Menu

Relato de viagem a Salt Lake City nos EUA: esqui para mãos de vaca em Utah

Relato de viagem a Salt Lake City: esqui para mãos de vaca na melhor neve dos EUA em Utah

esqui Salt Lake City 
Relato de viagem a Salt Lake City: esqui para mãos de vaca na melhor neve dos EUA em Utah

* Por Tania Pereyra

Eu sou leitora do blog há muitos anos, já peguei muitas dicas e sempre fico namorando as viagens da Claudia, Peg e Lipe. 

Moro em Nova York há 14 anos, sou divorciada e tenho um filho de 9 anos. Eu amo viajar e sou do time da Claudia. Mão de vaca para viajar mais. 

Normalmente, na época de Spring Break do meu filho, vou para o Brasil ou encontro minha família em algum lugar para viajarmos juntos. Mas, nesse ano de 2022, devido às restrições para viajar para fora dos Estados Unidos, resolvi fazer uma viagem dentro do país, e minha família resolveu não vir por causa do risco de contágio. 

Escolhi Salt Lake City por ser um destino de neve e esqui e por ser uma cidade com um custo relativamente baixo. 

A minha meta era aprender a esquiar e meu filho aprender a fazer snowboard, além de explorar as belezas naturais da região. 

Claudia já fez uma viagem linda pelos parques nacionais de Utah e me deixou com muita vontade de copiar o roteiro, mas fiquei com receio de dirigir sozinha por tanto tempo, principalmente no final do inverno, quando ainda tem muita neve e as estradas estão bem vazias. 

Leia mais sobre os incríveis parques nacionais de Utah clicando aqui

Mas tenho certeza que voltarei a Utah, porque foi uma viagem maravilhosa. 

esqui Salt Lake City

Esqui para mãos de vaca em Salt Lake City

A estação de esqui mais famosa de Utah é Park City

Park City está localizada há uns 60Km de Salt Lake City, e é uma cidade super desenvolvida, com muitas lojas, restaurantes e bares, além de hotéis na montanha e muitas mansões maravilhosas. 

A estação de esqui de Park City foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e recebe milhares de esquiadores todos os anos. Mas, por ser a estação de esqui mais famosa e com mais ski lifts (as cadeirinhas ou gôndolas), é também umas das estações de esqui mais caras de Utah (só perde para Deer Valley). 

Passamos uma tarde em Park City só para conhecer a cidade. 

Park City
Park City

Park City

Park City

Park City
Park City

Diante dessa informação (sobre os preços altos), já sabia que Park City não era para o meu bico. Então, fui procurar opções mais em conta, e uma amiga que morou por muitos anos em Salt Lake City me deu indicações de outras estações de esqui menos caras. 

Esquiar é um esporte caro, que requer um certo investimento. Roupas, aulas e passes para as estações de esqui custam uma boa grana, mas, com um pouco de paciência, pesquisa e ajustando o seu orçamento, fica menos caro - lembrando que eu moro nos Estados Unidos e ganho em dólar. 

Eu tenho total consciência que, hoje, vir do Brasil esquiar nos EUA é um luxo para poucos. Mas acho que minhas dicas podem ajudar quem tem vontade de aprender. 

esqui Salt Lake City

Como se vestir para esquiar

Comprei roupas pelos sites da Target e Amazon. Como já estava indo viajar no fim da temporada, achei boas promoções de casacos de esqui e de roupas térmicas. Como as temperaturas não estavam abaixo de zero, as roupas térmicas da Uniqlo serviram bem. 

Acabei comprando capacete e óculos também por serem praticamente os mesmos preços do aluguel. E, como pretendo continuar esquiando, o investimento vai se pagar. 

Meu filho herdou todas as roupas de um primo no Brasil e foi simplesmente perfeito. Só comprei meias pela Amazon para ele e o capacete e óculos num site de roupas esportivas (REI - a loja favorita da Claudia). 

Mas, para quem quer só experimentar o esporte, eu recomendo demais pegar roupas emprestadas e gastar o mínimo possível. 
O mais importante é se vestir em camadas, não usar nada que retenha o suor (como roupas de algodão), calça e casacos impermeáveis, meias de esqui e luvas. 
A calça impermeável vai te salvar de ficar com o bumbum molhado das infinitas quedas durante as aulas que vão acontecer.

Um adendo - a bota de esqui é EXTREMAMENTE desconfortável, principalmente as alugadas. Mas investir em uma boa bota de esqui nem passa pela minha cabeça, por que, além de cara, é um trambolho para carregar. 

Acredito que, depois de 2-3 dias, seu pé se acostume com o instrumento de tortura medieval. 

Brincadeiras à parte, a bota só incomoda quando você não está com os pés encaixados no esqui. Andar é bem ruim, mas, depois de alguns minutos, é ok de pegar o jeito.

esqui Salt Lake City
como se vestir para esquiar

esqui Salt Lake City
depois de 2-3 dias, talvez seu pé se acostume com o instrumento de tortura medieval que são as botas de esqui

Roteiro em Salt Lake City

Dia 1

Voo de Nova York para Salt Lake City, hotel e um passeio diferente 

Eu sempre procuro as opções mais baratas de voo, desde que não tenham muitas conexões. 

Salt Lake City fica a 5hs de voo de Nova York, e consegui achar um voo direto da Delta bem cedinho por U$ 288. 

Como tenho um cartão de crédito da Delta que me dá um passe grátis por ano, usei o passe para o meu filho. 

esqui Salt Lake City
voo da Delta para Salt Lake City

Eu sou fiel à rede Hyatt nos Estados Unidos, por fazer parte do programa de pontos da rede. Passo o ano juntando pontos e, dessa vez, consegui 3 noites grátis e aproveitei uma promoção de venda de pontos com desconto da Hyatt e consegui reservar mais 4 noites por U$ 80 por noite. 

Dividi a estada em 2 hotéis para economizar. 

O 1º hotel está localizado bem próximo das estações de esqui de Salt Lake City, e por isso resolvi ficar no Hyatt House Sandy.

Pegamos um voo muito cedo (para economizar) e chegamos em Salt Lake City na parte da manhã. 

Depois de muito pesquisar, decidi alugar um carro econômico. Salt Lake City têm muito pouco transporte coletivo, então alugar um carro foi a melhor opção. 

Como o horário de check-in era mais tarde, fomos almoçar, fazer um mercado e comprar algumas coisas para o esqui que não tinha achado online. 

Reservei um hotel com cozinha para facilitar e para economizar. 

Eu adoro provar a comida local, mas Salt Lake City não é uma cidade conhecida pela sua culinária, então não senti que estava perdendo alguma experiência interessante. 

esqui Salt Lake City
hotel em Salt Lake City

esqui Salt Lake City
compras no mercado para cozinhar e economizar

esqui Salt Lake City

Como chegamos super cedo, programei para o meu filho fazer uma aula de patinete na parte da tarde em um complexo esportivo perto de Park City. Ele adorou a experiência, mas saiu com o queixo ralado.

Woodward tem várias atividades para crianças e adultos, além de uma estação de esqui bem radical com rampas para snowboard e uma montanha para fazer snowtubing.

Resolvi ir dormir cedo para encarar a aula de esqui no próximo dia. 

Deixei tudo preparado na noite anterior, jantamos no hotel e fomos para a cama. 

esqui Salt Lake City
Woodward é um complexo esportivo perto de Park City

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City
Woodward

Dia 2

Primeiro dia de esqui e o mal da altitude 

Como já mencionei, pesquisei muito sobre onde fazer aulas de esqui

Estava procurando uma estação de esqui que tivesse esqui e snowboard, preços razoáveis, e que fosse de fácil acesso de Salt Lake City. 

Próximo à cidade de Salt Lake City existem 4 estações de esqui com fácil acesso (30min de carro do centro da cidade), que ficam na área de Small and Big Cottonwood Canyons

Alta e Snowbird ficam em Small Cottonwood Canyon e Brighton e Solitude ficam em Big Cottonwood Canyon. 

Acabei escolhendo a estação de esqui Brighton, por oferecer um preço mais em conta e pela aula em grupo ser de 2hs. 

Eu achava que uma aula mais longa poderia ser muito cansativa. Mais para frente vou deixar as minhas considerações em relação a aulas em grupo, tempo de aula e aulas particulares.

esqui Salt Lake City
estação de esqui Brighton, perto de Salt Lake City

Pesquisei também locação de equipamentos e minha amiga me sugeriu alugar na cidade, mas, como iríamos de ônibus para a estação de esqui, achei melhor minimizar o perrengue e aluguei o equipamento na estação de esqui (a diferença de preço era mínima). 

Acordamos bem cedo e dirigi até o estacionamento na base da montanha para pegar o ônibus até Brighton. 

Como estava com um carro pequeno e não tenho prática de dirigir na neve, preferi pegar o ônibus. 

O ônibus custa U$ 5 por pessoa e leva uns 30min até a estação de esqui. A estrada é bem sinuosa e não me arrependo de ter ido de ônibus. Dirigir com a perna dolorida não é a minha definição de férias.

esqui Salt Lake City
dirigimos até o estacionamento na base da montanha para pegar o ônibus até Brighton

esqui Salt Lake City
o ônibus custa U$ 5 por pessoa e leva uns 30min até a estação de esqui

Meu filho já tinha feito uma aula de snowboard em Nova York e já tinha um pouco de prática. Crianças realmente aprendem muito rápido, mas preferi inscrevê-lo em mais uma aula de iniciante em grupo.

A aula custou U$ 75, e esse é o valor tanto para adultos como para crianças. 

O aluguel do equipamento custa em média U$ 35 por dia, mais U$ 35 do ski lift para iniciantes.

Chegamos cedo, para poder alugar o equipamento com calma. 
Levamos um lanche, já que a comida na estação de esqui não é muito barata e não havia muitas opções. 
Brighton é uma estação de esqui de locais, então não tem aquela estrutura de grandes resorts, com vários restaurantes, lojas e hotéis. Notei que a grande maioria das pessoas lá era de Salt Lake City e tudo era super simples. Mas a vista das montanhas é linda, e me senti no filme 'Frozen'. 

Minha 1ª aula foi um desastre. Começou a nevar durante a aula, minha bota não encaixava direito no esqui e levei alguns tombos que me deixaram bem frustrada. 

Meu filho foi super bem, mas acabei passando um pouco mal por causa da altitude.

Cheguei no hotel bem cansada na parte da tarde, com dor de cabeça e um pouco de mal estar. Mas comi um jantar leve e dormimos cedo para encarar mais um dia de esqui no dia seguinte.

esqui Salt Lake City
minha 1ª aula de esqui foi um desastre

aula de esqui em grupo na estação de Brighton
aula de esqui em grupo na estação de Brighton

aula de esqui em grupo na estação de Brighton

Dia 3

Segundo dia de esqui com frustração e alegria 

Acordamos cedo e, de novo, fomos para Brighton. 

Meu filho não estava super animado, e eu estava mais desanimada ainda. 

Estava com dores nas pernas e com muito receio de cair e de me machucar. Mas já tinha pago a 2ª aula e não tinha como dar para trás. 

O dia estava simplesmente perfeito. Céu azul, temperatura de 15ºC e, chegando lá, já estávamos mais animados. 

Eu estava me sentindo bem melhor em relação à altitude e peguei um grupo bem legal. 

Consegui evoluir um pouquinho e consegui me entender com a bota e com os esquis. 

Meu filho andou até no ski lift e conseguiu descer a montanha de iniciantes sozinho. 

Almoçamos em Brighton (marmita de sanduíches) e voltamos no fim da tarde para o hotel e curtimos uma piscina.

Confesso que sou bem cabeça dura e estava bem determinada a aprender a esquiar. Depois de 2 dias de aulas em grupo, percebi que passava mais tempo esperando as outras pessoas do grupo fazerem os exercícios do que efetivamente aprendendo. 

Obviamente por isso as aulas em grupo são mais baratas. Mas, como não tinha reservado aulas para o dia seguinte, acabei me convencendo de fazer uma aula particular. Infelizmente, o resort já não tinha mais aulas particulares para o dia seguinte, e tive que mudar um pouco meus planos. 

Conversei com o gerente do resort e me reembolsaram um dia de locação de equipamento e do ski lift depois que expliquei a minha situação. Fiz uma nova reserva para a segunda-feira seguinte e decidi dar um tempo do esqui e curtir a cidade. 

Foi uma mudança muito acertada que, no fim, valeu muito a pena.

esqui Salt Lake City
depois de 2 dias de aulas em grupo, percebi que passava mais tempo esperando as outras pessoas do grupo fazerem os exercícios do que efetivamente aprendendo

Dia 4

Re-calibrando a rota e recebendo um presente de São Pedro 

Depois de 2 dias no mundo de 'Frozen', fomos explorar a cidade Salt Lake City. 

Acordamos com um sol maravilhoso e um céu limpinho. 

O estado de Utah é muito conhecido pelos seus parques nacionais, mas eles ficam bem longe de Salt Lake City. Como estava de carro sozinha, só com uma criança, resolvi não encarar estradas desertas. 

Durante minhas pesquisas, descobri um parque estadual localizado a uns 90Km do centro da cidade. 

Acordamos cedinho e pegamos uma estrada super tranquila. Bom lembrar que Utah não tem estradas pedagiadas, mas estão em excelente estado de conservação. 

O Antelope Island State Park é uma ilha ao norte da cidade de Salt Lake City e faz parte da rede de ilhas ao redor do Grande Salt Lake

Antelope Island é uma das ilhas, que são conectadas por terra por uma estrada que dá acesso ao parque.

A ilha já foi habitada por mórmons que criavam gado e ovelhas. Em 1981, as atividades da fazenda foram encerradas e a igreja mórmon - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - vendeu a terra para o estado de Utah, que transformou o Fielding Ranch em parte do parque estadual.

As 2 coisas mais interessantes do parque são as vistas maravilhosas das montanhas da Cordilheira de Wasacht e os bisões soltos - mas eles não são nativos da região de Utah. 

Em 1893, os donos do rancho importaram 12 bisões, que se multiplicaram pela ilha e hoje são os únicos residentes do parque. 

O parque estadual é gigantesco e ficamos muitas horas por lá. Levamos um lanche reforçado para almoçar no carro. Conseguimos ver os bisões pastando e atravessando a estrada e o tamanho desses animais é de tirar o fôlego. Vê-los soltos é tão majestoso e emocionante.

Saímos do parque com fome e jantamos no In and Out. A rede de fast food da Califórnia não tem unidades na costa leste, e foi muito legal comer um fast food gostoso e de qualidade por um preço maravilhoso.

esqui Salt Lake City
trilha curta no Antelope Island State Park

esqui Salt Lake City
Antelope Island State Park é uma ilha ao norte da cidade de Salt Lake City

esqui Salt Lake City
as 2 coisas mais interessantes do parque estadual são as vistas maravilhosas das montanhas da Cordilheira de Wasacht e os bisões soltos

esqui Salt Lake City
o Antelope Island State Park já foi habitado por mórmons que criavam gado e ovelhas

esqui Salt Lake City
o parque estadual é gigantesco e ficamos muitas horas por lá

esqui Salt Lake City
os donos do rancho importaram 12 bisões em 1893, que se multiplicaram pela ilha e hoje são os únicos residentes do parque

esqui Salt Lake City
jantamos no In and Out, rede de fast food da Califórnia

Dia 5

Museu de História Natural de Utah e troca de hotel 

Como resolvi dividir nossa estada em 2 hotéis diferentes para economizar esse dia, fizemos um check-out um pouco mais tarde, tomamos café da manhã na tranquilidade e fomos visitar o Museu de História Natural de Utah

Nós moramos em Nova York e temos a sorte e o privilégio de ter um museu de história natural no nosso quintal. Somos sócios do museu e perdi as contas de quantas vezes visitamos o museu, mas Kenzo adora animais e estávamos muito empolgados para visitar o museu em Salt Lake City. 

O prédio do Museu de História Natural de Utah é relativamente novo (inaugurado em 2011) e, para nós que estamos acostumados com o Museu de História Natural de NY (que foi inaugurado em 1869), ter uma experiência tão diferente foi muito enriquecedor.

O museu conta uma parte da história de Utah, focada na época da colonização do estado. 

Achei muito interessante como eles focam na história do genocidio dos povos indígenas e nas consequências das políticas dos mórmons durante a colonização de Utah.

O museu tem vários modelos de dinossauros, exposições interativas e amamos a sua arquitetura.

esqui Salt Lake City
Museu de História Natural de Utah

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City
Museu de História Natural de Utah

Dia 6

Hotel novo e dia de relaxar 

Acordamos com um dia nublado, com previsão de neve e chuva. Aproveitamos para levantar tarde e para curtir a piscina do hotel. 

Eu gosto de sempre ter um dia livre nas férias para poder descansar, assistir um filme no quarto do hotel. 

A piscina do nosso novo hotel era coberta e quentinha, e foi ótimo tirar esse dia para relaxar e nos preparar para o último dia de esqui. 

esqui Salt Lake City
sempre é bom ter um dia livre nas férias para poder descansar

Dia 7

Mais uma aula de esqui e lições para levar para a vida 

Tivemos muita sorte e, com a tempestade de neve do dia anterior, acordamos animados para o nosso último dia de esqui com neve fresquinha. 

Eu tinha reservado aulas particulares para nós 2 e, apesar da minha péssima experiência no início da viagem, eu não queria desanimar meu filho, então partimos para mais um dia de neve. 

Levantamos cedo, tomamos café no hotel e partimos para o estacionamento para pegar o ônibus até Brighton. 

Como já estava mais familiarizada com o equipamento e o resort, foi muito mais tranquilo alugar tudo, nos vestir e ir encontrar com os nossos instrutores. 

Eu dei muita sorte de pegar um instrutor mais velho e com muita paciência. Ele me explicou toda a mecânica do esqui, e foi fundamental para eu me sentir confiante e superar meu trauma das aulas anteriores. 

Fiz uma hora de aula e foi maravilhoso. Não caí nenhuma vez, consegui me entender com os esquis e com o meu corpo. Desci o bunny slope algumas vezes e aprendi a parar sem me estabacar no chão. Acabou a aula e fiquei com gosto de quero mais. 

Meu filho saiu da aula dele super confiante e já estava até andando de ski lift com o instrutor. 

Resolvi almoçar e fazer mais uma aula na parte da tarde. Já que estava lá, gastei um pouco mais de dinheiro, mas valeu demais. A aula da parte da tarde foi ótima também, e ter um instrutor particular fez toda a diferença. Ele focou nas minhas dificuldades e progredi demais. 
Terminei a aula com lágrimas nos olhos de gratidão e de orgulho de mim mesma. De não ter desistido e de ter dado esse exemplo de perseverança para o meu filho. 
Uma coisa que vejo em muitos relatos de iniciantes é o desconforto de ver crianças deslizando nas pistas e aprendendo super rápido. Eu percebi que isso não foi um incômodo para mim. Eu realmente estava focada em mim e não nas outras pessoas. 

Acho lindo ver as crianças aprendendo tão novinhas, mas não me sinto diminuída por aprender mais devagar. Adultos são mais cautelosos e menos flexíveis, por isso temos mais dificuldade. 

Eu realmente fiquei feliz de ter conseguido andar no ski lift 2 vezes e descido a pista de iniciantes. Foi difícil. Foi aterrorizante. Foi mágico. 

Lógico que eu caí, mas não me machuquei, e vi que, com prática e com um bom professor, esquiar não é um bicho de 7 cabeças. 

O custo da aula particular de uma hora foi de U$ 125, mais gorjeta, que pode variar de U$ 18 a U$ 25.

Comparando o custo da aula em grupo (de U$ 75 por 2hs), obviamente ficou mais salgado, mas fez toda a diferença no meu aprendizado. 

Ainda preciso fazer mais aulas, mas estou confiante de que, na próxima temporada, posso me arriscar em uma pista de iniciantes talvez com mais 2 ou 3 aulas. 

esqui Salt Lake City
acho lindo ver as crianças aprendendo tão novinhas, mas não me sinto diminuída por aprender mais devagar

Dia 8

Última atividade na neve e hora de voltar para casa 

Acordamos mais tarde, já que nosso voo de volta a Nova York saia às 11hs da noite. 

Resolvi pagar mais uma diária no hotel para podermos ficar no quarto até mais tarde - como disse anteriormente, uso muito o programa de pontos da rede Hyatt, e tinha pontos para mais uma diária.

Aproveitamos o último dia para fazer snowtubing

No 1º dia da viagem, tínhamos ido a Woodward, e tinha prometido para o meu filho que ele ia fazer snowtubing. Ele estava muito empolgado e o dia estava glorioso. Sol, temperaturas amenas e uma neve fresquinha. 

Voltamos para Woodward e foi ótimo. 

Kenzo se acabou no snowtubing e eu fiquei tomando um sol. Resolvi não ir, para economizar um pouco. Kenzo se vira bem sozinho e se divertiu muito. 

Como nosso voo saía bem tarde de Salt Lake City, ainda voltamos para o hotel, jantamos no quarto, aproveitamos a piscina e tomamos um banho bem gostoso para encarar o voo à noite.

esqui Salt Lake City
aproveitamos o último dia para fazer snowtubing em Woodward

esqui Salt Lake City

esqui Salt Lake City

Conclusão

Utah é um estado que às vezes fica fora da rota de viagem de muitas pessoas, mas eu recomendo demais para esquiar, por ter opções mais econômicas que Colorado e Vermont, por exemplo, além de ser possível combinar esqui com visitas a parques nacionais como Zion National Park, Arches National Park e Bryce Canyon National Park

Eu amei ter escrito esse relato, porque não encontrei muita coisa na internet sobre esquiar para mãos de vaca

E também sobre aprender a esquiar depois de adulto. Se puder ter encorajado uma família, já estou feliz 😊

esqui Salt Lake City
esqui em Salt Lake City, Utah, nos EUA

esqui Salt Lake City
Utah tem opções mais econômicas para esquiar do que Colorado e Vermont
_________________________________________________________________________

Tania, tenho certeza que vais inspirar muitos mãos de vaca como nós!

Quando morei nos EUA, em Connecticut, aprendi a esquiar nas montanhas de Massachusetts e Vermont, mas sempre ouvi falarem que a melhor neve dos EUA para esquiar - a neve 'powder' - estava em Utah, especialmente nos arredores de Salt Lake City, e desde então morro de vontade de ir esquiar lá! 

Adorei saber que existem estações de esqui por lá aonde a gente não precisa deixar um rim! O valor de U$ 35 do ski lift achei muito bom!

Tuas impressões e força de vontade também são incríveis - muito feliz de te ouvir já falando sobre a próxima temporada! Eu aprendi a esquiar com 17 anos, e levei um inverno inteiro, esquiando em média 2x por semana, para conseguir descer primeiro pistas verdes, depois azuis e, por fim, as vermelhas. 

Já o Peg, que não é medroso e tem uma inteligência esportiva fora da média, conseguia descer as pistas pretas do Cerro Catedral - as Black Diamond - na nossa 1ª viagem de esqui juntos à Argentina, depois de uns 4 ou 5 dias esquiando sem qualquer aula 😜

Cada pessoa é bem diferente da outra!

E o Lipe, que é tão desajeitado quanto eu, com 4 anos de idade colocou esquis nos pés pela 1ª vez em Ushuaia e já desceu esquiando uma pista de iniciantes no Cerro Castor, sem qualquer aula - crianças realmente aprendem muito mais cedo, simplesmente porque eles não têm medo (ou noção do perigo) e se jogam! Se caírem, nem se machucam! 

Obrigada por deixar as tuas ótimas dicas registradas aqui no blog, queremos mais!😘

Participe do pequeno viajante

Você já fez alguma viagem de esqui nos Estados Unidos?

Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor! 

Para ler mais sobre as nossas viagens por Utah, clique aqui


Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: