A nossa viagem a Barbados está completando um ano e, para relembrar - e também para facilitar a vida de quem precisa pesquisar sobre esse destino caribenho aqui no blog - resolvi fazer este post índice.
Estão listados aqui os principais posts que já escrevemos sobre a ilha e nossas aventuras na região.
São 12 postagens, no total.
Para ler mais:
praia paradisíaca em Barbados |
Barbados: o que você precisa saber
Barbados, uma ilha-estado localizada no sudeste do Mar do Caribe com população total de, aproximadamente, 285 mil habitantes, é a terra onde nasceu o rum e onde ficam localizadas importantes destilarias, como a Mount Gay, que se autodenomina a destilaria de rum + antiga do mundo, com mais de 300 anos de história.
Você sabia que foram os piratas do Caribe que difundiram o rum mundo afora?
Sabia que, segundo conta a lenda, a cana-de-açúcar, que é dos dos maiores produtos de exportação de Barbados, foi levada para a ilha caribenha de Pernambuco??
Pois é, soube que navegadores portugueses teriam passado por Barbados, a caminho do Brasil!
Mas foram os ingleses que colonizaram a ilha, desde 1628. Barbados obteve independência da Inglaterra em 1966.
Terra da famosa cantora Rihanna - é possível conhecer (apenas por fora) a casa onde ela morou até os 16 anos. A rua onde ela morava durante a adolescência desde 2017 ganhou o nome de Rihanna Drive.
Barbados é uma República Constitucional desde 2021, e a atual presidente é uma mulher.
Antes disso, Barbados era uma Monarquia Constitucional - foi, aliás, o 1° país que deixou de reconhecer o monarca inglês como Chefe de Estado, depois da morte da Rainha Elizabeth, apesar de ainda fazer parte da Commonwealth.
A direção de trânsito em Barbados é na mão inglesa, e o idioma oficial é o inglês.
Em Barbados, a moeda local é o dólar barbadense, mas, assim como em outras ilhas do Caribe, o dólar americano é bem aceito.
Tem que ter vacina de febre amarela para ingressar no país, e não se pode usar roupas camufladas por lá!
A bandeira de Barbados é azul e amarela (simbolizando a areia das praias envolvida pelo mar e pelo céu), e tem um tridente no meio, herança da colonização britânica, pois o tridente é segurado pela Britannia, a figura feminina que representa a Grã-Bretanha.
![]() |
uma visita à famosa destilaria Mount Gay é um dos passeios clássicos em Barbados |
![]() |
bandeira azul e amarela de Barbados |
Bridgetown é a capital de Barbados, situada na curva da Baía de Carlisle, no sudoeste da Ilha de Barbados, paróquia de Saint Michael.
O porto da capital Bridgetown recebe centenas de navios turísticos de cruzeiros de todo o mundo ao longo do ano, como parada e conexão com outras ilhas caribenhas. É um porto muito grande e super bem equipado, com bares e várias lojas de lembranças - a maioria delas aceita cartões.
Bridgetown é o maior centro comercial de Barbados. O seu porto, além de ser utilizado pelos navios de cruzeiros, é também por onde eles escoam todas as exportações de açúcar, rum e melaço.
Fundada em 1628 pelo Império Britânico, Bridgetown foi batizada originalmente de Indian Bridge. Em 1660, passou a ser chamada de cidade de Saint Michael, nome que teve até o fim do século 19.
Com o formato de uma costeleta de porco, a ilha de Barbados tem um interior entrecortado por estradinhas estreitas cheias de antigas plantações e pequenos vilarejos onde a grande alegria do dia é o barulhinho da abertura da tampa de uma nova garrafa de rum.
No interior da ilha, você pode passear de motoca o dia inteiro sem jamais ver a cor do mar - praticamente uma heresia num Caribe obcecado por praias. Mas os freaks por praias não precisam se assustar: todas as pequenas estradinhas de Barbados terminam eventualmente no litoral, em praias com diferentes personalidades - de mar selvagem ótimo para o surfe no leste, até baías cheias de palmeiras e resorts no oeste - mas todas com areia branca macia e aquele mar em 50 tons de azul.
O sol brilha o ano inteiro em Barbados.
A melhor época para visitar a ilha supostamente vai de fevereiro a maio, mas nós estivemos lá em novembro e só pegamos dias maravilhosos.
Para ler: In the Castle of My Skin, romance famoso de 1953 do escritor local George Lamming, para saber como foi crescer como um negro numa colônia britânica no Caribe.
Para assistir: A semente de tamarindo, um filme de suspense/espionagem/romance/drama de 1974, com Julie Andrews e Omar Sharif, em que uma inglesa se apaixona por um diplomata russo nas areias do Caribe 😲
Para beber: Banks, a cerveja local e rum, é claro - de preferência da famosa destilaria local Mount Gay.
Para comer: a culinária em Barbados têm raízes africanas, mas os pratos são adaptados aos produtos locais - experimente sanduíches de flying fish, cou-cou (um fubá cremoso e purê de quiabo, servidos com peixe) e jug-jug (uma mistura de fubá, ervilha e carne).
Barbados: tudo sobre a ilha caribenha em um só lugar
Clique nos links abaixo para ler o que lhe interessar:
1. Anotações em Barbados: tudo o que você precisa saber sobre o país - um mini-guia com tudo o que você precisa saber para visitar o país
3. De tudo um pouquinho: malinhas, restaurantes e correios de Barbados - sobre os correios de Barbados, caso você precise usar - eu precisei!
5. Passeio de catamarã em Barbados - contamos como foi o nosso passeio de catamarã na ilha
6. Você sabia que o Concorde... - como é a visita ao Museu do Concorde em Barbados
7. Onde ficar em Barbados: classe turística, executiva e 1ª classe - dicas de hospedagem para todos os bolsos, com resenha do nosso hotel econômico em Barbados
8. Isso é Barbados: 33 Bajan postcards - post fotográfico de Barbados
10. 50 tons de azul em Barbados - post fotográfico de Barbados
11. Happy independence, Barbados! - um pouco de cultura local em Barbados
12. Trilha sonora de Barbados - trilha sonora para conhecer a ilha de Barbados

passeio de catamarã em Barbados
Clique nos links abaixo para ler o que lhe interessar:
3. De tudo um pouquinho: malinhas, restaurantes e correios de Barbados - sobre os correios de Barbados, caso você precise usar - eu precisei!
5. Passeio de catamarã em Barbados - contamos como foi o nosso passeio de catamarã na ilha
6. Você sabia que o Concorde... - como é a visita ao Museu do Concorde em Barbados
7. Onde ficar em Barbados: classe turística, executiva e 1ª classe - dicas de hospedagem para todos os bolsos, com resenha do nosso hotel econômico em Barbados
8. Isso é Barbados: 33 Bajan postcards - post fotográfico de Barbados
10. 50 tons de azul em Barbados - post fotográfico de Barbados
11. Happy independence, Barbados! - um pouco de cultura local em Barbados
12. Trilha sonora de Barbados - trilha sonora para conhecer a ilha de Barbados
passeio de catamarã em Barbados |
Barbados de navio: passeios perto do porto
Para quem visita Barbados numa viagem de navio, existem diversas possibilidades de passeios nos arredores do porto de cruzeiros que podem ser feitos a pé.
Muita gente não quer gastar dinheiro nos (caros) tours organizados pelas empresas de cruzeiros, e fica receoso de ir visitar lugares mais distantes por conta própria e acabar perdendo a hora do "todos a bordo".
Assim, para unir o útil e agradável ao econômico, vou listar aqui alguns lugares interessantes que você pode visitar a pé num walking tour a partir do porto de Barbados.
Veja as distâncias no Google Maps e decida o quanto você está disposto a caminhar.
Também tem a opção de ir de táxi ao ponto mais distante que seja de seu interesse e depois voltar caminhando, ou vice-versa.
Lugares de interesse próximos ao porto de Bridgetown em Barbados:
- Barbados Sign (letreiro)
- Mural Bridgetown Port (murais com cenas históricas)
Ao norte do porto de Barbados
- Cricket Legends of Barbados: museu sobre a história do cricket em Barbados - fechado aos sábados e domingos
- Tiami Catamaran Cruises: passeios de catamarã com paradas para mergulhos - aberto diariamente (este foi o passeio que nós fizemos, veja aqui)
- Atlantis Submarines: passeio de submarino para ver tartarugas, naufrágios, recifes de corais e peixes - funciona diariamente
- Rihanna Drive Monument e Rihanna’s Childhood Home: casa onde a cantora, natural de Barbados, cresceu - visita externa apenas (gratuita)
- Mount Gay Visitors' Centre: visita à destilaria, museu e degustação - fechado nos domingos e segundas-feiras
Ao sul do porto de Barbados
- Royal Barbados Caribbean Cigar Company: charutaria onde você pode ver o processo de produção e comprar charutos - fechado aos sábados e domingos
- Agapey Chocolate Factory Tours & Shop: chocolateria com visita à fábrica e degustação - fechada aos domingos
- Cool Runnings Catamaran Cruises: passeios de catamarã com paradas para mergulhos - fechado aos sábados e domingos
- Bridgetown Duty Free Broad Street: loja tipo free shop no centro histórico de Bridgetown - fechada aos domingos
- Nidhe Israel Synagogue and Museum: sinagoga de 1654 e museu - fechada aos sábados e domingos
- National Heroes Square e Independence Arch: monumentos no centro histórico de Bridgetown - abertos diariamente
- Saint Patrick's Roman Catholic Cathedral
- Praias de Carlisle Bay: melhor zona de praias paradisíacas, com areia macia, águas cristalinas e mar azul turquesa perto do porto, com direito a avistar tartarugas e beach clubs bacaninhas, como o Harbour Lights Barbados, em que você paga um ingresso para usar a estrutura de praia do quiosque
- Barbados Museum & Historical Society: museu sobre a história de Barbados e do Caribe - fechado aos domingos
- George Washington House: casa colonial histórica construída no século 18 que recebeu George Washington em 1751 - é a residência mais antiga da guarnição britânica, Patrimônio Mundial da UNESCO, e oferece visitas guiadas - aberta diariamente
- Main Guard House and Clock Tower: torre do relógio numa área militar
Independence Arch no centro histórico de Bridgetown |
praia paradisíaca em Barbados, com areia macia, águas cristalinas e mar azul turquesa |
os principais tours de Barbados são os passeios de catamarã com paradas para mergulhos |
ponto de avistamento de tartarugas marinhas em Barbados |
Clock Tower em Barbados |
Carlisle Bay é a melhor zona de praias paradisíacas, com areia macia, águas cristalinas e mar azul turquesa perto do porto |
![]() |
passeios sugeridos em Barbados pelas empresas de cruzeiros de navio |
Mais lugares para visitar em Barbados
Nos posts que estão nos links acima, vocês viram todos os lugares que nós de fato visitamos na nossa viagem a Barbados, mas teve ainda vários outros pontos turísticos de Barbados que não deu tempo de visitarmos, e quero deixar registrados aqui para não esquecer de ir conhecê-los numa próxima viagem a Barbados:
- George Washington House, Bridgetown, Barbados
- Atlantis Submarines Barbados
- Assistir a um jogo de cricket
- Surfe em Soup Bowl na costa leste ou windsurf em Silver Sands, no sul
- The Nidhe Israel Synagogue and Museum, Synagogue Lane, Bridgetown, Barbados
- Mount Gay Rum Distillery Tours
- St. Nicholas Abbey and Steam Railway, Cherry Tree Hill St. Peter, Barbados
- Cove Bay
- Andromeda Botanic Gardens, Off Highway 3, Bathsheba, Barbados
- Orchid World & Tropical Flower Garden Groves, Barbados
- Sunbury Plantation Great House
- Gun Hill Signal Station
- Barclays Park, Ermy Bourne Highway, Benab, Barbados
- Animal Flower Cave & Restaurant
- Harrison's Point Light House
- Welchman Hall Gully
- Harrison's Cave Eco-Adventure Park
- Tyrol Cot Heritage Village
- Kitridge Point
Se você pesquisar mais um pouquinho, ainda vai encontrar diversos outros lugares legais para visitar em Barbados - tudo depende de quais são os seus interesses!
Se vocês forem lá, deixem um comentário abaixo, me contem se vale ou não a pena a visita!
Se vocês forem lá, deixem um comentário abaixo, me contem se vale ou não a pena a visita!
Barbados têm mais jogadores de cricket famosos per capita do que qualquer outro país, sabia?! |
Veja mais fotografias da nossa viagem a Barbados no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #fpvembarbados e #felipeopequenoviajante.
Assista os minifilmes das nossas aventuras caribenhas no Facebook ou o vídeo da viagem no YouTube.
Você também nos encontra aqui:
Você também nos encontra aqui:
Comente este Post:
0 comentários: