Menu

Malásia: 4 lugares incríveis para conhecer e dicas de roteiros

Planejando uma viagem à Malásia? Veja 4 lugares incríveis para conhecer lá e monte seu roteiro! Dicas de Kuala Lumpur, Langkawi, Penang e Perhentian.
Malásia: 4 lugares incríveis para conhecer e dicas de roteiros

Planejando uma viagem à Malásia? Descubra 4 lugares incríveis para conhecer na Malásia e monte o seu roteiro! Dicas de Kuala Lumpur, Pulau Langkawi, Penang e Pulau Perhentian Kecil.

Fiz uma lista de lugares para conhecer na Malásia que vai te ajudar bastante na hora de planejar o teu roteiro de viagem pelo país. 

Um lugar onde as surpresas culturais são intermináveis, onde você escuta músicas de Bollywood nas ruas, vê chineses queimando dinheiro fake nos templos, experimenta a culinária Peranakan, curte praias de águas cristalinas em ilhas perdidas no meio do oceano, explora cidades super movimentadas e assiste ao desfile de mulheres muçulmanas com seus lenços coloridos e mulheres hindus enroladas nos seus saris e bindis. 

Assim é a Malásia.

Para te ajudar a planejar a tua viagem, listamos 4 lugares imperdíveis para conhecer na Malásia.

Estivemos na Malásia 2 vezes e adoramos viajar pelo país.

1ª viagem pela Malásia


Na 1ª viagem, foram 13 dias no mês de setembro explorando a Malásia. 

Fomos de Cingapura, de ônibus, até Johor Bahru, na fronteira entre os 2 países. 

A parte chata de ir de ônibus de Cingapura para a Malásia é que tem que descer do ônibus nos 2 lados da fronteira, com todas as malas e traquifâncias, para fazer os procedimentos de imigração, carimbar passaportes, etc. 

Em Johor Bahru nos hospedamos no Central Hotel, perto da estação JB Sentral, onde ficam concentradas a estação de ônibus, trens, shopping, imigração, etc. Ali nos arredores, visitamos templos Hindu, Budista e Sikh. Já deu para ter um gostinho do multiculturalismo da Malásia!

Outra atração ótima para quem viaja com crianças, bem pertinho do hotel, é o parque temático Angry Birds Activity Park.

Johor Bahru
Johor Bahru
Em Johor Bahru, pegamos um trem no dia seguinte para viajar até Kota Bharu, no norte do país.

Foi uma looonga viagem de trem (690Km), das 5h35min até as 19hs! Atravessamos o país inteiro de sul a norte, passando por muitas florestas na Jungle Railway Line, e finalmente chegamos na estação de trens em Wakaf Baharu, onde pegamos um táxi compartilhado para Kota Bharu. 

Em Kota Bharu ficamos hospedados no KB Backpackers Lodge. A maior atração lá é o 'night market', para quem gosta de turismo-vida-real. 

Jungle Railway Line
Jungle Railway Line

Kota Bharu

Kuala Besut
Kuala Besut
De Kota Bharu, no dia seguinte, seguimos até Kuala Besut de minivan, onde pegamos um barco para a ilha paradisíaca de Pulau Perhentian Kecil.

Em Pulau Perhentian ficamos hospedados na praia chamada Long Beach, no ótimo Bubu Resort

Pulau Perhentian Kecil
Pulau Perhentian Kecil
Ficamos 5 dias curtindo o paraíso na Terra e depois voltamos de barco até Kuala Besut, onde pegamos uma minivan para mais uma viagem de 6hs até Penang. Para chegar lá, atravessamos o país de leste a oeste. 

Em Penang nos hospedamos no Hotel Malaysia, em George Town

Passamos 4 dias lá, passeando entre George Town e Pulau Pinang.

George Town em Pulau Pinang
George Town em Pulau Pinang
Depois, finalmente pegamos um ônibus até Kuala Lumpur. Saímos 11hs de Penang e chegamos à capital malaia às 17hs.

Em Kuala Lumpur nos hospedamos no Lotus Hotel Masjid India, na frente da estação de metrô Jamek Masjid. 

Ficamos 3 dias em Kuala Lumpur e, de lá, seguimos viagem de avião para Koh Samui, na Tailândia, com a companhia aérea Firefly (voo de 2hs). 

Pegamos este voo num aeroporto bem menor do que o KLIA (Kuala Lumpur International Airport), mais próximo do centro de KL, em Subang (Sultan Abdul Aziz Shah Airport - sigla SZB). 

Enquanto o aeroporto internacional KLIA fica em Sepang, 75Km ao sul do centro de KL, o pequeno aeroporto de Subang fica apenas 20Km a oeste do centro. Quando comprar suas passagens aéreas para voar de Kuala Lumpur, preste atenção para não ir ao aeroporto errado! 

Veja o roteiro completo desta nossa 1ª viagem de volta ao mundo com o Lipe bebê aqui: Roteiro de uma volta ao mundo.

Torres Petronas em Kuala Lumpur
Torres Petronas em Kuala Lumpur

2ª viagem pela Malásia


Na nossa 2ª viagem pela Malásia, em janeiro de 2019, optamos por explorar Pulau Langkawi e passar uns dias na capital Kuala Lumpur para matar as saudades e conhecer pontos turísticos que não tínhamos tido a oportunidade de visitar quando estivemos lá pela 1ª vez.

Novamente partimos de Cingapura para a Malásia, mas, desta vez, fomos de avião até Langkawi

O voo da Air Asia dura pouco mais de 1h - saímos de Cingapura às 12h45min e chegamos em Langkawi às 14h10min.

Em Langkawi, ficamos hospedados no Malibest Resort, na praia chamada Pantai Cenang.

Fomos de lá para Koh Lipe, na Tailândia, de ferry.


Na volta para Pulau Langkawi, ainda aproveitamos para ir conhecer a famosa Sky Bridge.

Pulau Langkawi
Pulau Langkawi
Depois, seguimos de Langkawi para a capital Kuala Lumpur, num voo low cost da Air Asia que também durou pouco mais de 1h.

Nesta passagem pela capital malaia, ficamos hospedados no hotel de trânsito do Aeroporto Internacional de KL - o Tune Hotel KLIA - já que, no dia seguinte logo cedo, seguiríamos viagem para as Filipinas.

Na volta das Filipinas, ficamos mais 2 dias em Kuala Lumpur, hospedados na pousada Amethyst Love Guesthouse.

Como vocês percebem, entre idas e vindas pelo Sudeste Asiático, passamos diversas vezes pela Malásia. Kuala Lumpur é o hub da Air Asia, a maior companhia aérea low cost da região, então, para voar com eles, você acaba tendo que fazer conexões em KL.

Para saber como compramos nossas passagens aéreas, contei tudo aqui: Como comprar passagens aéreas para uma volta ao mundo.

templo taoísta Thean Hou em Kuala Lumpur
templo taoísta Thean Hou em Kuala Lumpur

Dicas para montar seu roteiro na Malásia

Você terá que escolher os seus destinos favoritos na Malásia na lista abaixo e depois colocar no Google Maps para montar um roteirinho racional.

Lembre que, embora estes destinos para conhecer na Malásia não sejam de difícil acesso, os deslocamentos, como regra, são de barco, trem ou ônibus/van, e são bem demorados (a não ser que seu orçamento inclua verbas para vários voos). 

Cada deslocamento de um lugar a outro na Malásia deve ser contado praticamente como 'dia perdido' no roteiro.

É muito provável que você chegue na Malásia pelo Aeroporto de Kuala Lumpur. 

A dica é começar os seus passeios pela Malásia justamente em Kuala Lumpur, a capital super agitada e caótica, e depois seguir para o norte, primeiro para Penang e, por último, para as ilhas de Pulau Perhentian Kecil ou Pulau Langkawi. 

Desta forma, você chega lá com toda a energia, se gasta bastante nos passeios pela metrópole e áreas mais urbanas, explorando templos e conhecendo muitos pontos turísticos, e depois, quando começa a cansar, parte para as praias, para descansar (e tirar férias da viagem) no paraíso 😜

PS. Foi o que fizemos em 3 das nossas viagens de volta ao mundo: 1º peregrinamos em lugares caóticos, deixando as ilhas paradisíacas do Sudeste Asiático para o final da viagem. 


Pulau Perhentian Kecil
curtindo o paraíso em Pulau Perhentian Kecil

Malásia com crianças: vídeo de viagem


Este vídeo é da nossa 1ª viagem pela Malásia, quando o Lipe tinha 2 aninhos:

Malásia com crianças: vídeo de viagem

Vamos então à nossa lista de 4 lugares incríveis para conhecer na Malásia?

Confira:

1 Kuala Lumpur, a capital multicultural 


Kuala Lumpur é uma cidade moderna, cosmopolita e multicultural, onde é bem fácil começar a "digerir" o Sudeste Asiático. 

Uma cidade com um aeroporto de 1º mundo, um ótimo sistema de transportes públicos, excelente oferta de hotéis 5 estrelas com preços bem acessíveis, bons restaurantes de comida típica e gastronomia internacional e exotismo na medida certa. 

De Little India a Chinatown, das ruas congestionadas aos arranha-céus, das mesquitas aos templos hindus, dos parques públicos aos mega shopping centers com ar condicionado, Kuala Lumpur certamente vai te agradar, e a cidade tem atrações turísticas suficientes para te segurar lá por pelo menos 3 dias

Na nossa 1ª vez em Kuala Lumpur, nos hospedamos no Lotus Hotel Masjid India, na frente da estação de metrô Jamek Masjid. 

Nesta viagem, ficamos 3 dias muito bem aproveitados em Kuala Lumpur.

Visitamos o Colonial District, o Central Market, Chinatown, Petaling Night Market, o templo hindu Sri Mahamariamman, Little India, o bairro muçulmano, as Torres Petronas e muito mais. Fomos na Masjid Jamek, na Masjid Negara e na Praça Merdeka, onde vimos a igreja, o mastro da bandeira, o Royal Selangor Club e o lindo prédio Sultan Abdul Samad - neste local foi proclamada a independência da Malásia, em 1957.

Também fizemos um passeio nos ônibus turísticos hop on, hop off, que têm um roteiro muito bom, passando por todos os principais pontos turísticos de Kuala Lumpur.

Visitamos ainda a Menara Kuala Lumpur, uma torre panorâmica de 421m de altura, de onde se tem boas vistas das Torres Petronas e do resto da capital. 

Na nossa 2ª viagem pela Malásia, ficamos mais 2 dias em Kuala Lumpur, hospedados na pousada Amethyst Love Guesthouse.

Visitamos lugares que já havíamos conhecido na 1ª vez que estivemos lá e também conhecemos atrações que não tínhamos visitado antes, como as Batu Caves, o museu interativo de ciências para crianças Petrosains Discovery Centre, o templo taoísta Thean Hou e o incrível Jalan Alor Food Night Market.

Essa é a vantagem de visitar uma cidade pela 2ª ou 3ª vez: a gente consegue finalmente fazer todos os programas que realmente queremos fazer, e não apenas os passeios turísticos "obrigatórios", não é assim com vocês?? 

Depois de riscar os top 5, os "must" da lista na 1ª viagem, na 2ª viagem ficamos livres para fazer o que faltou, repetir o que curtimos muito na 1ª visita...foi maravilhoso poder voltar a tantos lugares que eu amei!!

Torres Petronas
Torres Petronas

Jalan Alor Food Night Market
Jalan Alor Food Night Market

2 Penang, uma babilônia de religiões


Pegamos uma minivan em Kuala Besut para uma viagem de 6hs até Pulau Penang. Para chegar lá, atravessamos o país de leste a oeste. 

Em Penang nos hospedamos no Hotel Malaysia, em George Town

Jantamos nas banquinhas de street food do Red Garden, almoçamos no lindo restaurante suíço Edelweiss, passeamos de trishaw, andamos no calçadão de Penang, visitamos Chinatown, Little India, o Colonial District e adoramos conhecer o Khoo Kongsi, o templo do clã, e a Pinang Peranakan Mansion.

Para completar, ainda fiz compras no shopping center Komtar, que tem uma livraria maravilhosa com livros de viagem lindos por preços excelentes, a Popular Bookstore. 

Passamos 4 dias lá, passeando entre George Town e Pulau Pinang. Fomos ao Templo Kek Lok Si, subimos até Penang Hill e fomos na praia de Batu Ferringhi.

Penang (ou Pinang) é a 'Pérola do Oriente', considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e nós adoramos a mistura de chineses, malaios, indianos, baba nonyas, budistas, muçulmanos, taoístas, hindus, anglicanos e católicos. 

Pulau Penang teve sua origem como um porto super movimentado e, naquela época, empreendedores de todas as etnias imagináveis passavam por lá, o que levou riqueza e muitas culturas diferentes a esta pequena ilha na Malásia. 

No nosso quarto de hotel em George Town, ligamos a televisão e, por acaso, estavam passando cenas de guerra. O Lipe viu aquilo e queria entender por que “aqueles soldados estão lutando”.

Na cidade de Penang, no noroeste da Malásia, a babilônia de religiões é tão confusa que, numa mesma rua de uma mesma cidade, onde supostamente deveriam morar armênios, de acordo com o mapa, havia
  • chineses fazendo oferendas - queimando dinheiro de papel - num templo taoísta, 
  • indianos de Tamil Nadu com a testa vermelha num templo hindu, 
  • muçulmanos invocando Alá numa mesquita depois do cântico ensurdecedor de um muezim emitido por um alto-falante, 
  • um cemitério judeu,
  • mais chineses queimando incensos num templo budista, 
  • baba nonyas num Museu Peranakan, 
  • malaios assistindo futebol em um boteco junto com filipinos, 
  • uma igreja católica às moscas e, para completar o cenário, 
  • 3 brasileiros tirando fotos de tudo. 
Como explicar a uma criança que cresceu viajando, em meio a tanta tolerância e sincretismo religioso, que aqueles soldados da televisão estavam supostamente lutando por suas crenças??

Hotel Malaysia, em George Town
Hotel Malaysia, em George Town

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang

Pulau Penang
Pulau Penang

3 Pulau Perhentian Kecil, paraíso natural

Fomos até Kuala Besut de minivan, onde pegamos um barco para a ilha paradisíaca de Pulau Perhentian Kecil.

A Ilha Perhentian fica localizada a 21Km da costa - são 35min de barco do pier de Kuala Besut. 

Se você preferir voar, saiba que, do Aeroporto Kuala Terengganu até o pier de Kuala Besut, são 2hs de viagem - não existe aeroporto na ilha, então o único jeito de chegar é mesmo de barco. 

Em Pulau Perhentian ficamos hospedados na praia chamada Long Beach, no ótimo Bubu Resort

De PP Kecil é fácil fazer passeios de barco e ir conhecer Pulau Perhentian Besar (que significa 'Ilha Grande'), ali pertinho. Também há outra praia do lado oposto da ilha, a Coral Beach.  

Pulau Kecil ('Ilha Pequena'), nas ilhas Perhentians, não tem carros nem ruas, apenas praias mesmo, cheias de pousadas e coqueiros, como a gente imagina quando pensa como seria uma ilha paradisíaca perdida no meio do oceano. 

Para ir de Long Beach até a pequena Coral Bay, a gente atravessa a ilha caminhando de um lado a outro por uma trilha de 15min no meio mato.

O ambiente na ilha é jovem e descontraído, e o lugar é mais voltado a viajantes independentes e mochileiros. Se você está procurando uma ilha com resorts e restaurantes mais bacanas, a dica é ir para a vizinha Pulau Perhentian Besar.

A melhor época para visitar Pulau Perhentian é de março a novembro, fora da temporada das monções. A alta temporada vai de maio a setembro. 

Não deixe de levar máscara e snorkel, se você tiver, ou então alugue no seu hotel por todo o período da sua estadia. 

Ficamos 5 dias curtindo o paraíso na Terra e tomando muitos Cosmopolitans e depois voltamos de barco até Kuala Besut.

Isso faz quase 10 anos, e ainda hoje, quando fecho os olhos no meio do caos e penso num lugar paradisíaco onde eu gostaria de estar, é para Pulau Perhentian que meu pensamento voa...

Pulau Perhentian Kecil
vivendo la dolce vita em Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil
Bubu Resort em Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil
happy hour em Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil

Pulau Perhentian Kecil


Pulau Perhentian Kecil
como ir embora do paraíso?

Pulau Perhentian Kecil
Pulau Perhentian Kecil

4 Pulau Langkawi, férias da Ásia na Ásia


Fomos para Pulau Langkawi, uma ilha-paraíso no noroeste da Malásia, no dia 1º de janeiro de 2019. Chegamos cedo ao Aeroporto de Cingapura, para começar o ano como a gente mais gosta: viajando!!!

A 1ª vez que ouvimos falar em Pulau Langkawi foi quando estivemos na Malásia pela 1ª vez. 

Estávamos curtindo o paraíso em Pulau Perhentian e conhecemos uns malaios que nos disseram que "tínhamos que" ir até Langkawi. Naquela viagem não deu tempo de ir, mas ficamos com Langkawi na memória e, quando resolvemos voltar à Malásia, sabíamos que desta vez teríamos que ir conhecer esta ilha. 

Visitar Langkawi é um pouco como 'tirar férias' do resto do Sudeste Asiático: um lugar com avenidas largas, praias limpas e duty free shoppings com um estilo bem ocidental. 

O arquipélago tem 99 ilhas, das quais Langkawi é a maior. A ilha fica a 30Km do litoral da Malásia, e a apenas 45Km da fronteira tailandesa, e conta com incríveis formações geológicas e florestas tropicais. 

Em Pulau Langkawi, ficamos hospedados no Malibest Resort na praia de Pantai Cenang.

SkyBridge em Pulau Langkawi
SkyBridge em Pulau Langkawi

Pulau Langkawi
Pulau Langkawi, férias da Ásia na Ásia

Vídeo da nossa viagem de volta ao mundo


O Lipe escreveu um post contando o que ele achou da nossa viagem de volta ao mundo, quando estivemos em Langkawi e Kuala Lumpur, veja aqui:


Para ver os melhores momentos desta viagem de volta ao mundo, assista este vídeo:

Chip de celular para usar internet na Malásia

Durante a nossa viagem pela Malásia, usamos o tempo todo um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa volta ao mundo.

Com o chip da Easysim4u no telefone durante a nossa viagem de volta ao mundo, cada vez que o avião pousava num novo país, eu recebia uma mensagem no celular me dando as "boas vindas", o que significava que eu já estava automaticamente conectada à internet, inclusive para usar o Google Maps e chamar motoristas de aplicativo também!

Já usamos os chips da Easysim4u em uns 30 países, e foram raras as vezes em que não tivemos cobertura - apenas em alguns lugares bemmmm remotos, ou em países onde eles mesmos avisam que não existe conexão.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião, e já chegamos na Malásia com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países como nós fizemos, a facilidade e comodidade que esses 'simcards' oferecem é imbatível 😏

Nós não vendemos esses chips através do blog - nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um blog só para compartilhar dicas de viagem mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Chip de celular para usar internet na Malásia
Chip de celular para usar internet na Malásia
Você já esteve na Malásia? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Para saber como compramos nossas passagens aéreas, contei tudo aqui: Como comprar passagens aéreas para uma volta ao mundo

Nos próximos posts, continuamos contando sobre as nossas viagens de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaMalásia #LipeVoltaaoMundo 

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem lá nos stories - espia lá que está tudo salvo nas pastas de destaques da Malásia!



Você também nos encontra aqui:


Malásia: 4 lugares incríveis para conhecer e dicas de roteiros
Malásia: 4 lugares incríveis para conhecer e dicas de roteiros

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: