolhido e enturmado nos primeiros 5 minutos! Deixei ele na mesa da turminha no restaurante e, minutos depois, quando fui espiar, ele já estava de pé contando histórias do incrível Hulk!


galerinha radical reunida à mesa

Eu fico meio assim, né...porque poxa, é justamente nesses momentos de lazer e folga que a gente quer aproveitar e conviver mais com ele, mas ele não queria nem saber de nós! Chegávamos no café da manhã, ou no jantar, e ele logo "detectava" a mesa onde estava a "galeria radical" e...adeus pra nós! Mas, ao mesmo tempo, além de termos podido descansar e curtir um pouco o dia dos namorados, também é emocionante poder proporcionar esses momentos pro Lipe - ele ficava exultante se divertindo com a turma! Muito, muito legal poder observar como ele se relaciona bem com todo mundo, a desenvoltura...

Uma hora escutei uma conversalhada de crianças, à noite, passando embaixo da sacada no nosso apartamento, fui espiar, e eram eles, acompanhados de monitores: estavam, pelo que o Lipe me contou depois, reunindo pistas espalhadas pelo resort para tentar desmascarar e descobrir a verdadeira identidade do Homem-Aranha! 

Sim, as atividades para eles já começavam no café da manhã e se estendiam até muito depois do jantar!  

enquanto o Lipe brinca com a 'galerinha', a mamãe brinca de derrubar piñas coladas na beira da piscina...

Relembrando aqui em casa agora, o Lipe acaba de nos contar uma história que o Homem-Aranha contou pra eles lá no hotel - e eu que nem imaginava que ele tinha encontrado com o super-herói por lá! 

Aliás, preciso confessar: essas estadias em resorts são algumas das lembranças mais vívidas que o Lipe tem das nossas viagens! Essas aventuras noturnas de sair hotel afora com a turma à caça de aventuras são as memórias mais fortes que ele tem da nossa viagem à Bahia, quando nos hospedamos no Canabrava, por exemplo. 

Veja, nos prints abaixo (que eu tirei do site do hotel), um pouco da programação para bebês, kids e teens:




Adolescentes:


Ao lado da área kids, há também um Costão Baby - uma mini-cozinha com fraldário que as mamães e papais de bebês (de 0 a 3 anos) podem usar para preparar coisinhas para seus babies

O local tem trocador, bercinho, microondas, frigobar...


Além de todas essas atividades dirigidas pelos monitores, há também uma pracinha muito boa no resort, com um brinquedão onde o Lipe se esbaldou:





Uma outra área (que evitamos a todo custo) foi o Costão Games, zona cheia de jogos eletrônicos com fichas - se o Felipe visse aquilo, não ia querer mais sair de lá!

Fui até lá só para conhecer e mostrar pra vocês (sem o Lipe), e estava cheio de kids maiorzinhos :)

milagrosamente, consegui tirar fotos sem que as crianças aparecessem kkkkk...


Outro ponto alto do hotel no que diz respeito às famílias é a parte da alimentação infantil, com direito a uma mesa de buffet só para as crianças - uma "estação infantil" - com arroz, feijão, bifinho e purê (tudo o que o Lipe mais ama nessa vida!), mas isso, como já falei, eu vou detalhar em outro post




Por último, não posso deixar de dizer que as piscinas fazem a diversão da garotada no hotel. 

Como já contei acima, são muitas, internas e externas, dá para variar bastante e mesmo assim você não vai experimentar todas!




Você já esteve na Praia do Santinho? Conte pra gente! Tem alguma dica? Deixe a sua sugestão na nossa caixa de comentários!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - já tem muitas dicas desta viagem por lá! Dê uma espiada na hashtag #LipeemSC.

* A nossa hospedagem foi uma cortesia do Costão do Santinho, e agradecemos a gentileza.


Para verificar os preços e fazer a sua reserva, clique aqui




Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante

Veja fotografias e dicas das nossas viagens nInstagram.

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: