Menu

Bonito/MS: relato e dicas para organizar a viagem

Bonito/MS: relato e dicas para organizar a viagem

dicas de Bonito/MS

Bonito/MS: relato e dicas para organizar a viagem

* Relato de viagem de leitora a Bonito - MS

Estive novamente em Bonito, no Mato Grosso do Sul, e toda vez que volto à cidade descubro novas aventuras e novos ambientes. É um local para se explorar - quando você acha que está enjoado, surgem sempre novas descobertas.

Bonito está localizada a, aproximadamente, 300Km da capital Campo Grande. De carro, leva-se em torno de 4hs de viagem, considerando que cheguei ao Mato Grosso do Sul pela capital, o que muitos turistas optam em fazer.

Um alerta: cuidado quando se referir ao estado de Mato Grosso do Sul, não chame de Mato Grosso, pois os cidadãos da região te olham feio quando o erro é cometido, já que o estado vizinho é Mato Grosso, e há uma certa rixa entre eles, pode-se dizer.

Recomendo alugar um carro, caso chegue pelo Aeroporto de Campo Grande, assim você pode se locomover por Bonito com mais facilidade. Na minha 1ª vez na cidade, fui de transfer e foi bem complicado ficar indo de um ponto turístico ao outro sem um carro fixo.

Em Bonito, quando cheguei, fui recebido pela praça principal da cidade, a Praça da Liberdade, que é encantadora, é possível avistar os peixes típicos da região, um nome um pouco difícil de lembrar, são as piraputangas, que são uma delícia, recomendo provar nos restaurantes locais. Eles ainda poderão ser vistos em diversos pontos turísticos da cidade.

Cartão postal de Bonito

O 1º lugar que visitei foi a Gruta do Lago Azul, que é um dos pontos turísticos mais famosos da região, em torno de 30min do centro de Bonito. 

O tempo de passeio pode durar até 2hs. 

Detalhe importante, é obrigatório o uso de calçados fechados e de máscara enquanto estiver na gruta.

A Gruta do Lago Azul tem 300 degraus que devem ser percorridos, o que acaba sendo bem cansativo, pois quando fui demoramos cerca de 1h para descer e subir. 

Claro, vale a pena, mas, para quem tem dificuldades com escadas, acaba sendo um passeio inviável.

O custo do ingresso para visitar a gruta varia entre 90 a 130 reais, dependendo da época. Como fui no mês de maio, consegui desfrutar das atrações com menos movimento, que acaba sendo caótico na alta temporada, e paguei o valor mínimo de 90 reais, já que reservei com antecedência. 

É fundamental reservar com antecedência para não correr riscos de perder as atividades, pois existe um número limitado de visitantes diários.

Gruta de São Miguel

Outra gruta interessante que visitei em Bonito foram as Grutas de São Miguel, cerca de 20min de carro do centro de Bonito. 

Essa foi a gruta que mais gostei de visitar. 

O passeio começa nas alturas, passando por uma passarela suspensa, por cima da mata, para chegar às Grutas de São Miguel, que, aliás, diferente da Gruta do Lago Azul, é seca, não contém lago no seu interior.

A passarela antes de chegar nas Grutas de São Miguel torna possível ver diversos animais diferentes, é simplesmente incrível, a aventura já começa antes mesmo de adentrar as grutas.

O local contém diversas araras, aves pelas quais sou apaixonada, o que tornou as Grutas de São Miguel um dos meus locais preferidos em Bonito, já que você pode fotografar e até mesmo interagir com elas, pois ficam soltas no ambiente. Paguei em torno de 65 reais pelo ingresso.

Lembrando que as atrações precisam ser reservadas com antecedência, não está sendo possível chegar e desfrutar de nenhuma atração de última hora, por conta dos controles de vouchers da região. Tentei fazer isso na flutuação do Rio Sucuri, pois não agendei antes e foi sem sucesso, mas vale muito a pena conferir, a água para flutuação se mantém em uma temperatura próxima a 24ºC o ano todo.

dicas de Bonito/MS

A noite em Bonito/MS

A vida noturna de Bonito deixa a desejar no quesito baladas e afins, mas compensa nos restaurantes e barzinhos com música ao vivo, até porque dificilmente, após um dia de passeios, alguém ainda terá pique para festas noturnas. 

Vai por mim, cansa muito. Vale muito a pena, mas cansa.

Um restaurante que eu amo na cidade de Bonito é o Restaurante Varandas, e recomendo o prato Piraputanga Safadinha, isso mesmo, esse é o nome do prato, não é piada, é um peixe sem espinhos, incrível de tão delicioso que é, com um preço muito bom para a região, de 130 reais para 2 pessoas, ou seja, 65 reais por pessoa para comer bem e sair extremamente satisfeito.

Hotel Cabanas - estrutura e atividades

Estive também no Hotel Cabanas, destino próximo ao centro de Bonito, cerca de 10min de carro, para fazer o Arvorismo e o Boia Cross, atividades que duram em torno de 2hs.

O Arvorismo é muito seguro. Fui preparada pela equipe do local antes de realizar, instruída sobre o percurso, que possui 18 pontes que vão ficando mais difíceis ao longo do caminho, e em nenhum momento você fica desconectada do cabo de vida. É muito seguro, mas não recomendo para quem tem medo de altura.

O valor fica em torno de 130 reais e, no fim do passeio, finaliza descendo de tirolesa até o solo novamente, e pode ainda descer na 2ª tirolesa, que passa pelo rio, mas é opcional, porque você irá se molhar. E há dias em que está muito frio na região, é muito gostoso.

O Boia Cross é incrível em todos os aspectos, você passeia pelo principal rio da cidade em cima de uma boia, desfrutando da natureza local e de muitas aventuras ao longo do caminho, como cachoeiras, por exemplo.

Adrenalina total, acompanhada sempre de instrutores e guarda-vidas em todo o trajeto, ou seja, seguro do início ao fim, custando em torno de 97 reais, mas há a opção de fechar um combo, que foi o que eu fiz, Arvorismo e Boia Cross por 190 reais, economizando assim 37 reais.

dicas de Bonito/MS

Restaurante Casa de João

Outro restaurante da cidade que eu amei foi o Restaurante Casa de João, uma comida deliciosa, com música ao vivo quase todos os dias, e as porções são generosas, vem uma quantidade grande, então recomendo pedir para 2 pessoas uma única porção, assim como os pratos gerais, como Filé de Pintado ao Molho de Urucum, carro-chefe da casa, que vem com quantidade generosa.

O local contém um Armazém do João e um Museu do João, que são incríveis para fotos, com peças lindas e muito "Instagramáveis".

Gruta do Mimoso

Outro local de flutuação, que é novo - abriu esse ano - e amei conhecer, foi a Gruta do Mimoso

Isso mesmo! A flutuação é feita dentro de uma gruta. Incrível demais!

A Gruta do Mimoso está localizada cerca de 30min do centro de Bonito, e paguei cerca de 220 reais no passeio, por ser baixa temporada, mas, na alta temporada, o passeio pode chegar a 260 reais. 

Os grupos são de 10 pessoas, e devem ser reservados com antecedência, assim como as outras atrações.

Dicas gerais de Bonito

Não vá a Bonito sem uma agência de viagem, pois, com a agência, será possível ir aos melhores locais e em bons horários, e os valores são tabelados pelas agências, então a única pesquisa que você terá que fazer será sobre o melhor atendimento. 

Se você não souber direito onde quer ir, a própria agência vai traçar o melhor roteiro pra você, baseado nas idades dos viajantes e no nível de dificuldade para ir a alguns pontos turísticos (eu usei a agência Roteiro Bonito MS).

Um dos últimos restaurantes que visitei, já que a concorrência é grande em Bonito, foi o Restaurante Juanita, com um ambiente muito bonito e colorido, alto astral total, e preços excelentes se for considerar o preparo dos pratos, que são deliciosos, um dos meus prediletos da cidade, sem dúvida alguma.

Os hotéis de Bonito são excelentes, mas tenho uma leve paixão pelo Hotel Marruá, que me acolheu com muito carinho, com um serviço excelente, ótima estrutura e café da manhã completo, já que é sempre bom conhecer o café da manhã do hotel antes de fechar a estadia (essa é outra dica).

dicas de Bonito/MS

Problemas estruturais na cidade de Bonito

Quando estive em Bonito sem carro, o principal problema foi a falta de carros por aplicativo - o famoso Uber, existente nas capitais. 

Fiquei refém dos táxis da região, que são mais salgados nos valores, por isso a recomendação feita anteriormente de alugar um carro em Campo Grande, caso chegue pelo aeroporto da capital.

Há também mototáxi, que acaba sendo uma opção barata para quem está sem carro.

Minha opinião sobre a viagem a Bonito

Então, vale muito a pena conhecer Bonito, se aventurar no seu ecoturismo que é simplesmente incrível, algo único de tão belo, cada ponto, cada local, tudo é muito bonito realmente, dá para entender o nome da cidade.

O atendimento nos pontos turísticos é ótimo, os instrutores e Guarda Vidas são simpáticos, atenciosos e muito inclusivos, não deixando ninguém desconfortável ou para trás nos passeios.

Os restaurantes e hotéis, assim como as lojas e outros locais, são todos excelentes, receptivos, gostam de conversar e de conhecer os turistas. 

Preste atenção a algumas dicas que os residentes da cidade passam, tem dicas ótimas, como alguns motoristas de táxis de confiança, modos de pagar mais barato em alguns locais, lojas de presentes completas e baratas, entre outras.

A cidade é incrível e as pessoas que moram lá também, voltarei outras vezes com certeza, saí de lá renovada, com uma energia alto astral e pronta para voltar à cidade grande.

Bonito tem uma energia de renovação, de início de novos ciclos, com um forte contato com a natureza e com as pessoas ao redor 💚
_________________________________________

Dicas de Bonito MS do pequeno viajante

Nós também estivemos em Bonito, e registramos todas as nossas dicas numa série de posts aqui no blog, que você encontra neste link: 


Bonito/MS: relato e dicas para organizar a viagem

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: