Menu

El Salvador: tudo o que você precisa saber para viajar

Descubra tudo que você precisa saber para viajar a El Salvador, saiba o que fazer por lá, como chegar, história, geografia, curiosidades e muito mais!
El Salvador
Descubra tudo o que você precisa saber para viajar a El Salvador, saiba o que fazer por lá, como chegar, história, geografia, curiosidades e muito mais!
Você já pensou em visitar El Salvador, na América Central? Sabia que o país tem vulcões, cidades coloniais, praias famosas para o surfe e muitas outras atrações turísticas incríveis? E o melhor: atualmente, é um dos países mais seguros da América Latina para viajar!

Em janeiro de 2024, fizemos um cruzeiro de navio pelo Caribe e uma roadtrip de carro pela América Central, passando pela Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Já contei aqui no blog como foi nosso cruzeiro pelo Caribe no navio Costa Pacífica, e agora vou contar pra vocês como foi conhecer El Salvador durante a nossa viagem de carro alugado pela América Central.

Descubra aqui tudo o que você precisa saber para viajar a El Salvador, conheça o Lago Coatepeque, o Vulcão Santa Ana, a Ruta de Las Flores, aprenda um pouquinho da história, geografia e curiosidades locais e saiba o que tem para fazer por lá!

Como eles diriam em El Salvador, que chivo! (= que legal!) 

El Salvador
Santa Ana

El Salvador
arte salvadorenha

El Salvador
Lago Coatepeque

El Salvador
Vulcão Izalco visto do nosso quarto no excelente hotel Casa 1800 Cerro Verde

El Salvador
Ruta de Las Flores

El Salvador
nosso drone sobrevoou o Vulcão Santa Ana, com sua cratera alagada

El Salvador
Hotel Casa 1800 Cerro Verde

El Salvador: o que você precisa saber

Imagino que muitos leitores aqui do blog nunca sequer cogitaram ir a El Salvador. 

Com uma terrível fama de país perigoso, El Salvador muito raramente entra nos planos de viagens de turistas brasileiros - com exceção dos surfistas, que vão para lá atraídos pelas excelentes ondas do litoral do Pacífico. 

Sim, não nego: viajar a El Salvador foge um pouquinho do convencional - e por isso mesmo eu queria tanto conhecer esse pequeno país na América Central!

Depois de visitar mais de 100 países - e El Salvador foi o meu 104º país - a gente começa justamente a buscar o 'não-convencional' 😁

Mesmo viajantes que estão se aventurando pela América Central acabam 'fugindo' de El Salvador, indo direto para a Guatemala, por exemplo, tanto pela má reputação do país com relação à segurança, quanto por acreditarem, equivocadamente, que não existem muitas atrações turísticas lá!

O que eu posso dizer é que, atualmente, El Salvador é um dos países mais seguros da América Latina para viajar e, com relação aos pontos turísticos, podem ter certeza de que o tamanho pequeno do seu território engana: o menor país continental das Américas, numa área tão reduzida, proporciona aos turistas que decidem explorá-lo uma infinidade de atrações turísticas - desde cidades coloniais até vulcões incríveis, de praias famosas para o surfe a paisagens naturais de tirar o fôlego, com boa infraestrutra turística e um povo muito sorridente e acolhedor.

El Salvador é conhecido por suas praias no Oceano Pacífico, famosas por serem ótimos pontos para a prática de surfe, e pelas paisagens vulcânicas. A Ruta de Las Flores é uma estrada que passa por fazendas de café, florestas com cachoeiras e vilarejos charmosos como Juayúa, conhecida pela sua feira gastronômica nos finais de semana, e Ataco, que tem murais lindos.

El Salvador é como um café forte para os sentidos. Com as lembranças ainda recentes de uma terrível guerra civil, a maioria dos viajantes manteve distância do país, mas a antiga má reputação de El Salvador ficou muito distante do que você vai de fato encontrar numa visita ao país hoje em dia - uma espécie de quebra-cabeças, em que você tem que encaixar o povo sobrevivente da guerra com a maravilhosa arte popular, a deliciosa street food e os ônibus escolares reciclados dos EUA, transformados em carruagens psicodélicas. 

Embora o menor país da América Central não tenha uma vida selvagem abundante, El Salvador tem inúmeros vulcões e montanhas, além de um litoral selvagem no Oceano Pacífico. Um lugar para absorver, explorar e desvendar. 

Nesse post eu espero conseguir resumir tudo o que você precisa saber para organizar o seu roteiro em El Salvador.

El Salvador
a charmosa capital colonial Santa Ana

El Salvador
terra de vulcões

El Salvador
a street food salvadorenha só é comparável em quantidade à street food que víamos na Tailândia

El Salvador
os famosos murais de Ataco

El Salvador
chamados de 'chicken bus', esses ônibus escolares americanos reciclados são transformados em carruagens psicodélicas

Estivemos em El Salvador em janeiro de 2024, em uma viagem de carro pela América Central, passando também pela GuatemalaHonduras e Belize, e agora vou contar um pouquinho como foi essa experiência e as coisas incríveis que você vai encontrar por lá!

Veja também: 


Nós usamos 2 ótimos guias de viagens para planejar a nossa viagem pela América Central:

guia Lonely Planet Central America on a shoestring
guia Lonely Planet Central America on a shoestring

guia Rough Guides Central America on a budget
guia Rough Guides Central America on a budget

El Salvador: primeiras - e equivocadas - impressões

Recentemente o mundo inteiro acompanhou a impressionante reeleição do Presidente de um micro país da América Central, do qual até então muita gente só tinha ouvido falar mal - pela violência. 

Em El Salvador, o atual Presidente, Nayib Bukele, se reelegeu este ano (2024), poucos dias depois da nossa viagem para lá, quase que por aclamação - um troço histórico, com mais de 80% dos votos.

Testemunhamos de perto a paixão que os salvadorenhos têm por esse cara. E não é a paixão Bolsonaro x Lula, 50x50 - lá é mais de 80% de aprovação, pensa!! 
O Presidente é mais do que amado no país - é idolatrado! No nível de quase 90% de aprovação da população, e com canecas com a foto dele para vender por todos os lados!
Sério, as lojinhas de souvenirs vendem canecas com a foto dele - deu até vontade de comprar uma como souvenir, só de zueira kkkk...

O mais engraçado é que, quando comentei com algumas pessoas que iríamos a El Salvador nas férias, todo mundo OU não sabia sequer o QUE era El Salvador - inclusive vi jornalistas escrevendo bobagens no dia em que foi proclamado o resultado das eleições, do tipo "é um território caribenho" - OU me perguntavam "mas não é super perigoso lá?"

Em 1º lugar, preciso dizer que morro de rir quando vejo portoalegrenses ou cariocas, moradores de 2 das cidades mais perigosas do Brasil, preocupados em viajar para determinado lugar por questões de segurança. 

Gente, se tu mora em Porto Alegre, uma das cidades mais violentas do Brasil, tu vais estar + seguro em praticamente qualquer lugar do mundo do que em casa!

Em 2º lugar, não, El Salvador não tem nada de perigoso: esse Presidente de El Salvador se reelegeu praticamente por aclamação justamente porque acabou com as disputas de gangues que existiam lá - as terríveis Maras - e hoje o país é um dos mais seguros do continente!

Isso sem falar nos fantásticos vulcões, nos lagos, nas vistas, nos pueblos típicos da Ruta das Flores, na street food deliciosa e barata, nas praias famosas pelas boas ondas para o surfe, no povo super amável...
Pode tirar da cabeça os preconceitos e estereótipos e colocar o país na tua wishlist, porque El Salvador é TUDO de bom!
Leia mais:


El Salvador
 as lojinhas de souvenirs vendem canecas com a foto do Presidente Nayib Bukele

El Salvador
testemunhamos de perto a paixão que os salvadorenhos têm por esse cara, num patamar de quase 90% de aprovação

El Salvador
ser salvadorenho, hoje em dia, é motivo de muito orgulho

El Salvador
você verá a bandeira de El Salavdor hasteada por todos os cantos

É seguro viajar para El Salvador?

Até pouco tempo atrás, El Salvador só aparecia na mídia quando o assunto era violência urbana e facções criminosas, as famosas Maras.

Embora os números fossem realmente assustadores para um pequeno país, era importante tentar compreender o contexto das estatísticas - que não é diferente de outros lugares da América Latina.

A verdade é que, embora para os salvadorenhos fosse triste conviver com tanta violência urbana, o certo é que, já naquela época, os turistas que viajavam pelos pontos de interesse de El Salvador raramente teriam problemas relacionados à segurança.

Nos destinos turísticos de El Salvador, assim como em outros países (ou cidades) considerados "violentos", você dificilmente teria dificuldades: o dia a dia do viajante é bem mais simples e seguro do que a gente pode imaginar quando vemos apenas as notícias ruins que aparecem nos noticiários. 

Estatísticas de violência urbana são um aspecto que não me assusta em uma viagem. Sendo brasileira, sei muito bem que as boas notícias não dão manchetes. E mais: mesmo se pensarmos estatisticamente, é BEM mais provável sofrermos um atentado terrorista ou furtarem nossa mochila num metrô em Paris, por exemplo, do que em Santa Ana. Eu não deixaria de ir a Paris por isso - porque deixaria de ir a Santa Ana??

Mas fiquei curiosa para saber como é que El Salvador, sendo um paisinho tão pequenino, desceu tão fundo no buraco da violência, subindo tão alto num ranking tão chocante - e foi assim que acabei descobrindo algumas coisas que quero compartilhar com vocês aqui sobre as Maras - as quadrilhas que aterrorizavam o país, associações criminosas que já levaram o título de gangues mais perigosas da América - nas quais o atual Presidente deu um fim. 

El Salvador
eu não deixaria de ir a Paris por medo da possível violência - cidade que tem, no momento, um alto risco de sofrer atentados terroristas, e onde turistas têm seus bens diariamente furtados por 'pickpockets' nos metrôs - porque deixaria então de ir a Santa Ana?

El Salvador
nos destinos turísticos de El Salvador, como a Ruta de Las Flores, você não terá nenhum motivo para se sentir inseguro

As Maras de El Salvador

As Maras de El Salvador são gangues de criminosos que começaram a se formar, na verdade, nos bairros pobres de Los Angeles, EUA, na década de 80, por salvadorenhos que viviam na região. 

Em decorrência do estrangulamento das leis de imigração nos EUA, muitos salvadorenhos começaram a ser deportados e, ao chegarem de volta ao país, com a difícil situação econômica após a guerra civil - que durou 12 anos e só terminou em 92, e que dificultava a obtenção de empregos - aliada ao fácil acesso a armas e pequeno contingente policial, se formou a conjuntura perfeita - quase que um fermento - para que essas pessoas de má índole se reunissem para cometer crimes violentos. 

Com milhares de jovens sem empregos e sem perspectivas de futuro num país em reconstrução, o crime floresceu em El Salvador no fim da década de 90. 

Além da violência urbana, eles se uniram aos cartéis de drogas colombianos e mexicanos - no seu auge, as maras chegaram a reunir mais de 100 mil bandidos - e começaram a guerrear entre si por poder e território, como acontece sempre que há tráfico de drogas em qualquer lugar do mundo.  

Como é fácil perceber, El Salvador está bem no meio do corredor do narcotráfico, que transporta drogas e armas da América do Sul para a América do Norte, e eram as maras salvadorenhas que controlavam esse comércio no país, inclusive estendendo seus tentáculos para Honduras e Guatemala. 

As maras funcionavam, em El Salvador, exatamente como funcionam hoje, aqui no Brasil, as facções criminosas: organizadas hierarquicamente, com um líder a quem todos os demais membros deviam lealdade, tinham por objetivo expandir a área de atuação e consolidar o poder de um grupo sobre os outros. 

Para garantir o domínio de uma determinada região, recrutavam novos membros entre os moradores locais desde a infância. Uma criança nascida em um bairro controlado por uma mara dificilmente teria outro futuro que não terminar se juntando a essa quadrilha na adolescência - praticamente a descrição de uma facção criminosa brasileira hoje em dia. 

Não era por nada que a imensa maioria das vítimas de assassinatos em El Salvador eram homens com idade entre 15 e 30 anos, envolvidos com essas gangues, decorrentes das disputas entre as maras pelo controle do tráfico de drogas. 

Essas quadrilhas se tornaram então conhecidas internacionalmente pelas tatuagens no rosto e pelo corpo - até por isso, se você tiver muitas tatuagens, é melhor tentar cobri-las um pouco enquanto estiver viajando por El Salvador, pois hoje em dia elas são muito mal vistas no país!

A última coisa que um turista em El Salvador iria querer hoje é ser confundido com membros das maras.

Mas, como eu disse acima, embora fosse horrível para os salvadorenhos conviver com tanta violência no seu cotidiano, essa criminalidade, já desde a década de 90, pouco afetava os viajantes em geral, já que a violência era direcionada especificamente aos membros das maras rivais. 

O integrante de uma mara não estava interessado em atingir turistas a passeio no país! Se você não se envolvesse com traficantes e não fosse se meter em áreas controladas pelo narcotráfico, seria muito improvável que fosse sofrer qualquer tipo de violência. 

Traçando um parâmetro com o Brasil, seria só evitar as áreas que todos nós sabemos que são dominadas pelo narcotráfico 💁

Mas é importante dizer que tudo isso ficou absolutamente pra trás em El Salvador, e é justamente por essa razão que o povo salvadorenho hoje idolatra o atual Presidente, que prendeu TODOS os integrantes das maras em presídios severíssimos e acabou com as facções criminosas em El Salvador. 

É, eu sei que, para o brasileiro que me lê, isso parece uma utopia, mas, em El Salvador, é a pura realidade. 

Durante nossos dias de viagem em El Salvador, não vimos qualquer sinal de Maras ou qualquer tipo de violência, assim como não estivemos em nenhum lugar que nos parecesse desconfortável ou mesmo estranho. Não nos sentimos inseguros em nenhum momento.

Pelo contrário: percebemos que existem sérias restrições à venda de bebidas alcoólicas em vários lugares e em determinados horários, e notamos, desde o desembarque do avião no Aeroporto de San Salvador, a firme intenção de combater o tráfico de drogas, com cachorros farejadores cheirando as bagagens de mão dos passageiros na porta da aeronave!

As cidades mais seguras de El Salvador são justamente os vilarejos turísticos da Rota das Flores e a zona de praias de El Tunco e Sunzal, que atrai tantos surfistas. São áreas de grande atividade turística, com ótima infraestrutura, policiamento, vigilância e inclusive iluminação pública - tudo o que é necessário para garantir a segurança e uma boa experiência aos visitantes.

A verdade é que El Salvador excedeu todas as minhas expectativas, não só no quesito segurança, mas também na quantidade de lugares de interesse turístico para visitar, na boa comida, na simpatia dos salvadorenhos...adorei a nossa visita ao país!

E isso significa que o país é 100% seguro? Ora, gente, nem a Noruega é!

Escute as recomendações dos locais, pergunte, mantenha-se nas áreas turísticas e longe de drogas, evite viajar à noite, tenha muito cuidado com os seus pertences...se você seguir basicamente os cuidados mínimos de segurança que teria em qualquer grande cidade brasileira, estará mais seguro em El Salvador do que na sua cidade!

Leia também: Quais os países mais seguros do mundo para viajar

El Salvador
El Salvador está se tornando um dos países mais seguros para viajar na América Latina

El Salvador
passeávamos à noite tranquilamente pelas cidades salvadorenhas, que têm boa iluminação pública nos seus centros históricos

Moeda oficial em El Salvador

O colón, moeda oficial de El Salvador desde 1892, foi substituído em 2001 pelo dólar americano. 

Desde 2001, a moeda oficial de El Salvador é o dólar dos EUA. Portanto, essa é a melhor moeda para você levar o seu dinheiro numa viagem a El Salvador.

Dê preferência para levar cédulas novas e notas de valores menores - de até U$ 50 - pois os pequenos comerciantes não aceitam receber pagamentos com notas de U$ 100 ou velhas. 

Você pode até trocar as notas maiores em bancos nas cidades maiores, como a capital San Salvador ou Santa Ana - mas não deixe para fazer isso nas praias ou nos vilarejos menores da Rota das Flores, onde pode ser até difícil encontrar um caixas eletrônicos tipo ATM para sacar dinheiro!

Cartões de crédito e de débito, como Nomad e Wise, são aceitos em El Salvador, mas sempre é bom levar dinheiro vivo em qualquer viagem, de preferência em notas pequenas, como já expliquei acima, para emergências com cartões ou para usar em quaisquer situações onde cartões não sejam aceitos, como em mercados ou pequenos comércios, por exemplo.

Como eles usam o U$ em El Salvador, é possível sacar dólares nos caixas eletrônicos (ATM), e tem um monte deles no Aeroporto de San Salvador, então aproveitamos para sacar dólares com o nosso cartão Nomad. 

Para sacar U$ 500 (que é o limite diário que a Nomad permite sacar), pagamos uma taxa de U$ 3,75. Recomendo experimentar em mais de um ATM, porque o proprietário do caixa eletrônico decide o quanto vai cobrar de taxa em cada saque, e alguns ATMs cobram muito mais do que outros. Antes de finalizar o saque, a máquina informa quanto cobrará de taxa para aquele saque, e então você pode escolher prosseguir ou abortar a missão e tentar em uma máquina que cobre menos taxa. 

Em 2021, El Salvador tornou-se o 1º país a declarar Bitcoin como moeda de troca legal. 

A chamada Lei Bitcoin estabeleceu que todos os agentes econômicos podem e devem receber Bitcoin como forma de pagamento, quando oferecido pela pessoa que adquire um bem ou serviço.

El Salvador
tem um monte de caixas eletrônicos tipo ATM no Aeroporto de San Salvador

El Salvador
para sacar U$ 500 - limite diário que a Nomad permite sacar - num caixa eletrônico no Aeroporto de San Salvador, pagamos uma taxa de U$ 3,75

El Salvador
El Salvador foi o 1º país a aceitar Bitcoin como moeda de troca legal

Como chegar e se deslocar em El Salvador

Nós visitamos El Salvador cruzando uma fronteira terrestre de carro alugado, mas também é possível chegar lá voando, é claro.

Do Brasil, não existem voos diretos para El Salvador - o melhor jeito de chegar lá é fazendo conexão em outros aeroportos. Estivemos no Aeroporto de El Salvador meio que involuntariamente num voo da Copa Airlines (explico mais abaixo), que tem um hub no Panamá, inclusive com stopover gratuito. 
Indo do Brasil, o jeito mais fácil de chegar a El Salvador certamente é via Panamá, voando Copa Airlines - basta uma conexão e você já estará em El Salvador, embora eu recomende muito que você aproveite o stopover gratuito para conhecer um pouquinho mais do Panamá - foi justamente num desses stopovers que conhecemos o país. 
Leia mais: Dicas do Panamá

Outras companhias aéreas fazem conexão em Miami e em outras cidades dos EUA, como Houston e Atlanta, com voos diretos para El Salvador, mas, nesse caso, você precisa de visto americano para fazer conexão lá, não esqueça deste detalhe. 

De Cancún no México também é possível voar direto para a capital de El Salvador.

Veja também as nossas Dicas da Guatemala e Dicas do México.

Por terra, existem também outras formas de viajar em El Salvador, além de carro (como nós fizemos). 

Você pode pegar express buses, também chamados 'ejecutivos' ou 'lujos', rapiditos (minibuses) ou ainda o meio de transporte mais raiz - e mais típico - da América Central, os chicken buses
Uma parte muito autêntica da cultura latino-americana com a qual você logo se familiarizará viajando pela América Central são os “ônibus das galinhas”. Chamadas de "camionetas", "colectivos" ou simplesmente "buses" (pronunciado como "boo-ses"), essas engenhocas são ônibus escolares dos EUA repintados com cores coloridas e reaproveitados. Em tons pastéis ou em cores vibrantes, com decorações religiosas e profanas penduradas e tilintando por todos os cantos e com os destinos escritos à mão no para-brisa dianteiro, dar uma volta num 'chicken bus' é uma experiência econômica e inesquecível. 
Passageiros, mercadorias e animais se acotovelam em estradas esburacadas, embarcando e partindo com grande frequência em uma dança barulhenta de pneus velhos, crianças, bagagens abarrotadas e caixas cheias de pintinhos espiando (por isso o nome - chicken buses - dado a esses ônibus).

El Salvador
viajamos de carro alugado por El Salvador

El Salvador
viajando de carro alugado pelas ótimas estradas de El Salvador

El Salvador
placa de veículo de El Salvador

El Salvador
estivemos no Aeroporto de El Salvador involuntariamente num voo da Copa Airlines, depois que eles cancelaram nosso voo para a Guatemala

El Salvador
o meio de transporte mais raiz - e mais típico - da América Central são os 'chicken buses'

El Salvador
os 'chicken buses' da América Central são tão icônicos que viraram tema de quadros, souvenirs, etc

Chegando ao país pelo Aeroporto Internacional de San Salvador

Nosso plano era viajar a El Salvador de carro alugado, a partir da Guatemala, e só fomos parar no Aeroporto de San Salvador em razão de uma conexão involuntária causada pela bagunça que a Copa Airlines fez na nossa viagem. 

Em outra oportunidade, eu conto pra vocês todo esse perrengue com a Copa Airlines - que durou 3 longos dias (!!)🤬

Na chegada de avião a El Salvador, sobrevoamos o litoral do país e vimos praias lindas!

Chegamos à capital San Salvador num voo da Copa Airlines e fizemos conexão com um voo Avianca/Taca. 

Para fazer apenas conexão não é necessário passar pela imigração, a menos que você tenha que recolher bagagens despachadas. Como viajamos apenas com bagagens de mão, não foi necessário. 

Eles realmente estão combatendo o narcotráfico por lá - inclusive com cachorros farejadores cheirando as bagagens de mão dos passageiros na porta dos aviões!

El Salvador
fomos parar no Aeroporto de San Salvador em razão de um perrengue com a Copa Airlines

El Salvador
ao invés de voarmos do Panamá direto para a Guatemala, que era nosso destino, tivemos que fazer uma conexão involuntária em San Salvador

El Salvador
sobrevoando o território de El Salvador já dava para ver como o país é pequeno

El Salvador
voo da Copa Airlines para El Salvador

El Salvador
saímos de Panama City com destino a San Salvador num voo da Copa Airlines

El Salvador
na chegada de avião a El Salvador, sobrevoamos o litoral do país e vimos praias lindas

El Salvador
Aeroporto Internacional de San Salvador

El Salvador
para fazer apenas conexão em San Salvador não é necessário passar pela imigração

Para visitar El Salvador, é necessário ter a vacina contra a febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação.

Foi o 1º país nesta viagem em que efetivamente nos pediram para ver a carteira de vacinação contra a febre amarela. Passamos por vários países nesta viagem pela América Central em que a carteira de vacinação era necessária, mas raramente a vigilância sanitária de fato pede para ver o documento - no Aeroporto Internacional de San Salvador pediram, e quem não tinha não entrava no país!

Lembre que a vacina para febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data de embarque.


Em El Salvador, assim como em quase todos os destinos tropicais, onde tem mato, tem que ter cuidado com as picadas de mosquitos - previna-se usando um repelente bom, de preferência com DEET.

Leve também os demais itens fundamentais em qualquer viagem à América Central e ao Caribe: óculos de sol, boné e muito protetor solar.

repelente
previna-se das picadas de mosquitos usando um repelente bom, de preferência com DEET

Vacina contra a febre amarela
para visitar El Salvador, é necessário ter a vacina contra a febre amarela no seu Certificado Internacional de Vacinação

El Salvador
em El Salvador, assim como em quase todos os destinos tropicais, onde tem mato, tem que ter cuidado com as picadas de mosquitos

A tarjeta de ingresso em El Salvador no aeroporto custa U$ 10. Como fizemos apenas conexão, não precisamos pagar. 

A nossa 1ª impressão de El Salvador foi muito boa: funcionários da imigração e das companhias aéreas prestando informações com cordialidade, sem parecer que estão te fazendo um grande favor, como ocorre na República Dominicana, por exemplo, de onde vínhamos naquele momento (por isso a comparação). 

O Aeroporto de San Salvador é muito mais top do que eu supunha: bem moderno, cheio de restaurantes e fast foods como Subway, Burger King, Juan Valdez (do café colombiano), etc. 

Muitas lojas de marcas conhecidas também, como Tommy Hilfiger, e lojas de souvenirs bonitos. Vários free shops, bebedouro com água potável, banheiros limpos, ótima sinalização e limpeza. Uma exposição de obras de arte de um artista local. Não esperava tanto, e o Aeroporto Internacional de San Salvador realmente me impressionou positivamente. 

Almoçamos no Burger King do aeroporto e os combos custam cerca de U$ 10 por pessoa. 

Como expliquei acima, tinha vários caixas eletrônicos tipo ATM no Aeroporto de San Salvador, e então aproveitamos para sacar dólares com o cartão Nomad.

O voo entre San Salvador e a Cidade da Guatemala dura apenas 35min. 

Voamos de Avianca/Taca, pois o nosso voo da Copa Airlines para a Guatemala tinha sido cancelado em razão dos problemas com as aeronaves da Boeing 737 Max.

El Salvador
de El Salvador, seguimos para a Cidade da Guatemala num voo da Avianca

El Salvador
exposição de obras de arte de um artista local no Aeroporto Internacional de San Salvador 

El Salvador
Aeroporto de San Salvador em El Salvador

El Salvador
loja de souvenirs maias no Aeroporto de San Salvador

El Salvador
voamos de Avianca/Taca porque o nosso voo da Copa Airlines foi cancelado em razão dos problemas com as aeronaves da Boeing 737 Max

Como entrar de carro em El Salvador

Se você pretende entrar em El Salvador com carro próprio, vai precisar de uma autorização temporária de importação, que é possível conseguir na entrada do país, na fronteira. 

Essa autorização dura 30 dias, que é tempo mais do que suficiente para visitar o país.

Mas...se você está viajando como nós, com um carro alugado em outro país, vai precisar de uma autorização da locadora.

Quase todas as locadoras que pesquisei permitem que você alugue um carro na Guatemala, por exemplo, e cruze as fronteiras para El Salvador e Honduras (e vice-versa). 

Algumas também permitem a travessia com o carro alugado para a Nicarágua. Elas só não autorizam que carros alugados na Guatemala cruzem a fronteira com Belize e com o México 😓

Para cruzar com o carro alugado na Guatemala para El Salvador, Honduras e Nicarágua, não existem grandes problemas: você precisa avisar a locadora 48hs antes de sair da Guatemala e eles te cobrarão uma taxa de U$ 35 para confeccionar os documentos legais/transfronteiriços - Border Crossing Permits.

Atenção: não é possível cruzar a fronteira de carro ilegalmente, sem a documentação necessária da locadora e a autorização de passagem na fronteira - sem esses documentos, o seu carro alugado vai ficar retido na fronteira.

E, mesmo que você passe pela fronteira, se não tiver a autorização da locadora, não estará segurado 😮

El Salvador
no site da Alamo Guatemala eles avisam que é possível cruzar as fronteiras de El Salvador, Honduras e Nicarágua com o carro alugado na Guatemala - Belize e México estão excluídos

El Salvador
a mesma informação consta nas FAQ do site desta locadora - Guatemala Rent a Car: você pode cruzar as fronteiras de El Salvador e Honduras com o carro alugado na Guatemala, sem problemas 

El Salvador
no chat da Avis, me informaram que, para cruzar a fronteira da Guatemala para Honduras e El Salvador, custa U$ 33,60, e para Belize custa U$ 224 (para o México é proibido)

El Salvador
autorização que a Alamo providenciou para que pudéssemos cruzar a fronteira entre a Guatemala, onde alugamos o carro, e El Salvador

Precisa de visto para viajar a El Salvador?

Brasileiros não precisam de vistos para entrar em El Salvador caso a viagem seja a turismo por até 90 dias.

Para visitar El Salvador, você deverá: 
  • Ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de saída do país e com uma página em branco
  • Ter comprovação dos voos de ida e volta, de hospedagem e de renda suficiente relacionada à duração da sua estadia em El Salvador
Na entrada no país, eles te entregam uma tarjeta migratoria de ingreso, que é um papelzinho que supostamente deverá ser retornado na saída do país, ou carimbado caso você decida extender a sua estadia em El Salvador. No nosso caso, ninguém nos pediu o papelzinho na saída do país. 

A tarjeta de ingresso em El Salvador no aeroporto custa U$ 10. Como fizemos apenas conexão no aeroporto, não precisamos pagar. 

Para entrar por uma fronteira terrestre, tem que pagar U$ 12 para entrar em El Salvador, e menores de 18 anos não pagam. Explico melhor abaixo 👇

El Salvador
se você chega em El Salvador por uma fronteira terrestre, tem que pagar U$ 12 para entrar no país, pela "tarjeta migratoria de ingreso"

Fronteira entre El Salvador - Guatemala - Honduras em La Ermita - Anguiatú

Para ir de El Salvador para Honduras e vice-versa, dependendo de onde você estiver, é mais fácil ir pela Guatemala do que ir direto de um país pro outro, por incrível que pareça, pois existem poucos postos de fronteira entre os 2 países, apesar da grande extensão de fronteira terrestre limitando Honduras e El Salvador!

Como estávamos em Copán Ruínas, em Honduras, pertinho da fronteira com a Guatemala, era mais recomendável voltar à Guatemala e, de lá, ir para El Salvador pela fronteira de Anguiatú, na Aduana La Ermita.

Se você estiver em Santa Ana, em El Salvador, por exemplo, o melhor caminho para ir para Honduras será por este trajeto, atravessando parte da Guatemala.
Nós entramos em El Salvador pela fronteira de Anguiatú, na Aduana La Ermita, como já mencionei.
Primeiro você tem que estacionar e dar a saída na Guatemala, carimbando o seu passaporte e, depois, segue de carro até o prédio da imigração de El Salvador, uns 150m adiante. 

Nas fronteiras terrestres, brasileiros pagam U$ 12 para entrar em El Salvador, e menores de 18 anos não pagam. 

Não pediram para ver a carta-poder do carro alugado nesta fronteira - só pediram o número da placa do veículo em que estávamos, para preencher um formulário. 

Também não pediram para ver as nossas carteiras de vacina contra a febre amarela nesta aduana, mas, como contei mais acima, no Aeroporto Internacional de San Salvador, capital de El Salvador, quando fizemos conexão aérea lá, pediram para ver as carteiras de vacinação e é fundamental ter esta vacina para viajar por esta região.

Só tivemos que apresentar passaportes ali. Todo mundo nos atendeu com simpatia e só perguntaram aonde íamos em El Salvador.

El Salvador
fomos de Honduras para El Salvador pela Guatemala, ao invés de ir direto de um país pro outro

El Salvador
fomos da Guatemala para El Salvador pela fronteira de Anguiatú, na Aduana La Ermita

El Salvador
você tem que dar a saída da Guatemala e, depois, seguir de carro até o prédio da imigração de El Salvador, uns 150m adiante

El Salvador
fronteira de Anguiatú, entre El Salvador e Guatemala, na Aduana La Ermita

El Salvador
para entrar em El Salvador por uma fronteira terrestre, brasileiros têm que pagar U$ 12

Fronteira entre El Salvador e Guatemala em Las Chinamas

Como expliquei acima, quando fomos de Honduras para El Salvador, usamos a fronteira entre a Guatemala e El Salvador em Aduana La Ermita - Anguiatú.

Mas, depois de percorrer a Ruta de Las Flores, quando voltamos de El Salvador para a Guatemala dias depois, usamos outro posto de fronteira terrestre, chamado Aduana Las Chinamas

Muito comumente usada por quem viaja pela América Central, esta fronteira é rota das principais companhias de ônibus e vans que atravessam esses 2 países. 
A fronteira de Las Chinamas é provavelmente a mais popular entre El Salvador e a Guatemala. 
Além de ser a rota usada pelas principais companhias de ônibus que fazem transporte pela América Central (como a Tica Bus), o trajeto por Las Chinamas é também a porta de entrada - ou de saída - para quem percorre a Rota das Flores em El Salvador.

Existem até ônibus que fazem o trajeto direto entre a capital San Salvador e a Cidade da Guatemala por esta fronteira (e vice-versa). 

Nós cruzamos por ali de carro alugado, e foi a fronteira mais fácil que atravessamos nesta viagem pela América Central! 

Primeiro fomos na imigração de El Salvador dar a saída do país (gratuitamente) e, depois, demos a entrada na Guatemala. 

Eles pediram para ver apenas os nossos passaportes, carimbaram com vistos guatemaltecos de 83 dias (descontaram os dias que eles calcularam que já estávamos dentro do CA-4 - explicarei melhor abaixo), e nos mandaram embora. 

Não se paga nada para entrar - nem para sair - da Guatemala. Entramos e saímos do país diversas vezes, e em nenhuma oportunidade tivemos quaisquer dificuldades, nem nunca nos cobraram um centavo sequer. Não tivemos nem que desembarcar do carro! 

Vimos vários mochileiros cruzando a pé a ponte sobre o rio que separa El Salvador da Guatemala.

Veja também:
El Salvador
atenção: este NÃO foi nosso roteiro - fiz este mapa apenas para que vocês possam entender onde ficam situados os postos de fronteira que usamos nesta viagem

El Salvador
a fronteira de Las Chinamas é provavelmente a mais popular entre El Salvador e a Guatemala

El Salvador
primeiro fomos na imigração de El Salvador dar a saída do país gratuitamente e, depois, demos a entrada na Guatemala

El Salvador
o trajeto por Las Chinamas é a porta de entrada - ou de saída - para quem percorre a Rota das Flores em El Salvador

El Salvador
mochileiros cruzam a pé a ponte sobre o rio que separa El Salvador da Guatemala

Acordo de controle de fronteiras da América Central

Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua fazem parte do Acordo de Controle de Fronteiras da América Central (CA-4). 

Nos termos desse acordo, os turistas podem viajar dentro de qualquer um destes 4 países por um período de até 90 dias, sendo que este período de 90 dias começa a contar no 1° ponto de entrada em qualquer um dos países CA-4. 

Multas são aplicadas aos viajantes que ultrapassam o limite de 90 dias, embora o pedido de prorrogação possa ser feito por até 30 dias adicionais, mediante o pagamento de uma taxa antes que o limite expire. 

Você também pode contornar essa regra dos 90 dias viajando para fora dos países CA-4 (como por exemplo para o México ou Belize), e depois entrando novamente. 

Se você for expulso de qualquer um dos 4 países, também será excluído de toda a região CA-4.
A permanência é de 90 dias para toda a zona do CA-4: Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala. Mesmo fazendo imigração para passar de um país para outro, o tempo de permanência não é estendido, a menos que você saia desta zona e retorne depois. 

Li em algum lugar que, estando dentro da zona CA-4, os turistas poderiam viajar durante os 90 dias sem cumprir as formalidades de entrada e saída nos postos de fronteira e imigração, e sem pagar taxas de entrada. Mas não acredito que isso seja verdade, porque, pelo menos no nosso caso, essa regra não se confirmou: viajamos entre Guatemala, El Salvador e Honduras, os 3 países integrantes do CA-4 e, a cada vez que cruzávamos as fronteiras entre esses países, tínhamos que cumprir todas as formalidades imigratórias, carimbar passaportes e pagar as respectivas taxas, como contei acima. 

Acredito que esse acordo funciona mais como no Mercosul, isentando os turistas de vistos e tal, e autorizando uma permanência total de 90 dias entre os 4 países integrantes do acordo, mas definitivamente não funciona como um "passe-livre" entre fronteiras - não se engane, que você pode acabar se metendo numa fria bem grande se não tiver todos os carimbos certinhos no seu passaporte!

El Salvador
carimbo de entrada em El Salvador

El Salvador
quando retornamos à Guatemala, carimbaram nossos passaportes com vistos guatemaltecos de 83 dias - note que eles descontaram os dias que calcularam que já estávamos dentro do CA-4

Melhor época para viajar a El Salvador

El Salvador tem um clima tropical, com temperaturas quentes e úmidas durante todo o ano, mas com 2 estações do ano bem diferentes: a estação seca e a chuvosa.

A estação seca vai de novembro a abril e é considerada a melhor época para visitar o país, pois há menos chuvas e temperaturas mais amenas. Durante esse período, você pode aproveitar as praias e atividades ao ar livre sem se preocupar com chuvas.

alta temporada de turismo é entre dezembro e janeiro. 

Já a estação chuvosa vai de maio a outubro, com muitas chuvas fortes, o que dificulta quaisquer atividades ao ar livre. As chuvaradas são ainda mais intensas em julho e outubro - evite viajar nesta época.

Nós fomos em janeiro de 2024 e foi perfeito - calor e céu muito azul!!

El Salvador
Lago Coatepeque num dia de muito sol e céu azul em janeiro

El Salvador
se você quer escalar vulcões e fazer atividades ao ar livre, viaje para El Salvador entre novembro e abril, na estação seca

Diário de bordo de El Salvador

Ficamos apenas 3 dias/3 noites em El Salvador, e eu gostaria de ter ficado muito mais!

Queria muito ter tido mais tempo para ir até a capital San Salvador e também para conhecer as praias de El Tunco e El Sunzal.
Se você quer realmente explorar o país, planeje ficar no mínimo 7 dias. Mas, se acha que vai conseguir se contentar com um pequeno aperitivo, é só "copiar e colar" o nosso roteiro!
Abaixo, vocês vão encontrar o nosso roteiro resumido em El Salvador:
  1. Santa Ana - dormimos no Hostal Las Puertas
  2. Lago Coatepeque e Parque Nacional Cerro Verde - dormimos no Casa 1800 Cerro Verde
  3. Vulcão Santa Ana e Ruta de Las Flores - dormimos no Hotel Santa Elena Segen
  4. Volta à Guatemala
Segue o nosso 'diário de bordo', com o roteiro que fizemos em El Salvador 👇

El Salvador
Volcán de Izalco, a grande atração do Parque Nacional Cerro Verde

El Salvador
caminhada até a cratera do Vulcão Santa Ana

El Salvador
vilarejo na Ruta de Las Flores em El Salvador

Roteiro El Salvador dia 1 - Santa Ana

Chegamos em Santa Ana numa quinta-feira, por volta das 16h30min.

Em Santa Ana nos hospedamos no ótimo Hostal Las Puertas.

Super bem localizado, a poucas quadras da praça principal da cidade, com uma proprietária - a Ana - que é uma simpatia.

Pagamos, pelo quarto triplo, U$ 48 (sem café da manhã). 

Todos os quartos têm ar-condicionado, smart TV, wifi, banheiro com amenidades e um bom banho.

O estacionamento era incluído no valor da diária, mas ficava a algumas quadras de distância - eles nos levaram até lá para deixar e para buscar o carro no dia seguinte. 

A cerveja long neck no hotel custava U$ 1,75 (a Pilsener local de El Salvador).

Santa Ana El Salvador
recepção do Hostal Las Puertas em Santa Ana

Santa Ana El Salvador
área de uso comum no Hostal Las Puertas em Santa Ana

Santa Ana El Salvador
quarto no Hostal Las Puertas em Santa Ana

Santa Ana El Salvador
nosso quarto no Hostal Las Puertas em Santa Ana

Santa Ana El Salvador
banheiro do Hostal Las Puertas em Santa Ana

Passeamos no Parque Libertad, que é a praça central da cidade, onde ficam a Catedral de Nuestra Señora Santa Ana, o Teatro Nacional de Santa Ana, a Prefeitura e inúmeras bancas vendendo comida de rua. 

Clima excelente na rua, muita segurança, famílias inteiras curtindo a noitinha na praça, comendo street food...muito legal! Bastante policiamento nas ruas e boa iluminação pública. 

Jantamos no Keka's Place, ali na volta da praça, e foi muito bom. 

Vimos muitos restaurantes de redes americanas de fast food. 

Também experimentamos a comida típica salvadorenha nas banquinhas de rua de Santa Ana: pupusas! Adorei as pupusas e detestei a salada de repolho que as acompanha!

Santa Ana El Salvador
lindos prédios coloniais no centro de Santa Ana

Santa Ana El Salvador
o Parque Libertad é a praça central da cidade

Santa Ana El Salvador
Teatro Nacional de Santa Ana

Santa Ana El Salvador
Catedral de Nuestra Señora Santa Ana

Santa Ana El Salvador
nos arredores da praça central de Santa Ana, havia inúmeras bancas vendendo comida de rua

Santa Ana El Salvador
jantamos no Keka's Place, nos arredores da praça principal, e foi muito bom

El Salvador
a Pilsener é a cerveja local preferida de El Salvador

El Salvador
cardápio do Keka's Place

Roteiro El Salvador dia 2 - Lago Coatepeque e Parque Nacional Cerro Verde

No nosso 2º dia em El Salvador, tomamos café da manhã ao lado do Hostal Las Puertas, no Pollo Campero em Santa Ana.

O café da manhã não era incluído na diária do hotel, e adoramos o café da manhã do Pollo Campero, uma rede de fast food muitoooo famosa na Guatemala (é originalmente de lá). 

Neste dia, nosso roteiro, em linhas gerais, foi Santa Ana >>> Lago Coatepeque (Mirador) >>> Cerro Verde National Park >>> curtir a sede do parque e o maravilhoso hotel Casa 1800 Cerro Verde.

Para ir de Santa Ana até o hotel Casa 1800 Cerro Verde, o Google previa 50min - 40Km.
A distância entre Santa Ana e o Mirador El Carboncito no Lago Coatepeque em El Salvador pela Carretera Panamericana era de 20Km/25min, ou seja, o lago fica no meio do caminho para o parque/hotel. 
O Lago Coatepeque é uma caldeira vulcânica em El Salvador, formada durante uma série de erupções explosivas riolíticas cerca de 72 mil anos atrás.

No Lago Coatepeque existem miradores públicos, além dos miradores particulares de restaurantes, mas é difícil encontrar vaga de estacionamento nos mirantes públicos, pois estão quase sempre cheios.

El Salvador
tomamos café da manhã ao lado do Hostal Las Puertas, no Pollo Campero em Santa Ana

El Salvador
adoramos o café da manhã do Pollo Campero, uma rede de fast food originalmente da Guatemala 

El Salvador
adorei percorrer um trecho da Carretera Panamericana, que vai de Ushuaia ao Alaska

Lago Coatepeque El Salavdor
ao longo da estrada, você vê muitas placas de restaurantes com vista para o Lago Coatepeque 

Lago Coatepeque El Salavdor
vista do Lago Coatepeque desde o Mirador Anita, onde paramos

Lago Coatepeque El Salavdor
Mirador Anita no Lago Coatepeque

Lago Coatepeque El Salavdor
o Lago Coatepeque é um lugar lindo para passar uma tarde, almoçar ou simplesmente tomar uma cerveja com uma vista incrível para o lago situado na caldeira vulcânica

Lago Coatepeque El Salavdor
no Lago Coatepeque existem miradores públicos, como este onde nós também paramos depois da parada anterior no Mirador Anita, mas é difícil encontrar vaga de estacionamento nos mirantes públicos, pois estão quase sempre cheios

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
ao redor do Lago Coatepeque, existem inúmeras opções de restaurantes e bares - difícil é escolher um!

Do Lago Coatepeque, seguimos direto para o Parque Nacional Los Volcanes - Parque Natural Cerro Verde.

O Parque Cerro Verde possui 3 vulcões: o próprio Cerro Verde, que está extinto, onde fica situada a sede do parque e o hotel Casa 1800 Cerro Verde, e mais os vulcões de Izalco e Santa Ana (ou "Ilamatepeq"), que podem ser vistos desde mirantes ou em caminhadas.

Dos mirantes do parque, que fica situado a 2.030m sobre o nível do mar, também é possível avistar o Lago Coatepeque.
Custa U$ 3 por pessoa para entrar no parque e mais U$ 1 pelo estacionamento, se você estiver de carro. Pagamos U$ 10 no total. 
Parque Natural Cerro Verde El Salvador
o ingresso no parque custa U$ 3 por pessoa, e mais U$ 1 pelo estacionamento

Na sede do parque você vai encontrar, além dos mirantes, banquinhas de pupusas e comida de rua barata, lojinhas de artesanato/souvenirs e também um restaurante mais legalzinho, chamado Los Volcanes Bistro Café, que tem playground e serve refeições, como burgers, e também doces e cafés.

Esse restaurante tem uma vista espetacular, e vale a visita!

As pupusas nas banquinhas custam apenas U$ 0,75! Se você pedir 2 delas, dá uma boa refeição!

Ali na área de estacionamento do parque também ficam as guaritas dos guias que lideram as caminhadas pelos vulcões. Como queríamos fazer a trilha até a cratera do Vulcão Santa Ana no dia seguinte, fomos lá pegar todas as informações e, se fosse necessário, fazer nossas reservas. 

Eles disseram que não era necessário fazer reserva - bastava chegar lá no horário marcado, qual seja, 9hs. 

Vou colocar aqui as informações que eles me passaram:

🌋 Volcán de Santa Ana, também chamado "Ilamatepec"
⏰ Horário da escalada: 9am 
📆 Todos os dias
📍 Ponto de reunião: guarita dos guias 

🌋 Volcán de Izalco
⏰ Horário da escalada: 11am
📆 Finais de semana 
📍 Ponto de reunião: guarita dos guias

🌳 Trilha no Bosque do Cerro Verde
⏰ Horário da caminhada: de 8am a 3pm
📆 Todos os dias
📍 Ponto de reunião: guarita dos guias

Não preciso nem dizer que esses horários e informações devem ser alterados com frequência - a depender inclusive das diferentes estações do ano - então recomendo que você confirme os horários antes de ir!

Como vocês podem perceber, não é possível fazer as escaladas ao Vulcão Izalco e ao Vulcão Santa Ana no mesmo dia - mesmo que você tenha condicionamento físico para tudo isso - pois elas só acontecem uma vez por dia, sempre de manhã, por causa do clima, já que o vento e o nevoeiro sempre aumentam bastante à tarde, ficando perigoso fazer a escalada mais tarde.
Se quiser escalar os 2 vulcões, a melhor estratégia é chegar lá por volta das 10hs, fazer o Izalco no 1º dia, dormir no parque, e subir o Santa Ana no 2º dia. 
Importante: infelizmente, para fazer as trilhas, é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado - você não pode subir por conta própria 😓

Abaixo eu explico melhor como funciona 👇 

Voamos o drone do Mirador Complejo Los Volcanes e as vistas de lá (e do drone) são incríveis, tanto do Vulcão Santa Ana, quanto do Vulcão Izalco. 

Vai ter overdose de fotos neste post!

Para saber tudo sobre o Parque Natural Cerro Verde.

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
chegando ao Parque Natural Cerro Verde

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
na sede do Parque Natural Cerro Verde você vai encontrar lojinhas vendendo artesanato e souvenirs

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
lojinha de produtos típicos salvadorenhos na sede do Parque Natural Cerro Verde

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
estacionamento na sede do Parque Nacional Los Volcanes

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café no Parque Natural Cerro Verde

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
playground na sede do Parque Natural Cerro Verde, ao lado do Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Los Volcanes Bistro Café

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Mirador Complejo Los Volcanes no Parque Natural Cerro Verde

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
vista do Mirador Complejo Los Volcanes

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
voamos o drone do Mirador Complejo Los Volcanes e as vistas são incríveis - Vulcão de Izalco 

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
Cerro Verde, onde fica situada a sede do parque e o hotel, e o Lago Coatepeque ao fundo

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
cratera do Vulcão Santa Ana vista pelo nosso drone

Parque Natural Cerro Verde El Salvador
área de piquenique na sede do Parque Natural Cerro Verde

Decidimos pernoitar no próprio Parque Natural Cerro Verde, porque queríamos estar lá cedo na manhã seguinte para fazer a subida ao Vulcão Santa Ana, então não seria nada prático voltar para dormir na cidade. 

Existem algumas opções de pousadinhas mais baratas nos arredores do parque nacional, como o Bosques del Tibet ou o Bosko Cerro Verde, mas desta vez nós resolvemos deixar de ser pão-duros em hospedagem por uma noite e nos dar de presente a experiência fantástica que é ir dormir e acordar com a vista de um vulcão do nosso quarto!
Ficamos hospedados no único hotel que fica situado DENTRO do Parque Natural Cerro Verde, o Casa 1800 Cerro Verde.
Esse lugar foi construído em 1950, quando o Vulcão de Izalco vivia em constante erupção, cuspindo lava vulcânica por mais de 200 anos, continuamente. 

Por isso, ele era conhecido como "Farol do Pacífico", pois os navios no Oceano Pacífico, ali perto, guiavam-se pela luz do fogo do vulcão, como um farol iluminando a noite. 

Então este hotel foi construído justamente para acomodar os turistas da época, que iam até lá para ver o espetáculo da erupção do vulcão, até 1958, quando ele simplesmente parou de dar espetáculo. 

O local então entrou em decadência e, com os terremotos de 2001, o hotel de montanha ficou inabitável por danos estruturais.

Foi somente em 2022 que ele novamente abriu as suas portas para turistas que, hoje, podem ir lá se encantar com a paisagem incrível que ele oferece. 
O preço da diária no hotel Casa 1800 Cerro Verde é salgado (ao menos para nós, que muito raramente pagamos mais de U$ 100 por uma diária de hotel), mas foram U$ 257 que valeram o investimento. 
Estávamos num ponto da viagem, depois de muitos dias puxados de roadtrip pela América Central, em que precisávamos de um pouquinho de mordomia, e esse lugar é daqueles que valem a pena investir na experiência! 

E mais: vale investir num quarto com vista para as montanhas. A diferença de preço dos quartos com vista apenas para o jardim é pequena e, afinal, você foi até lá justamente para ver vulcões!

Nosso quarto era enorme, lindo, super confortável, com um banho e uma cama maravilhosos, e a melhor parte era justamente a área externa, com vista para o Vulcão de Izalco.

Foi muito legal chegar lá cedo (no começo da tarde), fazer o check-in e passar o dia todo curtindo aquele lugar super gostoso, indo de um mirante pro outro, tomar um café lendo no balanço do nosso quarto com aquela vista...enfim, valeu cada dólar 😂

Isso sem falar no por do sol, que foi deslumbrante! Curtimos cada segundo!

Fica um alerta: o restaurante do hotel Casa 1800 Cerro Verde fecha entre 20 e 20:30hs, então vá jantar cedo - se deixar para ir mais tarde, vai dormir com fome, porque nesse horário não tem mais nenhum bar ou restaurante abertos na sede do parque!! 

Ah, e as pupusas do restaurante do hotel são excelentes! 

Outro alerta: por causa da altitude, faz um friozinho no parque nacional - leve um casaco!

hotel Casa 1800 Cerro Verde
bonito até com tempo nublado - mas não se preocupe, pois, devido à altitude, o tempo muda lá o tempo todo

hotel Casa 1800 Cerro Verde
nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
adorei o detalhe do entalhe das cabeceiras das camas em formato de vulcões

hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
área de estar no nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
banheiro no Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
área externa do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
vista do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde 

hotel Casa 1800 Cerro Verde
uma selfie pra não esquecer

hotel Casa 1800 Cerro Verde
reservamos nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde na véspera, pelo Booking

hotel Casa 1800 Cerro Verde
o preço da diária no hotel Casa 1800 Cerro Verde é salgado

hotel Casa 1800 Cerro Verde
pagamos U$ 257 que valeram o investimento

hotel Casa 1800 Cerro Verde
área de estar do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
até o aborrescente aprovou a estadia no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
um bom lugar pra ler um livro...

hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
conforme foi anoitecendo, a paisagem foi ficando cada vez mais linda

hotel Casa 1800 Cerro Verde
assistimos um por do sol espetacular do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
às vezes eu sonho com essa área hehehehe...

hotel Casa 1800 Cerro Verde
Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
o restaurante do hotel Casa 1800 Cerro Verde fecha cedo, não perca a hora!

hotel Casa 1800 Cerro Verde
você não pode deixar de experimentar essas pupusas!

hotel Casa 1800 Cerro Verde
pupusa de queso con loroco do restaurante do hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
amanhecer no Vulcão de Izalco visto do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
vista do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde - notou como o vulcão vai mudando de cor de acordo com a luminosidade do sol nas diferentes partes do dia?

Roteiro El Salvador dia 3 - Vulcão Santa Ana e Ruta de Las Flores

O café da manhã do hotel Casa 1800 Cerro Verde começa às 8hs, então é perfeito para quem quer fazer a trilha até o topo do Vulcão Santa Ana, que começa às 9hs, na casinha dos guarda-parques, situada a apenas 100m do hotel.

O lado negativo é que, estranhamente, o café da manhã, que era incluso na diária, era incluído apenas para 2 hóspedes, mesmo estando hospedados em um quarto triplo!

E o mais estranho é que essa maluquice se revelou comum durante a nossa viagem pela América Central! Teve um hotel na Guatemala que, embora estivéssemos hospedados num quarto triplo, só nos forneceu 2 toalhas de banho. Quando pedi a 3ª, eles simplesmente me disseram que "não estava incluída" 😜

Juro que eu nunca tinha visto isso em lugar nenhum do mundo: você reserva um quarto triplo, mas só tem direito a 2 toalhas e 2 cafés da manhã!!! No caso do hotel Casa 1800 Cerro Verde, pelo menos tínhamos 3 toalhas - foi só no café da manhã que eles "economizaram". 

Foi o ponto negativo do hotel. 

hotel Casa 1800 Cerro Verde
opções de café da manhã no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
eu, como sempre, pedi o 'desayuno típico'

hotel Casa 1800 Cerro Verde
café da manhã no hotel Casa 1800 Cerro Verde

hotel Casa 1800 Cerro Verde
forrando o estômago para fazer a trilha até o topo do Vulcão Santa Ana

hotel Casa 1800 Cerro Verde
fiz questão de tirar uma foto da nota do café da manhã, porque, se eu conto, é capaz de não acreditarem que tu te hospeda num quarto triplo e te cobram UM café da manhã separado

hotel Casa 1800 Cerro Verde
o lindo restaurante do hotel Casa 1800 Cerro Verde

Como já comentei acima, a trilha até a cratera do Vulcão Santa Ana começa na guarita dos guias, situada a apenas 100m do hotel.

A caminhada, que era para começar às 9h15min, só começou de fato depois das 10hs! 

Os guias, completamente sem-noção, colocaram umas 150 pessoas de todos os pelos e diferentes condicionamentos físicos num grupo só, e queriam que todos andassem no mesmo ritmo, daí a subida inicial foi um saco, pois tínhamos que parar a cada 5min para esperar o resto do grupo. 

Enquanto na escalada ao Vulcão Acatenango, na Guatemala, éramos sempre os últimos da fila de um grupo de umas 35 pessoas, no Vulcão Santa Ana éramos os primeiros de um grupo de 150 - imagina o quão lentas eram as pessoas!! Não tinha como dar certo! 
Digo isso só para que vocês tenham uma ideia da diferença que existe entre os turistas que sobem o Vulcão Santa Ana e os viajantes que sobem o Vulcão Acatenango. Pessoas despreparadas nem podem tentar o Acatenango, enquanto que, no vulcão salvadorenho, por ser mais 'fácil', turistas completamente despreparados tentam a subida, achando que é um passeio na praia - e não é!
Custos para fazer a trilha no Vulcão Santa Ana: 

Como comentei antes, custa U$ 3 por pessoa para entrar no parque e U$ 1 pelo estacionamento. Pagamos U$ 10 no total porque éramos 3 e estávamos de carro alugado. 

Para fazer a trilha no Vulcão Santa Ana, paga-se mais U$ 3 por pessoa, para os guias

E, para ingressar na trilha do Vulcão Santa Ana, paga-se mais U$ 6 por pessoa.

Então, em resumo, por pessoa, sem carro, você vai gastar U$ 12 de ingressos:
  • U$ 3 pelo ingresso no parque
  • U$ 3 pelo guia
  • U$ 6 pelo ingresso na trilha
Vulcão Santa Ana El Salvador
caminho até a cratera do Vulcão Santa Ana

Vulcão Santa Ana El Salvador
essas pulseirinhas identificam o grupo do seu guia

Vulcão Santa Ana El Salvador
para ingressar na trilha do Vulcão Santa Ana, paga-se U$ 6 por pessoa

Vulcão Santa Ana El Salvador
ingressos da trilha do Vulcão Santa Ana para turistas estrangeiros

Vulcão Santa Ana El Salvador
o guia era realmente muito chato, coitado

Vulcão Santa Ana El Salvador
a trilha do Vulcão Santa Ana é bem sinalizada, realmente não entendo a necessidade de um guia

Vulcão Santa Ana El Salvador
quando você pensa em fazer uma trilha na natureza, em subir um vulcão, você pensa que vai ser essa muvuca de gente?

A subida ao Vulcão Santa Ana foi chaaaaata demais, porque tínhamos que parar toda hora para esperar os retardatários.

Não dava para acreditar como pessoas com aquela dificuldade de locomoção se metem a fazer uma trilha dessas! Gente que precisa que deem a mãozinha para pular uma pedra 🙈 

Dai-me paciência. 

Mas, na parte final da subida, o guia resolveu agilizar as coisas, nos liberou para terminarmos de subir a trilha sozinhos, e aí melhorou um pouco.

Eu sei, eu sei, eu deveria ter vergonha de contar, mas não tenho - afinal, eles que deveriam ter vergonha de organizar tão mal uma caminhada dessas: na descida, arrancamos as pulseirinhas do grupo, que nos identificavam, e descemos meio que escondidos, "fugidos" do guia do nosso "grupo" de 150 pessoas, sem esperar pelo restante do grupo! 😜

Sério - não que eu recomende isso - mas a gente não AGUENTAVA mais tanta lerdeza! E olha que normalmente a lerda sou eu!

Nunca escondi que não gostamos de passeios guiados, em grupos - e essa experiência só serviu para reforçar a nossa raiva desse tipo de atividade...
No Strava, nossa caminhada deu 8,5Km, com ganho de elevação de 469m. No total, com todas as paradas para esperar retardatários e mais o tempo que ficamos lá em cima, deu um total de 3h40min de trilha, entre subida e descida. Sem tantas paradas, daria tranquilamente para fazer em 2h30min. A elevação máxima a que chegamos, no alto da cratera, foi de 2.300m de altitude, de acordo com os aplicativos.
Vulcão Santa Ana El Salvador
prints do aplicativo Wikiloc, onde também registrei a trilha no Vulcão Santa Ana

Vulcão Santa Ana El Salvador
neste print dá para ver direitinho como é o parque, com seus 3 vulcões - saímos do Cerro Verde, onde ficam a sede do parque e o hotel, e subimos até o alto do Santa Ana - o Izalco fica situado do outro lado

Vulcão Santa Ana El Salvador
quem faz esse tipo de aventura simplesmente não quer caminhar montanha acima amarrado em outras 150 pessoas - isso sem falar de todos os outros grupos que já haviam saído na nossa frente

Vulcão Santa Ana El Salvador
paisagem na subida do Vulcão Santa Ana

Vulcão Santa Ana El Salvador
no cume do vulcão mais alto de El Salvador

Vulcão Santa Ana El Salvador
a paisagem no cume do Vulcão Santa Ana é tão impressionante que fez valer todo o perrengue

Vulcão Santa Ana El Salvador
do alto do Vulcão Santa Ana é possível ver também o Lago Coatepeque

Vulcão Santa Ana El Salvador
cratera do Vulcão Santa Ana

Vulcão Santa Ana El Salvador
no alto da cratera do Vulcão Santa Ana é preciso ter muito cuidado: não se sabe de ninguém que tenha sobrevivido a uma queda dentro das águas fumegantes do vulcão 😟

Lá em cima, na cratera do Vulcão Santa Ana, estava friozinho, com bastante vento. Leve um agasalho, e também bastante água e protetor solar! 

Vale a pena também levar algum lanchinho para comer lá em cima, enquanto você curte a paisagem MA-RA-VI-LHO-SA, antes de começar a descida. 

No final, tínhamos a opção de pegarmos uma van para percorrer a parte mais chata da trilha de volta até a sede do parque nacional (por uma estrada). 

Normalmente paga-se U$ 1 por pessoa por este transporte, mas, nesse caso, tem que esperar a van lotar. Como sabíamos que o pessoal do nosso grupo ia demorar pelo menos mais uns 30min para começar a chegar na base da trilha - já que tínhamos dado um 'perdido' nos guias do nosso grupo e praticamente "corremos" vulcão abaixo - e não estávamos com nenhuma paciência para esperar mais ninguém, perguntamos quanto o motorista da van cobraria para nos levar tipo táxi privado até nosso hotel. Pagamos U$ 10 pela corrida. 

Que alívio não ter que esperar mais ninguém hehehe...
 
É, eu assumo - na verdade, nunca escondi: nós não nos damos bem em passeios em grupo. 

Ou as pessoas tendem a ser muito chatas, ou nós é que somos super chatos e antissociais. Fico triste quando a gente vai num lugar como esse e simplesmente te obrigam a subir uma montanha amarrados em outras 150 pessoas! 

Quem faz esse tipo de aventura simplesmente não quer caminhar montanha acima amarrado em outras 150 pessoas, que fazem barulho, são inconvenientes e não estão minimamente preparadas para esse tipo de desafio, causando até riscos desnecessários para os outros. 

E sim, eu me sinto à vontade para dizer tudo isso porque eu não sou nenhuma atleta - e ao dizer isso não estou 'discriminando' ninguém: na maioria das vezes, EU sou a gordinha esbaforida do fim da fila.

Mas eu me esforço para não atrapalhar os outros, eu abro caminho para os mais rápidos passarem, eu não ouço música a todo volume na trilha, incomodando os demais, eu não deixo lixo na trilha, eu não alimento animais selvagens na trilha com bolachinha recheada, eu não fico 'trancando-rua' na trilha, usando roupas erradas, sapatos errados...enfim, se você quer mesmo enfrentar uma aventura como essa, prepare-se minimamente, leia sobre o lugar, saiba o que você terá de desafio pela frente. 

É o mínimo que você pode fazer, pela sua segurança e a dos outros. 

Em resumo: a cratera do Vulcão Santa Ana é um espetáculo da natureza que valeu todo o perrengue, mas eu não vou dourar a pílula aqui e dizer que foi uma delícia subir o vulcão com aquela muvuca de gente. Não foi. 
Talvez esse seja o preço a pagar para ver aquela maravilha da natureza com os seus próprios olhos, infelizmente. Vá preparado para enfrentar as hordas, mas não deixe de ir!
Vulcão Santa Ana El Salvador
vá preparado para enfrentar as hordas no Vulcão Santa Ana, mas não deixe de ir!

Vulcão Santa Ana El Salvador
vista do Vulcão de Izalco das encostas do Vulcão Santa Ana, no meio da trilha

Vulcão Santa Ana El Salvador
na parte mais baixa da trilha do Vulcão Santa Ana, uma muvuca de gente

Vulcão Santa Ana El Salvador
era só o que eu queria: uma melhor conexão com a natureza, e não centenas de turistas despreparados na minha volta hehehehe...

Vulcão Santa Ana El Salvador
paisagem lunar no alto da cratera do Vulcão Santa Ana em El Salvador

El Salvador
Vulcão Santa Ana em El Salvador

Depois de retornar ao hotel, pegamos o carro e as malas (que havíamos deixado na recepção do Casa 1800 Cerro Verde), almoçamos nas banquinhas de comida de rua da sede do Parque Natural Cerro Verde e pegamos a estrada para Sonsonate, no começo da Ruta de Las Flores

Abastecemos o carro com gasolina: colocamos U$ 27,38, e deu 7,46 galões. 

A nossa primeira parada na Ruta de Las Flores foi em Juayúa

Lá nós vimos a Igreja com o Cristo Negro e, como era sábado, tinha muitos mercados e uma feira gastronômica por toda a cidade!

O povoado estava lotado! Vale muito a pena visitar em um fim de semana, se você curte mercados e comida de rua. 

Depois seguimos pela Ruta de Las Flores em direção a Concepción de Ataco, onde resolvemos dormir neste dia, já que, depois de acordarmos cedinho para fazer a trilha no Vulcão Santa Ana, estávamos cansados demais para seguir viagem até Antígua no mesmo dia.

E foi a melhor decisão que tomamos, pois adoramos poder conhecer melhor e passear pelas ruas do vilarejo de Concepción de Ataco, na famosa Ruta de Las Flores de El Salvador. 

El Salvador
banca de comida de rua na sede do Parque Natural Cerro Verde

Ruta de Las Flores El Salvador
um típico prato salvadorenho

Ruta de Las Flores El Salvador

Ruta de Las Flores El Salvador
pupusas a menos de U$ 1

Ruta de Las Flores El Salvador
pelas estradas de El Salvador, a caminho da Ruta de Las Flores 

Ruta de Las Flores El Salvador
abastecemos o nosso carro alugado com gasolina em El Salvador e pagamos U$ 27,38 por 7,46 galões

Ruta de Las Flores El Salvador
a Ruta de Las Flores atravessa 2 estados de El Salvador, Sonsonate e Ahuachapan

Em Concepción de Ataco, ficamos hospedados no Hotel Santa Elena Segen.
 
Sábado, como já falei, é dia de feiras nesses povoados da Ruta de Las Flores, quando gente de todo o país vai para esses vilarejos passear - é a "serra" deles. 

Como faz um friozinho lá, por causa da maior altitude, todos os salvadorenhos colocam gorros e roupas de frio para passear kkkkk...e, também por isso, todos os hotéis estavam lotados, e foi difícil achar um quarto disponível para passarmos a noite! 

Achei o Hotel Santa Elena Segen bem localizado e caríssimo para o que oferece - pagamos U$ 90. 

Só ficamos hospedados lá porque foi o único hotel que encontramos de última hora que tinha um quarto triplo disponível. A água quente no chuveiro demorou um horror para aquecer. E não tinha ar-condicionado, apenas ventilador. 

O tamanho do quarto é bom, com 2 camas de casal. Mas realmente é muito caro para o que oferece. 

Tem garagem e café da manhã típico incluídos, com café, pão, plátanos, queso crema, queijo, frijol e ovos revueltos. 

Numa próxima visita a Concepción de Ataco, eu tentaria ficar hospedada em algum destes hotéis que nós visitamos (na tentativa de encontrar um quarto triplo disponível) e que me pareceram todos excelentes:


Ruta de Las Flores El Salvador
em Concepción de Ataco, ficamos hospedados no Hotel Santa Elena Segen

Ruta de Las Flores El Salvador
nosso quarto no Hotel Santa Elena Segen

Ruta de Las Flores El Salvador
hospedagem em Concepción de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
banheiro no Hotel Santa Elena Segen

Ruta de Las Flores El Salvador
área externa do Hotel Santa Elena Segen

Ruta de Las Flores El Salvador
café da manhã típico salvadorenho no Hotel Santa Elena Segen

Ruta de Las Flores El Salvador
nosso hotel em Ataco tinha seu próprio mural

Ruta de Las Flores El Salvador
Hotel Santa Elena Segen em Concepción de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
fizemos uma peregrinação pelos hotéis e pousadas de Concepción de Ataco 

Ruta de Las Flores El Salvador
pousada em Concepción de Ataco na Ruta de Las Flores

Fui nas 2 igrejas de Concepción de Ataco (vi uma missa bem bonita), numa loja bacana chamada Axul Artesanías, passeei pelas feiras de artesanato do centrinho do vilarejo, nos arredores da praça principal, e fotografei dezenas de murais espalhados pela cidade. 

O povoado de Concepción de Ataco é famoso especialmente pelos seus murais - amei, em especial, a Taqueria Cachinflin, que tem os murais mais bonitos da cidade. 

Também experimentamos vários tipos de comidas tradicionais salvadorenhas nas bancas de rua de Ataco. 

A minha caminhada por Concepción de Ataco ficou registrada no aplicativo Strava. Caminhei 6,5Km só rodando pelo centrinho de Ataco 😜

Jantamos no restaurante La Parrilla de Lenha e foi ótimo - eles têm umas pupusas recheadas deliciosas!

Ruta de Las Flores El Salvador
a minha caminhada por Concepción de Ataco ficou registrada no aplicativo Strava

Ruta de Las Flores El Salvador
este é o mural mais bonito de Concepción de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
sábado é dia de feira nesses povoados da Ruta de Las Flores

Ruta de Las Flores El Salvador
vale muito a pena visitar os vilarejos da Ruta de Las Flores em um fim de semana, se você curte mercados e comida de rua 

Ruta de Las Flores El Salvador
feiras de artesanato no centrinho do vilarejo, nos arredores da praça principal

Ruta de Las Flores El Salvador
passeando pelos povoados da Ruta de Las Flores em El Salvador

Ruta de Las Flores El Salvador
nos dias de feiras nos povoados da Ruta de Las Flores, gente de todo o país vai para esses vilarejos passear - é a "serra" deles

Ruta de Las Flores El Salvador
fotografei dezenas de murais espalhados pelo povoado de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
uma das 2 igrejas de Concepción de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
o povoado de Concepción de Ataco é famoso especialmente pelos seus murais - amei, em especial, a Taqueria Cachinflin, que tem os murais mais bonitos da cidade

Ruta de Las Flores El Salvador
dia de feira na Ruta de Las Flores em El Salvador

Ruta de Las Flores El Salvador
principal igreja de Concepción de Ataco, nos arredores da praça central

Ruta de Las Flores El Salvador
experimentamos vários tipos de comidas tradicionais salvadorenhas nas bancas de rua da Ruta de Las Flores

Ruta de Las Flores El Salvador
riguas sendo preparadas numa feira gastronômica da Ruta de Las Flores

Ruta de Las Flores El Salvador
feira de artesanato em Ataco, conhecido vilarejo da Ruta de Las Flores em El Salvador

Ruta de Las Flores El Salvador
experimentando a gastronomia típica de El Salvador nas ruas de Ataco

Ruta de Las Flores El Salvador
jantamos no restaurante La Parrilla de Lenha e foi ótimo

Ruta de Las Flores El Salvador
eles têm umas pupusas recheadas deliciosas do cardápio

Ruta de Las Flores El Salvador
até nos restaurantes o Peg encontra um Caramelo para fazer amizade!

Ruta de Las Flores El Salvador
cerveja salvadorenha

Ruta de Las Flores El Salvador
 conta do jantar no restaurante La Parrilla de Lenha em Ataco 

Roteiro El Salvador dia 4 - volta à Guatemala

Voltamos para Antígua, na Guatemala, no domingo. 

Saímos de Concepción de Ataco às 9:30hs, depois do café da manhã no hotel, e seguimos viagem em direção à fronteira guatemalteca em Las Chinamas. 

Chegamos antes das 10hs da manhã no posto de aduana terrestre de Las Chinamas. 

De Ataco até Antígua foram 3h30min de viagem tranquila para percorrermos 174Km, com parada para almoço no caminho.

Ruta de Las Flores El Salvador
despedida da Ruta de Las Flores e de El Salvador

Atrações turísticas de El Salvador

Vou deixar uma listinha aqui com todos os lugares que conhecemos e também que eu gostaria de ter conhecido em El Salvador, se tivéssemos mais tempo, de acordo com as minhas pesquisas.

Priorize as atividades que forem mais do seu interesse, é claro, dentre praias, cidades coloniais, caminhadas em vulcões, sítios arqueológicos, etc, e depois me conte o que achou!

Uma certeza você pode ter: não vão faltar atrações turísticas legais para recher o seu roteiro em El Salvador!

El Salvador
Vulcão Santa Ana

El Salvador
mercado de rua em vilarejo da famosa Ruta de Las Flores em El Salvador

El Salvador
por do sol espetacular no Vulcão de Izalco

San Salvador

A capital San Salvador é a maior cidade do país e pode ser uma boa base para você explorar outros lugares de El Salvador, 

fazendo passeios bate-volta.

Faça um passeio pelo centro histórico, recentemente restaurado, e pela famosa Zona Rosa.

Santa Ana

Próxima ao Lago Coatepeque, situada entre as montanhas de El Salvador, está a cidade de Santa Ana

Além dos bonitos casarões históricos e dos bairros coloniais, Santa Ana faz parte da rota do café, e conta com o maior moinho de café do mundo.

Santa Ana tem uma boa infraestrutura para os turistas e uma ótima localização para conhecer outros lugares, sendo uma boa base para quem quer se hospedar lá e fazer passeios até o Lago Coatepeque, o Parque Nacional El Imposible, o Vulcão Santa Ana no Parque Natural Cerro Verde e as Ruínas Maias de Tazumal.

Ficamos hospedados no Hostal Las Puertas em Santa Ana. 

Santa Ana
o Parque Libertad é a praça central de Santa Ana

El Tunco e El Sunzal

Destino turístico mais famoso de El Salvador, a praia de surfistas de El Tunco fica localizada em um vilarejo hippie-mochileiro que consiste em 2 ruas. 

O programa ali é relaxar na areia da praia ou fazer aulas de surf. 

El Tunco é conhecida por suas boas ondas, e atrai surfistas do mundo inteiro. 

Ali ao lado fica a praia de El Sunzal, que é mais vazia e mais tranquila, ideal se você quer paz e tranquilidade. 

Como fica próxima da capital El Salvador, é possível conhecer El Tunco num passeio bate-volta, mas a hospedagem e a alimentação são baratas lá, então vale a pena ficar uns dias. 

El Cuco

El Cuco é uma praia bem popular, no sul do país, localizada a quase 4hs de distância da capital San Salvador.

Se você sonha em ver tartarugas marinhas desovando nas areias da praia, pesquise a época certa para ir lá. 

Lago Coatepeque

O Lago Coatepeque é uma maravilha azulzinha formada milhares de anos atrás, depois que o vulcão com o mesmo nome cuspiu todo o seu fogo. 

Localizado perto de Santa Ana, esse lugar é uma ótima opção para passar uma tarde, almoçar ou simplesmente tomar uma cerveja com uma vista incrível para o lago. 

Ao redor do lago, existem inúmeras opções de restaurantes e bares - difícil é escolher apenas um! 

Alguns restaurantes servem comida local e alguns hotéis maravilhosos ficam situados por ali também, como o Equinoccio Hotel, a Quinta Sunset ou o Cardedeu Residence, todos incríveis para quem tem um orçamento maior!

Também é possível fazer passeios de barco pelo lago. O lugar é famoso pela prática de esportes aquáticos, como kayak, mergulho, snorkeling e jet-ski.

Eu fiquei sonhando com uma caminhada ao redor de todo o lago - fui até pesquisar e vi que é viável, veja só:

Lago Coatepeque
um dia ainda volto - no meu próprio motorhome - para fazer essa caminhada ao redor do Lago Coatepeque!

Lago Coatepeque
Lago Coatepeque

Lago Coatepeque
o Lago Coatepeque é uma caldeira vulcânica em El Salvador

Ruínas Maias de Tazumal

As ruínas de Tazumal são um dos mais importantes sítios arqueológicos maias de El Salvador. 

Situadas a apenas 13Km de Santa Ana, visitá-las é uma ótima maneira de aprender um pouco mais dessa cultura tão interessante - especialmente se você ainda não teve a oportunidade de conhecer Tikal ou Copán, que fica ali pertinho.

Essa antiga cidade maia foi o sítio arqueológico pré-hispânico mais importante do país. 

Acredita-se que essa região foi habitada entre 100 e 1200DC. 

Dentro das estruturas de Tazumal, que têm mais de 26m de altura, eles encontraram vasos, joias de jade, espelhos e esculturas. 

É possível ver os campos usados pelos maias para a prática de esportes, resquícios do complexo sistema de drenagem de água, tumbas e as famosas pirâmides maias.

A Civilização Maia surgiu a partir do ano 1800AC. Por volta do ano 200DC, os Maias já haviam se desenvolvido em áreas que compreendem atualmente o México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Fizeram contribuições importantes para diversas áreas do conhecimento, notadamente a matemática, desenvolveram a escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia altamente sofisticados, além da construção de pirâmides. Eles foram os responsáveis pela construção de grandes cidades-estado, como Chichen Itzá e Tikal. Os Maias, em seu apogeu, chegaram a alcançar 2 milhões de habitantes, tendo sido muito importantes na formação cultural dos países da América Central.
Sítios arqueológicos Maias que você precisa conhecer:

El Salvador
decidimos não ir até Tazumal porque, nos dias anteriores, já tínhamos conhecido sítios arqueológicos maias mais grandiosos em Tikal (Guatemala), Copán (Honduras) e Xunantunich (Belize)

Parque Natural Cerro Verde e Vulcão Santa Ana

Perto do Lago Coatepeque fica o Parque Natural Cerro Verde, onde é possível fazer trilhas pelo bosque e subir até o alto de 2 vulcões. 

Localizado dentro do Parque Nacional los Volcanes, este parque, como já expliquei, possui 3 vulcões: 

  1. Cerro Verde
  2. Vulcão de Izalco
  3. Vulcão Santa Ana ou "Ilamatepeq"

Fomos até lá de carro, como contei antes, aproveitando para conhecer o Lago Coatepeque no caminho, mas existem ônibus que saem da área central da cidade de Santa Ana e te deixam na portaria do parque. 

Saiba mais: Parque Natural Cerro Verde

Como expliquei acima (e abaixo), o Parque Natural Cerro Verde tem muitos mirantes e lojinhas, restaurantes, etc - e merece uma vista mesmo que você não tenha nenhuma intenção de fazer trilhas até os vulcões ou de se hospedar no hotel situado lá. 

Você pode simplesmente dar uma espiada nas lojinhas, ver as vistas espetaculares de qualquer um dos mirantes, fazer uma refeição de frente para o impressionante Vulcão de Izalco, ver como os salvadorenhos se divertem e ir embora sem sequer colocar um tênis de trilha ou gastar mais do que U$ 20. 

Todas estas fotos abaixo foram tiradas de lugares que você pode acessar sem estar hospedado no hotel e sem fazer nenhuma trilha:

El Salvador
Los Volcanes Bistro Café, um restaurante com vista incrível na sede do parque

El Salvador
vista do Vulcão de Izalco de um dos mirantes do parque, o Mirador Complejo Los Volcanes

El Salvador
cratera do Vulcão de Izalco vista pelo nosso drone

El Salvador
vista do mirante do hotel, aberto ao público

El Salvador
vimos um por do sol espetacular do mirante do hotel, aberto ao público

El Salvador
Vulcão Santa Ana visto pelo nosso drone

El Salvador
cratera do Vulcão Santa Ana

Casa 1800 Cerro Verde

Embora não possa ser considerado exatamente um ponto turístico de El Salvador, eu não podia deixar esse lugar maravilhoso de fora desta lista, porque, depois de conhecê-lo, eu considero o hotel Casa 1800 Cerro Verde uma atração por si só!

Mesmo antes de conhecer pessoalmente o lugar, quando estava pesquisando nosso roteiro em El Salvador, já me encantei com esse local e me debati muito sobre ficarmos hospedados lá ou não, pois achei as diárias muito caras e totalmente fora do nosso orçamento - completamente ALÉM do que a gente costuma pagar por diárias de hotel em viagens - mas, ao fim e ao cabo, fiquei muito feliz por ter decidido abrir a mão e fazer esse "esbanjamento". 

Compensou 100%. 

E mais: se você decidir ficar hospedado lá, como já disse acima, recomendo com veemência que você pague um pouquinho mais e escolha um quarto com VISTA. Faz TODA a diferença! 

Afinal, é justamente pelas vistas que você está lá!

E, mesmo que não possa ficar hospedado no Casa 1800 Cerro Verde, coloquei esse lugar aqui na lista de atrações turísticas de El Salvador justamente como sugestão de destino, de passeio, pois você não precisa ir lá apenas pela hospedagem: você pode ir até lá, curtir as vistas, comer algo no restaurante, aproveitar para usar o banheiro 😊 e ir embora!

hotel Casa 1800 Cerro Verde
área externa do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

El Salvador
vista do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

El Salvador
sala do nosso quarto no hotel Casa 1800 Cerro Verde

El Salvador
por do sol em El Salvador

El Salvador
mesmo que você não vá se hospedar no hotel Casa 1800 Cerro Verde, coloquei esse lugar na lista de atrações turísticas de El Salvador como sugestão de destino, pois você não precisa ir até lá somente pela hospedagem: você pode ir apenas para curtir as vistas maravilhosas

El Salvador
vista da cratera do Vulcão de Izalco

El Salvador
do mirante do hotel Casa 1800 Cerro Verde é possível ver o Lago Coatepeque

El Salvador
só por esse entardecer no Vulcão de Izalco já vale a visita!

Suchitoto

Suchitoto é, com suas antigas casas e ruas de pedra, considerada a 'capital cultural' de El Salvador, graças ao incentivo dado às artes em suas mais diversas formas.

A cidade está localizada aos pés do Vulcão Guazapa, e às margens do Rio Lempa, numa região ocupada desde os tempos pré-colombianos.

Suchitoto possui diversas atrações naturais nos seus arredores, como a formação geológica chamada Los Tercios.

Joya de Cerén

Cidade sepultada pelas cinzas de um vulcão, conhecida como a Pompéia de El Salvador

Ruta de Las Flores

A Ruta de Las Flores é uma famosa rota turística de El Salvador. 

Localizada na região das montanhas e vulcões, no oeste de El Salvador, em meio às plantações de café e perto da fronteira com a Guatemala, a Ruta de Las Flores tem uma boa infraestrutura turística, e perpassa fazendas de café, povoados de tradição indígena, paisagens muito verdes e feiras gastronômicas, englobando 5 vilarejos de origem indígena-Maia - um passeio maravilhoso para quem gosta de gastronomia, artesanato, cultura e história.

A Ruta de Las Flores atravessa 2 estados de El Savador: Sonsonate e Ahuachapan

Vilarejos pitorescos na Rota das Flores de El Salvador:

  1. Apaneca (famoso pelo seu café)
  2. Juayúa (conhecido pelos mercados gastronômicos aos fins de semana)
  3. Concepción de Ataco (famoso pelos seus murais)
  4. Nahuizalco
  5. Salcoatitan (conhecido por suas comidas feitas com mandioca e milho)

Nós percorremos a Ruta de Las Flores de carro, por uma estrada toda asfaltada, em boas condições - mas com trânsito lento. Também é possível passear pela Ruta de Las Flores usando transporte público, se você não tiver um carro alugado. 

Neste caso, a dica é pegar um ônibus que percorre toda a Ruta de Las Flores, partindo do terminal de Sonsonate, com passagens bem baratas!

Você pode começar a percorrer a rota de qualquer uma de suas extremidades: de Sonsonate ou de Ahuachapan. 

Nós começamos pelo lado de Sonsonate, que fazia mais sentido de acordo com o nosso roteiro, porque mais próximo do Parque Nacional Cerro Verde, aonde havíamos pernoitado na noite anterior. Do outro lado, no fim da rota, em Ahuachapan, já estaríamos bem próximos da fronteira com a Guatemala, para onde seguiríamos viagem. 

O ideal é escolher um dos vilarejos para fazer de base (e onde se hospedar) e explorar a região a partir dali. 

Sugiro que você escolha como base Concepción de Ataco (foi o que nós escolhemos) ou Juayúa, que são os povoados mais charmosinhos da rota. Nos outros não achei que houvesse grandes atrativos para justificar uma estadia mais prolongada. 

Em Juayúa, como já contei, chegamos durante a Feria Gastronomica, que acontece nos finais de semana na praça central da cidade - feira que acontece há mais de uma década e é famosa no país inteiro, atraindo muitos turistas.

As ruelas do vilarejo ficam tomadas por fileiras intermináveis de barracas vendendo comidas típicas da região, com uma enorme variedade de pratos tradicionais por preços bem acessíveis e porções gigantes, além de venda de artesanato e músicos de rua.

Certamente é o melhor lugar para experimentar as comidas típicas de El Salvador. 

Na mesma praça onde acontece a feira, você também pode visitar a Iglesia del Cristo Negro, que abriga o Cristo Negro de Juayúa - uma igreja multicentenária construída em 3 estilos arquitetônicos diferentes: colonial, neoclássico e moderno.

E, para quem prefere atrações mais 'naturais', a dica é ir conhecer as cachoeiras Los Chorros de La Calera, que despencam sobre antigas rochas vulcânicas, formando piscinas naturais.

Já em Concepción de Ataco, além de tudo o que eu contei mais acima (no nosso "diário de bordo"), é possível encontrar agências que organizam tours por fazendas de café da região. 

A altitude nesta área chega aos 1.500m acima do nível do mar, e por isso faz um friozinho gostoso lá, principalmente à noite.

El Salvador
arte de rua em Concepción de Ataco

El Salvador
vilarejo na Ruta de Las Flores, famosa rota turística de El Salvador

El Salvador
a Rota das Flores é um destino perfeito para quem gosta de gastronomia, artesanato, cultura e história

El Salvador
povoado de tradição indígena na Rota das Flores de El Salvador

El Salvador
igejinha na Rota das Flores de El Salvador

El Salvador
os murais de Ataco retratam a cultura local

El Salvador
na Rota das Flores não faltam lojinhas charmosas vendendo artesanato produzido localmente

El Salvador
os povoados da Rota das Flores são o melhor lugar para experimentar as comidas típicas de El Salvador 

El Salvador
mural em restaurante de Concepción de Ataco

Curiosidades de El Salvador

El Salvador é um país bem pequeno - sua área total é menor do que o estado de Sergipe, para vocês terem um parâmetro de comparação, mas, apesar de ser o menor país da América Central continental em termos geográficos, El Salvador tem a 3ª maior economia da região e ocupa o 12º lugar entre os países da América Latina em termos de IDH.

A economia de El Salvador tem sido historicamente dominada pela agricultura, começando com a planta índigo, seguida pelo café.

El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe, tendo o litoral voltado apenas para o Oceano Pacífico

Limita-se com a Guatemala a oeste e com Honduras a norte e leste.

El Salvador é o menor país da América Central continental

El Salvador
o café é produto de exportação em El Salvador

El Salvador
mural de Ataco que representa a forte cultura cafeeira local

El Salvador possui vários vulcões - Santa Ana, San Vicente, San Salvador, Tepaca, Conchagua - alguns dos quais ainda estão ativos. 

A população de El Salvador gira em torno de 6,3 milhões de pessoas, sendo o país mais densamente povoado da América Central. 

Cerca de 90% da população é de mestiços (mistura de ameríndios e espanhóis).

A capital do país, San Salvador, tem pouco mais de 2 milhões de habitantes. 

As 2 maiores cidades de El Salvador são a capital (San Salvador) e Santa Ana.

O espanhol é a língua oficial do país. 

A maior parte da população de El Salvador - 57% - é de católicos.

El Salvador
a maior parte da população de El Salvador é de católicos

El Salvador
o catolicismo está presente em todos os cantos em El Salvador

El Salvador
El Salvador possui vários vulcões

El Salvador
conhecemos o Vulcão de Izalco na nossa viagem a El Salvador

El Salvador é uma República Presidencialista. 

O atual presidente de El Salvador, que, como comentei lá no início, tem indíces altíssimos de aprovação da população, é Nayib Bukele, eleito em 2019 e reeleito recentemente.

O futebol é o esporte mais popular em El Salvador. 

A Seleção Salvadorenha de Futebol se classificou para a Copa do Mundo da FIFA em 1970 e 1982, mas a qualificação para o campeonato de 1970 ficou marcada pela Guerra do Futebol, uma guerra bizarra contra Honduras no ano anterior (explico melhor abaixo).
El Salvador e seus vulcões inspiraram o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry quando ele criou o planeta d'O Pequeno Príncipe
Saint-Exupéry foi casado com Consuelo de Saint-Exupéry, também escritora e artista, nascida em El Salvador - ela era sua musa, e provavelmente inspirou a Rosa, de 'O Pequeno Príncipe'. 

As tomadas de El Salvador são do tipo com 2 furos chatos paralelos e 3 pinos. Leve um adaptador universal para não passar perrengue. 

Eu sempre levo um T: se o quarto do hotel tem apenas uma tomada, a gente conecta o T no adaptador e podemos usar as 3 entradas dele para carregar os nossos equipamentos. Desse jeito, preciso ter e carregar apenas um adaptador. 

 


Esta é a bandeira de El Salvador:

El Salvador
bandeira de El Salvador

O que comer e beber em El Salvador

Pupusa é um tradicional prato salvadorenho, que consiste numa tortilla grossinha com recheio salgado, tipicamente acompanhada pelo curtido - uma salada de repolho apimentada. 

As pupusas também são populares em Honduras, especialmente nas regiões mais ao sul do país, próximas à fronteira com El Salvador.

Custam, em média, U$ 0,75! Eu amei as pupusas, e odiei a salada de repolho que as acompanha!

El Salvador é o país da street food, só comparável à Tailândia e à China, na minha experiência. 

O mais incrível é que 90% das comidas são servidas sem talheres em El Salvador, para comer com a mão. As pupusas até faz sentido (embora sejam quentes e a gente queime os dedos!), mas serviram até frango com arroz sem talheres pro Peg kkkk...

Nós olhávamos para as mesas ao lado, achando que tinham esquecido de nos trazer talheres, mas não: ninguém tinha ganhado copos nem talheres - era para tomar no bico e comer com a mão mesmo!😅

Já comentei antes, mas vale avisar aqui novamente sobre coisas estranhas que constatamos em hotéis e restaurantes na América Central. Todas essas bizarrices aconteceram conosco não apenas uma, mas pelo menos 2 ou 3 vezes, do que concluímos que provavelmente são costumes locais, e não apenas uma experiência isolada nossa:
  1. Muitas vezes as comidas vêm servidas na mesa sem talheres; 
  2. As bebidas vêm sem copos (nem canudo);
  3. Às vezes é mais fácil levantar da mesa e pagar a conta do restaurante na saída do que conseguir que te tragam a conta na mesa e te cobrem; 
  4. Nos hotéis, embora tu tenhas pago por um quarto triplo, às vezes eles só incluem 2 cafés da manhã, e o 3° é pago separado; 
  5. O mesmo ocorre com as toalhas de banho nos hotéis: em quartos triplos, eles só fornecem 2 toalhas, e cobram pela 3ª 😳

água das torneiras em El Salvador não é muito segura para beber, prefira garrafas de água mineral, e sempre confira se o lacre está intacto.

Pratos populares em El Salvador, que você encontra nos almuerzos de todos os comedores
  • carne assada com chismol ou chirmol
  • puré de judías (purê de feijão - servido puro, como acompanhamento, ou como recheio)
O lanche da tarde mais típico de El Salvador são os atoles, palavra de origem 'náhuatl' que significa 'aguado'. São bebidas quentes de origem pré-hispânica, bem comuns na América Central, originalmente feitas de milho e água. 

Mais recentemente, eles passaram a usar nas receitas dos 'atoles' outros ingredientes, como leite e arroz, criando atoles de vários sabores e aromas, como canela, cravo, pimenta, pimenta da Jamaica, erva-doce, chocolate, frutas e sementes. 

Outro lanche muito tradicional em El Salvador são as riguas, umas panquecas feitas de milho branco doce e fresco, embrulhadas em folhas de bananeira e cozidas na frigideira. Uma delícia!

El Salvador
o café da manhã típico de El Salvador, com café, pão, plátanos, queso crema, queijo, frijol e ovos revueltos

El Salvador
a comida de rua mais famosa de El Salvador são as pupusas

El Salvador
cardápio com todos os sabores disponíveis de pupusas

El Salvador
minha pupusa favorita: queso con loroco

El Salvador
atoles são bebidas quentes de origem pré-hispânica, muito comuns nessa região, ainda mais quando faz um friozinho

El Salvador
elote é milho!

El Salvador
riguas são panquecas de milho branco doce, enroladas em folhas de bananeira e feitas na chapa

El Salvador
atoles de diversos sabores nas bancas de comida de rua de Ataco

El Salvador
as 2 cervejas mais comuns de El Salvador

El Salvador
o chirmol ou chismol é como o uruguaio 'chimichurri', um condimento que acompanha vários pratos, especialmente carnes 

El Salvador
chismol ou chirmol

El Salvador
loroco foi uma coisa que conheci em El Salvador, onde é muito comumente usado como recheio de pupusas, junto com queijo

El Salvador
loroco

El Salvador
banca de comidas de rua no Parque Natural Cerro Verde

El Salvador
experimentando as delícias da gastronomia de rua salvadorenha, como o suco de tamarindo

Drones em El Salvador

O uso de drones é permitido em El Salvador. 

Você não precisa se registrar ou obter licenças para poder voar o seu drone em El Salvador com fins recreativos.

El Salvador
voamos nosso drone do Mirador Complejo Los Volcanes no Parque Natural Cerro Verde 

El Salvador
não houve qualquer problema relativo ao drone em El Salvador, e as vistas são incríveis, tanto do Vulcão Santa Ana (nesta foto) quanto do Vulcão de Izalco (abaixo e acima)

El Salvador
cratera do Vulcão de Izalco

El Salvador
à esquerda, o Vulcão Santa Ana; à direita, o Lago Coatepeque

Um pouco da história de El Salvador

Nos séculos que antecederam a chegada dos conquistadores espanhóis, a parte ocidental de El Salvador, próxima da fronteira com Belize e a Guatemala, era habitada pelos Maias.

A conquista de El Salvador pela Espanha foi uma das mais difíceis da história colonial, tendo o país lutado aguerridamente durante longos 15 anos contra a invasão espanhola.

El Salvador só se tornou independente da Espanha em 1821, passando então ao domínio do México.

Em 1823, quando o império mexicano se desintegrou, El Salvador se tornou então um dos estados-membros da Federação das Províncias Unidas da América Central - juntamente com a Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica - e, com a ruptura da Federação, em 1838, tornou-se finalmente uma república independente.
Em 1969, aconteceu a Guerra do Futebol na fronteira entre Honduras e El Salvador, um dos conflitos mais bizarros da história da América Latina, causado em função do resultado de um jogo de futebol das eliminatórias da Copa do Mundo de 1970: mais de 2.000 pessoas morreram como resultado dessa doidera 😖
A Revolução Cubana de Fidel Castro e as guerrilhas de esquerda de outros países da América Central empurraram El Salvador e seu exército para a direita, enquanto que a pobreza nas áreas rurais fazia surgirem no país diversos movimentos guerrilheiros de esquerda. 

Durante as décadas de 70 e 80, houve muitas violações de direitos humanos pelo exército salvadorenho, com medidas de repressão às guerrilhas de esquerda.
Uma Guerra Civil que durou mais de 12 anos - de 1979 até 1992 - custou as vidas de aproximadamente 100 mil pessoas, incluindo os muitos desaparecidos. A guerra só chegou ao fim quando o governo ditatorial de direita e a guerrilha de esquerda assinaram um tratado.
Para saber mais sobre esse período turbulento da história salvadorenha, veja o filme Salvador - o Martírio de um Povo, de Oliver Stone - a história da guerra civil de El Salvador vista pelas lentes de um fotógrafo autônomo correspondente de guerra.

Ou então assista Romero, um filme biográfico que narra a história do arcebispo salvadorenho Óscar Romero, que ficou conhecido por denunciar, a partir da Igreja Católica, os abusos cometidos pelo exército salvadorenho contra a população durante a Guerra Civil de El Salvador, organizando protestos pacíficos e clamando pelo fim da repressão liderada pelo violento regime militar - ações que acabariam levando ao seu assassinato.

El Salvador
influências maias na arte popular salvadorenha

El Salvador
até hoje El Salvador sofre muita influência dos EUA, para onde muitos salvadorenhos imigram

El Salvador
a cultura pop mexicana também tem muita influência em El Salvador

Chip de celular para usar em El Salvador

Publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o melhor chip de celular para usar numa viagem pela América Central e num cruzeiro de navio pelo Caribe, então não vou repetir tudo aqui - confere lá que a dica é boa: 


Foi esse simcard que usamos em El Salvador, e funcionou perfeitamente! A rede de telefonia móvel que tinha cobertura em El Salvador era a Tigo.

OMeuChip
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Está planejando uma viagem para El Salvador? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve em El Salvador? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a hashtag #LipenoCaribe, espia lá!

Leia mais sobre o Caribe e a América Central aqui no blog:


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: