Menu

É seguro viajar para as Filipinas? Como se comunicar por lá?

É seguro viajar para as Filipinas? Como se comunicar por lá? Descubra neste post como é a questão da segurança numa viagem pelas Filipinas, e como se comunicar com os filipinos!
É seguro viajar para as Filipinas? Como se comunicar por lá?

É seguro viajar para as Filipinas? Como se comunicar por lá? Descubra neste post como é a questão da segurança numa viagem pelas Filipinas, e como se comunicar com os locais!

Várias pessoas me perguntaram se nos sentimos seguros viajando pelas Filipinas com uma criança, e se é seguro viajar por Palawan, então resolvi escrever um post a este respeito.

Embora eu já tenha dito aqui expressamente que as Filipinas não são para qualquer um, e muito menos para o viajante Nutella, se vocês lerem meu post, perceberão que essa advertência não tem nada a ver com questões de segurança.

Pelo contrário: nos sentimos muito seguros todo o tempo que passamos nas Filipinas.

Veja mais aqui: Quais os países mais seguros do mundo para viajar

Também perguntaram como são os filipinos e se não tivemos problemas para nos comunicar com eles em inglês.

Vou contar tudo neste post! Vem comigo!

Leia também:

Palawan, Filipinas: guia completo com roteiro, o que fazer, quanto custa e tudo mais sobre El Nido e Puerto Princesa
El Nido, Filipinas: o que você precisa saber antes de ir (e as fotos do Instagram não mostram)
Palawan, Filipinas: onde ficar em El Nido e Puerto Princesa
Os Filipinos são como os brasileiros - espertos, malandros, sempre querendo te vender algo, se dar bem. Mas são queridos, simpáticos, receptivos e incapazes de violência. E mais: gostam de crianças, sempre puxavam conversa com o Lipe.

É fácil perceber que é um povo muito pobre, que luta pela sobrevivência todo dia, e por isso estão sempre oferecendo um produto à venda ou serviço, mas em nenhum momento pegamos alguém mal intencionado, que quisesse nos enganar.

E não se enganem: nem todo o Sudeste Asiático é tranquilo assim! 

Tivemos problemas no Vietnam (com taxistas que 'envenenam' os taxímetros), no Camboja (com cambistas querendo nos cobrar taxas absurdas para trocar dinheiro na fronteira), na Tailândia (com motoristas de tuk-tuk querendo nos levar em lojas em troca de comissão) e até em Mianmar (no câmbio negro de dólares). Esses 'pequenos golpes' são muito comuns por lá! 

Nas Filipinas, muitos deles não têm sequer um dente na boca, mas sorriem para nossas fotos, e eu amo fotografar gente! Fotos de gente nunca fazem sucesso nas redes sociais, mas, pra mim, não tem jeito melhor de conhecer um lugar do que conhecendo a sua gente!

Passamos pouco tempo nas Filipinas, mas fiquei bem desconfiada de que esse país já devia ter recolhido alguns títulos de Miss Universo, porque olha essas mulheres! Essa menina da foto abaixo parecia uma pintura - devia estar numa passarela, se o mundo não fosse tão viciado em loiras de olhos azuis. 

Ao invés disso, estava vendendo bijoux no meio da estrada entre Puerto Princesa - El Nido, em Palawan.

Na volta da viagem, pesquisei e descobri que sim, as Filipinas são um 'celeiro' de mulheres bonitas: elas conquistaram, ao todo, 4 coroas no Miss Universo, a 1ª em 1969 com Gloria Diaz, a 2ª em 1973 com Maria Margarita Moran, a 3ª em 2015 com Pia Wurtzbach e a 4ª com Catriona Gray, eleita em 2018!

90% da população nas Filipinas é cristã. A 2ª maior religião do país é o islamismo, com apenas 5%.

É seguro viajar para as Filipinas?
pena que ela estava muito envergonhada para tirar fotos, mas essa menina era um absurdo de linda!

É seguro viajar para as Filipinas?
outra menina linda que passa o dia abanando as moscas das carnes no mercado público

Não cheguei a pesquisar muito sobre o governo das Filipinas - o pouco que escutei é que o Presidente do país não é muito bem visto mundo afora...mas o fato é que, aparentemente, as taxas de criminalidade estão bem controladas.

Até ouvi algumas histórias de terror sobre a imigração filipina - pelo que falam, eles catam traficantes em aeroportos como deveríamos catar no Brasil, e depois matam eles...mas a nossa imigração foi super tranquila. 

Só não é uma boa idéia ser pego lá com drogas...

