Menu

Chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe e para América Central

Qual o melhor chip de celular para usar num cruzeiro de navio pelo Caribe e na América Central: OMeuChip

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe

Qual o melhor chip de celular para usar num cruzeiro de navio pelo Caribe e numa viagem pela América Central: OMeuChip

Tenho tantas dicas pra vocês da nossa recente (janeiro de 2024) viagem de navio pelo Caribe que não sei nem por onde começar a escrever. Como uma das perguntas mais frequentes que recebi foi sobre qual chip de celular usamos no nosso cruzeiro de navio pelo Caribe, resolvi começar por aqui. 

Para esta longa viagem pelo Caribe América Central, encomendamos online com antecedência (quando ainda estávamos em casa no Brasil) 3 chips de celular da OMeuChip para termos internet de dados móveis nos nossos telefones celulares assim que desembarcássemos no 1º destino da nossa viagem.

Esses simcards (=chips de celular) são comprados online e eles te enviam via correio. 

Você pode comprar com até um ano de antecedência da sua viagem, então vale a pena aproveitar quando eles têm promoções com cupons de descontos e já garantir a conexão à internet das suas próximas aventuras - ano passado, por exemplo, quando encomendamos os nossos chips da OMeuChip, eles estavam com uma promoção na Black Friday de 30% de desconto!

Quando você vai viajar para um único país, até dá pra pensar em chegar no seu destino e sair à cata de um chip de celular local - mas, quando você vai viajar para vários países, como nesta viagem, em que nós íamos visitar mais de 10 países e ilhas diferentes, não dava nem para cogitar essa possibilidade! 

Precisávamos ter um único simcard que funcionasse em todos os lugares que íamos visitar 😀

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe
usamos os chips de celular da OMeuChip no nosso recente cruzeiro de navio pelo Caribe e na viagem que fizemos pela América Central

Chips de celular da OMeuChip

Tínhamos usado os chips de celular da OMeuChip nas nossas viagens anteriores na Europa (Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda e Escócia), no Peru, nos EUA e, mais recentemente, na Itália e em Malta, e eles sempre funcionaram super bem, então, quando decidimos fazer esta viagem ao Caribe América Central, nem pensei 2x.

Leia aqui sobre a nossa experiência com os simcards da OMeuChip na nossa viagem para a Europa em fevereiro/2023: Melhor chip de celular para usar na Europa - OMeuChip

Na Itália e em Malta em setembro de 2023 não foi diferente: usamos eu, minha mãe e minha irmã os simcards da OMeuChip e eles nunca nos deixaram na mão! Foram fundamentais para usarmos inclusive o Google Maps o tempo inteiro nas estradas maltesas e italianas! Já desembarcamos do avião em Roma e em Malta super conectadas!

O valor do chip depende da quantidade de dias da sua viagem, dos destinos e dos planos escolhidos (dados e telefone/só dados móveis), então, para fazer uma simulação e ver o preço que você vai pagar pelo seu simcard OMeuChip, veja aqui: OMeuChip.

Eu não vendo simcards através do blog, não tenho link de afiliados, nem nenhuma parceria comercial com a OMeuChip, então recomendo que vocês comprem o simcard online direto do site deles, e não posso dar nenhuma informação mais 'técnica' além do que já escrevi aqui, pois a minha experiência com eles é meramente de consumidora, como vocês.

Só uma dica válida: sempre que você receber o seu simcard pelo correio, a 1ª providência é tirar uma foto de ambos os lados do cartão e enviar para os seus companheiros de viagem, assim, se acabar a bateria do seu celular e ele te pedir o 'pin' do cartão para poder religar, você vai ter este número guardado - ele é muito importante, então não jogue o cartão fora! 

Minha mãe conseguiu a façanha de digitar o pin errado várias vezes e bloqueou o simcard dela. Nesse caso, para desbloquear o chip, eu precisei informar por WhatsApp à assistência técnica o número do chip, que você encontra no verso do cartão. Por isso é importante ter fotos dos 2 lados do cartão, e com outra pessoa, pois não adianta nada ter as fotos no seu próprio celular, se você está com ele bloqueado e não consegue acessá-lo!

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe
fizemos um cruzeiro pelo Caribe no navio Costa Pacífica

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe
já desembarcamos do avião na República Dominicana super conectados!

Qual chip de celular usar no Caribe e na América Central

Vale dizer que algumas pessoas me recomendaram outros simcards e também eSIM (chips virtuais), como, por exemplo, o plano América da Claro, ou os pacotes da Airalo ou ainda da @easysim4u.

Ocorre que fui conferir e o meu celular não é compatível com esses eSIM.

Além disso, o plano da Airalo para o Caribe é uma pequena fortuna, e não incluía cobertura em todos os países e ilhas que íamos visitar. 

O pacote mundial da @easysim4u não funciona na República Dominicana, por incrível que pareça, e esse país era parte fundamental da nossa viagem, onde passaríamos vários dias. 

O plano América da Claro também não tinha cobertura em NENHUMA das ilhas do Caribe que nós íamos visitar, e nem em Belize
Ou seja, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher o chip de celular que você vai comprar para a sua viagem, para não comprar gato por lebre. Tem que ver direitinho se ele oferece cobertura em todos os países que você vai visitar, se o chip - físico ou virtual - funciona no seu aparelho celular (alguns não são compatíveis) e também a quantidade de dados móveis incluída - esse é, aliás, um dos detalhes mais importantes pra mim. 
Muitos desses pacotes de dados móveis que se vê por aí são com dados limitados, às vezes apenas 200 mega por dia, por exemplo. Isso não é nada! Para carregar vídeos nos stories, por exemplo, preciso ter internet ilimitada 😜

Num cruzeiro, se você não adquiriu o caríssimo pacote de internet que eles oferecem no navio, os dados móveis do celular serão a única internet que você vai ter. 

É diferente de quando você está hospedado num hotel com wifi incluída. Aí você só precisa dos dados móveis para usar na rua durante o dia. Quando você chega no hotel à noite e quer postar uma foto no Instagram, carregar stories e responder mensagens no seu WhatApp, você pode contar com o wifi ilimitado do hotel.
No caso do cruzeiro de navio, a situação é bem diferente: você vai usar apenas os dados móveis do celular o tempo todo, então a conexão tem que ser boa e, preferencialmente, ilimitada, senão acaba rapidinho a franquia de dados adquirida!
chip de celular cruzeiro navio Caribe
o plano da Airalo para o Caribe é uma pequena fortuna a U$ 15 por 1GB - eu uso 1 GB por dia, carregando stories pra vocês!

chip de celular cruzeiro navio Caribe
o plano América da Claro não tem cobertura em quase nenhuma ilha do Caribe, e nem em Belize! 

Essas, pra mim, são as grandes vantagens do OMeuChip, que me fazem acreditar que ele vale o que custa, e não me permitem trocar por outro: o nosso plano era o GLOBAL Plus 129 países, ou seja, ele oferece cobertura em 129 países, incluindo todos os mais de 10 países que nós íamos visitar nessa viagem pelo Caribe América Central

Nessa região por onde nós viajamos - que interessa justamente a quem vai fazer um cruzeiro de navio pelo Caribe - esse chip de celular tem cobertura em Anguilla, Ilhas Cayman, Jamaica, Nicarágua, Trinidad e Tobago, Turcos e Caicos e Costa Rica. 

E mais:
E o mais estranho: como Barbados não estava na lista dos países onde o chip deveria funcionar, estávamos mentalmente preparados para começar o ano em Barbados sem conexão, mas...por incrível que pareça, até onde o simcard não deveria funcionar, ele funcionou! Passamos o dia perfeitamente conectados em Barbados também hehehe...

Esse simcard também serve para ligações telefônicas locais (que salvaram as nossas vidas quando tivemos perrengue brabo com a Copa Airlines no Panamá e tivemos que ficar literalmente HORAS pendurados no telefone para resolver) e para ligações de/para o Brasil ilimitadas (além de dados móveis), a internet é ilimitada, os planos são de até 30 dias, podendo ser renovados em contato com o suporte técnico, e o seu número de WhatsApp permanece o mesmo. 

Sério, não conheço outro simcard que ofereça tudo isso!

chip de celular cruzeiro navio Caribe
nosso plano era o GLOBAL Plus 129 países da OMeuChip

chip de celular cruzeiro navio Caribe
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Como foi na prática usar os simcards OMeuChip no Caribe

Como expliquei, levamos na viagem os simcards da OMeuChip, que pretendíamos usar quando chegássemos em cada ilha. 

