Menu

O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega

Saiba o que fazer em Bergen e todas as dicas práticas para conhecer a cidade mais famosa da Noruega! Veja neste post o que visitar em Bergen, tudo sobre o Bergen Card, onde trocar dinheiro, estacionar e até onde dormir num motorhome!
O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega
O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega

Saiba o que fazer em Bergen e todas as dicas práticas para conhecer a cidade mais famosa da Noruega!

Veja neste post o que visitar em Bergen, tudo sobre o Bergen Card, onde trocar dinheiro, estacionar e até onde dormir num motorhome!

Sobre nossas dicas de viagem à Noruega, leia também:
O que fazer em Bergen: guia para conhecer a cidade mais famosa da Noruega

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

Bergen, a cidade mais famosa da Noruega

Bergen é uma forte candidata ao título de cidade mais bonita de um país que só tem cidades bonitas.

Localizada em uma península cercada de florestas, montanhas e o mar, o centrinho é um emaranhado de ruazinhas fofas.

Se tivéssemos que escolher apenas uma cidade para visitar na Noruega, provavelmente seria Bergen a eleita: uma cidadezinha que revela a essência de tudo o que a Noruega tem de melhor.

É a segunda maior cidade do país e considerada por muitos como sua capital cultural, mas, embora seja uma cidade grande para os padrões noruegueses - a Noruega é um país formado muito mais por aldeias do que por cidades - Bergen ainda tem aquele charme de povoado pitoresco de pescadores à beira mar.

O que fazer em Bergen
Bergen é cercada por 7 colinas e pelos fiordes

O único ponto negativo de Bergen - a chuva 275 dias por ano - como vocês podem ver pelas fotografias, não nos afetou, já que meu pacto com São Pedro continuava firme!

Cercada por 7 colinas e 7 fiordes, Bergen é encantadora.

Durante o início da Idade Média, era um importante porto marítimo e membro da Liga Hanseática, bem como capital da Noruega - uma herança histórica que ainda pode ser percebida nos prédios de madeira super bem preservados do Bryggen - Patrimônio Mundial da Unesco.

Casinhas que mais parecem parte de um cenário sobem pelas encostas, ferries deslizam pelos fiordes e um conjunto de incríveis museus são ótimas opções de passeios, caso o clima inconstante de Bergen não colabore com seus planos de passeios outdoors.

Chegamos em Bergen por volta das 16h30min e demos uma volta de motorhome pela cidade para nos ambientarmos por lá.

O que fazer em Bergen
no verão, o sol não baixa antes das 22hs em Bergen

O que fazer em Bergen
Bergen é a cidade mais famosa da Noruega

O que fazer em Bergen
não deixe de passar pelo menos uma noite em Bergen

Bergen Card

Pegamos nossos Bergen Cards no Tourist Information Centre em Strandkaien 3, no Fish Market , que fica bem no centro de Bergen.

Com os Bergen Cards, a gente tem direito a entradas gratuitas ou descontos nos ingressos da maioria dos museus, atrações, eventos e tours na cidade, e ainda pode andar de graça nos ônibus na região de Bergen.

O Bergen Light Railway (bonde) também é grátis para quem tem Bergen Cards.

Com esse cartão, também temos direito a descontos que chegam a 50% em restaurantes, cafés, lojas, aluguel de carro e estacionamentos.

Se você chegar em Bergen voando, pelo aeroporto, pode usar o seu Bergen Card para chegar ao centro da cidade com o Bergen Light Rail. A viagem leva mais ou menos 50min e, nesse caso, é melhor comprar o seu cartão online e pedir para retirar no aeroporto.

Você pode escolher entre pegar o seu cartão comprado online ou comprar o seu Bergen Card no Tourist Information Centre, no centrinho de Bergen, no Mercado de Peixes, como nós, ou na loja Deli de Luca no Bergen Airport Flesland (no hall de chegadas).

O centro de informações turísticas de Bergen fica aberto das 8:30 às 22hs de junho a agosto.

O que fazer em Bergen
Bergen Card, o cartão de descontos de Bergen

O que fazer em Bergen
Tourist Information Centre em Bergen

O que fazer em Bergen
visto de fora, o Tourist Information Centre de Bergen é um prédio ultramoderno

O que fazer em Bergen
aproveite as vistas lindas que se tem de dentro do Bergen Information Centre

Horários de funcionamento em outras épocas do ano:

Maio e setembro: diariamente das 09:00 - 20:00
Março, abril e outubro: diariamente das 09:00 - 16:00
Resto do ano: de segunda a sábado das 09:00 - 16:00

Eles têm cartões para 24hs, 48hs ou 72hs.

Preços em 2019 - adultos/crianças (3-15 anos):
24hs: NOK 280/100
48hs: NOK 360/130
72hs: NOK 430/160

Preços em 2019 - estudantes/idosos:
24hs: NOK 224
48hs: NOK 288
72hs: NOK 344

O cartão não é válido nos trens NSB.

Veja no print abaixo alguns dos descontos ou gratuidades que você tem direito com os Bergen Cards:

Bergen Cards
descontos com Bergen Cards

Para fazer o download do folheto completo, clique aqui.

Para comprar o Bergen Card online, entre no site do Visit Bergen aqui.

O que fazer em Bergen
50% de desconto no Floibanen com os Bergen Cards

Comprando coroas norueguesas em Bergen

Já escrevi tuuuudo sobre câmbio de moedas na Noruega e uso de cartão de crédito quando escrevi sobre Oslo, então vou apenas resumir aqui dizendo que trocamos dólares por coroas norueguesas com uma cotação péssima em Bergen no 'information centre', quando fomos lá buscar nossos Bergen Cards e vimos que eles faziam câmbio também.

A cotação era de 8,20 coroas norueguesas para euros e 7,40 coroas para dólares - estava horrível, mas troquei igual, para alguma emergência.

Depois, no mesmo dia, olhei as cotações no Western Union de Bergen, e estavam ainda piores, então me consolei. 

As cotações, então, foram as seguintes:

U$ 1 = 7,40 coroas norueguesas
Euro 1 = 8,20 coroas norueguesas




O que fazer em Bergen
trocamos dólares por coroas norueguesas em Bergen

Onde estacionar e pernoitar em Bergen

Eu tinha lido que, sendo uma cidade pequena e com um centrinho histórico super movimentado e disputado, era quase impossível encontrar vagas para estacionar em Bergen, então fiz várias pesquisas para encontrar tanto lugares para estacionar o motorhome perto do centro histórico, para podermos passear a pé, e também lugares onde pudéssemos pernoitar com o motorhome. 

Em primeiro lugar, preciso esclarecer que não achei esse drama todo: a maioria dos turistas em Bergen descem de navios que atracam bem perto do centrinho, e não circulam de carro pela cidade.

Muitos outros ficam hospedados em Bergen, em hotéis no próprio centrinho, e também não circulam de carro.

O que fazer em Bergen
a maioria dos grupos de turistas em Bergen chegam em navios de cruzeiros

Aqueles turistas que, como nós, chegam à cidade de carro ou motorhome procurando vagas para estacionar no centro histórico são a ampla minoria. E, já tendo em vista a fama de difícil, os viajantes de motorhome já deixam seus motorhomes estacionados em campings localizados bem longe do centrinho, onde irão pernoitar, e circulam por Bergen de transporte público, que é ótimo (e grátis com os Bergen Cards).  

Sendo assim, não achei difícil encontrar vagas para estacionar - o problema é que não existem vagas grátis, e os parquímetros são bem caros. 

Dito isso, vou contar a vocês a nossa estratégia para passear nossas pernas cansadas em Bergen - sim, estávamos ainda cansados da Trilha Preikestolen que havíamos feito e da correria dos dias anteriores visitando a capital Oslo, então não queríamos dar longas pernadas em Bergen, queríamos ficar ali mesmo, no centrinho, com a nossa casinha. 

Para início de conversa, vou deixar aqui para vocês as indicações dos 2 campings (pagos) que eu pesquisei, que seriam boas opções caso você decida comprar o Bergen Card, que dá direito a usar o Bergen Light Rail (bonde) de graça:

Bergenshallen - Vilhelm Bjerknes 24 - o tram passa na frente;

2 Se você não curtir a opção 1, continue pela mesma rua 400m acima, em direção ao sul, à esquerda, depois do campo de esportes, e você encontrará outra área de estacionamento de motorhomes, menos desenvolvida, mas bem maior, que custa 150 coroas norueguesas por 24hs e tem uma estação de bonde também. 

Eu não saberia dizer qual opção é a melhor, porque não conheci nenhuma delas, já que ficamos estacionados no centro histórico o tempo todo.

O que fazer em Bergen
Bergen é uma cidade para passear a pé

O que fazer em Bergen
o máximo que você poderá precisar em Bergen é uma bicicleta

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
Bergen, uma cidade feita para passear com calma

Vi algumas outras opções de lugares no aplicativo park4night onde também é possível estacionar com parquímetro e pernoitar no centro de Bergen, mas nenhuma delas ficava bem no centrinho histórico - todas ficavam a pelo menos 15min de caminhada do Bryggen.

Normalmente essa caminhadinha não seria problema, mas, como já contei, estávamos preguiçosos...querendo comodidade.

Se te interessar, é só baixar esse aplicativo e dar uma fuçada lá! Ele é ótimo para encontrar não só lugares para pernoitar, mas também esgotamento sanitário para motorhomes e vagas de estacionamento até para quem viaja de carro. 

Na rua Bontelabo, perto do centrinho, também tem vagas para estacionar com parquímetro, mas apenas para carros, porque tem limite de altura de 2,10m.

Então encontramos um estacionamento maravilhoso ao lado do forte de Bergen, de frente pro Bryggen! É super caro, mas valeu muito a pena pela localização perfeita e porque chegamos tarde e só tivemos que pagar parquímetro por algumas horas. 

O estacionamento se chama Bradbenken (é só chegar em Bergen e colocar esse nome no Google Maps que ele te leva lá) e custa 36 coroas por hora

O problema é que só dava para pagar no máximo 2hs no parquímetro, então a cada 2hs tivemos que voltar no motorhome para alimentar o parquímetro.

A partir das 23hs, e até as 8hs da manhã, o estacionamento ali é grátis, então pagamos apenas as horas de estacionamento entre 17 e 23hs.



nosso estacionamento favorito, ao lado do forte de Bergen (ao fundo na foto)

O que fazer em Bergen
estacionamento onde pernoitamos em Bergen, de frente para o Bryggen

O que fazer em Bergen

Passeamos a pé por toda a parte histórica da cidade, subimos o Mt Floyen para ver o fim do dia de lá, e ainda fizemos um passeio noturno e pelas ruelas de Bergen - vale muito a pena passar pelo menos uma noite na cidade, e vale mais ainda explorar não só as fachadas do Bryggen, mas também as ruazinhas de trás, que sobem em direção ao Mt Floyen.

De manhã cedo, no nosso 2º dia na cidade, fomos passear em Bergen e haviam chegado muitos navios de cruzeiros.

A maioria das atrações turísticas e museus de Bergen só abre às 10hs - e fecham cedo, por volta das 17hs.

Fui na fortaleza, vi os edifícios sobre palafitas na água e fui na Igreja de Santa Maria - onde é possível entrar e espiar, acho que não vale a pena pagar o ingresso - eu entrei com meu Bergen Card.

Depois, fomos de motorhome até a igreja de madeira de Fantoft, que fica no meio de um bosque, a uns 15min de distância do centro de Bergen.

Abaixo, algumas informações importantes sobre alguns dos pontos imperdíveis na cidade - o que fazer em Bergen:

O que fazer em Bergen
na minha opinião, essa é uma das paisagens mais bonitas em Bergen

O que fazer em Bergen
Igreja de Santa Maria em Bergen

O que fazer em Bergen
vista linda de Bergen do alto do Floibanen

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

Bryggen de Bergen

Bryggen, o antigo cais medieval de Bergen, à beira do Vågen, que é o porto interno da cidade, é um símbolo da importância de Bergen como parte do império comercial da Liga Hanseática dos séculos 14 a 16.

Muitos incêndios, o último deles em 1955, destruíram as casas de madeira típicas do pier hanseático Bryggen. A reconstrução seguiu métodos de construção antigos, deixando a estrutura principal preservada, que hoje é uma relíquia de uma antiga paisagem urbana de madeira, muito comum no norte da Europa em épocas medievais.

Restam atualmente algo em torno de 60 construções históricas dessa antiga estrutura urbana, que são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e foram todas transformadas em museus, bares, restaurantes e lojas, enquanto que as vielas que correm entre os prédios são menos restauradas e dão uma boa idéia de como o lugar realmente era séculos atrás.

O que fazer em Bergen
quem resiste a uma foto no Bryggen de Bergen?

O que fazer em Bergen
não deixe de passear pelas ruelas atrás das fachadas do Bryggen em Bergen

O que fazer em Bergen
as lojas de souvenirs vendem réplicas das construções do Bryggen de Bergen

O que fazer em Bergen
entre as nossas melhores dicas de o que fazer em Bergen, a sugestão de um passeio noturno pelo Bryggen

O que fazer em Bergen
nosso drone sobrevoou o Bryggen em Bergen

O bairro mais antigo de Bergen se estrutura em filas compridas e paralelas de edifícios triangulares precariamente inclinados - dá até um nervoso de olhar! Cada um tem fundações de pedras empilhadas ou de madeira, e são construídos de tábuas rústicas.

No início do século 14, havia cerca de 30 construções de madeira ali, cada uma delas compartilhada por vários comércios. Elas tinham 2 ou 3 andares e combinavam comércios com alojamentos e depósitos.

Cada prédio tinha um guindaste para carga e descarga de navios, e um 'schøtstue' - um grande salão, onde os mercadores hanseáticos se encontravam para comer e tomar cerveja.

Torça para não visitar o Bryggen de Bergen ao mesmo tempo que milhares de passageiros de cruzeiros - li que esse lugar às vezes mais parece um formigueiro! Nós tivemos sorte e, nas 2 vezes em que passamos pelas ruelas do Bryggen, havia pouquíssimos turistas lá.

Se você for pernoitar em Bergen, vá à tardinha, quando os turistas de cruzeiros já debandaram 😏

Ah, e outra dica: explore mais do que apenas as fachadas voltadas para o porto, pois as vielas de madeira dentro do Bryggen são justamente as mais charmosas - uma meca de artistas e artesãos, com lojinhas em cada canto cheias de coisas fofas (e bem caras) à venda.

A atmosfera de cidadezinha à beira-mar permanece intacta, e perder-se pelo Bryggen é um dos maiores prazeres de Bergen.

Se você tiver que escolher o que fazer em Bergen em apenas algumas horas, escolha passear pelo Bryggen!

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen


O que fazer em Bergen
o casario do Bryggen de Bergen é lindo de todos os ângulos

O que fazer em Bergen
arquitetura medieval nas ruelas atrás do Bryggen em Bergen

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
o Bryggen em Bergen visto de cima pelo nosso drone

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen: perambular pelo Bryggen

Minebøssen em Bergen

O Lipe ficou encantado e muito curioso com um memorial que encontramos bem no meio de Bergen e, como não consegui encontrar uma explicação que o convencesse ("cápsula do tempo" não serviu), tive que apelar para quem sabe tudo sobre a Noruega.

Olha a explicação da Gleusa:

Minebøssen é um memorial aos marinheiros que desapareceram durante a Primeira Guerra Mundial.

É uma mina de guerra (tipo granada) de ferro alemã, que foi desarmada e esvaziada.

Nela tem uma inscrição que diz mais ou menos assim: "Outrora o lamento e aflição do marinheiro, agora para seu bem-estar, segurança e pão".

A caixa da mina tem uma abertura em cima que funcionava como um cofre, onde se  guardava dinheiro e este fundo de valores arrecadados era destinado aos marinheiros da guerra.

A caixa de coleta agora está selada e a caixa de mina funciona exclusivamente como um memorial.

O que fazer em Bergen
Minebossen em Bergen

Torget Fish Market: o mercado de peixes de Bergen

O mercado de peixes de Bergen, que funciona das 7hs da manhã às 7hs da noite durante o verão, é uma das atrações mais conhecidas da cidade, e um lugar imperdível para experimentar algumas das delícias locais, que não se resumem a pratos de peixes e frutos do mar, mas também muitas bancas de salames e doces.

Ali ao lado, fica a pracinha central de Bergen, que estava com alguns prédios sendo restaurados, tapados por andaimes quando estivemos lá, mas é bem bonitinha. 

A estátua no meio da praça é de Ludvig Holberg.


O que fazer em Bergen
o Mercado de Peixes Torget em Bergen funciona das 7hs às 19hs

O que fazer em Bergen
delícias no Mercado de Peixes de Bergen

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen: comer no Mercado de Peixes Torget

O que fazer em Bergen
praça central de Bergen

O que fazer em Bergen
Mercado de Peixes em Bergen

O almoço no mercado de peixes está presente em todas as listas de o que fazer em Bergen. Mas...se você não é muito de frutos do mar, também tem por ali uma Deli de Luca, que é uma boa opção para almoço mais em conta.

Se estiver, como o Felipe, "precisando" de um fast food, tem McDonald's e Starbucks.

O que fazer em Bergen
até o prédio do McDonald's é fofinho em Bergen!

Funicular do Mt Floyen

Outra atração sempre presente em todas as listas de o que fazer em Bergen

Floibanen tem 320m de altura e permite vistas imbatíveis de Bergen e do fiorde. 

Ver o sol baixar de lá é um programa imperdível em Bergen - dá para enxergar a cidade inteira!

O que fazer em Bergen
Funicular do Mt Floyen em Bergen

O que fazer em Bergen
Funicular do Mt Floyen em Bergen

Funicular do Mt Floyen
vistas do alto do Mt Floyen em Bergen

Funicular do Mt Floyen
pracinha no alto do Mt Floyen em Bergen

Funicular do Mt Floyen
o Mt Floyen é o melhor lugar para ver o entardecer em Bergen

Funicular do Mt Floyen
vista de Bergen do alto do Mt Floyen

Lá em cima você encontra mirantes, restaurante, cafeteria, loja de souvenirs, banheiros e playgrounds para os pequenos viajantes - tem playgrounds divertidos para todas as idades, nós adoramos!

O funicular fica a apenas 150m do Bryggen, e a subida até lá em cima leva apenas 6min. 

Funciona de segunda a sexta das 7:30 às 23hs, e sábado e domingo das 8 às 23hs.

Vimos até algumas cabras lá! Só não é permitido voar de vassoura, infelizmente...

Funicular do Mt Floyen

Funicular do Mt Floyen
cabra no Mt Floyen em Bergen

Funicular do Mt Floyen
O que fazer em Bergen: subir o funicular até o alto do Mt Floyen

Funicular do Mt Floyen
playground no Mt Floyen em Bergen

King Håkons Hall

Os fãs dos Vikings vão amar esse impressionante salão cerimonial, construído pelo Rei Håkon Håkonsson em 1247 para o casamento e a coroação de seu filho.

Espalhados por 3 andares bem restaurados, o grande destaque é a sala de banquetes do último andar, onde banquetes luxuosos eram realizados.

Abre às 10hs.

O que fazer em Bergen
salão de banquetes Viking em Bergen

Rosenkrantztårnet

Construída na década de 1560 pelo governador Erik Rosenkrantz, esta torre era uma residência e um posto de defesa.

Ela também incorpora partes da torre de menagem de 1273 do Rei Magnus, o Legislador, e a fortaleza de Jørgen Hansson, de 1520. Pena que estava sendo restaurada quando estivemos lá!

Tanto o Salão do Rei Håkon quanto a Torre Rosenkrantz ficam dentro da Fortaleza de Bergen, exatamente ao lado do estacionamento onde pernoitamos na cidade.

Abre às 10hs.

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen: passear pelo Forte de Bergen, onde fica a Torre Rosenkrantz

Fantoft Stave Church

igreja de Fantoft abre diariamente no verão das 10h30 às 18h e tem um estacionamento que fica a uns 5min de caminhada da igreja, pelo meio do bosque.

Fomos de motorhome até lá, pois ela fica a uns 15min de distância do centro de Bergen, mas é possível ir com transporte público - se você tiver o Bergen Card, o transporte é de graça.

Entramos com nossos Bergen Cards. Se você não tiver o cartão, e não quiser pagar o ingresso de 75 coroas, dá para ver a igreja por fora da cerca.

Esta igreja de madeira localizada no subúrbio arborizado de Paradis foi construída no Sognefjord em 1150 e levada para Fantoft em 1883. É, na verdade, uma reconstrução perfeita, porque a igreja original, pelo que li, foi vítima de um incêndio causado por malucos black metal nos anos 90.

A cruz, originalmente de Rogaland, é de 1050, da Era Viking, dos primórdios do Cristianismo na Noruega, quando ainda nem existiam igrejas católicas no país, mas apenas templos pagãos!

Se você não for visitar outras famosas igrejas de madeira na Noruega, como a de Borgund ou a de Heddal, coloque este passeio à igreja de Fantoft no alto da sua lista de o que fazer em Bergen.

O que fazer em Bergen
Igreja de madeira de Fantoft em Bergen

O que fazer em Bergen
interior da igreja de madeira de Bergen

O que fazer em Bergen
coloque a igreja Fantoft na sua lista de o que fazer em Bergen

Preços em Bergen

Big Mac: NOK 93
Salame de moose no mercado de peixes: NOK 100
Bergen Card adulto 24hs: NOK 280
Parquímetro por hora no centro histórico: NOK 36

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen: comprar salame de moose no Mercado de Peixes

preços do McDonald's em Bergen

O que fazer em Bergen na próxima viagem

Como falei antes, Bergen é uma cidade onde chove muito e, por isso, é cheia de atrações 'indoors'.

Acontece que demos a sorte grande de estar lá em 2 dias lindos de muito sol e céu azul, e a vontade de ficar 'indoors' era nula.

Além disso, já estávamos atrasados no nosso roteiro, então não fazia sentido ficar lá mais tempo visitando museus quando o dia lindo lá fora nos chamava para a estrada!

Se um dia voltarmos a Bergen num dia chuvoso, quero visitar:
  1. AdO Arena (parque com piscinas internas que o Lipe ia curtir)
  2. Bergen Science Centre VilVite 
  3. Museu Hanseático e Schotstuene
  4. Bryggens Museum
  5. Ole Bull Museum
  6. Edvard Grieg Museum
  7. KODE
No dia seguinte, nosso plano era ir de Bergen até Borgund, passando pela Rota Aurlandsfjellet 243 no caminho - são 290Km/5hs no Google Maps...mas isso já é assunto para outro post!

Depois de vários passeios em Bergen pela manhã, pegamos a estrada e saímos de Bergen às 11hs.

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen: passear muito pelas ruelas que sobem as encostas do Mt Floyen

O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen


O que fazer em Bergen
Bergen vista do alto

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
street art nas ruelas de Bergen, Noruega

O que fazer em Bergen
casario na encosta de uma das colinas que cercam Bergen, o Mt Floyen

O que fazer em Bergen
passeando pelas ruelas de Bergen, Noruega

O que fazer em Bergen
até as tampas de bueiros em Bergen são charmosas

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

O que fazer em Bergen
mapa de Bergen, Noruega

Você já esteve na Noruega? Foi a Bergen? Tem dicas do que fazer em Bergen? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Noruega, nós usamos a hashtag #LipenaNoruega nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" da Noruega lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Olá bom dia
    adorei o post , muito completo e até com preços.
    Só uma duvida, quantos dias ficaram em Bergen?
    obrigada
    Sónia

    ResponderExcluir