Menu

Como é voar Copa Airlines para Chicago com escala no Panamá

Saiba como é voar Copa Airlines, a franquia de bagagens, conexões no Panamá, as refeições, entretenimento a bordo e muito mais!
Como é voar Copa Airlines para Chicago com escala no Panamá
Como é voar Copa Airlines para Chicago com escala no Panamá

Nesse post vou contar a vocês como é voar Copa Airlines para Chicago, com escala no Panamá.

Quando fomos comprar passagens aéreas para nossa viagem a Chicago, vimos no Google Flights que os voos mais baratos eram - de longe - os da companhia aérea Copa Airlines, com escala na Cidade do Panamá, hub da empresa.

Já tínhamos voado com eles antes, quando estivemos uns dias no Panamá a caminho de Las Vegas, e até já escrevi um post contando como é voar Copa Airlines e um perrengue que tivemos no embarque.

Leia essa história clicando aqui.

Clique aqui para ler sobre a nossa dica de onde ficar em Chicago e 30 lugares para comer em Chicago.

Como é voar Copa Airlines

Como é voar Copa Airlines


São voos excelentes, com horários bons e conexões melhores ainda - para quem é gaúcho, é uma dádiva poder embarcar direto em Porto Alegre num voo internacional - o avião estava lotado de gente indo para Cancún, Punta Cana, Las Vegas, Montreal, Miami...pois a gente voa de Porto Alegre para a Cidade do Panamá e lá é possível fazer conexão para dezenas de cidades na América Central e América do Norte. 

No voo de volta de Chicago para o Panamá foi até engraçado, pois o comissário perguntou se tinha algum passageiro com destino final no Panamá e ninguém levantou a mão! Fiquei impressionada!

Então, achei que seria útil relatar para vocês como é voar Copa Airlines fazendo conexão na Cidade do Panamá. 

E, se você tiver uns dias a mais de férias, saiba vale muito a pena fazer um stopover - que quase sempre fica grátis, não aumenta em nada o valor da passagem - na capital panamenha. 

Nós passamos uns dias lá há alguns anos, na ida e na volta para Las Vegas, e foi bem interessante! Tenho planos de, numa próxima conexão da Copa Airlines na Cidade do Panamá, aproveitar para conhecer o arquipélago de San Blás, um pequeno paraíso na costa leste do país - a capital e o Aeroporto  Internacional de Tocumen ficam no oeste do Panamá. 

Clique aqui para ver nossos posts sobre o Panamá.

Como é voar Copa Airlines
no Aeroporto Internacional do Panamá, conexões para dezenas de cidades na América Central e América do Norte


um avião voando perto demais do nosso! 😒

Voando Copa Airlines de Porto Alegre para o Panamá

Saímos de Porto Alegre a 1:30hs da manhã e pousamos na Cidade do Panamá 8:30hs. Lá eram 6:30hs, pois o Panamá tem um fuso de 2hs a menos que no Brasil, assim como Chicago. 

Foi um voo de 7hs.

O avião era daqueles de 6 lugares (3 poltronas - corredor - 3 poltronas), super simples e com espaço padrão para as pernas, e não tinha monitores individuais com programação de bordo, nem lugar para carregar baterias (USB ou tomadas), nem mesmo cobertinhas (leve um casaquinho para não passar frio no voo).

Era mais ou menos como um voo da Gol que pegamos uma vez para Barbados - como se fosse um avião de voos domésticos, sabe? Nem parecia que estávamos num voo internacional de 7hs!

No voo de volta do Panamá para o Brasil o avião foi melhor, com direito a monitores individuais, programação de bordo, cobertinhas e entrada USB. Não sei porque o voo de ida foi tão pobrinho. 😒


Eu estava com tanto sono que apaguei assim que sentei na poltrona, mas vi que serviram bebidas (inclusive vinho e cerveja) depois das 2hs da manhã!

O café da manhã tinha opção de ovos mexidos ou torradas. Fui de ovos e veio um potinho de frutas, café (ruim), uma barrinha de cereais, pão e manteiga.

Na volta ao Brasil eles ofereceram waffles, iogurte e um potinho de frutas com suco de laranja no café da manhã.

Como é voar Copa Airlines

Na chegada à Cidade do Panamá é possível enxergar o Canal inteiro, muito legal. Nós já tínhamos estado lá, então foi fácil identificar. 

A conexão no Panamá é maravilhosa.

Descemos do avião, caminhamos uns 50m e encontramos um monitor informando que nossa conexão era no portão 109, 50m adiante.

Fomos ao banheiro, passamos no detector de metais, que fica no próprio portão de embarque, e embarcamos. Tudo super simples e rápido, ainda bem!

A quem me perguntou se vale a pena aproveitar uma escala para ir conhecer a Cidade do Panamá, digo o seguinte: na minha opinião, como você tem direito a um stopover gratuito, acho mais negócio aproveitar essa parada e dormir pelo menos uma noite no Panamá, ao invés de tentar aproveitar uma escala/conexão, na correria.

Isso porque o trânsito na Cidade do Panamá pode ser infernal - ouvi relatos de engarrafamentos absurdos no caminho entre o centro e o aeroporto, então, a menos que a sua conexão seja bemmmm longa, eu não arriscaria.

Se você tem vontade de conhecer o Canal do Panamá e o histórico Casco Viejo, além de outras atrações interessantes da cidade, uma estadia de 2 dias lá é o ideal!

Veja mais detalhes neste post sobre a nossa viagem ao Panamá.

o Canal do Panamá visto do avião

Aeroporto Internacional de Tocumen na Cidade do Panamá

Como é voar Copa Airlines para Chicago

O horário do nosso voo de PTY (aeroporto do Panamá) para ORD (aeroporto de Chicago) era as 7:35hs e foi bem pontual. 

A previsão de tempo de conexão entre esses voos é de menos de 50min, então acredito que a própria Copa Airlines tem a preocupação de evitar atrasos e facilitar bem a conexão, para não ter problemas de ter que esperar os passageiros, pois atrasos são de responsabilidade deles, né! Se atrasarem o primeiro voo, eles que terão que acomodar os passageiros que eventualmente perderem conexões.

No voo de volta para o Brasil, a conexão no Aeroporto Tocumen também foi curtíssima, de 50min, e mesmo tendo que caminhar um pouquinho mais para chegar ao portão de embarque, foi tranquilo também, porque todos os voos foram super pontuais. Na conexão para embarcar no voo para o Brasil não há detector de metais na porta do avião. 

Quanto à bagagem, esses voos da Copa Airlines têm franquia de 1 mala despachada de 23Kg e bagagem de mão de 10Kg.

E a melhor parte é que a bagagem despachada vai sempre direto para o destino final, tanto na ida, quanto na volta. Quando fazemos conexão em São Paulo, SEMPRE temos que recolher as malas despachadas na esteira em Guarulhos e redespachar para Porto Alegre, então é uma alegria quando isso não é necessário!

regras de bagagem nos voos da Copa Airlines

O voo da Cidade do Panamá para Chicago já foi num avião mais moderno, com monitores individuais, cobertinhas e entradas USB. O espaço para as pernas era o mesmo, assim como a disposição do avião (3 poltronas - corredor - 3 poltronas). 

Serviram novamente café da manhã neste voo, mas desta vez fomos de crepes de maçã, potinho de frutas, café, iogurte, pão e manteiga.

Como é voar Copa Airlines
café da manhã no voo da Copa Airlines

Tinha várias opções de filmes bons na programação de bordo. Recomendo muito "Hidden Figures" (traduzido no Brasil como "Estrelas além do tempo"), pois, além de ser um filme maravilhoso, ele ainda conta uma história que vocês poderão conferir de perto no Adler Planetarium, se estiverem a caminho de Chicago!

Os 2 voos, de PoA ao Panamá e do Panamá até Chicago, estavam quase que completamente lotados, tanto na ida quanto na volta. 

Não tem diferença de fuso horário entre o Panamá e Chicago (são 2hs de diferença a menos para o Brasil). No caminho, sobrevoamos Cuba e a Flórida.


Como é voar Copa Airlines
sobrevoando a Flórida no voo da Copa Airlines para Chicago


Chegamos em Chicago antes do horário previsto, às 13hs, sem turbulências.

Na chegada, sobrevoamos o Lago Michigan e a cidade de Chicago - muito legal ver o aglomerado de arranha-céus do Loop lá embaixo e o 'litoral' da cidade, na beira do lago. E o engraçado é que dá para perceber perfeitamente que os arranha-céus se concentram apenas ali e o restante da cidade é bem plano, com edifícios de um ou 2 andares apenas!

As famosas pradarias de Illinois (que nós aqui chamamos de Pampa) são bem visíveis lá do alto! 

Em resumo, deu tudo certo e foi uma viagem bem tranquila. É uma companhia aérea franciscana, no sentido de que não te dão nem mesmo um lencinho higiênico para limpar as mãos - mas, se isso é o necessário para que as passagens sejam mais em conta, serve para mim 😁

como é voar Copa Airlines

Como é voar Copa Airlines

Como é voar Copa Airlines
concentração de arranha-céus no centro de Chicago

Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago

A chegada no Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago também é bem tranquila. 

Embora seja um aeroporto enorme, com vários terminais conectados por ônibus gratuitos, dá a sensação de pequeno. Passamos tranquilamente pela imigração, quase tudo automatizado. A oficial só perguntou o que íamos fazer nos EUA.

Como é voar Copa Airlines
imigração automatizada no Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago

Pegamos nossas bagagens despachadas - sim, despachamos 2 malas grandes com apenas 10Kg cada, que já sabíamos que voltariam para casa com o limite de 23Kg cada uma, porque viajar pros EUA sem fazer compras é missão impossível. 

Compramos um café no Starbucks do terminal para conseguirmos finalmente acordar e pegamos um ônibus grátis do próprio aeroporto até o terminal 2, onde é possível pegar a linha azul do metrô.

A linha azul de trens conecta o Aeroporto Internacional O'Hare (ORD) com o centro de Chicago. Para ir pro albergue HI Chicago, onde nos hospedamos lá, basta descer nas paradas Jackson ou La Salle do metrô e caminhar 3 quadras. 

O bilhete custa U$ 5 por pessoa e você compra nas máquinas automáticas que vendem bilhetes de trens na própria estação (tenha U$ 5 trocado, pois as máquinas não dão troco, ou pague com cartão de crédito).

Isso tudo e mais a viagem de trem de 45min do Aeroporto Internacional O'Hare até o centro de Chicago (são 18 milhas) leva um bom tempo. Pousamos no aeroporto às 13hs e só chegamos ao HI Chicago Hostel no centro da cidade as 15h30min.

Me perguntaram se, tendo uma conexão longa nesse aeroporto, vale a pena ir até o centro de Chicago para dar uma "espiada" na cidade: eu sempre acho que tudo vale a pena - especialmente se der tempo de fazer uma caminhada pelo Chicago RiverWalk e uma esticadinha até a escultura Cloud Gate, que é maravilhosa, no Millennium Park - mas tenha em mente que você levará em torno de 2h30min para chegar ao centro de Chicago depois de desembarcar, e demorará pelo menos 1h para voltar do centro ao aeroporto, então a sua conexão precisa ter pelo menos umas 9 ou 10hs para valer a pena, considerando que você terá que voltar pro aeroporto 3hs antes do horário do seu voo. 

Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago

Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago
comprando bilhetes de trem nas máquinas do Aeroporto de Chicago


Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago
estação de trens no Aeroporto de Chicago

Veja também:

Como é voar na classe econômica da Air France
Posts sobre as companhias aéreas que já testamos
Avião e aeroporto com bebê ou criança: a nossa experiência
Como viajar sempre ao lado do seu filho sem pagar pelos assentos
8 dicas para viajar sozinho com filho pequeno
O bebê no avião
O bebê no avião - agora mais experiente
No aeroporto com o bebê
Voo LATAM para Alemanha e medo de avião
Como é voar para Amsterdam e Berlim com a KLM
Air Canada: tudo sobre nossa experiência com a melhor companhia aérea canadense
Voo conturbado com a TAP para Portugal e uma lição de vida
Como voar ao Alaska: um perrengue que veio para o bem

Chip de celular para usar em Chicago

Durante a nossa viagem a Chicago, usamos o chip de celular da Yes Brasil o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!! 

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 3 dias para chegar), coloquei no celular no avião, ativei os dados móveis do celular e já chegamos aos EUA conectadíssimos, usando o Google Maps desde o aeroporto, sem limite de dados! 

E ele ainda vem com essa capinha fofa com um trocinho para tirar o chip do celular e espacinhos para guardar chips e memory cards tri útil 😁

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - Viaje Conectado - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços de acordo com o destino e com os planos que forem mais apropriados para a tua viagem.

chip de celular Viaje Conectado

chip de celular Viaje Conectado Yes Brasil Orlando
chip de celular Viaje Conectado Yes Brasil Orlando

Você já esteve em Chicago? E no Panamá? Voou com qual companhia aérea? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem a Chicago, usamos #PVemChicago nas nossas redes sociais - dá uma olhada nas dicas que estão na hashtag! 😊

Fiz várias pastas de "destaques" de Chicago lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis!


Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Viajei para Cancún, dia 21/08/2022, de Porto Alegre-Panamá e cancum, e volta Cancún-Panamá - Porto Alegre.
    O avião muito ruim, atendimentos da tripulação muito ruim tbém… parecia que estavam nos fazendo um favor. No check-in em Panamá, os funcionários sem informações nenhuma… não sabiam que com a autorização podíamos entrar no México, se está estivesse no prazo de 30 dias, a atendimento mal educada, grossa… qdo não concluímos nossa viagem por falta de informações, comunicação.
    Na volta trocaram voo na última hora, quase perdemos o voo de volta… em Panamá tbem… uma verdadeira bagunça. Não indico para ninguém …

    ResponderExcluir