Menu

Sri Lanka: como tirar o visto

Como tirar visto para visitar o Sri Lanka
Sri Lanka: como tirar o visto

Só depois de comprarmos as passagens para visitar o Sri Lanka na nossa próxima viagem de volta ao mundo foi que lembrei de pesquisar se brasileiros precisam de visto para visitar o Sri Lanka e como fazer para tirar os vistos. 


Lembrei que os vistos para a Índia, ali do lado, foram bem chatinhos de conseguir nas 2 vezes que estivemos lá, e só de pensar já me arrepiei - ando escaldada com função de vistos heheheh... (quem lembra dos nossos perrengues com os vistos japoneses em 2016 e para a viagem aos Emirados Árabes ano passado??).

Para ler mais sobre as nossas empreitadas para conseguir vistos mundo afora, clique aqui

Mas o fato é que, logo no primeiro momento em que perguntei ao Google sobre "visto Sri Lanka", o primeiro link que apareceu foi justamente o link do site do governo do Sri Lanka, com todas as informações que eu precisava para tirar o visto para visitar o país super facilmente. 

Na verdade, eles não chamam de visto, e sim de ETA: Electronic Travel Authorization (autorização eletrônica de viagem).

Apenas os cidadãos das Maldivas, Seychelles e Singapura não precisam fazer esse procedimento para visitar o Sri Lanka. Pessoas de todas as outras nacionalidades, como nós brasileiros, precisam de uma ETA, sendo que os nacionais de alguns países, como Camarões, Congo, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Nigéria, Paquistão, Quênia, Serra Leoa, Sudão, Síria e Ugandaprecisam tirar o visto antecipadamente em uma das Embaixadas do Sri Lanka pelo mundo. 

O procedimento no site é tão simples e autoexplicativo que dispensa maiores comentários. Basta preencher o formulário acima, pagar a taxa e, em poucos minutos, as ETAs surgirão, como num passe de mágica, no seu email. 

Eu estava preocupada que pudesse demorar, porque tivemos que renovar passaportes (outra facada!) e eles recém ficaram prontos essa semana...mas mal terminei de pagar a taxa no site (com o cartão de crédito, online) e dar o enter e as ETAs já surgiram no meu email - foi automática a concessão das autorizações, pelo menos para nós! 

Se você vai levar seu filhote ao Sri Lanka, terá que preencher um formulário para ele também, mas as ETAs, para crianças (não sei dizer até que idade), não têm custo nenhum. O Lipe tem agora a sua própria autorização eletrônica de viagem para visitar o Sri lanka e não pagou nada por ela! 

Já para adultos o precinho a ser pago com cartão de crédito é bem salgadinho: pagamos U$ 70, ou seja, U$ 35 por pessoa (em reais deu R$ 265,31 para nós dois). 

Se demorar mais de 24hs para sua ETA chegar no seu email, você pode mandar um email indagando o que houve: eta@immigration.gov.lk

E o mais importante: durante o preenchimento do formulário, você tem que clicar várias vezes numa caixinha dizendo que está ciente da necessidade de levar seu certificado de vacinação contra a febre amarela na viagem, além do passaporte e da ETA. Sem esses documentos, você não entra no Sri Lanka. 😏

Veja como tirar esse certificado for life aqui

Mais uma dica: o lugar onde eu acho mais seguro pesquisar se é ou não necessário ter visto para um determinado país é a tabela de vistos necessários para cidadãos brasileiros no site do Itamaraty, aqui.

Eu sei que o Sri Lanka não é um destino muito procurado pelos brasileiros, mas saiba que ele está em todas as listas de "lugares a visitar" das mais respeitadas publicações sobre viagens no mundo - os europeus já invadiram o país há muito tempo - e eu sonho em conhecê-lo há mais de uma década, seja pela possibilidade de fazer safáris, pelas praias paradisíacas, pela natureza, pela cultura, pelos templos ou pela possibilidade de conhecer um lugar "exótico" sem o perrengue da Índia ou do Nepal, por exemplo. 

Nosso amigo Henrique, uma das pessoas mais viajadas que eu conheço, me descreveu o Sri Lanka como "uma Índia na classe executiva", mas se for na "Economy Premium" eu já vou achar ótimo!  


Sri Lanka: como tirar o visto
esta é a tela onde você vai pagar as taxas com os dados do seu cartão de crédito



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Verdade estive la no inicio do ano e o visto é automático, uns 1 minuto e tudo ok. Estava em Colombo e o policial disse que eu fiquei de Costa para o Buda, e isso não pode.
    Tenha uma ótima viagem, eu gostei do Sri Lanka.

    ResponderExcluir