Menu

Berlim, Alemanha - nosso próximo grande destino - como chegar lá e como planejar o roteiro

Berlim, Alemanha - nosso próximo grande destino: como chegar lá e como planejar o roteiro.
Já contei a vocês que vamos realizar o sonho de conhecer a Islândia - e, se tudo der certo, ver a aurora boreal por lá. Mas o que eu não contei é que, como não existem voos diretos para lá, tínhamos que escolher um pit stop na Europa, e então escolhemos...Berlim!

Depois de muitas pesquisas, encontramos voos com preços bons para a Europa com a KLM (conexão em Amsterdam), e descobrimos que há uma companhia aérea islandesa, a Wow Air, que tem voos low cost de Berlim para Keflavik, principal aeroporto da Islândia, pertinho de Reykjavik. #PVnaIslandia

Essa mesma companhia aérea low cost também tinha voos para a Islândia desde Copenhagen, Barcelona, Londres, Estocolmo, Roma, Paris, Milão, Frankfurt, Edinburgo, Dublin e de várias outras cidades européias (e até dos EUA, como de Boston e Washington D.C.!), mas os preços desde Berlim estavam imbatíveis, eu morria de vontade de voltar lá e o Peg não conhece Berlim, então é para lá que nós vamos, por alguns dias, antes do tour pela Islândia! #PVemBerlim

As passagens de Porto Alegre para Berlim com a KLM custaram em torno de R$ 2.450,00 cada (ida e volta), com impostos incluídos (dá pra fazer em 4x sem juros no cartão), e as passagens de Berlim para a Islândia custaram U$ 248 cada (ida e volta), com impostos incluídos e 20 quilos de bagagem despachada (+ 5Kg de bagagem de mão). 

Com certeza seria possível conseguir passagens mais baratas, se as nossas datas não fossem fixas. Recomendo pesquisar no Google Flights.

O Lipe até já recebeu, aqui em casa, para "testar", uma caixa cheia de fofurices, com o Kids - kit de bordo que mistura origami, pinturas e jogos de lógica para divertir as crianças nos voos da Air France, companhia aérea parceira da KLM! Meu item preferido foi o "diário de bordo" - não é um amor??





Estive em Berlim em fevereiro de 1999, no século passado. 

Depois de passar uns dias entre Dresden e Leipzig, com a minha família alemã, segui de trem para Berlim, onde desembaquei em Berlin Zoo. Até hoje lembro do endereço do apartamento da amiga onde me hospedei lá, na Fehrbellinrstrasse, entre Prenzlauer Berg e Mitte.

Na época, a Europa era um campo de obras; a Alemanha era o campo de obras da Europa e Berlim era o campo de obras da Alemanha! Parecia que a cidade inteira estava sendo reformada. O novo prédio do Parlamento ainda não tinha sido inaugurado e Potsdamer Platz era apenas um esboço de prédios modernérrimos que seriam construídos na década seguinte. 


Berlim era um grande campo de obras em 1999

Vi o Urso de Berlim, conheci a Catedral, tirei foto no Portão de Brandenburgo, visitei o Checkpoint Charlie, a Topografia do Terror, vi o muro, que ainda estava intacto em várias partes da cidade e, alguns dias depois, segui viagem para Bruxelas, apaixonada pela grande metrópole alemã, prometendo um dia voltar. 

Pois não é que tudo o que a gente sonha com muita força acaba se tornando realidade?!? Imagina se não estou empolgada de voltar lá mais de 17 anos depois da primeira visita??? #PVemBerlim

Ocorre que, 17 anos depois, Berlim é outra cidade. É claro que o Pergamonmuseum continua lá no mesmo lugar, mas as novidades são tantas que eu já estava me sentindo perdida com tantas dicas, mesmo depois de ler um monte de blogs de viagem, como o Viagens que Sonhamos e o Tá indo pra onde?, que têm ótimas dicas da cidade. 


aos 20 e poucos



E foi justamente aí que surgiu a notícia que a Lonely Planet Brasil havia selecionado o pequeno viajante como blog parceiro, e que nós poderíamos escolher alguns guias da editora para 'testar' - adivinha qual foi o primeiro guia que eu fui correndo encomendar???

Recebi essa semana aqui em casa o Lonely Planet Alemanha, e estou amando! 

A melhor parte é que parece que eles adivinharam exatamente o que eu mais precisava, e o guia veio com um mapa destacável de Berlim :)

Pensa numa viajante feliz planejando 1001 roteiros!




Não vou repetir aqui o quanto eu amo os guias da Lonely Planet - já escrevi uns 10 posts sobre eles no blog! O amor não surgiu depois da parceria não, hehehe...ao contrário: a parceria surgiu justamente porque eu adoro os livros deles, tenho dezenas aqui em casa!

Gosto tanto que já li e escrevi até sobre os fundadores da empresa, Tony e Maureen Wheeler, de quem também sou fã, veja aqui

E esse guia da Alemanha, em especial, está lindo, cheio de mapas e muitas fotos coloridas!

Eu adoro a linguagem dos autores da Lonely Planet, jovem e divertida, e o principal motivo de gostar tanto desses guias é que eles trazem sempre opções econômicas de onde se hospedar e onde comer, e não só dicas de lugares caros, como a maioria dos outros guias. 