Assim como em aviões, em alto-mar os chips não deveriam funcionar, e não tínhamos nenhuma pretensão de usar a internet de dados móveis dos nossos simcards DENTRO do navio. A expectativa era que a internet funcionasse bem nas ILHAS que íamos visitar. 

Aí, já no 1° dia de navegação, em alto-mar, do nada, a internet da OMeuChip de repente começou a funcionar super bem, quando estávamos passando a dezenas de quilômetros de distância de Porto Rico! 

Durante o dia todo, recebi mensagens de WhatsApp e e-mails kkkk...a rede que estava pegando aquele dia era a Telenor Maritime. Acreditamos que era uma operadora de Porto Rico que estendia a sua cobertura mar adentro...

de repente, a internet da OMeuChip começou a funcionar super bem, quando estávamos passando a dezenas de quilômetros de distância de Porto Rico

E foi assim durante todo o restante do cruzeiro: de repente, em pleno alto-mar, a internet bombava nos nossos telefones! 

Até fiz uns vídeos e mostrei lá nos stories - pensei que, no navio, finalmente eu teria uma folga de algumas chatices do cotidiano, mas nem em alto-mar eu conseguia me livrar do Peg ouvindo as notícias de futebol do Grêmio na Rádio Gaúcha online 😜

É claro que a empresa não promete isso, e nem dá para contar que você vai ter algum tipo de cobertura em alto-mar - não sei se foi pura sorte nossa - mas essa foi a NOSSA experiência com esses simcards nesta viagem!
Se você está trabalhando, ou por algum motivo PRECISA estar conectado 24hs/dia, é mais recomendado comprar um dos pacotes de internet carérrimos oferecidos pelo seu navio mesmo! Não era o nosso caso - eu estava até contando com as horas de DESconexão que teríamos em alto-mar para relaxar. 
Depois, conforme eu for postando sobre as nossas aventuras em cada ilha do Caribe em que desembarcamos do navio durante o cruzeiro, vou contando para vocês qual era a empresa que tinha melhor cobertura em cada ilha.

E, além de usar esses chips na viagem de navio pelo Caribe, também seguimos usando os mesmos simcards depois, quando continuamos viagem de carro pela América Central, e eles funcionaram perfeitamente em todos os países por onde passamos:
chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe
quando a gente menos esperava, nos momentos mais insólitos, do nada a internet começava a funcionar em alto-mar...

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe

E o pacote de internet do navio?

Obviamente não compramos os pacotes de internet escandalosamente caros do navio - o pacote completo, válido por todos os dias do cruzeiro, custava € 171 por pessoa.

Você já comprou algum pacote de internet de cruzeiro? Achou que compensou? Funcionou bem em alto-mar?

Me disseram que, no caso de comprar o pacote de internet do navio, é mais negócio adquirir o seu pacote ANTES de o cruzeiro começar, que fica + barato. Depois que você entra no navio, está ferrado - é tudo + caro lá dentro!

E, além disso, vimos filas longas no local do navio onde você tinha que se dirigir para comprar o pacote de internet - ficamos chocados pensando como aquelas pessoas ficaram horas de pé, numa fila, esperando para comprar um pacote de dados absurdamente caro 😜

Várias pessoas me disseram que, em cruzeiros que fizeram, compraram apenas o pacote que dava direito a usar somente redes sociais (não inclui e-mail, Google Maps, aplicativos, streaming, etc), que era um pouco mais em conta: € 108 por pessoa.

Achei caríssimo para o que oferece esse tal pacote "social", de qualquer forma, e não me servia, porque o que eu mais queria era justamente poder usar o Google Maps para me deslocar pelas ilhas que estaríamos visitando durante o cruzeiro!

pacote internet navio
pacotes de internet oferecidos pelo navio Costa Pacífica

chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe

Está planejando fazer um cruzeiro de navio? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas sobre o melhor chip de celular para usar num cruzeiro no Caribe e numa viagem pela América Central.

Já fez um cruzeiro? Teve experiências com outros simcards diferentes das nossas? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!

Leia mais sobre o Caribe e a América Central aqui no blog:


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Chip de celular para cruzeiro de navio no Caribe

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: