Menu

Rocky Mountain National Park, no Colorado: roteiro de 4 dias por um dos parques nacionais mais bonitos dos EUA

Conheça o Rocky Mountain National Park, no Colorado, com este roteiro de 4 dias por um dos parques nacionais mais bonitos dos EUA

Rocky Mountain National Park, Colorado

Conheça o Rocky Mountain National Park, no Colorado (ou Parque Nacional das Montanhas Rochosas) com este roteiro de 4 dias por um dos parques mais bonitos dos EUA
* Post de autoria de Dânae Dal Bianco, autora do blog Danae Explore e Instagram @danae_explore

Se tem uma coisa que eu gosto nos Estados Unidos são os parques nacionais. Se forem os parques da região oeste então, nem precisa insistir que já arrumo as malas e preparo o passaporte.

E foi bem isso que aconteceu em meados de 2022. Tínhamos um evento de trabalho para participar no final de junho nos EUA e um feriado prolongado alguns dias antes. Não foi difícil decidir que iríamos aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais do país.

Como teríamos poucos dias a turismo nessa viagem, procurei um destino nos EUA que combinasse fácil acesso + beleza natural + fora dos grandes centros + que fosse novidade para nós - se isso faz seus olhos brilharem, o Rocky Mountain National Park, ou Parque Nacional das Montanhas Rochosas, não te decepcionará.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Onde fica e por que ir ao Rocky Mountain National Park

O Parque Nacional das Montanhas Rochosas - RMNP - é um dos parques nacionais mais antigos dos Estados Unidos, criado em 1915. 

Conta com área de mais de 1.000Km2, abrangendo campos, cachoeiras, lagos alpinos, tundra e picos nevados, enfim, uma diversidade de ecossistemas e paisagens para te deixar de queixo caído a cada curva da estrada, sem falar na possibilidade de avistar a fauna nativa - renas, alces, carneiros selvagens, castores e ursos, dentre outros. 

É o 3º parque nacional mais visitado dos EUA.

Fica no estado do Colorado, a cerca de 74 milhas (120Km) do Aeroporto de Denver, a capital do estado.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Como chegar ao Parque Nacional das Montanhas Rochosas

O acesso ao Parque Nacional das Montanhas Rochosas é muito fácil, pois ele fica a cerca de 1h30min de carro do Aeroporto de Denver - CO, um dos maiores e mais movimentados aeroportos dos Estados Unidos.

Mas, infelizmente, não há voos direto do Brasil para Denver, então é necessário fazer escala em algum dos grandes hubs que servem nosso país. 

Nós fizemos a ida por Dallas e a volta por Miami. Eu particularmente prefiro o voo via Dallas, pois o trecho internacional é mais longo e dá para dormir melhor (sim, eu durmo o voo inteiro, apertadinha lá no fundo da classe econômica), mas na real a decisão é sempre baseada no preço.

Do aeroporto até o parque, passa-se por Boulder, uma cidade de porte razoável, com diversas lojas e restaurantes, onde aproveitamos para almoçar no Roadhouse Boulder Depot e passamos em um mercado para comprar o que precisaríamos para os lanches de pic-nic no parque. 

Se precisar fazer compras, Boulder tem mais infra do que as cidades próximas ao parque.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
highway de Denver a Boulder

Onde ficar no Rocky Mountain National Park

Há 2 cidades em que é possível se hospedar para visitar o parque: 
  • Estes Park (próxima à entrada leste do parque) e 
  • Grand Lake (próxima à entrada oeste do parque).
Optamos por ficar em Estes Park, pois é a cidade de acesso mais fácil ao Aeroporto de Denver, e a maior e com mais estrutura entre as duas. 

É uma cidadezinha absolutamente charmosa, com aquela vibe de cidade fofa de filme do oeste americano.

Nos hospedamos no Alpine Trail Ridge Inn, um hotel estilo inn, aqueles bem típicos dos EUA, que vemos em todos os filmes e seriados, nada glamoroso, mas com uma localização muito boa, bem perto da entrada do parque. 

Os quartos eram de bom tamanho e limpos, naquele esquema 2 camas de casal (perfeito para nós, 2 adultos e 2 crianças). 

Tinha até uma piscina que as crianças aproveitaram num fim de tarde.

É possível (e deve ser sensacional) acampar no parque, em barracas ou com motorhome, pois há 5 áreas de camping dentro do parque, sobre as quais você encontra mais informações neste link.

As reservas podem ser feitas com antecedência pelo site Recreation.gov

Alguns campings abrem para reserva com 6 meses de antecedência, outros com 2 semanas, outros são com base na ordem de chegada.

Agora, se você quer ter uma experiência única, com história e uma certa sofisticação, e se seu orçamento permitir, dê uma olhada no The Stanley Hotel, que inspirou Stephen King a escrever 'O Iluminado'. Fica bem próximo ao centro da cidade e parece ser espetacular.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Itinerário no Rocky Mountain National Park

Ficamos 4 dias nessa parte da viagem: o 1º dia foi a chegada, pegamos o carro alugado na Hertz (alugado com milhas), paramos em Boulder para almoço e suprimentos, chegamos em Estes Park à tarde e fomos conhecer a cidadezinha, tomar sorvete, conhecer a cervejaria local, jantar e dormir cedo, para se recuperar do voo e se preparar para os intensos dias de atividade que viriam.

No 5º dia, saímos cedo para devolver o carro no Aeroporto de Denver e seguir rumo aos próximos compromissos profissionais nos EUA.

Tivemos, assim, 3 dias inteiros para explorar o Parque, e adiante detalho exatamente quais as estradas que percorremos e trilhas que fizemos.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Quando ir ao Parque Nacional das Montanhas Rochosas

O RMNP está aberto o ano todo, mas, de outubro a maio, há bastante neve e algumas partes do parque ficam fechadas - por exemplo, a Trail Ridge Road, estrada que acessa a parte mais alta do parque, só abre do final de maio a meados de outubro. 

A Old Fall Road abre apenas no início de julho, tanto que nós não conseguimos ir nela - quando fomos, estava liberada somente para acesso a pé ou de bicicleta.

Fomos em meados de junho (15 a 20) e o tempo estava perfeito. Sol com poucas nuvens, apesar de ter chovido granizo uma tarde; as temperaturas variaram de 6ºC a 24ºC, e ainda havia muita neve nas partes mais altas do parque.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Timed entry permit para o Rocky Mountain National Park 

Se você pretende visitar o parque na temporada de verão - de final de maio a início de outubro - é necessário comprar com antecedência a Timed Entry Permit, além da entrada regular para o parque.

Para 2023, o Timed Entry Permit é necessário de 26 de maio a 22 de outubro de 2023, para você entrar no RMNP entre 5am e 6pm na região do Bear Lake, ou entre 9am e 2pm no restante do parque. 

Para entrada fora desses horários, não é necessário o Timed Entry Permit.

Atenção: são 2 tipos de permit - um para o parque em geral, exceto a Bear Lake Road, e outro para o parque completo, incluindo a Bear Lake Road.

Os permits que incluem a Bear Lake Road são os mais concorridos.

Você tem 2hs para entrar no parque após o horário marcado no seu permit. Por exemplo, se seu permit é para as 10hs, você tem que entrar no parque entre 10h00 e 12h00.

A venda desses permits, para o ano de 2023, começa dia 1º de maio às 8am (horário MDT “Horário De Verão Da Montanha”= GMT - 6), pelo site Recreation.gov ou nesse link específico.

As datas são liberadas mensalmente, e o cronograma certinho está no link, é importante conferir.

Para o resto do ano, não é necessário o Timed Entry Permit (até 25/05/2023 e a partir de 23/10/2023). Para outros anos, consulte as datas específicas no site, pois variam ano a ano.
DICA: é imprescindível adquirir o Timed Entry Permit o quanto antes. 
Anote na sua agenda o dia em que as reservas abrem para a data em que você quer ir ao parque e, assim que abrir a venda, compre! Não enrole, não deixe para o dia seguinte, nem pense muito - abriu, comprou. Custa apenas U$ 2, então na pior das hipóteses seu prejuízo será pequeno.

Para se ter uma ideia, coloquei um alarme no celular para o dia e hora em que abririam as vendas para as datas que precisávamos. Mas, por confusão de fuso horário, acabei comprando uma hora depois de estarem disponíveis e, para a área do Bear Lake, só consegui entrada para um dia às 10hs (o primeiro horário é as 5hs) e para outro dia às 14hs, e para o 3º dia não havia mais disponibilidade para o Bear Lake, mas conseguimos para o restante do parque. 

É insano, a venda abre e termina em questão de minutos. Prepare-se!

Neste link tem todas as informações sobre o Timed Entry Permit.

Outra opção é comprar o Timed Entry Permit na véspera: 40% das entradas são liberadas às 5pm (horário local) do dia anterior. É uma opção, mas, se a compra com antecedência foi punk desse jeito, imagino que a compra na véspera se esgote em questão de segundos.

Como última opção, dá para entrar no parque fora dos horários em que é necessário o Permit. 

Com os dias longos no verão, mesmo entrando às 18hs, você ainda terá umas 2 ou 3 horas de bastante claridade para aproveitar o parque, mas se prepare para as filas na entrada.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
fauna no Rocky Mountain National Park, no Colorado 

Valores das entradas no Rocky Mountain National Park 

- 1 dia para 1 veículo (independentemente de quantas pessoas estão no veículo): U$ 30
- 7 dias para 1 veículo: U$ 35
- 1 dia para 1 motocicleta: U$ 25
- 1 pessoa para 1 dia: U$ 15 (se você entrar com seu carro particular não precisa pagar a entrada individual; esta será necessária se você entrar no parque a pé, de bicicleta, transporte público ou tour)
- Passe anual para o Rocky Mountain: U$ 70
- Passe anual para todos os parques nacionais americanos (o passe “America the Beautiful”): U$ 80
- Timed Entry Permit: U$ 2 por veículo por dia

Você compra os ingressos nesse link.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
Rocky Mountain National Park, no Colorado

O que fazer no Parque Nacional das Montanhas Rochosas

O Parque Nacional das Montanhas Rochosas está dividido, de forma geral, em 2 partes: a área do Bear Lake e o restante do parque.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
mapa geral do RMNP

A principal porta de entrada ao parque é a Beaver Meadows Entrance, basta seguir a rua principal de Estes Park (US-36) e você chegará no posto onde sua entrada e seu Timed Entry Permit serão verificados.

Seguindo nessa estrada, poucos metros à frente, à sua esquerda, haverá a Bear Lake Road e um posto de controle, onde será checado o seu Timed Entry Permit para a Bear Lake. 

A partir daí, você já estará na famosa área de mesmo nome, onde ficam algumas das paisagens mais lindas do parque: lagos alpinos, cachoeiras, riachos, montanhas, tudo aquilo que você sempre sonhou que veria nas Montanhas Rochosas.

Desse posto de controle até o estacionamento do Bear Lake são cerca de 9 milhas.

Dependendo da época do ano e do horário, pode ser difícil encontrar vaga para estacionar no Bear Lake, então você pode parar num bolsão de estacionamento chamado “Park & Ride”, que fica mais ou menos na metade do caminho entre a portaria e o Bear Lake, e de lá seguir em ônibus circular do parque. 

No 1º dia conseguimos vaga no estacionamento do Bear Lake, mas foi por muita sorte, pois estava realmente lotado; no 2º dia paramos no Park&Ride.

Nessa região há diversas trilhas, abaixo comento as que fizemos, e no mapa dá para ver todas, com distâncias e pontos de início. Qualquer dessas trilhas que você fizer será espetacular.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
mapa da região do Bear Lake

No restante do parque, a principal atração é a Trail Ridge Road, a estrada que corta o parque de leste a oeste e é a estrada pavimentada mais alta dos Estados Unidos, chegando a 3.712m sobre o nível do mar.

Dirigir pela Trail Ridge Road é uma experiência incrível. 

No início, é floresta de pinheiros para todos os lados e, conforme você vai andando, aos poucos começa a surgir muita neve nas encostas e morros - isso em junho, provavelmente algumas semanas depois essa neve já terá derretido. 

Nem preciso dizer que tivemos que fazer algumas paradas para essas crianças brasileiras que nunca (pelo que se lembram) tinham visto neve na vida se esbaldar naquele branco todo - ainda bem que tinha roupa reserva no carro, pois ficaram enxarcadas!

Conforme você segue dirigindo, as árvores em um dado momento simplesmente desaparecem - é o que chamam da “linha das árvores” ou “tree line” - e a vegetação passa rapidamente a pequenos arbustos e, em sequência, tundra. É lindo. 

Atenção: não é permitido pisar na tundra, por ser uma vegetação muito sensível e de crescimento muito lento; fique estritamente dentro dos percursos pavimentados. 

Tudo isso permeado por vistas de tirar o fôlego.

Na Trail Ridge Road há o Alpine Visitor Center, que é o centro de visitantes mais alto dos EUA. Vale a pena parar para conhecer, há exposições com explicações sobre o parque e os park rangers (guias) são muito atenciosos e fornecem um folheto para as crianças, com informações e atividades.

Um pouco mais à frente, você chega no Continental Divide, que é o ponto em que há a divisão das bacias hidrográficas leste e oeste do continente: naquele ponto, as águas que caem podem, se escorrerem para leste, chegar ao Oceano Atlântico, se escorrerem para oeste, ao Pacífico.

Há diversos mirantes ao longo da estrada, a maior parte é daqueles que você para o carro no estacionamento e a vista já está ali, na sua frente. Esforço zero. Há também diversas trilhas, para todos os níveis de aptidão e interesse.

Ao final da estrada, já saindo do parque, você chega em Grand Lake, uma cidadezinha pitoresca à beira de um lindo lago, perfeita para almoçar, tomar um sorvete e recuperar as energias para explorar a área do RMNP que fica a seu redor - há algumas cachoeiras (fomos na Adams Falls) e trilhas.

Ainda na parte do “resto” do parque, há a Old Fall River Road, uma estrada não pavimentada, que chega a altitudes ainda mais elevadas do que a Trail Ridge Road, na qual há alguns mirantes e trilhas. Essa estrada é mão única e, quando fomos, ainda estava, infelizmente, fechada para carros.

No caminho para a Old Fall River Road há uma cachoeira (fomos na Alluvial Fan) e algumas trilhas, e um lindo visual do vale com as montanhas ao redor e muita oportunidade de avistar fauna.

De volta a Estes Park, seguindo pela US-7, há acesso a outras regiões do parque, como o Lily Lake e a Wild Basin.

Parque Nacional das Montanhas Rochosas
Rocky Mountain National Park, no Colorado

Trilhas no Parque Nacional das Montanhas Rochosas

O Rocky Mountain National Park é um verdadeiro paraíso para quem gosta de trilhas e natureza. 

Há trilhas para todos os níveis de aptidão e interesse: desde trilhas curtas e planas até trilhas que chegam aos picos de montanhas de mais de 4000m de altitude.

Tivemos 3 dias inteiros para explorar o parque e digo o clichê de qualquer lugar incrível: poderíamos ter ficado muito mais tempo. 

Aqui está o que fizemos, dia a dia:

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Dia 1: Trail Ridge Road e área de Grand Lake

- Dirigimos pela Trail Ridge Road e paramos em todos os mirantes: Many Parks Curve Overlook, Rainbow Curve Overlook, Lava Cliffs Overlook, Forest Canyon Overlook, Gore Range Overlook

- Perto do Alpine Visitor Center, fizemos a trilha Mushroom Rocks/Tundra Communities (800m cada sentido)

- Seguimos a estrada até Grand Lake, passando pelo Continental Divide, dirigindo por campos e vales lindíssimos, avistamos alces e renas

- Almoçamos em Grand Lake e fizemos a trilha Adams Falls (700m cada sentido)

Há muitos degraus, mas nada realmente desafiador. Nossas filhas (na época com 9 e 11 anos) fizeram o trajeto com muita facilidade (mas claro que com aquela reclamação tradicional).

- Voltamos para Estes Park exatamente pelo mesmo caminho da ida, e novamente avistamos muitos animais, além de parar para crianças (e adultos) brincarem na neve

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Forest Canyon Overlook

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Trail Ridge Road

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Trail Ridge Road

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Rainbow Curve Overlook

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Trail Ridge Road

Rocky Mountain National Park, no Colorado
trilha próxima a Many Parks Curve Overlook

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Many Parks Curve Overlook

Rocky Mountain National Park, no Colorado
brincando na neve próximo à Continental Divide

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Grand Lake

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Continental Divide

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Alpine Visitor Center

Rocky Mountain National Park, no Colorado
trilha Mushroom Rocks/Tundra Communities

Rocky Mountain National Park, no Colorado
trilha Mushroom Rocks/Tundra Communities

Dia 2: Bear Lake Area

Nesse dia, nosso Permit para o Bear Lake era 8am, então chegamos lá exatamente às 8hs para aproveitar ao máximo o dia. 

Pena que, no início da tarde, começou a chover granizo, justo quando estávamos a pouco de chegar ao Emerald Lake, que é um dos lagos mais bonitos do parque, e acabamos optando por voltar, pois não tinha nenhuma condição de continuar a trilha enxarcados da forma como estávamos.

- Trilha ao redor do Bear Lake (volta de 800m) - eu classificaria como um passeio no parque com vários, vários, vários pontos de parada para fotos sensacionais. O estacionamento é bem na frente do início da trilha. Dificuldade zero.

- Nymph Lake (800m cada sentido, a partir do Bear Lake) - bem tranquila

- Dream Lake (1Km a partir do Nymph Lake cada sentido) - esse trecho tem alguns degraus, e na parte final ainda havia neve no caminho, mas nada crítico. Ainda assim eu diria que é uma trilha de fácil a moderada.

Rocky Mountain National Park, no Colorado
trilha para Dream Lake

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Dream Lake

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Bear Lake

Dia 3

Aquele dia que você tenta fazer o que ficou faltando e ir de novo aos lugares mais lindos.

Tinhamos o permit para o Bear Lake às 14hs, então entramos no parque antes das 9hs (antes do horário em que é necessário permit para o restante do parque), e ficamos pela manhã em regiões do parque que ainda não tínhamos ido. 

Às 14hs em ponto estávamos novamente na entrada da Bear Lake Road.

- Alluvial Fan: 400m cada sentido, as crianças adoraram, pois o caminho é fácil e com pedras gigantes (“boulders”) nas laterais, se sentiram como se estivessem num parquinho gigante radical.

- Lily Lake: 1,3Km a volta completa, bem fácil

- Alberta Falls: 1,3Km cada sentido, com alguns trechos de subida/degraus, mas no geral é fácil. É lindíssima e vale muito a pena, eu diria que é um dos 'musts' do parque. Fica na região do Bear Lake.

- Bear Lake: é tão lindo que eu quis voltar lá de novo. Vou sonhar com esse lugar por muito tempo.

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Alluvial Fan

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Alberta Falls

Onde comer no Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Embora eu não seja muito fã de comida americana - ao contrário dos meus companheiros de viagem, que amam um bom hamburger - fomos a alguns restaurantes muito legais:

- Sweet Basilico Cafe, restaurante italiano, próximo à rua principal da cidade

- The Wild Rose Restaurant, fica rua principal (W Elkhorn Ave)

- Estes Park Brewery, se você, assim como nós, curte conhecer uma cervejaria local, essa é ótima. Além das opções de cerveja e chopp, tem ótima comida com vista

- Himalayan Curry and Kebob, comida indiana/nepalesa, achamos que as meninas não iriam gostar, mas foi um sucesso!

- Coffee on the Rocks, o nosso lugar para o café da manhã. Café perfeito, bagels no melhor american style, à beira de um lago e um riacho muito lindos

- Mountain Home Café, tomamos café da manhã lá no 1º dia, com direito a panquecas, ovos fritos, waffles e tudo mais

- Antonio´s Real New York Pizza, a pizza estava ok, mas as filas eram enormes, demorou horrores para sermos atendidos e para nos servirem, mas pode ter sido somente azar

- Em Grand Lake almoçamos no Sagebrush BBQ & Grill

Exceto no dia em que fomos até Grand Lake, nos outros dias levamos um sanduíche e frutas para comer no parque e depois só jantamos na cidade.

Até hoje me pego, do nada, lembrando dessa viagem. Foi uma oportunidade única e uma das mais incríveis que já fizemos.

Sobre parques nacionais, leia mais clicando aqui.

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Estes Park Brewery

Rocky Mountain National Park, no Colorado
Coffee on the Rocks

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Veja também

Roteiro de viagem de 28 dias por Nevada, Utah, Arizona e Califórnia
Zion National Park em Utah até Horseshoe Bend no Arizona
Antelope Canyon | Arizona
Monument Valley e Goosenecks State Park
Grand Canyon: lado sul - modo de usar
Grand Canyon: os cartões postais
Joshua Tree National Park
Yosemite National Park e as sequoias gigantes
Death Valley: uma aventura no Vale da Morte
Kenai Fjords National Park, no Alaska - como é o passeio de barco pelo parque nacional

Rocky Mountain National Park, no Colorado

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: