O que fazer em Carmelo no Uruguai: dicas de 4 lugares que eu amei conhecer em Carmelo e acho que vocês também vão gostar
De Colonia del Sacramento até Carmelo são 77Km pela Ruta 21; de Colonia até Montevideu são 180Km pela Ruta 1; e de Montevideu até Punta del Este são 130Km pela Ruta Interbalneária; ou seja, são todas distâncias relativamente grandes.
Não dá para querer sair de Punta del Este ou Colonia e fazer um bate e volta até Carmelo - fica um dia muito longo, puxado, muitas horas de estrada, e você mal terá tempo de aproveitar o que Carmelo tem a oferecer.
O único bate e volta que eu recomendo é Colonia - Carmelo.
Eu sempre dizia - tem até um post antigo no blog com esse título - que Colonia merece uma noite da sua vida; mas agora, com essa história de ter que fazer um bate e volta a Carmelo, já estou convencida de que Colonia merece (pelo menos) 2 noites da sua vida: um dia para desbravar Colonia e outro dia para explorar Carmelo 😎
Para mim, essa é a melhor estratégia para conhecer Carmelo no Uruguai: ou você tem uma grana boa para esbanjar num hotel top em Carmelo e fica lá uma ou 2 noites, ou então você se hospeda 2 ou 3 noites em Colonia e faz um bate e volta até Carmelo.
Leia mais:
de Colonia até Carmelo são 77Km pela Ruta 21 |
a dica é fazer um bate e volta Colonia - Carmelo |
Ruta 21 entre Colonia e Carmelo |
um lindo túnel verde de árvores na chegada a Carmelo no Uruguai |
Carmelo é a terra dos vinhos Irurtia, uma vinícola muito popular no Uruguai |
Onde ficar em Carmelo: dicas de hospedagem
- El Legado Wine Lodge
- Narbona Wine Lodge
- Puerto Dijama
- Bemar Carmelo Hotel
- Casa de Aitona Bodega Zubizarreta
- Entre Viñas
- Casa Chic Carmelo
- Posada Campotinto
Narbona Wine Lodge |
'cachilas' no Narbona Wine Lodge |
videiras no Narbona Wine Lodge |
Posada Campotinto em Carmelo |
a Posada Campotinto fica pertinho da Capilla de San Roque e do Almacen de La Capilla |
O que fazer em Carmelo no Uruguai
Restaurante Basta Pedro em Carmelo no Uruguai |
Vinícola Narbona em Carmelo no Uruguai |
1 Ponte Giratória de Carmelo
Carmelo é famosa pelas suas Bodegas (vinícolas), mas a cidade também tem outros pontos turísticos interessantes.
A famosa ponte giratória é o principal.
A ponte giratória de Carmelo, construída em 1912, é o orgulho dos Carmelitanos, por ser a única no mundo nesse estilo. Ela gira e se abre para a passagem de barcos, tudo com tração humana!!
Um senhorzinho que passava por ali de bike nos deu o "tour da ponte" e explicou o seu funcionamento, mas, se você tiver a sorte de ver a ponte de Carmelo se abrindo para a passagem de algum barco, por favor grava um vídeo e me manda! Fiquei super curiosa para ver!
Ah, e ali ao lado da ponte, não esqueça de dar uma espiada num outro orgulho local: o relógio à corda de 1930 que até hoje marca as horas direitinho!
selfie na famosa Ponte Giratória de Carmelo, movida mediante tração humana! |
descobrimos sobre a ponte giratória de Carmelo no site Welcome Uruguay |
em Carmelo você vai conhecer um relógio à corda de 1930, que até hoje marca as horas direitinho! |
2 Almacen de La Capilla na Bodega Cordano
Um dos lugares que mais gostamos de visitar em Carmelo foi o Almacen de La Capilla na Bodega Cordano.
Como já comentei, Carmelo é uma região vinícola privilegiada no Uruguai, com um terroir único para a produção de vinhos de alta qualidade.
Eles têm lá diversas vinícolas que oferecem visitas guiadas e degustações, como a Bodega Narbona, Campotinto, El Legado, etc.
Na Bodega Cordano, que tem o lindo 'Almacen de La Capilla' (porque fica pertinho da Capilla de San Roque), eles oferecem degustação de 4 taças de vinho à sua escolha (tinto, rosado ou branco), com tábua de queijos e fiambres (inclui queso, dambo, parmesano y masdam, bondila, jamón cocido, aceitunas verdes, conservas caseras e panera).
Os vinhos oferecidos são:
- Chardonnay 2021
- Tannat Rosé 2020
- Moscatel de Hamburgo 2019
- Tannat Roble 2020
- Cabernet Sauvignon 2017
- Entreviñas Rosado
- Blanco Medio y Medio (adoro)
Preço por pessoa: 1600 pesos
Imprescindível fazer reservas pelo email almacendelacapilla@adinet.com.uy ou WhatsApp (+598) 099 544 255.
Endereço: vecinal de Colonia Estrella, entrada na Ruta 21 Km 257, Carmelo.
Instagram: @almacendelacapilla.
o Almacen de La Capilla fica pertinho da Capilla de San Roque |
3 Bodega Narbona
Carmelo tem 2 restaurantes excepcionais que você vai querer conhecer.
O primeiro que nós conhecemos foi o restaurante do Narbona Wine Lodge, situado junto à Bodega Narbona.
O restaurante do hotel em Carmelo é aberto ao público, e é lindoooo, charmoso, aconchegante. Sabe aquele chique rústico, sem ostentação? Meu tipo de luxo, um luxo sem dourado, sem espelhos e sem cristais 🤪
Um grande bar antigo de madeira, herdado do antigo armazém, se estende ao longo do salão principal, com uma incrível parede feita inteiramente de garrafas dos vinhos Narbona.
Numa outra sala, há uma câmara onde maturam a maioria dos premiados queijos da Narbona, trazidos do tambo.
Almoçar lá é como voltar no tempo, mas desfrutando de todos os confortos de hoje em dia. Durante o dia, dá para sentar nas mesas localizadas na galeria sob as glicínias, cercadas pela natureza, enquanto à noite a paisagem é iluminada pela luz de velas, um ambiente romântico super aconchegante e elegante.
Para fazer uma reserva para o restaurante ou degustação, entre em contato pelo telefone +598 4544 6831 (int. 3) ou pelo e-mail reservas@narbona.com.uy.
A Vinícola Narbona fica situada numa estância às margens do Rio da Prata, com o conceito de mais qualidade que quantidade, com a uva Tannat como campeã.
A vinícola tem uma área de 50 hectares, no casco da fazenda original datada de 1909, onde Juan de Narbona fundou uma das primeiras vinícolas do país. Eles também têm árvores frutíferas, destinadas à produção de compotas. E ainda produção de biscoitos, queijos, massas e azeite.
No varejo que há junto ao hotel e restaurante, você pode adquirir queijos, vinhos e outras delícias como dulce de leche, frios, conservas, granolas, azeites e até panetones, tudo produzido localmente.
Não perca!
Aliás, se você estiver podendo esbanjar um pouco mais em hospedagem, a dica é se hospedar lá, no maravilhoso Narbona Wine Lodge.
4 Restaurante Basta Pedro em Puerto Camacho
Outros lugares para conhecer em Carmelo no Uruguai
- Bodega Zubizarreta Casa de Aitona Bodega Zubizarreta
- Bodega Campotinto Posada Campotinto
- Bodega El Legado El Legado Wine Lodge
- Bodega Irurtia
- Finca Buena Vista
visitamos também a Playa Seré, que tem os melhores pores do sol de Carmelo |
Galia Brewing Company em Carmelo |
Para ler mais sobre o Uruguai
O melhor do Uruguai
Como usar a internet no celular e no notebook no Uruguai
Aluguel de casa em Punta del Este
Como ir até Punta del Este passando por Jaguarão e pelos free shops
Adorei seu post que trouxe gostosa lembrança. Estivemos em Colônia e Carmelo. Dormimos 1 noite em Colônia e 2 no Narbona em Carmelo. Viajamos de ônibus pelo Uruguai e foi uma ótima experiência. Em Carmelo passeamos de bicicleta por toda região. Infelizmente o Restaurante Basta Pedro estava fechado. Vi que vcs viajaram com cachorro e agora também viajamos de carro com o nosso 🐕. É complicado entrar no Uruguai com pet? Beijos e obrigada
ResponderExcluirNão é complicado não, estou terminando de escrever um post sobre isso (dicas gerais para viajar ao Uruguai), amanhã ou depois já coloco tudo no blog!
ExcluirClaudia, estou no Uruguai e fazendo toda a viagem baseada nas suas dicas. Estou amando!!!
ResponderExcluirMuuuito obrigada por compartilhar suas experiências! Vc só dá dicas maravilhosas ☺️
Ah, que legal! Obrigada ❤️
ExcluirOi Claudia! Quando você foi a Carmelo? Vi que o clima estava quente...gostaria de programar uma viagem com meu filho e gostaria de aproveitar o calor para ele usar a piscina...Você saberia me informar quais os meses quentes por lá? Muito obrigada.
ResponderExcluir