Menu

Castries, em Santa Lúcia: o que você precisa saber para visitar essa ilha no Caribe

Castries, em Santa Lúcia: o que você precisa saber para visitar essa ilha no Caribe

castries_santa_lucia

Castries, em Santa Lúcia: o que você precisa saber para visitar essa ilha no Caribe
Você já pensou em conhecer a ilha caribenha de Santa Lúcia? Sabia que a sua capital se chama Castries, um conhecido destino de cruzeiros no Caribe?

Em janeiro de 2024, fizemos um cruzeiro de 10 dias pelo Caribe no navio Costa Pacífica da Costa Cruzeiros, saindo da República Dominicana e conhecendo as ilhas caribenhas de Santa Lúcia, Barbados, Guadalupe, Dominica, Antígua e Barbuda, St Maarten e Ilhas Virgens Britânicas.

Já contei aqui no blog como foi a nossa 1ª viagem de navio, e agora vou contar pra vocês como foi a nossa 1ª parada do cruzeiro, em Castries, capital da ilha de Santa Lúcia, depois de embarcarmos em Santo Domingo, na República Dominicana, e de passarmos um dia inteiro navegando em alto-mar. 

Santa Lúcia é uma ilha tropical no Caribe cheia de montanhas cobertas por florestas, bananais, rum, reggae, cachoeiras, coqueirais, praias e vilas de pescadores.

Saiba mais sobre a ilha de Santa Lúcia e sua capital, Castries, aprenda um pouquinho da história, geografia e curiosidades locais e descubra o que tem para fazer lá!


castries_santa_lucia
a belíssima igreja da capital de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
uma partida de cricket improvisada na praia

castries_santa_lucia
monumento no centro da capital Castries

castries_santa_lucia
letreiro de Santa Lúcia no porto de Castries

castries_santa_lucia
nosso navio Costa Pacífica ancorado no porto de Castries em Santa Lúcia

castries_santa_lucia
chegada de navio de cruzeiro na ilha caribenha de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
paisagem paradisíaca na praia em Santa Lúcia

O que você precisa saber sobre a ilha de Santa Lúcia

Santa Lúcia, nas Pequenas Antilhas, é um país insular independente desde 1978, contando hoje em dia com uma população de, aproximadamente, 180 mil habitantes. 

Antes disso, a ilha de Santa Lúcia estava sob o domínio britânico, desde 1814, e ainda hoje faz parte da Commonwealth e reconhece o monarca britânico como rei. 

A língua oficial em Santa Lúcia é o inglês, mas 95% da população fala também o idioma local, o Kréyòl, um patoá (patois - francês crioulo) que é o resultado de uma grande mistura de dialetos africanos com o francês!

castries_santa_lucia
a maior parte da população de Santa Lúcia fala o idioma local, o Kréyòl

A moeda oficial usada em Santa Lúcia é o Dólar do Caribe Oriental.

É possível fazer câmbio para o dólar de Santa Lúcia no aeroporto ou nos bancos de Castries (com cotação melhor do que no aeroporto), mas, se não quiser fazer câmbio, dá tranquilamente para usar dólares americanos e cartões de débito como Nomad e Wise.

Compramos cervejas na banquinha da praia com dólares americanos. 
O Eastern Caribbean Dollar é a moeda utilizada em 8 dos 9 países que fazem parte da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO): Antígua e Barbuda, Dominica, Grenada, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vincente e Grenadinas, Anguilla e Montserrat. As Ilhas Virgens Britânicas são o único país membro da OECS que têm a sua própria moeda.
Santa Lúcia tem clima tropical, quente e úmido, com temperaturas médias que giram em torno de 26ºC, ou seja, faz calor o ano todo.

Os meses mais quentes vão de junho a agosto, os mais frios são janeiro e fevereiro e, assim como em boa parte do Caribe, há uma estação de mais chuvas e umidade, que vai de junho a novembro. Portanto, se puder, viaje para Santa Lúcia entre dezembro e maio

Brasileiros não precisam de visto ou pagar quaisquer taxas para ingressar no país. 

Para visitar Santa Lúcia é necessário apenas o passaporte válido e a vacina contra a febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação.


Vacina contra a febre amarela

castries_santa_lucia
a maior parte dos turistas que desembarcam diariamente em Santa Lúcia chegam em cruzeiros

castries_santa_lucia

Quem deu nome à ilha de Santa Lúcia (assim como a várias outras ilhas no Caribe) foi Cristóvão Colombo, pois ele chegou a Santa Lúcia no dia desta santa, em 1502. 

A ilha foi muito disputada por espanhóis e ingleses, mas os índios nativos resistiam à ocupação. Depois, a disputa passou a ser entre ingleses e franceses - a ilha era muito cobiçada por causa de sua posição estratégica - e Santa Lúcia mudou de mãos por 14 vezes!

O porto de Santa Lúcia, onde aportam os navios de cruzeiros, fica perto do aeroporto e de praias (nas quais é perfeitamente possível ir à pé), e a ilha fica bem perto de diversas outras ilhas do Caribe, como Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados.

Castries, em Santa Lúcia
no roteiro do nosso cruzeiro, é possível ver a localização de Santa Lúcia no mapa

Castries, em Santa Lúcia
localização de Santa Lúcia no mapa da América Central e Caribe

castries_santa_lucia
a ilha de Santa Lúcia fica bem perto de diversas outras ilhas do Caribe, como Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados

O maior cartão postal de Santa Lúcia são um par de montanhas cônicas, os Pitons, na costa oeste. 

No litoral, existem várias praias vulcânicas, locais para mergulho em recifes, resorts luxuosos, vilarejos de pescadores e, no interior da ilha, existem trilhas na floresta que levam a diversas cachoeiras, como a Toraille, com 15m de altura, que desce por uma colina até um jardim, e até parques de arborismo.

Uma das caminhadas em reservas de florestas tropicais mais populares de Santa Lúcia é a trilha de Barre de l'Isle, que tem apenas 2Km e é apropriada para crianças. 

Lembre de levar o binóculo ou uma câmera com bom zoom para observar alguns dos pássaros nativos, inclusive o papagaio de Santa Lúcia.
A ilha de Santa Lúcia tem, como ponto forte, as piscinas e fontes termais, natureza abundante, e praias que, diferentemente da maioria das praias do Caribe, não têm areias branquinhas. Embora as praias decepcionem um pouco àqueles que estão atrás da sonhada praia caribenha, o conjunto de areias escuras com mar esverdeado e muita vegetação deixam a ilha bem bonita!
castries_santa_lucia
diferentemente da maioria das praias do Caribe, as de Santa Lúcia não têm areias branquinhas

castries_santa_lucia
mas nós adoramos!

Ah, e vale ressaltar que todas as praias de St. Lucia são públicas: mesmo quando elas "fazem parte" de um resort, e que eles dificultem a entrada, o acesso é sempre liberado ao público.

E mais algumas curiosidades: 
  1. em Santa Lúcia eles são grandes produtores de bananas!
  2. visitando Santa Lúcia, é possível que você veja alguém tocando o icônico instrumento musical popular local, o poye bwa, que é a versão local de um banjo, com 4 cordas.
  3. vários filmes usaram Santa Lúcia para gravar cenas de palmeirais, como Dr. Doolittle e Superman 2, pra ficar apenas nos mais famosos. 
  4. a 1ª palavra do dialeto local que você precisa aprender é bon jou (bom dia)!
  5. a ilha de Santa Lúcia foi um importante ponto de encontro e esconderijo de piratas do Caribe.
Esta é a bandeira de Santa Lúcia:

Castries, em Santa Lúcia
bandeira de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
orgulho patriota: as cores da bandeira de Santa Lúcia estão por todos os lados

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
em Santa Lúcia eles são grandes produtores de bananas

Com 43Km de comprimento e 22Km de largura, Santa Lúcia é a 2ª maior ilha do Arquipélago de Barlavento.

Este é o mapa de Santa Lúcia:

Castries, em Santa Lúcia
mapa de Santa Lúcia com a capital Castries ao norte e o caminho até Pitons Bay no sul da ilha

O que você precisa saber sobre Castries

A capital de Santa Lúcia, Castries, é um conhecido porto de escala de navios de cruzeiros, que oferece um turismo voltado à natureza, mais precisamente aos imponentes picos vulcânicos gêmeos, os Pitons

A cidade tem uma população de pouco mais de 60 mil habitantes.

Ainda no porto - Pointe Seraphine Cruise Port - você encontra a melhor cerveja artesanal da ilha, Antillia Craft Beers. Eles têm loja e degustação ali.

Você também vai encontrar no porto de Castries outros barzinhos vendendo algumas das cervejas mais conhecidas do Caribe: Piton e Carib

A capital Castries abriga a sede do governo e as sedes de muitas empresas, tanto estrangeiras como locais. A cidade tem um porto abrigado, que recebe navios de carga, barcos e navios de cruzeiros. 

Em Castries você também encontra free shops, como Pointe Seraphine (no próprio porto) e La Place Carenage, além de diversas lojas e bancas de souvenirs.

Existem vários hotéis, resorts, restaurantes, supermercados e lojas, e a cidade é servida por um sistema de ônibus e táxis, além de táxis aquáticos.

Como a direção é na mão inglesa, a maioria dos turistas prefere usar serviços de traslados ou táxis para se deslocar pela ilha. 

As estradas são bem conservadas, mas, devido à geografia montanhosa da ilha, são bastante tortuosas, por isso um meio bem comum de deslocamento entre o norte e o sul da ilha é por mar - é inclusive mais rápido ir por mar do que por terra!

E mais: li que, para alugar carro e dirigir em Santa Lúcia, além da carteira de habilitação, você vai precisar adquirir uma licença local para dirigir, que custa mais de U$ 20, sendo que apenas motoristas maiores de 25 anos de idade e com pelo menos 5 anos de experiência podem alugar carro em Santa Lúcia. 

Se você vai ficar alguns dias por lá, ok; mas, se está viajando de navio como nós, e fazendo apenas uma escala em Santa Lúcia, acredito que nem vale a pena toda essa função de ter que obter e pagar por uma licença local para alugar um carro que você vai usar por apenas algumas horas 😜

E mais uma curiosidade: no centrinho de Castries, há uma rua chamada Brazil Street

Além de Castries, as outras principais cidades da ilha de Santa Lúcia são Gros Islet, Soufrière e Rodney Bay.

Você sabia? Derek Walcott, que dá nome a uma das principais praças de Castries, foi um escritor santa-lucense que recebeu o prêmio Nobel de Literatura de 1992.

castries_santa_lucia
melhor obra de poemas de Derek Walcott

castries_santa_lucia
Derek Walcott dá nome a uma das principais praças de Castries

castries_santa_lucia
escritor santa-lucense que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1992

castries_santa_lucia
os imponentes picos vulcânicos gêmeos de Santa Lúcia, os Pitons

castries_santa_lucia
no porto de Castries, existem barzinhos vendendo algumas das cervejas mais conhecidas do Caribe, Piton e Carib

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
Pointe Seraphine Cruise Port, o porto de Castries

castries_santa_lucia
no porto de Castries você também encontra free shops, como o Pointe Seraphine

castries_santa_lucia
bancas vendendo souvenirs no porto de Castries

castries_santa_lucia
não será uma ilha caribenha se não houver rum

castries_santa_lucia
souvenirs típicos da ilha caribenha de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
a capital Castries abriga a sede do governo, muitas empresas e os principais prédios públicos de Santa Lúcia

Santa Lúcia de navio: passeios perto do porto de Castries

Para quem visita Santa Lúcia numa viagem de navio, existem diversas possibilidades de passeios nos arredores do porto de cruzeiros que podem ser feitos a pé.

Muita gente não quer gastar dinheiro nos (caros) tours organizados pelas empresas de cruzeiros, e fica receoso de ir visitar lugares mais distantes por conta própria e acabar perdendo a hora do "todos a bordo".


Assim, para unir o útil e agradável ao econômico, vou listar aqui alguns lugares interessantes que você pode visitar a pé num walking tour a partir do porto de Castries.

Veja as distâncias no Google Maps e decida o quanto você está disposto a caminhar.

Também tem a opção de ir de táxi ao ponto mais distante que seja de seu interesse e depois voltar caminhando, ou vice-versa.
Existem vários lugares nos arredores do porto de Castries que você pode explorar a pé, se quiser economizar nos passeios, mas tem que escolher direitinho o que te interessa ver, porque do contrário a caminhada será muito longa hehehe...

Fiz um roteirinho bem básico, e já deu 9Km de caminhada, saindo do porto e voltando ao porto, e passando por: 

  • Antillia Craft Beers
  • Mercado Central
  • Bideau Park
  • Constitution Park
  • Praça Derek Walcott
  • Castries City View Point (não visitamos)
  • Brazil Street
  • Catedral da Imaculada Conceição
  • Vigie Beach

Castries, em Santa Lúcia
Castries, em Santa Lúcia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
porto de Santa Lúcia, o ponto de partida do nosso walking tour em Castries

castries_santa_lucia
Mercado Central

castries_santa_lucia
quem visita Santa Lúcia numa viagem de navio pode fazer vários passeios a pé nos arredores do porto

castries_santa_lucia
monumento no centro da capital Castries

castries_santa_lucia
Vigie Beach

Diário de bordo de Castries, Santa Lúcia

Chegando em Santa Lúcia, vimos os 'pitons' - montanhas cônicas que são o símbolo da ilha - por volta das 6h30min da manhã, quando acordamos e vimos a ilha se aproximando de nós.

Também na chegada a Santa Lúcia, uma sorte grande: nossa cabine no navio ficou exatamente na frente da placa Welcome to Saint Lucia no porto da capital Castries!

Eu e o Peg fomos os primeiros a desembarcar do navio às 9hs, assim que as portas se abriram - os mais fominhas kkkkk...pra quem dizia que queria ficar só no navio comendo e dormindo, ele era o mais animado para desembarcar no 1° porto desconhecido hahaha! 

Eu conheço bem o meu eleitorado: reclama, reclama, mas adora conhecer e explorar lugares novos! Se ficasse mais um dia "preso" no navio, já ia começar a reclamar também!

castries_santa_lucia
nossa cabine ficou exatamente na frente da placa 'Welcome to Saint Lucia' no porto de Castries - fizemos selfie da nossa varanda no navio

castries_santa_lucia
chegando de navio em Santa Lúcia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
como a direção em Santa Lúcia é na mão inglesa, a maioria dos turistas prefere usar serviços de traslados ou water-taxis para se deslocar pela ilha

Caminhamos bastante pelo centrinho de Castries - no total, nossa caminhada deu uns 5Km. 

Infelizmente, esqueci de registrar tudo no Strava, só comecei a gravar quando já estávamos no mercado público, voltando para o navio 😔

Fomos a todos os lugares do meu roteirinho de walking tour em Castries (veja acima), menos no mirante - Castries City View Point - porque o sol de 30°C estava muito forte às 10hs e não deu ânimo para subir o morro.

Melhores momentos em Santa Lúcia:

1 Um rasta ofereceu maconha pro Peg no mercado e ainda ficou #chatiado quando o Peg recusou, dizendo "mas é ano-novo"!!

2 No boteco dos aposentados, na frente do mercado, estava tocando Frank Sinatra - 'Strangers in the Night' e depois 'My Way' - música que meu pai amava e que sempre me lembra dele - fiquei até arrepiada, me emocionei! Ele amava sentar num boteco de esquina com os amigos, e cheguei a sentir ele ali comigo ❤️

3 Chegamos na igreja no final da missa e foi lindo ver todas aquelas mulheres de vestidos lindos estampados e penteados, cantando uma música tipo gospel, super alegre, todo mundo se balançando! Quem dera todas as missas fossem alegres assim! E ainda batemos um bom papo com o padre, que era filipino!

castries_santa_lucia
Central Market de Castries

castries_santa_lucia
adoro as placas de "proibido cuspir" kkkkk

castries_santa_lucia
no mercado de Santa Lúcia você encontra de roupas típicas e souvenirs até frutas, vegetais e maconha

castries_santa_lucia
note que os vestidos vêm acompanhados das bolsas na mesma estampa!

castries_santa_lucia
quadros bem parecidos com os que havíamos visto no mercado de Santo Domingo, na República Dominicana, dias antes

castries_santa_lucia
Catedral da Imaculada Conceição em Castries

castries_santa_lucia
na missa, foi lindo ver todas aquelas mulheres super bem arrumadas

castries_santa_lucia
todas de vestidos e penteados - a missa é realmente um grande evento social

castries_santa_lucia
o boteco dos aposentados de Castries tem a melhor trilha sonora de boteco que já se viu

castries_santa_lucia
meu pai amava sentar num boteco de esquina com os amigos, e cheguei a sentir ele ali comigo, ouvindo 'My Way'

castries_santa_lucia
infelizmente, esqueci de registrar toda a caminhada no Strava - ficou apenas um pedacinho

castries_santa_lucia
monumento no centro de Castries

castries_santa_lucia
centro de Castries

castries_santa_lucia
arredores da 'Brazil Street', no centro de Castries

castries_santa_lucia
lindos edifícios históricos no centro de Castries

castries_santa_lucia
o porto, onde o navio fica ancorado, é próximo do centro da capital, e dá bem para fazer um passeio a pé

Depois do walking tour na capital, fomos a 2 praias vizinhas, que ficam atrás da pista do aeroporto de Santa Lúcia: praias Vigie Beach e Choc Beach.

Havia táxis oferecendo corridas para essas praias a U$ 5 por pessoa. 

Se quiséssemos barganhar, tenho certeza que fariam a U$ 10 para nós 3. Mas decidimos ir a pé, e registrei no Strava toda a caminhada, que deu pouco mais de 6Km, entre ida e volta. Na verdade, dá bem menos distância do porto à praia e volta, mas registrei várias voltas no porto e na praia também.

Links do Strava:


Amamos Vigie Beach e Choc Beach.

Mesmo a água do mar não sendo transparente - porque a areia de Santa Lúcia é mais escurinha, por ser uma ilha de origem vulcânica - a temperatura da água era perfeita, o banho superrrr gostoso, um monte de sombra de coqueiros para esticarmos nossas cangas, ninguém incomodando na beira da praia, nada de ambulantes, praia semi-vazia...uma maravilha!

Compramos cerveja Piton de 275ml a U$ 3 na banquinha do local na beira da praia. Pagamos com U$.

castries_santa_lucia
fomos a pé do porto até a praia

castries_santa_lucia
existem 2 praias que ficam atrás da pista do aeroporto de Santa Lúcia (na foto acima), Vigie Beach e Choc Beach

castries_santa_lucia
tem barraca na praia vendendo água de coco, cervejas e outras bebidas

castries_santa_lucia
nós amamos essa praia, mesmo a água não sendo cristalina, por causa da areia mais escura de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
do lado esquerdo, Vigie Beach e, do lado direito, Choc Beach

castries_santa_lucia
Peg sempre fazendo amizade com todos os caramelos da praia

castries_santa_lucia
em janeiro, a água do Caribe não é tão quentinha como as pessoas imaginam, mas essa estava perfeita!

castries_santa_lucia
cricket na praia, herança da colonização inglesa

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
Choc Beach

castries_santa_lucia

O que fazer na ilha de Santa Lúcia

Se você optar por fazer passeios turísticos mais "clássicos", veja abaixo uma lista do que fazer na ilha de Santa Lúcia:

1 Curtir as praias de areias vulcânicas da região:

  • Anse Chastanet - vegetação verde e águas cor de esmeralda boas para mergulhos e snorkel
  • Reduit - boa para esportes aquáticos
  • Anse Cochon - águas calminhas
  • Anse des Pitons - também conhecida como Sugar Beach, por causa do hotel de mesmo nome que fica lá, é famosa por ser a praia mais linda de Santa Lúcia, pois fica localizada entre os grandes 'Pitons'

2 Mercado Central: para conhecer melhor a cultura local, comprar artesanatos, souvenirs, provar temperos e especiarias e outros produtos locais. Barganhe com os vendedores antes de fechar qualquer negócio, e não deixe de experimentar os palitos de cacau cultivado na ilha. Abre todos os dias da semana, exceto domingo.

3 Pitons: montanhas imponentes que são o cartão postal da ilha de Santa Lúcia - no caminho até lá, você passa por aldeias e trilhas tropicais com paisagens espetaculares, até chegar na base dos picos vulcânicos Petit Piton e Gross Piton, que se elevam a quase 800m acima do mar. Quem tem mais preparo físico pode até subir os Pitons, picos gêmeos em forma de pirâmides, que podem ser vistos de quase todos os lugares da ilha.

4 Diamond Falls Botanical Gardens: a poucos minutos dos Pitons, fica o Jardim Botânico de Santa Lúcia, com plantas coloridas e exóticas, animais típicos das florestas tropicais, e a Diamond Falls, uma linda cachoeira de águas quentes, destinada à banhos minerais, com rochas e águas que mudam de cor pela mistura de água da chuva com os minerais vulcânicos de fontes sulfurosas. É proibido tomar banho na piscina que se forma sob a cachoeira, mas, mediante o pagamento de um ingresso, você poderá tomar outros banhos minerais nas redondezas.

5 Sulphur Springs Park: nos arredores do Vulcão La Soufriere, esse parque oferece fontes termais, piscinas sulfúricas com efeito calmante, piscinas de lama borbulhantes e uma cachoeira com queda de 15m. O Vulcão La Soufriere é conhecido como o único vulcão 'drive-in' do mundo. Ele entrou em erupção pela última vez há 40 mil anos e, em seguida, desmoronou sobre si mesmo. Hoje em dia, uma estrada cruza a cratera e passa por poças borbulhantes de lama e enxofre e orifícios por onde escapam vapores.

6 Pigeon Island: na Ilha dos Pombos você pode ver o Forte Rodney e a vista da Baía Rodney, um bunker com vistas para o pico mais alto da ilha, o Signal Peak, e ruínas militares. A ilha foi ponto de encontro e esconderijo de piratas do Caribe, centro estratégico na Batalha dos Santos - batalha naval mais importante já travada no Caribe - e hoje é um parque rodeado por paisagens marinhas. Num dia claro, é possível avistar a ilha de Martinica de lá!

7 Passeios de catamarã (táxis aquáticos): esses passeios te levam para conhecer a Baía Marigot, os Pitons, a cachoeira do parque Diamond Falls Botanical Gardens e as fontes termais e piscinas de Sulphur Springs. Como expliquei antes, a direção em Santa Lúcia é na mão inglesa e, embora as estradas sejam bem conservadas, devido à geografia montanhosa da ilha, elas também são bastante tortuosas, por isso muitos turistas acabam preferindo se deslocar entre o norte e o sul da ilha por mar - é mais rápido ir por mar do que por terra!

8 Soufrière: uma autêntica vila de pescadores, para quem, como eu, gosta de passeios menos "turísticos", para ver de verdade como é a vida local. 

9 Marigot Bay

10 Walking tour no centro histórico de Castries

castries_santa_lucia
praia de areia de origem vulcânica na ilha caribenha de Santa Lúcia

castries_santa_lucia
Mercado Central de Castries em Santa Lúcia

castries_santa_lucia
rum "temperado" de Marigot Bay em Santa Lúcia

castries_santa_lucia
quadro à venda no Mercado Central de Castries em Santa Lúcia

castries_santa_lucia
fazendo walking tour no centro histórico de Castries

castries_santa_lucia
chegando de navio em Santa Lúcia, vimos os 'pitons' - montanhas cônicas que são o símbolo da ilha - por volta das 6h30min da manhã, quando acordamos e vimos a ilha se aproximando de nós

castries_santa_lucia
passeios sugeridos pelo pessoal do cruzeiro na ilha de Santa Lúcia

O que comprar em Santa Lúcia

  • Ketchup de banana: molho feito com banana, vinagre, especiarias e alho fresco, que pode ser consumido com peixes, carnes, batata frita, etc.
  • Spiced rum: garrafa com vários tipos de especiarias, em que se coloca rum puro e deixa para curtir por alguns anos.
  • Cerveja Piton: as melhores cervejas artesanais de Santa Lúcia são as da Antillia Craft Beers, mas a cerveja mais popular da ilha é a Piton, com certeza, e você não pode deixar de experimentar uma!
No porto de Castries e na beira da praia tinha banquinhas vendendo cerveja Piton de 275ml por U$ 3. 

O típico Ketchup de banana saía por U$ 6, tanto nas bancas de souvenirs do porto, quanto no Mercado Central de Castries.

castries_santa_lucia
ketchup de banana

castries_santa_lucia
spiced rum

castries_santa_lucia
cerveja Piton

Onde se hospedar em Santa Lúcia

Como fomos a Santa Lúcia durante um cruzeiro de navio, obviamente não nos hospedamos na ilha, mas sei que ela oferece alguns hotéis de luxo super famosos.

Então, se você estiver pudendo bancar uma hospedagem de sonhos, vou deixar aqui 3 dicas de hospedagem em Soufrière, na ilha de Santa Lúcia:
Fomos à uma praia que adoramos, próxima do aeroporto de Santa Lúcia, chamada Choc Beach e, nessa praia, tem um hotel - Stolen Time by Rendezvous - 4 estrelas que é um sonho de consumo! Que sonho passar uma semana ali. 

Não achei o link dele, mas encontrei esse outro, ali pertinho também, que parece ainda mais maravilhoso: Villa Beach Cottages, em Choc Beach. 

Vale a pena dar uma conferida!

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia

castries_santa_lucia
esses chalés pé na areia em Santa Lúcia são um sonho de consumo!

Um pouquinho da história de Santa Lúcia

Os 1ºs povos a povoarem a ilha de Santa Lúcia foram os Aruaques, no século 3 a.C., posteriormente expulsos pelos Caribes.

Espanhóis e ingleses tentaram ocupar a ilha por bastante tempo, mas encontraram forte resistência dos nativos indígenas Caribes, que resistiam bravamente à ocupação.

Castries foi fundada por franceses em 1650 como "Carenage" (que significa "ancoradouro seguro"), e foi rebatizada em 1756 em homenagem ao Marquês de Castries, comandante de uma força expedicionária francesa.

Em 1660, os franceses conseguiram se estabelecer por lá, começando uma longa disputa com a Inglaterra, que durou 150 anos, quando a ilha mudou de mãos 14 vezes!

Em 1780 houve um furacão devastador. 

Com o Tratado de Paris, em 1814, a Grã-Bretanha assumiu definitivamente o controle da ilha de Santa Lúcia, mas o período de dominação francesa deixou marcas profundas, inclusive no idioma local, o Kréyòl, um patoá (patois - francês crioulo) que é resultado da mistura de dialetos africanos com o francês, falado por 95% da população local!

Outras heranças francesas significativas são nomes de cidades em francês e a religião católica da maior parte da população.

Os britânicos fizeram a cidade um importante porto naval. Em 1844, Castries tinha uma população de 4 mil habitantes e, até o final daquele século, tinha se tornado uma grande produtora de carvão, sendo o único porto do Caribe capaz de manter toda a marinha britânica.

Os ingleses também desenvolveram o cultivo de cana-de-açúcar e, depois, introduziram o cacau. 

Por ser uma ilha vulcânica, os produtos de Santa Lúcia têm um sabor acentuado, sendo que os principais, hoje em dia, são o cacau e a baunilha. Não é por nada que a ilha produz ótimos chocolates (você pode participar de degustações)!

Frutas tropicais também são produzidas em Santa Lúcia, como a banana, seu principal produto, e o coco.

Eles se autogovernam desde 1967, e são independentes desde 1978, mas ainda hoje fazem parte da Commonwealth (Comunidade de Nações), e reconhecem o monarca britânico como rei. 

castries_santa_lucia
frutas tropicais são produzidas em Santa Lúcia, como a banana, seu principal produto

castries_santa_lucia
os principais produtos de exportação de Santa Lúcia são o cacau e a baunilha

castries_santa_lucia
a maior parte da população de Santa Lúcia é católica 

castries_santa_lucia
Castries tem um porto abrigado, que recebe navios de carga, barcos e navios de cruzeiros

Qual chip de celular usar em Santa Lúcia

Publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o melhor chip de celular para usar num cruzeiro de navio pelo Caribe e numa viagem pela América Central, então não vou repetir tudo aqui - confere lá que a dica é boa: 


Foi esse simcard que usamos em Santa Lúcia e funcionou perfeitamente!

OMeuChip
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Está planejando uma viagem para Santa Lúcia? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve na ilha de Santa Lúcia? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: