Porvoo, a cidade medieval mais linda da Finlândia, que você conhece num bate e volta a partir de Helsinque.

No nosso 3° dia na Finlândia, fizemos um bate e volta até Porvoo, a 50km de Helsinque.

Acordamos às 6 da manhã ainda meio desorientados pelo fuso horário, e a neve caía tocada de vento em flocos gigantes na nossa janela, deixando a paisagem ainda mais branca e gelada.

Tomamos um café da manhã reforçado no hotel - a comida lá é cara, então tem que carregar no café do hotel!

Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia (depois de Turku), e fica também próxima de Tallinn, na Estônia, do outro lado do Mar Báltico, e de São Petersburgo, na Rússia (distante 340km).

ponte linda de morrer em Porvoo

os antigos armazéns vermelhos de Porvoo, Finlândia

Catedral de Porvoo

Como chegar lá

Saímos do hotel às 10:20 e pegamos o ônibus das 10:38am, que sai mais ou menos a cada 30min da estação de ônibus Kampii, a umas 4 quadras do hotel.

O ônibus de Helsinque custa € 9 por adulto e € 4,50 pelo Felipe cada trajeto, até Porvoo. Ida e volta foram € 45 para nós 3. O Helsinki card não vale para este trecho.

Leva uma hora o trajeto, e o ônibus para na rodoviária que fica a apenas 300m da cidade velha, e 600m da Catedral (que se localiza no meio da parte histórica da cidade).

em Porvoo é tudo pertinho!

Por que ir lá

A Old Porvoo (cidade velha), com seus históricos armazéns na beira do rio, é uma das paisagens mais fotografadas da Finlândia, e eu não queria deixar de conhecê-la de jeito nenhum - não era uma nevasca que ia nos impedir kkkk...

Não é por nada que mais de 1,6 milhão de viajantes visitam a cidade a cada ano, para passear pelas ruas ondulantes com calçamento de pedra e admirar as casinhas coloridas de madeira!

Eu fiquei absolutamente encantada!

Porvoo abaixo de nevasca

Nós somos tão sortudos com o clima que pegamos um monte de neve e, quando fomos almoçar e dissemos - "bah, bem que agora podia parar de nevar para podermos voar o drone aqui" - parou de nevar!

Claro que passear com uma nevasca caindo exige uma dose maior de esforço, mas para nós, que não vemos neve toda hora, fica tudo incrivelmente mais lindo, divertido e diferente!

Como se estivéssemos num conto de fadas! Ainda mais com o Lipe junto - o passeio fica bem mais divertido para ele!

A cidade velha é cheia de casinhas de madeira que foram transformadas em antiquários, lojinhas, pousadas, restaurantes e cafés.

você quer brincar na neve?

muitos snow angels!

Voando o drone em Porvoo

E, por falar em voar o drone, lá é um lugar lindo para isso! Pensei 1000 vezes que delícia seria ser um passarinho para sobrevoar aquela paisagem gelada :)

Além disso, foi bem tranquilo voar o drone lá - não havia nenhuma placa de proibido e havia um espaço bem legal, livre de quaisquer barreiras, bem na frente do rio que corta a cidade, exatamente na frente dos famosos armazéns vermelhos.

Olha que bonitas ficaram as fotos e o vídeo que o Peg gravou lá:

voando o drone em Porvoo, Finlândia

Onde comer

Almoçamos num restaurante muito bonitinho chamado Hanna Maria, pertinho da antiga Prefeitura, na rua Välikatu 6.

Pedimos peixe com purê, salmão com batatas fritas, legumes no vapor, salada, pão, café e coca-cola, e pagamos € 28 para os 3.

Ambiente super aconchegante, ótimo para se 'secar' um pouco!

restaurante Hanna Maria em Porvoo

Estratégia para ver a cidade

Fizemos o tour recomendado nos panfletos distribuídos pelo Visit Porvoo

Pegamos um mapinha logo que chegamos na rodoviária e o percurso que eles sugerem é de fato perfeito para ver o melhor da cidade.

A rota é de 2km e nós fizemos em 3hs tranquilamente, incluindo almoço e inúmeras paradas para fotos!

Daria muito bem para fazer em 2hs, se você tiver pressa!

panfleto com sugestão de roteiro do Visit Porvoo

mapas distribuídos pelas ruas de Porvoo com sugestões de roteiro

barcos encalhados no gelo do rio de Porvoo

A paisagem mais conhecida da cidade é a dos armazéns vermelhos de madeira na beira-rio, onde os barcos antigamente vinham distribuir suas cargas, mas, independente do trajeto que você fizer, não deixe de atravessar as 2 pontes, ir até a Catedral e passar pela antiga Prefeitura.

As vistas das 2 pontes, especialmente da Old Bridge, são maravilhosas, e foi muito legal ver os barcos 'encalhados' no gelo!

Rios de gelo com barcos encalhados, casinhas vermelhas, igrejinhas de madeira e pilhas de neve mais altas que o Lipe - assim é Porvoo!

Será que só eu fico enlouquecida de paixão por essas paisagens?

muitas guerras de bolas de neve

paisagem branquinha em Porvoo

Chip de celular

Na Finlândia - e em todo o resto da nossa viagem de volta ao mundo, com exceção do Marrocos - usamos um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa viagem.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião e já chegamos na Europa com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis :)

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um hobby mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Já esteve em Porvoo, na FinlândiaDeixe as suas dicas na nossa caixa de comentários!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaEuropa
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Finlândia?

Nós ficamos várias noites no excelente Hotel Helka em Helsinque e recomendamos muito!

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.