Até quando fala sobre os passeios, eles sempre dão dicas para tornar a viagem mais econômica - no capítulo de Berlim, por exemplo (que é super detalhado, com 65 páginas só sobre a cidade), já li sobre o Berlin Museum Pass e sobre o Berlin Welcome Card, 2 cartões de descontos em atrações e transportes que certamente vão fazer nossos euros renderem mais!




Detalhe: muito se engana que pensa "ah, mas esses guias são para mochileiros, não para famílias"! Até podia ser que, antigamente, eles fossem mesmo mais voltados aos viajantes mais jovens, mas hoje em dia todos os guias Lonely Planet que tenho visto sempre têm uma seção "para crianças" - no capítulo de Berlim não é diferente: as dicas vão desde onde se hospedar para quem viaja em família de forma independente até atrações infantis, como o Legoland Discovery Centre, o SeaLife e o Berlin Zoo

Outra coisa que eu gosto muito é que as informações vêm organizadas de um jeito didático, fácil de encontrar e de carregar comigo na viagem - diferente dos blogs, onde a gente sempre encontra dicas quentíssimas, mas não dá pra carregar na mochila durante a viagem. 

Ainda tem muita coisa boa para acontecer neste ano antes de Berlim - quando eu falo em próximo "grande" destino, significa destino "aéreo", porque temos várias escapadinhas não-aéreas planejadas antes da operação #PVemBerlim e #PVnaIslandia - mas, enquanto a Alemanha e a Islândia não chegam, vou me divertindo por aqui, roteirizando a nossa viagem com um vinho e com a ajuda do meu Lonely Planet querido! 

Você já esteve em Berlim? Tem dicas pra gente? Deixe na nossa caixa de comentários, por favor! 



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

8 comentários:

  1. Adorei as fotos!!! hehehe Obrigada pela citação e boa viagem! Claro que se tiver qq dúvida, pode perguntar e eu continuarei postando sobre a cidade pq ainda tem post no rascunho!

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos amigos Claudia e Marlon!

    Que coincidência as nossa viagens! Ano passado, viajamos para Banff alguns meses após vocês.

    Esse ano, na segunda metade de novembro, estaremos indo para a Alemanha também.

    Estou em dúvida se veremos novamente as cores de outono, o que é uma das coisas que foram marcantes no Canadá, ou se já estará muito frio nessa época.

    Minha ideia é fazer a rota romântica a partir de Frankfurt, ir para o sul e atravessar a Áustria.

    Escrevo a vocês também porque estou com uma dúvida grande pra o fechamento do meu roteiro, os últimos 3 dias, e vejo que tenho que fazer uma escolha... está difícil juntar tudo o que eu queria, mas está impossível... Talvez, vocês possam nos ajudar...

    A minha dúvida é que não sei se é mais interessante sairmos de Viena para Praga ou para Berlim. Se tiverem dicas das cidades, e, talvez, opinião sobre o que seria melhor, agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou em dúvida sobre o clima na Alemanha essa época, Rodrigo, todas as vezes que estive lá foram durante o primeiro semestre! De Viena para Praga é bem mais perto, fizemos esse trecho de trem muito facilmente, inclusive fomos a Bratislava também. E pertinho de Praga tem Cesky Krumlov, que é imperdível. Com 3 dias eu faria isso :)
      Depois me conta!

      Excluir
    2. Rodrigo, estive em Frankfurt quase outubro inteiro de 2014, fui para Berlim dia 27 ou 28 de outubro daquele ano e voltei para o Brasil dia 6/dezembro. Dependendo do lugar, ainda dá para pegar um pouco das cores do outono, mas não muito. Em Berlim tirei essa foto legal no meio de novembro: https://www.instagram.com/p/4DX_7ry_4y/?taken-by=taindopraonde. Em Dresden tem uma foto legal no final deste post no meio de novembro tb que da pra ver as cores: ttp://www.taindopraonde.com.br/2016/01/estudando-alemao-alemanha-did-frankfurt-berlim-duvidas-frequentes-dicas-praticas.html, mas o passeio q fiz no Reno no meio de outubro tinha árvore seca ou verde, mas nada do colorido: http://www.taindopraonde.com.br/2015/08/passeio-barco-cruzeiro-rudesheim-koblenz-loreley-kd-rio-reno-rhein.html. Claudia, vc vai quando?

      Excluir
    3. Vou no meio de outubro, acho que ainda vai estar lindo! Ano passado estivemos em NY no começo de novembro e o auge da folhagem já tinha passado!

      Excluir
  3. Q delícia de viagem! Eu moro aqui em Berlin, se quiser tem alguns posts no meu blog (pequena na viagem), mas tenho certeza que o Lonely Planet já vai te abastecer de muita informação bacana! Eu amo essa cidade. Além dos passeios clássicos de turista, é muito bacana andar pelos bairros, curtir os cafés e viver um pouco a vida berlinense. Pra crianças tem mil opções legais. Se vier pra cá no calor, vale muito a pena um passeio de bike, ir nos vários parques (Gleisdreieck e Tempelhof são meus preferidos) e fazer pic nic, e até curtir algum lago, dependendo de quanto tempo vc tem na cidade. Legoland tb é um passeio imperdível pra crianças. Sobre os museus o Technikmuseum e o Naturkunde tb são bem legais. Qq coisa pode me perguntar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Juliana, adorei! Certo que vou devorar teu blog!
      Beijocas

      Excluir