É seguro viajar para as Filipinas?
o filipino é trabalhador

É seguro viajar para as Filipinas?
os motoristas de triciclos sempre falam um inglês básico

É seguro viajar para as Filipinas?

A filosofia de vida do 'Bahala na'

A principal característica do filipino tem até um nome próprio: bahala na.

A tradução literal dessa expressão seria "depende de você", mas, no inglês, a tradução é mais próxima ao real sentido da expressão: 'go with the flow', siga o fluxo.

Eles têm um comportamento calmo e, quando as adversidades aparecem, eles sorriem e seguem adiante, no melhor estilo "o que tiver de ser, será". 

Detestam bafão e pessoas barraquentas que demonstram fortes emoções em público - para eles, vergonha na cara e amor próprio são tudo na vida.

'Bahala na' é a certeza de que tudo na vida passa e, nesse meio tempo, a vida precisa ser vivida, já que "o que tiver de ser, será".

Quando estiver viajando pelas Filipinas, trate de encarar os problemas como eles: faça graça, dê um sorriso, brinque de volta - nas Filipinas, uma piada vai te ajudar muito mais do que uma crise de raiva - ter um ataque de fúria lá só vai deixar as coisas piores pro teu lado. 

É seguro viajar para as Filipinas?
o que tiver de ser, será!

É seguro viajar para as Filipinas?

É seguro viajar para as Filipinas?

É seguro viajar para as Filipinas?

É seguro viajar para as Filipinas?
os filipinos sabem trabalhar...

É seguro viajar para as Filipinas?
mas também sabem se divertir!

Como se comunicar nas Filipinas

Todo mundo que atende turistas nas Filipinas fala um pouquinho de inglês, ou pelo menos arranha algumas palavras em espanhol, sem falar que o idioma filipino tem muitas palavras que parecem saídas diretamente do português!

Por incrível que pareça, conseguíamos entender muitas palavras em filipino (tagalog)!

Não tivemos dificuldades de comunicação em nenhum momento.

Os idiomas falados lá são o tagalog (filipino) e o inglês, além de outras 11 línguas regionais e mais 87 dialetos.

Não custa aprender algumas palavrinhas importantes em tagalog:

Haló = Oi

Paálam = Tchau

Iskyus = Desculpe

Salámat = Obrigado

Malamig na beer = Cerveja gelada

É seguro viajar para as Filipinas?
não há nenhuma dificuldade na comunicação em inglês - ou em mímica - com os filipinos

É seguro viajar para as Filipinas?

o mercado público de Puerto Princesa - onde são raros os turistas - tem placas em inglês

as placas nos bares de praia em Palawan têm cardápio em inglês

até nas lavanderias de Puerto Princesa as explicações são todas em inglês

É seguro viajar para as Filipinas?

Planejando uma viagem às Filipinas? Descubra onde ficar em El Nido e Puerto Princesa, na Ilha de Palawan.

Você já esteve nas Filipinas? Conheceu Palawan?? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Para saber como compramos nossas passagens aéreas, contei tudo aqui: Como comprar passagens aéreas para uma volta ao mundo

Nos próximos posts, continuamos contando sobre as nossas viagens de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenasFilipinas #LipeVoltaaoMundo 

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem lá nos stories - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques das Filipinas



Você também nos encontra aqui:


É seguro viajar para as Filipinas? Como se comunicar por lá?

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Tive a oportunidade de conhecer as Filipinas em 2015,de fato é um país muito bom o povo é super hospitaleiro. Adorei o seu blog exceto o que voce escreveu a respeito da Filipinas ser um celeiro de mulheres bonitas. Nem todas elas tem uma beleza singular como a moça da foto,mas eu hospedei na casa de uma familia filipina e conheci uma moça que era feia de dar dó. A testa era absurdamente grande e seu tamanho parecía o de uma criança de 10 anos aquí no Brasil. Não somente era feia de aparencia como tambem de atitudes xingava por tudo e me maltratava demais porque meu cartao foi clonado lá e tinha que esperar minha mae mandar o dinheiro. Em resumo,exceto isso tudo ainda pretendo voltar para la quando as coisas normalizarem.

    ResponderExcluir
  2. Iguais brasileiros eles não são, pois brasileiros adoram um barraco e brigas com agressão física,e lá como você diz, quem faz barracos e parte pra agressão é mal visto, nisso eles bem mais civilizados que o Brasil é o resto do mundo,pois no Brasil e na maioria dos países quem agride os outros e vive fazendo barracos é classificado como o fodão.

    ResponderExcluir