Menu

Os Dedos de Punta del Este

Os Dedos de Punta del Este: a história da escultura de 5 dedos enterrados na areia da praia do famoso balneário do Uruguai

Os Dedos de Punta del Este

Os Dedos de Punta del Este: neste post eu conto a história da escultura de 5 dedos enterrados na areia da praia em Punta del Este, famoso balneário do Uruguai
Monumento ao Afogado, La Mano, Los Dedos, ou Homem Emergindo à Vida é uma escultura de 5 dedos parcialmente enterrados na areia, localizada na Parada 1, na Praia Brava, em Punta del Este, no Uruguai.

Os Dedos são o cartão postal de Punta del Este, e um dos principais pontos turísticos do Uruguai - aliás, foi o 1° ponto turístico onde tiramos uma foto do Lipe bebezim, com menos de 1 mês de vida!

Os Dedos de Punta del Este
Os Dedos de Punta del Este foram o 1° ponto turístico onde tiramos uma foto do Lipe bebê
Leia mais:

Os Dedos de Punta del Este

A escultura foi criada em fevereiro de 1982 pelo artista chileno Mario Irarrázabal, enquanto ele participava do 1° Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre, em Punta del Este. Havia 9 escultores participando, e ele era o mais jovem. 

Houve uma disputa acirrada para os lugares atribuídos às esculturas em uma praça pública, e ele decidiu então fazer sua obra de arte na praia. 

Apesar de ter todo o verão para completar o projeto, ele conseguiu concluí-lo em apenas 6 dias, mesmo tendo enfrentado pequenos atrasos devido aos fortes ventos, que são comuns em Punta del Este.

Durante aquele verão, escultores de vários países criaram obras em Punta, mas apenas a criação de Irarrázabal pode ser vista até hoje na praia.

Essa escultura garantiu a Irarrázabal reconhecimento mundial, e foi popularizada pelas fotografias dos turistas e reproduções em cartões-postais.

A Mão de Punta nunca deixou o seu lugar original, e se manteve praticamente intacta, exceto por alguns grafites na palma dos dedos.

Anos mais tarde, o escultor fez réplicas aproximadas da escultura para Madrid (1987), Veneza (1995) e no Deserto do Atacama no Chile (1992).

Eu não lembro de ter visto fotos das réplicas de Madrid e de Veneza, mas já vi milhares de fotografias da Mão do Deserto no Atacama, e morro de vontade conhecer. 

Ela fica situada 75Km ao sul de Antofagasta, às margens da Rodovia Pan-Americana.´

Os Dedos de Punta del Este
atualizando a foto: Punta del Este, janeiro de 2022

Dica do pequeno viajante para fotografar A Mão de Punta del Este

Muita gente me pergunta qual o melhor horário para visitar os Dedos de Punta del Este para conseguir fotografá-los sem uma multidão de gente atrapalhando, e a resposta é: de madrugada 😝

Sério, a não ser que você vá a Punta fora da temporada de verão (entre dezembro e março), quando é teoricamente mais fácil encontrar os Dedos vazios, na alta temporada o único jeito é madrugar e ir lá bemmm cedinho para conseguir tirar fotos lindas sem um povaréu atrás, e sem filas!

Simmm, porque agora, para evitar problema de erosão nas dunas ali ao redor, eles construíram tipo uma passarela/tablado de madeira (vide foto acima), para que você consiga chegar até a Mão de Punta com todo o conforto, mas frequentemente se formam filas enormes ali!

Os Dedos de Punta del Este
Os Dedos de Punta del Este antes da construção da passarela

Para sugestões de onde comer bem em Punta del Este, veja também: 35 lugares para comer bem em Punta del Este e arredores

Você já esteve em Punta del Este, no Uruguai? Qual o seu ponto turístico preferido? Conta pra gente! Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas do Uruguai por lá! Veja tudo nas hashtags #LipeemPunta e #LipenoUruguai.

Mostrei muito mais dos nossos passeios em Punta del Este este mês (janeiro de 2022) lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo nas pastas de destaques do Uruguai!


Precisa reservar um hotel para a sua viagem a Punta del Este?

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:


Nós temos uma casa em Punta del Este que alugamos também, veja mais informações aqui: Aluguel de casa em Punta del Este


Você também nos encontra aqui:


Os Dedos de Punta del Este



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: