Post sobre Bacharach e Boppard, 2 vilarejos medievais alemães que são um encanto na Rota do Reno Romântico - paradas obrigatórias em uma viagem de carro ou de motorhome pela Alemanha.
Nas férias do último verão, fizemos uma longa viagem de volta ao mundo, que começou com um maravilhoso roteiro de motorhome pela Europa.
Alugamos o motorhome na locadora McRent, na loja de Frankfurt - eles têm lojas de aluguel de motorhomes espalhadas por toda a Europa, veja no site - e fizemos um verdadeiro 'tour natalino' pela Europa (nosso foco eram os mercados de Natal).
Partindo de Frankfurt, rodamos com a nossa 'casinha ambulante' por 8 países europeus entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 (sim, no auge do inverno!), voltando para Frankfurt para devolver o motorhome na locadora.
Muitas pessoas voam para a Alemanha e desembarcam em Frankfurt, que tem o aeroporto mais importante do país, sem saber que, bem ali pertinho, existe esse famoso roteiro turístico, conhecido como Rota do Reno Romântico.
Viajando de motorhome pela Europa
Inclusive vale lembrar que também já alugamos com a McRent de Madrid, na Espanha, e escrevemos muitos posts sobre esta viagem de motorhome pela Europa.
Sobre o motorhome, os links, em vermelho, estão aqui abaixo - basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completinhos com todas as informações:
Mas você entrou neste post para ler especificamente sobre Bacharach e Boppard, as queridinhas da Rota do Reno Romântico, certo?? Vamos lá então!
esta foi a nossa segunda viagem de motorhome pela Europa |
A Rota do Reno Romântico
Saindo de Frankfurt para Colônia, resolvemos fazer um roteiro pela região conhecida turisticamente como Reno Romântico, passando pelas vilas medievais de Bacharach e Boppard.
Foi uma ideia fenomenal, modéstia à parte hehehe...
Quando inventei esse trajeto, eu não tinha a menor ideia de que o caminho TODO fosse tão encantador. Nem achei Boppard grande coisa, mas a estrada que percorremos, sempre costeando a margem esquerda do Rio Reno, é coisa de cinema!
Não é por nada que existem cruzeiros que fazem exatamente este roteiro, com paradas nos vilarejos do caminho, às margens do rio, que serpenteia por quase 1400Km, desde os Alpes suíços até o Mar do Norte em Roterdam.
A cada 5 minutos víamos um castelo ou fortaleza nas encostas das montanhas, foi muito impressionante!
Veja algumas imagens neste vídeo que gravamos lá (não esqueça de selecionar a opção para assistir em alta definição, as imagens ficam muito melhores):
cada encosta tinha o seu castelo e vinhedos |
Rota do Reno Romântico, Alemanha |
A parte mais bonita do vale do Reno, que foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é o trecho de 67Km entre Rüdesheim e Koblenz, que nós percorremos.
Essa região, conhecida como Oberes Mitterlrheintal, fica entre o Km 526 (Rüdesheim e Bingen) e o Km 593 (Koblenz).
Leia também: Mercado de Natal de Frankfurt, na Alemanha
Já em Bingen am Rhein tudo começa a ficar lindinho. Há um castelo-tipo-fortaleza impressionante na encosta da montanha no meio dos parreirais.
Outro castelo logo adiante, Burg Reichenstein, é super imponente, debruçado sobre a aldeia de Trechtingshausen.
Burg Reichenstein, na Rota do Reno Romântico |
Cada vila mais bonitinha que a outra, sempre contornando a margem esquerda do Rio Reno.
Nunca vi tantos castelos e fortalezas, em ambas as margens do rio. Cada colina tinha um castelo para chamar de seu! Era só olhar para cima que com certeza nos depararíamos com um castelo a cada quilômetro. Sério!
Dava vontade de parar para voar o drone em cada um deles, mas tivemos que seguir viagem senão não chegaríamos nunca!
até o Lipe se encantou com as vitrines |
Bacharach é um vilarejo lindo na Rota do Reno Romântico |
Rota do Reno Romântico, Alemanha |
as casinhas parecem cenário - Bacharach, Alemanha |
O vilarejo de Bacharach
Bacharach é uma graça, uma delícia de passeio.
Um vilarejo medieval com calçamento de pedra na sombra de um castelo que fica no alto de uma colina.
A gente para no estacionamento às margens do Reno (paga 1 euro no parquímetro), atravessa por baixo dos trilhos do trem as muralhas do século 14 que escondem as belezas, e entra na cidadezinha, super charmosa.
o parquímetro de Bacharach tem valor específico para motorhomes |
os carros e motorhomes ficam no mesmo estacionamento, na beira da estrada, às margens do Rio Reno |
quando você enxergar esta placa de trânsito indicando estacionamento e esta torre medieval, pode entrar porque Bacharach é aqui |
nada mal para a vista do estacionamento de Bacharach, hein |
Bacharach, Rota do Reno Romântico, Alemanha |
para "entrar" na cidade, é só atravessar por baixo dos trilhos do trem, passando por baixo da torre medieval |
A rua mais bonitinha é a Oberstrasse, com casario em estilo enxaimel do século 14.
Em uma hora dá para passear por tudo, mas a vontade que dá é de ficar mais e passar pelo menos uma noite lá, deve ser lindo, mega romântico! Lugar perfeito para uma lua de mel!
Mas o viajante precisa seguir viagem!
os conjuntos arquitetônicos destes vilarejos alemães são umas fofuras |
Bacharach parece um cenário de filme |
Rota do Reno Romântico, Alemanha |
fachada em Bacharach |
tudo muito enfeitado e bem conservado em Bacharach |
não é fofo? |
Mais adiante na estrada, paramos em outra cidadezinha linda, chamada Oberwesel, com torres e muralhas medievais ao seu redor, que totalizam 3Km de comprimento.
Quilômetros à frente, passamos por St Goar - há um castelo na margem direita do Rio Reno (contrária à que estávamos), e um casario colorido lindos!
Uma das grandes vantagens de viajar de motorhome, a meu ver, é que em cada um desses lugares fofos podíamos parar um pouco, fazer um café, comer um pedaço de bolo, esticar as pernas, tirar umas fotos e, terminado o café, seguir viagem 😏
a torre medieval de Oberwesel, às margens do Rio Reno |
Oberwesel, Rota do Reno Romântico, Alemanha |
um castelo em cada colina, assim é a Rota do Reno Romântico, na Alemanha |
A aldeia de Boppard
Chegamos quando estava anoitecendo e não achamos grande coisa nesta cidadezinha, embora a boa fama. Depois de todas as lindezas que vimos durante o dia, foi apenas mais uma vilinha bonita, com uma rua principal iluminada para o Natal.
Acho que o impacto é maior quando se chega a Boppard de barco, pelo Rio Reno, porque pelas fotos que vi a parte mais bonita da cidade é o conjunto arquitetônico que fica na beira do rio, um verdadeiro cenário! Se você esteve lá de barco, conte pra gente como foi!
Estacionamos com parquímetro na beira do rio.
Tem um bom restaurantezinho de comida turca logo no início da Oberstrasse, a rua principal. Sim, aparentemente as ruas principais de cada vila sempre se chamam Oberstrasse kkkkk...
Boppard, outro vilarejo situado às margens do Rio Reno |
Boppard, Alemanha |
O programão na Rota do Reno Romântico, na minha opinião, é sair bem cedo, pegar a estrada (de carro, motorhome, moto ou até bicicleta) e passar o dia passeando por essas vilinhas medievais ao longo do Rio Reno.
Se você tiver a sorte de pegar um dia bonito como pegamos, com direito a por do sol no rio por trás dos castelos, vai ser um dia de passeios espetaculares, independentemente de quais vilarejos escolher parar para visitar, do qual você nunca mais vai esquecer!
Veja também estes outros posts já publicados aqui no blog sobre a Alemanha:
Rota do Reno Romântico, Alemanha |
Bacharach, Alemanha |
o Peg não soltava a câmera fotográfica |
ruas vazias na cidadezinha de Bacharach no inverno alemão |
imagino que, no verão, as ruas de Bacharach devem ficar congestionadas com centenas de turistas todos os dias |
Você já viajou pela Alemanha? Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!
Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
* Posts sobre as nossas viagens de motorhome
Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.
Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!
Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!
Você também nos encontra aqui:
Precisa reservar um hotel para a sua viagem?
Em Frankfurt nós ficamos no 25hours Hotel by Levi's e adoramos!
Em Berlim, ficamos em 2 hotéis diferentes, ambos muito bons:
Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:
Olá! Ainda sonho com uma viagem fe motorhome e certamente farei algum roteiro de vcs. Tenho uma dúvida neste roteiro: apenas inglês é suficiente para se comunicar em cidadezinhas tão pequenas como estas?
ResponderExcluirObrigada! []s
Oi Tatiane!
ExcluirSim, na Europa, e especialmente na Alemanha, todos entendem um pouco de inglês - alguns até não falam bem, mas sempre entendem um pouco, o suficiente para a gente poder se comunicar tranquilamente. E, viajando de motorhome, a gente acaba precisando se comunicar bem pouco - praticamente só nos postos de gasolina, e olhe lá!
Oi Claudia!!!
ResponderExcluirEstamos planejando uma viagem para julho/2018 passando por Amsterdan, Alemanha (incluindo os parques) e Austria, gostaria de fazer tudo de motorhome (já fomos para Florida e California de RV), mas é alta temporada, o valor é bem mais caro.. então estou pensando em pular algum trecho e pegar um aviao ou mesmo algum carro. Vc saberia dizer qual trecho seria o menos legal de fazer de motorhome? (também fiquei preocupada com a mudanca de paises com o motorhome)...
PS.: Sou eu , meu marido e meus 3 filhos, sendo 1 6 anos e os gemeos de 4 anos
Pergunta 2: Vi em algum post seu que vcs tem um aparelho bem grande de carregar os eletronicos, o que é? onde acharam?
Obrigada
Priscila
Oi Priscila,
ExcluirSobre mudar de países com o motorhome não tem qualquer problema, pode alugar em um país e circular pela Europa inteira, desde que tu devolvas o motorhome no mesmo lugar que pegastes. Sobre o roteiro, não entendi onde vocês pretendem ir na Áustria - de Amsterdam até Viena, por exemplo, é um trajeto bemmmm longo!
Sobre o inversor, eu expliquei tudo direitinho no final deste post aqui:
http://www.felipeopequenoviajante.com/2017/05/viagem-de-motorhome-pela-espanha-quanto-custa.html
Boa viagem pra vocês!