Menu

Roseau, Dominica: tudo o que você precisa saber

Roseau, Dominica: o que você precisa saber para visitar essa ilha no Caribe

dominica

Roseau, Dominica: o que você precisa saber para visitar essa ilha no Caribe

Você já pensou em conhecer a ilha caribenha de Dominica? Sabia que a sua capital é Roseau, um conhecido destino de cruzeiros no Caribe?

Em janeiro de 2024, fizemos um cruzeiro de 10 dias pelo Caribe no navio Costa Pacífica, da Costa Cruzeiros, saindo da República Dominicana e conhecendo as ilhas caribenhas de Santa Lúcia, Barbados, Guadalupe, Dominica, Antígua e Barbuda, St Maarten e Ilhas Virgens Britânicas.

Já contei aqui no blog como foi a nossa 1ª viagem de navio, e agora vou contar pra vocês como foi a parada do cruzeiro que fizemos em Roseau, na ilha de Dominica.

Dominica é um país soberano, localizado numa ilha montanhosa no Mar do Caribe, mais precisamente na região das Pequenas Antilhas, famosa por suas fontes termais naturais e florestas tropicais.

Saiba mais sobre a ilha de Dominica e sua capital, Roseau, aprenda um pouquinho da história, geografia e curiosidades locais e descubra o que tem para fazer por lá!

dominica
nosso navio aportou em Dominica num porto mais distante do centro

dominica
ao lado de uma surpreendente praia de areia preta

dominica
colorida Dominica

dominica
o que fazer numa ilha cheia de montanhas? subir uma montanha!

dominica
Museu de Dominica

dominica
se você não quer gastar dinheiro nos (caros) tours organizados pelas empresas de cruzeiros, aqui neste post você vai encontrar todas as dicas para fazer passeios por conta própria

O que você precisa saber sobre Dominica

Bom, acho que a 1ª coisa que preciso dizer é que Dominica não tem nada a ver com a República Dominicana, que fica localizada na parte leste da Ilha Hispaniola, mais ao norte!

Parece bobagem, mas muita gente confunde!

E mais, os adjetivos pátrios para quem nasce nesses países também se confundem: para a República Dominicana, usa-se sempre dominicano; e, para Dominica, usa-se mais dominiquense, mas às vezes também é usado dominicano. 

Para não confundir, vamos combinar o seguinte:

  • República Dominicana 👉 dominicano
  • Dominica 👉 dominiquense

dominica
a ilha de Dominica não tem nada a ver com a República Dominicana, que fica localizada numa ilha mais ao norte

Dominica ainda faz parte da Commonwealth Britânica, mas hoje é uma República Democrática Parlamentarista, cujo Chefe de Estado é o Presidente. 

O poder executivo fica nas mãos do 'gabinete', que é comandado por um primeiro-ministro. O Parlamento (House of Assembly) é unicameral, com 30 membros.

A cultura crioula local é uma verdadeira mistura: nomes franceses se misturam com ingleses; a língua, comidas e costumes africanos se misturam com tradições europeias.

Influências rastafaris também são comuns.

Os caribenhos ainda talham dugouts (canoas), tecem cestas e constroem casas sobre pilares.

As línguas oficiais em Dominica são o idioma crioulo - que tem forte sotaque francês, e o inglês, herança dos séculos de colonização britânica (veja um pouquinho mais da história de Dominica abaixo).

moeda oficial usada em Dominica é o Dólar do Caribe Oriental.

É possível fazer câmbio para o dólar de Dominica, mas, se não quiser fazer câmbio, dá tranquilamente para usar dólares americanos e cartões de débito como Nomad e Wise.
Eastern Caribbean Dollar é a moeda utilizada em 8 dos 9 países que fazem parte da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO): Antígua e Barbuda, Dominica, Grenada, Saint Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vincente e Grenadinas, Anguilla e Montserrat. As Ilhas Virgens Britânicas são o único país membro da OECS que têm a sua própria moeda.

Li que Dominica queria ser o 1º país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda oficial em 2015. Inclusive, a data marcada para a festa de adoção da nova moeda virtual seria o dia 14 de março de 2015 (em inglês, 3/14/15), escolhido em homenagem ao símbolo matemático pi (3,1415...). Mas depois fiquei sabendo que o 1º país no mundo a adotar o bitcoin como moeda de curso legal foi El Salvador, em 2021, então acho que os planos de Dominica não deram muito certo.

Dominica tem um clima tropical, quente e úmido, com temperaturas médias anuais que giram em torno de 27ºC, ou seja, o clima é bom durante o ano todo, mas...

Dominica é especialmente vulnerável a furacões, devido à sua localização. 

Em 1979, a ilha de Dominica foi atingida diretamente por um furacão de categoria 5; em 2007, o Furacão Dean, de categoria 1, atingiu a ilha, causando até mortes, e atingindo duramente os bananais de Dominica.

E, falando em bananas, a economia de Dominica é dominada pela agricultura, com destaque para a produção de bananas. Quase 1/3 dos dominicanos trabalham na agricultura que, contudo, é altamente vulnerável às condições climáticas. 

Além das 14 (!!!) espécies de bananas encontradas em Dominica, ultimamente eles estão diversificando e estimulando a produção de café, patchouli, babosa, flores e frutas exóticas, como manga, goiaba e mamão.

dominica
existem 14 espécies de bananas em Dominica

dominica

dominica
Dominica faz parte da Commonwealth Britânica

dominica
passeando em Dominica, você vai encontrar várias heranças dos séculos de colonização britânica

dominica
influências rastafaris são comuns em Dominica

Dominica é uma das ilhas mais pobres do Caribe, com PIB baixo, muito dependente da agricultura e, por não ter praias paradisíacas como as ilhas próximas, tem muita dificuldade de viver do turismo. 

E mais: enquanto várias ilhas caribenhas são paraísos fiscais, em Dominica os impostos são altíssimos.

Quem vem da vizinha ilha de Guadalupe, bem mais 'civilizada', pode acabar se decepcionando um pouco com a falta de estrutura de Dominica.

Nós visitamos Dominica durante um cruzeiro de navio, mas também é possível chegar lá voando - o Aeroporto Internacional Douglas-Charles fica no nordeste da ilha. Do Brasil não existem voos diretos - acredito que o melhor jeito de chegar lá é via Miami ou Orlando.

Brasileiros não precisam providenciar visto ou pagar quaisquer taxas para ingressar na ilha de Dominica. 

Para visitar Dominica, é necessário apresentar apenas o seu passaporte válido e ter a vacina contra a febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação.


Em Dominica, assim como em quase todos os destinos tropicais, tem que ter cuidado com as picadas de mosquitos - previna-se usando um repelente bom, de preferência com DEET.

Leve também os itens fundamentais em qualquer viagem ao Caribe: óculos de sol, boné e muito protetor solar.

dominica
visitamos Dominica durante um cruzeiro de navio, mas também é possível chegar lá voando

dominica
mural de rua em Dominica alertando para os perigos das picadas de mosquitos

Vacina contra a febre amarela
para visitar Dominica, é necessário ter a vacina contra a febre amarela no seu Certificado Internacional de Vacinação

Geografia de Dominica

Dominica é uma ilha no Mar do Caribe - a mais ao norte das Ilhas de Barlavento, embora às vezes seja considerada a mais ao sul das Ilhas de Sotavento.

Seus vizinhos são 2 departamentos ultramarinos franceses: Guadalupe, a noroeste, e Martinica, a sudeste.

O ponto mais alto de Dominica é o Morne Diablotins, com 1.447m.

Dominica é a ilha mais montanhosa e mais recente das Pequenas Antilhas, ainda apresentando atividade geotermal vulcânica, com picos que são cones de crateras de lava, incluindo o famoso Boiling Lake, fonte termal que é o 2º maior lago termicamente ativo no mundo.

A ilha de Dominica foi o 1º país do Novo Mundo que Cristóvão Colombo encontrou na sua 2ª viagem ao Caribe - quando os seus patrocinadores reais pediram que ele descrevesse a ilha, Colombo pegou um pedaço de pergaminho e atirou sobre a mesa, dizendo "isso é o que Dominica parece, completamente coberta por montanhas, com apenas um local plano".

Devido ao seu relevo acidentado, Dominica inclusive demorou bastante a ser colonizada pelos europeus. Como a ilha era protegida por montanhas escarpadas, as potências europeias acabavam sempre construindo portos e assentamentos agrícolas primeiro em outras ilhas, e Dominica ia ficando para depois.

Talvez isso tenha sido uma sorte, pois a ilha de Dominica acabou sendo preservada do turismo de alto impacto, que danificou a natureza em grande parte das ilhas do Caribe. Hoje em dia, os cidadãos de Dominica fazem questão de preservar a sua espetacular beleza natural, desencorajando o turismo de massas e incentivando a indústria do ecoturismo, tanto que o slogan da ilha é "Nature Isle of the Caribbean" - embora navios de cruzeiros ainda sejam muito bem-vindos, como pudemos comprovar pessoalmente. 

  • O país tem muitas cachoeiras, nascentes, rios, recifes de corais e algumas poucas praias de areia, além de florestas tropicais montanhosas que são habitat de várias espécies raras de fauna e flora
  • A natureza vulcânica da ilha atrai bastante mergulhadores
  • A ilha tem várias áreas protegidas, como o Parque Nacional Cabrits, bem como 365 rios
  • O Parque Nacional de Morne Trois Pitons é uma floresta tropical com características vulcânicas, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO
  • A ilha é super montanhosa, sem áreas planas, como comentei acima, e justamente por isso não tem muitas praias
  • Dominica tem 9 vulcões ativos e lagos sulfurosos e fumarolas, que são explorados em passeios de ecoturismo - é o lugar no mundo com mais vulcões ativos por m2

mapa de Dominica caribe
no roteiro do nosso cruzeiro, é possível ver a localização de Dominica no mapa

dominica
imagine Cristóvão Colombo chegando ao Caribe e encontrando Dominica, uma ilha completamente coberta por montanhas

dominica
Dominica possui poucas praias de areia, uma desvantagem para o seu turismo

dominica
Dominica é a ilha mais montanhosa das Pequenas Antilhas

dominica
os cidadãos de Dominica fazem questão de preservar a sua espetacular beleza natural, tanto que hoje o slogan da ilha é "Nature Isle of the Caribbean"

dominica
dizem que Dominica tem 365 rios (será???), e o Roseau, que corta a capital do país, é um deles

dominica
Dominica demorou bastante a ser colonizada pelos europeus, devido ao seu relevo acidentado

Curiosidades de Dominica

A bandeira de Dominica tem no seu centro um papagaio que é endêmico das florestas de montanha da ilha, ou seja, que só existe lá, e está ameaçado de extinção.
O papagaio Sisserou (Amazona imperialis), ou papagaio-imperial, é o pássaro nacional da Dominica. Ele é o maior de todos os papagaios da Amazônia e vive em árvores ao longo dos rios da ilha. 
Uma outra espécie, o papagaio de gola vermelha, também é endêmico de Dominica - ambas as aves são raras e protegidas e, além dos perigos da floresta, ainda sofrem com os riscos dos furacões.

É uma das únicas bandeiras do mundo que tem a cor roxa - eu nunca vi nenhuma outra bandeira que tenha roxo!

bandeira de Dominica
bandeira de Dominica

dominica
o papagaio Sisserou é o pássaro nacional da Dominica

dominica
as cores da bandeira de Dominica estão por todos os lados

Quase todos os 80 mil habitantes de Dominica são descendentes de escravos trazidos da África pelos agricultores coloniais no século 18, mas há também uma pequena população de índios caribes (ou Caraíbas), os habitantes originais das ilhas do Caribe.

Cerca de 3 mil indígenas vivem nesta que é uma das únicas áreas em todo o Caribe onde ainda se pode encontrar Caribs de verdade, já que em todas as outras ilhas eles foram exterminados ou expulsos pelos colonizadores europeus. 

Sobrou apenas este pequeno grupo em Dominica, hoje mais valorizados do que nunca, mas que nem de longe se assemelham aos 'Caribs' que partiram da Venezuela há 800 anos, seguindo de ilha em ilha à remo, rumo ao norte, geração após geração, conquistando e substituindo os índios Arawaks

A chegada dos colonizadores europeus interrompeu a trajetória de conquistas dessas tribos guerreiras caraíbas, que tinham como destino Cuba e a Flórida. Eles lutaram bravamente contra espanhóis, ingleses e franceses, de ilha em ilha, mas acabaram sendo vencidos pelas armas de fogo e pelos micróbios trazidos pelos colonizadores estrangeiros...

A palavra mais usada em Dominica é irie, que tem um significado de paz, mais ou menos como a nossa gíria "suave", e é usada como um cumprimento, no lugar de "oi", "tchau" ou "legal", quando você quer desejar que a pessoa fique em paz com tudo ao seu redor.

Quase 80% da população em Dominica é católica, inclusive os povos indígenas 'Caribs', e os valores conservadores são importantes.

  • Para jogar: o esporte nacional é o cricket
  • Para comer: sopa de callaloo, uma mistura cremosa feita com folhas de inhame
  • Para beber: ponche de frutas feito com frutas frescas e o famoso rum local Macoucherie
  • Para ler: Voyage in the Dark, livro escrito em 1934 por Jean Rhys, uma escritora dominiquesa, que conta a história triste da jovem protagonista Anna Morgan, que é transferida de sua casa caribenha para a Inglaterra por uma madrasta indiferente, após a morte de seu pai, ou então The Orchid House, romance de 1953 da escritora dominiquesa Phyllis Shand Allfrey, narrado por uma velha enfermeira negra (não sei se algum deles têm tradução em português)
  • Para ouvir: Soukous africano, um estilo de música originário do Congo com influências da rumba Cubana, e também Louisiana Zydeco, um ritmo musical que surgiu na Louisiana, criado por falantes do idioma crioulo francês, que mistura blues, rhythm & blues e a música indígena dos crioulos e do povo nativo americano da Louisiana
  • Para assistir: Piratas do Caribe - o 2º e o 3º filmes da série tiveram várias cenas gravadas em Dominica

dominica
várias cenas de filmes da série 'Piratas do Caribe' foram gravadas em Dominica

dominica
rum da famosa destilaria local 'Macoucherie'

dominica
você sabia que os índios 'caribes' eram os habitantes originais das ilhas do Caribe? hoje em dia foram quase que completamente dizimados, e viraram nome de cerveja

dominica
a música é um elemento muito presente na cultura de Dominica

dominica
bares próximos ao mercado de Roseau

dominica
quase todos os habitantes de Dominica são descendentes de escravos trazidos da África

O que você precisa saber sobre Roseau na Dominica

Roseau é a capital e maior cidade da ilha de Dominica, situada na Paróquia de Saint George, a mais povoada do país, da qual também é capital.

A ilha é dividida em 'paróquias', e não em 'estados' como aqui no BR. 

É a cidade mais antiga - com mais de 300 anos - e também a mais importante do país, com muitas casas de madeira coloridas. Uma típica cidade portuária caribenha. 

De acordo com o último censo, Roseau tem uma população de 16.582 habitantes.

A capital Roseau foi construída sobre um antigo assentamento caribenho, chamado Saïri

No século 17 chegaram lá lenhadores franceses que rebatizaram o lugar com o nome de Roseau, que, em francês, significa 'cana', devido ao grande número de canas que havia nas margens do rio, também chamado Roseau.

A nova colônia logo teria sua própria igreja, em 1730, que hoje é a catedral católica.

Roseau fica localizada na costa sudoeste de Dominica, na desembocadura do Rio Roseau, que atravessa a cidade, sendo um dos maiores rios que cruzam as capitais dos estados caribenhos.

dominica
Roseau é a capital e maior cidade da ilha de Dominica

dominica
a capital possui muitas casas de madeira coloridas

dominica
arquitetura colonial em Roseau na Dominica

dominica
uma típica cidade portuária caribenha

dominica

dominica
o Rio Roseau, que atravessa a cidade, é um dos maiores rios que cruzam as capitais dos estados caribenhos

dominica

dominica
arquitetura típica de uma cidade portuária caribenha

dominica
cena típica das ruas da capital de Dominica

dominica
casas de madeira coloridas em Dominica

dominica

Atrações turísticas de Roseau na Dominica

Roseau é o principal centro turístico de Dominica, com as praias de areia negra de origem vulcânica como uma de suas maiores atrações turísticas.

Perto da cidade também existem fontes termais, e muitos turistas vão à Roseau especialmente para ver baleias cachalotes

O mar caribenho nas proximidades de Dominica é lar de muitos cetáceos - especialmente baleias cachalotes, golfinhos-rotadores e golfinhos-pintados-pantropical, o que faz de Dominica um destino especial para turistas interessados ​​em observação de baleias.

Banhada pelo Mar do Caribe, a capital Roseau tem um importante porto, usado tanto para o comércio como para a chegada de cruzeiros turísticos, e tem também um ancoradouro de navios de cruzeiros, o Roseau Cruise Ship Berth.

As praias próximas do porto não são bonitas, mas, ao lado do Roseau Cruise Ship Berth, você encontra o letreiro de Dominica - Dominica Sculpture Sign - e também o Museu de Dominica, que fecha aos sábados e domingos.

O porto de Roseau fica localizado um pouco mais distante, mas o 'Roseau Cruise Ship Berth' fica situado bem no centro da cidadezinha, que é cheia de casinhas de madeira coloridas.

Bem pertinho dali, você verá a Igreja Anglicana de Saint George, a residência do presidente e a Catedral Católica Our Lady of Fair Haven. A Catedral Católica de Roseau foi construída sobre uma colina, com pedras vulcânicas.

Outro ponto de interesse em Roseau é o Fort Young Hotel - um hotel onde são realizadas diversas atividades culturais, localizado num antigo forte francês de 1720. 

O forte foi tomado pelos britânicos em 1761 e servia para proteger as embarcações - seu nome homenageia Sir William Young, governador de Dominica entre 1770 e 1773.

Ao lado do forte, não deixe de conferir o Neg Mawon Emancipation Monument, estátua dedicada às rebeliões de escravos.

Além do mar caribenho no litoral, de outro lado a cidade é cercada por uma elevação chamada 'Morne Bruce', de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. 

Para chegar ao Morne Bruce Viewpoint, saindo do porto, você tem que caminhar cerca de 1,5Km (30min de subida). Lá perto também fica situado o Jardim Botânico de Dominica.

Visitei todos esses pontos de interesse em Dominica numa longa caminhada, e mais abaixo explico em detalhes como você pode fazer tudo isso por conta própria!

dominica
Dominica possui algumas poucas praias de areia negra de origem vulcânica

dominica
a capital Roseau tem um importante porto, usado tanto para o comércio como para a chegada de cruzeiros turísticos, e tem também um ancoradouro de navios de cruzeiros

dominica
navio ancorado no 'Roseau Cruise Ship Berth'

dominica
Museu de Dominica

dominica
letreiro de Dominica - Dominica Sculpture Sign

dominica

dominica
residência do Presidente de Dominica

dominica
igreja em Roseau

dominica
Neg Mawon Emancipation Monument, estátua dedicada às rebeliões de escravos em Dominica

dominica
ruínas de uma antiga igreja em Roseau

dominica
o Fort Young é hoje um hotel, localizado num antigo forte francês de 1720

dominica
centro de Roseau

dominica
de um lado, o Mar do Caribe; de outro, uma elevação chamada 'Morne Bruce', de onde se tem uma vista panorâmica da cidade

dominica
vista do Morne Bruce Viewpoint

mapa de Roseau na Dominica
mapa de Roseau na ilha de Dominica

O que fazer em Dominica

Em Dominica, a areia das praias não é branquinha e paradisíaca como nas ilhas situadas ali pelos arredores. 

A ilha de Dominica até tem algumas boas praias, mas são bem afastadas do porto, e a maioria delas com areia escura. Como já comentei, Dominica é uma ilha montanhosa e tropical, com um interior recoberto por florestas densas e muito verdes. 
Aliás, o turismo no país se desenvolveu bem mais lentamente do que nas ilhas vizinhas, justamente por causa do seu relevo vulcânico e das poucas praias. 
De todas as ilhas do Caribe, Dominica teve o menor número de visitantes numa pesquisa realizada em 2008, com apenas 55.800 turistas desembarcando lá (0,3% do total) - no mesmo ano, o Haiti teve o dobro de visitantes!

No entanto, as montanhas, florestas, lagos de água doce, águas termais, cachoeiras e locais de mergulho fazem de Dominica um ótimo destino para o ecoturismo

O ponto forte da ilha de Dominica é a sua floresta tropical bem preservada e as fontes de águas termais naturais do Boiling Lake (Lago Fervente), que é aquecido por um vulcão e coberto de vapor, localizado no Parque Nacional de Morne Trois Pitons, parque natural que também apresenta fumarolas, a cachoeira Trafalgar Falls, com 65m de altura, e o estreito Titou Gorge.

São muitas montanhas, cachoeiras, rios, fontes de água quente e vulcões, todos situados dentro desse parque nacional, que hoje é inclusive protegido pela UNESCO. 
O governo de Dominica já percebeu que a natureza extremamente preservada é o principal atrativo turístico da ilha - cujas praias têm areia escura e não conseguem concorrer em beleza com as praias das ilhas caribenhas vizinhas de Guadalupe e Martinica. 
São, portanto, as cachoeiras, as montanhas e os rios que são valorizados em Dominica, com parques nacionais criados para proteger estas áreas e trilhas desenvolvidas para que se possa usufruir de toda essa beleza natural: o país conta com mais de 200Km de trilhas, que percorrem a ilha de norte a sul, passando por todas as atrações naturais de Dominica.

Um dos pontos turísticos mais famosos de Dominica é a Emerald Pool, onde uma trilha curtinha leva até uma piscina natural cristalina de cor verde-esmeralda, no meio da selva, na base de uma cachoeira.

Outras atrações de Dominica são a Macoucherie Estate Distillery (fechada aos sábados e domingos), Champagne Beach e o vilarejo de Scotts Head.

dominica
Dominica tem mais de 200Km de trilhas, que percorrem a ilha de norte a sul

roseau_dominica
em Dominica, a areia das praias não é branquinha e paradisíaca como nas ilhas situadas ali pelos arredores, o que prejudicou o desenvolvimento do turismo por lá

mapa de Dominica
mapa de Dominica, ilha que tem o formato de uma lágrima

roseau_dominica
sugestões das empresas de cruzeiros de atividades para fazer em Dominica

Dominica de navio

Para quem visita Dominica numa viagem de navio, como nós, existem diversas possibilidades de passeios nos arredores do porto de cruzeiros que podem ser feitos a pé. 

Muita gente não quer gastar dinheiro nos (caros) tours organizados pelas empresas de cruzeiros, e fica receoso de ir visitar lugares mais distantes por conta própria e acabar perdendo a hora do "todos a bordo".

Assim, para unir o útil e agradável ao econômico, tenho listado em todos os meus posts da viagem de navio os lugares interessantes que você pode visitar a pé, num walking tour a partir dos portos de cruzeiros - aqui, no caso, perto do porto de Roseau, em Dominica. 

Sempre que nossos colegas de cruzeiro perguntavam que tour havíamos feito no dia, nós respondíamos "fizemos o walking tour", e eles diziam "ué, mas eu não vi esse no folheto"...hahahaha, é que esse tour eu mesma é que havia organizado!!😝

Para organizar o seu próprio walking tour em Dominica, veja as distâncias no Google Maps e decida o quanto você está disposto a caminhar. A minha caminhada pelos pontos turísticos do centro de Roseau, em Dominica, deu 9,1Km. Registrei tudo no Strava.

Também tem sempre a opção de ir de táxi ao ponto mais distante que seja do seu interesse e depois voltar caminhando, ou vice-versa.

roseau_dominica
meu longo walking tour em Dominica - você pode reduzir a quilometragem pela metade indo de táxi até o alto do Morne Bruce Viewpoint 

roseau_dominica
no porto há uma infinidade dessas jardineiras, que levam turistas para passeios (caros) organizados e vendidos no próprio navio

roseau_dominica
mapa da capital Roseau na ilha de Dominica

Além de caminhar pelo centrinho e visitar os pontos de interesse que eu já sugeri na capital Roseau, dá para pegar um táxi até o Morne Bruce Viewpoint, por exemplo, e descer caminhando lá do alto, do Morne Bruce Garrison, pela trilha Jack's Walk Trail, que começa/termina no Dominica Botanical Gardens

Minha única decepção no Jardim Botânico de Dominica foi que eu queria ter visto mais de perto o papagaio mais famoso da ilha - o papagaio Sisserou - que é o pássaro nacional da Dominica, mas eles ficam dentro de um cercado, e só é possível vê-los de longe 😞 

Eu subi e desci caminhando pela trilha, e achei tranquilo para quem está acostumado a caminhadas com altimetria - o mais difícil de suportar nem é a subida (um ganho de elevação de 158m), mas sim o calor de mais de 30°C, que parecia que estava assando!

Lá em cima, uma garrafa de 500ml de água gelada custa U$ 2. 

Não deixe de ver a Bamboo House, um abrigo todo feito de bambu na parte de baixo do parque, no Dominica Botanical Gardens, e a Morne Bruce Cross, lá em cima do morro. 

Registrei todo o passeio, incluindo a trilha até o alto do Morne Bruce Garrison, no Strava.

Se você não é acostumado a fazer trilhas, ainda mais com muito calor e altimetria, recomendo que faça como comentei acima: pegue um táxi do porto até o alto do Morne Bruce Viewpoint e, de lá, vai ser fácil apenas DESCER caminhando pela trilha Jack's Walk Trail, passando pelo Dominica Botanical Gardens e voltando a pé até o navio, passando pelos pontos turísticos que sugeri no centrinho de Roseau.  

Termine o seu passeio antes de voltar pro navio com um drink no Fort Young Hotel, que tem um lindo bar com vista pro porto, drinks decentes e preços ok. 

Não esqueça que, mais legal do que ficar dando check ✔ em cada ponto turístico, são as surpresas que você vai encontrar no seu caminho se você desembarcar do navio de coração aberto para conhecer uma nova cultura!

roseau_dominica
Bamboo House, um abrigo todo feito de bambu, no Dominica Botanical Gardens

roseau_dominica
Bamboo House

roseau_dominica
cercado dos papagaios Sisserou, pássaro nacional da Dominica, no Jardim Botânico de Dominica

roseau_dominica
Jack's Walk Trail

roseau_dominica
mini-lagartinhos ao longo da trilha

roseau_dominica
trilha que leva do Jardim Botânico de Dominica até o Morne Bruce Viewpoint

roseau_dominica
vista do Morne Bruce Viewpoint

roseau_dominica
o ganho de elevação foi de 158m, mas o mais difícil nem foi a subida, e sim o calorão que fazia!

roseau_dominica
Morne Bruce Cross, lá em cima do morro

roseau_dominica
se você não é acostumado a fazer trilhas, suba de táxi e desça caminhando

roseau_dominica
lá em cima, uma garrafa de 500ml de água gelada custa U$ 2

roseau_dominica
Morne Bruce Garrison, guarnição que defendia a capital de Dominica

roseau_dominica
antes de voltar pro navio, encerre o seu passeio com um drink no Fort Young Hotel

roseau_dominica
o Fort Young Hotel tem esse lindo bar com vista pro ancoradouro de cruzeiros no centro de Roseau

roseau_dominica
drinks decentes e preços ok no Fort Young Hotel

Diário de bordo de Dominica

Para ir da ilha de Guadalupe, onde estávamos antes, até Dominica, voltamos para o sul.

Um pouco antes das 8hs, olhei pela varanda da nossa cabine e estávamos chegando a uma ilha totalmente montanhosa, cheia de casinhas coloridas nas encostas das colinas. 

No ancoradouro de cruzeiros que fica situado mais próximo ao centrinho da capital Roseau, já havia um navio ancorado, então o nosso Costa Pacífica ancorou no porto um pouco mais distante do centrinho - a aproximadamente 1,5Km de distância. 

Como expliquei antes, a capital Roseau tem um porto, que é usado tanto para o comércio como para a chegada de cruzeiros turísticos, e tem também um ancoradouro de navios de cruzeiros, o Roseau Cruise Ship Berth.

Se você tiver sorte, provavelmente o seu navio vai 'estacionar' no Roseau Cruise Ship Berth, e você já vai desembarcar do seu navio ao lado do Dominica Sculpture Sign, que é o letreiro com o nome do país, exatamente na frente do Museu de Dominica

O ingresso para entrar no Museu de Dominica custa U$ 3, e pode pagar em euro e dólares americanos. Não aceitam cartões. 

Eu, na verdade, não me importei de ir caminhando até o centrinho desde o porto mais distante onde aportou nosso navio, pela Woodbridge Bay, atravessando o bairro de Pottersville, porque foi legal ver a praia de areia preta de Roseau e cruzar a ponte sobre o Rio Roseau.

Comprei 2 latinhas de cerveja e 1 de Coca-Cola no mercado e deu US$ 4,91 no cartão Nomad. Na moeda deles - o dólar caribenho - deu $ 13,20. Cotação de U$ 1 = $ 2,68 dólar caribenho.

A única rede de fast food que vimos na ilha foi KFC.

roseau_dominica
Dominica é uma ilha montanhosa, cheia de casinhas coloridas nas encostas das colinas

roseau_dominica
Roseau, a capital da ilha de Dominica, tem um porto usado tanto para o comércio como para a chegada de cruzeiros turísticos

roseau_dominica
no ancoradouro de cruzeiros que fica situado mais próximo ao centrinho da capital Roseau, já havia um navio ancorado, então o nosso Costa Pacífica ancorou no porto um pouco mais distante do centrinho

roseau_dominica
não me importei nem um pouco de ir caminhando até o centrinho pela Woodbridge Bay, atravessando o bairro de Pottersville

roseau_dominica
a única rede de fast food que vimos na ilha foi KFC

roseau_dominica
street art em Dominica

roseau_dominica
loja de souvenirs próxima do Roseau Cruise Ship Berth

roseau_dominica
Museu de Dominica

roseau_dominica
o ingresso para entrar no Museu de Dominica custa U$ 3

roseau_dominica
parquinho infantil que encontrei atrás do Fort Young Hotel

roseau_dominica
supermercado em Dominica

roseau_dominica
comprei 2 latinhas de cerveja e 1 de Coca-Cola no mercado e deu US$ 4,91 no cartão Nomad

roseau_dominica
já que as bebidas no navio eram caríssimas, aproveitávamos quando estávamos em terra firme para comprar e experimentar as cervejas locais

roseau_dominica
souvenirs de Dominica

roseau_dominica
cruzando a ponte sobre o Rio Roseau em Dominica

A praia de areia preta do porto

Se não tivéssemos atracado nesse porto mais distante do centro, situado ao lado dessa praia, provavelmente eu nem teria ido à praia e tomado um banho de mar maravilhoso em Dominica.

A praia ali ao lado desse porto é de areia preta, mas a água é cristalina e a temperatura é perfeita! Um banho de mar maravilhoso. 

É bom ter aqueles sapatinhos de nadar, porque o fundo do mar é de pedrinhas redondinhas pretas e, para entrar na água e nadar, machuca um pouquinho os pés se você estiver sem nenhum calçado - como na maioria das praias na Europa.

Sim, eu sei que parece estranho recomendar uma praia que, além de ter areia preta, ainda fica situada ao lado de um porto - normalmente a água não é tão limpa perto dos portos. Nem eu mesma havia cogitado ir à praia, quando passei caminhando por ali de manhã, a caminho do centro da capital. De manhã, de fato a praia não parecia tão apetitosa! Meu plano era fazer o walking tour pelo centrinho de Roseau, conhecer os lugares que eu havia planejado conhecer, e voltar pro navio, para curtir a piscina, mas...

Quando estava voltando pro navio, debaixo de um sol de rachar de mais de 30°C, no meio da tarde, vi um monte de gringos felizes da vida fazendo praia ali! Olhando aquela gente toda dentro da água, fiquei pensando que não poderia ser ruim, e não resisti a experimentar! 

Resultado: descobri que a água era cristalina, com uma temperatura perfeita! Que delícia de banho, gente!

roseau_dominica
praia de areia preta ao lado do porto de Roseau em Dominica

roseau_dominica
quando estava voltando pro navio, no meio da tarde, vi um monte de gringos felizes da vida fazendo praia ali

roseau_dominica
fiquei pensando que não poderia ser ruim, e não resisti a experimentar

roseau_dominica
descobri que a água era cristalina, com uma temperatura perfeita

roseau_dominica
as praias de Dominica são de areia preta, de origem vulcânica

roseau_dominica
eu sei que parece estranho recomendar uma praia que, além de ter areia preta, ainda fica situada ao lado de um porto, mas foi um banho de mar de-li-ci-o-so!

Onde se hospedar em Dominica

Como fomos a Dominica durante um cruzeiro de navio, obviamente não nos hospedamos na ilha, mas sei que ela oferece algumas ótimas opções de hospedagem.

Então, se você tiver a sorte de poder passar algumas noites por lá, vou deixar aqui dicas de hospedagem para você conferir em Dominica:
roseau_dominica
Sutton Place Hotel

Um pouquinho da história de Dominica

Assim como nas ilhas caribenhas vizinhas, antes da chegada dos colonizadores europeus, tribos indígenas habitavam a ilha de Dominica, que foi ocupada inicialmente pelos pacíficos índios Arawaks, antes da chegada dos guerreiros Caribs, que expulsaram e escravizaram os Arawaks. 

Os belicosos caraíbas chamavam a ilha de Waitikibuli, que significa algo como 'Alto é o seu Corpo'.

Cristóvão Colombo finalmente chegou (engraçado quando dizemos "descobriu") em Dominica no ano de 1493, e batizou a ilha com o nome do dia da semana em que esta foi avistada, um domingo - Dominica em latim.

No século seguinte, a ilha de Dominica permaneceu isolada, servindo como abrigo para muitos nativos 'caribes' fugidos de outras ilhas vizinhas, conforme as potências europeias iam colonizando a região - como comentei acima, por ter uma geografia bem acidentada, Dominica demorou a ser colonizada pelos europeus. 

Embora tivesse um relevo 'complicado', a posição estratégica de Dominica fez da ilha o centro de uma disputa entre ingleses e franceses no século 17: os 1ºs europeus a colonizarem a ilha foram os franceses, que acabaram cedendo formalmente a possessão da Dominica à Grã-Bretanha em 1763. 

Os ingleses tomaram posse da ilha em 1783, e os conflitos que se seguiram entre colonos e nativos levaram à quase extinção dos indígenas caraíbas - o que se percebe hoje em dia pela absoluta predominância de negros, descendentes de escravos, na população.

Finalmente, os ingleses estabeleceram uma pequena colônia no território em 1805.

Com a emancipação dos escravos africanos em todo o Império Britânico em 1834, Dominica foi a 1ª colônia caribenha britânica em 1838 a ter um parlamento controlado por uma maioria negra. 

Mas, em 1896, o Reino Unido reassumiu o controle direto da ilha, transformando-a numa colônia da coroa britânica.

Em 1967, a ilha de Dominica se tornou um estado livre associado ao Reino Unido, que continuava controlando a política externa e a defesa da ilha.

A independência total da Inglaterra foi proclamada em 1978 - Dominica foi uma das 1ªs ilhas caribenhas a ter independência. Também foi a 1ª a ter políticos negros, em 1838, o que era inédito na época, pois a abolição da escravidão tinha acontecido apenas 4 anos antes, em 1834.

roseau_dominica
mercado da época da colonização inglesa no centro histórico de Roseau

roseau_dominica
Dominica foi a 1ª ilha no Caribe a ter políticos negros, em 1838, o que era inédito na época

roseau_dominica
prédios históricos em Dominica

roseau_dominica

Qual chip de celular usar em Dominica

Publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o melhor chip de celular para usar num cruzeiro de navio pelo Caribe e numa viagem pela América Central, então não vou repetir tudo aqui - confere lá que a dica é boa: 


Foi esse simcard que usamos em Dominica, e funcionou perfeitamente! A cobertura de internet na ilha de Dominica, que era ótima, era da operadora Flow

OMeuChip
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Está planejando uma viagem para Dominica? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve na ilha de Dominica? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!

Leia mais sobre o Caribe e a América Central aqui no blog:


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: