Menu

Uruguai: tudo o que você precisa saber para visitar o país

Uruguai: tudo o que você precisar saber para visitar o país

Uruguai: tudo o que você precisar saber para visitar o país

Uruguai: tudo o que você precisar saber para visitar o país

Sempre tenho um pouco de dificuldade para escrever sobre o Uruguai em posts aqui no blog, porque o Uruguai é um lugar onde não me sinto uma turista. No Uruguai, eu me sinto em casa e, por isso, fico meio sem saber quais as melhores dicas para um turista visitando o país. 

Vivi na fronteira com o Uruguai mais de 30 anos da minha vida, meu pai sempre teve campo no Uruguai, desde muito pequena nós sempre tivemos casa de praia no Uruguai, sempre passei quase todas as minhas férias escolares de verão e de inverno no Uruguai com meus pais - pra mim, é o meu 2º país. Minha mãe inclusive reside atualmente no Uruguai. 

Sendo assim, não tem cabimento que eu não tenha nunca escrito um post aqui no blog com dicas gerais de viagem ao Uruguai - e é essa falha que eu venho sanar com este post. 

Provavelmente, e justamente porque não vejo o Uruguai com olhos de turista/viajante, devo ter esquecido de muitas coisas, mas acho que o principal está aqui. 

Fiquem à vontade para perguntar tudo o que quiserem! Eu amo o país 'hermano', este 'paisito atadito con alambre' que sempre foi um lugar de paz e felicidade para a minha família, e vou amar tirar as dúvidas de vocês 💓

Leia mais:

O melhor do Uruguai
O que fazer em Montevidéu, no Uruguai: 30 atrações que valem a pena
5 mercados e feiras que você precisa conhecer em Montevidéu, no Uruguai

Punta del Este, o balneário mais famoso do Uruguai
Punta del Este, o balneário mais famoso do Uruguai

Dicas gerais de viagem ao Uruguai

Neste post vocês vão encontrar dicas práticas para uma viagem ao Uruguai. 

Vambora?

Colonia do Sacramento, meu lugar favorito no Uruguai
Colonia do Sacramento, meu lugar favorito no Uruguai

1 Documentação necessária para viajar ao Uruguai

Para entrar no Uruguai você precisa: 

* RG (somente a carteira verde, carteiras de categorias profissionais não servem) ou passaporte 

* Certificado de vacinação Covid

* Documento do veículo (em caso de viagem com carro próprio)

Esses documentos foram os que pediram para nós, mas tive relatos de que, em outras fronteiras, também pediram a carta verde aos motoristas. 

Na fronteira terrestre entre Jaguarão e Rio Branco, durante alguns anos, eles pediam a carta verde, tanto que já passei a fazer o seguro anual do meu carro com carta verde incluída (um seguro que cobre os danos materiais e pessoais de terceiros). 

Mas agora já faz vários anos que não pedem mais, então acredito que vai depender da fronteira por onde você vai cruzar e dos funcionários que estiverem de serviço. Em Jaguarão e no Chuí, no horário comercial, é bem fácil e rápido providenciar uma carta verde se eles de fato te solicitarem uma - você pode esperar pra ver e, caso não solicitem, não terá mais esse custo. Mas, se você for cruzar a fronteira pelo Chuí num final de semana, ou fora do horário comercial, e não quiser se incomodar, talvez seja uma boa já providenciar a carta verde com antecedência. 

Também consta no site do governo que agora, pos-pandemia, é necessário seguro saúde para viajar ao Uruguai, mas isso NUNCA foi cobrado de ninguém, que eu saiba. 

Nem mesmo durante a pandemia, quando eles exigiam 1000 coisas, testes de Covid, certificados de vacinação e tals, o seguro saúde nunca foi efetivamente exigido. 

A gente preenchia o formulário de saúde online (que não é mais necessário) informando que tínhamos o seguro saúde do cartão de crédito VISA e nunca nos pediram para ver, nas várias vezes que cruzamos a fronteira pos-Covid. 

Para crianças, eles só pedem para ver o certificado de vacinação para crianças acima de 6 anos. Se o seu filho não tem, talvez não peçam nada, mas, se encrencarem, você terá que apresentar um teste negativo de Covid de antígeno, daqueles de farmácia.

Nestas questões de imigração em fronteiras, o Uruguai é como qualquer outro país do mundo: pode ser que não te peçam nada, mas também podem pedir tudo!

Além disso, alguns leitores me relataram que "passaram direto" na fronteira terrestre, pois "ninguém os parou". Mas gente, TEM QUE PARAR SIM! Mesmo que ninguém te pare!

Aliás, eles realmente não param ninguém, não tem um funcionário ali parando os carros e mandando as pessoas descerem para fazer o permiso (que vale como um visto, normalmente concedido por 90 dias para brasileiros), mas tem que parar, estacionar e ir lá dentro da Aduana preencher a papelada! 

Caso contrário, de fato ninguém vai te impedir de entrar Uruguai adentro, mas você estará ILEGAL no país!

Pode até ser que você entre e saia do Uruguai ilegalmente sem nenhum problema, mas, se você tiver QUALQUER problema, como um acidente de trânsito, por exemplo, estará realmente encrencado. 

E mais: se você tiver intenção de continuar viagem para a Argentina, não vai conseguir, pois, para embarcar no ferry em Colonia, por exemplo, eles vão te exigir o permiso de entrada no Uruguai.

Leia mais: Dicas e orçamento para uma viagem de carro pelo Uruguai

uruguai

uruguai
o 'permiso' vale como um visto no Uruguai, e normalmente é concedido por 90 dias para brasileiros

2 Documentação pra viajar ao Uruguai com pets

Para levar pets para o Uruguai, teoricamente, precisa * atestado de saúde do animal firmado por veterinário e * certificado de vacinação. 

Além disso, para viajar de avião com pets ao Uruguai, há uma lista enorme de exigências - que eu não sei se são de fato cobradas ou não no embarque no aeroporto, pois AINDA não voei com a Laika, muito menos para o Uruguai: laudo de sorologia de Leishmaniose, certificado de microship, certificado veterinário, vacina antirrábica...

Na prática, contudo, nas fronteiras terrestres, NUNCA na vida nos pediram nada para passar cachorro para o Uruguai (e nós levamos cachorros para Punta del Este desde que eu era criança) - já levamos uns 10 cachorros diferentes para o Uruguai (Punta del Este), via terrestre, sem apresentar documento nenhum. 

O que você vai fazer com essa informação eu não sei... 

Uruguai
eu ando sempre com o atestado de saúde e com o certificado de vacinação da Laikosa, mas nunca me pediram nada

Uruguai
Laika curtindo uma praia na Mansa em Punta del Este

Uruguai
fotos de 2008 com Choco e Frida em Punta del Este - nunca precisamos nenhum documento de nenhum destes cachorros para cruzar a fronteira terrestre com o Uruguai, o que não significa que eles não vão pedir para ver os documentos do SEU cachorro...estou apenas relatando a NOSSA experiência

Uruguai
pela carinha do Peg nesta foto, dá para ver que viajamos ao Uruguai com cachorros há MUITOS anos, né? 😜

3 Qual moeda levar para o Uruguai, onde trocar, qual a cotação para o real e outras dicas para economizar no câmbio em uma viagem ao Uruguai 👇

O peso uruguaio está cotado a 7,55 para o real, ou seja, 100 pesos valem R$ 13,24.

Os melhores lugares para trocar reais por pesos são as casas de câmbio nas cidades de fronteira terrestre (Chuy, Rio Branco, etc). A dica é a de SEMPRE: compre PESOS com REAIS na FRONTEIRA. 

A cotação é SEMPRE melhor em Rio Branco (fronteira Jaguarão), no Chuy, etc. Compramos a 7,55 na fronteira; em Colonia pagam apenas 6,60 😳

Quem chega pelo aeroporto de Montevidéu tem que trocar reais por pesos nos Abitab e RedPagos do centro da capital. NÃO troque dinheiro no aeroporto. 

Atenção: trazer REAIS e comprar PESOS. Nada de trazer dólar! Pra quê, vai trocar dinheiro 2x e, consequentemente, perder 2x??

Para trocar $$ no Uruguai, procure um Abitab ou RedPagos (são as 'casas lotéricas' do Uruguai). 

Ah, e aproveite que está no Uruguai e já compre uns dólares e euros com suas economias (em reais) para as próximas viagens internacionais (garanto que você não encontrará cotação melhor em nenhum outro lugar).

Uruguai
pesos uruguaios

Uruguai
para trocar $$ no Uruguai, procure um Abitab ou RedPagos, que funcionam como as nossas 'casas lotéricas' no Uruguai

Uruguai
essa era a cotação do real em Colonia - bem pior do que na fronteira, em Jaguarão - Rio Branco

4 Desconto de IVA no Uruguai: como funciona

No Uruguai, às vezes compensa pagar algumas contas específicas com cartão de crédito, pois eles dão desconto do IVA (imposto sobre valor agregado) para turistas estrangeiros no Uruguai. 

Contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 18 a 22%, relativos ao estorno do IVA (que funciona como o nosso ICMS). 

Mas atenção: a devolução de 22% de IVA em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional

Esse desconto acaba compensando os 6,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito. Melhor ainda se você pagar essas contas de restaurantes com um cartão de débito de contas internacionais, como Wise ou Nomad, por exemplo. Aí você não perde nem os 6,38% de IOF cobrados pelo Brasil.

Nas diárias de hotel no Uruguai, você também não paga o IVA, mas aí não tem tanta graça, porque você não VÊ o desconto, já que esse imposto não está previamente incluído nos valores das diárias em sites como o Booking, por exemplo. 

O valor que você vai pagar no final é efetivamente aquele que está na reserva, não haverá um desconto sobre aquele valor. E, no caso dos hotéis, a isenção vale para pagamento por qualquer meio, incluindo dinheiro vivo.

Uruguai
o desconto do imposto em restaurantes já vêm aplicado direto na nota quando você paga com cartão de crédito

Uruguai

Uruguai
restaurante em Colonia do Sacramento no Uruguai

5 Cartões de crédito que dão mais descontos no Uruguai

No Uruguai existem alguns cartões de crédito que dão descontos extras aos seus clientes: quem tem cartões Santander Itaú tem que se ligar nos descontos que eles dão no Uruguai. 

Alguns cartões chegam a dar 25% de desconto no Uruguai, especialmente em restaurantes. 

Fique ligado e sempre pergunte antes de pagar a sua conta! 

Uruguai

Uruguai

6 Telepeaje, o selo de cobrança automática de pedágios no Uruguai

Nas estradas uruguaias existem pedágios que agora não podem mais ser pagos em dinheiro na passagem pela cabine. Você é obrigado a adquirir o que eles chamam "Telepeaje", que é um selo de colocar no para-brisa do veículo para cobrança automática de pedágios. 

