Menu

Delft: porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda

Saiba tudo sobre Delft, uma das românticas cidadezinhas que visitamos na nossa viagem de motorhome pelo interior da Holanda, onde vimos muita porcelana, canais e arquitetura típica holandesa.
Delft: porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da HolandaPost sobre Delft, uma das românticas cidadezinhas que visitamos na nossa viagem de motorhome pelo interior da Holanda.

Depois de visitarmos Utrecht Gouda nos dias anteriores, pegamos novamente a estrada por 37Km até Delft, onde chegamos por volta das 18h30min.

Das 3 cidadezinhas que conhecemos na nossa viagem de motorhome em terras holandesas, Delft foi a minha preferida, a que eu achei mais charmosinha, romântica e simpática de todas - sabe amor à primeira vista?? Eu moraria lá fácil, fácil!

Veja também:

Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos
Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem
Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato


delft holanda
a Igreja "Nova" tem uma torre enorme que pode ser avistada de diversos pontos da cidade de Delft, na Holanda

delft holanda
o Lipe ficou muito impressionado com a inclinação da Igreja "Velha" de Delft, na Holanda - parece que vai tombar a qualquer momento

Onde estacionar e pernoitar em Delft

Lá chegando, estacionamos perto do centro histórico, no Heilig Landpark, com parquímetro entre meio-dia e meia-noite. Durante a manhã, o estacionamento ali é grátis!

Na maioria destas cidadezinhas, tem que cuidar para estacionar só onde tem parquímetro - onde não tem, significa que o estacionamento é apenas para moradores! 

A gente tende a pensar que, se não tem parquímetro, é porque o estacionamento é grátis, não é? Não! Lá não é assim! Se não tem parquímetro na área onde você está, é porque tal área não permite estacionamento do público em geral - apenas moradores da região é que podem estacionar ali. Se não houver uma placa de sinalização de trânsito regulamentando o estacionamento, desconfie

Eu prefiro não ficar na dúvida: onde não encontramos placa com informação sobre o estacionamento, eu pergunto para algum morador que esteja passando por ali. 


Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
pernoitando no motorhome no Heilig Landpark, em Delft, Holanda

Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
sempre preste atenção nas placas de sinalização de trânsito, que indicam onde pode ou não estacionar, os horários e dias da semana que precisa pagar parquímetro, a forma de pagamento, etc

parquímetro entre meio-dia e meia-noite

parquímetro em Delft, Holanda

free camping em Delft
fora do centro histórico


Em todas as cidades do interior da Europa, e especialmente na Holanda, onde existem milhares de ruazinhas com canais, tem que cuidar para não entrar com carro ou motorhome no centro histórico, dentro da área cercada por canais (veja no print do mapa acima à direita) - é puro stress! Mas, ao mesmo tempo, é importante ficar perto da parte antiga da cidade, do centro histórico, para podermos ir até os principais pontos turísticos a pé

Gostamos de passar a noite por perto dos centrinhos porque assim podemos tomar vinho/cerveja no jantar no motorhome e depois ir passear a pé, sem ter que dirigir (o que impediria as bebidinhas). 

Como falei acima, ao dirigir e estacionar, é importante se manter sempre do lado de fora do canal principal, aquele que cerca a cidade antiga! Abaixo explico melhor essa questão, no capítulo "viajando de motorhome pela Holanda". 

Ah, e se você não estiver viajando de motorhome, e precisar de um bom lugar para passar a noite, Delft tem muitos hotéis, pousadas e B&Bs fofos, veja algumas opções aqui.


delft
viagem de motorhome - pernoitando na nossa "casinha" sobre rodas em Delft, na Holanda

viajando de motorhome pela Holanda
viajando de motorhome pela Holanda

preparando o jantar no motorhome em Delft antes de sairmos para uma caminhada noturna pelos canais da cidade

hummus, salmão, salsichas, saladas, queijo, ovos, wraps, pão e massas não podem faltar na cozinha de um motorhome

Passeio noturno em Delft

Depois da janta no motorhome, dei uma boa caminhada pela cidade velha que, para uma simples terça-feira, estava mega animada! 

Das cidades holandesas que visitamos, foi onde mais vi movimento de gente (jovem) e até fedorão de maconha, como é tão comum em Amsterdam. 

O que é bem diferente do Brasil e muito bacana é que, lá, as festas de rua, em todas as cidades, terminam cedo, por volta de 9 ou 10hs da noite. 

As pessoas festejam e vão para casa dormir para trabalhar normalmente no dia seguinte, e aí as equipes de limpeza, super tecnológicas e organizadas, logo entram em ação e, em pouco tempo, as ruas estão bem limpinhas de novo

Visitamos inúmeras cidadezinhas onde aconteciam mercados natalinos, uma época super animada, em que os centros históricos são inundados de gente bebendo e se divertindo, e nunca vimos qualquer problema decorrente de bebedeira - é tudo super civilizado, até mesmo por essa questão de terminar cedo e pelo frio. 

Isso sem falar que, em Delft, a decoração de Natal da cidade, com muitas luzinhas nos muitos canais, é um sonho! 


pelas ruelas românticas de Delft, na Holanda

a iluminação natalina é linda em Delft

noite rolando forte na Praça do Mercado de Delft

delft
os canais de Delft iluminados em dezembro parecem saídos de um conto de fadas

envolta na bruma noturna, a torre inclinada da Igreja "Velha" de Delft, na Holanda

Igreja Velha de Delft, Holanda

já mencionei que os canais de Delft iluminados em dezembro parecem saídos de um conto de fadas??

A porcelana de Delft

Delft é uma cidadezinha pitoresca localizada ao sul da Holanda, mundialmente conhecida pela sua porcelana azul e branca, conhecida por Delft Blue, que tem sido produzida na cidade desde o século XVII. 

Entre 1600 e 1800, essa porcelana era popular entre as famílias ricas, que exibiam suas coleções umas às outras. 

Apesar do nome "porcelana" usado pelos criadores, ela era apenas uma versão mais barata da verdadeira porcelana chinesa. 

Em seu apogeu, havia 33 fábricas de porcelana em Delft - de todas, resta apenas a Royal Delft, empresa que continua a produzir a porcelana de acordo com os métodos tradicionais. 

Também é possível ver a cerâmica em outros locais em Delft e nos arredores da cidade, e nas inúmeras lojinhas de souvenir ao redor da praça do mercado - Grote Markt.


loja da única empresa que continua a produzir a porcelana de Delft de acordo com os métodos tradicionais

a porcelana azul e branca típica da cidade é conhecida por Delft Blue

O que visitar em Delft

Delft é uma das cidades históricas mais bem preservadas do país, onde você pode passear pelos canais tranquilos, passando por caminhos charmosos e românticos, que parecem saídos de um livro de história, e deixam transparecer como deve ter sido a ‘Velha Holanda’. 

Fiquei o tempo todo me sentindo como se estivesse numa pintura de Vermeer, pintor que nasceu e viveu lá! Alguém aí assistiu no cinema ao filme "Moça com brinco de pérola"? Pois é! Não é por nada que esta obra-prima foi pintada por um nativo de Delft!


os canais de Delft são lindossssss

Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda

não falei que Delft era romântica?

descansinho no meio da nossa caminhada matinal em Delft, Holanda

beleza em dobro em Delft, no sul da Holanda

Quem é fã do pintor Jan Vermeer pode encontrar todo tipo de souvenirs no Vermeer Centrum

Não deixe de incluir no seu roteiro uma visita à Oude Kerk (antiga igreja, com mais de 800 anos), que tem 2 metros de inclinação e juro que me deixou aflita - parecia que ia despencar a qualquer momento! 

É lá que está enterrado o pintor Jan Vermeer 😏


Oude Kerk de Delft refletida no canal


Entusiastas das artes decorativas holandesas devem visitar também o Stedelijk Het Prinsenhof, museu que conta a história da guerra dos 80 anos, onde ainda podem ser encontrados os buracos deixados pelas balas que mataram William de Orange em 1584.

O prédio da Prefeitura, em estilo renascentista, na Markt Square, também merece uma 'selfie', além da Nieuwe Kerk, bem ali defronte, com a tumba de William de Orange, do século 14, e que de 'nova' não tem nada. 

Aliás, é na Igreja Nova (Nieuwe Kerk) que são enterrados os membros da família real holandesa. A cidade também é famosa pela associação com a querida família real do país, conhecida como Casa de Orange-Nassau. 

É possível subir na torre da Nieuwe Kerk - são 375 degraus!


arquitetura típica holandesa na Markt Square de Delft

fazendo pose com a Nieuwe Kerk, na Praça do Mercado em Delft

além da família real holandesa, Hugo Grotius também está sepultado na Igreja "Nova" de Delft

adoro estas Prefeituras holandesas com janelas vermelhas! 😊

Prefeitura de Delft, na Praça do Mercado, em frente à Igreja Nova

Praça do Mercado de Delft, já com a árvore de Natal montada no centro

Markt Square em Delft, Holanda

selfie familiar com a Igreja "Nova" de Delft

A arquitetura linda e o clima bacana da cidadezinha a tornam um destino perfeito para um bate e volta desde Amsterdam. Aliás, é um lugar perfeito para uma esticadinha de várias partes da Holanda, pois ela fica pertinho de Gouda, Roterdã (18Km), Haia (9Km), Kinderdijk e Utrecht

No dia seguinte, depois de passarmos a noite no motorhome na mesma vaga onde havíamos estacionado mais cedo no Heilig Landpark, aproveitamos que a nossa vaga de estacionamento estava garantida gratuitamente até o meio-dia e passamos a manhã toda passeando sem rumo pelos lindíssimos canais de Delft. 

Foi uma das manhãs de inverno mais lindas de que eu me recordo na vida!





Vimos a ponte que dá acesso ao centro histórico levantar e baixar para a passagem dos barcos, tomamos café da manhã com delícias holandesas numa padaria e tiramos centenas de fotos pelas ruelas. 

Como seria bom podermos passar mais tempo em cada lugar do nosso roteiro, mas precisávamos seguir viagem para os moinhos de vento de Kinderdijk!

café da manhã dos campeões em Delft com delícias holandesas de padaria


tudo nesta padaria de Delft delicioso - altamente recomendada!

a ponte que dá acesso ao centro histórico de Delft levanta e baixa para a passagem dos barcos
Viajando de motorhome pela Holanda

Se você ficou curioso sobre o motorhome que alugamos para esta viagem pela Europa, basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações:

viagem de motorhome pela Holanda
abastecendo nossa "casinha" na Holanda

viagem de motorhome pela Holanda


No inverno não é tão fácil encontrar água nos postos de combustíveis para abastecer os reservatórios do motorhome, porque muitas vezes as torneiras estão congeladas e eles não permitem usá-las. 

Além disso, quando houver uma placa como esta da fotografia acima, escrito "Geen drinwater", tenha cuidado, pois isso significa que a água desta torneira não é potável, e você deverá usá-la apenas para abastecer o reservatório do banheiro, mas não o da cozinha. Até pode usar na cozinha, para lavar a louça, por exemplo, mas não para beber.

preço médio do combustível na Holanda: € 1,31 por litro
Como falei lá no início, nestas pequenas cidades europeias, tenha sempre muito cuidado para não entrar, nem de carro e muito menos de motorhome, nos centros históricos das cidadezinhas, que muitas vezes são cercados por grandes canais - na Holanda isso é quase uma regra - e bem delimitados. 

Na maioria das vezes, os centros históricos têm trânsito proibido para quem não mora ali e, circulando de carro ou de motorhome, você se arrisca a tomar uma bela multa. Isso para não falar que são sempre ruas bem estreitinhas, construídas há vários séculos, apenas para pedestres e, no máximo, para carruagens e cavalos - falo isso com conhecimento de causa, porque nos metemos em várias enrascadas com o motorhome até aprendermos!

Olhando o mapa da cidade onde você está entrando no Google Maps, é sempre bem fácil detectar esse "miolo" de cada cidadezinha, de onde seu veículo deve manter distância (veja o print do mapa lá no início do post)

acredite, é bemmmm desagradável dirigir um motorhome nestas ruazinhas de Delft...

dirigindo, mantenha-se sempre do lado de fora do canal principal - o da foto acima, no caso de Delft - que cerca o "miolo" onde está o centro histórico da cidade
Sobre parquímetros, uma dica que recebemos de holandeses: quando um parquímetro não estiver funcionando, e não houver outro por perto, normalmente aparece um aviso na tela com algo do tipo "out of order" escrito. Neste caso, tire uma foto do monitor e do número do parquímetro - caso você seja multado por estar sem o ticket, fica mais fácil se defender alegando que o parquímetro estava quebrado. 

Como regra, é muito fácil se comunicar em inglês na Holanda - mesmo os holandeses que não falam inglês muito bem conseguem compreender a língua. 

as informações sempre vêm em inglês também - Delft, Holanda

Além disso, a sinalização de trânsito é universal, não tem nenhuma especificidade na Holanda, a não ser o enorme respeito pelos ciclistasO único cuidado que você realmente precisa ter é o de não se envolver num acidente com uma bicicleta

As bikes, na Holanda, têm total preferência no trânsito sempre, inclusive sobre pedestres! 

Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
a bicicleta é o meio de transporte por excelência em Delft (e na Holanda inteira)!

quanto charme para passear com o filhote!

sabedoria de para-choque de bicicleta holandesa

Costumam sempre me perguntar quais documentos são necessários para dirigir um motorhome na Holanda (e na Europa em geral): o único documento necessário é a nossa CNH comum para dirigir carros no Brasil. 

Para ajudar, segue um pequeno dicionário de holandês 😏

Brug: ponte
Gracht: canal 
Huis: casa 
Plein: praça 
Straat: rua
Norte: noord
Sul: zuid
Leste: oost
Oeste: west

Veja também estes outros posts já publicados aqui no blog sobre a Holanda:

Delft - Holanda
Delft - porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda


Você já viajou pela Holanda? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Sobre a Espanha
* Sobre o Marrocos
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Posts sobre as nossas viagens de motorhome



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante. 

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

delft holanda

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: