Menu

Namíbia: os 10 campings em que ficamos na nossa viagem pelo país

Namíbia: os 10 campings em que ficamos na nossa viagem pelo país
campings Namibia
Na nossa viagem pela Namíbia, a parte mais chata de organizar foram as reservas de campings

Como viajamos em julho, altíssima temporada, todo mundo me recomendou fazer antecipadamente todas as reservas de hospedagem, coisa que eu detesto, porque deixa o roteiro todo amarrado. 

Afinal, qual é a graça de ter a liberdade de viajar com a tua própria casinha nas costas - íamos viajar numa camper com barracas no teto da Britz que alugamos através da Motorhome Trips - se não tiveres a flexibilidade de poder mudar o roteiro e ficar onde quiseres??


Bom, como toda mãe responsável, resolvi ouvir os conselhos e fazer as tais reservas. Ocorre que, em abril, quando compramos as passagens aéreas, os campings mais badalados já estavam superlotados! Pânico na torre! 

E agora?

campings Namibia
Namíbia: os 10 campings em que ficamos na nossa viagem pelo país

A verdade é que a Namíbia não recebe taaantos turistas assim, mas, apesar de a demanda não ser tão alta, nem na altíssima temporada, a oferta via internet também é baixa, o que deixa os lugares lotados. Em resumo: não existe uma grande abundância de campings reserváveis via internet, então as reservas se esgotam cedo. 

Além disso, as agências de viagens costumam fazer muitas reservas para atender seus clientes, então, quando você vai reservar, está tudo (aparentemente) cheio. 

Para os campings mais top do país, o de Sesriem (em Sossusvlei) e o de Okaukuejo (no Etosha), me disseram que eu teria que ter feito reservas com 1 ano de antecedência, fala sério!

Como não sou de planejar viagens com tanta antecedência, tive que me adaptar: fui atrás de campings menos "famosinhos". 


campings Namibia

E aí descobri 2 coisas: primeiro, existem dezenas de campings espalhados pelos 4 cantos do país que simplesmente não estão no Booking ou em outros mecanismos de busca na internet. Pesquise no Google ou, melhor ainda, vá com fé que você não vai ficar sem ter onde dormir. 

Acabei fazendo algumas reservas que consegui com mais facilidade e o resto entreguei na mão do santo protetor dos viajantes audazes, e ele não nos faltou: em todas as noites que não tínhamos reservas durante a viagem, conseguimos campings ótimos com a maior facilidade. 

Segundo, descobri também que nada estava realmente lotado. Se não tivéssemos reservas em outros campings, teríamos conseguido vagas tanto em Sesriem quanto em Okaukuejo, simplesmente chegando lá de manhã e solicitando uma vaga de camping. Acredito que as tais agências fazem pre-reservas para seus clientes e acabam não usando, aí as vagas sobram. 


campings Namibia

campings Namibia

E uma última coisa que percebi: nas reservas que fiz pelos sites dos campings pela internet, eles sempre exigem pagamento antecipado - não aceitam simplesmente pegar o número do teu cartão de crédito como garantia. 

As reservas que fiz via Booking foram as mais fáceis, o resto foi uma amolação, porque várias vezes deu problema com o meu cartão VISA, aí eles queriam que eu fizesse transferências internacionais de $$ via banco (imagina, uma transferência dessas custa uma grana!). Acabou que convenci eles a ficarem com o número do meu cartão como garantia ou simplesmente desisti das reservas e deixei para resolver lá, na hora. 

E, como já referi acima, se eu fosse de novo à Namíbia, não me preocuparia tanto com reservas. Em resumo, não é difícil encontrar campings espalhados pelos 4 cantos do país, e acho que posso afirmar que é meio impossível ficar sem ter onde dormir - mesmo na altíssima temporada, achei os campings bem vazios, com muitas vagas disponíveis!


campings Namibia

Por último, uma última dica: se você realmente não encontrar um camping, certamente vai encontrar uma rest area onde aparentemente é bem seguro e tranquilo de pernoitar. 

Como este post é sobre os campings em que ficamos, vou deixar para escrever mais sobre free/wild camping num próximo post - mas saiba que essa possibilidade existe e que parece ser bem fácil, embora não tenhamos experimentado.  


campings Namibia

campings Namibia

Para que vocês tenham uma ideia bem aproximada dos preços que pagamos, veja as cotações das moedas:

R$ 1 = NAD 3,50

U$ 1 = NAD 12,96

Como essa introdução já ficou longa demais, vamos logo ao que interessa: os 10 campings da nossa viagem à Namíbia.  




1 Urban Camp Windhoek

Fica na Schanzen Street 2, a 2Km do centro de Windhoek (reservado pelo Booking, pago NAD 660= R$ 193). 

Reservamos a Explorer Delight Tent, com uma cama de casal enorme que sobrou espaço para nós 3. A cama era fofa e deliciosa, com lençol elétrico para aquecer. Tinha ventilador, luzes de cabeceira, jarra elétrica e várias tomadas, inclusive com entradas USB. Traga um T com pinos redondos e lanterna de cabeça para ir ao banheiro à noite e para pegar coisas no carro. 

Faz frio, mas é bem suportável - a barraca é bem vedada e faz a gente realmente se "sentir na África". 

O camping é excelente e lindo. Tem recepção com bar, piscina ao ar livre e jardim com churrasqueiras. Fica a 600m do restaurante Joe's Beerhouse e também é pertinho do Roof of Africa. Tem wifi e estacionamento incluídos. As barracas têm banheiro compartilhado, varanda térrea com vista para o jardim e rede, churrasqueira e toalhas.

Os banheiros compartilhados são bem bons e limpos e a água do chuveiro é farta e bem quente. 

Muito, muito recomendado! Se um dia voltarmos a Windhoek, certamente ficaremos lá de novo!












2 Etosha Safari Camp

Localizado 10Km ao sul do Anderson Gate na estrada C38 (está no Booking), da rede Gondwana, em que ficamos outras noites também. 

Teve churrasco e cantoria/batucada no camping. A-do-rei. 

O Etosha Safari Camp é muito lindo. Tem energia elétrica, água, poste de luz e churrasqueiras nas vagas arborizadas e gramadas. O banheiro é muito limpo e quentinho, com um banho super bom. Na recepção tem loja e restaurante. Ainda tem piscina, sala de jogos, etc. 

Ficamos lá 2 noites, e numa delas jantamos no maravilhoso restaurante em estilo buffet do camping: vale os NAD 1000, pela comida, pelo clima e pela música. E pela oportunidade de experimentar carnes de oryx e impala!! 

Adultos pagam NAD 330 pelo jantar buffet e crianças pagam metade (entradas, sopa, pão, saladas, pratos quentes e sobremesas incluídos, bebidas à parte).









3 Khorixas Rest Camp

É um hotel + camping da NWR (Namibia Wildlife Resorts), uma rede famosa no país, assim como a Gondwana, onde dormimos nas noites anteriores. 

O camping estava bem vazio e pegamos uma ótima vaga com luz, energia elétrica (precisa adaptador de tomada) e churrasqueira para braai. Tinha água no camping e ótimos banheiros. O camping tem piscina e restaurante, como sempre. 

Infelizmente não lembro quanto pagamos. Não tínhamos reserva - chegamos lá na portaria à noite e havia vagas de sobra. 

Em Kamanjab, se você preferir parar antes de chegar em Khorixas, há um Kamanjab Rest Camp: é só chegar e pagar no local NAD 250 + 25 da eletricidade. 

Outra ótima opção, mais perto de Khorixas: Damara Mopane Lodge



4 Spitzkoppe Mountain Tented Camp

Localizado a 1Km de Spitzkoppe Mountain (reservado e pago via The Cardboard Box Travel Shop).

O nosso camping ficava em Spitzkoppe Village, do lado de fora da Grosse Spitzkuppe Nature Reserve, a reserva natural que é famosa pelas formações rochosas de granito e pela arte rupestre do povo San. 

A vista é linda, e tivemos sorte de pegar um por do sol espetacular. 

Na nossa vaga tinha energia elétrica, água, vaso e chuveiro ao ar livre (friooooo), churrasqueira e uma pia ótima para lavar a louça. O banho foi meio frio, mas o restante foi excelente. 

Eles também alugam umas barracas que parecem excepcionais (mas caras demais!). 

O camping tem restaurante, piscina e oferece tours guiados na região. 

Nunca vi um vento tão selvagem como lá! Durante a noite, às vezes dava a sensação de que o vendaval ia virar o carro.  












5 Swakopmund

Há 2 boas opções de camping lá:

+ barato: Mile 4 Caravan Park: na Dolphin Drive, bem ao norte da cidade, é só chegar e pagar no local NAD 300 com banheiro privativo. Fica longe para andar a pé.

+ caro: Tiger Reef Campsite: nosso escolhido, lugar super lindo, ao lado do aquário, bem pertinho do centrinho da cidade. Custou NAD 420. Era uma vaga imensa com churrasqueira, tomada, lixeira e uma cabana com mesa. Banheiro maravilhoso, com chuveiro enorme e espaçoso e banho quente muito bom.

Se você quiser aproveitar a sua estadia em Swakopmund - que tem muitas opções de boas hospedagens - para dar uma "folga" para a sua camper/barraca, veja aqui algumas opções de hotéis











6 Soft Adventure Camp

Localizado no Namnau Habitat, na estrada C19, 18Km ao sul de Solitaire (reservado pelo Booking, e pago NAD 1600). No Booking não avisava que tem que pagar NAD 200 de conservation fee).

Chegando na recepção, nos informaram que ganhamos um upgrade para o Namib Naukluft Lodge (o camping e o lodge ficam dentro da mesma propriedade, e têm a mesma recepção, como é comum acontecer na Namíbia). 

A localização do lodge é espetacular e o por do sol e a noite estreladérrima foram inesquecíveis. Outro daqueles lugares que te fazem se sentir realmente "na África" dos cartões postais. 

O banho e o banheiro são muito bons. O quarto tinha ar condicionado, ventilador e frigobar. Não tem televisão (para quê??). A conexão de internet é péssima. A cama é muito boa. A vista do quarto para o deserto é um show. 

Muitos esquilos e uma noite estrelada inesquecível, como já falei, mas não custa repetir hehehehe...

O jantar (goulash de caça) não valeu o valor cobrado (NAD 685 para nós 3), não recomendo.

Outra boa opção nos arredores: Agama River Camp Lodge






7 Betta Camping

No cruzamento da estrada C27 com a D826 e D831 (pagamos NAD 363). Reservamos via Booking

É um ótimo camping, no meio do nada, sem sinal de telefone ou wifi (essa é a única desvantagem). Ao lado do camping tinha vários oryx e veadinhos. 

O banho era bom, as vagas excelentes, com uma área cercada e coberta com mesa e bancos, pia, energia elétrica, lixeira e churrasqueira. Eles têm restaurante e uma boa lojinha no camping. 

O por do sol e o amanhecer no deserto são incríveis, mas acho que já falei isso kkkkk. A luz do fim de tarde deixa tudo especial - recomendo que você chegue cedo, tome um banho logo (você vai estar desesperado para tirar a terra, a areia e o pó das orelhas e do nariz!), monte acampamento, faça um fogo para o seu braai e, por volta das 18hs, sente na beira da fogueira para desfrutar de um entardecer inesquecível no outback do deserto namib

Eles têm também um jardim lindo de cactus e suculentas, plantas típicas do deserto.










Outra opção bem ali pertinho que parece ser excelente é a Duwisib Guest Farm:




8 Shark Island Campsite

Na península de Luderitz (reservado e pago via The Cardboard Box Travel Shop).

A Ilha Shark  em Luderitz fica ligada à cidade por uma ponte e tem um farol histórico na rocha central, com ventos fortes.

O camping tem boas comodidades, com vagas que têm luz, energia elétrica, torneira, churrasqueira e lixeira. 

A vista é linda, e tivemos um incrível por do sol no mar antes do nosso churrasco. Os banheiros também são ótimos. A única coisa chatinha pode ser o vento forte na ilha, mas à noite ele diminuiu bastante.








Outra opção na cidade de Luderitz: The Cormorant House

Quem quiser se hospedar em Aus, no meio do caminho, pode experimentar o Bahnhof Hotel Aus, que parece ótimo (paramos lá para almoçar):





9 Canyon Roadhouse Campsite

Pagamos NAD 975 por 2 noites via Booking.

Esse lugar super kitsch, localizado no Gondwana Nature Park, parece querer recriar uma estalagem da famosa Rota 66 americana. A área da recepção, que tem uma loja legal e um super restaurante, tem uma decoração incrível, cheia de carros antigos e coisas relacionadas (placas de automóveis, bombas de gasolina, etc). É muito legal - aliás, mais legais que os restaurantes que visitamos na verdadeira Route 66 nos EUA!

Os espaços para camping têm lugares para braai, sombra, torneira, lixeira, energia elétrica e luz. O camping também tem piscina. Os banheiros têm um banho bem quente ótimo. Adorei!

Jantamos super bem no ótimo restaurante do camping Canyon Roadhouse e pagamos um preço tri razoável: NAD 410. O restaurante estava lotado de gringos, impressionante! 

E, no camping, haviam alguns daqueles caminhões-monstro de grupos de excursão overland pela África.










Perto do Fish River Canyon, também tem a opção de se hospedar no Ai-Ais Hot Springs Chalets - fomos até lá apenas para curtir o dia nas piscinas termais, e adorei o lugar, que fica já quase na fronteira com a África do Sul:



10 Bastion Farmyard Campsite

Fica 14Km a noroeste de Mariental e a 9Km de Hardap Dam (pagamos NAD 431 via Booking). 

Foi provavelmente o melhor camping que ficamos, em estrutura, com um banheiro privativo enorme na nossa vaga fechado a chave (para guardarmos nossas coisas à noite, bem prático!), aquecimento da água a donkey, churrasqueira, varal, pia, luz, energia elétrica, bancada e uma área grande pavimentada.

Também tem uma lojinha e uma área com wifi, e o lugar, mesmo no meio do nada, é super bonito e bem cuidado, com um roseiral em pleno deserto!







Outra opção um pouco mais afastada: Quiver Tree Forest

O ingresso para nós 3 no parque onde fica esta floresta de árvores Quiver custou NAD 230 e concluímos que não vale a pena ir até lá. 

A floresta de Quiver Trees é legal, mas já tínhamos visto algumas destas árvores mais ao sul, no deserto, e ver várias em um mesmo lugar não foi grande novidade que justificasse ir  até lá e pagar o ingresso. 

O lugar não tem restaurante. 

Só vale a pena ir se você optar por pernoitar no camping que fica lá (ou se você nunca viu uma Quiver Tree). 




Veja muito mais sobre esta viagem lá no nosso Instagram.


Agradecemos ao Francisco da Motorhome Trips pelo apoio na organização desta viagem. Para fazer uma cotação de aluguel de campers ou motorhomes com ele, o Whatsapp é este aqui: +554196835723. E para saber mais sobre essa agência, veja este post aqui no blog: Motorhome Trips

 esteve na Namíbia? Onde você se hospedou?? Tem alguma dica de camping??? Conte para a gente! Deixe a sua dica nos comentários!

Você também nos encontra aqui:
Share

Claudia Pegoraro - FPV

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Olá amigos!

    Esse veículo que vocês pegaram é diferente de tudo que eu já tinha imaginado... E é da Britz! Ai meu Deus, que experiência que eu tive com eles... Deu tudo certo quanto ao veículo?

    Sobre a dificuldade de achar campings e a situação de ter que reservar previamente, realmente acho meio complicado. O que salvam, muitas vezes, são os aplicativos de celular integrados com o GPS. Na Nova Zelândia teve o Campermate. Mês que vem vou testar no Canadá o WikiCamps, que, pelo menos na teoria promete... vamos ver lá na hora se realmente funciona.... Mas vcs conseguiram ter soluções pelo Google? Muito bom saber!

    ResponderExcluir