Menu

Israel: 10 coisas que você precisa saber antes de ir

Dicas de viagem para Israel
Israel: 10 coisas que você precisa saber antes de ir
Israel - o que você precisa saber antes de viajar para lá

Israel é um daqueles lugares que todo mundo deveria ter a oportunidade de visitar uma vez na vida - e a razão é muito simples: é um dos lugares com mais história, cultura e fé do planeta Terra.

O que eu mais gostei de perceber em Israel foi a quantidade de "senhorinhas" viajando por um lugar que pode ser considerado um tanto "exótico" para os padrões ocidentais.

Quando que a gente veria aqueles bandos de senhoras européias, ou mesmo brasileiras, viajando em trupe pelo Oriente Médio, não fossem as razões religiosas?!

É muito legal ver do que a fé é capaz.

A religiosidade, a vontade de conhecer com os próprios olhos a Terra Santa - lugar onde nasceu e morreu Jesus - o desejo de fazer essa peregrinação, faz com que esses turistas de destinos tradicionalmente mais convencionais tenham coragem de se aventurar e ir a um lugar tão "diferente", considerado perigoso até.

A fé derruba barreiras, dá coragem, move montanhas.

Sabe aquela frase, "vou com medo, mas vou"? Em Israel temos a versão "vai com fé, mas vai"!

Lindo de ver.

Neste post, 10 coisas que você deveria saber antes de ir 😏

Leia mais:

Guia de Israel: roteiro e dicas de viagem
Palestina: visitando Belém por conta própria
Como é o Shabbat em Israel
Onde ficar em Israel: dicas de hospedagem em Jerusalém e Tel Aviv

Muro das Lamentações, em Jerusalém
Muro das Lamentações, em Jerusalém

1 O que vestir em Israel 


Os únicos lugares de Israel onde de fato existe um 'dress code' são os templos, seja igrejas, mesquitas ou sinagogas. 

Nas mesquitas, é necessário tirar os sapatos e as mulheres têm que cobrir a cabeça e usar roupas "tapadas", nada de shorts ou ombros de fora, o que é fácil no inverno - qualquer touca, boina ou mesmo capuz faz o serviço. No verão, carregue sempre um lenço com você. 

Nas igrejas, só é necessário cobrir os ombros e usar roupas comportadas, não muito reveladoras (não tem que usar lenço na cabeça).

Nas sinagogas, depende se é um templo ortodoxo ou não. Se não for, é bem tranquilo - use o mesmo que você usaria para visitar uma igreja, ou seja, qualquer roupa "decente". 

Já se for uma sinagoga ortodoxa, você vai precisar tomar alguns cuidados, pois elas têm códigos de vestimenta bem específicos. Para começar, tem que cobrir a cabeça: se for homem, precisa usar kipá (mesmo que não seja judeu - se não tiver um kipá, a sinagoga certamente terá alguns para emprestar); se for mulher, você deve usar um lenço na cabeça. As mulheres judias usam saias longas e vestidos cobrindo os ombros. Os homens usam calças sociais e sapatos, nunca jeans nem tênis. 

Eu verificaria o site da sinagoga ou ligaria antes e perguntaria qual é a política deles.

É a regrinha universal: se estiver em dúvida, pergunte antes, para não ofender ninguém 😏

No dia do Shabat, depois que o sol se pôs na sexta-feira, estávamos indo para o hotel e passamos por uma importante sinagoga de Jerusalém, e a cena que vimos foi simplesmente impressionante, uma pena que eu fiquei tão encantada/abismada presenciando aquilo tudo que não atinei a fotografar: uma procissão de pessoas - famílias inteiras - super, super arrumadas, quase todas com roupas pretas, como se fosse uma volta ao passado. 

Acho que estavam indo para algum casamento muito importante, porque era arrumação demais para uma cerimônia de Shabat comum. Homens de chapéus enormes com peles (shtreimel), barbas e costeletas com cachinhos (peyot), mulheres de perucas (sheitel)...enfim, uma cena surreal.

O que vestir em Israel
O que vestir em Israel

O que vestir em Israel
mulheres muçulmanas cobrem a cabeça num mercado em Jerusalém Oriental

O que vestir em Israel
judeus com roupas tradicionais na cidade velha em Jerusalém

O que vestir em Israel
se estiver em dúvida sobre o que vestir em Israel, use a regrinha universal: pergunte antes, para não ofender ninguém

2 Melhor época para ir a Israel


Minha opinião? Inverno.

No verão (julho e agosto), o país todo ferve. Me falaram em temperaturas de 54°C na região do Mar Morto, se é que isso é possível.

Além disso, o inverno não é alta temporada, embora dezembro, perto do Natal, seja uma época de grandes peregrinações, por razões óbvias.

Melhor época para ir a Israel
o guri gostou tanto de conhecer o Muro das Lamentações que teve até direito a dancinha - embora o nome, hoje em dia não é um lugar de lamentações, e sim de gratidão e felicidade por se estar lá

3 Como é o clima em Israel no inverno


Muita gente me perguntou sobre o clima em Israel na época em que estávamos lá: embora seja inverno em Israel em dezembro, e em Jerusalém estivesse bem friozinho (em torno de 10°C), conforme fomos descendo em direção ao Mar Morto, a temperatura no deserto foi subindo e, quando chegamos em Kalia Beach, por volta das 13hs, estava bem calor, e a temperatura da água estava super agradável!

Desconfio que esse lugar, no verão, faça concorrência desleal para o inferno...

Em Tel Aviv, que tem um clima mediterrâneo, o Lipe e o Peg, que são mais calorentos, andavam de camisetas de manga curta, em pleno inverno!

Como é o clima em Israel no inverno
banho no Mar Morto em pleno inverno israelense

Como é o clima em Israel no inverno
de camiseta em Old Jaffa

temperaturas em Israel em dezembro
temperaturas em Israel em dezembro

4 Fuso horário, vacina e vistos


Em Israel, em dezembro, o fuso horário era de apenas 4hs a mais que no Brasil. É bem tranquilo de se adaptar - nem deu para sentir muito o jetlag.

Israel também não exige nenhuma vacina especial de brasileiros.

Com relação aos vistos, brasileiros não precisam tirar vistos com antecedência para viajar a Israel, para estadias de até 90 dias, pois eles são concedidos no aeroporto, na chegada ao país. Mas os passaportes precisam ter no mínimo 6 meses de validade, contados da data prevista para a sua partida do país.

Tivemos uma passagem muito tranquila pela imigração, embora eu tivesse lido algumas histórias de terror. A recomendação é chegar com bastante antecedência nos aeroportos, tanto quando você estiver indo para Israel, como quando você estiver embarcando em Israel para ir para outro país - aliás, hoje em dia, chegar com antecedência nos aeroportos é uma regrinha de outro.

Nós costumamos chegar com 3hs de antecedência, e a regrinha tem nos dado sorte, já que nunca perdemos um voo na vida (já estou batendo na madeira para garantir!).

Em Israel, ao invés de carimbar os passaportes ou de colar um adesivo, como acontece na maioria dos países, eles te dão uns papeizinhos com os vistos israelenses, que você precisa guardar com o maior cuidado para não perder, pois vai precisar deles na saída do país (veja na foto abaixo).

Isso acontece para você não ter problemas quando for visitar outros países árabes como Líbano, Iraque, Iêmen, Arábia Saudita ou Síria, que consideram Israel um país inimigo.

Leia mais aqui: Vistos para uma viagem de volta ao mundo

vistos israelenses
vistos israelenses

Jerusalém
Jerusalém

5 O que comer em Israel


Muitas pessoas me perguntaram se não tivemos dificuldade em encontrar comidas boas em Israel, principalmente do gosto do Lipe - muito pelo contrário!

A comida israelense é famosa por ser gostosíssima e de altíssima qualidade. Pena que os restaurantes são bemmm caros!

Além disso, o garoto é bom de garfo e não se aperta para encontrar o que comer kkk...lembre-se que as crianças são reflexo de como são criadas - se você é uma mãe do tipo "nunca-comi-mas-não-gosto", seu filho será igual.

Como tem muita comida boa que você precisa provar numa visita a Israel, fiz uma lista de algumas coisas gostosas que comemos por lá para te ajudar.

A lista é infindável, aqui vão apenas algumas dicas - em Israel, não deixe de experimentar: 


  • Shakshuka
  • Suco de romã
  • Tâmaras
  • Shawarma
  • Falafel
  • Hummus
  • Kebab
  • Pão pita
  • Tahine
  • Baba ganoush
  • Meze
  • Doces típicos como Baklava, manjar turco, Halva, Kanafeh...

O que comer em Israel
delícias típicas israelenses na cidade velha

O que comer em Israel
ah, esses doces árabes...

O que comer em Israel
almoço com vista para o Mar Morto

O que comer em Israel
O que comer em Israel

O que comer em Israel
kebab é sempre uma boa pedida com crianças

6 É seguro viajar por Israel?


Uma coisa impressionante em Israel - certamente vai ser das primeiras peculiaridades que você vai perceber lá - é como se vê gente armada na rua, sejam policiais, militares...

A gente sempre ouve falar sobre isso, mas ver ao vivo é bem chocante para quem, como nós brasileiros, não está acostumado. Vi um casal de namorados de não mais que 18 anos namorando numa praça, ambos com fuzis a tiracolo!

É uma cena estranha - imagina se brigam??? 

Mas, até por isso, nos sentimos muito, muito seguros durante toda a nossa viagem pelo país. Num lugar onde todo mundo, homens e mulheres, andam armados, quem é que vai se meter à besta??

É certo que você verá muitos soldados armados pelas ruas, mas não há nenhuma razão para se intimidar com isso, logo você acaba se acostumando. Lembre que o exército israelense é um dos mais bem treinados do mundo, e os militares  estão lá justamente para garantir a tua segurança.

Assim como na Bósnia, no Kosovo ou em outros lugares que passaram por conflitos nas últimas décadas, é possível ver em Israel, e principalmente em Jerusalém, muitas marcas deixadas por bombas e tiros, mas, para quem está lá a passeio como nós, alheios às disputas insolúveis entre israelenses e palestinos, árabes e judeus, tudo isso parece fazer parte de um passado distante (embora a gente saiba que os conflitos permanecem latentes). 

Muita gente comentou comigo que morre de vontade de ir a Israel, mas não tem coragem pela questão da segurança.

Eu recomendo acompanhar as notícias e tirar esse stress da cabeça - você certamente se sentirá muito mais seguro em Israel do que no Rio de Janeiro, e as chances de se deparar com um atentado terrorista hoje em dia são bem maiores em Paris ou Londres do que em Jerusalém...e ninguém deixa de ir à capital inglesa por isso, não é?

É voz comum que Israel, em termos de segurança, é como "a Suíça do Oriente Médio", e foi assim que nos sentimos por lá.

Leia mais sobre o assunto: Palestina - visitando Belém por conta própria

É seguro viajar por Israel?
É seguro viajar por Israel?

É seguro viajar por Israel?
muito policiamento nas ruas de Jerusalém

7 Compras em Israel 


Uma pergunta que me fazem o tempo todo: como vocês conseguem ver tudo isso e não comprar nada??

A resposta é que nós já compramos demais por esta vida! Já rodamos por mais de 80 países e já compramos tudo o que sonhávamos ter um dia - nossa casa já não tem mais paredes ou prateleiras onde colocar tantos quadros, posters, esculturas, vasos, máscaras, artesanatos, tapetes, miniaturas...

Enfim: hoje em dia, a gente já não compra mais nem ímã de geladeira, porque a nossa geladeira já não tem mais espaço. Para comprar um vaso novo, eu teria que me desfazer de um antigo, e isso dói.

Aquela ânsia por adquirir passou, e hoje eu me contento em fotografar - quando vejo um prato muito maravilhoso, como vi em Jerusalém, eu tiro uma foto e, a partir daquele momento, parece que aquele prato é meu; por mais que ele eventualmente vá parar em outra casa, quebre, pegue fogo...eu sempre vou ter as fotos para lembrar.

E hoje, para mim, as boas lembranças são mais importantes do que aquilo que eu posso comprar. São a melhor coisa que a gente pode adquirir nesta vida, e as únicas que a gente pode carregar conosco para sempre.

Mas também sei que demora um bocado - pelo menos uns 10 anos de estrada - para chegar nesta fase de desapego. Então, se você ainda está passando pela fase da ânsia consumista (que também é saudável e divertida, eu sei!), leve uma mala grande para Israel: a cidade velha de Jerusalém é um verdadeiro mercado das maravilhas!

E prepare-se para barganhar: já tentou negociar com um árabe ou um judeu? Não sei qual deles é pior (no bom sentido!) 😝

Eles são exímios negociadores. Lembro de um menino bem menor que o Lipe - devia ter uns 7 anos - barganhando comigo em espanhol como se adulto fosse, usando até algumas palavras em português no meio da barganha! Sim, para vender, eles falam até grego!

Não tenha medo de ofender, e ofereça o que você estiver de fato disposto a pagar, e nunca mais da metade do que eles começaram pedindo!

Compras em Israel

Compras em Israel

Compras em Israel
mercados em Jerusalém

8 Sobre os camelos em Israel


Eu sei que essa dica parece meio 'off topic', mas vou colocar aqui mesmo assim!

O fato é que...acho meio forçado subir num camelo para fotos em Israel.

Assim como é forçado tirar foto num camelo nas dunas de Genipabu 😅

Ok que é uma região desértica mesmo, e talvez mais pro meio do deserto faça sentido, mas é bem engraçado ver turistas montando num camelo num mirante em Jerusalém.

Estes das fotos abaixo estavam no meio da estrada, a caminho de Jericó, aguardando turistas para aquela foto paga hehehe...

Não que eu seja contra montar em camelos, não é isso, eles são animais de carga, assim como cavalos! Nós já fizemos muitos passeios de camelo, mas sugiro procurar um lugar mais autêntico para essa aventura: você pode fazer safáris de camelo pelo deserto do Sahara no Marrocos, pelo deserto de Wadi Rum na Jordânia ou pelo deserto de Thar, na Índia.

Foram todas experiências muito legais que já tivemos.

Já em Dubai, achei o programa com camelos no deserto bem turistóide também - se quiser ver um autêntico mercado de camelos, vá a Al Ain!

Claro que cada um faz o que pode e aproveita as oportunidades que surgem, mas eu queria deixar essa sugestão aqui!


camelos em Israel
   
camelos em Israel

camelos em Israel
andar de camelo em Israel é um programa beeeeem turistão

9 O que eu faria diferente


Se eu me arrependo de alguma coisa no planejamento da nossa viagem a Israel? Sim, me arrependo de não ter lido mais sobre o judaísmo e os judeus!

Eu já conhecia um pouco do mundo árabe/muçulmano de viagens anteriores a países com cultura árabe/muçulmana, como a Turquia, o Egito, o Marrocos, a Jordânia, os Emirados, a Indonésia e até a Malásia, mas não sabia praticamente nada sobre o judaísmo, e senti falta de ter mais conhecimento sobre os detalhes da cultura para aproveitar melhor a viagem.

Vi tantas cenas que não entendi...sei o básico de comida Kosher, Shabbat e Bar Mitzvahs, mas gostaria de ter sabido e aprendido muito mais! Estando em Israel, a gente tem uma oportunidade única no mundo de aprender mais sobre essa cultura. Ficou tema para fazer quando chegássemos em casa!


Além disso, também gostaria de ter estudado muito mais antes de ir sobre os eventos da religião católica que ocorreram em Israel (praticamente tudo o que aconteceu de importante, na verdade).

Eu sou católica batizada e, quando me aperto, é o Santo Anjo que eu rezo, mas sei muito pouco sobre os eventos religiosos do Novo Testamento e, sabendo dessa parte da história local, você consegue aproveitar muito mais os passeios pela Via Sacra ou pelo Monte das Oliveiras, por exemplo.
 

judeus em Jerusalém
judeus em Jerusalém

Monte das Oliveiras
a vista mais característica de Jerusalém, do alto do Monte das Oliveiras
  
jerusalém
Jerusalém: uma emoção a cada esquina

10 Síndrome de Jerusalém


Antes de ir para Israel, li sobre uma tal "Síndrome de Jerusalem", que ataca algumas pessoas mais desequilibradas que chegam à cidade, fazendo com que acreditem que estão verdadeiramente numa missão divina hehe...

Nem todos os personagens caricatos que vimos por lá eram verdadeiras vítimas da tal febre, mas teve cada cena em Israel...cada um que a gente viu...uma verdadeira viagem no tempo e no espaço!

Síndrome de JerusalémSíndrome de Jerusalém

Síndrome de Jerusalém
alguns se vestem com roupas de época para fotos com os turistas, mas o que não falta em Israel são criaturas meio amalucadas

Fiz duas pastas de "destaques" de Israel lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis, muitas outras coisas que seria bom você saber antes de ir! Uma das pastinhas de destaques é só sobre Jerusalém e a outra é sobre o Mar Morto e Tel Aviv

Leia também o post que o Lipe (nosso pequeno viajante de 9 anos) escreveu sobre esta viagem:

Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança

Para ver os melhores momentos desta viagem de volta ao mundo, assista este vídeo - se quiser, pode ir direto à parte sobre Israel, clicando no minuto 1:15
:


Você já esteve em Israel? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Nos próximos posts, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook/Twitter/Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos: #Lipeem Israel #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas desta viagem por lá!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Muito bom! Estou me planejando para ir a Israel no final desse ano, só esperando acabar a pandemia, e as dicas que li aqui no blog pelo seu relato estão ajudando bastante e me dando ainda mais vontade de viver essa experiência! Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. No Shabat, é comum vestirem-se da forma que vc viu. Shabat é dia santo, não se faz casamento ou qq outra festividade nesse dia. Usa-se sua melhor roupa!!! No mais, tudo oq li está correto. Já peguei 51°C na sombra, quando morava em Eilat e anos depois, tb em Asqhlon, em Agosto, então, pra aproveitar a viagem da melhor forma, sem grandes desconfortos, Abril é o mês de ouro… Já não está tão frio (o país é preparado PRO CALOR, então no frio, sofremos!!! Cheguei a pegar -2, -3°C…), já em Abril, Maio, vc consegue até usar “looks” legais e se maquiar pra sair bonita nas fotos 😅 sem derreter ou perder o gosto pelo momento…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou em Outubro, espero que esteja um clima agradavel. Vou levar so roupa de verão.

      Excluir