Você cola o Telepeaje no seu para-brisa e ele é cobrado automaticamente cada vez que você passa num pedágio. 

Cada passagem em pedágio custa 122,50 pesos, que são equivalentes a R$ 16,30 (sim, caríssimo). 

O Telepeaje não pode ser pago em dinheiro em alguns locais; eles só aceitam cartões de crédito e débito (em outros lugares vimos que era possível pagar em $$$). 

O selo pode ser comprado e recarregado nas próprias praças de pedágio (tem que estacionar, descer do carro e ir no escritório comprar em horário de funcionamento - funcionam aos domingos também, mas não sei informar o horário). 

Também pode ser recarregado online, no site oficial do Telepeaje, ou nas agências da RedPagos e Abitab (que funcionam como as casas lotéricas no Brasil). Você faz a recarga pelo número do seu selo. 

O sistema, além de caro, é ruim para turistas, que não têm ideia de quantos pedágios vão ter que passar viajando pelas estradas uruguaias e, portanto, não sabem quanto crédito/saldo precisam carregar no seu Telepeaje. 

Nós sabemos, por exemplo, que, para ir de Jaguarão a Punta del Este, temos um pedágio. De Punta a Montevideu são mais 2 pedágios. De Montevideu até Colonia del Sacramento são mais 2 pedágios. Ou seja, são 5 pedágios de 122,50 pesos numa viagem de Jaguarão até Colonia. 

Ida e volta serão 10 pedágios de 122,50 pesos, totalizando 1225 pesos em pedágios para ir de Jaguarão a Colonia, ida e volta. Em reais são R$ 163,00. Um absurdo de caro 🤑

Entre Punta del Este e Montevideu passamos por uma praça de pedágio em que ainda havia uma cabine onde era possível pagar o pedágio manualmente e fomos nela, mas descobrimos que, se você paga com $$$, fica ainda mais caro o pedágio: 160 pesos, ao invés de 122,50!

E, se você tem crédito disponível no seu selo, não dá pra escolher pagar com $$, pois o pedágio lê o seu selo e te cobra automaticamente do teu saldo. 

No site oficial do Telepeaje existe também a possibilidade de se adquirir um 'passe turista', que é um passe de pedágio específico para turistas, que você pode pagar depois de usar as estradas, mas muita gente me relatou que tiveram uma baita dificuldade para fazer esse pagamento online depois - aliás, que eu saiba, até hoje NINGUÉM relatou ter efetivamente conseguido fazer esse pagamento online, e tiveram que ir até um Abitab ou Red Pagos para fazer os pagamentos dos pedágios, complicando ainda mais a vida depois. Por isso, eu não recomendo o passe turista, e sim o selo pré-pago que nós usamos. 

Telepeaje Uruguai

Telepeaje Uruguai

Telepeaje Uruguai

Telepeaje Uruguai

Telepeaje

7 Como são as estradas no Uruguai

O lado bom é que, como regra, as estradas uruguaias são bem boas e têm pouquíssimo trânsito.

As únicas estradas onde você provavelmente vai encontrar um pouco mais de trânsito, especialmente no verão, são a Ruta 1, entre Montevidéu e Colônia, e a Ruta Interbalneária, entre Punta del Este e Montevidéu. 

O resto do país tem estradas desertas.

Uruguai

Uruguai
o maior "risco" que você corre nas estradas uruguaias é ver essa triste cena de um 'troféu' de javali no teto de uma camionete pos-caçada 😞 

8 Preço da gasolina no Uruguai

Eu detesto fazer o estilo 'mensageira do apocalipse', mas tem muita gente me perguntando, então não posso me furtar a responder. 

Senta, respira fundo e se prepara para o baque: o litro da gasolina está custando 75 pesos no Uruguai, que são equivalentes a R$ 9,93 😳

E, como me perguntou um amigo, no linguajar de Uruguaiana, já adianto: não, não vem já com o balde de cerveja e as putas incluídas 🤪

Pergunto: vocês conhecem algum lugar com gasolina mais cara? Provavelmente Suíça e Noruega, né?

A dica esperta do pequeno viajante é: se vier de carro, encha bemmm o tanque do lado brasileiro, antes de cruzar a fronteira! E, se estiver a caminho da Argentina e puder esperar para abastecer lá, melhor ainda! A gasolina está baratíssima na Argentina!

Veja também: Dicas e orçamento para uma viagem de carro pelo Uruguai

Uruguai

9 Dicas para economizar em alimentação no Uruguai

Tudo está caro no Uruguai, inclusive a comida no supermercado. 

Se puder, leve um 'ranchinho' do Brasil. Até mesmo os uruguaios que vivem perto das fronteiras com o Brasil vão às cidades brasileiras fronteiriças almoçar nos restaurantes por quilo e fazer compras de supermercado, porque é bem mais barato para eles. 

Para comer 'barato' no UY, procure um "carrito" (como eles chamam os 'traillers', que normalmente ficam ao redor de praças). 

O menu abaixo é de um desses 'carritos': 

Uruguai

Uruguai
comendo pancho em um 'carrito' no Uruguai

Uruguai
'carrito' em Colonia do Sacramento no Uruguai

Uruguai
até o pão de queijo está com preços proibitivos no Uruguai

Uruguai
tudo está caro no Uruguai, inclusive as comidas compradas em supermercados

Veja mais aqui:

35 lugares para comer bem em Punta del Este e arredores
5 mercados e feiras que você precisa conhecer em Montevidéu, no Uruguai

10 Dicas para economizar em bebidas no Uruguai

Dica importante no Uruguai: as bebidas em restaurantes, incluindo refrigerantes (gaseosas) sempre foram incrivelmente caras. Um copo de suco de laranja custa entre 100 e 150 pesos. A garrafinha de vidro de Coca-Cola chega a custar entre 70 e 140 pesos 😳 (num mercadinho a Coca-Zero 600ml custa 60/70 pesos). 

Se você pedir um refri para cada pessoa num restaurante (como fazemos no BR), vai encarecer bastante a conta no final! 

A dica é pedir água Salus grande, a água com gás clássica do Uruguai, que é ótima, mais econômica, saudável, não engorda e dá pra toda família 👪 😅

Com relação às bebidas alcoólicas, a dica é comprar nos free shops, quando cruzar a fronteira - os uruguaios têm free shops no aeroporto, nos ferries (barcos que fazem a travessia entre Buenos Aires e Colônia) e em todas as fronteiras terrestres entre Brasil e Uruguai. 

Outra dica é, sempre que possível, ao invés de beber em bares e restaurantes, comprar bebidas em mercados - em Colônia, por exemplo, sempre comprávamos umas biritinhas em mercadinhos para tomar enquanto assistíamos aos maravilhosos pores do sol - e, fazendo isso, economizávamos muito $$!

Leia também: Como ir até Punta del Este passando por Jaguarão e pelos free shops

Uruguai
a dica é pedir água Salus grande, a água com gás clássica do Uruguai

Uruguai
em Colonia, comprávamos bebidas nos mercadinhos para tomar assistindo o por do sol

Uruguai

Uruguai
para Punta del Este, sempre levamos bebidas compradas nos free shops da fronteira

Uruguai

Uruguai
por do sol bem acompanhados em Colonia

11 Clássicos uruguaios que você precisa experimentar

Não deixe de experimentar os clássicos uruguaios, como dulce de leche Conaprole, alfajores triple Punta Ballena, panchos com muzzarela (cachorro-quente), chivitos (hamburger uruguaio), um asado de tira (costela), gin Pomelo e cervezas Patricia e Zillertal.

Há ainda os clássicos de determinados lugares, sendo que Punta del Este é a rainha das comidas mandatórias: churros Manolo, buffet de frutos do mar no Ártico no Porto, Medialunas Calentitas na Barra, baguetes de padaria, helados no Freddo ou na Heladeria Volta em José Ignacio, e a lista é infinita!

Veja mais: 

35 lugares para comer bem em Punta del Este e arredores

O melhor do Uruguai

Uruguai
panchos com muzzarela

Uruguai
alfajores triple Punta Ballena

Uruguai
cerveza Patricia

chivito al plato

chajá, o doce mais popular do Uruguai

Uruguai
asado de tira

Uruguai
cerveza Zillertal

Uruguai
simmm, nós amamos panchos com muzzarela kkkk...

12 Internet no celular no Uruguai

Tenho um post no blog explicando direitinho como usar os chips da Ancel no Uruguai para ter dados móveis no celular: Como usar a internet no celular e no notebook no Uruguai

Mas agora também quero registrar aqui as dicas dos chips da Claro e da Movistar: 

O simcard da Claro no Uruguai custa 50 pesos e, colocando 200 pesos em créditos, você ganha um pacote com 20 giga de dados móveis. 

Além disso, com esses 200 pesos que você colocou em créditos, você consegue comprar um outro pacote de 50 giga de dados móveis!

Então, por 250 pesos, que equivalem a R$ 33,00, você compra o chip da Claro Uruguai e 2 pacotes de dados totalizando 70 giga para usar por um mês. 

Achei um ótimo negócio, e o melhor: não precisa contratar pacote, habilitar o chip, não precisa fazer nada, nada, nada. É só tirar o seu chip brasileiro, colocar o chip da Claro e ele começa a funcionar automática e imediatamente. 

Quem tem o chip da Claro no Brasil pode contratar aquele pacote internacional que a Claro oferece - não é o meu caso. Se este também não é o seu caso, é só comprar um chip pre-pago da Claro Uruguai que resolve o seu problema. 

Antes eu recomendava a quem chegasse a Punta del Este ir no shopping e comprar um chip da Ancel num dos quiosques, era super rápido e prático. 

As próprias gurias que trabalhavam ali colocavam o chip e habilitavam o pacote de dados nos nossos celulares. 

Mas este ano o shopping de Punta del Este teve um terrível incêndio que destruiu todo o prédio, então hoje em dia é mais complicado encontrar um chip da Ancel em Punta, teria que ir até a sede da empresa no centro de Maldonado. O shopping está sendo reconstruído depois do incêndio, mas ainda não foi reaberto. 

Depois disso, quando estávamos nos achando super espertos com a aquisição dos nossos simcards da Claro de 250 pesos por 70 giga, o espertinho do Felipe foi na Movistar (em Punta del Este fica ali pertinho do shopping) e se deu ainda melhor do que nós: comprou um chip da Movistar com 100 giga de dados móveis por 180 pesos!

Ou seja, no Uruguai é bem fácil adquirir um chip de celular com pacotes de dados móveis incluídos, seja na Ancel, na Movistar ou na Claro. 

Todas essas operadoras de telefonia celular têm boa cobertura no Uruguai e é óbvio que os vaores dos pacotes variam de tempos em tempos. Como não há uma diferença tão grande de preço entre eles e é fácil recarregar se for necessário, recomendo que você não perca tempo procurando um simcard específico, e adquira logo aquele que estiver disponível no 1º 'quiosco' que você entrar!

Os simcards da Claro e da Movistar são vendidos em qualquer quiosque, e até na praia vi umas moças oferecendo!

Internet no celular no Uruguai
um dos inúmeros 'kioscos' que vendem simcards no Uruguai (este fica na calle Gorlero)

Internet no celular no Uruguai
chip da Claro Uruguai

Internet no celular no Uruguai
pacotes de dados que você pode adquirir online

Internet no celular no Uruguai

Internet no celular no Uruguai
loja da Movistar em Punta del Este, pertinho do shopping

Internet no celular no Uruguai
chip da Movistar Uruguai

13 Praias petfriendly no Uruguai

Se você viaja com seu pet, é importante saber quais praias permitem 'mascotas'. 

Nem todas as praias peritem a presença de animais de estimação, então sempre é importante pesquisar as praias onde você pode levar seu melhor amigo sem risco de receber olhares enviesados ou até mesmo uma multa dos marinheiros. 

Em Punta del Este, as praias que permitem 'mascotas' são:

Praias petfriendly no Uruguai
praias petfriendly no Uruguai

Praias petfriendly no Uruguai
'mascotas' são animais de estimação

Praias petfriendly no Uruguai
a Laikosa AMA curtir uma praia em Punta del Este!

Veja mais: Kit light para bebês na praia

14 Dicas de roteiros pelo Uruguai

De Colonia del Sacramento até Carmelo são 77Km pela Ruta 21; de Colonia até Montevideu são 180Km pela Ruta 1; de Montevideu até Punta del Este são 130Km pela Ruta Interbalneária; ou seja, são todas distâncias grandes. 

O único bate e volta que eu recomendo no Uruguai é Colonia - Carmelo

Em todos os outros lugares, recomendo ficar no mínimo 1 ou 2 noites. 

Muita gente pensa que dá para fazer bate e volta de Montevideu a Colonia. Eu discordo, acho uma péssima ideia. 

Eu sempre dizia - tem até um post antigo no blog com esse título - que Colonia merece uma noite da sua vida; mas agora, com essa história de ter que fazer um bate e volta a Carmelo, já estou convencida de que Colonia merece (pelo menos) 2 noites da sua vida: um dia para desbravar Colonia e outro dia para explorar Carmelo 😎

Leia mais:

Isso para não falar na Fortaleza de Santa Tereza, Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Pedrera, José Ignacio, Piriápolis...dá um roteirinho top de 2 semanas no Uruguai 😅

Veja aqui um roteiro da Praia do Cassino até o Cabo Polônio no Uruguai

Você já viajou pelo Uruguai? Como foi o seu roteiro? Foi se deslocando de um lugar para outro ou fez base em uma cidade e fez bate-e-voltas? 

Eu recomendo alugar um carro e ir se deslocando de um lugar para outro. O Uruguai é perfeito para uma roadtrip assim. 

Vou deixar aqui uma lista de lugares que merecem estar no seu roteiro pelo Uruguai, e a quantidade de dias/noites que recomendo ficar em cada um desses lugares - no mínimo:

  1. Montevidéu - 2 dias
  2. Colonia - 2 dias (para fazer bate e volta até Carmelo)
  3. Carmelo - 1 dia
  4. Punta del Este - 2 dias (para poder aproveitar um pouco de praia)
  5. Piriápolis - 1 dia
  6. José Ignacio - 1 dia
  7. La Pedrera - 1 dia
  8. Cabo Polonio - 1 dia
  9. Punta del Diablo - 1 dia
  10. Fortaleza de Santa Teresa - 1 dia
Claro que tem muito mais, tem La Paloma, tem La Coronilla, tem Valizas, tem as águas termais em Termas de Dayman - mas aí a lista é infinita!

Saiba mais:

15 Colonia del Sacramento

Colonia é um dos lugares que eu mais amo voltar no Uruguai! 

Nossas passagens por Colonia são sempre rápidas, ou a caminho de Buenos Aires, ou como uma daytrip de Punta ou Montevidéu

Já comemoramos até um aniversário do Felipe em Colonia, mas nunca ficamos mais do que uma noite, e a cidade, embora pequena, definitivamente merece! 

É um lugar delicioso para passear com calma, passar a tarde sentada num café relaxando, tomar uma cerveza ou um drink curtindo um dos pores do sol mais lindos do mundo...eu AMOOOO ❤

Na nossa última viagem a Colonia, pensamos em dar um pulinho em Buenos Aires, mas o ferry estava custando caro demais (ficava mais de 1000 reais a viagem de ida e volta de ferry para mim e para o Peg) só para 'dar um pulinho' ali em Buenos Aires hehehe...

Colonia del Sacramento
esta é uma dica (que não testamos) da minha amiga Ale para conseguir comprar tickets de ferry mais baratos, se você tiver paciência e tempo para pedir estes cartões

Então decidimos aproveitar e curtir Colonia com calma. 

Vocês sabiam que Colonia del Sacramento foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

A cidade fica situada às margens do Río de La Plata (na margem oposta de Buenos Aires), e é famosa pelo Barrio Histórico, da época da colonização portuguesa (foi fundada em 1680). 

Alguns dos principais pontos do centro histórico são o farol Colonia del Sacramento, do século XIX, que oferece vistas para o rio, e o Portón de Campo, vestígio das antigas muralhas da cidade.

Querem saber mais sobre Colonia? Tem vários posts sobre Colonia no blog:


Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Colonia del Sacramento
Portón de Campo, vestígio das antigas muralhas de Colonia

Colonia del Sacramento
farol Colonia del Sacramento do século XIX

Colonia del Sacramento
ruas ladeadas de plátanos em Colonia do Sacramento

Colonia del Sacramento
rua da época da colonização portuguesa em Colonia

Colonia del Sacramento
Portón de Campo em Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento
Colonia é um lugar delicioso para passear com calma, passar a tarde sentada num café relaxando...

Colonia del Sacramento
você vai encontrar muitos carros antigos espalhados pelas 'calles' de Colonia

Colonia del Sacramento
passear pelas ruas de pedras do centro histórico de Colonia é sempre uma alegria

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento
um pequeno passeio pelo centro histórico de Colonia - é tudo pertinho, e você pode andar por toda cidade velha a pé

16 Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Nos meus posts específicos sobre Colonia, já escrevi acerca de vários lugares que você pode visitar por lá, mas, nesta última viagem, nós descobrimos uma novidade em Colonia que me deixou muito feliz, e quero compartilhar mais essa dica com vocês. 

A Plaza de Toros Real de San Carlos é um ícone de Colonia del Sacramento no Uruguai. 

Construída em 1909, foi logo fechada, após a proibição das touradas, em 1912. 

Nas nossas primeiras visitas a Colonia, fomos lá diversas vezes passear (ela fica alguns Km distante do centro histórico, um passeio ótimo de bicicleta pela Rambla), e sempre ficávamos com muita pena do estado de deterioração em que esse monumento se encontrava, praticamente em ruínas. 

Temos várias fotos dessa época, inclusive com o Lipe bebê

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia
Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia antes da restauração

Pois não é que, depois de mais de um século de abandono, no ano passado ela foi finalmente restaurada e transformada em um centro cultural para eventos musicais ou esportivos!? 

Que alegria foi chegar em Colonia e ver esse lugar assim, novinho em folha, para as próximas gerações desfrutarem dessa lindeza 🤩

O ingresso para a visita diurna custa 170 pesos, menores de 12 anos não pagam, e o horário de abertura é das 11 às 17hs, diariamente. 

Alguém já esteve nesta Plaza de Toros visitando antes ou depois da reforma?? 

Leia mais:


Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia
Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia

Plaza de Toros Real de San Carlos em Colonia
a Plaza de Toros de Colonia fica alguns Kms distante do centro histórico, um passeio ótimo de bicicleta pela Rambla

17 Lobos Marinhos em Punta del Este

Um dos melhores programas com crianças em Punta del Este - e gratuito! - é ir ver os lobos marinhos no Porto. 

Eles costumam ficar sempre ali por perto da área onde os pescadores limpam peixes, e são muito fofos!

Só mantenha a distância: lobos marinhos, por mais fofos que sejam, são animais selvagens, e não dá pra prever a reação deles - e eles claramente não gostam da proximidade com humanos!

Lembro de uma vez, há muitos anos, que o dindo do Lipe tentou se aproximar de um deles lá no Porto - tomou uma rosnada que jogou ele longe hehehe...

Lobos Marinhos em Punta del Este
lobos marinhos no Porto de Punta del Este

Lobos Marinhos em Punta del Este

Lobos Marinhos em Punta del Este

Lobos Marinhos em Punta del Este

18 Ver o mar de todos os lados em Punta del Este

Uma outra dica de Punta del Este, sobre a qual eu nunca tinha escrito aqui no blog, é visitar a esquina da Península de onde é possível enxergar o mar por todos os lados

Sim! Parado no cruzamento entre as ruas Capitán Miranda e El Trinquete, na ponta da Península, perto do Farol, você consegue ver o mar ao norte, ao sul, ao leste e ao oeste, é bem legal!

Punta del Este
Península de Punta del Este

Punta del Este
no cruzamento entre as ruas Capitán Miranda e El Trinquete, na ponta da Península, perto do Farol, você consegue ver o mar de todos os lados em Punta del Este

Sobre Punta del Este, veja também:

19 Estacionamentos no centro de Montevidéu

Os estacionamentos do centro de Montevidéu custam 70 pesos por 30min. Mas você pode estacionar na rua e pagar apenas a tarifa do parquímetro, que é de 44 pesos por 1h de estacionamento e você paga em qualquer Abitab.

Atenção, contudo, para o seguinte: me disseram que os veículos com placa Mercosul não conseguem pagar pelos parquímetros, pois têm um número diferente de letras e números que não cabe no sistema informatizado, e por essa razão não precisariam pagar pelas tarifas de parquímetro. 

Isso foram relatos de alguns leitores e eu não posso confirmar se esses veículos ficam de fato dispensados do pagamento, então acho melhor você confirmar com algum policial lá mesmo, no centro de Montevidéu, até porque esse tipo de coisa muda, né? 

Pode ser que eles adaptem logo o sistema para poder cobrar estacionamento também das placas Mercosul, e você não vai querer ser guinchado no Uruguai!

Para mais dicas de Montevidéu, veja aqui:


Estacionamentos no centro de Montevideu
os estacionamentos do centro de Montevidéu custam abusivos 70 pesos por 30min

Estacionamentos no centro de Montevideu
nosso carro tem placas antigas, e pagamos normalmente a tarifa do parquímetro num Abitab

20 Lagoa Mirim

Sabe aquele lugar que te deixa em paz? 

Pra mim, é a Lagoa Mirim

Sei que todos gaúchos devem lembrar de ter estudado na escola que as 3 grandes lagoas do RS são Lagoa dos Patos, Mirim e Mangueira, mas aposto que poucos de fato conhecem essas lagoas lindas fora o pessoal de São Lourenço (que fica situada à beira da Lagoa dos Patos) 🤣

A Lagoa Mirim fica situada na divisa com o Uruguai e é um balneário super tranquilo, com algumas paisagens lindas - tenho alguns posts já publicados aqui no blog sobre esse balneário: 

No verão, tem uma ponta de areia, quando a lagoa está com nível baixo, que entra lagoa adentro por quilômetros - mostrei lá nos stories. 

O local é point de kitesurf, maravilhoso para caminhadas e tem um por do sol espetacular - vai ter overposting, claro, pois tenho que postar fotos de alguns dos pores do sol lindoooos que vimos lá! 

Se você nunca ouviu falar desse lugar antes, e procura um lugar para viver uns dias de muita paz, dê uma chance à Lagoa Mirim 🙏

Se você também ama uma lagoa, conta pra gente! 

Mostrei + da Lagoa Mirim lá nos stories e fiz um destaque dos posts do Uruguai no meu perfil no Instagram👍

Lagoa Mirim
Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim
esta ponta de areia, que aparece quando a Lagoa Mirim está com nível baixo, entra lagoa adentro por quilômetros

Lagoa Mirim
a Lagoa Mirim fica situada na divisa entre o RS e o Uruguai (no ponto verde do mapa acima)

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim
a Lagoa Mirim virou point de kitesurf

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

21 Trilha em Piriápolis

Fizemos uma trilha entre a Playa Punta Negra, Punta Colorada e o Hotel Argentino em Piriápolis, e adoramos esse trajeto. 

"Inventei" essa trilha nova sem conhecer a maior parte do trajeto, apenas olhando no Google Maps, e deu certo!

Deixamos o carro em Punta Negra, caminhamos por Punta Colorada - um pouco pelas estradinhas na beira-mar e outro pouco pela areia na beira d'água - até chegarmos a Piriápolis, balneário próximo a Punta del Este. 

Em Piriápolis passamos por várias praias, caminhando ora pela beira d'água, ora por passarelas de madeira ou caminhos de asfalto lindos e bem cuidados que eles construíram nas ramblas (avenidas) à beira-mar.

Fomos até o lindo e famoso Hotel Argentino, no centrinho de Piriápolis, fechando 12Km em 2h20min de caminhada com a Laikosa, que se comportou super bem, toda serelepe!

Se você não tiver carona para voltar até o seu ponto de partida em Punta Negra (nós ganhamos uma carona da minha mãe e irmã), sempre é possível pegar um táxi para voltar!

Também é possível começar a caminhada em Punta Colorada e fazer ida e volta, um trajeto que deve ficar com pouco menos de 20Km.

Recomendo demais essa caminhada para quem gosta de longas caminhadas e tem vontade de desbravar um pouquinho mais do litoral uruguaio 🤩

Para saber mais sobre PiriápolisPiriápolis: a cidade do seu Piria

E quero comentar uma coisa que sempre constato e sempre me entristece: como é bom quando as pessoas valorizam o litoral e não PRIVATIZAM o litoral.

Há pouco tempo estivemos em Floripa e foi TÃO decepcionante andar passeando de carro por várias praias do norte da ilha procurando um pedacinho de mar e simplesmente não encontrar!! 😡

Ou eles constroem casas/construções em geral na beira do mar, ou tem alguma espécie de obstáculo que não te permite ver o mar. Tu anda, anda, e tem que procurar uma servidão ou uma ruela que te permita acessar o mar 😔

Eu acho tão maravilhoso quando as pessoas entendem que o mar e as praias são de TODOS e valorizam isso, construindo ramblas como as que existem em muitos lugares no Uruguai, onde a gente roda de carro até cansar sempre costeando o mar!

TODOS os lugares deveriam ser assim.

As praias são de todos e é horrível quando as pessoas privatizam, "se adonam" de um bem público que deveria poder ser desfrutado por todos 🙄

Piriápolis_Uruguai
trilha entre a Playa Punta Negra, Punta Colorada e o Hotel Argentino em Piriápolis

Piriápolis_Uruguai
trilha em Piriápolis

Piriápolis_Uruguai
Playa Punta Negra em Piriápolis

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai
Rambla de Piriápolis

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai
Porto de Piriápolis

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai
Hotel Argentino em Piriápolis

Piriápolis_Uruguai

Piriápolis_Uruguai
terminamos a trilha em Piriápolis fechando 12Km em 2h20min de caminhada

Piriápolis_Uruguai

22 Dica de filme para quem viaja ao Uruguai

Para quem vai viajar ao Uruguai, gosto de recomendar um filme que retrata muito bem a vida no interior do país: O Banheiro do Papa.

Baseado em um fato real, o filme, de 2007, retrata o impacto da visita do Papa João Paulo II, em 1988, a uma cidade do interior do Uruguai, Melo, próxima à fronteira com o Brasil. É um filme hilário e, ao mesmo tempo, muito triste. 

Se você vai ao Uruguai, não deixe de assistir!


O Banheiro do Papa
O Banheiro do Papa

23 Réveillon, Carnaval e alta temporada no Uruguai

Durante o ano, como regra, não há uma grande oscilação de preços para turistas no Uruguai, mas existem algumas épocas em que tudo fica mais caro nas praias: o Ano Novo, o Carnaval (quando muitos brasileiros, especialmente gaúchos, viajam ao Uruguai) e a Páscoa, que é um grande feriado escolar no Uruguai, quando os próprios uruguaios viajam bastante pelo país. 

A temporada mais forte dos cruzeiros é a partir de 20 de dezembro até os primeiros dias de janeiro. Nesta época, todo dia é possível ver pelo menos um ou 2 navios de cruzeiros em Punta del Este. 

Para passar a virada do ano no Uruguai, acredito que o melhor lugar é mesmo Punta del Este, onde há fogos de artifício, muitos jantares especiais em restaurantes e festas (caras). 

Para assistir aos fogos em Punta del Este (que explodem à meia-noite ali pertinho do Enjoy Punta del Este Casino & Resort, antigo Hotel Conrad, na Parada 3 da Praia Mansa), o melhor é ficar na passarela de madeira que leva ao Porto, onde a multidão toda estará concentrada, ali pelos arredores dos Restaurantes Virazón e Guappa. 

Mesmo havendo bastante gente e sendo difícil encontrar lugar para estacionar, em geral é uma festa bem família, sem grandes perigos. 

Muitos restaurantes oferecem ceias (caras), mas tem que reservar com antecedência para garantir!

Já o Carnaval no Uruguai se resume aos desfiles de rua com batucada - as murgas e o candombe. O melhor lugar para assistir é Montevidéu, mas em Punta del Este também ocorrem as murgas. 

Claro que, se você quiser curtir praia, a melhor época é entre 15 de dezembro e 15 de março - mas a água do mar estará gelada sempre, mesmo no auge do verão. 

Já para aproveitar Montevidéu, Colonia, Carmelo e outros destinos não-praianos, qualquer época é boa - adoro o outono em Colonia, por exemplo, quando os plátanos deixam as árvores maravilhosas!


Punta del Este
no Réveillon, os fogos de artifício explodem à meia-noite ali pertinho do Enjoy Punta del Este Casino & Resort, antigo Hotel Conrad, na Parada 3 da Praia Mansa - nesta foto, é possível ver onde os fogos estão "montados" na areia da praia

Punta del Este
Réveillon em Punta del Este

Punta del Este
a maior parte do espetáculo dos fogos de artifício em Punta del Este ocorre na Parada 3 da Praia Mansa

Punta del Este
temporada de cruzeiros em Punta del Este

Punta del Este
a cada dia, um novo navio no horizonte em Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Colonia do Sacramento
toda lindeza de Colonia no outono (e Montevidéu fica linda também!)

24 Os pores do sol no Uruguai

Já falei sobre os pores do sol de Colonia

Acontece em Colonia um incrível fenômeno: TODO SANTO DIA tem um por do sol desbundante. Eu nunca passei um 'atardecer' em Colonia que não apresentasse um por do sol estupendo. 

Fico me perguntando se é sorte minha ou se é simplesmente um lugar afortunado por natureza. 

Vocês que estiveram em Colonia tiveram a mesma sorte?

Mas saibam que esse fenômeno da natureza não acontece apenas em Colonia, mas em vários outros lugares do Uruguai você pode assistir pores do sol incríveis. 

É o caso da Lagoa Mirim, onde eu recomendo esperar pela 'puesta del sol' na Ponta (língua de terra que entra lagoa adentro), de Carmelo, onde é indicado assistir o por do sol na Playa Seré, e também de Punta del Este, onde o melhor por do sol é visto na Praia Mansa, em qualquer lugar entre o Porto e a Parada 12. 

Vou fazer um overposting de fotos de pores do sol vistos nestes lugares para convencer vocês:

Por do sol em Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Colonia do Sacramento

Por do sol em Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Punta del Este

Por do sol na Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Lagoa Mirim

Você já esteve no Uruguai? 

Conta pra gente! Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas do Uruguai por lá! Veja tudo nas hashtags #LipeemPunta e #LipenoUruguai.

Fiz um destaque lá no Instagram com os stories da nossa última viagem ao Uruguai!

Para ler mais sobre o Uruguai

Todos os nossos posts sobre o Uruguai
Restaurante El chancho y la coneja, na Barra, Punta del Este


Precisa reservar um hotel para a sua viagem a Montevidéu?

Hotel Ibis Styles Montevideo Biarritz é uma boa opção de hospedagem em Montevidéu! 

Outras opções de hotéis em Montevidéu - fiz uma lista de hotéis bem localizados, bem avaliados e com preços decentes em Montevidéu:


Para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


Você também nos encontra aqui:


Uruguai: tudo o que você precisa saber para visitar o país

Uruguai: tudo o que você precisa saber para visitar o país

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Otimo Artigo. Parabens!
    Atenciosamente,
    Marcelo - maquininha da ton
    https://lojadaton.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Belo post. Gostaria de saber se é possivel adquirir um chip de internet no aeroporto de montevideu? Obrigado, Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei te dizer, porque faz tempo que não passo pelo aeroporto de Carrasco. Mas pesquisa no site do aeroporto que deve ter essa informação!

      Excluir
  3. Olá, ótimas dicas. Obrigada. Estou pretendo ir ano que vem. Eu li que agora não precisa mais certificado de vacina nem teste para entrar aí né? Mas para voltar ao Brasil tem. Vc sabe me informar se os testes de farmácias são válidos para voltar ao Brasil? São fáceis de encontrar aí?

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Adorei seu blog e as dicas!
    Estamos com viagem marcada para o Uruguai em outubro e nossa maior dúvida é com relação a comida, se podemos levar alguma coisa do Brasil para Uruguai... Há alguma restrição de alimentos que não podem passar pela fronteira do Chuy?

    ResponderExcluir