Menu

Dica de hospedagem BBB em San Pedro de Atacama, no Chile - Hostal Lackuntur

Dica de hospedagem BBB em San Pedro de Atacama, no Chile - Hostal Lackuntur.

Como vocês têm acompanhado aqui no blog, finalmente chegamos aos posts sobre os nossos passeios pelo Deserto do Atacama:



No último post, contei como foi que chegamos até San Pedro, cidade-base para os passeios no famoso deserto. Mas, antes de começar a contar dos passeios que fizemos por lá, quero registrar aqui a nossa dica de hospedagem BBB no Atacama, onde passamos 5 noites e 6 dias incríveis: o Hostal Lackuntur.

O Hostal Lackuntur é um típico albergue com alguns quartos de casal e banheiro privativos. 

A atmosfera é de 'hostel', com hóspedes jovens, mochileiros, que querem viajar bastante e com economia. 






Na chegada, um susto

Chegamos lá empolgados pois seria o local onde passaríamos o Natal, cansados e tapados de poeira depois de um lonnnngo dia na estrada (que eu descrevi nos 2 últimos posts), e fomos recebidos com uma notícia um tanto quanto assustadora e decepcionante: um cano havia se rompido na rua em frente ao Hostal e não havia água. A previsão de conserto seria apenas no dia seguinte ao meio-dia! 

Mas como ficar lá sem água pro banho, sem água na torneira ou para descarga do vaso???

A Cecília, proprietária, nos pediu desculpas constrangidíssima e nos ofereceu 2 opções: 

1) cancelar nossa reserva (que era de 5 noites) e nos ajudar a encontrar outro hotel ou 

2) nos oferecer galões de água para usarmos no quarto e a possibilidade de tomarmos banho numa pousada próxima. 

Se fosse ficar apenas umas 16hs sem água, estávamos dispostos a topar, mas nosso medo era que o Chile fosse como o Brasil, onde te prometem consertar uma coisa no dia seguinte e levam uma semana (no mínimo)! Imagina passar o Natal sem banho, no meio do deserto?

Só que, a essas alturas, já tínhamos sido fisgados: primeiro, pela recepção calorosa e queridice da Cecília; e segundo, pela fofura da Sofia, a filha de 5 anos da proprietária, por quem o Lipe se apaixonou à primeira vista! 

E, pra piorar, o albergue tinha uma ótima piscina no meio do pátio - justamente um dos motivos que nos levaram a escolhê-lo quando estávamos pesquisando no Booking, além dos preços razoáveis, a possibilidade de usar a cozinha para fazer comidinhas pro Lipe e a ótima avaliação dos hóspedes naquele site de reservas (muito bom, nota 8,5). 

Resolvemos encarar, rezando que os serviços públicos chilenos fossem melhores que os brasileiros, e de fato são: no dia seguinte, ao meio-dia, a água já estava jorrando de novo nas torneiras do deserto de San Pedro de Atacama! 

muito bom poder fazer aquela 'miojinho' básica pro Lipe!

a tal piscina fez sucesso nos intervalos entre os passeios!


Escolha acertada

Foi uma das escolhas acertadas da viagem: provavelmente o lugar mais simples em que ficamos, e também aquele onde nos sentimos mais acolhidos. 

Foi como se hospedar na casa de amigos, nos sentimos em casa. Sabe aqueles (poucos) hotéis de onde a gente se despede com abraços, presentinhos, nó na garganta e promessas de reencontros? Pois é, a família passa o inverno em Pucón, no sul do Chile, e já estamos combinando uma visita.

Bom, pelo menos o Lipe e a Sofia já combinaram tudo, nos whatsapp que trocaram desde que viemos embora - se ficássemos mais uns dias lá, o guri teria voltado falando fluente espanhol - o que o amor não faz, né?

paixão à primeira vista :)

presentes locais para o Lipe na hora da despedida :/

Quarto e banheiro

O banheiro é simples, com banho bom e sabonete. 

As camas e travesseiros são confortáveis e eles fornecem roupa de cama e toalhas. 

Tem um armário no quarto e mesinhas de cabeceira com abajur. Tinha também uma mesinha com 2 cadeiras. 

Senti falta de mais cabides para pendurar toalhas e roupas molhadas (tinha um na porta do banheiro) e de um suporte para colocar a necessàire no banheiro - mas essas coisas são mesmo raras em albergues. 

Tomadas para carregar as baterias - item fundamental para nós - havia várias. 

Para o Lipe, eles montaram uma caminha de armar. 

O wifi não é grande coisa, e só funciona quando quer, assim como em todos os demais lugares no Atacama. Estivemos em vários restaurantes da cidade que, supostamente, tinham wifi, mas o sinal realmente só dava as caras quando queria :(



as luzinhas fui eu que levei, para não faltar o 'clima natalino'!

O que o Hostal Lackuntur não tem

* ar condicionado - mas a Cecília nos forneceu um ventilador que foi suficiente; 

* televisão - ainda bem, porque seria o fim da picada ir ao Atacama para ficar no hotel vendo tv; 

* microondas - senti falta, e tive que me contentar com fogão e jarra elétrica na cozinha; 

* frigobar - não senti falta, pois usávamos a geladeira da cozinha para colocar as nossas coisas, devidamente etiquetadas com o nosso nome, inclusive para gelar as cervejas do Natal :)

* secador de cabelo - não tem no quarto, mas a Cecília nos ofereceu (e não foi necessário). 

Preço

Pagamos, no total, por 5 noites que passamos lá, 225.000 pesos, com impostos incluídos (45.000 pesos/noite) = equivalentes a U$ 64/noite

Não houve nenhum desconto especial pro pequeno viajante - esse era o preço "de tabela".

Note que ficamos lá 5 noites justamente no período entre o Natal e o Ano Novo, que é considerado alta temporada. 

Basta vocês fazerem uma pesquisa "genérica" por hospedagem no Atacama (clique aqui) para perceber o quão em conta é o Lackuntur, comparando com as outras possibilidades de hotéis com piscina - San Pedro está "na moda", e é um destino caro mesmo.  

cercados pelos vulcões do Atacama

Localização e estacionamento

O único porém do Hostal Lackuntur é que, embora a localização seja ótima, bem perto do centro da cidade - e das banquinhas de comida mais baratas também - ele é bem difícil de encontrar na primeira vez que você vai lá. 

Eu tinha levado o endereço, é claro, mas o GPS não o identificou, porque fica numa pequena travessa onde só o que existe é o próprio Hostal

Depois de muito rodar, foi por pura sorte que acabamos encontrando o lugar!

Então, recomendo que você estude bem a localização do Lackuntur antes de ir, seja no Google Maps, ou até neste mapinha abaixo, que é o fornecido no Booking.


Outra coisa que vocês devem saber: o "estacionamento" é, na verdade, a própria travessa - um beco sem saída - onde fica o Hostal. Ou seja, é chegar ali e largar o carro na rua, não é um lugar fechado nem tem cobertura - se você tem frescura com essas coisas, não vai lhe servir, mas posso dizer, pela nossa experiência, que é super seguro. 


esse mercadinho fica ao lado do Hostal, e quebra o galho

Passando o Natal no Deserto

Passar o Natal no Chile foi uma idéia sensacional. E mais ainda ficar no Hostal Lackuntur

A Cecília e o Carlos, proprietários, têm uma filhinha de 6 anos, a Sofia, como já mencionei, e foi paixão à primeira vista para o Lipe! 

Limparam o pátio da pousada para esperar o Papai Noel, andaram de patinete, fizeram os bichinhos do presépio de lã e massinha de modelar (plasticina), fizeram espetinhos de frutas e montaram a árvore de Natal! 

Nós compramos presentinho para a Sofia, comemos espetinhos de frutas e pan de Pascoa (parece panetone), tomamos vinhos nacionais :) e esperamos pelas pizzas e pelo Papai Noel ouvindo musiquinhas de Natal chilenas.

Simplesmente amei conhecer as tradições natalinas chilenas com uma família de verdade de San Pedro! 

O Papai Noel deixou os presentes do Lipe no nosso quarto no hotel, em cima da cama dele - que estava super preocupado que o Bom Velhinho não fosse nos encontrar no meio do deserto! - e foi uma festa descobrir os presentes lá e depois brincar com a Sofia com os brinquedos novos!

Teve muita música, comida, bebida e paz :)

arrumando os enfeites na árvore de Natal

eles ajudaram a Cecília a fazer os animais do presépio de lã!

com a mão na massa!


pan de Pascoa 




descobrindo os presentes deixados pelo Papai Noel no nosso quarto


e o Lipe ainda ganhou presentes da Sofia...


brincando na cozinha compartilhada do Hostal na noite de Natal

Fortemente recomendado, se você está à procura de uma hospedagem BBB no Atacama!

E você, já esteve no Deserto do Atacama, no Chile? Onde se hospedou? Conte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!


Se você quiser reservar um hotel ou pousada e ter a garantia do menor preço, nós indicamos o Booking, que é o site de reservas de hospedagem que nós usamos a vida inteira :)

Leia as nossas resenhas sobre os outros hotéis que usamos nesta viagem e reserve já o seu:

Hotel de Las Nubes, em San Antonio de Los Cobres, Argentina

Apartamentos Lo de Lili, em Tilcara, Argentina 

Hotel La Merced del Alto, em Cachi, Argentina

Hotel Alejandro 1º em Salta, no norte da Argentina 




Todos os posts sobre esta viagem estão em Atacama e Norte da Argentina - se você quiser ler todos em sequência (do último para o primeiro), é só clicar!

Leia o nosso roteiro e orçamento para uma viagem de carro de 28 dias ao Atacama e Norte da Argentina, com passagens pelo Uruguai e Bolívia



Outras dicas de hospedagem pelo mundo - todos os nossos posts com resenhas de hotel estãoaqui

Não foi a nossa primeira vez em nenhum destes países - já conhecíamos inclusive o Atacama e a Bolívia - então, se você quiser saber sobre as nossas viagens anteriores a estes países, é só clicar em UruguaiArgentinaChile Bolívia

Veja nosso roteiro de um mochilão de 30 dias pelo Peru, Bolívia e Chile

Também fizemos uma viagem incrível pelas Patagônias argentina e chilena

Leia sobre mal da montanha ou soroche

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só procurar as ## e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

#‎LipenoUruguai
#LipenaArgentina
#LipenoChile
#LipenaBolivia

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!


Para reservar um carro, recomendamos a Rentalcars, que a gente usa (e gosta muito) há séculos!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: