Quando programamos nosso roteiro na Finlândia, pensamos em fazer a linda viagem de trem até Rovaniemi, na Lapônia, mas isso encareceria bastante as coisas para nós e estava fora do nosso orçamento, sem contar que, nos 5 dias de que dispúnhamos para ficar lá, a viagem ia ficar muito corrida e, depois de tantas andanças de motorhome pela Europa, na Coréia do Sul e no Japão, precisávamos de um descanso.
Numa viagem, a melhor maneira de descansar, na minha opinião, é ficar vários dias em um mesmo lugar, sem ter que trocar de hotel e de cidade.
Então, foi assim que decidimos ficar todos os 5 dias em Helsinque, a linda capital finlandesa, fazendo no máximo passeios de bate-e-volta aos arredores da cidade, como os que fizemos até a linda cidadezinha de Porvoo e ao SuperPark em Vantaa.
Para tanto, queríamos um hotel bem localizado, com um ótimo café da manhã (já que é tudo caro na Finlândia e tem que aproveitar o café da manhã do hotel) e, condição sine qua non: tinha que ter sauna, já que eu PRECISAVA experimentar as famosas saunas pelas quais a Finlândia é mundialmente conhecida!
a diferença de fuso horário entre Tóquio e Helsinque acabou com a energia do pequeno |
Localização
Nosso primeiro pré-requisito era boa localização, e nisso o Hotel Helka em Helsinque ganha nota 10!
Ele não fica bem no centrinho da cidade, mas é bem perto, e o melhor: fica quase na frente do HAM - Helsinki Art Museum e bem perto da famosa Igreja Temppeliaukio, escavada na rocha.
A 250m fica a estação de metrô mais próxima, a Kamppi.
O endereço é Pohjoinen Rautatiekatu, 23.
Quando vimos que o hotel tinha nota 8,4, com avaliação de "muito bom" no Booking - e nota 8,9 de localização - não tivemos dúvida: esse era o hotel que queríamos :)
vista da nossa janela no Hotel Helka em Helsinque |
museu de arte quase na frente do Hotel Helka em Helsinque |
o Hotel Helka em Helsinque fica em um prédio restaurado dos anos 20 |
vista da nossa janela no Hotel Helka em Helsinque |
Quarto
O quarto, assim como o resto do hotel, tem uma decoração linda e moderna, estilo 'boutique', com móveis do melhor design finlandês.
O nosso tinha 3 camas, super confortáveis, com colchão e travesseiros ótimos.
A roupa de cama e as toalhas eram branquinhas e gostosas.
O tamanho era muito bom, super espaçoso, e a limpeza também, excelente.
adorei a decoração do nosso quarto no Hotel Helka em Helsinque |
lindo esse "toldo" em cima da cama, né? |
No banheiro, produtos cheirosos e amenities, como roupão de banho e chinelos atoalhados, perfeitos para ir à sauna.
Ficamos tão encantados com o cheirinho delicioso do sabonete líquido que tentamos até descobrir onde tinha para vender - sabe aqueles que fica o cheiro na mão por um bom tempo??
O banho era maravilhoso, com muita água quente, e as toalhas eram aquecidas :)
Também havia secador de cabelo, frigobar, ar condicionado split, tv de tela plana, jarra elétrica, café, chá e cortinas blackout :)
Café da manhã
Como falei antes, o custo de vida na Finlândia é alto.
No último post, já dei #DicaMãoDeVaca para economizar comprando em supermercado lá.
Assim como em outros hotéis onde já nos hospedamos na Escandinávia, da Suécia à Dinamarca e à Islândia, na Finlândia e, em especial no Helka, o café da manhã é sempre uma ótima refeição, completíssima, que inclui peixes, caviar, legumes, ovos, salsichas, bacon, mingau de aveia, panquecas, etc, além de tudo aquilo que costumamos comer nos nossos cafés da manhã brasileiros, como bolos, pães, frios, cereais, frutas, iogurtes e sucos.
Como nesses casos de comida fotos valem mais do que 1000 palavras, veja algumas fotografias que tirei lá:
delicioso iogurte com frutas vermelhas! |
O que mais nos impressionou, contudo, não foi só a fartura, mas sim a tecnologia: nunca tínhamos visto esse equipamento deles de servir suco: a gente escolhe o sabor no tablet e daí é só colocar o copo embaixo da torneira que sai direitinho o suco do sabor escolhido na medida do copo!
Coisa de primeiro mundo :)
Imagina quantos copos de suco o Lipe não quis tomar!?!?
você escolhe o sabor no tablet! |
Estrutura
Sempre nos davam dicas de como chegar mais facilmente aos lugares que queríamos ir, respondiam com prazer nossas perguntas e o que eu achei mais legal: no último dia, nosso voo era só no final da tarde, e eles permitiram que a gente fizesse um check-out tardio às 14hs, sem nenhuma taxa extra.
A internet funcionava super bem em todo o hotel.
Como passávamos o dia todo na rua batendo perna, acabávamos comendo sempre na rua - ou fazendo lanche no quarto do hotel quando queríamos economizar - então não fomos no restaurante do hotel, Helkan Keittiö, que serve pratos da cozinha finlandesa, como peixes, caça, cogumelos e amoras, e que parecia super bonito e modernoso, com uma clientela de gente bonita.
Ah, e o hotel ainda tem um bar no saguão, que parecia bem badalado.
decoração moderna no Hotel Helka em Helsinque |
Como falei lá no começo, meu terceiro pré-requisito, além de boa localização e bom café da manhã, era que o hotel tivesse sauna, e o Hotel Helka tinha :)
Na Finlândia, é praticamente obrigatório experimentar uma verdadeira sauna finlandesa.
A sauna é uma instituição no país. Dizem que, se todos os finlandeses resolvessem entrar para dentro das saunas da Finlândia ao mesmo tempo, caberiam todos e ainda sobraria espaço, de tantas saunas existentes.
Cada casa tem a sua, e os edifícios, de regra, possuem uma por andar! Dizem que até apartamentos pequenininhos, tipo quarto e sala, têm sua sauninha também - difícil imaginar, né??
Sendo assim, é claro que quase todos os hotéis têm sauna também, né?!?
O Hotel Helka tinha e é óbvio que eu fui experimentar.
Mulheres e homens têm horários diferentes. Eles recomendam levar a toalha do quarto e usar para sentar em cima, por razões de higiene.
Dica do pequeno viajante para quem nunca fez sauna antes: o bom é tomar uma chuveirada antes, fazer uns 15min de sauna, outra chuveirada, mais sauna, e assim por diante.
E não esqueça de se hidratar tomando bastante água depois!
sauna do Hotel Helka em Helsinque |
prontinha para derreter numa sauna finlandesa :) |
Crianças
Agora, se vocês me perguntarem o que eu mais gostei, foi do fato de que crianças até 12 anos se hospedam grátis.
Vou dizer para vocês que está cada vez mais difícil encontrar hotéis que não cobrem extra de crianças, dos espertinhos do Marrocos aos problemas de espaço no Japão, foi difícil economizar nisso nesta viagem de volta ao mundo, e no Hotel Helka em Helsinque eles não só não cobram nada pelos hóspedes até 12 anos, como também, sendo possível, montam cama extra para eles, como esta que colocaram no nosso quarto:
o Lipe amou a caminha dele no Hotel Helka em Helsinque |
Vídeo de Helsinque
Nós pensamos que veríamos muita neve e gelo na Finlândia.
Vimos isso, sim, mas também vimos muito mais do que isso, a começar pela capital Helsinque, que tem muitas lindas igrejas, arquitetura clássica e moderna, museus childfriendly e várias atrações legais.
Nosso drone deu um longo passeio por lá, que você confere neste vídeo:
Música: Soft Acoustic 9 - Stefan Mothander
Chip de celular
Na Finlândia - e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem.
Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Europa com internet funcionando no telefone!
Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis :)
Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um hobby mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.
Já esteve em Helsinque, na Finlândia? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!
O Hotel Helka deu um desconto especial como gentileza para o blog, e vale dizer que isso não influi em nada na nossa opinião sobre ele.