Langkawi, Malásia: o que você precisa saber

Langkawi, Malásia: descubra neste post tudo o que você precisa saber para conhecer esse paraíso no Sudeste Asiático

Está pesquisando sobre Langkawi, na Malásia? Então você veio ao lugar certo!

Descubra neste post tudo o que precisa saber para conhecer esse paraíso no Sudeste Asiático: como chegar, onde ficar, onde comer, o que fazer, as praias e tudo mais.

Pulau Langkawi é uma ilha-paraíso no noroeste da Malásia.

Voamos para lá de Cingapura no dia 1º de janeiro de 2019. Chegamos cedo ao Aeroporto de Cingapura, para começar o ano como a gente mais gosta: viajando!!!

A 1ª vez que ouvimos falar em Pulau Langkawi foi quando estivemos na Malásia pela 1ª vez.

Estávamos curtindo o paraíso em Pulau Perhentian Kecil e conhecemos uns malaios que nos disseram que "tínhamos que" ir até Langkawi.

Naquela viagem não deu tempo de ir, mas ficamos com Langkawi na memória e, quando resolvemos voltar à Malásia, sabíamos que desta vez teríamos que ir conhecer esta ilha.

Visitar Langkawi é um pouco como 'tirar férias' do resto do Sudeste Asiático: um lugar com avenidas largas, praias limpas e duty free shoppings com um estilo bem ocidental.

O arquipélago tem 99 ilhas, das quais Langkawi é a maior.

A ilha fica a 30Km do litoral da Malásia, e a apenas 45Km da fronteira tailandesa, e conta com incríveis formações geológicas e florestas tropicais.

Veja também:

Langkawi, Malásia: o que você precisa saber

Aeroporto de Langkawi

Aeroporto de Langkawi é bem localizado na ilha, não muito longe de Pantai Cenang, simples e eficiente.

O voo para Pulau Langkawi com a Air Asia foi assim:

AK 1716
SIN  Singapore 12:45PM
LGK Langkawi 2:10PM

Dias depois, voamos de Langkawi para Kuala Lumpur novamente com a Air Asia:

AK 6313
LGK Langkawi 6:20PM
KUL Kuala Lumpur 7:30PM

São apenas 1h10min de voo entre a ilha e a capital malaia.

Custos das passagens aéreas:

3 voos de Cingapura para Langkawi (Air Asia) - R$ 733,68
3 voos de Langkawi para Kuala Lumpur (Air Asia) - R$ 287,86

Para saber como compramos nossas passagens aéreas para esta volta ao mundo, contei tudo aqui: Como comprar passagens aéreas para uma volta ao mundo.

embarcando para o paraíso
No Aeroporto de Langkawi, após passar pela imigração, o policial chamou um colega, provavelmente da vigilância sanitária, e avisou que éramos brasileiros ("Brasil" foi só o que eu entendi do malaio dele kkkk).

Aí esse segundo cara fez um questionário completo conosco: de onde viemos, onde estivemos, idade, etc. Pediu para ver nossas carteiras de vacinação contra febre amarela e nos liberou.

Foi tranquilo, mas não esqueça da sua carteira, pois sem ela eles te barram a entrada na Malásia!

O mesmo aconteceu quando fizemos imigração no Porto Telaga, em Pulau Langkawi, vindos da Tailândia: de novo pediram para ver as nossas carteiras de vacinação contra a febre amarela para podermos entrar na Malásia.

Langkawi, Malásia
os vistos para visitar a Malásia são concedidos gratuitamente na chegada ao país

Aeroporto de Langkawi

Por incrível que pareça, a melhor cotação que conseguimos para o dólar americano em Langkawi foi no Aeroporto Internacional de Langkawi: U$ 1 = 4 MYR.

Não costumamos trocar dinheiro em aeroportos, pois normalmente as casas de câmbio dos aeroportos cobram comissão e a cotação acaba ficando ruim pra gente, mas em Langkawi não foi assim.

No centrinho de Langkawi, em Pantai Cenang, no mesmo dia, estava pior a cotação - estavam pagando apenas 3,98 MYR por 1 dólar.

A dica é que, se você for viajar pelo Sudeste Asiático, baixe o aplicativo do Grab antes de viajar, porque, para se registrar no serviço, eles pedem uma senha, que é enviada para o número de telefone que você tem que informar, e é muito mais fácil fazer isso em casa.

O Grab é o equivalente ao Uber, e é o aplicativo de corridas de táxi mais usado em toda a Ásia (usamos muito na Malásia e em Cingapura).

Pelo aplicativo Grab, a corrida do Aeroporto de Langkawi até o Malibest Resort em Pantai Cenang custou 17 MYR.

na Malásia, o aplicativo Grab é o equivalente ao Uber

Onde ficar em Langkawi

Em Pulau Langkawi, ficamos hospedados no Malibest Resort na praia de Pantai Cenang.

Reservamos um Quarto Família para 3 pessoas e pagamos MYR 210 por diária (em torno de R$ 188,00) + MYR 10 de taxas.

O quarto tinha 2 camas de casal grandes, frigobar, cofre, tv, ar condicionado, garrafa de água e produtos de banho.

A internet wifi funcionava ok.

Era um hotel com piscina (e escorregador) na beira da praia, totalmente 'pé na areia', numa parte mais "popular" de Pantai Cenang. Ali nos arredores existem várias outras opções de hospedagem mais bacanas, mas escolhemos o Malibest Resort pelo preço mais barato mesmo.

Nós ficamos hospedados lá antes de seguir viagem para a ilha de Koh Lipe, na Tailândia, ali perto, e deixamos 1 mala que não precisávamos no guarda-volumes do hotel em Langkawi para pegar na volta de Koh Lipe.

Eles não cobram por esse serviço, então se você tem planos de ir até Koh Lipe e quiser deixar bagagens desnecessárias em Langkawi, o Malibest Resort é uma opção.

Leia mais: Koh Lipe: o que você precisa saber

em Langkawi ficamos hospedados no Malibest Resort

nosso quarto no Malibest Resort

um por do sol maravilhoso para terminar bem o 1º dia do ano no Malibest Resort

piscina com escorregador no Malibest Resort em Langkawi

o Malibest Resort é bem 'pé na areia' em Pantai Cenang, Langkawi

Como falei antes, decidimos ficar nesse hotel pelo custo-benefício, e posso recomendá-lo se você está procurando um lugar bem simples e barato.

Se quiser outras opções, seguem as minhas indicações em Pulau Langkawi, para todos os bolsos e orçamentos:

Meritus Pelangi Beach Resort And Spa (hotel de preço médio, super bem recomendado)
the coconut langkawi (pousadinha super barata e simples)
Casa del Mar Langkawi (resort 5 estrelas maravilhoso, com preço lá em cima)

Veja outras opções na Praia Pantai Cenang em Langkawi clicando aqui.

pousadas em Pantai Cenang

Como é a Praia de Pantai Cenang em Langkawi

Pantai Cenang não é a praia mais bonita de Langkawi, mas é a mais movimentada, a praia que tem um "centrinho", com muitas opções de restaurantes, bares, opções variadas de hospedagem para todos os bolsos, lojinhas, casas de câmbio, mercados...enfim, todos os serviços que os turistas precisam.

Fica numa localização boa em Pulau Langkawi, central para os mais diversos passeios.

O por do sol visto de Pantai Cenang é um espetáculo diário - vimos o nosso 1º entardecer do ano lá, já que chegamos em Langkawi no dia 1º de janeiro, e foi de abalar! Complicado manter o nível durante o resto do ano depois deste espetáculo!

Além disso, pela primeira vez na vida nós vimos estrelas do mar NO MAR, vivas, como se fossem peixinhos dentro d'água - e só isso já me conquistou!

Acho que vale a pena passear em Langkawi e ir conhecer as outras praias, como Pantai TengahTanjung Rhu Beach e Datai Bay, mas recomendo se hospedar em Cenang que, embora não seja de uma beleza natural escancarada, preenche os requisitos de águas cristalinas, palmeiras e areia branquinha.

Pantai Cenang em Langkawi

Onde comer em Langkawi

Fizemos todas as nossas refeições em Pulau Langkawi ali nos arredores do nosso hotel em Pantai Cenang.

Em cada refeição experimentávamos um restaurante diferente: fomos no italiano Viva Italia, no mexicano 3 Amigos e em restaurantes de comida típica também - Telaga Seafood - estes servem bastante frutos do mar e são os mais baratos.

Para comprar lanchinhos, havia um ótimo 7 Eleven.

Custos em Pantai Cenang:

comprinhas no 7 Eleven em Langkawi

restaurantes de frutos do mar em Pantai Cenang, Langkawi

Como é a viagem de ferry de Langkawi para Koh Lipe, na Tailândia

Eu já expliquei todos os detalhes sobre a viagem de ferry ida e volta Langkawi - Koh Lipe - Langkawi no post que escrevi sobre Koh Lipe.

Se você está interessado nesse trajeto, dê uma espiada para saber como funciona: Koh Lipe - o que você precisa saber.

Saiba que vale a pena usar Pulau Langkawi como "jumping off point" para Koh Lipe, porque a ilha tailandesa que tem o nome do nosso pequeno viajante fica mais perto de Langkawi do que de outras ilhas do país vizinho!

Porto Telaga em Langkawi, onde pegamos o barco para Koh Lipe na Tailândia

Sky Bridge e teleférico em Langkawi

Fomos de táxi ao parque onde se localiza a impressionante Sky Bridge e um cable car assustador.

Preços:

💰 táxi do porto Telaga até o cable car - MYR 20
💰 ingressos do cable car - MYR 150 (para nós 3), sendo MYR 55 por adulto e 40 para crianças
💰 táxi Grab do cable car até Pantai Cenang - MYR 22

Recomendo que você faça como nós e aproveite para visitar a Sky Bridge na ida para o porto ou na chegada ao porto, porque é super perto, tipo 1Km apenas - não só para economizar no táxi, porque os táxis em Langkawi (e na Malásia como um todo) são até baratos, mas também para economizar tempo.

Como estávamos chegando de volta em Langkawi com a mala que tínhamos levado para a Tailândia, deixamos a mala ali mesmo no embarque do teleférico, sem nenhum problema e sem pagar nada.

Acho que outros viajantes tiveram a mesma idéia que nós, porque já tinha outras malas guardadas ali também.

O local onde fica situada a famosa Sky Bridge é um parque enorme, cheio de atrações, como um cinema 3D, lojas e restaurantes.

Sky Bridge Langkawi

Langkawi, Malásia

No caminho do teleférico até a Sky Bridge, você desembarca para ver a vista do meio do trajeto.

Lá no alto (é muitooo alto, assustador até!), você desembarca do teleférico e ainda pega um outro bonde para chegar até a Sky Bridge!

Se você for rápido, dá para fazer todo passeio em pouco mais de uma hora.

No teleférico em si são 15min para subir e 15min para descer. Mas, se quiser, existem tantas atrações (boas para crianças) na base, e tantos mirantes, que é possível passar umas 3hs lá, tranquilamente.

A vista de Langkawi inteira e ilhas nos arredores em 360° que se tem lá de cima é impressionante - o Peg, que não estava muito empolgado com o passeio, se surpreendeu! Recomendamos!

A Langkawi Sky Bridge, na Malásia, é uma das pontes peatonais mais incríveis que vocês verão na vida!! São 125m de comprimento, a quase 700m acima do nível do mar, com uma vista de tirar o fôlego!

Vale a pena ir a Langkawi só para pegar o teleférico treme-treme e chegar até esse mirante sensacional! Torça para não estar ventando muito!

teleféricos que levam à Sky Bridge Langkawi

Langkawi Sky Bridge
vistas do alto da Sky Bridge Langkawi

Sky Bridge Langkawi

Vídeo da nossa viagem de volta ao mundo

O Lipe escreveu um post contando o que ele achou da nossa viagem de volta ao mundo, quando estivemos em Langkawi e Kuala Lumpur, veja aqui:

Para ver os melhores momentos desta viagem de volta ao mundo, assista este vídeo:

Chip de celular para usar internet na Malásia

Durante a nossa viagem pela Malásia, usamos o tempo todo um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa volta ao mundo.

Com o chip da Easysim4u no telefone durante a nossa viagem de volta ao mundo, cada vez que o avião pousava num novo país, eu recebia uma mensagem no celular me dando as "boas vindas", o que significava que eu já estava automaticamente conectada à internet, inclusive para usar o Google Maps e chamar motoristas de aplicativo também!

Já usamos os chips da Easysim4u em uns 30 países, e foram raras as vezes em que não tivemos cobertura - apenas em alguns lugares bemmmm remotos, ou em países onde eles mesmos avisam que não existe conexão.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião, e já chegamos na Malásia com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países como nós fizemos, a facilidade e comodidade que esses 'simcards' oferecem é imbatível 😏

Nós não vendemos esses chips através do blog - nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um blog só para compartilhar dicas de viagem mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Chip de celular para usar internet na Malásia
Você já esteve em Langkawi? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Para saber como compramos nossas passagens aéreas, contei tudo aqui: Como comprar passagens aéreas para uma volta ao mundo

Nos próximos posts, continuamos contando sobre as nossas viagens de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaMalásia #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem lá nos stories - espia lá que está tudo salvo nas pastas de destaques da Malásia!