Menu

Precisamos falar sobre férias Instagramáveis nas Maldivas

Férias com fotos Instagramáveis nas Maldivas

férias Instagramáveis nas Maldivas

Férias Instagramáveis nas Maldivas: fiz esta reflexão inicialmente lá no Instagram, durante a nossa viagem às Maldivas e, como deu o que falar, decidi trazer este assunto aqui pro blog também
Juro, minha intenção não é criticar ninguém.

Como que, logo EU, que tirei mais de 9.000 fotos na nossa última viagem, ia ter cara de criticar alguém por fotografar demais!? Não tenho cara para criticar ninguém, claro que não. 

Eu amo fotografar, e isso não vem desses tempos de mídias sociais ou de uma necessidade quase doentia de compartilhar tudo nas redes sociais. Lembro que, na nossa 1ª volta ao mundo, ainda na época do filme de rolo, descobrimos que era baratíssimo revelar fotos em Bangkok, e voltamos da Tailândia com quilos e quilos extras nas mochilas das nossas fotos reveladas e impressas 🤪

Eu VEJO os lugares através das fotos que tiro. Deixo de comprar coisas porque posso fotografá-las e, depois que eu fotografo um tapete, ele passa a ser meu. Se me derem uma passagem aérea para Samarkand e confiscarem a minha câmera, acho que vou viajar triste. Sou do tipo que não acha tanta graça em visitar a igreja ou o museu se as fotos forem proibidas lá dentro. Vou, mas vou sem graça, confesso. Eu fotografo demais, é verdade. Tanto, que meus companheiros de viagem se irritam comigo. Então não posso criticar ninguém por fotografar demais, fato.

Sou culpada, admito. Não é por nada que escolhi, para abrir este post, uma foto bem "Instagramável", como uma crítica a mim mesma 😂 

Por isso, depois de todo esse mea culpa, o que eu quero fazer aqui não é uma crítica, e sim uma reflexão. 

Leia mais sobre a nossa viagem econômica às Maldivas clicando aqui

O que fazer nas Maldivas: passeios de barco

Visitando Malé, a capital das Maldivas: descubra o que fazer, onde comer, onde ficar, onde comprar, como chegar lá e muito mais

férias Instagramáveis nas Maldivas
não há ilha nas Maldivas que não tenha um balancinho no meio do mar neon para fotos Instagramáveis - aquele ao fundo à direita na foto fica em Fulidhoo

Já percebi isso em outras viagens, nos últimos anos (as Filipinas e Urubici foram bons exemplos desse problema), e a coisa só tem se acentuado - demais - ultimamente e, nas Maldivas, chegou ao auge do exagero. 

Talvez justamente por ser um 'destino de sonhos', que está na lista de desejos de todo mundo, do qual as pessoas veem tantas fotos espetaculares no Instagram, e daí vão pra lá sonhando fazer igual. Fazer aquelas fotos-colírio numa redinha dentro daquele mar neon. 

E não conseguem fazer fotos idênticas às da blogueira-influencer-diva. 

E se frustram. Expectativa X Realidade. 

Pensa tu, num banco de areia paradisíaco no meio do Oceano Índico, esperando numa fila para fazer fotos de drone?? Precisa mesmo?!

férias Instagramáveis nas Maldivas
ao invés de aproveitar esse mar perfeito, as pessoas estavam na fila das fotos de drone...láaaa no fundo da foto dá para ver a fila

As pessoas não aproveitaram aquele mar cristalino, elas ficaram lá, num canto, esperando pacientemente a sua vez de correr e rodopiar pela área reservada para fotos profissionais no cantinho do banco de areia, enquanto o fotógrafo do passeio voava o drone sobre elas.

O passeio de barco, que era destinado a ver tubarões, arraias, golfinhos, um naufrágio e um banco de areia, de repente se tornou um book fotográfico para a maior parte das pessoas a bordo, que não estavam lá para de fato ver tubarões, arraias e naufrágios, e sim para FOTOGRAFAR COM tubarões, arraias e naufrágios. 

Leia também: O que fazer nas Maldivas: passeios de barco

Sim, eu também fotografei tudo isso, vocês viram tudo isso no meu perfil no Instagram, mas existem formas E formas de fotografar. 

férias Instagramáveis nas Maldivas
eu até tentei divar pras fotinhos underwater incluídas no passeio de barco...mas só consegui ficar parecendo #ALouca da gaiola dos tubarões kkkk

E, principalmente, você não precisa aparecer em 100% das fotos que estão na memória do seu celular.

Na praia do nosso Hotel Kaani Palm Beach, em Maafushi, tem um daqueles balanços estrategicamente posicionados para fotos em frente ao mar neon. 

Pois não tem um único minuto do dia em que o maldito balanço fique desocupado. Fotos do amanhecer ao anoitecer, de vestidos fluídos e vaporosos ao vento. A apoteose foi uma criatura hilária (e gigante) de roupa toda rosa, brigando com a esposa porque ela não acertou nos clicks do jeito exato que ele queria.

O cúmulo do drama mexicano. Ou seria maldívio??

férias Instagramáveis nas Maldivas
claro que não fotografei as cenas mais ridículas que assistimos, até porque a ideia não é expor ninguém

férias Instagramáveis nas Maldivas
mas nestas fotos dá para ver o balanço da discórdia, ao longe, e as divas de vestidos vaporosos

férias Instagramáveis nas Maldivas
sou muito mais do close da arraia e do tubarão do que de uma selfie minha kkkk...

férias Instagramáveis nas Maldivas
afinal, a gente não precisa aparecer em 100% das fotos que estão nas memórias dos nossos celulares

férias Instagramáveis nas Maldivas
aliás, esse mar é perfeito por natureza - não precisa da nossa cara ali na foto para estragar o que a natureza criou

Jantares à luz de velas na beira da praia, casamentos de frente pro mar no cenário de galhos de coqueiro pre-montado. A impressão que se tem é a de que as pessoas não estão ali pela comida ou pela própria cerimônia. Estão ali unicamente pelas fotos.

ISSO é o que me causa estranheza, e até um certo constrangimento.

TUDO BEM tirar 500 fotos. Já tirei muito mais do que isso num dia. 

O que me enerva é ver gente jovem que perde o banho de mar maravilhoso pelas fotos. 

O que me entristece é ver a mãe tirando a criança aos berros do balanço pra ela mesma poder ficar meia hora se balançando - e xingando o marido, claro, que, coitado, não tem o menor jeito para acertar o ângulo exato que ela quer para a foto que vai para o feed do Instagram. 

O que me deixa com (muita) raiva é ver o mocktail aquecendo abandonado no sol, porque a pessoa pagou U$ 5 por ele só pra sair bonito na foto - nunca teve a intenção de bebê-lo de fato.

Eu adoro um balanço. Mas balanço é pra se divertir, minha gente! É pra se balançar bem alto, sentir frio na barriga e dar risada. 

Balanço não é pra se adonar e ficar 25min fazendo ensaio de fotos com a amiga, e depois mais 25min verificando o resultado na tela do celular, pra depois achar tudo horrível e começar a sessão de novo.

Eu não tenho NENHUMA paciência - sério, ZERO mesmo - pra fazer fila pra tirar fotos. 

Só temos fotos do Lipe na Disney com personagens que demos sorte de cruzarem pelo nosso caminho sem filas. Eu amo fotografar, mas foto, pra mim, é o retrato do momento. Tem que ser espontânea. Qualquer foto forçada fica horrível.

férias Instagramáveis nas Maldivas
nossos mocktails mal dá tempo de fotografar, de tão rápido que descem pela garganta hehehe...

férias Instagramáveis nas Maldivas
jantares à luz de velas na beira da praia, num cenário montado para aparecer no Instagram no dia seguinte

férias Instagramáveis nas Maldivas
sessões de fotos de frente pro mar no cenário de galhos de coqueiro pre-montado, sempre com vestidos vaporosos envolvidos e um marido sofrendo

No passeio de barco nas Maldivas, vi pais oferecendo "prêmios" aos filhos pra sorrirem para as fotos do fotógrafo 🤪

Bom, até aí, atire a 1ª pedra a mãe que nunca fez uma chantagem pro filho sorrir pra foto hehehe...

#QuemNunca, né??

Mas vi também - e foi uma coisa terrível de ver - pais colocando os filhos aos berros dentro d'água junto com tubarões, porque queriam as "fotos underwater com tubarões" que estavam incluídas no pacote.

Eu gostaria que aquela mãe visse as fotos espetaculares que eu fiz da filhinha dela correndo feliz pelo banco de areia, enquanto ela e o marido faziam as fotos de drone sozinhos e furiosos com a criança, que tinha "estragado" o "footage" das férias familiares perfeitas nas Maldivas.

férias Instagramáveis nas Maldivas

Sério, se você observar, com um mínimo de bom senso, dá pra perceber que a coisa está beirando o exagero. O esdrúxulo. Que muitas vezes passa do limite do razoável. E vai ao cúmulo do ridículo. 

Gente espaçosa, que invade o espaço do outro. Que estraga o clima do lugar para os outros. 

Não seja essa pessoa. Faça um exame de consciência. Relaxe, curta as suas férias. Se você fizer isso, as fotos boas vão aparecer automaticamente no seu cartão de memória. Pode ser que não fiquem iguais às da atriz famosa, mas vão ser as melhores lembranças da sua viagem, e vão ser autênticas. 

Tudo o que é copiado e posado fica horrível. Fica cafona. Tenha simancol. 

Tire fotos. Tire MUITAS fotos. Mas não atrapalhe os outros no processo. Não brigue com a sua família no processo. E, principalmente, não esqueça de VIVER o momento.

férias Instagramáveis nas Maldivas
o horário do por do sol era ainda mais concorrido para os books de fotos!

PS. Teve gente que não gostou do que eu escrevi sobre essas sessões de fotos lá no Instagram, afinal, tem quem vá às Maldivas justamente com essa finalidade...mas acho que esse pessoal não entendeu direitinho a minha reflexão...tanto que até mostrei o book fotográfico que o Peg fez de gozação no banco de areia, no maior estilo "black angel de burkini"🤣

Foi um verdadeiro teste para lacraia no 'sand bank'!

Ninguém proibiu sessão de fotos...o que eu disse, gente, é que tem que se divertir no processo!

Veja abaixo algumas fotos meramente ilustrativas de como se divertir no processo:

férias Instagramáveis nas Maldivas

férias Instagramáveis nas Maldivas

férias Instagramáveis nas Maldivas

férias Instagramáveis nas Maldivas

Você já esteve nas Maldivas? Fez "book" de fotos? Ou também achou um exagero o que você viu por lá?

Por favor, deixe os seus comentários abaixo aqui no blog, assim você ajuda outros viajantes, inclusive para que tenham outras opiniões, além da minha!

Veja também todas as fotos e dicas que publiquei na #PVnas Maldivas no InstagramE eu ainda mostrei tudo nos stories, tem várias pastas de destaques das Maldivas lá! 

Leia mais



Maldivas

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Tbm sou como vc, do tipo que fotógrafa tudo e todos e tá sempre com a câmera na mão registrando o que estamos vendo e vivendo, viajo com minimamente 3 câmeras sempre (DSLR, GoPro e Drone), me reconheci todinha na parte que vc fala que vai triste onde não pode ser fotografado hahaha mto eu, confesso que uma filinha ou outra eventualmente eu pego, principalmente na Disney que aaaaaaamo foto com os personagens… mês que vem tô indo em Orlando levar minha filha de quase 2 anos pela primeira vez e fico tão empolgada com a compra do pacote de fotos quanto com a compra do ingresso, mas daí eh q pra mim faz parte da experiência…
    Mas acho q o principal eh se perguntar: pra q quero essas fotos?
    Acho que mais do que isso que vc disse, mtas vezes as pessoas escolhem um destino ou atividade pq vai passar status no Instagram ou achar que vai fazer inveja nos outros, aí o foco passa a ser as fotos pra mostrar e não pra recordar… depois q postou, deixa meia dúzia guardada pra postar em #tbt e no primeiro sinal de problema perde todas essas fotos e tudo bem, já mostrou msm né…
    costumo dizer que tenho minha vida em fotos desde 2006 no Flickr, atualmente com quase 40k de fotos tratadas e separadas… tenho 3 backups de tudo…Nem 1% delas foram postadas… elas são pra eu sempre reviver e recordar aquela viagem… que as pessoas fotografem mais pra recordar um bom momento em família ou amigos, e fotografem menos pra se aparecer e viver de aparências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, Leila! Mas fiquei foi com inveja dessas fotos tratadas e organizadas em 3 back ups, essa parte eu não consigo 😞

      Como é que tu fazes back ups, em diferentes HDs? Ou na nuvem?

      Excluir
    2. Olha uso uma cópia em HD externo e 2 serviços de nuvem q eu pago, Jottacloud e OpenDrive.. são serviços de nuvem pouco conhecido no Brasil mas q eu particularmente já uso os 2 há uns 3 anos e nunca tive problemas… pago sempre o ilimitado anual pq não brinco com perder minhas recordações 😋

      Excluir
  2. Tbm sou como vc, do tipo que fotógrafa tudo e todos e tá sempre com a câmera na mão registrando o que estamos vendo e vivendo, viajo com minimamente 3 câmeras sempre (DSLR, GoPro e Drone), me reconheci todinha na parte que vc fala que vai triste onde não pode ser fotografado hahaha mto eu, confesso que uma filinha ou outra eventualmente eu pego, principalmente na Disney que aaaaaaamo foto com os personagens… mês que vem tô indo em Orlando levar minha filha de quase 2 anos pela primeira vez e fico tão empolgada com a compra do pacote de fotos quanto com a compra do ingresso, mas daí eh q pra mim faz parte da experiência…
    Mas acho q o principal eh se perguntar: pra q quero essas fotos?
    Acho que mais do que isso que vc disse, mtas vezes as pessoas escolhem um destino ou atividade pq vai passar status no Instagram ou achar que vai fazer inveja nos outros, aí o foco passa a ser as fotos pra mostrar e não pra recordar… depois q postou, deixa meia dúzia guardada pra postar em #tbt e no primeiro sinal de problema perde todas essas fotos e tudo bem, já mostrou msm né…
    costumo dizer que tenho minha vida em fotos desde 2006 no Flickr, atualmente com quase 40k de fotos tratadas e separadas… tenho 3 backups de tudo…Nem 1% delas foram postadas… elas são pra eu sempre reviver e recordar aquela viagem… que as pessoas fotografem mais pra recordar um bom momento em família ou amigos, e fotografem menos pra se aparecer e viver de aparências

    ResponderExcluir
  3. Olá! Acho que nunca comentei aqui, apesar de acompanhar suas viagens há muuuito tempo. Mas esse post foi perfeito, totalmente em linha com o que tenho observado em todas as minhas ultima viagens, seja para a praia no Espírito Santo, para o aquário e o museu na Espanha, ou para a neve de Bariloche. A grande maioria das pessoas não viaja mais para curtir o momento de férias, para viver a experiência de estar naquele lugar, viajam para tirar fotos para o Instagram. E precisam postar tudo quase que imediatamente... me entristece muito essa constatação, porque pra mim viajar é justamente experimentar, viver outros olhares, sabores, experimentar mesmo... me parece que é a etapa seguinte daquelas viagens de "checklist", que o sujeito simplesmente olha pra catedral de toledo do lado de fora e considera "visto". Ou tira foto de costas pro mar, nem olha direito as ondas, e vai postar na mesma hora, sem molhar os pés.
    Sei que nem sempre se tem tempo de parar para entrar em todo lugar, mas é o conceito que me incomoda, ir lá pra dizer que fui, fotografar e postar pra todos saberem que fui, na mesma hora... e no final nem saber direito o que tinha naquele lugar lindo da foto postada... muito doido tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que a Márcia falou que eu tenho sentido nas minhas últimas viagens! As pessoas estão no lugar pela foto e não pra aproveitar o momento e o lugar! Eu já ando bem bodiada de instagram (da minha ultima viagem não postei nada), essas coisas só servem pra me dar mais preguiça ainda...

      Excluir