Menu

Vacina contra febre amarela: agora é válida para a vida toda

vacina contra febre amarela - agora é válida para a vida toda
vacina febre amarelaVocê já solicitou o seu certificado de vacinação contra a febre amarela, que agora é válido para a vida toda?

Ainda não?? Pois está na hora!

Leia esse post e entenda tudo:

Nós fizemos nossas vacinas contra a febre amarela pela última vez em 2004, quando fomos à Índia pela primeira vez. 

Tomamos as vacinas - o Peg sentiu todos os efeitos colaterais e eu não senti nadinha - e emitimos o certificado internacional de vacinação, que na época ainda era aquela carteirinha cor de laranja, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Como a vacina era válida por 10 anos, no nosso certificado, que já estava caindo aos pedaços, diga-se de passagem - constava que as nossas vacinas estavam vencidas desde 2014. 

Já o Lipe tomou a vacina em 2010, quando fizemos a nossa viagem de volta ao mundo e, portanto, o certificado de vacinação dele, já do modelo novo (amarelo clarinho), era válido até 2020. 

Como já contei aqui no blog, estamos com sérios planos de grandes aventuras para este verão, e então estávamos precisando renovar os nossos certificados de vacinação (meu e do Peg), vencidos desde 2014. 

Quando fui me informar sobre onde poderíamos tomar a vacina novamente aqui em Jaguarão - e descobri que em praticamente qualquer bom posto de saúde tem esta vacina - fiquei sabendo também que não era necessário tomarmos a vacina novamente, pois agora eles consideram que, se você já tomou uma dose de vacina contra a febre amarela em algum momento do passado, ela é válida para a vida toda

Isso mudou há pouco tempo - boa notícia, né? Eu, que odeio tomar vacinas, adorei a novidade!

Mas ainda tínhamos um "pequeno" problema: insistiram que eu poderia continuar usando a minha antiga carteira cor de laranja, onde consta que a minha vacina era válida até 2014, pois agora "todo mundo sabe que a vacina é válida para sempre". 

De acordo com a regulamentação da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre a matéria, realmente é verdade que os certificados já emitidos ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países filiados à OMS, que devem desconsiderar a data de validade neles registrada. 

Só que eu não fiquei nada, nada satisfeita com essa opção. 

Como bem me lembrou nosso médico de saúde da família preferido, o Henrique, na Tailândia, por exemplo, se você chega sem a vacina contra febre amarela, eles te colocam de quarentena!

Imagina?!? 

Vou lá eu confiar que os oficiais de saúde de algum lugar perdido nos confins da Ásia não vai encrencar com o meu certificado-caindo-aos-pedaços onde consta bem grande, em várias línguas, inclusive, que a validade do certificado era de 10 anos a partir de 2004???

E se a criatura simplesmente não souber dessa nova validade "para sempre", "for life" da vacina?

Outros países para onde já viajamos que exigem a vacina contra febre amarela dos turistas: Austrália, Barbados, Bolívia, Paraguai, Panamá e a maioria dos países do Sudeste Asiático (que eu lembre!). 

Eu penso que não custa nada fazer a vacina, né? Nada mesmo, pois é grátis! E, já que no Brasil existem casos registrados espalhados por todo o país, todo brasileiro deveria fazer, independente se vai viajar ou não! 

Nunca se sabe se você não vai encontrar um agente de saúde numa imigração/vigilância sanitária qualquer da vida pedindo o seu certificado de vacinação - a minha sugestão é que você já se antecipe, faça logo essa vacina (se é que ainda não fez) e ande sempre com o certificado junto com o seu passaporte!


vacina febre amarela
certificados antigos, caindo aos pedaços

Então, continuando, não satisfeita, fui atrás da ANVISA para ver sobre a possibilidade de eles emitirem para nós um novo certificado, com prazo indeterminado, já que já tínhamos tomado a vacina. 

Aqui, um parênteses: é só a ANVISA que emite o certificado internacional de vacinação, nenhum outro órgão. 

Você pode tomar a vacina em qualquer posto de saúde e pegar o comprovante, mas o comprovante do seu posto de saúde não é válido no exterior - o único certificado válido no exterior é aquele expedido pela ANVISA. 

Assim, você toma a vacina no posto, pega o comprovante e, com este comprovante em mãos, tem que ir até a ANVISA mais próxima para emitir o certificado internacional. 

Aliás, vale repetir que tudo isso - tanto a vacina, quanto a expedição do certificado, é totalmente grátis

Ah, e é bom lembrar que você precisa tomar a vacina com, no mínimo, 10 dias de antecedência à sua chegada ao país que exige a vacina, ou seja, vacine-se no mínimo 10 dias antes da data da sua viagem!

Para início de conversa, entrei na internet a fim de descobrir onde havia uma sede da ANVISA próxima, e só encontrei uma lista totalmente incompleta. 

Pela tal lista, só existiriam umas 4 ou 5 sedes da ANVISA em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e a mais próxima de nós seria em Porto Alegre. 

Pois fique sabendo que a tal lista que está na internet é mega incompleta!

Descobri que existe ANVISA até em Jaguarão, no porto seco (será que é porque é uma cidade de fronteira?). 

Ou seja, a minha primeira recomendação é que você se informe bemmm, porque pelo jeito existem muito mais ANVISAs espalhadas por aí do que parece à primeira vista!

Depois de descobrir que tinha um escritório da ANVISA por aqui, liguei para saber se era possível eles re-emitirem um certificado para nós com validade indeterminada, conforme a nova legislação, sem que tivéssemos que tomar uma nova vacina. 

A resposta? 

"Sim! Basta vocês virem aqui com cópias das carteiras de identidade e dos certificados velhos de cada um."


vacina febre amarela
certificado novo

Não é ótimo? Foi muito fácil! 

Fomos lá hoje de manhã e, já que a coisa era tão simples, levamos o certificado velho do Felipe também e já pegamos um novo para ele, também com validade "for life" 😉

Tudo em menos de 10 minutos. 

Às vezes - muito lá de vez em quando, é verdade - os serviços públicos funcionam super bem e as coisas são bem mais faceis do que parecem! 

Agora, já com passaporte novo, Permissão Internacional para Dirigir em dia, Certificados Internacionais de Vacinação com validade indeterminada, e muitos planos na cabeça, só falta definirmos as nossas férias e o roteiro! 

Sugestões???

E você, já providenciou a vacina e o certificado internacional "for life" do seu filhote? Teve alguma experiência diferente das nossas? 

Conte pra gente, queremos saber!

vacina febre amarela
tudo pronto para a próxima aventura!


como tirar a PID - Permissão Internacional para Dirigir
passaporte para crianças - o que você precisa saber para evitar perrengues
como renovar o visto americano
como tirar o visto online para o Canadá
os vistos da nossa viagem ao redor do mundo
a resposta certa: brasileiro não precisa de visto russo
como planejar uma viagem econômica e independente à Disney 
vistos & bebês/crianças
quando tudo dá errado: a epopéia dos vistos
visto para a Austrália: erramos o timing



Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Só tenho que, mais uma vez, dar os parabéns para esta turma preparada de viajantes. Como é satisfatório ler o texto e ficar feliz com todas as informações claras e objetivas!!

    ResponderExcluir
  2. A moça do posto aqui no RJ me informou que só é valida a partir do reforço.

    ResponderExcluir