Menu

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir

Viajar lowcost sempre envolve um certo stress. 

A RyanAir é uma companhia aérea lowcost européia que sempre nos oferece altas doses de drama. 

Além de ter que comprar a bagagem de mão - sim, na RyanAir nem a bagagem de mão é incluída - sempre temos algum problema com eles no momento check-in. Nunca eu consegui fazer o check-in do Felipe sem algum problema. Sempre dá alguma complicação. 

Dessa última vez, no nosso voo RyanAir de Dublin para Copenhagen, não seria diferente...

Neste post, vou contar a vocês como foram as nossas experiências voando com a companhia aérea lowcost RyanAir

Já voamos com eles 4 vezes (pelo que eu me recordo), e já tivemos todo tipo de experiência ruim com a RyanAir, mas, desta última vez, deu tudo - mais ou menos - certo.

Como nas outras vezes escrevi posts (veja abaixo) falando mal deles, pra ser justa, desta vez preciso dizer que foi tudo relativamente ok. Em resumo, o preço mais barato que pagamos pelas passagens aéreas da RyanAir compensou o serviço meia boca 😂

E mais: vejo tantos #RyanAirLovers por aí, que preciso assumir que meu ranço com eles está passando, e até já admito que voarei com a RyanAir outras vezes, sempre que os preços das passagens aéreas compensarem!

Leia também: Como viajar só com bagagem de mão

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost

Experiência com a RyanAir no voo Dublin - Copenhagen

Sobre a compra de passagens aéreas para as nossas bagagens de mão, o preço das bagagens DE MÃO custou + caro que o valor das próprias passagens aéreas (veja na foto abaixo).

Sim, viajamos apenas com bagagens de mão, e nem elas são incluídas nos voos da RyanAir, então você tem que comprar o direito de levar bagagens de mão. 

Até imagino que talvez comprar UMA bagagem despachada custasse mais barato do que comprar 3 bagaens de mão. Ocorre que, para nós, não havia essa possibilidade, pois esta nossa última viagem pela Europa envolveu 11 voos com 7 companhias aéreas diferentes, e todas as outras 6 companhias aéreas que nós voamos tinham franquia de uma bagagem de mão incluída por passageiro (de 10 ou 12Kg) - só a RyanAir que não. 

Veja aqui todos os nossos voos:

  1. Porto Alegre – São Paulo (Gol)
  2. São Paulo – Frankfurt (Lufthansa)
  3. Frankfurt – Dublin (Lufthansa)
  4. Dublin – Copenhagen (RyanAir)
  5. Copenhagen – Faroé (Atlantic Airways)
  6. Faroé – Copenhagen (Atlantic Airways)
  7. Copenhagen – Helsinque (FinnAir)
  8. Helsinque – Edimburgo (FinnAir)
  9. Edimburgo – Paris (Air France)
  10. Paris – São Paulo (Air France)
  11. São Paulo – Porto Alegre (LATAM)

Então não tínhamos essa possibilidade de, num único voo numa viagem que envolvia 11 voos, trocarmos nossas 3 bagagens de mão por um malão despachado. 

Esse esquema da RyanAir de voar apenas com uma mochila tipo daypack, que funciona como item pessoal (e, esta sim, é incluída na sua franquia), funciona muito bem para quem mora na Europa e faz viagens curtas, de ida e volta para um determinado lugar, para passar uma semana, por exemplo. 

Mas, para quem voa do Brasil para ficar 3 ou 4 semanas viajando por vários países europeus - alguns dos quais para onde a RyanAir não voa, como as Ilhas Faroé - esse esquema de viajar apenas com uma mochila daypack é impossível, ainda mais no inverno. 

Quando você pesquisa preços de passagens aéreas na Europa, a RyanAir realmente tem valores imbatíveis, mas, quando você vai acrescentar as tarifas para a sua bagagem de mão, leva um susto horrível: nós, por exemplo, pagamos 30 euros por cada bagagem de mão, tarifa que ficou mais cara que o valor das próprias passagens aéreas (que custaram 87 euros para nós 3)!

Em resumo, vale muito a pena viajar lowcost na Europa com a companhia aérea RyanAir se você viajar realmente LEVE. Aí realmente fica ridículo de barato. 

E trate de respeitar religiosamente os limites de tamanho e peso das bagagens que você adquiriu, pois muitas vezes eles PESAM e MEDEM as malas na hora do embarque. 

Aqueles "moldes" que a RyanAir usa nas áreas de embarque dos aeroportos, para conferir se as bagagens de mão dos passageiros estão de acordo com as dimensões autorizadas pela companhia aérea, chegam a me dar arrepios. 

As tarifas de bagagens despachadas e de bagagens de mão da RyanAir variam de acordo com a rota e com a data da viagem - os valores não são fixos - então você tem que ver quanto custarão para cada voo específico. 

Veja aqui tudo sobre a política de bagagens da RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
a tarifa das bagagens de mão ficou mais cara que o valor das próprias passagens aéreas com a RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
aqui você vê o precinho 'camarada' que eles cobram na RyanAir para você embarcar com bagagens de mão no portão de embarque (se você não comprou com antecedência): 70 euros por item 👀

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
voando com a companhia aérea lowcost RyanAir entre Dublin e Copenhagen

Sobre o check-in, na hora em que fui fazer o check-in do Felipe, ele aparecia como "adulto" na reserva, e por isso não tinha a opção de colocar o ano correto de nascimento dele no formulário 🥴 

Eu não entendo como isso aconteceu, porque no momento de comprar a passagem aérea nunca me perguntaram a IDADE dele (ou eu teria informado a idade/ano correto), mas...lá fui eu pro chat da Ryan Air pedir uma solução, já que você é obrigado a fazer o check-in com uma determinada antecedência, então não dá para simplesmente deixar para resolver o problema no guichê do aeroporto. 

Por sorte, desta vez o atendente foi bem eficiente e imediatamente mudou o tipo de passageiro na reserva do Lipe para 'adolescente', e aí então eu consegui concluir o check-in. 

Mas vale o aviso: preste atenção na hora de comprar o voo do seu filho, porque em algum momento você precisa avisar que se trata de uma criança ou adolescente, sob pena de não conseguir fazer o check-in dele depois. 

E não deixe para fazer o check-in na última hora, porque, se você tiver algum problema ao fazer o check-in, precisa ter tempo hábil para resolver o perrengue, e o atendimento via chat só funciona em horário comercial. 

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost
lá fui eu pro chat da Ryan Air pedir uma solução - me disseram que escolhi o tipo de passageiro incorreto quando fiz a reserva, mas, honestamente, não lembro de, em momento algum, ter marcado o Lipe na reserva como adulto

Aliás, a título de curiosidade, você sabia que a RyanAir é irlandesa de nascimento?

Simmm, a Ryanair é uma companhia aérea de baixo custo irlandesa que tem base em Dublin, na República da Irlanda, justamente de onde iríamos voar desta vez. 

Embora o maior hub da RyanAir seja na Inglaterra, no Aeroporto de Londres Stansted, a companhia aérea nasceu na Irlanda, em 1984. 

A sua sede, inclusive, fica em Swords, uma cidadezinha pequena onde nós passamos de motorhome, pois é ali pertinho que ficam também o Aeroporto Internacional de Dublin e a locadora onde alugamos o motorhome para viajar pela Irlanda. 

Tem até um Castelo de Swords que você pode visitar lá (mostrei lá nos stories). 

A Ryan Air voa de Dublin do terminal 1. 

Chegando ao aeroporto, fomos até o balcão da companhia aérea, onde a moça checou nossos passaportes e nos deu os cartões de embarque (e não pesou as malas!).

Pelo que entendi, cidadãos europeus nem precisam passar por esta checagem de passaportes, eles fazem check-in nos totens e recebem os cartões de embarque nas máquinas, tudo totalmente automatizado (até o despacho de bagagens, se for o caso de despachar). Mas quem não tem passaporte europeu, como nós, precisa ir no guichê ter o documento conferido para conseguir pegar os 'boarding passes'. 

Atenção: lembre que a República da Irlanda faz parte da União Européia, e não é parte do Reino Unido!

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost

Tínhamos pesado as 3 malas e estavam todas com 9Kg e pouco. Estávamos bem tranquilos, dentro dos limites de tamanho e peso permitidos para as bagagens de mão. 

Depois você passa pelo raio-x - daqueles que tem que tirar botas e os líquidos têm que estar em saquinhos transparentes - e pronto: já estávamos nos free shops, a caminho do portão de embarque para o nosso próximo destino.

Nosso voo RyanAir de Dublin para Copenhagen partia às 14h45min e chegava no destino às 17h55min.

Esse voo RyanAir que pegamos leva 2h10min de Dublin até Copenhagen, com 1h a mais de fuso horário na capital dinamarquesa. 

Não tivemos absolutamente nenhum problema voando com a RyanAir desta vez, só para me calar a boca. Estava louca para falar mal deles de novo, mas, desta vez, tenho que admitir que deu tudo certo no voo.

E o avião saiu exatamente no horário programado. 

Todos os problemas que tivemos nas outras viagens, de cartões de embarque, voos atrasados, funcionários dando piti com as bagagens de mão dos passageiros, dessa vez não se repetiram.

Sequer pesaram ou mediram nossas bagagens de mão desta vez!

Não que a RyanAir de repente tenha se tornado uma ótima companhia aérea - os assentos continuam não reclinando nem um pouquinho e eles continuam não dando nem um copinho de água no vôo - mas acho que nós também evoluímos e colaboramos nos tornando passageiros melhores...

O ponto é o seguinte: se você cumprir as regras relativas ao peso e às dimensões das bagagens permitidas pela RyanAir, provavelmente não vai ter problemas com a companhia aérea lowcost queridinha da Europa. 

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost
uma constatação importante: o lado bom de viajar com filhos adolescentes é que eles carregam a própria mala 😜

RyanAir como é voar com a companhia aérea lowcost
voando com a companhia aérea lowcost RyanAir

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
tabela de medidas permitidas pela RyanAir, uma das "piores" companhias aéreas no sentido de rigor com o tamanho e peso das bagagens de mão

Experiência com a RyanAir no voo Edimburgo - Tallin

Leia o post que escrevi na época aqui

Nosso relacionamento já começou mal: como o Felipe teria menos de 2 anos na data da viagem, compramos passagem aérea de bebê para ele entre Edimburgo e Tallin, que era justamente o que o site determinava. 

Na hora de fazer o check-in online, uma chateação sem tamanho, totalmente desnecessária, diga-se de passagem, por um erro no sistema deles, aparecia na tela do computador uma mensagem dizendo que a tarifa de bebês não era aplicável! 

Como o problema não podia ser resolvido por e-mail, tive que ligar para a Inglaterra para o número de telefone que o site informava, pagando ligação internacional e tal, para ficar ouvindo aquelas musiquinhas de tele-atendimento enquanto esperava me atenderem.

Na 1ª ligação a moça disse que tinha resolvido o problema, e que eu deveria fazer o procedimento online de novo. Lá fui eu, e a mesma mensagem de novo! Só depois de uma 2ª ligação telefônica que finalmente eles corrigiram o erro do sistema e eu finalmente consegui imprimir o cartão de embarque do Felipe.

Detalhe: se você chegasse sem o tal cartão impresso no aeroporto eles cobravam uma taxa absurda, bem mais cara que a própria passagem aérea, para fazer o check-in! Já achei tudo isso um saco, porque viajando às vezes não é tão fácil assim ter acesso a uma impressora e é muito ruim ter que se preocupar em fazer isso com antecedência durante a viagem.

Já me azedei com eles, até porque há poucos dias tínhamos voado pela EasyJet, num voo Londres - Edimburgo, que é a grande concorrente da RyanAir em vôos lowcost dentro da Europa, e com a EasyJet não tinha nada dessa frescurada de check-in online, foi tudo uma beleza.

Aí, pra me azedar mais ainda, no dia do vôo foi aquela confusão com as bagagens. 

Nós havíamos pago para transportar 3 volumes de 15Kg (porque essa é a possibilidade que eles oferecem), mas tínhamos 2 volumes de 22 quilos cada, e esperávamos que isso não fosse problema, afinal, o que importa é o peso, ou não? Não, claro que não. Burrice minha! 😝

A chata da atendente nos fez desmanchar as mochilas na frente dela, tirar 7Kg de roupas de cada uma, e montar uma 3ª mochila (que por sorte nós sempre levamos extra!).

Fiquei com raiva, claro, mas desta vez eu não tinha razão nenhuma, então nem posso reclamar. Burrice minha achar que 3x15 daria na mesma que 2x22.

Também vi, no guichê ao lado, cobrarem 40 libras de um senhor que tinha 15,8Kg de bagagem despachada, porque tinha 800 gramas de excesso de peso!!! Eles realmente levam essa história de conferir o peso das malas bem a sério (às vezes). 

Mas, até aí, tudo bem, conseguimos resolver o nosso problema, ok.

Ocorre que, na hora do embarque, foi um caos total. 

Nunca vi tamanho desrespeito com os consumidores/clientes/passageiros. 

Na fila para embarcar no avião, que durou um tempão, eles faziam cada passageiro colocar a bagagem de mão dentro de um "molde", para ver se estava de acordo com as dimensões autorizadas pela RyanAir.

Vi senhoras tendo que tirar casacos e roupas de dentro das bolsas de mão e vestindo um casaco por cima do outro para que as malditas bolsas coubessem na porcaria do molde.

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
 esses "moldes" que a RyanAir usa nas áreas de embarque dos aeroportos, para conferir se as bagagens de mão dos passageiros estão de acordo com as dimensões autorizadas pela companhia aérea, chegam a me dar arrepios até hoje, mesmo viajando com tudo bem certinho

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
as senhoras na fila de embarque da RyanAir ficaram tipo esse meme

Vi pessoas tendo que dobrar posters que haviam comprado para que entrassem dentro das bolsas de mão, porque a droga da RyanAir não autorizava que as pessoas levassem 2 volumes dentro do avião, nem se um deles fosse um tubinho de carregar posters!

Vi um cara tendo que deixar um blusão no lixo para conseguir colocar na mochila a máquina fotográfica que ele carregava no pescoço, porque máquinas fotográficas também não podem ser carregadas no pescoço 😞

Tudo bem que regras são regras, mas tudo tem limite, e falta de respeito com os clientes mais ainda - do jeito que eles tratavam os passageiros, parecia que estavam pedindo por favor que as pessoas não quisessem voltar a voar com eles. 

Eu sou uma: prometi a mim mesma que só compraria passagens da RyanAir de novo em últimíssimo caso, Deus me livre!

Isso tudo aconteceu no começo de 2011, quando ainda não estávamos muito acostumados a voar lowcost, hoje em dia já consigo entender tudo de outra forma. Mas, naquela época, foi um choque. 

Por último, só para piorar a minha péssima 1ª impressão, foi a única companhia aérea que eu voei até então que não dava prioridade de embarque para pessoas com bebês ou, pior, com deficiência física: inacreditável!!

Ah, e já ia me esquecendo: além de não darem nem um copo d'água num vôo de 3hs, eles vendiam de tudo dentro da aeronave, até cigarros e bilhetes de loteria - uma piada, que experiência surreal...yeck, me tapei de nojo e fiz cruz!

ryanair
experiência com a RyanAir no voo Edimburgo - Tallin

Experiência com a RyanAir nos voos Madrid - Marrakesh - Madrid

Leia o post que escrevi na época aqui

Depois da 1ª experiência bem ruim com a RyanAir na Escócia em 2011, jurei que só voaria de novo com a companhia aérea lowcost se o preço das passagens compensasse o meu ódio. 

Foi o caso. Acabamos optando novamente pela RyanAir unicamente porque o preço das passagens para nós 3 ficava menos da metade dos valores cobrados pelas outras empresas aéreas que voavam no trecho Madrid - Marrakesh. 

E eu sabia que ia me incomodar com eles. 

De novo. 

Dito e feito. 

Só que, desta vez, a situação não teve nada a ver com as bagagens. 

Compramos o direito de despachar 2 malas de 20Kg cada um + 3 bagagens de mão de 10Kg cada um + 3 bolsas. Levamos apenas 2 mochilas tipo daypack de bagagem de mão e despachamos um mochilão de 20Kg e outro de 13Kg. 

Ou seja, desta vez, sobraram quilos. 

O problema, desta vez, foi com o atraso. 

Dizem que companhias aéreas lowcost não atrasam porque 'time is money', né? Avião no chão é $$$ parado e blá, blá, bla...

#SóQueNão

Nosso vôo, que já seria puxado, saindo de Madrid às 21:15hs para chegar em Marrakesh exaustos às 22:15hs (depois do dia todo na rua batendo perna na capital espanhola, pois tínhamos feito check-out do hotel cedo e não tínhamos para onde ir), acabou atrasando o embarque em mais de 2hs, tornando a nossa viagem mega cansativa! 

Além disso, tivemos que avisar a locadora de veículos e a nossa hospedagem reservada em Marrakesh que, ao invés de chegarmos às 22:30hs (que já é um horário tarde para fazer check-in num 'riad'), chegaríamos só de madrugada! 

Claro que a locadora já estaria fechada e não conseguimos pegar o carro que havíamos alugado aquela noite 😕

Isso tudo depois de trocarem o portão de embarque e fazerem mais de 200 passageiros correrem de um lado para outro do aeroporto - desnecessariamente, diga-se, já que o avião só chegaria 2hs depois! 

E outra coisa estranha: em Barajas, pelo menos (Aeroporto de Madrid), para voar com a RyanAir, tu precisas entrar em 2 filas, uma para despachar as bagagens e outra, no balcão de atendimento ao cliente, para 'carimbar' os cartões de embarque!! 

Pode coisa mais antiga, meu Deus?? Isso foi em 2019!

Não bastasse a absurda exigência da RyanAir de levarmos os cartões de embarque impressos pro aeroporto (nesses tempos em que a regra é imprimir cada vez menos), ainda tinha que entrar numa 2ª fila, depois de despachar as bagagens, mesmo já tendo feito check-in online, para CARIMBAR os malditos cartões! Pode??? Ca-rim-bar!!! 

De novo. RyanAir só como última opção dos pão-duros como nós. 

Ao que não nos submetemos para economizar e poder viajar mais, né?! 

Os assentos não reclinavam nem um pouquinho e eles não dão nem água no vôo, é óbvio. 

Acabamos decolando 23:15hs e chegando em Marrakesh 0:15hs - com exatamente 2hs de atraso.

Como é voar com a companhia aérea lowcost RyanAir
experiência com a RyanAir no voo Madrid - Marrakesh

Já voou com a companhia aérea lowcost RyanAir na Europa? Por favor, deixe a sua opinião e as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Deixamos muitas dicas desta viagem salvas lá nos destaques dos stories no Instagram em @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro, espia lá!

Veja todas as fotos que publicamos no Instagram durante esta viagem:

#LipenaIrlanda
#LipenaDinamarca
#LipenaMotorhomeTrip
#LipenaEuropa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Eu moro em Portuga e já comprei passagem da Ryanair duas vezes e nunca consegui voar com eles. Os voos foram cancelados dias antes e tive que comprar novas passagens por outras companhias - obviamente mais caras. No final, somando o que eles cobram pela bagagem, os transfers mais caros dos aeroportos para onde voam (normalmente bem mais distantes) e toda ansiedade do stress, não compensa mesmo. Agora temos viagem para Alemanha com a Lufthansa e a bagagem de mão é de 8kg!!! E eu ainda quero levar apenas duas de mão para mim e duas crianças. Desejem-me sorte.

    ResponderExcluir
  2. Eu viajo muito de Portugal para. Holanda e vice versa com a Ryanair, e até agora não tive problemas com a companhia

    ResponderExcluir