Menu

Isla Saona na República Dominicana: como conhecer

Isla Saona na República Dominicana: como conhecer

Isla Saona na República Dominicana

A atração turística mais popular da República Dominicana é um passeio de barco à Isla Saona, no litoral sudeste da ilha, tanto para quem se hospeda em Punta Cana, quanto para quem opta por ficar em Bayahibe - neste post, vou explicar tudo sobre este passeio, que você não pode perder!

Quando comecei a pesquisar sobre as atrações da República Dominicana e sobre quais pontos turísticos deveríamos colocar no nosso roteiro pelo país, descobri que a atração turística mais clássica da República Dominicana, tanto para quem vai a Punta Cana, quanto para quem se hospeda em Bayahibe, é o passeio de barco até a Isla Saona, uma ilha caribenha paradisíaca situada no Parque Nacional Cotubanamá, no litoral sudeste do país. 

A Ilha Saona atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano!

Neste post, vou explicar tudo sobre este passeio clássico na República Dominicana, que você não pode perder numa viagem pelo país!

Leia mais:


Isla Saona na República Dominicana
passeio à Isla Saona na República Dominicana
isla_saona
chegando à Ilha Saona

isla_saona
Isla Saona, uma ilha caribenha paradisíaca na República Dominicana

isla_saona
o paraíso de Isla Saona visto pelo nosso drone

Isla Saona na República Dominicana: estratégia

A 1ª coisa que preciso esclarecer é o seguinte: o jeito mais fácil de visitar a Isla Saona é se hospedando em Bayahibe ou Playa Dominicus, lugares de interesse turístico mais próximos da ilha paradisíaca. 

Se você quiser fazer o passeio a partir de Punta Cana, estando hospedado em um resort lá, é totalmente possível, mas fica muito mais cansativo - mais adiante eu explico melhor como é o detalhamento do passeio nesse caso. 

Leia mais: 

A partir de La Romana, também é possível fazer o passeio à Ilha Saona, mas, se você está hospedado em La Romana, é recomendado fazer um passeio diferente, até a Isla Catalina, que dizem ser linda também, e fica situada muito mais próxima de La Romana.

Em resumo:

  • Quando estiver em Bayahibe - visite a Isla Saona e Playa Dominicus
  • Quando estiver em La Romana - visite a Isla Catalina
  • Quando estiver em Punta Cana - fique curtindo seu resort all inclusive
  • Quando estiver em Santo Domingo - aproveite para turistar bastante na zona colonial da capital e, se estiver desesperado por uma praia, vá até Boca Chica
Vimos várias agências de passeios em Punta Cana oferecendo o tour até a Isla Saona, e quero explicar o seguinte: de Punta Cana, eles oferecem passeios até a lua! 

De lá, é possível fazer passeios para a Isla Saona, para a Isla Catalina, para Samaná (no litoral norte do país) e até daytrips para a capital Santo Domingo! 

É surreal! Eu jamais recomendaria sair de Punta Cana para fazer um bate e volta até Santo Domingo, é coisa de doido!
Ou seja: é possível e muita gente faz o passeio até a Isla Saona a partir de Punta Cana, mas EU não recomendo, porque fica super cansativo!

isla_saona
a Isla Saona é aquela ilhazinha circulada de vermelho no mapa, no cantinho sudeste da ilha

isla_saona
neste mapa você consegue visualizar que Bayahibe fica mais próxima da Isla Saona; La Romana fica mais próxima da Isla Catalina (à esquerda), e Punta Cana fica mais distante de tudo

isla_saona
Isla Saona vista de cima, no meio do Mar do Caribe, parte do Parque Nacional Cotubanamá 

isla_saona
este cartaz era de uma agência de passeios em Punta Cana - como expliquei, de lá é possível fazer passeios para a Isla Saona, mas fica bem cansativo!

isla_saona
o jeito mais fácil de visitar a Isla Saona é se hospedando em Bayahibe, cidade turística mais próxima da ilha

Isla Saona: como conhecer

Os passeios 'normais' para a Isla Saona, saindo de Bayahibe, custam U$ 40 por pessoa, com ida de catamaran e volta de barco rápido ou vice-versa, e com paradas nas piscinas naturais e na Isla Saona. 

Estão incluídos neste valor os ingressos do Parque Nacional Cotubanamá - Parque del Este, pois a Ilha Saona fica localizada na área do parque nacional, cujos ingressos custam 250 pesos dominicanos. 

Também estão incluídas bebidas durante todo o passeio (rum, refrigerante e água), almoço com sobremesa e cadeiras na praia na Isla Saona.

Vale dizer que, independente de qual agência você escolha, e de quanto você pague, esses passeios são todos exatamente iguais.

Se você cair na conversa de um vendedor na praia em Bayahibe e pagar U$ 60 pelo passeio de barco à Isla Saona, vai ter exatamente a mesma experiência de quem pagou U$ 40. 

As agências vendem os passeios pelo maior preço que puderem cobrar, é óbvio, mas todos os operadores usam os mesmos catamarans, as mesmas lanchas, servem os mesmos almoços e bebidas. Não há nenhuma grande diferença entre eles que justifique pagar mais caro - a não ser que realmente estejam te oferecendo um roteiro diferente, com paradas em outros lugares e tal.

A Capitan Gringo - +1(809)7539469 - é uma das agências mais recomendadas para passeios 'normais' à Isla Saona, saindo de Bayahibe, com ida de catamaran e volta de barco rápido ou vice-versa, mas infelizmente eles não fazem passeios "personalizados" como eu queria.

isla_saona
esta é uma das agências mais recomendadas para passeios 'normais' à Isla Saona, saindo de Bayahibe, com ida de catamaran e volta de barco rápido ou vice-versa, mas infelizmente eles não fazem passeios "personalizados" como eu queria

Nós não queríamos fazer esses passeios de catamaran com "animação" a bordo - depois de inúmeras experiências com esses passeios, de Búzios às Maldivas, de Barbados à Tanzânia, temos um certo "trauma" desses barcos com open bar e música de arrebentar os tímpanos. 

Como nosso orçamento não dava para bancar um barco privado só para os 3 antissociais, tivemos que 'inventar' um passeio mais ao nosso estilo: depois de muito perguntar daqui e dali, finalmente descobri uma criatura que disse que poderia nos vender um passeio com ida e volta em barco rápido, assim pularíamos um dos trechos que obrigatoriamente é feito de catamaran. 

Mas porque tu não querias fazer o trecho do passeio de catamaran, Claudia? Porque o trecho do passeio que é feito no catamaran é justamente a parte que tem música no volume máximo, pista de dança, open bar de rum e muita animação - que a gente dispensa 😁

Para fazer o passeio desse jeito - indo e voltando de lancha rápida - ele nos cobrou U$ 50 por pessoa (depois que pechinchei).

Vou deixar aqui abaixo o cartão com o contato do cara que topou fazer esse esquema de ida e volta em barco rápido pra nós - não foi fácil encontrar, perguntei para uns 10 barqueiros e todos só faziam passeios com um trecho obrigatório de catamaran ou então passeios privados bem mais caros - a partir de U$ 80 por pessoa.

👉O contato dele é Pac Tour Excursions - +1(829)6162263.

isla_saona
esta foi a única agência de Bayahibe onde encontramos uma criatura que oferecia o passeio à Isla Saona do jeito que nós queríamos: com ida e volta em lanchas rápidas

isla_saona
este é o cartão com os contatos da agência de passeios de Bayahibe que topou fazer o nosso passeio 'customizado' à Isla Saona

isla_saona
para fazer o passeio 'personalizado' à Isla Saona como queríamos, indo e voltando de lancha rápida, pagamos U$ 50 por pessoa

Como comentei acima, é possível fazer passeios à Isla Saona em barcos rápidos (ou lentos) com barqueiros privados.

Para um máximo de 5 pessoas em lanchinha rápida, eles cobram em torno de U$ 220.

Peguei o telefone de um barqueiro que faz esses passeios privados: Alfonso - +1(829)4261281. 

Como éramos apenas 3 pessoas, para nós não valia a pena, mas, se você estiver num grupo de 5 pessoas, aí pode ser que valha!

Nesse caso de passeio privado, não tem nada de comidas, bebidas ou cadeiras de praia incluídas - esse valor é só para o passeio de barco mesmo, você tem que levar lanches e água. Não dava pro nosso orçamento de viajantes antissociais econômicos 🤷‍♀️

isla_saona
ponto de embarque para passeios à Isla Saona em Bayahibe

isla_saona
se você tiver um orçamento maior que o nosso, a melhor forma de fazer o passeio à Isla Saona é num destes barcos privados

isla_saona
barcos privados rápidos que fazem passeios à Isla Saona a partir de Bayahibe

isla_saona
fomos e voltamos à Isla Saona em lancha rápida - o uso de coletes salva-vidas é obrigatório

isla_saona
esses são os catamarans dos passeios clássicos à Isla Saona que queríamos evitar a todo custo hehehe...

isla_saona
no valor do passeio à Isla Saona está incluído o ingresso do Parque Nacional Cotubanamá, que custa 250 pesos dominicanos

Se você gosta da parte da animação, vá no catamaran de boas; nós é que temos um certo pânico de gente que bebe demais nesses passeios (tem Cuba Libre = rum + Coca-Cola open bar) e fica animada demais, com música alta demais, tudo um pouco demais - ou nós que somos chatos demais kkkkk...

E outro ponto importante que vale mencionar: o catamaran é bemmmm mais lento. 

A grande vantagem do nosso passeio "customizado para chatos", com ida e volta em barco rápido, foi que as lanchas rápidas sempre param nas piscinas naturais, então, como fomos e voltamos de lancha, tivemos a oportunidade de parar nas piscinas naturais na ida E na volta, uma delícia de banho de mar. 

isla_saona
de barco rápido a caminho da Isla Saona

isla_saona
parada nas piscinas naturais no passeio à Isla Saona na República Dominicana

isla_saona
piscinas naturais no passeio à Isla Saona

isla_saona
banho de mar maravilhoso nas piscinas naturais no passeio à Isla Saona

isla_saona
indo de barco rápido, chegamos às piscinas naturais e à Isla Saona antes de os lugares ficarem muvucados de gente e de dezenas de outros barcos

isla_saona
parada nas piscinas naturais no passeio de barco à Isla Saona

isla_saona
tivemos a oportunidade de parar nas piscinas naturais na ida e na volta da Ilha Saona, uma delícia de banho de mar

isla_saona
o Peg voou o drone tanto nas piscinas naturais quanto na Isla Saona - não existem restrições ao uso de drones lá

isla_saona
parada dos barcos nas piscinas naturais nos arredores da Ilha Saona

isla_saona
como pintos no lixo nesse mar azul da Isla Saona!

Vimos muitas estrelas do mar - mas não se engane pelas fotos sem-vergonhas que eles usam para propaganda do passeio: você não pode pegar as estrelas do mar! Elas morrem se forem tiradas da água, não cometa essa estupidez!

Outra vantagem da nossa estratégia de ir e voltar à Isla Saona em barcos rápidos foi que as lanchas são as últimas a sair de Bayahibe (elas partem só depois das 10h30min, então não precisa madrugar para fazer o passeio) e são as primeiras a chegar em Isla Saona, então você chega lá e a ilha ainda está maravilhosamente vazia. 

Dá para tirar muitas fotos e escolher as melhores cadeiras da praia antes dos outros 3487 turistas chegarem lá e transformarem o lugar num mini-pesadelo de turismo de massas. 

Sério, aproveite para fotografar LOGO que chegar lá!

isla_saona
as lanchas são as primeiras a chegar à Isla Saona, então você chega lá e a ilha ainda está maravilhosamente vazia

isla_saona
Isla Saona vista de cima

isla_saona
quando chegamos à Isla Saona, a praia estava assim, bem vazia

isla_saona
é maravilhoso chegar à Isla Saona antes das dezenas de catamarans, e poder aproveitar a ilha enquanto ela ainda está paradisíaca

isla_saona
chegando cedo à Isla Saona, dá para escolher as melhores cadeiras da praia na sombra dos coqueiros

isla_saona
logo chegarão à Isla Saona outros 3487 turistas, que transformarão o lugar num mini-pesadelo de turismo de massas

Na hora de voltar para Bayahibe, todo o povaréu que vai voltar de catamaran são os primeiros a irem embora - porque os catamarans são mais demorados - e aí a Isla Saona fica vazia novamente, só para você e os outros sortudos que também vão voltar de lanchas rápidas! 

Quem volta de lancha rápida são sempre os últimos a embarcarem para ir embora, então você consegue aproveitar a Isla Saona por muito mais tempo! Indo e voltando de lancha rápida, você será dos primeiros a chegar lá e dos últimos a ir embora - pra mim, essa foi a maior vantagem da nossa estratégia (além de evitar a música a todo volume dos catamarans). 

Eu tinha visto nos stories da Rê (Revivendo Viagens) justamente que ela reclamava que teve pouco tempo para curtir a Isla Saona. Nós tivemos bastante tempo para curtir a ilha, e muito tempo também nas piscinas naturais na ida e na volta. Então esse esquema de ir e voltar de lancha rápida foi perfeito pra nós. 

Mas já aviso que todo mundo nos olhava como se fôssemos ETs por não querermos ir de catamaran. Isso definitivamente NÃO é comum. 

Chegavam a insistir que íamos perder a "melhor parte" do passeio! 

Como fizemos um 'combo' diferente do que eles querem vender pra todo mundo, tivemos que nos 'enxertar' em grupos diferentes na ida e na volta, e ficamos meio que 'por conta própria' nós 3, sem um grupo e sem um guia definido kkkk...

isla_saona
Isla Saona transformada num mini-pesadelo de turismo de massas depois da chegada dos catamarans

isla_saona
horário de praia lotada na Isla Saona

isla_saona
conforme os barcos vão chegando e desembarcando passageiros na Ilha Saona, a praia vai ficando cada vez mais lotada

isla_saona
no período mais movimentado do dia, essa praia da Isla Saona fica lotada de lanchas e catamarans

isla_saona
entendeu agora porque eu recomendei que você aproveite para fotografar LOGO que chegar na Isla Saona?

isla_saona
depois de um certo horário, o povaréu que vai voltar de catamaran para Bayahibe são os primeiros a ir embora - porque os catamarans são mais demorados - e aí a Isla Saona fica vazia novamente

isla_saona
depois que os catamarans vão embora, a Isla Saona fica vazia novamente, só para você e os outros sortudos que vão voltar para Bayahibe de lancha rápida 

Nas piscinas naturais, eles servem Coca-Cola com rum e, na Isla Saona, teve almoço com Coca-Cola/Sprite (e rum) e, para comer, tinha massa com molho de tomate, arroz, salada de batata, repolho cru, tomate, carne de frango e de porco. 

O almoço incluído no passeio estava bem bom, melhor do que esperávamos até! 

De sobremesa, um abacaxi delicioso! 

Só fizemos esse passeio de barco à Isla Saona porque queríamos muito conhecer essa ilha paradisíaca, e fomos preparados para o pior, porque realmente não curtimos esses passeios muvucados de barco, mas, no fim das contas, não foi tão ruim como esperávamos. 

Os barcos rápidos vão realmente lotados e são apertados, mas as viagens não são tão demoradas. 

Têm coletes salva-vidas para todos os passageiros (garanta o seu!). 

As comidas e bebidas foram melhores e mais fartas do que esperávamos. 

E a Isla Saona, mesmo com os milhares de turistas-gafanhotos que passam por lá diariamente, não é nada suja, e é realmente um paraíso daqueles de sonhos caribenhos.

Na viagem de barco até lá, você ainda consegue ver os manguezais cheios de pássaros ao longo da costa, praias desertas, alguns dos 8 recifes de corais do parque nacional e algumas grutas.

isla_saona
fila para se servir no almoço-buffet servido na Isla Saona

isla_saona
o almoço-buffet servido na Isla Saona é incluído no passeio e a comida estava mais farta e gostosa do que o esperado

isla_saona
tem abacaxis de sobremesa e também drinks vendidos no abacaxi, que são cobrados separado

isla_saona
tinha até uma quadra de vôlei improvisada na Isla Saona

isla_saona
a Isla Saona, mesmo com os milhares de turistas-gafanhotos que passam por lá diariamente, não é nada suja

isla_saona
Isla Saona, um paraíso daqueles de sonhos caribenhos

Em resumo, o nosso passeio à Isla Saona começou às 10h30min e chegamos de volta ao porto de Bayahibe antes das 17hs. Não ficou nem um pouco cansativo. 

Se decidir fazer esse mesmo passeio à Isla Saona a partir de Punta Cana, você terá que acrescentar o tempo de viagem ida e volta entre Punta Cana e Bayahibe, já que os barcos para a Isla Saona não saem direto de Punta Cana, mas apenas de Bayahibe - você tem que obrigatoriamente ir até Bayahibe para começar o passeio de barco, entendeu?

95% dos turistas que fazem esse passeio à Isla Saona vêm de Punta Cana para Bayahibe em ônibus fretados de manhã muito cedo, ou seja, quando chegam de volta ao porto de Bayahibe no final do passeio, lá pelas 17h30min ou mais (quem volta do passeio de catamaran chega ao porto quase 18hs!), ainda têm que embarcar num ônibus e fazer toda a viagem de volta até Punta Cana! 

Me deu até pena das pessoas indo para os ônibus, porque daí o passeio fica puxado demais, pro meu gosto! 

Então a dica é: faça esse passeio de barco até a Isla Saona quando estiver pernoitando em Bayahibe, de onde partem os barcos, e não quando estiver em Punta Cana! E faça com ida e volta de barco rápido, se quiser ter mais tempo para curtir a Isla Saona. 

isla_saona
quem volta do passeio à Isla Saona de catamaran chega ao porto de Bayahibe quase 18hs

isla_saona
nossa dica é fazer o passeio com ida e volta em barcos rápidos, se você quiser ter mais tempo para curtir a Isla Saona e as piscinas naturais

isla_saona
essa praia de Isla Saona é maravilhosa quando não está lotada de turistas

isla_saona
curtindo praia na Isla Saona

isla_saona
mais tempo para curtir a praia em Isla Saona depois que os catamarans lotados de turistas vão embora com suas caixas de som a todo volume

Onde ficar em Bayahibe

👉Vale a pena pernoitar pelo menos 2 noites em Bayahibe, como nós fizemos: no 1° dia, você aproveita as praias de Bayahibe e Playa Dominicus e, no 2° dia, você faz o passeio de barco à Isla Saona.

Você pode encontrar todos os tipos de acomodações em Bayahibe, desde pequenas pousadas familiares como a que nós ficamos, com preços bem acessíveis, até villas, bangalôs, apartamentos de aluguel e hotéis de 1 a 5 estrelas de redes internacionais como HiltonIberostarCatalonia e Viva Wyndham.

Ficamos hospedados 2 noites em Bayahibe num quarto triplo no Albergo El Pulpo, que tem nota 87 com avaliação de "fabuloso" no Booking.

Pagamos U$ 140 pelas 2 noites, na alta temporada (que é entre dezembro e janeiro), sem café da manhã. Pagamento em dinheiro vivo, não aceitam cartão. Na baixa temporada as diárias ficam bem mais em conta. 

O check-in é às 15hs e o check-out é às 11hs.

Endereço: Juan Brito Camino Al Cementerio Carretera De Bayahibe. É só colocar "Albergo El  Pulpo" no Google Maps que ele te leva lá, pois a pousada é super central, pertinho do porto e da praia de Bayahibe - dá tranquilamente para ir a pé!

Eles oferecem estacionamento privativo, wifi, varanda, ar-condicionado e ventilador, frigobar, televisão com canais a cabo, o banho era bem bom e a limpeza também. Pagamos pelo quarto triplo, mas nosso quarto tinha uma cama de casal e um beliche. 

Albergo El Pulpo em Bayahibe
nossa reserva para 2 noites no Albergo El Pulpo em Bayahibe

Albergo El Pulpo em Bayahibe
edifício do Albergo El Pulpo em Bayahibe na República Dominicana

Albergo El Pulpo em Bayahibe
nosso quarto no Albergo El Pulpo em Bayahibe

Albergo El Pulpo em Bayahibe
banheiro do nosso quarto no Albergo El Pulpo em Bayahibe

Albergo El Pulpo em Bayahibe
quarto do Albergo El Pulpo em Bayahibe

Albergo El Pulpo em Bayahibe
Albergo El Pulpo em Bayahibe na República Dominicana

Achamos o Albergo El Pulpo uma boa opção de acomodação autêntica e econômica em Bayahibe, e recomendo muito deixar as multidões nos resorts e ficar em uma pousadinha menor da região. 

Mas...se o seu orçamento de hospedagem é maior que o nosso, e você não dispensa os confortos de um resort, vou deixar aqui dicas de outros hotéis e resorts mais bacanas onde você pode se hospedar em Bayahibe:

Hilton La Romana All Inclusive em Bayahibe
Hilton La Romana All Inclusive em Bayahibe

Hilton La Romana All Inclusive em Bayahibe
Hilton La Romana All Inclusive em Bayahibe

Hilton La Romana All Inclusive em Bayahibe
praia de Bayahibe onde está situado o Hilton La Romana All Inclusive

Onde ficar em Playa Dominicus

Playa Dominicus é uma das praias de Bayahibe, distante apenas 5Km - é possível até ir caminhando do centrinho de Bayahibe até Playa Dominicus, se você estiver disposto. 

Se você gosta de resorts, Playa Dominicus é uma ótima alternativa de lugar para se hospedar!

As melhores opções de resorts em Playa Dominicus são:

Num outro post vou dar mais dicas de Bayahibe, como passeios e onde comer.

Veja também: Onde ficar em Punta Cana: resorts all inclusive ou apartamentos de aluguel

Playa Dominicus
Viva Dominicus Beach by Wyndham em Playa Dominicus

Playa Dominicus
Farol de Playa Dominicus

Playa Dominicus
estrutura de praia do Iberostar Selection Hacienda Dominicus em Playa Dominicus

Isla Saona

Outras maneiras de visitar a Isla Saona

Também encontrei essa opção de passeio à Isla Saona, que me pareceu bem legal, mas eles só oferecem esse passeio específico 2x por semana (terças e sábados), e não havia disponibilidade nos dias em que estávamos em Bayahibe: Saona tranquila y familiar con Rio Chavon

Este passeio de barco rápido à Isla Saona, com tudo incluído (inclusive almoço), desde Bayahibe, custa U$ 55; desde Punta Cana, custa U$ 65. Achei que vale muito a pena, por todos os lugares que visita. 

Adorei o aviso que eles colocam no website deles:

Tener en cuenta que esta excursión se realiza solo en lanchas ida y vuelta, es totalmente exclusiva y familiar ya que los grupos serán de unas 20 personas. Y es ajustada para aquellos clientes que quieren pasar un día tranquilo sin mucha fiesta y en contacto total con la naturaleza. En esta excursión se visitan todos los lugares de la isla Saona y el Rio Chavon, por lo tanto hay que tener espíritu de Explorador.

Muito bom!

Me perguntaram também sobre a possibilidade de pernoitar na Isla Saona. É possível sim, mas numa parte diferente da ilha, e envolve ir até lá de barco privado, encarecendo bastante o programa e demandando mais tempo.

A Ilha Saona é enorme, e nós visitamos apenas a pontinha oeste dela, sendo que o maior povoado da ilha é Mano Juan, no litoral sul. Mesmo assim, Mano Juan ainda é uma pacata vila de pescadores, e suas tradicionais casinhas de madeira coloridas fazem parte do charme da ilha. Fiquei só imaginando que delícia deve ser pernoitar na Isla Saona, descobrir como vivem os nativos da ilha, seus costumes e tradições.

O único outro assentamento que existe na ilha é Catuano, uma base da marinha. 

Isla Saona
fiquei só imaginando que delícia deve ser pernoitar na Isla Saona, numa casinha dessas

Isla Saona
como vocês podem ver, a Ilha Saona é enorme, e nós visitamos apenas a pontinha oeste, sendo que o maior povoado da ilha é Mano Juan, no litoral sul

Isla Saona
esta foi a praia que nós visitamos na Isla Saona no passeio de barco

isla_saona
deve ser maravilhoso visitar outras partes da ilha menos muvucadas pelo turismo de massas

isla_saona
vendedor de chapéus artesanais na Ilha Saona

isla_saona
passeio de barco à Ilha Saona, República Dominicana

Caso você queira mais informações, o post mais completo que encontrei sobre a Isla Saona está aqui: Saona Island.

Para este passeio de barco à Isla Saona, não esqueça de levar protetor solar, repelente de insetos, snorkel e máscara, máquina fotográfica para fotos embaixo d'água e drone (se tiver), maiô/roupa de praia, toalha de praia, canga, óculos de sol, boné, etc. 

Está planejando uma viagem para a República Dominicana? Tem vontade de fazer um passeio de barco até a Isla Saona? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve na Isla Saona? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!

Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: