Menu

Bulgária: roteiro, dicas de viagem e lugares para conhecer

Bulgária: como chegar, roteiro, dicas e lugares para conhecer numa viagem de carro pela Bulgária, como foi voar Bulgaria Air e outras curiosidades

bulgaria_roteiro

Bulgária: como chegar, roteiro, dicas e lugares para conhecer numa viagem de carro pela Bulgária, como foi voar Bulgaria Air e outras curiosidades

Viajamos pela Bulgária (e Romênia) em fevereiro de 2025, e neste post eu conto todos os detalhes do nosso roteiro pela Bulgária, quais são os lugares e pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer numa viagem de carro pela Bulgária, como chegar à Bulgária, como foi voar Bulgaria Air, o que comer e beber na Bulgária, curiosidades e a melhor época para viajar à Bulgária. 

Dê uma aprimorada no seu cirílico e vamos lá!

Leia mais:

Todos os posts da Romênia
Todos os posts da Bulgária

bulgaria_roteiro
Fortaleza Tsarevets, Bulgária

bulgaria_roteiro
Plovdiv Old Town, Bulgária

bulgaria_roteiro
produtos típicos que você poderá comprar na Bulgária: blusas bordadas e os maravilhosos colares de prata

bulgaria_roteiro
Igreja da Natividade no Monastério de Rila

bulgaria_roteiro
Veliko Tarnovo, Bulgária

bulgaria_roteiro
Monastério de São Dimitri de Basarbovo

Roteiro de viagem Bulgária e Romênia

Nosso roteiro de viagem entre a Bulgária e a Romênia ficou assim, bem resumidamente - mais abaixo está tudo super detalhado:

Dia 1 - Chegamos em Sofia às 14hs. Fomos do aeroporto para a nossa hospedagem de táxi. Trocamos dinheiro, passeamos a pé, jantamos e dormimos em Sofia no apartamento Studio 72.


Dia 2 - Passeios a pé em Sofia e almoço. Às 16hs voltamos até a nossa hospedagem, pegamos as nossas bagagens que haviam ficado guardadas lá depois do check-out e pegamos o carro que alugamos com a Nay Car Rental Sofia para viajar pela Bulgária. Viajamos de carro alugado de Sofia até o Monastério de Rila: 117Km/1h40min. Jantamos ali nos arredores e dormimos no Monastério de Rila.

Monastério de Rila
Monastério de Rila

Dia 3 - Depois de visitar o monastério, viajamos do Monastério de Rila até Bansko: 95Km/1h40min. Almoçamos, pegamos o equipamento de esqui que havíamos alugado na empresa Traventuria, compramos os passes, passeamos na base da montanha, subimos de carro até Bunderishka Polyana na parte alta da montanha, compramos comida e bebidas num mercado Aldo e ainda fomos conhecer o centro histórico de Bansko. Dormimos em Bansko na Guest House Planinski Zdravets.


Dia 4 - Esquiamos em Bansko e seguimos viagem de carro para Plovdiv: 148Km/2h40min. Fizemos um passeio noturno a pé, jantamos e dormimos em Plovdiv na Skyler Guest House.

Plovdiv, Bulgária
Plovdiv, Bulgária

Dia 5 - Passeios a pé em Plovdiv e seguimos viagem para Veliko Tarnovo: 205Km/2h45min. Passeamos a pé, jantamos e dormimos em Veliko Tarnovo na Guest House Diabora.

Dia 6 - Saímos de Veliko Tarnovo de manhã e a 1ª parada foi no Basarbovo Monastery, um monastério encravado em um rochedo situado num desvio da estrada 12Km antes de chegar em Ruse. Almoçamos e passeamos a pé em Ruse, abastecemos o carro (é importante encher o tanque antes de cruzar a fronteira, pois a gasolina é mais barata na Bulgária do que na Romência) e cruzamos a ponte que faz a fronteira entre Ruse (na Bulgária) e Girgiu (na Romênia). Compramos a 'vignette' da Romênia e depois seguimos viagem até Sinaia. De Veliko Tarnovo até Sinaia direto dá 327Km/4h30min. Passeamos de carro, jantamos e dormimos em Sinaia na Pensiunea Piscul Cainelui.

Veliko Tarnovo, Bulgária
Veliko Tarnovo, Bulgária

Monastério de Basarbovo, Bulgária
Monastério de Basarbovo, Bulgária

Ruse, Bulgária
Ruse, Bulgária

Dia 7 - Começamos o dia em Sinaia trocando dinheiro e visitando os Castelos de Peles e de Pelisor. Almoçamos lá e seguimos viagem - fizemos um pequeno desvio no caminho para passar no Castelo Cantacuzino, em Busteni. Seguimos para o Castelo de Bran (do Castelo de Peles em Sinaia até o Castelo de Bran dá 50Km/1h de viagem). Depois da visita ao Castelo do Drácula em Bran, fizemos outra parada em Rasnov, no caminho para Brasov. De Sinaia até Brasov dá 85Km, contando com a passada em Bran. Passeamos a pé e dormimos em Brasov na Casa Sforii Brasov.

Dia 8 - Passeios a pé e de carro em Brasov e seguimos viagem em direção a Sighisoara, com paradas no caminho nas aldeias saxãs de Cetatea Rupea, Viscri (num pequeno desvio), Crit e Saschiz. De Brasov até Sighisoara dá 117km. Passeamos a pé, jantamos e dormimos em Sighisoara no Gloria Apartments.

Dia 9 - Fizemos passeios de carro em Sighisoara e seguimos viagem para Sibiu, com parada em Medias no caminho. De Sighisoara até Sibiu dá 91Km. Em Sibiu, passeamos a pé, jantamos e dormimos no estúdio Samuel Wagner.

Dia 10 - Saímos de Sibiu depois de comprarmos comidas e bebidas num mercado Lidl e seguimos viagem de carro até a estação de teleférico de Bâlea Cascadă, na estrada Transfagarasan. De Sibiu até a Stația Telecabină Bâlea Cascadă são 70Km. Chegando lá, seguimos de teleférico até Bâlea Lake, passeamos pela área e dormimos no Hotel of Ice Transylvania.

Dia 11 - Voltamos de teleférico de Bâlea Lake até Bâlea Cascadă, pegamos o carro e seguimos viagem até Bucareste, parando para almoçar no caminho, em Sinaia. Da estação de teleférico de Bâlea Cascadă até Bucareste são 298Km/4h30min. Em Bucareste passeamos de carro e a pé, jantamos e dormimos no Color Apartments Old Town Center.

Dia 12 - Devolvemos o carro alugado em Bucareste, passeamos a pé o dia inteiro e dormimos em Bucareste no Color Apartments Old Town Center.

Dia 13 - Fomos de Uber do hotel no centro histórico para o Aeroporto de Bucareste pegar um voo para continuar nossa viagem pelos Países Bálticos.

Abaixo, seguem mais detalhes de todos os lugares que visitamos na Bulgária 👇

bulgaria_roteiro
pegando água na fonte na beira da estrada, entre Bansko e Plovdiv

bulgaria_roteiro
na estrada entre Plovdiv e Veliko Tarnovo

Lugares para conhecer na Bulgária

Infelizmente, uma viagem nunca é suficiente pra gente conseguir 'esgotar' um país, conhecer tudo aquilo que gostaríamos. 

Como optamos por viajar no inverno búlgaro - justamente porque queríamos ver o país abaixo de neve (adoro!), privilegiamos as melhores atrações de inverno, como a famosa estação de esqui de Bansko, por exemplo. 

Assim, pelo mesmo motivo, as atrações típicas do verão da Bulgária ficaram de fora do nosso roteiro.

O país tem aproximadamente 400Km de praias. Não conhecemos e gostaríamos muito de ter visitado: 
  • Sozopol, no litoral do Mar Negro, uma cidade com uma zona histórica linda e praias de areia com água clara e sem ondas.
  • Nessebar, praticamente uma cidade-museu, com mais de 3.000 anos de história, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É conhecida como a 'Dubrovnik da Bulgária', por ser uma cidade linda, cercada por muralhas e pelo mar.
Vou deixar aqui uma lista de lugares que você deve tentar incluir no seu roteiro pela Bulgária 👇

bulgaria_roteiro
privilegiamos o inverno búlgaro e não nos arrependemos nem um minuto por isso!

bulgaria_roteiro
as paisagens de inverno nas montanhas da Bulgária são espetaculares

Sofia, a capital

A capital búlgara tem tantas atrações turísticas - e eu tinha tantas dicas de lá - que mereceu um post próprio, super completo. 

Leia sobre a capital Sofia aquiO que fazer em Sofia, na Bulgária

Sofia Bulgária
Catedral Ortodoxa de Alexandre Nevsky em Sofia na Bulgária

Sofia Bulgária
interior da Catedral Ortodoxa de Alexandre Nevsky

Monastério de Rila

É o cartão-postal do país, construído em meados do século 10 e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
O Monastério de Rila fica situado um pouco depois da cidade de Rila, no meio de uma grande cadeia de montanhas, a apenas 117Km (1h40min) da capital Sofia.
Para visitar o monastério, há um código de vestimenta: nada de shorts, roupas justas ou decotadas, nem ombros de fora.

Famoso por ser o maior monastério da Europa e pelas suas colunas arqueadas, o Monastério de Rila abriga as relíquias de São João de Rila, que é o santo padroeiro da Bulgária, venerado pelas igrejas católica e ortodoxa.

As 300 celas de monges se estendem por 4 níveis de sacadas coloridas, com vista para um grande pátio, enquanto que a Igreja da Natividade, construída na década de 1830, tem 1200 murais maravilhosos. 

A Igreja de Rozhdestvo Bogorodichno (Igreja da Natividade) é a maior igreja monástica da Bulgária, coroada por 3 domos. As paredes externas são cobertas de afrescos - que você vai achar assustadores ou cômicos, dependendo do seu humor. As pinturas retratam o inferno, com demônios com chicotes e correntes torturando pecadores em vários níveis de desespero e pessoas felizinhas acompanhadas de anjos e santos.

Monastério de Rila
o Monastério de Rila fica situado a apenas 117Km de Sofia

Monastério de Rila
Igreja da Natividade no Monastério de Rila

Monastério de Rila
 o Monastério de Rila é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

Monastério de Rila
cartão-postal da Bulgária, o Monastério de Rila foi construído no século 10

Monastério de Rila
o Monastério de Rila é o maior monastério da Europa

Monastério de Rila
o Monastério de Rila abriga as relíquias de São João de Rila, que é o santo padroeiro da Bulgária, venerado pelas igrejas católica e ortodoxa

Monastério de Rila
para visitar o Monastério de Rila, há um código de vestimenta: nada de shorts, roupas justas ou decotadas, nem ombros de fora

Monastério de Rila
o Monastério de Rila é famoso pelas suas colunas arqueadas

Monastério de Rila
as paredes externas do monastério são cobertas de afrescos - que você vai achar assustadores ou cômicos, dependendo do seu humor

Monastério de Rila
as pinturas retratam o inferno, com demônios com chicotes e correntes torturando pecadores em vários níveis de desespero e pessoas felizinhas acompanhadas de anjos e santos

Monastério de Rila
só pode fotografar o Monastério de Rila por fora, mas é maravilhoso e não dá vontade de parar de fotografar!

Monastério de Rila
Monastério de Rila vazio só pra nós 💓

Monastério de Rila
são 300 celas de monges, que se estendem por 4 andares, com vista para um grande pátio

Monastério de Rila
a Igreja da Natividade foi construída na década de 1830

Monastério de Rila
ao todo, a igreja do monastério tem 1200 murais maravilhosos

O museu do mosteiro, que cobra ingresso, fica no canto sudeste do complexo, e exibe parafernália eclesiástica dos séculos 18 e 19, gravuras e Bíblias, mas o realmente interessante ali é a famosa Cruz de Rila, um crucifixo de dupla face esculpido por um certo Irmão Rafael entre 1790 e 1802.

Ssiiimmm, o trabalho durou mais de 12 anos para ser concluído quando o monge perdeu a visão. É cheio de miniaturas de 140 cenas e inscrições bíblicas, além de 650 figuras humanas! 

Ele foi feito de uma peça única de madeira, de 81x43cm, usando lentes de aumento. 

Monastério de Rila
não é permitido fotografar, então "furtei" uma foto "furtada" da internet, já que ladrão que rouba ladrão...

Só pode fotografar o Monastério de Rila por fora, mas é maravilhoso e não dá vontade de parar de fotografar!

A entrada no monastério é grátis. 

No local tem lojinhas, tem a padaria do monastério, que vende pães doces típicos da região, e restaurante também, servindo comidas típicas búlgaras.
Na padaria havia uma máquina de café, iogurtes locais e os famosos pães, mas atenção: eles só aceitam lev - cartões não são aceitos!
Eu tinha visto na internet fotos do Monastério de Rila todo branquinho, cheio de neve, e fiquei sonhando vê-lo assim, seria muita sorte!!! E não é que os sonhos se tornam realidade?! Foi mágico!

A quem havia me perguntado "porquê a Bulgária"? Eis a resposta!

Monastério de Rila
quando a Igreja da Natividade abriu, lá pelas 9hs da manhã, nós éramos as únicas pessoas lá dentro

Monastério de Rila
a Igreja de Rozhdestvo Bogorodichno - Igreja da Natividade - é a maior igreja monástica da Bulgária, com 3 domos

Monastério de Rila
só quando já estávamos fazendo check-out, lá pelas 10hs da manhã, foi que fomos ver os primeiros turistas chegando no Monastério de Rila

Monastério de Rila
no Monastério de Rila tem lojinhas, tem a padaria do monastério, que vende pães doces típicos da região, e restaurante também, servindo comidas típicas búlgaras

Monastério de Rila
na padaria do monastério havia uma máquina de café, iogurtes locais e os famosos pães doces

Monastério de Rila
parte de trás do Monastério de Rila, onde fica a padaria

Monastério de Rila
entrada/saída para o pátio interno do Monastério de Rila

Monastério de Rila
a entrada no Monastério de Rila é grátis

Monastério de Rila
essa entrada no pátio interno do Monastério de Rila pela parte de trás - por onde você sai para ir à padaria - é muito linda! 

Monastério de Rila
a quem havia me perguntado "porquê a Bulgária", eis a resposta!

Hospedagem no Monastério de Rila

Simmm, é possível pernoitar no Monastério de Rila, nas celas dos monges, que hoje funcionam como hospedagem para peregrinos e para turistas também. 

Quando eu descobri essa possibilidade, não poderia deixar passar!

Eu sempre lia que o Monastério de Rila é lotado, e poder ter a experiência de ficar lá depois que todos os turistas foram embora, com o monastério inteiro só pra nós, seria certamente uma experiência mágica. E foi. Inesquecível!

No dia seguinte, só quando já estávamos fazendo check-out, lá pelas 10hs da manhã, foi que fomos ver os primeiros turistas chegando no Monastério. Quando a Igreja da Natividade abriu, lá pelas 9hs da manhã, nós éramos as únicas pessoas lá dentro 😊

Eles oferecem quartos privativos com banheiros privativos e também quartos compartilhados (estes apenas no verão). 

No verão, de meados de abril a meados de novembro, o preço é de 30BGN por pessoa em quarto privado com banheiro privativo. 

No período de inverno, de meados de novembro a meados de abril, os preços são:
  • 1 ​​pessoa em quarto privado: 30 BGN
  • 2 pessoas em quarto privado: 50 BGN
  • 3 pessoas em quarto privado: 60 BGN
Nós éramos 2 pessoas em um quarto privado triplo com banheiro privativo e pagamos 50 BGN no total pela hospedagem para os 2. 
Os quartos privados com banheiro compartilhado custam 20 BGN por pessoa.  

Monastério de Rila
vista da porta do nosso apartamento no Monastério de Rila

Monastério de Rila
hospedagem no Monastério de Rila

Monastério de Rila
os quartos do Monastério de Rila possuem janelas duplas e paredes muito grossas, fazendo com que fiquem frescos no verão e bem aquecidos no inverno

Monastério de Rila
vista da janela do nosso quarto no Monastério de Rila

Monastério de Rila
nosso quarto (triplo) privativo no Monastério de Rila

Monastério de Rila
o quarto tinha 3 camas de solteiro e era bem confortável e limpo

Monastério de Rila
este pequeno hall de entrada tem lugar para pendurar casacos e leva ao quarto e ao banheiro

Monastério de Rila
nosso banheiro no Monastério de Rila, com banho excelente, com muita água quente
 
Monastério de Rila
nós éramos 2 pessoas em um quarto privado triplo com banheiro privativo e pagamos 50 BGN no total pela hospedagem para os 2

A melhor forma de reservar alojamento no mosteiro é mandar um WhatsApp para a irmandade dos monges do Mosteiro de Rila através do número +359 896 872 010 - foi o que eu fiz. 

Demorou alguns dias para obter uma resposta efetiva deles - acho que não são fluentes no inglês e têm alguma dificuldade de responder às mensagens - mas deu tudo certo!

Achei até que a internet não funcionaria lá, diante das dificuldades deles em me responder no WhatsApp 😅 mas a internet funcionou muito bem, tanto que postei vários vídeos de lá nos stories naquela noite!

Para mais informações sobre a hospedagem no Monastério de Rila e como reservar, veja aqui

Mais informações aqui: Monastério de Rila.

Uma informação útil: assim que chegamos lá no estacionamento do Monastério de Rila, um rapaz veio nos cobrar a taxa de estacionamento: BGN 10 é a taxa para quem vai pernoitar lá, válida para o pernoite e também para o dia seguinte. 

Outro detalhe importante: eles fecham a recepção do Monastério às 19hs, então, para se hospedar lá, você precisa chegar antes das 19hs

Nosso quarto duplo com banheiro privativo era melhor do que o esperado, e o banho foi excelente, com muita água quente. A calefação também é 100%, e o quarto fica bem quentinho, mesmo no auge do inverno - estava nevando quando estivemos lá. 

Os cobertores e o travesseiro são meia-boca, mas estar naquele lugar compensaria qualquer coisa, mesmo que eu estivesse num saco de dormir numa barraca hehehe...
Por fim, um detalhe importante que, por si só, já justifica se hospedar no Monastério de Rila: quem não é hóspede não pode subir na parte "residencial" do monastério, de onde se tem as melhores vistas. Apenas os hóspedes são autorizados a subir as escadas que levam aos andares superiores, onde ficam situados os quartos (dos monges residentes e de aluguel para hóspedes). Turistas não podem subir, e muito menos ficar transitando por ali. 
Difícil explicar o quão incrível foi termos esse lugar inteiro só pra nós depois que todos os turistas foram embora 🤩

Monastério de Rila
assim que chegamos no estacionamento do Monastério de Rila, um rapaz veio nos cobrar a taxa de estacionamento

Monastério de Rila
eles fecham a recepção do Monastério de Rila às 19hs, então, para se hospedar lá, você precisa chegar antes das 19hs

Monastério de Rila
BGN 10 é a taxa de estacionamento para quem vai pernoitar lá, válida para o pernoite e também para o dia seguinte

Monastério de Rila
regras para visitantes do Monastério de Rila

Monastério de Rila
difícil explicar o quão incrível foi termos esse lugar inteiro só pra nós depois que todos os turistas foram embora

Monastério de Rila
Monastério de Rila à noite

Monastério de Rila
é possível pernoitar no Monastério de Rila, nas celas dos monges, que hoje funcionam como hospedagem para peregrinos e para turistas também - quando eu descobri essa possibilidade, não poderia deixar passar 

Monastério de Rila
quem não é hóspede não pode subir na parte "residencial" do monastério, de onde se tem as melhores vistas

Monastério de Rila
apenas os hóspedes são autorizados a subir as escadas que levam aos andares superiores, onde ficam situados os quartos dos monges residentes e de aluguel para hóspedes

Monastério de Rila
à noite, o Monastério de Rila fica fechado para turistas, e só os hóspedes podem circular por lá

Se preferir se hospedar num hotelzinho ali perto, estando de carro, para chegar ao Monastério de Rila de manhã cedo, antes das multidões (especialmente no verão, alta temporada), a dica é este hotel familiar, 4Km antes de chegar ao monastério: Family Hotel Gorski Kut. Mas, quando passamos lá na frente, ele estava fechado, provavelmente por ser o auge do inveno, em fevereiro. 

👉Para jantar, recomendo o restaurante do hotel Pchelina (Хотел Пчелина), a apenas 3,6Km (5min de carro) do Monastério de Rila. 

É um restaurante bem aconchegante, tomei um vinho búlgaro da uva Melnik e uma sopa de truta da região. 

O Peg comeu kebab e tomou cervejas regionais. Tudo maravilhoso. Pagamos BGN 40 (20 euros) pelo jantar.

O atendimento não é simpático, mas é eficiente, rápido e eles são educados. Não espere por muitos sorrisos búlgaros e você não se decepcionará 😅

rila_bulgaria
cardápio do restaurante do hotel Pchelina

rila_bulgaria
o hotel Pchelina é bem aconchegante e fica situado a apenas 3,6Km/5min do Monastério de Rila

rila_bulgaria
cerveja búlgara

rila_bulgaria
tomei um vinho búlgaro da uva Melnik e uma sopa de truta da região

rila_bulgaria
o Peg comeu kebab e tomou cervejas regionais, tudo muito bom

rila_bulgaria
pagamos BGN 40 - 20 euros - pelo jantar

Panichiste e os 7 Lagos de Rila

👉Além do Monastério, ainda na região, vale a pena visitar as Montanhas de Rila, onde estão situados os 7 Lagos de Rila, entre 2.100 e 2.500m de altitude, formados pelo degelo há cerca de 1 milhão de anos atrás. É um local ótimo para fazer trilhas, bicicross e esqui, no inverno.

Na estação de esqui de Panichiste, você pega o teleférico até o topo e ele te leva ao local de onde partem as caminhadas até os lagos. No inverno, dá para esquiar. 

Para chegar ao início da trilha dos 7 Lagos de Rila, são cerca de 2,2Km de teleférico, ou seja, 15 minutos para ir e 15 minutos para voltar. Também tem a opção de subir de gôndola (bondinho).

Lá em cima, tem restaurante, banheiros e hospedagem.

Em Panichiste, dentre as hospedagens que eu pesquisei, as mais bacanas foram:
O passeio mais famoso na região é a trilha que você faz lá em cima para ver os maravilhosos 7 Lagos de Rila, mas, no inverno, não faz muito sentido tentar fazer as trilhas, porque você tem que caminhar em snow shoes (acreditem em mim, é exaustivo, tive a experiência de fazer trilhas em snow shoes em Ushuaia!) e não se vê os lagos azuis, pois eles estão cobertos de gelo/neve. 
Cheguei a pesquisar para fazer este passeio, mas neste post ela explica o que eu já imaginava sobre a visita aos 7 Lagos de Rila no inverno: não vale a pena.

Como tínhamos que optar, entre a estação de esqui de Panichiste e a de Bansko, optamos por Bansko. Do Monastério de Rila até a estação de esqui de Bansko dá 95Km.

Bunderishka Polyana Bansko
rodar pelas estradinhas de montanhas na Bulgária no auge do inverno foi um dos grandes prazeres desta viagem

Bansko

Bansko é a estação de esqui mais famosa da Bulgária. 

Nós chegamos a Bansko vindos do Monastério de Rila, uma viagem de 95Km/1h40min, com muita neve na estrada! Tudo lindo!

Como eu tinha muitas dicas de Bansko - e recomendo a todos vocês que vão até lá, mesmo que não tenham vontade nenhuma de esquiar - escrevi um post específico sobre a estação de esqui mais famosa da Bulgária.


Bunderishka Polyana Bansko
esquiar em Bansko foi uma das melhores experiências desta viagem

Bunderishka Polyana Bansko
um café inflacionado em Bunderishka Polyana, na parte alta da estação de esqui de Bansko

Plovdiv

Chegamos a Plovdiv vindos de Bansko - são 148Km/2h40min por uma estrada espetacular, com pinheiros completamente branquinhos de neve. 

Mesmo nessas estradinhas secundárias, descendo ou subindo montanhas, o asfalto nas estradas búlgaras era sempre ótimo, e definitivamente não precisávamos de correntes pros pneus. Pegamos altas nevascas, muito gelo e neve na pista, e as correntes não foram necessárias em nenhum momento. 

Nas auto-estradas o asfalto é perfeito!

Plovdiv Bulgaria
fomos de Bansko até Plovdiv por uma estrada espetacular

Plovdiv Bulgaria
pinheiros completamente branquinhos de neve na estrada entre Bansko e Plovdiv

Plovdiv é famosa por ser a cidade continuamente habitada mais antiga da Europa - são mais de 8.000 anos de história, sendo 6.000 anos antes de Cristo, na antiga Philippopolis, que era o nome anterior da atual Plovdid. Um lugar que floresceu durante o Império Romano, e mantém ainda hoje as heranças do período. 

É a 2ª cidade mais populosa da Búlgária, situada nas margens do Rio Maritsa. Uma cidade grande, com uma parte moderna, onde a grande Plovdiv se desenvolveu, e a cidade velha, que parece ter parado no tempo.
Se eu um dia tive alguma dúvida se valia a pena incluir Plovdid no nosso roteiro pela Bulgária e passar 1 dia lá, todas as minhas dúvidas se dissiparam imediatamente assim que coloquei os pés naquele cenário de cinema da Old Town.
E, se o número de fotos tiradas em um lugar é indicativo do quanto eu gostei daquele lugar...olhando para as centenas de fotos que tirei em Plovdiv fica fácil constatar o quanto esse lugar me encantou!

Plovdiv Bulgaria
Plovdiv é famosa por ser a cidade continuamente habitada mais antiga da Europa

Plovdiv Bulgaria
a cidade velha parece ter parado no tempo

Plovdiv Bulgaria
eles ainda mantêm o costume de colocar fotos nas fachadas das casas com os obituários daqueles que viveram ali 

Plovdiv Bulgaria
Plovdiv é a 2ª cidade mais populosa da Búlgária, situada nas margens do Rio Maritsa

Plovdiv Bulgaria
mural na Old Town de Plovdiv

Plovdiv Bulgaria
pelas ruas da cidade velha de Plovdiv

Plovdiv Bulgaria
Plovdiv me encantou!

A cidade velha de Plovdiv é um museu vivo do tipo de arquitetura do renascimento nacional que se desenvolveu lá no início e meados de 1800.
A Arquitetura do Renascimento Búlgaro é um período em que a arquitetura búlgara se desenvolveu muito, entre 1770 e 1900. 
As casas tradicionais de Plovdiv são chamadas kâshta, e muitas delas estão renovadas e servem como museus. 

O famoso gladiador Spartacus é originalmente de Plovdiv, que era a antiga capital da Trácia, onde ele viveu até ser escravizado pelos romanos.

Plovdiv Bulgaria
a cidade velha de Plovdiv é um museu vivo da arquitetura do renascimento nacional

Plovdiv Bulgaria
casa em estilo Revival em Plovdiv

Plovdiv Bulgaria
as casas tradicionais de Plovdiv são chamadas kâshta, e muitas delas estão renovadas e servem como museus

👉Dicas de hospedagem em Plovdid

Seguem algumas ótimas opções de hospedagem que pesquisei em Plovdiv: 

Gallery 37, nota 95, 92 euros, café da manhã incluído, estacionamento próximo grátis
Skyler Guest House, nota 93, 40 euros (ou BGN 79), estacionamento no local BGN 20 (10 euros)
Plovdiv City Center Hotel, nota 95, 54 euros, estacionamento próximo a BGN 25
Evelin Deluxe House, nota 97, 44 euros, estacionamento BGN 20
Rare view, nota 92, 49 euros, apartamento, estacionamento BGN 35
Kapana Guest House on Central Pedestrian street, nota 94, 45 euros, estacionamento grátis 5min
Апартаменти Стефани, nota 92, 41 euros, estacionamento na rua com parquímetro

Optamos pela Skyler Guest House para nos hospedarmos em Plovdiv, e reservamos um 'Standard Double Room' com banheiro privativo e ar-condicionado.

A localização desta pousada é excelente, exatamente entre o Kapana Art District e a Old Town.

Endereço: ул. Скайлер 2 ул. Скайлер 2, Plovdiv Center.

Pagamos com cartão 40 euros (BGN 79) por 1 noite de hospedagem em quarto duplo. 

Já no momento da reserva avisamos que queríamos garantir uma vaga de estacionamento na pousada, e pagamos BGN 20 (10 euros) extras por isso.

Foi uma hospedagem perfeita na Skyler Guest House em Plovdiv. NADA a reclamar. 

Fizemos self check-in, estacionamento no próprio pátio da pousada, nos deram um quarto maravilhoso (melhor do que eu tinha reservado), com sachês de café incluídos, banho bom e travesseiros melhores ainda! 
Os sabonetes e shampoo são com o típico cheiro de rosas da Bulgária, cheirosíssimos! 
Tem televisão, ferro de passar, secador de cabelos, frigobar e jarra elétrica. Melhor impossível, fique lá, sem dúvidas!

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
optamos pela Skyler Guest House para nos hospedarmos em Plovdiv

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
recebi todas as informações da Skyler Guest House para o self check-in via WhatsApp

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
entrada da Skyler Guest House

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
tudo bem explicadinho para o self check-in

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
reservamos um 'Standard Double Room' com banheiro privativo e ar-condicionado na Skyler Guest House

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
pagamos 40 euros por 1 noite de hospedagem em quarto duplo na Skyler Guest House

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
nos deram um quarto maravilhoso, melhor do que eu tinha reservado

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
sachês de café incluídos, jarra elétrica, frigobar, banho bom e travesseiros melhores ainda

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
a localização desta pousada é excelente, exatamente entre o Kapana Art District e a Old Town, com esta vista da nossa sacada

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
nosso quarto duplo era conjugado com outro quarto - uma ótima opção para famílias

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
hospedagem perfeita na Skyler Guest House em Plovdiv

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
Skyler Guest House em Plovdiv

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
no momento da reserva avisamos que queríamos garantir uma vaga de estacionamento na pousada, e pagamos 10 euros extras por isso, com estacionamento no próprio pátio da Skyler Guest House

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
Skyler Guest House

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
banheiro do nosso quarto na Skyler Guest House 

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
os sabonetes e shampoo são com o típico cheiro de rosas da Bulgária, cheirosíssimos

Skyler Guest House Plovdiv Bulgaria
mapa com a localização da Skyler Guest House em Plovdiv

👉Lugares para comer e beber em Plovdiv

  • Philippopolis Restaurant & Garden, logo na entrada da cidade antiga.
  • Hemingway Restaurant, serve comidas locais e carnes de caça.
  • Hans & Gretel, casa de doces no calçadão de Plovdiv, com sorvetes e donuts bem diferentes, da mesma rede que conhecemos na capital Sofia.
  • Huko, um lugar ótimo para um café da manhã ou brunch (no nosso caso) bom e barato, atrás da Mesquita Dzhumaya.
  • Cat and Mouse Beer Bar, em Kapana Art District.
  • Rahat Tepe, uma cervejaria/restaurante com vistas no alto da colina Nebet Tepe.
Jantamos no Philippopolis Restaurant & Garden, na cidade antiga de Plovdiv. 

Pagamos BGN 53,30 e as massas estavam bem boas - o restaurante é todo chique no seu interior, mas os preços são ok. 

No dia seguinte, comemos umas típicas tortas de massa folhada - chamadas banitsas - de espinafre e queijo na padaria Huko (Хлебарницъ Нико), situada atrás da Mesquita Dzhumaya. 

Pagamos BGN 8,50 pelas 2 banitsas.

Plovdiv_Bulgaria
Philippopolis Restaurant & Garden em Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
Philippopolis era o nome anterior da atual Plovdid, no período AC

Plovdiv_Bulgaria
cardápio do Philippopolis Restaurant & Garden

Plovdiv_Bulgaria
 comemos massas e estavam bem boas

Plovdiv_Bulgaria
tomando uma cerveja local no Philippopolis Restaurant & Garden em Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
o Philippopolis Restaurant & Garden fica situado logo na entrada da cidade antiga

Plovdiv_Bulgaria
o Philippopolis Restaurant & Garden é todo chique no seu interior, mas os preços são razoavelmente ok

Plovdiv_Bulgaria
pagamos BGN 53,30 pelo jantar no Philippopolis Restaurant & Garden

Plovdiv_Bulgaria
comemos umas típicas tortas de massa folhada - chamadas banitsas - de espinafre e queijo na padaria Huko

Plovdiv_Bulgaria
delícias na padaria Huko em Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
a padaria Huko fica situada atrás da Mesquita Dzhumaya em Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
pagamos BGN 8,50 pelas 2 banitsas, que são típicas tortas de massa folhada dos Bálcãs, muito comuns também na Bósnia

Plovdiv_Bulgaria
cervejaria Rahat Tepe

Plovdiv_Bulgaria
Rahat Tepe, uma cervejaria/restaurante com vistas no alto da colina Nebet Tepe

👉O que fazer em Plovdiv

No dia em que chegamos a Plovdiv, demos uma longa caminhada pela cidade velha, que estava linda, toda iluminada à noite, especialmente o Anfiteatro e o Estádio. 

Na manhã seguinte, novamente fizemos uma caminhada de quase 5Km entre a Old Town de Plovdiv e o Kapana Art District, antes de seguirmos viagem para Veliko Tarnovo por volta das 11hs.

Nossa caminhada ficou registrada no Strava aqui.

Plovdiv_Bulgaria
caminhada entre a Old Town de Plovdiv e o Kapana Art District

Plovdiv_Bulgaria
demos uma longa caminhada pela cidade velha de Plovdiv, que estava linda, toda iluminada à noite

Plovdiv_Bulgaria
Plovdiv à noite

Plovdiv_Bulgaria
caminhada pela Old Town de Plovdiv pela manhã

Plovdiv_Bulgaria
Kapana Art District em Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
uma das muitas igrejas lindas de Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
igrejas ortodoxas com interiores enfeitados em dourado

Plovdiv_Bulgaria
o melhor passeio é simplesmente se perder pelas ruazinhas da Old Town de Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
Plovdiv é uma cidade grande, com uma parte moderna, onde a grande Plovdiv se desenvolveu

Veja abaixo quais são os principais pontos turísticos de Plovdiv:

Old Town, com suas Casa Balabanov e Casa Hindliyan, a Casa Nedkovich, a Farmácia Hippocrates e a Casa Klianti, a Casa Kuyumdzhioglu e a Igreja Ortodoxa de São Constantino e Helena - uma igreja linda, cheia de pinturas, construída sobre as ruínas de um santuário cristão do século 4, que foi reformada em 1832, e era uma das maiores igrejas da sua época.

Antigo Anfiteatro Romano, um dos teatros antigos mais intactos do mundo, usado há 2 mil anos, com capacidade para 6 mil pessoas, numa das colinas da cidade velha. Foi construído pelo Imperador Trajano. É possível admirar o Anfiteatro de diversos mirantes na ul Hemus, ou dos cafés situados mais acima. Para visitar o Anfiteatro, tem que pagar ingresso, mas é bem tranquilo observá-lo de fora das grades, sem entrar.

Small Basilica, ou Complexo Arqueológico da Basílica dos Primeiros Cristãos, cujas ruínas foram descobertas durante a construção de um prédio em 1988. É uma igreja cristã de meados do século 5, com o chão coberto de mosaicos geométricos, que são o destaque da igreja. 

Plovdiv_Bulgaria
Antigo Anfiteatro Romano de Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
o Anfiteatro Romano de Plovdiv é um dos teatros antigos mais intactos do mundo, usado há 2000 anos, com capacidade para 6000 pessoas, situado numa das colinas da cidade velha

Plovdiv_Bulgaria
na época da construção dp Anfiteatro, Plovdiv ainda se chamava Philipópolis

Plovdiv_Bulgaria
para visitar o Anfiteatro, tem que pagar ingresso, mas é bem tranquilo observá-lo de fora das grades, sem entrar - voc~e terá esta vista de fora do teatro

Plovdiv_Bulgaria
a Kuyumdzhioglu House foi construída em 1847

Plovdiv_Bulgaria
uma das tradicionais casas em estilo Revival em Plovdiv

Outras atrações de Plovdid:
  • Ruínas do Aqueduto, que têm quase um milênio de história.
  • Garden of Tsar Simeon, um parque onde, no verão, acontece um show de luzes e música à noite, as 'Singing Fountains'.
  • Walking Street de Plovdiv, um calçadão para pedestres de 1,8Km que dizem ser o maior da Europa, com muitos restaurantes, lojas e bares.
  • Antigo Estádio Romano de Plovdiv, do século 2DC, que é um dos mais bem preservados edifícios da época de Roma Antiga na Península dos Bálcãs, com capacidade para acomodar 30 mil pessoas.
  • Mesquita Dzhumaya, situada ao lado do estádio romano, foi a última mesquita da cidade, construída pelos otomanos no século 15, com um minarete de 23m de altura.
  • Kapana Art District, o distrito cultural, criativo e artístico da cidade, com muitas galerias de arte, restaurantes, cafés, lojas de artesanato e streetart. Kapana significa 'armadilha', por causa das ruazinhas estreitas do bairro. 
  • Museu Arqueológico, Museu Etnográfico Regional (no inverno, funciona das 9 às 17hs, de terças a domingos) e Museu Histórico
  • Catedral de São Luís, uma das maiores igrejas católicas da Bulgária, construída em estilo Barroco entre 1858 e 1861.
  • Basílica do Bispo, também conhecida como Grande Basílica, que na verdade são as ruínas de uma igreja da antiga cidade de Philippopolis, do século 4. É a maior igreja cristã primitiva descoberta na Bulgária, com muitos mosaicos.
  • Igreja de São Constantino e Helena, a mais antiga de Plovdid, construída sobre uma igreja romana. A entrada é gratuita e pode fotografar à vontade o seu interior. 
👉Fora da cidade: Bachkovo Monastery, um lindo monastério situado a 28Km de Plovdiv, fundado em 1083.

Plovdiv_Bulgaria
Walking Street de Plovdiv pela manhã - um calçadão de 1,8Km que dizem ser o maior da Europa, com muitos restaurantes, lojas e bares

Plovdiv_Bulgaria
Plovdiv tem muitos pontos turísticos, e tudo bem sinalizado

Plovdiv_Bulgaria
Antigo Estádio Romano de Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
o Antigo Estádio Romano de Plovdiv fica ao lado da Mesquita Dzhumaya

Plovdiv_Bulgaria
Mesquita Dzhumaya, com suas palmeiras "empacotadas" para o inverno

Plovdiv_Bulgaria
mesquita construída pelos otomanos em Plovdiv no século 15, com um minarete de 23m de altura

Mesquita Dzhumaya
Mesquita Dzhumaya, Plovdiv, Bulgária

Plovdiv_Bulgaria
Igreja Ortodoxa de São Constantino e Helena

Plovdiv_Bulgaria
a Igreja de São Constantino e Helena é a mais antiga de Plovdid

Plovdiv_Bulgaria
 uma igreja linda, cheia de pinturas, construída sobre as ruínas de um santuário cristão do século 4, que foi reformada em 1832, e era uma das maiores igrejas da sua época

Plovdiv_Bulgaria
a entrada na Igreja de São Constantino e Helena é gratuita e pode fotografar à vontade o seu interior

Plovdiv_Bulgaria
Museu Etnográfico Regional de Plovdiv

Plovdiv_Bulgaria
o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv funciona na Kuyumdzhioglu House, de 1847

Plovdiv_Bulgaria
no inverno, o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv funciona das 9 às 17hs, de terça a domingo

Kapana Art District, Plovdiv
street art em Kapana Art District, Plovdiv

Kapana Art District, Plovdiv
Kapana Art District é o distrito cultural da cidade, com muitas galerias de arte, restaurantes, cafés e street art

Kapana Art District, Plovdiv
Kapana significa 'armadilha', por causa das ruazinhas estreitas do bairro

Kapana Art District, Plovdiv
street art em Kapana Art District, Plovdiv

Casas Revival de Plovdiv

Todo mundo que tem a oportunidade de passear pela cidade velha fica impressionado com a beleza das Casas Revival de Plovdiv.

No final do século 18 e especialmente durante o século 19, ricos comerciantes búlgaros comercializavam com a Europa e com o Oriente. 

Eles queriam demonstrar sua riqueza construindo grandes casas luxuosas. 

Artesãos búlgaros, arquitetos habilidosos, pedreiros, carpinteiros e pintores combinaram suas habilidades, mostrando serem extremamente talentosos nas construções de Plovdiv naquela época gloriosa.

Durante esse período, Plovdiv era um importante centro econômico na Bulgária. Muitas pessoas ricas e instruídas que viviam na cidade viajavam bastante pela Europa. Das suas viagens, traziam não apenas produtos exóticos, mas também novas culturas. 
Os comerciantes 'rycohs' demonstravam sua riqueza construindo casas lindas e ricamente ornamentadas, que, por sua vez, acabaram se tornando símbolos da cidade velha de Plovdiv.
As novas casas eram simétricas - possuíam um salão oval com 4 cômodos nos cantos, janelas de sacada (uma espécie de janelas/varandas arquitetônicas) e salas de "fofoca" no andar superior. 

No mundo da arquitetura, essas construções receberam o nome de Casas de Plovdiv

Além da linda arquitetura, as casas neoclássicas de Plovdiv tinham extensões adicionais, como poços de mármore, depósitos para bens valiosos, dependências para os empregados e até banhos turcos. 

As decorações coloridas das fachadas, com muitos enfeites, são facilmente identificáveis. O interior dos prédios de Plovdiv também era rico em afrescos e esculturas em móveis, tetos e corrimãos de escadas.

Não deixe de fazer um passeio pela Old Town de Plovdiv para ver algumas dessas lindezas!

As mais conhecidas e famosas são - anote aí:
  • Casa Balabanov
  • Casa Hindliyan
  • Casa Nedkovich
  • Farmácia Hippocrates
  • Casa Klianti
  • Casa Kuyumdzhioglu
Para saber mais sobre cada uma delas, veja este link

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

plovdiv old town bulgaria

Veliko Tarnovo

De Plovdiv para Veliko Tarnovo fomos novamente por uma estrada que era linda o tempo todo - mesmo quando estávamos em auto-estradas, havia montanhas branquinhas por todos os lados, muita neve e um céu azul lindo. 

Também passamos por estradinhas de montanhas, com muitos pinheiros branquinhos, aquelas paisagens de sonhos. Foi uma viagem super tranquila, de 205Km/2h45min.

Abastecemos em um posto de combustíveis no caminho entre Plovdiv e Veliko Tarnovo: pagamos BGN 82,83 (ou seja, € 42,35). O preço da gasolina era BGN 2,69 por litro. Colocamos 30,79l. 

Veliko Tarnovo
paisagens das montanhas da Bulgária entre Plovdiv e Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
a estrada entre Plovdiv e Veliko Tarnovo era linda o tempo todo

Veliko Tarnovo
estradinhas de montanhas, com muitos pinheiros branquinhos - paisagens de sonhos na Bulgária

Antiga capital búlgara medieval dos czares, Veliko Tarnovo já foi uma das cidades mais importantes dos Bálcãs, tanto quanto Constantinopla. Sofreu fortes influências russas e romenas no decorrer de sua história. 
Conhecida como 'Cidade dos Czares', Veliko Tarnovo é cercada por florestas, construída em colinas e cortada pelo Rio Yantra
Em 1185, foi ali que se iniciou uma rebelião contra o Império Bizantino, e foi lá que foi fundado o 2º Império Búlgaro. 

O centro histórico de Veliko Tarnovo é chamado Varusha e dá bem para percorrer a pé. 

mapa de Veliko Tarnovo
mapa de Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
Veliko Tarnovo é cercada por florestas, construída em colinas e cortada pelo Rio Yantra

Veliko Tarnovo
o Rio Yantra e, ao fundo, a Colina Tsarevets em Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
também encontramos casas no estilo do Renascimento Búlgaro em Veliko Tarnovo 

Veliko Tarnovo
o centro histórico de Veliko Tarnovo é chamado Varusha e dá bem para percorrer a pé

👉Dicas de hospedagem em Veliko Tarnovo

Estas foram as melhores alternativas de hospedagem em Veliko Tarnovo que apareceram nas minhas pesquisas:

Hotel Studio, nota 89, 42 euros com café da manhã incluído, vista, estacionamento privado custa BGN 15, localização mais perto da fortaleza
Guest House Diabora, nota 93, 40 euros, café da manhã incluído, estacionamento público funciona com parquímetro por aplicativo, localização perto do centro histórico e de restaurantes
Tarnovgrad Apartments, nota 96, 47 euros, estacionamento grátis incluído, vista
Guest House The House, nota 93, 36 euros (ou BGN 70), estacionamento na rua custa BGN 8 por dia, melhor localização, máquina de lavar roupa e cozinha compartilhada
History Inn Unique Guest House, nota 93, 46 euros com café da manhã, estacionamento na rua em frente, localização ótima
Aleko Apartments City Center, nota 95, 39 euros, estacionamento na rua, localização excelente
Tsarevets Residence, nota 91, 43 euros
Guest House Lazara, nota 99, 49 euros
Apartment 22, nota 94, 45 euros
Gile Guest House, nota 97, 46 euros
The Hill, nota 86 no Booking, excelente localização perto da Fortaleza

Se o seu orçamento for maior, veja estas outras 2 opções de hospedagem:
Veliko Tarnovo
hotel The Hill em Veliko Tarnovo

Nós escolhemos a Guest House Diabora para pernoitar em Veliko Tarnovo.

Pagamos no cartão de débito Wise 40 euros (BGN 78) por um quarto duplo para 1 noite, com café da manhã excelente incluído. 

A localização desta pousada em Veliko Tarnovo é muito boa, na rua principal, perto de bons restaurantes. A única dificuldade é estacionar, pois não é permitido estacionar na rua principal, então você precisa encontrar vaga nas ruazinhas de trás. 

Endereço: 28 Nezavisimost str. Велико Търново, Bulgaria. 

Eles nos mandaram com antecedência alguns locais onde poderíamos encontrar vagas de estacionamento nas ruas próximas:

• str. Hristo Karaminkov 31 (The Monument of the Hanged)
• str. Stefan Stambolov 64 (The Monument of the Hanged)
• bul. Nezavisimost 39 (ao lado do Club 23)
• square Pencho Slaveykov (atrás do Bar Melody)

A praça Pencho Slaveikov, por exemplo, que eles haviam nos recomendado, tem vagas de estacionamento grátis depois das 17hs. O estacionamento somente é pago das 9 às 17hs de segunda a sexta. À noite e nos finais de semana é grátis. 

Estacionamos e fomos para a Guest House Diabora arrastando nossas malinhas, sem saber como pagar o parquímetro, mas, chegando lá, a moça da recepção da pousada logo se ofereceu para nos ajudar e resolveu a questão do estacionamento via aplicativo pra nós. 

Pagamos em dinheiro para ela e ela pagou o estacionamento para nós via app - entendeu porquê sempre é necessário ter um pouco de dinheiro búlgaro trocado?! O parquímetro custou apenas BGN 1 por hora. Pelo que entendi, ela está acostumada a ajudar todos os hóspedes do hotel com isso, então não se preocupe!

Nosso quarto era o mais econômico desta pousada, não tinha janela externa, e mesmo assim foi muito bom, com ar-condicionado, frigobar e banho bom (com uma pia pequena). 

A única coisa que sentimos falta na Guest House Diabora foi de uma jarra elétrica, pois sempre fazíamos café nos quartos dos hotéis - eu carrego café solúvel e adoçante semmmpre na mochila! 

Mas tinha jarra elétrica lá embaixo, na recepção, então o 'problema' do café foi resolvido.

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
a localização da Guest House Diabora em Veliko Tarnovo é muito boa, na rua principal da cidade

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
a nossa única dificuldade foi estacionar, pois não é permitido estacionar na rua principal, então você precisa encontrar vagas nas ruazinhas de trás

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
a Guest House Diabora fica situada em um prédio histórico totalmente restaurado, lindo

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
o nosso quarto era o mais econômico da Guest House Diabora e não tinha janela externa, mas mesmo assim era ótimo

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
banho bom no banheiro da Guest House Diabora  

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
pia pequena e ótimo aproveitamento do espaço no banheiro da Guest House Diabora

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
café da manhã excelente da Guest House Diabora

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
área onde é servido o café da manhã na Guest House Diabora

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
Guest House Diabora em Veliko Tarnovo

Guest House Diabora em Veliko Tarnovo
pagamos no cartão de débito Wise 40 euros (BGN 78) por um quarto duplo para 1 noite, com café da manhã incluído

👉Dicas de restaurantes em Veliko Tarnovo

Pelo que pesquisei, as melhores opções de onde comer em Veliko Tarnovo são estes 2 restaurantes, situados praticamente um ao lado do outro:

1 Ego Pizza & Grill, bem pertinho do Shtastlivetsa, serve a melhor pizza da cidade, com vistas ótimas para a curva do rio.

Veliko Tarnovo
Ego Pizza & Grill em Veliko Tarnovo 

2 Restaurante Shtastlivetsa, o mais famoso da cidade, com uma filial também na capital Sofia, que serve comida internacional e comida típica búlgara. 

Tente pegar uma mesa com as vistas lindas para a curva do rio e experimente a berinjela e o pimentão recheados, um vinho local e, de sobremesa, o katmer com pistache, um doce folhado que haviam me recomendado, tipo os doces árabes, que vem quente numa panelinha, recheado com chocolate branco e pistache, e com uma bola de sorvete de pistache. 

Coma um por mim, realmente é dos deuses!
Nós jantamos em Veliko Tarnovo no Restaurante Shtastliveca (Ресторант "Щастливеца" - стара част), e foi excelente!
Pagamos BGN 100 (com gorjeta) - é um pouquinho mais caro, mas valeu a pena!

Veliko Tarnovo
Restaurante Shtastlivetsa em Veliko Tarnovo 

Veliko Tarnovo
jantamos em Veliko Tarnovo no Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
área interna super aconchegante (sem vistas) do Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
vistas a partir da nossa mesa no Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
área "externa"mdo Restaurante Shtastliveca 

Veliko Tarnovo
vista lateral da área externa do Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
o Restaurante Shtastlivetsa é o mais famoso da cidade, com uma filial também na capital Sofia, servindo comida típica búlgara e internacional

Veliko Tarnovo
jantamos em Veliko Tarnovo no Restaurante Shtastliveca e foi excelente

Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
cardápio do Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
de sobremesa, experimente o katmer com pistache do Restaurante Shtastliveca

Veliko Tarnovo
pagamos BGN 100 com gorjeta - o Restaurante Shtastliveca é um pouquinho mais caro, mas vale a pena

👉Lugares para conhecer em Veliko Tarnovo

Logo que chegamos em Veliko Tarnovo, fomos direto conhecer a Fortaleza Tsarevets, que abre apenas das 9 às 16hs no inverno e é o principal atrativo turístico da cidade. 

Dá para estacionar o carro na rua que sobe da fortaleza, bem debaixo da Catedral da Natividade de Nossa Senhora.
Não deixe de subir até a igreja da fortaleza, com suas pinturas 'mucho locas', no ponto mais alto da Colina Tsarevets.
Uma das grandes atrações da cidade é o light and sound show, um show de luzes e som - com fogos de artifício, inclusive, pelo que eu entendi - que acontece na Fortaleza Tsarevets em determinadas noites, especialmente no verão; mas, infelizmente, como já era de se esperar, esse show não acontece nas noites de inverno, quando estávamos lá.

À noite fizemos uma caminhada de uns 4Km em Veliko Tarnovo. Nossa caminhada ficou registrada no Strava aqui

Veliko Tarnovo
chegamos em Veliko Tarnovo e fomos direto conhecer a Fortaleza Tsarevets

Veliko Tarnovo
estacionamos o carro na rua que sobe da fortaleza, bem debaixo da Catedral da Natividade de Nossa Senhora

Veliko Tarnovo
cenários de contos de fadas em Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
caso ainda tenha algum desavisado por aí se perguntando "porquê a Bulgária"?!

Veliko Tarnovo
não deixe de subir até a igreja da Fortaleza Tsarevets

Veliko Tarnovo
pinturas 'mucho locas' no interior da igreja situada no ponto mais alto da Colina Tsarevets

Veliko Tarnovo
nossa caminhada em Veliko Tarnovo ficou registrada no Strava

Veliko Tarnovo
caminhada noturna em Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
street art nas ruas de Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
paisagem de Veliko Tarnovo à noite

Estes são os principais pontos turísticos de Veliko Tarnovo: 

Varusha Old Town - o centro histórico de Veliko Tarnovo.

Catedral da Natividade de Nossa Senhora - Rozhdestvo Bogorodichno, uma das construções mais imponentes de Veliko Tarnovo, que pode ser vista logo na entrada da cidade, com estilo ortodoxo, construída em 1842.

Fortaleza de Tsarevets - do século 5, sendo que parte da fortaleza foi saqueada e destruída durante a invasão turca em 1393, e o que existe hoje foi reconstruído na época comunista. Dentro da fortaleza existem ruínas de moradias, igrejas, monastérios, portões e torres, um complexo enorme, que se estende por toda a Colina Tsarevets. É um dos lugares medievais mais famosos da Bulgária, mas não tem nada de informações em inglês. Rende ótimas fotos, pois as vistas da cidade são lindas. Muitos consideram esta fortaleza como uma das mais impressionantes da Europa. O complexo, denominado Tsarevets Architectural Reserve, abre de abril a setembro das 8 às 20hs; em outubro das 9 às 18hs e, de novembro a março, das 9 às 16hs. Tem que comprar ingresso. 

Existem também outras atrações turísticas em Veliko Tarnovo:
  • Mini-Bulgária, um parque estilo Mini-Mundo de Gramado, com mini-construções de diversos pontos turísticos do país.
  • Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, igreja ortodoxa pequena, conhecida pelos afrescos em seu interior, mais afastada do centro histórico. 
  • Igreja de Sveti Dimitâr ou Igreja de São Demétrio de Tessalônica, a igreja ortodoxa mais antiga da cidade, consagrada em 1185, na época da criação do 2º Império Búlgaro, bem mais afastada do centro.  
  • Trapezitsa Hill, colina onde ficam as ruínas da 2ª principal fortaleza da cidade, construída no século 13, durante o 2º Império Búlgaro. Pode-se subir de funicular.
  • Monumento a Asen, um grande monumento que comemora o 800º aniversário da fundação do 2º Império Búlgaro e seus czares.
Veliko Tarnovo
Catedral da Natividade de Nossa Senhora

Veliko Tarnovo
vista de Veliko Tarnovo do pátio da Catedral da Natividade de Nossa Senhora

Veliko Tarnovo
a Catedral da Natividade de Nossa Senhora estava linda à noite, coberta de neve e bem iluminada

Veliko Tarnovo
Rozhdestvo Bogorodichno, a catedral, é uma das construções mais imponentes de Veliko Tarnovo, construída em estilo ortodoxo em 1842

Veliko Tarnovo
vistas de Veliko Tarnovo desde a Catedral da Natividade de Nossa Senhora

Veliko Tarnovo
a Fortaleza de Tsarevets é sem dúvida o principal ponto turístico de Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
a Fortaleza de Tsarevets é do século 5

Veliko Tarnovo
parte da Fortaleza de Tsarevets foi saqueada e destruída durante a invasão turca em 1393, e o que existe hoje foi reconstruído na época comunista

Veliko Tarnovo
uma das grandes vantagens da Bulgária, especialmente no inverno, é que não tem turistas em lugar nenhum

Veliko Tarnovo
embora seja um dos lugares medievais mais famosos da Bulgária, não tem NADA de informações em inglês - apenas em búlgaro, alemão e russo

Veliko Tarnovo
a igreja fica situada no ponto mais alto da Fortaleza Tsarevets, no alto da colina

Veliko Tarnovo
vale a pena entrar na igreja e dar uma olhada nas estranhíssimas pinturas do seu interior

Veliko Tarnovo
dentro da Fortaleza de Tsarevets existem ruínas de moradias, igrejas, monastérios, portões e torres, um complexo enorme, que se estende por toda a Colina Tsarevets

Veliko Tarnovo
a Fortaleza de Tsarevets é considerada uma das mais impressionantes da Europa

Veliko Tarnovo
o complexo é denominado Tsarevets Architectural Reserve

Veliko Tarnovo
vistas de Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
Varusha Old Town, o centro histórico de Veliko Tarnovo

👉Fora da cidade:

Monastério de Preobrazhenski, ou Monastery of the Holy Transfiguration of God, a 6Km de Veliko Tarnovo. Muito lindo por dentro, e tem que pagar ingresso para entrar.

Arbanasi, um vilarejo histórico situado a 4Km de Veliko Tarnovo.

Veliko Tarnovo
Arbanasi é um vilarejo histórico situado a 4Km de Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo
o Monastério de Preobrazhenski, ou Monastery of the Holy Transfiguration of God, também fica bem próximo de Veliko Tarnovo 

Ruse

Saímos de Veliko Tarnovo em direção a Ruse às 9:20hs, rodando sempre por estradas lindas, tudo completamente branco, uma cena de contos de fadas. 

No caminho, fizemos um pequeno desvio para conhecer o incrível monastério na rocha de Basarbovo, situado 12Km antes de chegar em Ruse, num desvio da estrada (conto mais sobre ele abaixo). 
Ruse, ou Pyce, como se escreve  no alfabeto cirílico, é a cidade búlgara que faz fronteira com a cidade romena de Giurgiu, por onde a maioria dos turistas cruza de um país para outro. 
Também conhecida como 'Rousse', Ruse é uma cidade situada no nordeste do país, nas margens do Rio Danúbio, bem na fronteira com a Romênia. 

É conhecida como “Pequena Viena”, e já foi a maior cidade búlgara no final do século 19.

Vale a pena dar uma volta na região ao redor da praça central, a Praça da Liberdade - 'Freedom Square' - que tem um lindo monumento no centro. 

Nesta área tem bares e restaurantes e alguns prédios importantes, como o Palácio da Justiça, com uma arquitetura típica da era comunista; o Girdap, um prédio amarelo com um relógio no topo, que foi o 1º banco privado do país, e o Dohdodno Zdanie, um prédio de arquitetura neoclássica que é sede de alguns teatros municipais.

Existem também outras atrações turísticas em Ruse: o Museu de História Regional, a Igreja Sveta Troitsa, construída em 1632, na época da ocupação otomana, razão pela qual a sua nave fica no subsolo, e o Panteão dos Heróis da Revolução Nacional.

 🚍Em Ruse é possível pegar um ônibus pra Bucareste, ou para o Otopeni Airport, o Aeroporto Internacional de Bucareste. Vi no site da companhia Pegasus que eles têm vários horários por dia e as passagens custam em torno de 66 BGN.

Ruse_Bulgaria
também conhecida como 'Rousse', Ruse é uma cidade situada no nordeste da Bulgária

Ruse_Bulgaria
Ruse fica nas margens do Rio Danúbio, bem na fronteira com a Romênia

Ruse_Bulgaria
demos uma caminhada pelo calçadão Aleksandrovska, a principal rua de pedestres de Ruse

Ruse_Bulgaria
o apelido de "Pequena Viena" é meio apelativo demais, mas Ruse não me decepcionou

Ruse_Bulgaria
talvez por causa da grande quantidade de neve, com sol e céu azul, estava tudo muito lindo

Ruse_Bulgaria
Ruse já foi a maior cidade búlgara no final do século 19

Ruse_Bulgaria
no calçadão Aleksandrovska em Ruse tem uns prédios bem bonitos

Ruse_Bulgaria
Opera House de Ruse

Ruse_Bulgaria
Ruse, ou Pyce, como se escreve  no alfabeto cirílico, é a cidade búlgara que faz fronteira com a cidade romena de Giurgiu

Ruse_Bulgaria
Igreja Sveta Troitsa em Ruse

Ruse_Bulgaria
a Igreja Sveta Troitsa foi construída em 1632, na época da ocupação otomana, e por isso a sua nave fica no subsolo, para torná-la uma igreja mais 'discreta'

Ruse_Bulgaria
eu nunca tinha visto algo parecido: para chegar à nave da igreja, você precisa descer uma escadaria

Ruse_Bulgaria
grande parte da Igreja Sveta Troitsa fica "escondida" no susolo 

👉Dicas de restaurantes em Ruse

Os 2 lugares mais recomendados para comer em Ruse são:
  • Chiflika, restaurante tradicional búlgaro bem recomendado.
  • Ostankino, café que serve comidas búlgaras típicas baratas e gostosas, como sopas, salsichas e grelhados.
Ruse_Bulgaria
o Restaurante Ostankino fica situado numa esquina no calçadão de Ruse

Ruse_Bulgaria
cardápio do Restaurante Ostankino em Ruse 

Ruse_Bulgaria
Restaurante Ostankino em Ruse

Ruse_Bulgaria
encontrei uma herança da época do domínio otomano na Bulgária

Ruse_Bulgaria
o Ostankino é um café que serve comidas búlgaras típicas baratas e gostosas, como sopas, salsichas e grelhados

Ruse_Bulgaria
tomei uma sopa ótima de peixe do Rio Danúbio e o Peg comeu um ensopado de carne com cogumelos, e pagamos apenas BGN 19

👉Diário de bordo de Ruse

Chegando em Ruse, estacionamos ao lado do Restaurante Ostankino

Almoçamos ali e foi ótimo, super barato e muito típico, um ambiente bem local. Dizem que a cerveja é ótima, mas não bebemos porque íamos dirigir depois. Tomei uma sopa ótima de peixe do Danúbio e o Peg comeu um ensopado de carne com cogumelos. Pagamos apenas BGN 19. 

Na frente do restaurante tem um supermercado onde compramos cervejas, vinho e chocolates para gastar nossos últimos lev (BGN 30). 

Em Ruse também vimos 2 mercados Lidl

Demos uma caminhada pelo calçadão Aleksandrovska até a Praça Svoboda, que é a praça central de Ruse, onde tinha umas bancas vendendo souvenirs. 

No calçadão de Ruse tem uns prédios bem bonitos. 

A cidade de Ruse estava linda, completamente coberta de neve. 

Vimos o Teatro Sava Ognyanov (sendo restaurado), o monumento no centro da praça principal, fomos até a Ruse Opera House (um lindo prédio vermelho) e a Igreja Sveta Troitsa, que tem a nave subterrânea, pois é da época do domínio otomano. 

A entrada na igreja é grátis e pode fotografar à vontade.
O apelido de 'Pequena Viena' talvez seja meio apelativo demais, mas Ruse não me decepcionou. Talvez por causa da grande quantidade de neve, com sol e céu azul, estava tudo muito lindo.
Nossa caminhada em Ruse ficou registrada aqui no Strava.

Também vimos o Panteão, quando passamos de carro, mas é um prédio feio, quadradão, com uma cúpula dourada enorme, no meio de um parque.

Ruse_Bulgaria
supermercado em Ruse onde compramos cervejas, vinho e chocolates para gastar nossos últimos lev

Ruse_Bulgaria
em Ruse, fomos até a Praça Svoboda, que é a praça central, onde tinha umas bancas vendendo souvenirs

Ruse_Bulgaria
souvenirs à venda nas bancas da Praça Svoboda em Ruse

Ruse_Bulgaria
monumento no centro da praça principal de Ruse, a Praça da Liberdade 

Ruse_Bulgaria
Ruse Opera House

Ruse_Bulgaria
Igreja Sveta Troitsa em Ruse

Ruse_Bulgaria
a Igreja Sveta Troitsa tem a nave subterrânea, pois é da época do domínio otomano

Ruse_Bulgaria
nossa caminhada em Ruse ficou registrada no Strava

👉Fora da cidade: Monastério de São Dimitri de Basarbovo

A 12Km do centro de Ruse, no Rusenski Lom Nature Park, o Monastério de São Dimitri de Basarbovo é um lugar que também é famoso entre pessoas que curtem observação de pássaros. 

É um dos únicos mosteiros rochosos ainda em funcionamento na Bulgária, totalmente inserido na paisagem natural, dentro de um rochedo, encravado num penhasco íngreme, com grutas que foram esculpidas por monges hesicastas (espécie de cristão ortodoxo), entre 1185 e 1396, durante o 2º Império Búlgaro.

Os ingressos para visitar o Basarbovo Monastery custam BGN 4 por pessoa.

Olhando nas fotos e nos vídeos (que estão salvos nos destaques dos stories no Instagram), pode parecer que a subida até as capelas esculpidas na rocha é bem difícil e íngreme, mas na verdade é bem fácil! 
Tive um pouquinho mais de dificuldade porque, no dia em que estivemos lá, os degraus estavam cobertos por uma camada enorme de gelo e de neve, e os corrimãos estavam congelantes, tudo muito escorregadio e perigoso, mas, em situações normais de temperatura, imagino que seja bem fácil subir às capelas encravadas no rochedo.  
Um lugar espetacular, que merece muito uma visita, especialmente no inverno! Aquele monastério lindo coberto por uma camada de neve parecia um lugar encantado, juro!

A igrejinha do monastério estava sendo pintada por dentro justamente quando estivemos lá, e foi muito legal e interessante ter a chance de ver aquele lugar ganhando vida pelas mãos dos artistas!

O monastério também tem uma lojinha - ou melhor - uma "banquinha", que vende produtos religiosos.

Monastério Basarbovo Bulgária
situado a 12Km do centro de Ruse, fica situado o Monastério de São Dimitri de Basarbovo

Monastério Basarbovo Bulgária
o Monastério de São Dimitri de Basarbovo foi fundado no século 12

Monastério Basarbovo Bulgária
estacionamos na porta do Monastério de Basarbovo - nós éramos os únicos turistas lá

Monastério Basarbovo Bulgária
estava tudo lindo e cheio de neve no Monastério de Basarbovo 

Monastério Basarbovo Bulgária
os ingressos para visitar o Basarbovo Monastery custam BGN 4 por pessoa

Monastério Basarbovo Bulgária
o Basarbovo Monastery tem uma lojinha - ou melhor - uma "banquinha", que vende itens religiosos

Monastério Basarbovo Bulgária
o Monastério de Basarbovo é um dos únicos mosteiros rochosos ainda em funcionamento na Bulgária

Monastério Basarbovo Bulgária
o Monastério de Basarbovo possui grutas que foram esculpidas por monges entre 1185 e 1396

Monastério Basarbovo Bulgária
os santuários do Monastério de Basarbovo foram esculpidos nas rochas 

Monastério Basarbovo Bulgária
o Monastério de Basarbovo é totalmente inserido na paisagem natural, dentro de um rochedo, encravado num penhasco íngreme

Monastério Basarbovo Bulgária
a subida pelas escadas até as capelas esculpidas nas rochas é bem fácil

Monastério Basarbovo Bulgária
as celas dos monges também são esculpidas nas rochas no Monastério de Basarbovo

Monastério Basarbovo Bulgária
Peg tentando vencer as escadarias do Monastério de Basarbovo sem levar um buléu nos degraus recobertos de gelo

Monastério Basarbovo Bulgária
capelas esculpidas nas rochas no Monastério de Basarbovo 

Monastério Basarbovo Bulgária
os corrimãos estavam congelantes no Monastério de Basarbovo, tudo muito escorregadio e perigoso no dia em que estivemos lá

Monastério Basarbovo Bulgária
tive um pouquinho de dificuldade para subir as escadarias do Monastério de Basarbovo porque, no dia em que estávamos lá, os degraus estavam cobertos por uma camada enorme de gelo e de neve

Monastério Basarbovo Bulgária
em situações normais de temperatura, imagino que seja bem fácil subir às capelas encravadas no rochedo no Monastério de Basarbovo

Monastério Basarbovo Bulgária
aquele monastério lindo coberto por uma camada de neve parecia um lugar encantado

Monastério Basarbovo Bulgária
igrejinha do Monastério de Basarbovo

Monastério Basarbovo Bulgária
a igrejinha do Monastério de Basarbovo estava sendo pintada por dentro quando estivemos lá

Monastério Basarbovo Bulgária
foi muito legal e interessante ter a chance de ver aquele lugar ganhando vida pelas mãos dos artistas

Monastério Basarbovo Bulgária
Monastério de Basarbovo na Bulgária coberto de neve em um lindo dia de inverno

Porquê a Bulgária?

Com tanto lugar massa pra conhecer, vocês vão pra Bulgária, Letônia? Não tem mais o que inventar, não? A próxima vai ser o quê, Mongólia? 😝

Essa foi a mensagem que eu recebi. E logo respondi: 

Não, amigo, a Mongólia nós já visitamos 14 anos atrás 🤪😅

Eu não vi isso chegando, mas o nosso roteiro de viagem acabou despertando a ira de alguns hehehe...de fato, nos últimos anos, fomos para as Ilhas Faroé, para Malta, em 2024 fomos pra Honduras, El Salvador e Guatemala, depois fomos pra Ruanda, Uganda e Etiópia, e agora, pracabá 😝 emendamos Bulgária, Romênia, Lituânia e Letônia...eu quase consigo entender o 'hate' que despertamos kkkkkk....

Mas a questão é que, se ficássemos eternamente repetindo Miami, Paris, Cancún e Dubai, como esse pessoal gostaria, não teríamos conhecido mais de 100 países. 

E, quanto mais eu conheço, mais quero conhecer! Ok, não tenho nenhum problema em voltar a Londres ou Maceió várias vezes, mas o mundo é maior, bemmm maior que isso!
A Europa tem 50 países e conhecíamos 37 deles, ou seja, ainda tínhamos 13 países para conhecer antes de "passar a régua" na Europa - se é que isso é possível! Agora nos faltam apenas 9 países para 'fechar a lista' de países europeus! 😅
E vocês, têm alguns lugares menos "populares" na lista? Ou preferem ficar eternamente no feijão com arroz?

Bulgária roteiro
o Monastério de Basarbovo é lugar espetacular, que merece muito uma visita sua, mesmo não sendo um dos lugares mais "populares" do mundo - e justamente por isso!

Como nascem os roteiros? 

Eu tenho roteiros mentais prontinhos de pelo menos umas 15 viagens que quero fazer. Isso porque leio tudo que aparece na minha frente sobre os destinos que me interessam e vou 'armazenando' as informações. 

Então, quando decido que vou fazer X viagem, para Y destino, já está tudo semi-planejado na minha cabeça. É mais uma questão de ver para qual lugar do roteiro as passagens aéreas estão mais baratas, como é melhor se deslocar entre um e outro lugar, e aos poucos ir detalhando o que eu quero ver e fazer em cada lugar.

Só fazemos reservas antecipadas se for absolutamente necessário e, de preferência, sempre canceláveis - acho um saco ficar com o roteiro todo amarrado em reservas. 
Para esta viagem, tínhamos as 2 passagens aéreas compradas, os simcards da OMeuChip, euros comprados no cartão Wise, e também providenciei o bilhete de seguro viagem gratuito do Visa - que não é automático, precisa fazer! Fiz também o seguro da World Nomads apenas para o período em que estaríamos esquiando, porque o seguro do Visa não oferece essa cobertura. Por último, alugamos um carro e reservamos as primeiras noites de hotel.
Pesquiso em detalhes tudo o que tem para fazer em cada lugar, estudo mapas das cidades que vamos visitar, olho tudo no Google Maps, Google Fotos, baixo mapas offline, aplicativos, pesquiso os climas, os vistos necessários, cotações das moedas, enfim...pesquiso tudo, até como são as tomadas, mas não me amarro em nada. 

Pra mim, a graça de viajar é justamente deixar espaço pro imprevisto. 

E já começo a viajar muito antes de entrar no avião, pesquisando tudo sobre o destino!

Sei lá se, quando desembarcássemos em Sofia, na Bulgária, iríamos estar com espírito para bater perna, ou para visitar pontos turísticos, ou se a nossa vontade seria só de ir para uma taberna tomar cerveja!? 

Não dá pra planejar isso com um mês de antecedência! Eu 'armazeno' as informações sobre as atividades disponíveis e, na hora, a gente decide o que queremos de fato fazer!

Neste post eu contei melhor como costumo planejar nossos roteiros.

Minha maior dica, sempre: deixe espaço para o acaso ❤️

Pode parecer estranho ouvir essa dica vinda de uma pessoa que escreve um blog de viagens com dicas super mastigadinhas de todos lugares. Mas, se eu puder te dar uma dica de viagem, a minha recomendação sempre será: não planeje tudo, não organize tanto. 
No Instagram, nos blogs, muitas vezes a vida alheia parece um clip do Coldplay, com arco-íris saindo do mar em Bali, e a vida real não é assim. Quanto mais planejado, mais expectativas irreais e menos surpresas deliciosas você vai ter. 
Depois nos dizem "como as viagens de vocês são legais e divertidas"! Mas isso é justamente porque a gente não tem medo de arriscar, não temos medo do novo. 

ESSA é justamente a graça de viajar: o novo, o inesperado.

Bulgária roteiro
quando cogitamos fazer esta viagem pela Bulgária e Romênia, eu já tinha um roteiro mental prontinho, que, aos poucos, acabou sendo lapidado para "caber" nos dias de férias que nós tínhamos

Bulgária roteiro
pesquise muito, mas não amarre o seu roteiro - deixe espaço para o imprevisto!

Como chegar à Bulgária e nosso roteiro de viagem

Quando fomos comprar as nossas passagens aéreas para esta viagem, pesquisamos voos tanto para Sofia, na Bulgária, quanto para Bucareste (Romênia), Vilnius (Lituânia) e Riga (Letônia) - queríamos conhecer os 4 países, então compraríamos passagens aéreas para a capital daquele que tivesse os voos mais baratos, e de lá seguiríamos viagem.

Depois de muito pesquisar possíveis combinações de voos, as passagens aéreas ida e volta mais em conta eram para Sofia, na Bulgária. 

Mas, para nós, não era vantagem comprar passagens aéreas ida e volta para Sofia, já que, como eu disse, queríamos conhecer também os outros países e, tendo que voltar a Sofia no final da viagem, perderíamos tempo (e talvez dinheiro).

Então, entre todas as combinações possíveis que eu testei (ida Sofia - volta Riga, ida Sofia - volta Vilnius, ida Bucareste - volta Riga, ida Bucareste - volta Vilnius, ida Vilnius - volta Sofia, ida Vilnius - volta Bucareste, ida Riga - volta Sofia, ida Riga - volta Bucareste), a que ficou mais em conta foi ida para Sofia e volta de Riga!

 Ficou assim:

Ida para Sofia: 
  • 6:10 POA 8:00 GRU
  • Voo Gol 1h50min G3 1969 Boeing 737-800
  • Parada de 6h40min em GRU (aproveitamos muito a sala VIP da LATAM no Aeroporto de Guarulhos)
  • 14:40 GRU 5:55 PARIS
  • Voo Air France 11h15min AF 453 Airbus A350-900
  • Parada de 4h15min em Paris 
  • 10:10 PARIS 13:55 SOFIA (SOF)
  • Voo Bulgaria Air FB 432 2h45min Airbus A220-300
Volta de Riga:
  • 16:00 Riga (RIX) 17:50 PARIS
  • Voo Air Baltic BT 693 2h50min Airbus A220-300
  • Parada de 5h30min em Paris
  • 23:20 PARIS 7:15 GRU
  • Voo Air France AF 454 11h55min Airbus A350-900
  • Parada de 1h45min em GRU
  • 9:00 GRU 10:50 POA
  • Voo Gol G3 1236 1h50min Boeing 737-800
Os voos Porto Alegre - Sofia e Riga - Porto Alegre da Air France para 2 pessoas custaram R$ 13.255,44, com uma mala de bordo de 12Kg incluída + item pessoal.


Encontrei essa combinação de voos no Google Flights, mas, no site da Air France, ela não aparecia, então tive que ligar para a Air France e comprar a passagem por telefone, dizendo ao atendente exatamente quais eram os voos que eu queria (já fiz isso outras vezes). 

Era possível pagar um pouco menos (em torno de R$ 200,00 a menos), se o pagamento das passagens fosse feito via transferência bancária, mas eu preferi pagar um pouquinho mais e usar o cartão de crédito para pagar, pois assim teria direito ao seguro viagem da VISA


Deu um certo trabalhinho fazer todas essas pesquisas no Google Flights, mas valeu muito a pena e eu recomendo que você faça isso sempre que estiver pesquisando viagens para múltiplos destinos. 
As passagens de ida e volta para Sofia ficavam mais em conta do que a ida para Sofia e a volta de Riga - passagens de ida e volta pro mesmo lugar normalmente são mais em conta do que passagens abertas, que eles chamam open jaw, voltando de um lugar diferente. Mas, pro nosso roteiro, não valia a pena, pois teríamos que comprar um voo a mais de Riga para Sofia, o que não compensava, entendeu?
E mais uma dica: às vezes, muito raramente, pode ficar mais barato comprar a passagem de ida separada da passagem de volta. É raro, mas já nos aconteceu, então acrescente essa pesquisa quando estiver procurando as suas passagens aéreas!

Eu, quando estou pesquisando passagens aéreas, não tenho preguiça: faço todas as combinações e tentativas possíveis para encontrar os voos mais baratos!

Só recomendo que você tenha cuidado com voos 'low cost' que não incluem bagagens, ou voos com conexões muito longas à noite, que você terá que pagar um hotel para pernoitar - nesses casos, o barato acaba saindo mais caro!

Bulgária roteiro
quando estou pesquisando passagens aéreas, não tenho preguiça - faço todas as combinações e tentativas possíveis para encontrar os voos mais baratos

Bulgária roteiro
depois de muito pesquisar possíveis combinações de voos, as passagens aéreas ida e volta mais em conta que encontramos eram para Sofia, na Bulgária, voando Air France
🚗 De Sofia até Bucareste, na Romênia, nós iríamos por terra, de carro alugado

Mas como seguir de Bucareste até os Países Bálticos, em especial, até a Lituânia (Vilnius), que seria nosso destino seguinte?
Olha, eu adoraria ter feito esse trajeto por terra, cruzando a Moldávia, Ucrânia e Bielorrússia - eu sonho com essa viagem há anos! Mas, infelizmente, como todos vocês sabem, há uma guerra acontecendo por ali, o que melou meu roteiro tão sonhado. 
Então o jeito era comprar uma passagem aérea entre Bucareste e Vilnius!

Pesquisei bastante, encontrei algumas low cost que não incluíam bagagem e tinham conexões demoradas demais (como Ryanair e a Wizz Air), até que encontrei um voo bem rápido, com bagagem incluída e preço ok da LOT Polish Airlines.
 Ficou assim:
  • Bucharest OTP 8:20AM - 9:10AM Warsaw WAW
  • Voo LO640  LOT POLISH AIRLINES  Embraer 195 duração 1h50min
  • Warsaw WAW 11:55AM - 2PM Vilnius VNO
  • Voo LO771 LOT POLISH AIRLINES Embraer 195 duração 1h05min
Esse voo tem duração total de 5h40min, com uma parada de 2h45min em Varsóvia, na Polônia. 


Os voos Bucareste - Vilnius da LOT Polish Airlines para 2 pessoas custaram EUR 251,18, com uma mala de bordo de 8Kg incluída + item pessoal. 

Pois é, a bagagem de mão permitida na cabine da LOT é de apenas 8Kg por pessoa, além de um item pessoal de 2Kg por pessoa 😏

Bulgária roteiro
para ir de Bucareste até a Lituânia (Vilnius), que seria o nosso destino seguinte, o jeito era comprar uma passagem aérea, e encontrei um voo bem rápido, com bagagem incluída e preço ok, da LOT Polish Airlines
🚌 De Vilnius para Riga nós iríamos novamente por terra, desta vez de ônibus. E, finalmente, de Riga nós voltaríamos para o Brasil. 

Esse foi o processo para comprar as nossas passagens aéreas e organizar o roteiro da nossa viagem. 

Note que testamos todas as combinações possíveis para encontrar aquela que ficava mais em conta - para isso, tem que ter flexibilidade nos planos de viagem e não dá para ter preguiça de pesquisar!
Acho legal compartilhar todo esse "processo mental" de organização do roteiro aqui para que vocês percebam - especialmente quem não está muito acostumado a fazer roteiros malucos assim - que tudo é possível, que você tem que ter a mente aberta no momento de montar o seu roteiro, testar diferentes possibilidades, até encontrar aquela que vai funcionar melhor pra você. No nosso caso, se as passagens para Bucareste ou Vilnius estivessem mais baratas, inverteríamos todo o nosso itinerário e adaptaríamos o roteiro aos voos mais em conta, entende??
Inclusive tentei inserir esse voo Bucareste - Vilnius junto com os voos Brasil - Sofia e Riga - Brasil, na opção de 'várias cidades' do Google Flights, mas aí ficava mais caro. 

No final, nosso roteiro de viagem pela Bulgária, Romênia, Lituânia e Letônia ficou assim:
  1. voamos para a Bulgária (Sofia)
  2. viajamos por terra de carro alugado até a Romênia (Bucareste)
  3. pegamos um voo até a Lituânia (Vilnius)
  4. fomos de ônibus até a Letônia (Riga)
  5. voltamos voando para o Brasil
Bulgária roteiro
voamos para a Bulgária, viajamos por terra até a Romênia, pegamos um voo até a Lituânia, fomos de ônibus até a Letônia e voltamos voando para o Brasil

Como foi voar Bulgaria Air

Como nosso voo inicial de PoA para SP era com a Gol (em code share), e não com a Air France, era impossível fazer check-in online! Já sabíamos disso, pois já havíamos voado Air France outras vezes, então nem me estressei. Fomos direto pro aeroporto para fazer check-in lá.

E, mesmo no aeroporto em PoA, o atendente da Gol não conseguiu nos entregar cartões de embarque para os voos até Sofia: só conseguiu emitir cartões de embarque para SP e para Paris. Eles não conseguem emitir cartões de embarque para voos com mais de 24hs de antecedência.

No check-in no aeroporto, ainda em Porto Alegre, os funcionários da Gol também fizeram questão de verificar se era necessário ter vistos para a Bulgária e se tínhamos voos reservados de saída do país. Nos disseram que diz expressamente que é obrigatório ter voo de saída comprado para poder entrar na Bulgária (vistos não são necessários). 
Nos colocaram em assentos juntos tanto no voo nacional para GRU, quanto nos voos internacionais para Paris e para Sofia (não pagamos para escolher assentos). 
Em São Paulo, o voo da Air France para Paris atrasou bastante! 

A previsão era de decolarmos em GRU às 14:40, e acabamos saindo só as 16hs! Primeiro uma baita tempestade impediu que terminassem de carregar as malas no avião, depois que já estávamos embarcados. Aí, depois que carregaram todas as malas e finalmente íamos decolar, um passageiro precisou desembarcar do avião por problemas de saúde de um membro da família - aí teve toda a função de desembarcar as malas desse passageiro. Daí, quando achamos que íamos finalmente decolar, encontraram uma mochila sem dono perdida em um assento da aeronave. Olha...que decolagem mais encantada! Dava até vontade de rir! Cada hora era um BO diferente! 

O tempo em GRU estava péssimo - como falei, tivemos uma baita tempestade antes mesmo da decolagem. Logo depois de decolar, tivemos uma turbulência daquelas de embrulhar o estômago. E o engraçado é que uma passageira sem noção insistia em tirar o cinto e levantar para ir ao banheiro em plena turbulência! A comissária berrava em francês e em inglês pra ela permanecer sentada com o cinto afivelado e ela, coitada - bem doida - não entendia nada e seguia bela e fascinante pelos corredores da aeronave no seu rolê a caminho do banheiro, como se o bafo nem fosse com ela. 

A situação era cômica, e não teve uma alma boa no caminho dela pra pegar a criatura pela mão e desenhar o que estava acontecendo. A comissária teve que se desatar o cinto e correr atrás da inocente pelo corredor do avião pra fazer ela sentar no maldito assento!
Tem horas que eu queria ter a calma dos ignorantes...ela obviamente estava nem aí pro avião se sacudindo tipo montanha-russa! 
Mas, por sorte, o restante do voo foi todo bem tranquilo, sem turbulências. 

Serviram jantar (com champagne) e café da manhã. Durante todo o voo tinha lanchinhos e bebidas disponíveis no fundo do avião. 

Na programação de bordo vi o filme 'Lee', com a Kate Winslet, que é espetacular - merecedor de todos os Oscars - incrível que ela não tenha sido sequer indicada como melhor atriz!

Sentamos na janela do avião e corredor e achamos o espaço BEM apertado.

Como já contei no blog com detalhes como é voar na classe econômica da Air France, não vou me alongar muito aqui, porque nada mudou 👇


Air France
voando Air France de SP para Paris

Air France
o voo Air France de SP para Paris tinha uma ótima programação de bordo

Air France
no voo Air France de SP para Paris serviram jantar - com champagne - e café da manhã

Air France
nos colocaram em assentos juntos tanto no voo nacional para GRU, quanto nos voos internacionais para Paris e para Sofia - e não pagamos para escolher assentos

Air France
sentamos na janela no voo da Air France e achamos o espaço bem apertado

Mas...tem um adendo que eu quero fazer: ultimamente, vejo muito esse pessoal das milhas falando das glórias de viajar na 1ª classe. 

Parece que, hoje em dia, só a cachorrada viaja na econômica. Quem é minimamente cool e glamourizado, só viaja de 1ª classe. Ok, bem legal para quem pode, mas, honestamente, ficar enaltecendo a 1ª classe e criticando a classe econômica é um deserviço. 

Eu, da minha parte, acho bem CAFONA influenciadores que ficam glamourizando viagens aéreas. Será inveja? Pode ser um pouquinho sim - não estou dizendo que eu não ia curtir voar na 1ª classe. Inclusive já voei (por upgrade grátis) e não achei que valesse o $$$ empregado se eu tivesse que pagar. 
Mas, sério: poder viajar na classe econômica já é um p@rr& de um privilégio. 
Se eu fiquei 9 meses encolhida na barriga da minha mãe, eu posso ficar 9hs encolhida num avião para chegar em Paris mais barato. 

Depois vêm aqui e me perguntam "já vão viajar de novo"? 

Pois é, economizei na passagem aérea, amiga!!! 😅

Bom, esse era o recado, e 'teje dito': nada a ver isso de ficar glamourizando viagens. Vamos falar de viagens acessíveis!!

Você já teve a experiência de voar na classe econômica da Air France? Para onde voou?

Aeroporto de Paris
poder viajar na classe econômica já é um p@rr& de um privilégio

Em Paris, o fuso horário era de 4hs a mais, e a temperatura era de -2°C em fevereiro, já nos dando uma amostra grátis da friaca que enfrentaríamos pela frente.   

Mesmo com todo o atraso na decolagem em SP, chegamos em Paris apenas com um pequeno delay de 20min. Ainda bem, porque, para chegar no terminal 1 do aeroporto CDG - terminal que eu ainda não conhecia - onde seria a nossa conexão para Sofia, foi uma lonnnnga peregrinação de ônibus pelos outros terminais! 

Nunca vi conexão mais demorada do que essa em Paris, e na viagem de volta foi a mesma peregrinação. Por sorte, o tempo de conexão em Paris era de mais de 4hs - se tivéssemos pouco tempo, teria sido um sufoco! 

Sem falar na lerdeza do raio-x, porque tem toda a função de tirar todos os líquidos e pastosos da mala e passar pelo raio-x num saquinho ziplock. Acaba ficando bemmm demorado! 
A única coisa ruim destes voos pro leste europeu com conexão em Paris é que o aeroporto CDG tem conexões horrorosas entre os terminais - tivemos que pegar 2 ônibus para chegar ao nosso terminal, tanto na ida para Sofia, quanto na volta de Riga!
Em compensação, o tal terminal 1 do aeroporto CDG em Paris é uma beleza: esteiras rolantes enormes que sobem e descem e te levam por todo o caminho, o terminal bem vazio, com bastante lugares para sentar, tomadas disponíveis para carregar celulares...ótimo!

E a imigração em Paris também foi bem rápida e muito simples. O agente de imigração só olhou os carimbos e vistos de outras viagens nos nossos passaportes e carimbou sem perguntar nada.

Aeroporto de Paris
fizemos conexão em Paris com um voo da Bulgaria Air 

Aeroporto de Paris
para chegar ao terminal 1 do Aeroporto CDG em Paris, onde seria a nossa conexão para Sofia, foi uma longa peregrinação de ônibus pelo aeroporto

Aeroporto de Paris
esteiras rolantes enormes que sobem e descem e te levam por todo o caminho no terminal 1 do Aeroporto CDG em Paris

Aeroporto de Paris
o terminal 1 do Aeroporto CDG em Paris é uma beleza - bem vazio, com bastante lugares para sentar, tomadas disponíveis para carregar celulares...ótimo!

Aeroporto de Paris
nunca vi conexão mais demorada do que essa no Aeroporto CDG em Paris, e na viagem de volta foi a mesma peregrinação entre terminais

Aeroporto de Paris
Aeroporto CDG em Paris

Aeroporto de Paris
loja de macarons da Pierre Hermé no Aeroporto de Paris 

Bulgaria Air
eu não conhecia o terminal 1 do Aeroporto CDG em Paris e achei ótimo

Voamos com a companhia aérea búlgara Bulgaria Air de Paris para Sofia, cuja sigla de aeroporto é SOF.  

O voo FB 432 num Airbus A220-300 da Bulgaria Air durou 2h45min e saiu de Paris às 10:10hs, chegando em Sofia às 13:55hs.

Na verdade também teve um atraso na decolagem em Paris no voo da Bulgaria Air, mas chegamos em Sofia com poucos minutos de atraso.

O voo de 2h45min foi super tranquilo! Sobrevoamos França, Suíça, Áustria, Eslovênia, Croácia e Sérvia. A paisagem dos Alpes é linda vista da janela do avião!! Muitas, infinitas montanhas! 

Serviram um sanduíche quente muito bom com refrigerante. De sobremesa, chocolate búlgaro!

Na Bulgária o fuso horário é de 1h a mais que em Paris. Para o Brasil, a diferença de fuso horário é de 5hs a mais.

Bulgaria Air
voamos com a companhia aérea Bulgaria Air de Paris para Sofia, na Bulgária

Bulgaria Air
voando Bulgaria Air de Paris para Sofia

Bulgaria Air
serviram um sanduíche quente muito bom com refrigerante no voo da Bulgaria Air, além de nos darem água

Bulgaria Air
o voo da companhia aérea Bulgaria Air de Paris para Sofia sobrevoa França, Suíça, Áustria, Eslovênia, Croácia e Sérvia 

Bulgaria Air
a paisagem dos Alpes é linda vista da janela do avião, com muitas, infinitas montanhas!

Bulgaria Air
de sobremesa, chocolate búlgaro!

Chegando na Bulgária: Aeroporto de Sofia

Chegamos em Sofia, capital da Bulgária, às 14hs.

No Aeroporto de Sofia não passamos nem por imigração: saímos do avião direto pro saguão do aeroporto, pois já havíamos feito imigração na conexão em Paris, onde carimbaram os nossos passaportes. 

Vi vários bares, cafés e restaurantes no aeroporto. Também tem máquinas ATM para sacar dinheiro e locadoras de carros. O aeroporto da capital búlgara não é muito grande, e parece ser bem fácil de se orientar.

O Sofia Airport é a principal porta de entrada do país, e fica situado a 12Km de distância do centro da capital. 

Tem metrô, ônibus e minibuses que fazem o trajeto, mas são meio demorados. Se você não se importa de pagar um pouquinho mais, procure no aeroporto pelos táxis da empresa chamada Ok Taxi Supertrans - é a única empresa autorizada a operar no Aeroporto de Sofia - tenha cuidado porque tem muitos fakes desta empresa pela cidade! 
Atenção: pegar o táxi no estacionamento específico da empresa, e não no estacionamento geralzão do aeroporto. No estacionamento geral, que fica na frente do terminal, ficam os golpistas - um deles queria nos cobrar 40 euros pela corrida! Tem que pegar no estacionamento da empresa, onde ficam os táxis amarelos, que é ao lado do terminal.
Custa em torno de BGN 15 a 20 uma corrida de táxi do aeroporto pro centro de Sofia. Pegamos um Tesla novíssimo e pagamos BGN 19 no taxímetro. Preço justo.

Não existe Uber na Bulgária - ao contrário da Romênia

Como falei acima, também é possível pegar metrô do aeroporto pro centro de Sofia, mas, no nosso caso, além de mais demorado, teríamos que fazer baldeação para chegar ao nosso hotel, então pensamos que o conforto do táxi, depois de mais de 30hs viajando, compensava! 

Até porque não queríamos perder tempo, queríamos chegar logo ao hotel para sair a explorar Sofia!

sofia_bulgaria
pegue o táxi no estacionamento específico da empresa, ao lado do terminal, e não no estacionamento geralzão do Aeroporto de Sofia, que fica situado na frente do terminal

Moeda usada na Bulgária

A moeda usada na Bulgária não é o Euro, e sim o Lev Búlgaro - que valia cerca de R$ 3,18 quando visitamos o país em fevereiro de 2025. O código da moeda é BGN. 

Na época da nossa viagem, trocando R$ 1.000,00 no Wise, recebíamos 305 BGN.

  • Cotação pro euro: 1 euro = 1,95 BGN
  • Cotação pro real: 1 BGN = R$ 3,18

O apelido da moeda búlgara é kint, e o plural de lev é leva.

A abreviação é lv e os centavos são chamados stotinki.

Quando for trocar seus euros em casas de câmbio, tome cuidado para não te cobrarem comissão, e evite trocar dinheiro em aeroportos, estações de trem e hotéis, porque as cotações são sempre piores.

É fácil trocar euros, dólares americanos e libras para lev. Outras moedas é mais difícil. Nós levamos apenas euros nesta viagem. 

Cartões de crédito e de débito são aceitos na maioria dos lugares, mas, ainda assim, é muito recomendável ter sempre alguns lev trocados para alguma emergência/lugar que não aceite cartões. 

Como comentei diversas vezes ao longo do texto acima, fora da capital Sofia, em várias ocasiões tivemos que pagar em lev em locais que não aceitavam cartões (nem de crédito e nem de débito), até mesmo em pousadas! E não conte com seus euros, porque euros também não são aceitos no comércio na Bulgária - o negócio é realmente ter sempre um pouco da moeda local, o lev.

bulgaria
a moeda usada na Bulgária não é o Euro, e sim o Lev Búlgaro

bulgaria
o Lev Búlgaro valia cerca de R$ 3,18 quando visitamos o país em fevereiro de 2025

Trocando dinheiro em Sofia, na Bulgária

Logo na chegada ao país, pegamos a moeda local - lev búlgaro - num ATM (caixa eletrônico) no saguão do Aeroporto de Sofia com o cartão Wise, para poder pagar o táxi pro centro.

Até os caixas eletrônicos de aeroportos têm tarifas mais altas, nunca é bom negócio trocar $$ em aeroporto. Só sacamos lá porque os táxis do aeroporto não aceitavam cartões, nem euro, e não tem Uber na Bulgária!🤪

Só pego $$ em aeroporto em caso de última necessidade mesmo!

Vejam só este exemplo, para ilustrar: no ATM do Aeroporto de Sofia, BGN 260 custaram € 138,65 no cartão Wise, com as taxas cobradas (a cotação ficou 1,87). 

Já na casa de câmbio pertinho da nossa hospedagem no centro de Sofia, troquei € 200 por BGN 390 (cotação de 1,95). 
Como eu sempre digo, só troque $$ em aeroporto em último caso. E trocar papel-moeda sempre vai ser melhor (financeiramente) do que sacar dinheiro com qualquer cartão. 
👉Dica para trocar dinheiro na Bulgária: essa casa de câmbio - Crown Change Краун чейндж - pertinho do nosso hotel na capital Sofia e do Palácio Nacional da Cultura, tinha a melhor cotação que encontramos na capital.

Abre de 2ª a sábado, das 8 às 20hs. Endereço: Sofia Center, 8277 Лозенец, Bulgária.

Essa é outra boa dica para trocar $$: não caia direto nas casas de câmbio dos lugares mais turísticos. Foi só sair do Bulevard Vitosha (o calçadão de Sofia) que já encontrei cotações melhores! 

No calçadão de Sofia também tem várias casas de câmbio, mas as cotações são sempre piores...


sofia_bulgaria
a casa de câmbio Crown Change, situada perto do Palácio Nacional da Cultura em Sofia, tinha a melhor cotação que encontramos na capital búlgara

O que comer e beber na Bulgária

Vou deixar registrados aqui quais são os principais pratos da culinária búlgara, que você deve tentar experimentar em uma viagem à Bulgária:
  • Banitsa, tipo um pastel de queijo folhado, servido fresco e quente.
  • Palachinki, panquecas. 
  • Tarator, uma sopa gelada de pepino e iogurte, servida com alho, endro e nozes trituradas.
  • Shkembe chorba, tradicional sopa de estômago, apenas para aqueles que tem estômagos mais aventureiros!
Frutas frescas, vegetais, laticínios e carne grelhada são a base da culinária búlgara, que foi muito influenciada pelas culinárias grega e turca. 

O queijo branco e o iogurte búlgaros, ambos de vaca, são maravilhosos. 
Aliás, você sabia que os búlgaros se gabam de ter inventado o iogurte??
A história do iogurte no país é milenar. Muitos búlgaros afirmam que o iogurte foi descoberto acidentalmente há cerca de 4 mil anos, quando tribos nômades percorreram o território do país, carregando leite em peles de animais.

Não é possível afirmar que foram os búlgaros quem de fato inventou o iogurte, pois a bebida aparentemente foi criada em vários lugares em diferentes épocas, naturalmente, pois o leite era armazenado em jarros de barro expostos ao calor - com o tempo, o leite fermentava e se transformava em iogurte. A região dos Bálcãs, que inclui a Bulgária, é um dos locais onde o iogurte foi produzido naturalmente por causa das bactérias e da temperatura. Mas o certo é que a Bulgária desempenhou um papel importante na popularização da bebida, inclusive trazendo o iogurte para a Europa na 2ª metade do século 7. 

Além disso, o cientista búlgaro Stamen Grigorov (1878-1975) foi o 1º a detalhar a composição do iogurte e a descobrir o bacilo Lactobacillus bulgaricus, responsável pela sua criação.

Bulgária comidas bebidas
os búlgaros se gabam de ter inventado o iogurte e existem dezenas de marcas diferentes de iogurtes em todos os mercados

Porco e frango são as carnes mais populares, e você vai ver que eles também comem tripas, que são bem comuns de encontrar nos cardápios de restaurantes mais tradicionais, além de pato, coelho, veado e peixes, especialmente no litoral do Mar Negro.

Skara (carnes grelhadas), especialmente de porco, estão entre os pratos mais populares servidos em restaurantes, mehanas (restaurantes tradicionais) e lancherias búlgaras. 

Você não vai escapar de experimentar os kebabche (salsichas finas de porco apimentadas grelhadas) e kyufte (um hamburguer de porco redondo e achatado), que são gostosos e baratos e estão presentes em todos os cardápios búlgaros, geralmente servidos com batatas fritas - pârzheni kartofi - pratos básicos de todas as mehanas (tabernas) do país.

O kyufte tatarsko, um hamburguer de porco temperado e recheado com queijo derretido, foi meu favorito. 

O musaka, vindo da Grécia, feito com carne de porco e coberto com batatas, é um prato bem comum nos almoços na Bulgária.

Outro prato comum na Bulgária é o Shishcheta, que são espetinhos de frango ou porco, com cogumelos e pimentões.

Ensopados de carne e comidas servidas em tijelas de barro são os pratos tradicionais mais comuns. O Kavarma, feito com frango ou porco, é um dos pratos mais populares da Bulgária: a carne é cozida numa panela com vegetais, queijo e, às vezes, com ovo, e é trazida fervendo para a mesa.

Coma também uma Shopska Salad, o prato nacional do país, por causa das suas cores verde, vermelha e branca, iguais às da bandeira búlgara: tomate, pepino, pimentão vermelho e queijo branco ralado por cima e, às vezes, azeitonas pretas.

Bulgária comidas bebidas
pedimos Kavarma de porco e de frango em Bansko, um ensopado de carne com cogumelos, tomates, pimentões e cebolas, além de pão de alho maravilhoso e batata-frita com queijo local

Bulgária comidas bebidas
a Shopska Salad é o prato nacional do país, por causa das suas cores verde, vermelha e branca, iguais às da bandeira búlgara, com tomates, pepinos, pimentões vermelhos, cebola, salsinha e queijo branco

Experimente o picolé Nui.

Vale a pena experimentar os excelentes vinhos búlgaros, especialmente os das uvas DymiatMavrudGamzaRkatsiteliPamid Melnik (que eu não conhecia). Eles são o resultado das variadas zonas climáticas, de um solo rico e muita tradição, desde o tempo da Trácia. Dá para visitar vinícolas rústicas, ou provar vinhos búlgaros em restaurantes e até mesmo em barracas de beira de estrada.

Também não deixe de provar as cervejas locais, como a Kamenitza e a Stolichno. Zagorka e Shumensko são as marcas mais populares do país. 

O destilado nacional da Bulgária é a rakia - um tipo de conhaque claro e potente, geralmente feito de uvas - e há inúmeras marcas disponíveis. É tomada como um aperitivo e servida com gelo em restaurantes e bares, que frequentemente têm uma página inteira dos seus menus dedicada à lista de rakias regionais.

Para saber mais sobre a gastronomia búlgara, veja aqui.

Mais dicas de restaurantes na capital búlgara aqui: O que fazer em Sofia, na Bulgária

Bulgária comidas bebidas
quase todos os cardápios de restaurantes na Bulgária possuem uma página de vinhos regionais

Bulgária comidas bebidas
os vinhos búlgaros são excelentes, especialmente os das uvas Gamza e Melnik, que eu não conhecia

Bulgária comidas bebidas
vale a pena experimentar os vinhos búlgaros - você já tomou um vinho da uva Mavrud?

Bulgária comidas bebidas
a cerveja Kamenitza é uma das mais populares na Bulgária

Bulgária comidas bebidas
não deixe de experimentar as cervejas locais búlgaras

Bulgária comidas bebidas
a bebida destilada nacional da Bulgária é a rakia, que tem até um museu exclusivamente dedicado a ela na capital Sofia

Sobre a Bulgária e suas curiosidades

  • Capital da Bulgária: Sofia
  • Fronteiras terrestres da Bulgária: Grécia, Macedônia, Romênia, Sérvia, Turquia
  • Bandeira da Bulgária:
Bulgária
bandeira da Bulgária

Bulgária faz parte dos Bálcãs, e tem uma geografia diversificada, que vai desde as lindas praias do Mar Negro até um interior cheio de montanhas e rios, como o famoso Rio Danúbio.

O país fica situado no coração da Península Balcânica, e se estende por 502Km, desde a fronteira com a Sérvia até o litoral do Mar Negro, com 378Km de extensão.

1/3 da Bulgária são montanhas. A Stara Planina (também conhecida como Montanhas Balcânicas) se estende pela Bulgária central. No sudoeste do país, existem 3 cadeias de montanhas mais altas:
  1. Montanhas Rila, ao sul de Sofia, onde fica o ponto mais alto do país, o Monte Musala, com 2925m de altitude
  2. Montanhas Pirin, ao sul, em direção à Grécia
  3. Montanhas Rodopi, a leste
Viajando pela Bulgária, você vai ouvir falar muito em 'Dácia' e 'Trácia', então fica aqui o registro: os dácios habitavam a região que hoje é a Romênia, enquanto que os trácios habitavam a região que hoje é a Bulgária.

  • Dácia 👉 Romênia
  • Trácia 👉 Bulgária

O fuso horário na Bulgária é de 5hs a mais que no Brasil.

A Bulgária é considerada um caldeirão cultural, com muitas influências gregas, eslavas, otomanas e persas.

É um dos destinos (ainda) baratos na Europa, com um grande patrimônio cultural e monumentos históricos.

Quando as pessoas ficavam sabendo que éramos brasileiros, ninguém na Bulgária lembrava do Neymar ou do Pelé, do Carnaval ou da Amazônia, como é comum acontecer em outros países, e sim da ex-Presidenta Dilma Rousseff, que tem origem búlgara. 
Parece que todos os búlgaros sabem que uma mulher de origem búlgara foi Presidente do Brasil. 
Durante a era comunista, a Bulgária era oficialmente ateísta, mas, atualmente, 83% da população búlgara são cristãos ortodoxos e 12% são muçulmanos sunitas.

Viajando pela Bulgária, você precisa ter o cuidado de atender ao código de vestimenta que é obrigatório em todos os monastérios e, especialmente, nas igrejas ortodoxas. Essa é uma das grandes vantagens de viajar no inverno, ao meu ver: você está sempre tapada de roupas e de acordo com os códigos de vestimenta destes lugares. No verão, lembre de carregar sempre na bolsa um lenço para cobrir os ombros, e nada de shorts, roupas justas ou decotadas, nem ombros de fora. 

A música folclórica búlgara usa instrumentos musicais tradicionais, como a gaida (gaita de foles), a gadulka (um instrumento de cordas com arco) e o kaval (flauta). Como em muitas culturas camponesas, as mulheres búlgaras não tinham acesso a instrumentos musicais, então elas geralmente executavam a parte da cantoria.

Assim como na maioria dos países europeus, por hora ainda não é preciso se preocupar com vistos antecipados para entrar na Bulgária, o que pode mudar em breve - se informe antes de viajar.  
A Bulgária faz parte da União Européia e tanto a Bulgária quanto a Romênia agora - desde o dia 1º de janeiro de 2025 - fazem parte da área Schengen, o que significa que não existem mais restrições e controles nas fronteiras com outros países europeus também integrantes da zona Schengen. 
Os pinos de tomadas na Bulgária são assim:

adaptador de tomadas para viagem
pinos de tomadas na Bulgária

adaptador de tomadas para viagem
adaptador de tomadas para viagem: não acho que sejam necessários, porque conseguimos usar os nossos equipamentos nas tomadas sem necessidade do adaptador

Pra mim, o maior herói búlgaro foi Dimitar Peshev, um político que desempenhou papel crucial na prevenção da deportação de 47 milhões de judeus da Bulgária durante a 2ª Guerra Mundial, desafiando os planos nazistas. 

Saiba mais sobre esse herói lendo aqui ou aqui.

Sobre a questão da segurança para viajar na Bulgária, escrevi um post específico tratando desse tema na Romênia, mas se aplica 100% à Bulgária também. 

Não houve absolutamente nenhum momento em que nos sentíssemos inseguros durante toda esta viagem. Você corre mais riscos de ter problemas de segurança na Flórida, na Inglaterra, em Paris, na Itália ou na Espanha (ou em qualquer grande cidade brasileira) do que na Romênia ou na Bulgária, com certeza!


Bulgária
já falei antes e repito: o maior "perigo" que passamos nesta viagem pela Bulgária e Romênia foi escorregar no gelo e levar um tombo!

Qual a língua falada na Bulgária?

idioma Búlgaro é a língua oficial da Bulgária, e também a língua eslava mais antiga que se conhece. 

O búlgaro é escrito no alfabeto cirílico, que também é usado para escrever o russo, ucraniano, bielorrusso, sérvio e macedônio.

O alfabeto cirílico foi criado pelos irmãos monges Cirilo e Metódio, que viviam na Bulgária, com o objetivo de evangelizar os povos eslavos.
Na Bulgária eles usam o alfabeto cirílico, parecido com aquele que é usado na Rússia, mas atenção: o cirílico búlgaro é um pouco diferente do russo! Assim como na Sérvia também é um pouco diferente! Se você for tentar decorar o alfabeto cirílico para te ajudar numa viagem, preste atenção nestas diferenças!
O nome Bulgária em cirílico é България, ou Bŭlgariya.

língua falada na Bulgária
o alfabeto cirílico foi criado pelos irmãos monges Cirilo e Metódio, que viviam na Bulgária

língua falada na Bulgária
nos lugares mais turísticos, é comum encontrar informações em búlgaro, russo e até alemão, mas há pouquíssima informação em inglês

língua falada na Bulgária
Google Translate e Google lens nos salvaram inúmeras vezes!

língua falada na Bulgária
o idioma búlgaro é muito difícil, mas, lá pelas tantas, já dava para identificar um mocaccino na lista de cafés da máquina! 

língua falada na Bulgária
o idioma búlgaro é escrito no alfabeto cirílico

Melhor época para viajar à Bulgária

Bulgária é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro.

Os invernos são muito frios, e são também a melhor época no ano para quem quer praticar esportes de inverno, como o esqui, que você vai encontrar em vários locais pelo país. 

Os verões são absurdamente quentes e, de junho a setembro, é a melhor época para quem quer aproveitar as ótimas praias do Mar Negro.

Já escrevi antes, e repito aqui: sobre a melhor época do ano para visitar a Bulgária, eu aposto que todo mundo vai te dizer para ir em qualquer época, menos no inverno, que é muito frio. Pois eu te digo exatamente o contrário: pegamos muitaaaa neve, gelo e temperaturas negativas (de -13ºC, -14ºC) na Bulgária em fevereiro, e eu simplesmente adorei, foi perfeito!

Se você não tem medo de frio, assim como nós, recomendo demais visitar a Bulgária no inverno: pouquíssimos turistas, preços baixos de baixa temporada, lugares turísticos completamente vazios só para nós...enfim, um sonho de viagem, com aquelas paisagens branquinhas espetaculares!

Pra mim, a única razão para ir à Bulgária no verão seria mesmo para curtir praia no Mar Negro, coisa que um dia eu ainda quero fazer!

bulgaria melhor época para viajar
os invernos na Bulgária são muito frios, e muito bonitos

bulgaria melhor época para viajar
fica tudo branquinho de neve

bulgaria melhor época para viajar
sol, céu azul e muita neve em Basarbovo, na Bulgária

bulgaria melhor época para viajar
pegamos muitaaa neve, gelo e temperaturas negativas (de -13ºC, -14ºC) na Bulgária em fevereiro, e eu simplesmente adorei - estar no Monastério de Rila com essa paisagem branquinha foi mágico!

bulgaria melhor época para viajar
se você não tem medo de frio, assim como nós, recomendo demais visitar a Bulgária no inverno!

Alugando carro na Bulgária

Como a nossa roadtrip começaria na capital da Bulgária, precisávamos alugar um carro em Sofia. 

Se tivéssemos mais tempo, teríamos feito um roteiro circular, começando e terminando em Sofia, o que teria deixado o nosso aluguel de carro bem mais barato, pois não teríamos que pagar a taxa de aluguel one way (quando você pega o veículo em um lugar e devolve noutro lugar diferente). 
Sempre que você puder, em caso de roadtrips, opte por planejar roteiros circulares, nos quais você possa pegar e devolver o veículo alugado no mesmo local - isso barateia bastante os alugéis. 
Bulgária
esse seria nosso "roteiro ideal", pegando e devolvendo o carro no mesmo lugar, fosse em Sofia ou em Bucareste - mas, para isso, precisaríamos ter mais tempo

Mas, como nosso tempo era limitado, não poderíamos nos dar ao luxo de perder tempo dirigindo de volta até Sofia para entregar o carro. 

Então, o jeito era devolver o carro alugado em Bucareste, na Romênia, o que otimizou bastante o nosso roteiro, como expliquei acima - mas, por outro lado, encareceu o valor do aluguel do carro...são escolhas que a gente precisa fazer!

Bulgária
para economizar tempo e otimizar nosso roteiro, decidimos pegar o carro em Sofia e devolver em Bucareste, pagando a taxa de aluguel one way 

Então esta foi a nossa 1ª dificuldade: encontrar uma locadora que aceitasse que nós pegássemos o carro alugado em Sofia na Bulgária e devolvêssemos em Bucareste na Romênia. 
A maioria das locadoras aceita que você circule com o carro alugado em outros países, mas não é tão simples encontrar locadoras que aceitem que você entregue o veículo em outro país.
Depois de pesquisar bastante, os melhores valores que encontrei foram com a Nay Car Rental Sofia.

Eles permitiam a entrega em outro país (cobram uma taxa one way salgada por isso), permitiam que cruzássemos a fronteira (cobram outra taxa por isso), entregavam o carro no nosso hotel em Sofia e buscavam no hotel em Bucareste, permitem um motorista adicional, têm seguro total (sem franquia nenhuma) por um preço bom, oferecem correntes de neve para os pneus, o que é recomendado caso você pretenda ir para as montanhas (mediante o pagamento de uma taxa extra também), quilometragem ilimitada, o veículo já vinha com a vignette incluída (selo de pedágio que serve como uma permissão para circular pelas estradas da Bulgária) e serviço 24hs, inclusive com a possibilidade de nos entregarem o carro em Sofia no domingo. 

Era tudo o que a gente precisava. Escolhemos o carrinho mais simples (era manual, e não automático), barato e pequeno que eles tinham e pronto!

Um detalhe bem importante é avisar à locadora que você vai sair do país

Você precisa de uma permissão (carta-poder) para viajar ao exterior, então, quando você avisa quais os países que vai vistar (tem um campo no formulário de aluguel para isso), eles preparam uma procuração (power letter) e a carta verde, documentos que certamente seriam solicitados pela imigração ao cruzarmos a fronteira entre a Bulgária e a Romênia.

Você terá que mandar cópia do seu passaporte e da sua CNH para a locadora, para eles prepararem os documentos necessários e o contrato. Só assim você estará segurado!
Atenção - se cruzar a fronteira para outro país sem avisar à locadora - isso é possível, caso ninguém na imigração solicite a procuração - você não terá a cobertura do seguro!
bulgaria romenia viagem de carro
é muito importante avisar à locadora que você vai sair do país, para eles prepararem a carta verde

bulgaria romenia viagem de carro
escolhemos o carro mais simples, barato e pequeno da locadora - era manual, e não automático

No final das contas, pelo aluguel de 10 dias/9 noites, incluindo a taxa one way, a taxa para viajar ao exterior, o seguro total e as correntes de neve, pagamos 470 euros - o que não é nada barato, mas valeu pela comodidade que tivemos no nosso roteiro e a tranquilidade de saber que estávamos totalmente segurados. Ainda mais viajando no auge do inverno, por estradas de montanhas cheias de neve e gelo!

Tivemos que fazer também um bloqueio de 200 euros no cartão de crédito, que seria integralmente ressarcido quando entregássemos o carro ao final do aluguel com o tanque cheio de combustível.

Um detalhe importante para quem viaja no inverno: até 30 de março, todos os carros deles vêm equipados com pneus de inverno

Outra vantagem que eu vi nesta locadora: se pagássemos no momento em que fiz a reserva, teríamos um pequeno desconto (em torno de 10 euros); mas, caso optássemos por pagar depois, não precisávamos nem dar o número do cartão de crédito para garantir a reserva: a gente só paga no momento da entrega do carro. 

alugar carro Bulgária
alugando carro na Bulgária

alugar carro Bulgária
nesta tela eu optei por acrescentar o seguro total e avisei que precisávamos da permissão para viajar ao exterior, já que eles preparam uma procuração (power letter) e a carta verde, documentos que seriam solicitados pela imigração ao cruzarmos a fronteira entre a Bulgária e a Romênia 

alugar carro Bulgária
como íamos para as montanhas, também optei por acrescentar o adicional de correntes de neve para os pneus, mediante pagamento de taxa extra de 1,50 euro/dia

alugar carro Bulgária
no final, pelo aluguel de 10 dias/9 noites, incluindo a taxa one way, a taxa para viajar ao exterior, o seguro total e as correntes de neve, pagamos 470 euros

Viajar de carro alugado na Bulgária

Como a Nay Car Rental Sofia oferecia "free delivery" do carro alugado (mesmo no final de semana) em qualquer hotel em Sofia Downtown, combinamos de esperar pela entrega do carro na frente do apartamento aonde tínhamos nos hospedado em Sofia (já que não tinha garagem para estacionar), do outro lado da rua, onde o proprietário da locadora poderia parar para assinarmos o contrato e ele nos entregar o veículo, em meio ao trânsito! 

Depois de bater perna na capital búlgara o dia inteiro, às 16hs nós voltamos até a nossa hospedagem, pegamos as nossas bagagens que haviam ficado guardadas lá depois do check-out e fomos finalmente pegar o carro que alugamos para viajar pela Bulgária. 

Deu tudo certo, e foi tudo muito rápido, pois estávamos mal estacionados em fila dupla no meio de uma avenida movimentada da capital Sofia! 

Pagamos os € 470 referentes ao aluguel (em cash em euros), ele bloqueou € 200 - BGN 400 no nosso cartão de crédito, assinamos o contrato de aluguel, pegamos os documentos que ele havia preparado para nós (a procuração e a carta verde) e saímos dirigindo pelo trânsito tranquilo de Sofia num final de tarde de domingo. 

bulgaria romenia viagem de carro
combinamos de esperar pela entrega do carro na frente do apartamento aonde tínhamos nos hospedado, do outro lado da rua, onde o proprietário da locadora poderia parar para nos entregar o veículo
Era um carro manual com 71.675Km rodados. Entregamos o carro em Bucareste, na Romênia, 10 dias depois, com 73.338Km rodados. No total, rodamos 1.663Km entre a Bulgária e a Romênia. Quando saímos da Bulgária, o carro estava com 72.438Km, ou seja, rodamos 763Km em terras búlgaras e 900Km na Romênia!
Como já comentei, para viajar de carro pela Bulgária, você tem que ter um selo de pedágio chamado vignette, que serve como uma permissão para circular pelas estradas do país (já tínhamos visto isso na Suíça). 

Não existem pedágios na Bulgária, só a vignette mesmo. 

Quando você aluga um carro na Bulgária, provavelmente a vignette já virá incluída no aluguel (no nosso caso já vinha), mas, se você alugar um carro na Romênia, por exemplo, e cruzar a fronteira para a Bulgária, vai precisar comprar a vignette na fronteira, ou em postos de combustíveis ou nos correios.

O mesmo ocorre quando você aluga o carro na Bulgária, como nós fizemos, e cruza a fronteira para a Romênia: chegando na Romênia, você vai precisar comprar a vignette - ou vinieta - para circular pelas estradas romenas, assim que cruzar a fronteira, referente ao número de dias que for permanecer no país, e guardar o recibo. 

Quando o veículo for voltar à Bulgária, os policiais romenos vão exigir ver a vignette da Romênia, e você terá que apresentar o documento (ou pagar uma multa se não tiver comprado). 

As placas de sinalização de trânsito na Bulgária normalmente são escritas em 2 alfabetos - o nosso e o cirílico. Por sorte, a maior parte da sinalização vem no alfabeto romano também, além do cirílico, mas existem alguns casos em que elas só vêm em cirílico 😝
A única coisa que eu faria diferente no nosso aluguel de carro na Bulgária seria o aluguel opcional de correntes para os pneus: como já comentei acima, circulamos por muitas estradas cheias de neve e gelo e as correntes nunca foram necessárias! 
Como falei antes, até 30 de março, todos os carros da Nay Car Rental Sofia vêm equipados com pneus de inverno e, estando com os pneus apropriados para o inverno, as correntes são totalmente desnecessárias - poderíamos ter economizado os € 13,50 referentes ao alugel das correntes!

bulgaria romenia viagem de carro
as placas de sinalização de trânsito na Bulgária normalmente são escritas em 2 alfabetos - o nosso e o cirílico

bulgaria romenia viagem de carro
a maior parte da sinalização de trânsito na Bulgária vem no alfabeto romano também, além do cirílico, mas existem alguns casos em que elas só vêm em cirílico

bulgaria romenia viagem de carro
as estradas búlgaras são excelentes e bem sinalizadas

bulgaria romenia viagem de carro
as condições das estradas e do asfalto na Bulgária são excelentes - não existem engarrafamentos e a paisagem, ao menos no inverno, é um espetáculo

bulgaria romenia viagem de carro
a única coisa que eu faria diferente no nosso aluguel de carro na Bulgária seria o aluguel opcional de correntes para os pneus - mesmo nas estradas de montanhas, as correntes nunca foram necessárias

A CNH brasileira é válida na Bulgária, mas eu sempre recomendo que você leve também a PID - Permissão Internacional para Dirigir. Não é tão caro pra fazer (no RS atualmente custa R$ 81,00 - o Peg teve que renovar a dele recentemente) e vai que você pega um guarda de trânsito que só leia cirílico!? 

Eu sempre prefiro me precaver!
Recomendo levar a PID sempre que você alugar carro numa viagem, especialmente em países que usam outro alfabeto, como o cirílico.

E um detalhe muito importante: aqui no BR a gente está acostumando a usar documentos digitais, como é o caso da CNH, mas preste atenção que esses documentos digitais normalmente não são válidos no exterior! Tem que levar a CNH impressa nas viagens!!! 

Recentemente eu vi um pessoal passando o maior perrengue numa locadora na Itália: estavam com o carro reservado e, no balcão da locadora, eles não entregaram o carro porque o motorista não tinha a carteira de habilitação impressa, acredita? Perderam o aluguel do carro, imagina o perrengue!! 

gasolina é mais cara na Romênia do que na Bulgária - aliás, ao que parece, a gasolina na Bulgária é a mais barata dos Bálcãs (e mesmo assim é bem cara!). Motoristas dos países vizinhos muitas vezes chegam a cruzar a fronteira para abastecer na Bulgária, pois é mais barato. 

Se você estiver indo da Bulgária para a Romênia, como nós, encha bem o tanque logo antes de cruzar a fronteira; se, ao contrário, estiver indo da Romênia para a Bulgária, deixe para abastecer depois de cruzar a fronteira.

Abastecemos pela 1ª vez nesta viagem de carro pela Bulgária em um posto de combustíveis no caminho entre Plovdiv e Veliko Tarnovo: pagamos BGN 82,83 (ou seja, € 42,35). 

O preço da gasolina era BGN 2,69 por litro. Colocamos 30,79l.

bulgaria romenia viagem de carro
posto de combustíveis no caminho entre Plovdiv e Veliko Tarnovo

bulgaria romenia viagem de carro
o preço da gasolina era BGN 2,69 por litro - colocamos 30,79l

bulgaria romenia viagem de carro
pagamos BGN 82,83, ou seja, € 42,35

Em Ruse, aproveitamos para gastar nossos últimos lev e enchemos o tanque com a gasolina búlgara, que já sabíamos que era mais barata que a gasolina romana, como falei acima. 

Colocamos BGN 45 de gasolina e deu 17l. 

O litro de gasolina estava custando BGN 2,63.

bulgaria romenia viagem de carro
em Ruse, aproveitamos para gastar nossos últimos lev e enchemos o tanque com a gasolina búlgara, que já sabíamos que era mais barata que a gasolina romana - colocamos BGN 45 de gasolina e deu 17l - o litro estava custando BGN 2,63

bulgaria romenia viagem de carro
posto de combustíveis em Ruse na Bulgária

Em Brasov, abastecemos gasolina na Romênia pela 1ª vez: 185 lei deu 24L de combustível. Custava 7,63 lei o litro. É realmente mais cara a gasolina na Romênia! Traduzindo pra reais: R$ 9,17 o litro! Em euros foi € 37,34 no cartão Wise.

No último dia com o carro alugado, abastecemos em Bucareste para entregar o carro com o tanque cheio: colocamos 242 lei (49 euros) e deu 31,66L. Cada litro de gasolina custou 7,63 lei.

Vimos muita polícia rodoviária nas estradas, mas não nos abordaram nunca. Tenha cuidado com os radares de velocidade. 

Pagamos poucos estacionamentos, como em Bansko e em Veliko Tarnovo, sempre em torno de BGN 1 ou 2 por hora.
As condições das estradas e do asfalto na Bulgária são excelentes. Na Romênia, as estradas também eram boas, assim como o asfalto, mas, por alguma estranha razão, as estradas romenas eram bemmmm lentas e com muitos engarrafamentos - era comum levarmos tipo 50min pra rodar apenas 20Km - enquanto que, na Bulgária, as estradas são realmente uma maravilha, totalmente desimpedidas, além de lindas demais no inverno!
bulgaria romenia viagem de carro
estando com os pneus apropriados para o inverno, as correntes são totalmente desnecessárias nas estradas búlgaras

bulgaria romenia viagem de carro
as estradas na Bulgária são realmente uma maravilha, totalmente desimpedidas, além de lindas demais no inverno

Sobre a devolução do carro em Bucareste, na Romênia: a previsão era de chegarmos em Bucareste e entregarmos o carro imediatamente, às 16hs - havíamos pego o carro em Sofia dias antes às 16hs, e assim a diária de aluguel terminava às 16hs. 

Ocorre que o dono da locadora, que vinha de ônibus de Sofia para buscar o carro, pediu se poderíamos ficar com o veículo até o dia seguinte, pois ele não conseguiria chegar antes em Bucareste. Foi meio chato porque tivemos que encontrar vaga e pagar estacionamento (foram só 3 euros por 3hs, porque, a partir das 20hs, o estacionamento nas ruas de Bucareste não é pago), acordar no dia seguinte às 7hs para encontrar ele e entregar as chaves, mas ok, não nos custava - e, por um lado, foi até bom, porque nos deu a chance de ir conhecer alguns pontos turísticos mais distantes em Bucareste que, se estivéssemos a pé, não teríamos conhecido!
Quase nunca vale a pena ficar com um carro alugado numa cidade como Bucareste, onde estacionar é complicado e você pode fazer tudo a pé ou usando transportes públicos ou Uber. 
Justamente por essa razão foi que eu deixei Bucareste pro final do nosso roteiro: para chegarmos na capital e entregarmos o carro alugado e ficarmos a pé.

No dia seguinte à devolução do carro, o proprietário da locadora nos mandou um comprovante de que ele já havia liberado os 200 euros que haviam sido bloqueados no nosso cartão de crédito. Tudo certo, absolutamente nenhuma reclamação! 

Recomendamos 100% os serviços da Nay Car Rental Sofia.

bulgaria romenia viagem de carro
no dia seguinte à devolução do carro, o proprietário da locadora nos mandou um comprovante de que já havia liberado os 200 euros que haviam sido bloqueados no cartão de crédito

Números da nossa viagem de carro alugado pela Bulgária e Romênia:
  • Quilometragem total: 1.663Km
  • Na Bulgária: 763Km
  • Na Romênia: 900Km
  • Tempo: 10 dias
  • Média: 166Km/dia
  • Preço do litro de gasolina na Bulgária: 2,63 lev
  • Preço do litro de gasolina na Romênia: 7,63 lei
Por último, não esqueça de levar estes itens úteis numa viagem de carro: carregador de isqueiro para celular, suporte pro celular (para usar o Google Maps), PID e cadeados de bicicleta para prender as malas no porta-malas - embora eu tenha que confessar que não usamos os cadeados nenhuma vez nesta viagem, pois nunca nos sentimos inseguros na Bulgária ou na Romênia a ponto de acreditar que pudessem arrombar nosso carro para levar nossas malas, como as histórias que ouvimos na Flórida, na Espanha ou na Itália, por exemplo 👇


itens essenciais numa viagem de carro
itens úteis numa viagem de carro

Cruzando a fronteira entre Bulgária e Romênia

No meio da nossa viagem, tivemos que cruzar, de carro alugado, a fronteira entre a Bulgária e a Romênia.
Em Ruse, antes de cruzar a fronteira, ainda do lado búlgaro, abastecemos o carro, pois a gasolina é mais barata na Bulgária do que na Romência. É uma ótima forma de gastar as cédulas de moeda búlgara que você ainda tiver sobrando!
Aproveitamos para gastar nossos últimos lev, colocamos BGN 45 de gasolina e deu 17l. O litro estava custando BGN 2,63.

As cidades fronteiriças são Ruse (na Bulgária) e Girgiu (na Romênia), divididas pelo Rio Danúbio e unidas por uma ponte. 

Para cruzar esta ponte, você tem que pagar 2 euros - é o 'pedágio' cobrado para cruzar a ponte. 

Eu tinha lido que se formavam filas enormes, quilométricas, para cruzar a fronteira por este local, em razão do pedágio na ponte e da verificação de documentos que era feita aqui. Mas agora, desde 1º de janeiro de 2025, tanto a Bulgária quanto a Romênia fazem parte da área Schengen, o que significa que não existem mais controles nas fronteiras entre os 2 países.
Chegando na fronteira, praticamente não tinha fila nenhuma na cabine para pagar os € 2 para atravessar a ponte sobre o Rio Danúbio - essa é a taxa que a Bulgária cobra para atravessarmos a ponte. Pode ser paga em cartão, euros ou lev
Chegando ao lado romeno, como já mencionei, tínhamos que comprar a tal vignette para poder circular pelas estradas da Romênia. 

Depois de atravessar a ponte sobre o Rio Danúbio (que estava em obras), logo que cruzamos a fronteira, paramos em um quiosque no meio da estrada para comprar a vinieta da Romênia. Pagamos € 4 por 10 dias (que é o tempo mínimo que eles vendem). 

Para comprar a 'vinieta', precisa mostrar apenas o passaporte e o documento do carro. 

Um pouco depois, um policial romeno nos abordou e pediu para ver nossos passaportes e nos desejou boa viagem. 

Em nenhum momento carimbaram nossos passaportes - o único carimbo da viagem foi no aeroporto em Paris, quando entramos no espaço Schengen.

fronteira entre Bulgária e Romênia
chegando à zona fronteiriça entre Ruse na Bulgária e Girgiu na Romênia

praticamente não tinha nenhuma fila na cabine para pagar os € 2 para atravessar a ponte sobre o Rio Danúbio - nesta mesma cabine eles checam se você tem a vignette

fronteira entre Bulgária e Romênia
comprovante de pagamento da taxa de pedágio que a Bulgária cobra para atravessarmos a ponte sobre o Rio Danúbio

fronteira entre Bulgária e Romênia
a Bulgária e a Romênia são divididas pelo Rio Danúbio e unidas por uma ponte, que está atualmente em obras

fronteira entre Bulgária e Romênia
ponte sobre o Rio Danúbio entre a Bulgária e a Romênia

fronteira entre Bulgária e Romênia
 logo que cruzamos a fronteira, paramos em um quiosque no meio da estrada para comprar a vinieta para circular pelas estradas da Romênia

fronteira entre Bulgária e Romênia
você compra a vinieta da Romênia referente ao número de dias que for permanecer no país, e guarda o recibo

fronteira entre Bulgária e Romênia
pagamos € 4 por 10 dias, que é o tempo mínimo de vinieta que eles vendem 

Um pouquinho de história da Bulgária

Os Trácios chegaram à região que hoje corresponde à Bulgária lá por 5000AC. 

Colonizadores gregos chegaram do sul e começaram a se assentar em cidades no litoral do Mar Negro lá por 700AC.

No ano 100DC, a Bulgária era parte do Império Romano. 

Os primeiros eslavos migraram do norte para a Bulgária em 500DC e o 1º estado búlgaro surgiu no ano de 681. 

Quando o Imperio Bizantino conquistou a Bulgária em 1014, eles já tinham uma língua, o alfabeto cirílico e uma igreja nacional. 

A Bulgária se tornou independente de Constantinopla em 1185, e este 2º reinado, cuja capital era Veliko Tarnovo, durou até que os Turcos Otomanos tomaram o controle em 1396, que durou por quase 500 anos.

Somente em 1878 os Turcos foram derrotados pelos Russos, e a Bulgária ganhou sua independência, ficando, contudo, sobre a influência russa. 
Na 2ª Guerra Mundial, inicialmente a Bulgária se alinhou com os alemães Nazistas, até que o Tsar Boris III disse não a Hitler, se recusando a mandar a população judia búlgara para campos de concentração, e salvando 50 mil vidas.
No final da guerra, os comunistas tinham tomado conta do poder na Bulgária, e a família real búlgara foi exilada. 

A Bulgária foi então se tornando um dos países mais repressivos dos regimes do bloco oriental, totalmente fiel à Rússia, e os comunistas só foram colocados pra correr em 1989, embora os socialistas tenham se eleito novamente em 1990.

Em 2001, o antigo rei, Simeon II, foi eleito 1º ministro - foi a 1ª vez que um antigo monarca retornou ao poder no Leste Europeu. 

A Bulgária entrou na OTAN em 2004, juntamente com Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia, e entrou para a União Européia em 2007.

bulgaria
o Antigo Estádio Romano de Plovdiv é do século 2DC - um dos mais bem preservados edifícios da época de Roma Antiga

bulgaria
a Fortaleza de Tsarevets em Veliko Tarnovo é do século 5DC, sendo que parte dela foi saqueada e destruída durante a invasão turca em 1393

bulgaria
escadaria da Igreja Sveta Troitsa em Ruse - construída em 1632, na época da ocupação otomana, a igreja tinha sua nave no subsolo, para ficar mais discreta

bulgaria
lembranças da era comunista na capital Sofia

O que comprar na Bulgária

Viajando pela Bulgária, descobri alguns produtos (dentre vários outros, como queijos, vinhos, o destilado rakia, chocolates e iogurtes) que são produzidos localmente e que dão ótimos presentes e lembranças da sua viagem à Bulgária. 

O clima na Bulgária é ideal para o cultivo de rosas, especialmente a Rosa Damascena, e por isso os produtos feitos a partir de rosas são muito comuns na Bulgária - você vai encontrar muitos óleos essenciais, sabonetes, perfumes, produtos de beleza e tudo o mais que puder imaginar feitos de rosas. E os cosméticos são realmente cheirosíssimos! 
A Bulgária é um dos maiores produtores de óleo de rosas do mundo!
Eu, que não sou uma pessoa de fazer compras, e não costumo dar bola para produtos de beleza, fiquei realmente impressionada! Até alguns dos hotéis onde nos hospedamos ofereciam produtos de banheiro (sabonete, shampoo) com o cheirinho típico de rosas da Bulgária, e sabe aquele sabonete que tu lavas as mãos e fica um tempão com o cheirinho bom nas mãos? Adorei!

Além dos produtos derivados de rosas, outras coisas lindas e bem típicas que eu vi na Bulgária são as blusas bordadas, que fazem parte inclusive da vestimenta típica búlgara, e os maravilhosos colares de prata, que são típicos da região de Veliko Tarnovo.

Ah, e não posso esquecer de mencionar os quadros com imagens de ícones religiosos ortodoxos, todos com aquele fundo dourado, bem coloridos...lindos! 

Uma baita lembrança de viagem à Bulgária!

Para ver algumas sugestões de compras em Sofia, leia aqui: O que fazer em Sofia, na Bulgária

o que comprar na Bulgaria
a uva Mavrud, que eu não conhecia, é bem popular na Bulgária

o que comprar na Bulgaria
souvenirs à venda nas bancas da Praça da Liberdade em Ruse na Bulgária

o que comprar na Bulgaria
delicioso chocolate búlgaro

o que comprar na Bulgaria
os maravilhosos colares de prata, típicos da região de Veliko Tarnovo

o que comprar na Bulgaria
blusas bordadas, que fazem parte da vestimenta típica búlgara

o que comprar na Bulgaria
Veliko Tarnovo é um bom lugar para comprar blusas bordadas e colares de prata

o que comprar na Bulgaria
os produtos feitos a partir de rosas são muito comuns na Bulgária

o que comprar na Bulgaria
quadros com imagens de ícones religiosos ortodoxos, todos com aquele fundo dourado, bem coloridos...lindos

Qual o melhor chip de telefone para usar na Europa

Nesta viagem, assim como em TODAS as nossas viagens internacionais nos últimos 2 anos, usamos os chips da OMeuChip, adquiridos antecipadamente no Brasil.
Em viagens pela Europa - em que a gente acaba passando por vários países num curto espaço de tempo - eu não quero ficar perdendo tempo das minhas férias e me estressando durante a viagem atrás de um simcard local - nesses casos, acho que realmente compensa muito, pela praticidade, ter um chip desses que funcionam praticamente na Europa inteira, em que você aterrisa no aeroporto de um país e dentro do avião já tem internet funcionando no seu celular, e não precisa ir atrás de um simcard local. 
A praticidade de já chegar ao aeroporto de um novo país com a internet funcionando no celular e de não ter que se preocupar em ir atrás disso durante a viagem compensa muito! Os pacotes de simcards locais que são vendidos em aeroportos normalmente não são bom negócio - são sempre pacotes de dados voltados para turistas e super inflacionados. 

Nesta viagem nós passamos por 6 países: França, Bulgária, Romênia, Polônia, Lituânia e Letônia. Eu não queria ter que pousar na Bulgária ou na Lituânia e sair peregrinando em Sofia ou Vilnius atrás de um chip de telefone para poder falar com o Lipe! E, pior ainda, não queria cruzar as fronteiras terrestres da Romênia e da Letônia e chegar a esses países sem internet para poder acessar o Google Maps, ou para fazer uma pesquisa qualquer, por exemplo.

Bulgária
é muito prático poder usar o Google Maps como GPS nas nossas viagens de carro

Por isso, eu recomendo muito os simcards da OMeuChip para a sua próxima viagem à Europa. 

O suporte técnico da OMeuChip funciona 24hs/dia super bem, se você tiver qualquer problema, através do WhatsApp +14075178485. 

Aliás, qualquer dúvida que vocês tiverem, perguntem para eles, e não para mim, que não sei nadaaa 😅 não posso dar nenhuma informação 'técnica' além do que já escrevi aqui, pois a minha experiência com eles é meramente de consumidora, como vocês.

Você compra o chip no site da empresa, este aqui: OMeuChip
Veja que nós não vendemos nada através do blog, não ganho nenhuma comissão, não tenho cupom de desconto...enfim, só estou recomendando os simcards deles porque usei muitas vezes e funcionaram lindamente para a minha família. 
O prazo de entrega dos chips, depois que você faz a compra pelo site, para entregas no Brasil, é de até 5 dias úteis por Sedex ou até 15 dias úteis por frete normal. Compre com antecedência!

No site, eles oferecem simcards para várias regiões do mundo diferentes - eu escolhi a Europa

Os valores dos chips variam de acordo com o tipo de plano escolhido e com a duração da viagem - o preço do seu chip vai depender do número de dias da sua viagem. Então, para fazer uma simulação e ver o preço que você vai pagar pelo seu simcard, olhe aqui: OMeuChip.

E o que eu achei mais legal desse simcard, especificamente, é que, além da internet ilimitada em 5G/4G, eles ainda ofereciam ligações locais ilimitadas dentro da área de cobertura! Ou seja, eu conseguia LIGAR para pousadas, restaurantes e atrativos para tirar dúvidas e fazer reservas! Foi muito útil!

Já escrevi um post aqui no blog contando todos os detalhes de outra viagem à Europa em que usamos esse mesmo simcard, veja aqui: Melhor chip de celular para usar na Europa: OMeuChip

Ah, e mais uma dica válida para bocabertas como nós: sempre que você receber o seu simcard pelo correio, a 1ª providência é tirar uma foto de ambos os lados do cartão e enviar para os seus companheiros de viagem, assim, se você precisar religar o telefone e ele te pedir o 'pin' do cartão (na Europa sempre pede!), você vai ter este número guardado - ele é muito importante, então não jogue o cartão fora!

Uma vez a minha mãe conseguiu a façanha de digitar o pin errado várias vezes e bloqueou o simcard dela. Nesse caso, para desbloquear o chip, eu precisei informar por WhatsApp à assistência técnica o número do chip, que você encontra no verso do cartão. 

Por isso é importante ter fotos dos 2 lados do cartão - e com outra pessoa - pois de nada adianta ter as fotos no seu próprio celular, se ele está bloqueado e você não consegue acessá-lo! 😝

omeuchip melhor chip de telefone para usar na Europa
o melhor chip de telefone para usar na Europa

Leia também:

E você, já visitou a Bulgária? Conta pra gente! Deixe as suas dicas nos comentários!

Para mais dicas das nossas viagens, procure por #FelipeoPequenoViajante nas redes sociais. 

Também tem várias pastas de destaques das nossas viagens lá nos stories do Instagram, dê uma espiada!


Não esqueça de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. oi Cláudia! iremos para Bulgária e Romenia e tenho pesquisado bastante este roteiro. NADA se compara ao teu blog, tuas observações são preciosas! Viajantes solo (eu e marido), seguiremos tuas dicas (até dá uma vergonhazinha de fazer isso, imagina o trabalhão para colocar tudo tão mastigadinho no papel). Não sou ativa nas redes, mas quero deixar registrado minha admiração e agradecimento. abração. Susana (de POA)

    ResponderExcluir
  2. Oi Susana! Todo trabalho vale a pena quando leio um comentário como o teu! Obrigada 🙏

    ResponderExcluir