Aachen, a terra dos Mercados de Natal mais lindos da Alemanha

Post sobre Aachen, na Alemanha, com dicas dos principais pontos turísticos, mercados de Natal, onde fazer compras, estacionar e pernoitar com um motorhome.
mercados natalinos em Aachen, Alemanha
Post sobre Aachen, na Alemanha, com dicas dos principais pontos turísticos, mercados de Natal, onde fazer compras, estacionar e pernoitar com um motorhome.

Fiquei alucinada pelos mercados natalinos de Aachen, na Alemanha, quase fronteira com Bélgica e Holanda - na minha opinião, são ainda mais lindos do que os mercados de Natal mais famosos de Frankfurt e de Colônia, que nós havíamos visitado nos dias anteriores.

Nas semanas que antecedem o Natal, as barraquinhas se espalham entre as praças e ruas em torno da Rathaus (Prefeitura) e do Dom (a Catedral), que são os principais pontos turísticos da cidade, transformando o centrinho histórico de Aachen num sonho de luzinhas, músicas natalinas, cheiros e cores que atraem turistas e locais pelas ruelas, deixando antever as delícias que nos esperam.

São mercados natalinos que encantam crianças, jovens, adultos e idosos.

Não deixe de ler também sobre o Mercado de Natal de Frankfurt e sobre os famosos Mercados de Natal de Colônia, na Alemanha.

mercados de Natal de Aachen, os mais fofos da Alemanha

Käthe Wohlfahrt - esta rede de lojas de produtos natalinos está espalhada por toda a Alemanha, e merece uma visita!

nos mercados natalinos de Aachen, dá vontade de experimentar tudo!

preços das bebidas num dos mercados de Natal de Aachen

todo mercado de Natal precisa ter um carrossel

mercado natalino na praça central de Aachen

Como chegar e onde estacionar

A estação de trens de Aachen não fica muito perto dos mercados de Natal - é necessário andar uns 15 minutos para chegar lá.

Aachen fica em território alemão, mas muito perto das fronteiras com a Bélgica e com a Holanda, e existem muitos trens e ônibus que ligam a localidade às principais cidades destes países e da própria Alemanha.

Chegamos à cidade vindos de Colônia, a uns 75Km de distância, e rodamos uma boa meia hora pelos arredores do centro histórico até finalmente encontrar uma vaga para estacionar.

E o problema não foi o tamanhão do nosso motorhome - não havia simplesmente nenhuma vaga, em pleno domingo, nem que estivéssemos num Fusca!

Quando já estávamos quase desistindo e saindo da cidade para procurar um lugar para pernoitar, do nada encontramos uma vaga ótima, gigante, tão boa, plana e tranquila, numa pracinha sem movimento nenhum, que decidimos já ficar por ali para passar a noite toda (e não apenas para pernoitar)!

Foi um free camping perfeito, na Leonhardplatz 😉

encontramos um ótimo lugar para estacionar e pernoitar com o motorhome em Aachen, na Alemanha

Leonhardplatz fica um pouco distante do centrinho, mas percorremos a distância entre o motorhome e o centro histórico a pé em mais ou menos 10 minutos

nossa vaga
caminho até o centro

Como aproveitar Aachen

Em pouco mais de 2hs de passeio noturno, deu para ver os mercados natalinos e os principais pontos turísticos da cidade, caminhando pelo centro histórico. Mas, se você tiver mais tempo, o ideal seria passar pelo menos um dia inteiro caminhando pelas ruelas medievais de Aachen e apreciando a Catedral.

Dá tranquilamente para fazer um bate e volta até Aachen, mas acho que vale muito a pena passar uma noite lá! Fiquei encantada! Que cidadezinha romântica à noite!

Os mercados natalinos ficam ainda mais encantadores depois que anoitece e o cheirinho de gluhwein (uma espécie de quentão) se espalha pelas ruas.

A iluminação dos prédios históricos é espetacular em Aachen, inclusive já ganhou muitos prêmios.

O centro histórico é bem compacto e dá para passear a pé por tudo. Como falei, estávamos estacionados na Leonhardplatz, que fica um pouco mais distante do centrinho, mas percorremos a distância entre o motorhome e o centro histórico a pé em mais ou menos 10 minutos de caminhada.

iluminação noturna vencedora de prêmios em Aachen, Alemanha

aachen
o centro histórico de Aachen fica inteirinho iluminado durante o período que antecede o Natal - duvido que haja melhor época no ano para visitar a cidade!

O que ver em Aachen

Chegando ao centro da cidade, demos uma passadinha rápida na Kaufhof - famosa rede de lojas alemãs de departamentos que tem uma área enorme de brinquedos (com tax free). Precisávamos comprar o presente de Natal pro Lipe, e não foi fácil despistar o pestinha!

Se você quer fazer compras, recomendo muito a Kaufhof, tem tuuuuudo lá!

Acreditamos, pela nossa experiência, que os brinquedos são mais baratos na Alemanha do que na Holanda, Bélgica, Luxemburgo ou mesmo França. A única outra cidade européia, fora da Alemanha, onde encontrei brinquedos com preços ótimos foi Zagreb, capital da Croácia.

Galeria Kaufhof em Aachen, na Alemanha

tentação!

que tal um motorhome Playmobil??

ao lado do centro histórico fica a principal rua de compras da cidade, um calçadão para pedestres onde está localizada a Galeria Kaufhof

outros bons lugares para fazer compras na Alemanha - lojas de rede que você encontra espalhadas por todo país

essa rede de farmácias é imperdível, não deixe de entrar numa - difícil sair de lá de mãos abanando

Depois passamos no centro de informações turísticas na Elisenbrunnen, e vimos a fonte Geldbrunnen, bem divertida, a fonte Puppenbrunnen, onde dá para brincar com as figuras, e a fonte Hühnerdiebbrunnen, fofíssima.

As fontes são uma das grandes atrações da cidade, e as crianças adoram!

os pequenos viajantes se divertem nas fontes de Aachen, na Alemanha

Aachen e os Mercados de Natal, na Alemanha

Os principais pontos turísticos da cidade são, sem dúvidas, a Rathaus (Prefeitura) do século 14 e a Catedral (Dom), ambos espetaculares.

Sobre a Catedral, que em 1978 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (o primeiro a ser reconhecido na Alemanha), um pouco de história: nesse local estão enterrados, desde 1215, os ossos do imperador Carlos Magno, que em 794 tornou Aachen a capital do seu vasto império, pela sua posição estratégica.

O local é destino de peregrinação desde o século 12, e 30 reis alemães foram coroados lá entre os anos de 936 e 1531, no trono imperial de Carlos Magno!

Mas o fato mais impressionante sobre essa Catedral eu ainda não contei a vocês: é lá que estão guardadas algumas das relíquias religiosas mais importantes de que se tem notícia no catolicismo - a roupa que Cristo usava quando foi crucificado, o manto de Maria, as roupas de São João Batista quando foi decapitado e as roupinhas do menino Jesus.

Infelizmente, essas relíquias só são mostradas em público a cada 7 anos, e nós não acertamos a data! Acredito que a próxima exibição será em 2021 - dá tempo de se programar hehehehe...

aachen
Catedral de Aachen - nunca imaginei que ela fosse tão importante para a história da Alemanha

Junto à Catedral está a Rathaus, um prédio gótico impressionante com 50 estátuas em tamanho real de governantes alemães, inclusive dos 3o reis coroados em Aachen.

Por ali também fica a praça Markt - do mercado - onde acontece um dos mais movimentados mercados natalinos da cidade.

Não deixe de experimentar os famosos biscoitos típicos de Aachen, os Printen - uma delícia, em todos os formatos possíveis!

na praça Markt acontece o mercado de Natal mais movimentado de Aachen

'WeihnachtsMarkt' significa mercado de Natal

Aachen e os Mercados de Natal, na Alemanha
os biscoitos são tão famosos que têm até uma loja só para vendê-los

aachen
não deixe de experimentar os famosos biscoitos típicos de Aachen, os Printen

A parte moderna da cidade não tem nada demais, mas o centro histórico é lindo, tanto de dia quanto à noite!

No dia seguinte, a partir das 9hs, precisávamos alimentar o parquímetro, e podíamos ficar por 2hs ainda na vaga, então caminhamos até o centro histórico novamente para passear mais um pouco.

guia Lonely Planet
wifi grátis em Aachen

Viajando de motorhome pela Europa

Decidimos fazer um super rancho no mercado Lidl ainda em Aachen (gastamos uns € 90 lá) e abastecer o motorhome com diesel antes de seguirmos viagem para Utrecht, na Holanda, a 217Km de distância.

Assim como os brinquedos são mais em conta na Alemanha, também encontramos diesel e produtos de mercado com preços bem melhores lá do que na Holanda, Bélgica, Luxemburgo ou França, por exemplo.

Por isso, vai a nossa recomendação: abasteça o tanque de combustível e a geladeira do motorhome antes de sair da Alemanha!

Lidl é a nossa rede de supermercados favorita na Europa

essa rede de mercados sempre tem bons estacionamentos para o motorhome

forrando a geladeira do motorhome no mercado Lidl de Aachen

O motorhome que alugamos na McRent de Frankfurt, para a nossa alegria (e economia!), funcionava a diesel. Abastecemos € 67 = 51 l = € 1,31 por litro.

Cruzamos a fronteira e nem percebemos! Na fronteira entre Alemanha e Holanda, apenas uma placa. Nem um policial, nada de controle de passaportes...nada!

Se você ficou curioso sobre o nosso motorhome alugado em Frankfurt, basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações: