Menu

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain

Emirados Árabes: roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi
Emirados Árabes: roteiro de viagemNosso roteiro nos Emirados Árabes não foi planejado de acordo com o melhor aproveitamento do tempo, mas sim de acordo com as datas dos jogos do Grêmio na final do Mundial de Clubes - afinal, esse foi o principal objetivo da nossa viagem a Dubai, Abu Dhabi e Al Ain.  

Mesmo assim, acho que o roteiro final ficou muito bom, e vale ser compartilhado. A verdade é que se trata de um lugar que é conhecido justamente por ser um bom stopover - é raro encontrar alguém que tenha ficado mais do que 4 ou 5 dias por lá, e nós acabamos ficando mais de uma semana, então conseguimos aproveitar bastante, embora precisássemos de muito mais tempo para ver tudo o que eu queria!

Já escrevi em outro post, e é a mais pura verdade: como escolher apenas alguns poucos pontos turísticos que caibam no seu roteiro, quando entre as opções você tem o edifício mais alto do mundo, uma pista de esqui coberta, o maior shopping (com 1200 lojas!), um hotel 7 estrelas, um museu mundialmente famoso, uma mesquita branca espetacular que vale a viagem ao outro lado do mundo, parques temáticos incríveis, ilhas artificiais em formato de palmeira e outras atrações turísticas igualmente fantásticas?

Para te ajudar, escrevi um post com 10 lugares para conhecer nos Emirados Árabes - é um bom começo para planejar e escolher as suas prioridades!

Neste post, que será o último desta série sobre Dubai, Al Ain e Abu Dhabi, vou contar a vocês, resumidamente, como ficou nosso roteiro lá - para saber de todos os detalhes, clique nos links e leia os posts específicos sobre cada passeio! 

E leia também: O que você precisa saber antes de ir aos Emirados Árabes

Ah, e vale dizer que, como foi tudo decidido de última hora - aliás, de último minuto - não deu tempo de ler nem pesquisar muito sobre o nosso destino. Organizei tudo no voo para lá mesmo, com base no guia Dubai e Abu Dhabi da Lonely Planet e nas dicas das queridas amigas Patricia Amorim e Renata Salas Collazo, do blog Maria Aqui e Ali, que moraram lá. 

Para ver como essa viagem começou com perrengues antes mesmo de decolarmos, clique aqui: Quando a viagem já começa com perrengue

Emirados Árabes: roteiro de viagem
sim, eu tenho as 2 edições, porque faz tempo que eu queria ir para lá hehehe...
(e também porque sou #viciadinha em guias de viagens!)

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain
Dubai Aquarium

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain
The Waterfall no The Dubai Mall

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain
observatório do Burj Khalifa

aguardando o show das Fontes de Dubai

Onde comer nos Emirados Árabes

Antes de detalhar nosso roteiro, quero deixar para vocês uma dica, especialmente para quem gosta e está acostumado a comer com a família nos restaurantes de rede americanos: é difícil encontrar "comida local" nos Emirados! 

Eu, que adoro experimentar comidas típicas, passei trabalho lá! Você praticamente só encontra lá os típicos restaurantes de rede que encontra nos EUA: P.F. Chang´s, Red Lobster, Cheesecake Factory, Shake Shack, etc. 

Então, se por um lado isso é bem ruim porque a gente não consegue experimentar a comida local, que é uma delícia, por outro lado é bem tranquilo para quem tem filhos "chatos" para comer - pelo menos podem ir tranquilos que vocês vão encontrar em Dubai todos os restaurantes que encontram em Miami!

É bom avisar, para quem, como eu, não é fã de "passear em shopping" durante as viagens, que em Dubai os shoppings são verdadeiros pontos turísticos, cheios de atrações interessantes...como em geral faz muito calor lá, as pessoas não têm costume de andar na rua, e a tendência é viverem a vida dentro de shoppings, que são ambientes refrigerados! Fazem tudo lá! E provavelmente é nos shoppings que você vai acabar fazendo a maior parte das refeições enquanto estiver nos Emirados!


P.F.Chang´s

Rainforest Cafe

Eataly
Eataly

Red Lobster
Red Lobster, meu preferido

Red Lobster

The Cheesecake Factory
The Cheesecake Factory

The Cheesecake Factory

The Cheesecake Factory

Dia 1 Dubai - chegada

Chegamos em Dubai quase 8pm, vindos num voo de Fort Lauderdale, Flórida. 

Toda a emoção de voar Emirates Airlines pela primeira vez (e ganhar um monte de presentes 😜)!

Em resumo, foi a primeira vez na vida que "escolhemos" um voo pelos horários, roteiro e companhia aérea, e não pelo preço das passagens, e valeu cada cent!! 

Posso garantir que não há companhia aérea melhor (pelo menos entre as dezenas que já voamos), mesmo para quem, como diria o Lipe, voa na "quinta classe" como nós!!

Quem já voou com a Emirates? Tem coisa melhor??

Veja aqui algumas das companhias aéreas testadas pelo pequeno viajante. 

Emirates Airlines
a incrível primeira classe da Emirates Airlines (só fui lá tirar foto mesmo hehe)

Emirates Airlines
sempre quisemos voar Emirates - mais do que um meio de transporte, esse voo foi a realização de um sonho

Emirates Airlines

Emirates Airlines
nunca vimos uma companhia aérea que distribuísse tantos brindes quanto a Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines
a única coisa que não foi unânime foi a comida a bordo - o Lipe e o Peg não curtiram os sabores

Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines

Emirates Airlines

* Trocamos U$ no Aeroporto na cotação (ruim) de 3,61 por dólar - depois, no Shopping Burjman, trocamos U$ na cotação de 3,66 por dólar

Leia também:

O que você precisa saber antes de ir aos Emirados Árabes

* Alugamos carro na Dollar - pediram Permissão Internacional para Dirigir (pela Rentalcars economizamos mais de U$ 100!)

Leia aqui como tirar a PID - Permissão Internacional para Dirigir 

* Fomos para o Hotel Four Points by Sheraton Downtown Dubai

Para ler todos os detalhes sobre os hotéis em que ficamos em Dubai:

Emirados Árabes: 4 dicas de hotéis

Emirates Airlines
no Aeroporto de Dubai, há um terminal inteiro só para atender aos voos da Emirates Airlines

Emirates Airlines

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes
o Shopping Burjman é um bom local para trocar dinheiro

Dia 2 Dubai - City Sightseeing

Para começar a explorar Dubai, no nosso primeiro dia de passeios, resolvemos deixar o carro alugado no hotel e fazer o passeio com os ônibus turísticos vermelhos hop on hop off. 

Contei em detalhes sobre esse passeio aqui:

Dubai City Sightseeing: tour nos ônibus turísticos vermelhos de 2 andares

Vou apenas listar abaixo algumas das atrações que conhecemos neste dia fazendo este passeio, mas para entender melhor cada uma delas veja o post acima, ok?
  • Shopping Burjuman
  • Dubai Museum
  • Old Souk
  • Mercados de Ouro e de Temperos
  • Dubai Creek
  • Dubai Mall
  • The Cheesecake Factory
  • Dubai Aquarium
  • Underwater Zoo
  • Souk
  • The Waterfall
  • Burj Khalifa
  • Mesquita de Jumeirah
  • Shopping Mercato
  • Open Beach
  • Burj Al Arab
  • Souk Madinat Jumeirah
  • Palmeira
  • Atlantis The Palm
  • Tim Horton's
Foi um ótimo primeiro dia, tivemos uma visão geral da cidade, vimos todos os principais pontos turísticos, não cansamos nem nos estressamos e aproveitamos bem o dia, mesmo com jet lag. 

Leia também: 
Abaixo, algumas fotos deste dia lindo em Dubai:

minhas áreas preferidas em Dubai foram Bur Dubai e Deira












Dia 3 Al Ain

Já contei num outro post, em detalhes, tudo o que fizemos no nosso passeio em Al Ain, então para ver todas as dicas clique aqui:


Para ler sobre o hotel em que ficamos em Al Ain:

Emirados Árabes: 4 dicas de hotéis

tradicional Mercado de Camelos em Al Ain

Dia 4 Dubai - passeios de carro

Voltamos de Al Ain para Dubai e fizemos check-in no Rove Trade Centre, um hotel super bacana e moderno, com uma decoração linda e criativa, cheia de toques de design.

Leia mais sobre esse hotel aqui

Dubai é cheia de ícones! São tantas as atrações "imperdíveis" e pontos turísticos que "precisam" ser vistos que a gente corre o risco de transformar a viagem de férias numa maratona! 

A cidade é imensa e os deslocamentos de um ponto a outro, mesmo com trânsito fluindo bem, são demorados. 

Uma boa pedida é optar por um bairro ou região da cidade para explorar por dia. 

Para ajudar, escrevi este post bem prático: 10 lugares para conhecer nos Emirados Árabes

Neste dia, fomos na Mesquita de Jumeirah, seguimos até a Public Beach, que tem um "caminhódromo" maravilhoso, vimos o incrível Burj Al Arab num almoço "com vista" na beira da praia e, de lá, seguimos para o Souk Madinat Jumeirah, um shopping que é quase uma Disney das Arábias e tem vistas muito legais do Burj! 

As primeiras 2hs de estacionamento são grátis. 

Ainda fomos ao shopping The Dubai Mall, porque queríamos ir ao Dubai Ice Rink, uma pista de patinação no gelo gigante dentro do shopping, e ver as Fontes de Dubaiespetáculo gratuito das fontes dançantes. 

O estacionamento no shopping é gratuito. 

É bom sempre gravar bem o local onde tu deixou o carro nos estacionamentos de shoppings - eles são imensos, com vários andares, e é bom até fotografar as indicações para não se perder!

Como falei, o programa grátis mais imperdível de Dubai acontece todas as noites, de 30 em 30min, nas fontes dançantes do Dubai Mall! Achei tão lindas quanto as do Belaggio em Vegas! 

Quem já viu as duas? Qual a sua preferida?? 

O show dura apenas alguns minutos, e dá vontade de ficar esperando para assistir o próximo novamente - nós vimos dois, e foram com temas diferentes: o primeiro com uma música árabe, e o segundo com uma música pop latina. 

Também fomos assistir ao La Perle By Dragone, uma mistura de Cirque du Soleil com show da Broadway, com teatro, muita música, drama, água, circo e um palco incrível que é uma atração por si só. Esse espetáculo residente em Dubai é o melhor programa noturno da cidade, e eu recomendo muito! 

Contei mais detalhes sobre esse teatro aquático aqui:


O show de 90 minutos havia sido recentemente inaugurado quando estivemos lá, e a grande estrela era a brasileira Andressa, que tivemos a sorte de poder conhecer pessoalmente, acredita? Ela nos mostrou até os bastidores, foi demais! Fiquei orgulhosa da conterrânea!

voltando de Al Ain para Dubai, já é possível avistar, desde muito longe, a imensa torre do Burj Khalifa










Dia 5 Dubai - Aquaventure Waterpark

Ainda não foi desta vez que nos hospedamos no luxuoso resort 5 estrelas Atlantis The Palm Dubai, primeiro precisamos acertar na mega-sena! Mas pelo menos eles nos convidaram para ir conhecer e passar o dia no Aquaventure Waterpark, o parque aquático incrível que fica dentro do complexo do hotel, na ponta de cima da Palmeira Jumeirah, e foi isso que fizemos neste dia, o mais relaxante da viagem - e o mais divertido pro Lipe! 

Contei tudo em detalhes aqui:


Aquaventure Waterpark

Se você ainda tiver fôlego, dá para optar entre continuar o passeio no final da tarde com uma caminhada e jantar na Dubai Marina Walk ou no shopping Mall of the Emirates, aquele que tem a famosa pista de esqui indoor no meio do deserto! 

Todas essas atrações ficam para o mesmo lado e, de carro, dá para fazer tudo em um (longo) dia!

Como meu povo estava cansado, depois de aproveitar o dia todo no parque aquático, fiz eles me deixarem no Mall of the Emirates no caminho de volta ao hotel, porque eu não queria perder a oportunidade de conhecer esse famoso super shopping. 

Passei, fui conhecer o incrível Ski Dubai (imagina uma imensa pista de esqui dentro de um shpping center localizado no meio do deserto? não dá pra perder, né??), jantei no Cheesecake Factory e voltei ao hotel sozinha de metrô, tudo super tranquilo. 

Se você tem medo de viajar ao Oriente Médio sozinha, esquece o pudor, pelo menos nos Emirados é tudo muito tranquilo, na minha opinião!

Como sou do tipo de viajante "já que" (já que estou aqui, vou aproveitar para conhecer ali também!), ainda dei uma passadinha no Dubai Garden Glow no caminho para o hotel! 





o metrô de Dubai é um luxo!


print do Google Maps para mostrar o desenho incrível da Palmeira Jumeirah e a localização do parque aquático lá no topo da palmeira! veja que, do parque ao shopping, são 18min de carro, e é considerado "pertinho"


Dia 6 Dubai - passeios de carro

Neste dia fizemos os passeios que faltavam na minha lista de atrações top de Dubai:

10 lugares para conhecer nos Emirados Árabes

Fomos primeiro para a área do Dubai Creek: Gold Souk, Spice Souk, atravessamos o Creek numa abra (barquinhos típicos), mais souks, Hindi Lane, Dubai Museum e Bastakyia. 

Essas atrações ficam em 2 regiões da cidade conhecidas como Bur Dubai e Deira, separadas pelo Creek, um canal que corta a cidade. São as áreas históricas e autênticas de Dubai, áreas a partir das quais a cidade se expandiu até se tornar o que é hoje, e justamente por isso foram as regiões de que mais gostei - não de um lugar específico, mas de uma grande caminhada pelos bairros empoeirados e ruelas labirínticas, souqs (mercados variados que vendem de ouro a temperos, passando por tecidos e badulaques de todo tipo) lotados e caóticos, tão diferentes do outro lado ultramoderno da cidade, em Dubai Marina e ao longo da Sheikh Zayed Road. 

Não deixe de pegar um dhow, para um passeio de barco, ou um abra (táxi aquático) para atravessar o Creek de um lado a outro. Do lado de Bur Dubai, um passeio pelo bairro de Al Fahidi é imperdível, assim como o Meena Bazaar, conhecido como a Little India de Dubai. Não deixe de visitar também o Dubai Museum, edifício mais antigo da cidade, ótimo lugar para entender a história de Dubai e os costumes e tradições da cultura árabe.

De lá, fomos ao Dubai Mall, pois tínhamos conseguido ingressos para subir ao observatório do Burj Khalifa às 4:30pm - sim, os ingressos são caríssimos, e são vendidos pela internet com hora marcada. 

Arranha-céu mais alto até então construído pelo homem, com 828m de altura, inaugurado em janeiro de 2010, o Burj Khalifa é um ponto de referência que pode ser visto de grande parte de Dubai. 

A plataforma de observação que visitamos é a do 124º andar, a 442m de altura, com vistas de cair o queixo, mas não achei grande vantagem o horário das 4:30pm. 

Explico: sempre que visitamos esse tipo de mirantes no alto de prédios, tento programar para ir nesse horário, porque daí a gente consegue ver a cidade lá do alto com luz do dia, e ainda aproveitar o por do sol e ver tudo à noite, iluminado. 

Só que, no Burj Khalifa, não recomendo ir no horário do por do sol! Além de ser uma muvuca (porque todo mundo vai ter a mesma ideia que você), com gente se acotovelando para encontrar um espaço na janela, a plataforma de observação não tem vidros anti-reflexo, então fica refletindo tudo, e mal dá para tirar uma foto decente depois que escurece. 

Em resumo, não vi vantagem - na próxima vez, eu iria de manhã!






















Dias 7 e 8 Abu Dhabi

Já contei num outro post, em detalhes, tudo o que fizemos nos 2 dias que ficamos em Abu Dhabi, então, para ver todas as dicas, clique aqui:

Abu Dhabi: roteiro de 2 dias

Para ler sobre o hotel em que ficamos em Abu Dhabi: 

Emirados Árabes: 4 dicas de hotéis

Grande Mesquita de Abu Dhabi

Dia 9 Dubai - partida

Saímos de Abu Dhabi e pegamos a estrada para voltar a Dubai (a estrada era toda iluminada com postes de luz ao longo do caminho!).

Na verdade, voltamos direto para o Aeroporto de Dubai, porque, naquela mesma madrugada, voaríamos para New York City, para continuarmos nossa viagem pelos Estados Unidos!

Nosso voo de volta para os Estados Unidos era as 2:35 da madrugada, e voamos no maior avião do mundo, um A380 - foi emocionante!

empolgados para embarcar num A380, o maior avião do mundo

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes
a Emirates Airlines dá uma super preferência para famílias com crianças

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes
voamos de Dubai para New York City

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes
Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes

Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes


Leia todos os nossos posts sobre o país clicando aqui: Emirados Árabes

Vai viajar para os Emirados Árabes?

Os hotéis em que ficamos nesta viagem, em resumo, foram os seguintes:

* Em Al Ain: Hotel Ayla

Para ver mais dicas desta nossa viagem, dê uma espiada na hashtag #LipenosEmirados nas redes sociais (especialmente no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro). 

Tem dicas de viagem a Dubai, Abu Dhabi ou Al Ain também? Deixe nos comentários, por favor! Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi


roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi

roteiro de viagem para Dubai e Abu Dhabi


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Que roteiro mastigadinho! Ótima ajuda para quem está planejando uma viagem por esta região. :)

    ResponderExcluir