Como contei nos últimos posts sobre o Japão, durante a nossa viagem pelo país nós tivemos algumas "ajudinhas" que foram essenciais para que pudéssemos aproveitar mais os nossos dias no País do Sol Nascente.
Já publiquei aqui 2 posts escritos pela Akiko:
E, além da Akiko, a outra pessoa que nos ajudou demais com muitas dicas durante a viagem foi a querida Bianca Shibuya, uma brasileira que tem a sorte de morar em Tóquio, no Japão, há 9 anos, e mantém o excelente perfil de Instagram @conhecendojapao, com dicas de viagem pelo país.
A Bianca, além de ser uma querida, também é mãe, sabe tuuuudo sobre o Japão e tem fotografias incríveis lá no IG dela, com textos cheios de dicas práticas (isso é o que eu mais gosto do IG dela - as dicas práticas!).
Se você sonha ir ao Japão, comece a seguir a Bianca já!
E, como não sou boba, aproveitei nossas conversas online para pedir a ela que escrevesse um post pro blog, já que infelizmente ela não mantém um blog, apenas o perfil no IG mesmo. A Bianca disse sim e fiquei super feliz com o tema que ela escolheu: a floração das cerejeiras no Japão!
Infelizmente nós estivemos lá no auge do inverno e não pudemos ver este espetáculo, que é imperdível para quem pode viajar na primavera japonesa, que acabou de chegar por lá!
Parque Shinjuku Gyoen em Tóquio |
Obrigada, Bianca! Adorei as dicas, volte sempre!
Com a palavra, Bianca Shibuya:
Uma das melhores estações do ano para conhecer o Japão é sem dúvida durante a primavera.
O Japão inteiro fica colorido com as diferentes variedades de flores, desde tulipas, canolas, papoulas e, claro, as cerejeiras.
Neste post vou falar especificamente das cerejeiras.
Melhor época
É possível ver as cerejeiras no Japão inteiro entre final de março até começo de maio. Mas infelizmente, depois de atingir o auge da floração, as flores só duram 1 semana ou menos, dependendo das condições climáticas como chuvas e vento.
O site do Japan Guide, em inglês, mostra o mapa com as possíveis datas para acompanhar o auge das cerejeiras em todo o Japão. Mas lembre-se, é só uma previsão, não dá para seguir à risca essas datas.
O site é atualizado com frequência e dá para acompanhar a floração em quase tempo real.
http://www.japan-guide.com/sakura/ |
Melhores lugares
Abaixo, mostro alguns lugares famosos para ver as cerejeiras:
Chidorigafuchi em Tóquio |
Parque de Ueno em Tóquio |
Castelo de Osaka em Osaka (Foto: Walkerplus.jp) |
Estátua de Kannon em Takasaki, Gunma |
Distrito dos samurais em Kakunodate, Akita (Foto: Ameblo.jp) |
Parque de Hirosaki em Hirosaki, Aomori (Foto: Travel.jp) |
Parque Tenshochi ao longo do rio Kitakami em Kitakami, Iwate |
O Hanami
Durante a floração das cerejeiras, os japoneses têm um costume chamado de hanami, que literalmente significa "ver as flores".
Consiste, basicamente, de um piquenique debaixo das árvores da cerejeira bebendo saquê ou cerveja nos dias de hoje.
Essa tradição vem desde o período Heian (794-1185), praticado somente pela corte imperial, mas depois se espalhou para a classe dos samurais e no período Edo (1603-1868) para as pessoas comuns também.
Parque Shinjuku Gyoen em Tóquio |
Aqui, alguns vídeos de nossa viagem ao Japão:
________________________________
Na nossa viagem ao Japão, usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # para ver todas as dicas que já postamos:
#LipenoJapão
#LipeVoltaaoMundo
Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas da nossa viagem ao Japão por lá!
Já foi ao Japão? Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!