O Castelo de Himeji, no Japão, é Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO, e é uma daquelas razões que, por si só, já justificariam uma viagem ao país.
É possível visitá-lo em um bate e volta desde Quioto, Nara, Osaka ou Hiroshima mas, pelo que pesquisei, devido à distância (ele fica praticamente entre Quioto e Hiroshima), o ideal é fazer um pit-stop em Himeji no caminho entre Quioto e Hiroshima.
Foi o que fizemos, uma paradinha super estratégica para conhecer um dos mais importantes pontos turísticos do Japão.
Depois de trocar nossos vouchers comprados no Brasil, pegamos nossos JR passes e inauguramos os benditos numa incrível viagem de shinkansen (trem-bala japonês) entre a Kyoto Station e Himeji.
o primeiro bilhete de shinkansen |
e a primeira viagem de trem-bala - a gente nunca esquece |
Chegando em Himeji, vimos que os guarda-volumes da estação custavam ¥ 700 cada um, e precisaríamos de 4 deles para alojar toda a nossa tralha, já que não são muito grandes e tínhamos 4 volumes entre mochilões e mochilinhas, ou seja, seriam quase 30 doletas para deixar as mochilas no guarda-volumes por algumas horas!
Então resolvemos nos revezar: enquanto o Peg e o Lipe ficaram num restaurante da estação de trens de Himeji almoçando e cuidando das nossas malas, eu fui até o castelo, e eles foram depois.
É tudo uma questão de estratégia, escolha a sua 😉
uma opção boa e barata para almoçar na estação de Himeji |
essa rede de restaurantes japonesa oferece vários tipos diferentes de pratos-feitos |
Atenção para o fato de que, para entrar e sair das estações de trem, especialmente nas áreas de embarque, você sempre precisa ter em mãos o seu passaporte e JR pass - não vá esquecer deles no guarda-volumes!
A estação de trens de Himeji é super bem sinalizada - devo ter visto pelo menos umas 10 placas lá indicando a direção do Castelo, você vai descer do trem e não vai nem precisar perguntar para que lado é o dito cujo!
Para saber tudo sobre o Japan Rail Pass, leia: Japan Rail Pass - vale a pena comprar o passe de trem para viajar pelo Japão?
E, sobre o Japão, veja também:
* Japão - dicas para acompanhar a floração das cerejeiras no país
* Japão - dicas gerais de viagem pelo país
* dicas de culinária japonesa (10 pratos que você precisa experimentar)
* como tirar o visto para viajar ao Japão
* Japão - dicas gerais de viagem pelo país
* dicas de culinária japonesa (10 pratos que você precisa experimentar)
* como tirar o visto para viajar ao Japão
Aliás, o pessoal da estação parece saber que todos turistas chegam lá loucos para ver o Castelo e, já na estação, há uma maquete e lugares para os pequenos viajantes tirarem fotos - o Lipe adorou 😜
O castelo da cidade é tão imponente e grandioso que já dava para enxergá-lo quando estávamos chegando a Himeji, de dentro do trem, a mais de 2km de distância.
Saindo da Himeji Station, ele estará imediatamente à sua frente, a 1.1km de distância.
As ruas da cidade são bem bonitas, com esculturas pelas calçadas, mas é inegável que o grande apelo turístico de Himeji é mesmo o lindo castelo branco da cidade.
veja como a estação fica exatamente de frente para o Castelo - é só seguir reto pela avenida mais larga no meio do mapa |
o Castelo de Himeji já pode ser avistado desde muito longe, de dentro do trem (atrás da antena, viu?) |
a moderna estação de trens de Himeji |
tirei esta foto parada na frente da estação de trens de Himeji |
se quiser, você pode alugar uma bici para rodar pela cidade |
mapas da cidade espalhados pelas calçadas de Himeji |
esculturas pelas ruas |
Em 15min de caminhada eu já havia ultrapassado o fosso e as muralhas e estava dentro do pátio do famoso castelo.
Ele ainda está sendo restaurado, mas o tapume é pequeno e não atrapalha em nada a grandiosidade do monumento.
Não tínhamos a intenção de visitá-lo por dentro - nossa vontade era de vê-lo por fora mesmo. A visita autoguiada, seguindo as flechas por dentro do castelo, segundo eu li, leva quase 2hs!
Muitas fotos e 15min depois eu já estava de volta à estação de trens de Himeji - era a vez dos meninos se impressionarem com o maior e mais suntuoso castelo do Japão.
cruzando o fosso para chegar ao castelo, impossível não ficar esperando ver jacarés ali no fosso hehehe |
o castelo é cercado por muralhas e por um fosso |
entrada principal para o Castelo de Himeji |
Em japonês, ele se chama Himeji-jo, ou shirasagi (garça branca), e é um dos poucos castelos originais do Japão, de 1580 - pois a maioria dos castelos japoneses, como por exemplo o de Hiroshima, são reconstruções modernas, depois de terem sido destruídos por incêndios, terremotos ou guerras.
Ele tem uma fortaleza principal de 5 andares e 3 pisos menores, todo circundado por muralhas e fossos. Segundo a lenda, pelas aberturas da muralha, eles despejavam óleo fervendo em quem tentava se aproximar sem ter sido convidado kkkk...
Em resumo: visite o castelo branco no caminho entre Quioto e Hiroshima - num pit-stop de 1h30min já dá para curtir bastante.
Se quiser fazer o tour completo, reserve no mínimo 3hs para o passeio.
Ah, e vale dizer que é proibido voar o drone lá na área do castelo - o Peg ficou bem decepcionado (nem lembrou de tirar fotos!)! 😒
viu o tapume ali do lado esquerdo da foto? ele nem atrapalha |
artistas de rua prontos para uma foto |
muitos turistas - a grande maioria japoneses - mesmo no auge do inverno |
Vídeos do Japão