Menu

Visitando Malé, a capital das Maldivas

Conheça Malé, a capital das Maldivas, e descubra o que fazer, onde comer, onde ficar, onde comprar, como chegar lá e muito mais

Malé_Maldivas

Conheça Malé, a capital das Maldivas, e descubra o que fazer, onde comer, onde ficar, onde comprar, como chegar lá e muito mais

Quem quiser viajar para as Maldivas necessariamente terá que voar para a sua capital, Malé, situada no Atol Kaafu, única cidade "grande" do país, que é formado por 1.196 ilhas, das quais apenas 203 são habitadas. 

É ali que fica situado o único aeroporto que recebe voos internacionais nas Maldivas. 

Mas raramente alguém fica hospedado em Malé - ainda estou pra conhecer algum turista que tenha passado mais de uma noite em Malé! 

Ninguém sequer chega a conhecer Malé. Fato!

A maioria dos turistas chegam ao Aeroporto Internacional das Maldivas - o Velana International Airport (MLE) - que fica localizado na ilha de Hulhule, ligada à capital Malé apenas por uma ponte (Sinamale Bridge), e pegam imediatamente algum tipo de transfer direto pros seus resorts, em alguma outra ilha, próxima ou distante.

Mas...é clarooooo que esta viajante que vos escreve não se contentaria em viajar para um PAÍS e se enfiar por vários dias em um hotel, sem sequer conhecer a sua capital, bonita ou feia que fosse. 

Então, no nosso último dia nas Maldivas, nos despedimos de Maafushi e da nossa vista azul-turquesa do quarto do Hotel Kaani Palm Beach, e fomos explorar Malé, a capital das Maldivas, já que nosso voo só decolava tarde da noite (e o check-out do hotel era as 12hs).

Malé é ótima para quem tem interesse em conhecer um pouquinho mais da cultura local e da história das Maldivas (meu caso), além de ser - muitas vezes - um ponto obrigatório de conexão entre ferries (barcos mais lentos) e speedboats (lanchas rápidas) para que os turistas possam ir de uma ilha à outra.

É sobre essa nossa visita à Ilha de Malé, capital das Maldivas, que eu quero contar a vocês neste post. 

Vamos conhecer Malé??

Veja também: 


Malé_Maldivas
souvenirs das Maldivas

Malé_Maldivas
Mesquita de Malé, Maldivas
Malé_Maldivas
chegando de balsa em Malé, capital das Maldivas

Depósito de bagagens do Aeroporto de Malé

Nossa primeira providência foi deixar nossas malas guardadas no depósito de bagagens do Aeroporto de Malé por U$ 18 - deixamos 3 volumes depositados lá por U$ 6 cada um. 

Achei caro, mas valeu a pena - do contrário, não teríamos como andar pela cidade toda arrastando 3 volumes de bagagens!

Malé_Maldivas
depósito de bagagens do Aeroporto de Malé

Como ir do aeroporto ao centro de Malé

Como mencionei acima, o Velana International Airport (MLE) fica localizado na ilha de Hulhule, que é ligada à ilha-capital Malé apenas por uma ponte, chamada Sinamale Bridge.

Todo mundo nos recomendou pegar táxi para ir do aeroporto ao centro de Malé, mas realmente não entendi o porquê disso, se o ferry boat (balsa) é muito mais agradável, provavelmente + rápido que o táxi e custa apenas U$ 1 cada trecho. 

Eles devem pensar que os turistas são bobos e gostam de pagar mais...🤔

Levamos uns 10min para desembarcar no centro da capital Malé.

O ferry custa U$ 1 ou 10 rúpias cada trecho por pessoa, então chegamos à conclusão de que é mais negócio ter rúpias para pagar essas voltinhas, já que U$ 1 = 15 rúpias, e eles cobram pelos tickets U$ 1 ou 10 rúpias, ou seja, se você paga com dólares, eles te cobram mais caro e ainda te dão o troco em rúpias numa cotação ruim - é uma relação perde-perde 😳

No próximo post - quanto custa uma viagem às Maldivas - vou explicar melhor sobre o câmbio de moeda nas Maldivas.

As balsas partem do centro ao aeroporto e vice-versa a cada 10 minutos durante o dia inteiro, e com uma frequência menor durante a madrugada. 

Leia também:


Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas
terminal de balsas ao lado do aeroporto internacional das Maldivas

Malé_Maldivas
o Velana International Airport fica localizado na ilha de Hulhule, que é ligada à ilha-capital Malé pela Ponte Sinamale, na foto acima

ticket do ferry entre o aeroporto internacional das Maldivas e o centro da capital Malé

Malé_Maldivas
ferry entre o centro da capital Malé e o aeroporto

Malé_Maldivas
faceiros de ferry pra lá e pra cá - muito melhor do que circular de táxi!

Malé_Maldivas
terminal de balsas de Malé, capital das Maldivas

O que fazer em Malé, nas Maldivas

Malé é uma cidade-ilha bem pequena (veja no Google Maps) e é possível percorrê-la de um lado a outro a pé em apenas algumas horas. 

Numa caminhada rápida, de menos de 5Km, passamos por todos os principais pontos turísticos da capital Malé, fomos à (mesquita) Masjid Al-Sultan Muhammad Thakurufaanu Al-Arzam, ao lindo Sultan Park, nas lojinhas de souvenirs, na Praça da República, vimos o Palácio do Governo, o Parlamento, um bonito monumento em homenagem aos falecidos num ataque terrorista, passamos no Museu Nacional, almoçamos num excelente restaurante tailandês - Sala Thai, fomos a um café, fizemos compras num mercadinho, etc.

Se você tem vontade de visitar a Grande Mesquita de Malé, não esqueça de usar roupas adequadas, que cubram o colo e as coxas.

Malé_Maldivas
Masjid Al-Sultan Muhammad Thakurufaanu Al-Arzam

Malé_Maldivas
informações para visita à mesquita - inclusive os trajes permitidos/proibidos

Malé_Maldivas
visitando a Grande Mesquita de Malé, nas Maldivas

Malé_Maldivas
monumento, no centro de Malé, em homenagem às vítimas de um ataque terrorista

Malé_Maldivas
Parque do Sultão

Malé_Maldivas
passeando em Malé, nas Maldivas

Malé_Maldivas
Praça da República, em Malé

Malé_Maldivas
prédios do governo no centro de Malé

Malé_Maldivas
Museu Nacional das Maldivas

Malé_Maldivas

Outro lugar que vale a pena visitar (mas não chegamos a ir até lá) é o Monumento do Tsunami, em homenagem às vítimas do tsunami de dezembro de 2004.  

Minhas impressões de Malé foram as melhores possíveis. 

Não sei se eu tinha lido* coisas tão ruins sobre a capital das Maldivas - que era um lugar horroroso, poluído, lotado de gente, muvucado, sujo - que me preparei psicologicamente para o pior, e me surpreendi positivamente!

Tinha lido* que Malé é puro concreto, com motos zunindo pra lá e pra cá e ar muito poluído, com pouco mais de 6Km² e 143 mil residentes.

** Vide o livro da escritora e jornalista Francesca Borri, Que Paraíso é Esse? - leitura fundamental para quem vai às Maldivas, além desta matéria online - O outro lado das Maldivas - que explica como Malé tem um lado miserável, violento e que serve de esconderijo de terroristas do ISIS.

Realmente, Malé não é uma cidadezinha charmosa, mas para horrorosa também não serve, por favor...

Também achei muito limpa, com pouca gente e nada de poluição. 

Em resumo, afirmo que vale muito a pena passar algumas horas lá explorando a capital! Não consigo sequer imaginar visitar um país e não ter um mínimo de curiosidade de ver a sua capital, por mais que realmente fosse um lugar horroroso (e não é!).

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas
achei Malé até bem limpa e organizada

Malé com crianças

principal dica para quem viaja às Maldivas com crianças é o Sultan Park! 

Se você decidir explorar a capital Malé com um pequeno viajante a tiracolo, não deixe de dar uma passadinha no Parque do Sultão - um mini-oásis verde no meio da cidade, cheio de brinquedos legais (tipo playground) para os pequenos viajantes e bancos na sombra para pais assoleados pelo calor excessivo descansarem.

Em outros tempos, o Lipe teria pirado lá!

Malé_Maldivas
o Parque do Sultão é o lugar mais legal para os pequenos viajantes em Malé

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Onde comer em Malé

Para comer bem em Malé, como já mencionei, recomendo o excelente restaurante tailandês Sala Thai, com seu super ar condicionado, ambiente bacana e pad thai delicioso!

Foi certamente a nossa melhor refeição nas Maldivas!

Mas, além do Sala Thai, também vimos vários outros lugarzinhos que pareciam legais para comer - e mais em conta. Estivemos, por exemplo, no Meltz Café, um café legal, com ótimo cardápio, e bem frequentado por locais. 

Além disso, vale dizer que, se você quiser fazer umas comprinhas de mercado (cookies, chocolates, salgadinhos, etc), é bem melhor se garantir nos mercadinhos de Malé do que deixar para comprar nos mercados de Maafushi, por exemplo, já que os mercadinhos da capital Malé têm muito mais variedade de produtos e preços bem melhores do que nos micro mercadinhos das outras ilhas. 

Gastos do nosso dia passado em Malé, Maldivas:

  • Almoço no restaurante Sala Thai em Malé: U$ 44
  • Bebidas no Meltz Café: U$ 8
  • Lanchinhos no mercado + sorvetes: U$ 10
  • Ímã de geladeira: U$ 4
Malé_Maldivas
restaurante Sala Thai em Malé

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas
Meltz Café em Malé, Maldivas

Malé_Maldivas

Onde comprar em Malé

As Maldivas definitivamente não são um destino de compras, mas sempre é possível encontrar algum souvenir ou lembrancinha para levar para casa de recordação dos seus dias no paraíso. 

Da mesma forma que acontece com as compras de mercado, as comprinhas de lembrancinhas também são bem mais variadas e com preços melhores nas lojinhas do centro de Malé do que nas lojas de souvenirs das ilhas, como as de Maafushi, por exemplo.

Para encontrar várias dessas lojinhas (e algumas casas de câmbio), ande pelas ruazinhas nos arredores do Mercado de Malé, onde você também vai encontrar frutas locais bem diferentonas. 

Malé_Maldivas
frutas regionais no Mercado de Malé

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas
lojinhas de souvenirs no centro de Malé

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas
essas mesmas ruazinhas das lojinhas de souvenirs, nos arredores do Mercado de Malé, também possuem casas de câmbio

Malé_Maldivas
souvenirs das Maldivas à venda nas lojinhas da capital Malé

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Malé_Maldivas

Onde ficar em Malé

Caso o seu voo para Malé chegue muito tarde, impossibilitando que você siga direto para o seu resort, ou caso você tenha que dormir em Malé para pegar um voo cedinho no dia seguinte, vou deixar aqui algumas dicas de hotéis que eu cheguei a pesquisar para passar uma noite na capital das Maldivas, caso fosse necessário:

Manhattan Business Hotel

Sala Boutique Hotel

Tourist Inn

Se você ficar em algum deles, depois me conte como foi a sua experiência. O que mais me agradou, dentre todos que pesquisei, foi o 1º da lista, o Manhattan Business Hotel

Já ficou hospedado em algum hotel de Malé? Deixe a sua dica pra gente nos comentários!

Malé_Maldivas
algumas pessoas preferem se hospedar nas ilhas de Hulhule (a do aeroporto, na foto acima) ou Hulhumalé (ali ao lado), do que na capital Malé

Visitando Malé, a capital das Maldivas

Para encerrar, que já me estendi demais, vou publicar abaixo 2 mapinhas que encontrei no terminal de balsas da capital com os pontos turísticos de Malé e de Hulhumalé.

Você que achou que nunca ia ver fotos de Malé, tomou um fartão aqui neste post, não é?!

Sério, eu NUNCA tinha visto fotos da capital das Maldivas em redes sociais ou posts em blogs sobre Malé! Todo mundo vai para as Maldivas e fica postando só fotos lindas daquele mar azulão!

Acho que são poucos os turistas que "perdem tempo" explorando Malé, e muito menos os que vão publicar alguma foto da capital 😅

Por isso, para os curiosos como eu, postei bastante fotos e vídeos do nosso passeio por Malé no meu Instagram e nos stories, espia lá!

E mais: coloquei todos os stories das Maldivas lá nos destaques - se você perdeu algum episódio, é só assistir lá!

Na minha opinião, realmente não é necessário se hospedar em Malé e ficar lá mais de 1 dia, mas, como já falei, vale muito a pena passar algumas horas desbravando a capital das Maldivas, nem que seja só para poder falar mal dela depois...já que, quem não conhece, sequer pode dar sua opinião! 

Malé_Maldivas
mapa de Malé

Malé_Maldivas
mapa de Hulhumalé

Você já esteve nas Maldivas? Visitou a capital Malé? Achou que valeu a pena? Conta pra gente!

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: