Menu

Grande Mesquita de Abu Dhabi: vale a viagem aos Emirados Árabes

Como é a visita à Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Grande Mesquita de Abu DhabiA Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabesé uma das coisas mais espetaculares que eu já vi - uma brancura que dói nos olhos, contra aquele céu muito azul. 

De alguns ângulos, a Sheikh Zayed Grand Mosque lembra um bolo de casamento, cheio de camadas de merengue e marshmellows! Mas não é cafona, como o bolo que vocês devem ter imaginado - pelo contrário, é linda. 

Pelo lado de dentro, a opulência é ainda mais evidente: muito ouro, tapetes feitos à mão, lustres de pedras preciosas, janelas de cristal, trabalhos intrincados nas paredes...


Tiramos (entre nós 3, 2 visitas e várias câmeras) mais de 500 fotos dela. Depois de muito selecionar e deletar, ainda ficaram 300 fotos. Por mais que eu goste de fotografia, quando tiro 500 fotos de um lugar é porque ele tem algo de realmente espetacular MESMO. 

Neste post, vou mostrar um pouquinho desse lugar incrível a vocês. E sim: como diz o título, vale cruzar meio mundo só para ir lá (mesmo que não houvesse todo o resto!). 

Grande Mesquita de Abu Dhabi
cristais na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
domos com detalhes em ouro na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
a inesquecível iluminação noturna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
colunas da Grande Mesquita de Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
lustre recheado de pedras preciosas na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
família buscapé na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Como é a visita na Grande Mesquita de Abu Dhabi


Há bastante vagas de estacionamento gratuito (aliás, toda a visita é gratuita, não precisa pagar ingresso). 

Depois de estacionar, você passa por uma checagem de segurança com raio x e, se estiver de bermuda (inclusive os homens), ou se for mulher sem um lenço cobrindo a cabeça, eles te mandam para uma salinha para se "vestir". 

Pena que só levei manta de lã na mala (para a parte II da nossa viagem pelos EUA). Se tivesse um lenço para a cabeça, poderia ter usado minhas próprias calças jeans e blusa de meia manga. 

Mas...como esqueci do lenço, tive que passar ao local onde eles emprestam roupas tradicionais para homens e mulheres, e peguei uma 'abaya' emprestada. 

Pensei que, como eles emprestam para todo mundo (é grátis, inclusive, assim como a entrada na mesquita e o serviço de audio-guia), as roupas fossem fedorentas, mas não! São super cheirosinhas! É óbvio que eles lavam a cada vez que emprestam. 

Para os homens, a mesma coisa: não pode entrar de bermuda ou camiseta decotada - se for assim, vai ter que colocar o vestidão emprestado também.

Grande Mesquita de Abu Dhabi
o que pode e o que não pode vestir na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi


Grande Mesquita de Abu Dhabi
não, não são muçulmanas - na maioria, são turistas com roupas típicas emprestadas

Grande Mesquita de Abu Dhabi
foram mais de 500 fotografias na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Depois de se "vestir" à caráter, não esqueça de tirar os sapatos e deixar no espaço apropriado para eles antes de efetivamente entrar no jardim interno da Mesquita. 

Eles têm tours guiados (em inglês), que duram em média 1 hora - chegue com antecedência e espere pelo próximo tour - no site tem os horários detalhados das visitas guiadas. 

Nós não curtimos muito visitas guiadas, por 2 motivos: primeiro, preferimos ir no tempo do Lipe, pois essas visitas às vezes podem ficar bem chatinhas para ele, que não fala inglês; segundo, preferimos ir no nosso próprio tempo, para não ter pressa e podermos fotografar à vontade, que é o que a gente gosta de fazer quando visitamos um lugar fotogênico como este! 

E, para facilitar ainda mais as coisas, eles oferecem também visitas autoguiadas com audioguias, que nós gostamos e recomendamos muito! Eles tinham até uma versão do audioguia em português! 

A cada novo recinto que íamos passando, o audioguia ia nos dando as informações, através dos fones de ouvido. Foi excelente! 

Se você for do tipo apressadinho, pode ficar lá menos de uma hora, entre estacionar e ir embora. Eu não lembro exatamente quanto tempo ficamos (até porque voltamos novamente à noite), mas com certeza foram pelo menos umas 3 horas. Então o tempo que você vai "gastar" nesta atração só depende do seu interesse e disponibilidade. 

audioguia em português na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Grande Mesquita de Abu Dhabi
informações grátis nos fones de ouvido

Grande Mesquita de Abu Dhabi



Grande Mesquita de Abu Dhabi
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Cuidados ao fotografar na Grande Mesquita


As regras para visitar e, principalmente, para fotografar a mesquita, são bem rígidas. 

Não pode fazer gestos - vi alguns gremistas fazendo o "V" da vitória, ou do bicampeonato, na frente da mesquita, e os guardinhas mandaram eles deletarem as fotos na mesma hora. 

Nós também tomamos mijada: numa das fotos que o Peg tirou de nós, o meu capuz tinha escorregado da cabeça sem eu perceber (é de um tecido tipo jersey, fica todo o tempo escorrengando), e meu cabelo estava aparecendo - pois lá veio o guardinha fazer o Peg apagar a tal foto dos meus cabelos ao vento kkkkk...

Os lugares por onde é permitido perambular durante a visita à Grande Mesquita Sheikh Zayed também são estritamente controlados: há áreas só para muçulmanos, áreas só para mulheres ou apenas para homens, lugares onde não pode pisar nem para tirar uma foto, como o pátio principal...enfim, se esforce para seguir as regras, afinal, são os costumes e regras da religião deles - mas também não precisa morrer de ódio ou de vergonha se tomar uma mijada dos guardinhas - eles estão ali para isso!! 

E o lugar vale cada xixi 😁

olha como o capuz ficava todo tempo escorregando da cabeça

e eles também não são muito fãs de paus de selfie, tripés e câmeras GoPro

o capuz tinha escorregado totalmente da cabeça nesta foto, e aí deu confusão, queriam que o Peg apagasse - ele até apagou várias, mas sobrou essa sem querer!

aqui eu já tinha recolocado o capuz - e isso que ainda nem tínhamos entrado na mesquita - isso é do lado de fora!

Qual o melhor horário para visitar a Grande Mesquita


Durante a semana, a mesquita fica aberta para visitação das 9 da manhã até as 22hs. 

Nós visitamos durante o dia e depois novamente à noite, e é impossível dizer qual o melhor horário, acho que tem que ir de dia e de noite também! 

Durante o dia, aquela brancura contra o céu azul é uma coisa fantástica, mas a iluminação noturna deixa o lugar ainda mais impressionante! 

Note que a semana, nos Emirados Árabes, vai de sábado até quinta. Sexta-feira é o dia sagrado, em que eles descansam e muitos lugares fecham. 

Então, nas sextas, a mesquita fica fechada para orações e só reabre para turistas as 16h3omin. 

Durante o Ramadã, os horários são bem mais restritos, informe-se antes de ir. 

Para mais informações, clique aqui: Grande Mesquita

durante o dia, é esse sol de rachar num céu azul maravilhoso

Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi à noite


depois que a noite cai, a iluminação noturna se acende e o lugar fica ainda mais espetaculoso!

Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

não é maravilhoso?





Como chegar à Grande Mesquita de Abu Dhabi


É fácil. Difícil é NÃO vê-la! 

A Grande Mesquita Sheikh Zayed localiza-se num ponto estratégico, bem na entrada da Abu Dhabi City Island, e é visível das 3 principais pontes que conectam a ilha ao restante do continente: a Maqta, a Mussafah e a Sheikh Zayed. 

Você certamente vai avistá-la de longe. Se não, o GPS/Waze/Google Maps te levam até lá. 

Como já falei, existem muitas vagas de estacionamento gratuito

paixão desde o primeiro momento que passamos na frente, na chegada à cidade


Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

a Grande Mesquita Sheikh Zayed é visível desde bemmmm longe!

Grande Mesquita de Abu Dhabi, linda de todos os ângulos



Um pouco do que aprendemos no tour autoguiado


A Grande Mesquita de Abu Dhabi teve sua construção inciada pelo falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al-Nahyan, e por isso recebeu o nome dele. 

Ele é adorado em todos os 7 Emirados e foi o 1º presidente, justamente por ter sido o principal articulador da união dos Emirados Árabes - é considerado o "fundador" do país. 

Foi ele quem criou o projeto da Mesquita onde seria enterrado, e começou a obra em 1996, mas acabou tristemente falecendo em 2004, 3 anos antes da sua inauguração, que aconteceu em 2007.

A Mesquita tem capacidade para abrigar 40 mil pessoas, entre as áreas interna e externas, e recebe mais de 3.5 milhões de visitantes por ano. 

A parte externa é cercada por jardins e espelhos d'água (lindos!!).


os espelhos d'água da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi


Grande Mesquita de Abu Dhabi e os lindos jardins na área externa







A construção, toda revestida em mármore branco, tem 4 minaretes, 82 domos e mais de 1000 colunas, que representam os mais variados estilos arquitetônicos islâmicos - Otomano, Mameluco e Fatímida são os principais. 

A área externa é mais impressionante que as áreas internas, mas estas também não decepcionam, ainda mais quando a gente fica sabendo dos detalhes e números superlativos da decoração: 

  • a mesquita tem o maior tapete persa feito à mão no mundo (nele trabalharam 1200 artesãos iranianos, por quase 2 anos)
  • os 7 lustres lustres de cristal foram feitos na Alemanha, sendo que o maior deles pesa 12 toneladas
  • as paredes e o teto são ornamentadas com mosaicos florais coloridos (achei muito parecidos com os do Taj Mahal), versos do Corão e desenhos islâmicos entalhados em relevo, e a mesquita é decorada com ouro de 24 quilates, cristais de Murano e pedras preciosas
  • o custo total estimado da obra foi de R$ 1,5 bilhão

mosaicos florais coloridos na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

essas flores esculpidas no mármore lembram muito as do Taj Mahal!

no interior da Grande Mesquita de Abu Dhabi, ainda mais opulência

lustres cravejados de pedras preciosas

o maior tapete persa do mundo na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

não há um centímetro quadrado sequer sem decoração




uma das portas de entrada na área interna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

o espaço para os turistas é delimitado por cordas na Grande Mesquita em Abu Dhabi

detalhes em ouro na Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi


Vale a pena visitar a Grande Mesquita de Abu Dhabi


A Grande Mesquita de Abu Dhabi entrou imediatamente no meu top 5 de lugares de devoção mais lindos do mundo à primeira vista!!! 

Quando a vimos pela primeira vez, cruzando uma das pontes que a circundam, logo na chegada à Abu Dhabi, já soubemos que iríamos nos apaixonar por aquele espetáculo de mármore branco.


Quanto mais do mundo a gente conhece, mais anseia conhecer, vocês já perceberam isso? 

Quanto mais eu viajo, mais vejo como o mundo é infinito e quanto eu ainda quero conhecer novos lugares que vou descobrindo pelos nossos caminhos!!! 

Quando penso "que bom, agora vou riscar um lugar da minha wishlist", imediatamente surgem mais 5 novos lugares na lista! Acontece com vocês também?

Tem dicas de viagem a Abu Dhabi também? Deixe nos comentários, por favor! Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog!

Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

a Grande Mesquita de Abu Dhabi nunca viu tantos gremistas quanto neste dia!







na área interna da Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi




Vai viajar para os Emirados Árabes?

Os hotéis em que ficamos nesta viagem, em resumo, foram os seguintes - clique nos links em vermelho para conferir as tarifas e fazer a sua reserva:



* Em Al Ain: Hotel Ayla

Leia mais sobre cada um deles aqui: 


Para ver mais dicas desta nossa viagem, dê uma espiada na hashtag #LipenosEmirados nas redes sociais (especialmente no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro). 











Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Grande Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Sheikh Zayed Grand Mosque

Sheikh Zayed Grand Mosque

Sheikh Zayed Grand Mosque

Sheikh Zayed Grand Mosque

Sheikh Zayed Grand Mosque

Sheikh Zayed Grand Mosque
Grande Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: