Roteiro para um fim de semana em Gramado - de 2 a 4 dias

Roteiro para um fim de semana em Gramado - de 2 a 4 diasEste é o 69º post sobre a Serra Gaúcha aqui no blog. É uma infinidade de dicas sobre uma região que a gente adora - tanto que estamos nos mudando para lá no começo de 2018!

Mas, como vocês acompanharam pelas redes sociais, em outubro deste ano estive participando de um encontro de blogueiros em Gramado e, naquele final de semana, fizemos um roteiro tão gostoso e abrangente na cidade que achei que valia a pena sugerir esse roteiro aqui no blog, para quem vai a Gramado pela primeira ou pela décima vez.

Eu, que já estive em Gramado dezenas de vezes, retornei a lugares que adoro e conheci várias atrações que eu ainda não conhecia - esse é o ímã da região: Gramado está sempre se reinventando, e cada vez que voltamos lá descobrimos muitas novidades 😏

Fizemos tudo o que eu descrevo abaixo em 3 dias, mas é possível fazer este roteiro em 2 ou 4 dias, dependendo dos seus interesses (e da sua pressa!).

Vamos lá?

Leia também:

Como chegar em Gramado

Fui de Porto Alegre para Gramado com o transfer da Brocker que sai do aeroporto.

Como contei no último post, sempre fui a Gramado de carro. Nunca tinha ido de ônibus ou transfer, e ficava imaginando como fariam os turistas que vêm de avião e não querem (ou não podem) alugar carro em Porto Alegre para subir a Serra.

Pois acabei descobrindo a melhor maneira - ou pelo menos a mais conveniente - de subir a Serra Gaúcha sem carro próprio ou alugado: com o transfer da Brocker que sai do aeroporto.

Foi a minha primeira experiência com a Brocker - nunca antes tinha feito nenhum passeio com eles, nem o famoso Bustour que a empresa oferece nos ônibus vermelhos sobe-e-desce em Gramado/Canela - e aprovei!

Onde ficar

Chegamos em Gramado e fomos direto para o Hotel Master Premium Gramado, bem bom, com uma vista linda! Por alguns instantes, fiquei até confusa: olhando aquele panorama, me senti na Suíça!

Achei o hotel com bom custo-benefício, super bem localizado e com uma área kids fantástica!

Leia mais sobre o hotel aqui

o que fazer em Gramado

Churrascaria Garfo e Bombacha

O jantar naquela noite foi na Churrascaria Garfo e Bombacha, com comida típica e show de músicas e danças folclóricas gaúchas, em Canela

Barato não é, mas bom é - demais!

De início, estava achando caro o preço do jantar-churrasco + show folclórico nesta típica churrascaria gaúcha, mas, depois do show que eu vi, e da comilança que eu comi, saí de lá achando que vale muito a pena os quase R$ 200,00 do ingresso.

O show é bonito tanto para gaúchos, que vão saber cantar cada música do início ao fim, quanto para quem vem de fora curioso para saber um pouco mais das tradições gaúchas; o churrasco, especialmente o costelão 8hs na vala, se desmancha na boca; e a diversão é garantida!

Saí de lá fazendo contas de cabeça: se converter R$ 200,00 para U$, você percebe que dificilmente vai encontrar um jantar-show em Buenos Aires, por exemplo, por menos que isso! Recomendado.

Bustour - tour nos ônibus vermelhos

O dia seguinte foi super cheio.

Fomos a pé até a Prefeitura de Gramado, passando pelos pontos turísticos no centro, e depois pegamos o Bustour até o Snowland

O passeio Bustour nos ônibus vermelhos da Brocker é uma excelente opção de meio de transporte para turistas que sobem a Serra sem transporte próprio - prático, com um ótimo percurso e preço razoável.

É uma ótima maneira de ver muitas atrações num curto período de tempo, e ter uma ideia geral e bem abrangente de Gramado e Canela.

Crianças de 6 a 12 anos e idosos a partir de 60 anos pagam menos. Verifique os preços atualizados no site e pergunte sobre os ingressos familiares e descontos nas atrações.

Os ônibus funcionam das 8h35min até às 18hs.

Snowland - parque de neve

Ano passado fomos ao Snowland em Gramado com o Lipe e gostei bastante, porque ele se divertiu muito aos 7 anos. Desta segunda vez, voltei com amigos, e agora quem se divertiu muito fui eu!

Desci de tubing (tobogã de neve) um monte de vezes e demos muitas risadas! Ou seja: é um programa bom para famílias com crianças de mais de 5 anos, mas é muito legal apenas para adultos também!! Não recomendo para os menores de 5 anos, que não vão encontrar muitas atividades apropriadas para eles lá.

As filas estavam pequenas e deu para brincar muito. Passamos a manhã toda lá - quanto mais cedo você chega (chegamos antes de abrir), menores as filas nas atividades do parque.

Leia tudo sobre o parque de neve de Gramado com todos os detalhes neste post do blog.

Coelho Café Colonial

O almoço foi no Coelho Café Colonial. Maravilhoso.

Não deixe de experimentar o bolinho de queijo e as tortas de nozes e de morango.

Algumas informações sobre este café colonial que já é um clássico da Serra Gaúcha (desde 1980), sinônimo de fartura e comilança:

• ‎fica na frente do Reino do Chocolate da Caracol

• são mais de 80 variedades entre doces e salgados servidos na mesa

• pode repetir tudo quantas vezes quiser

• bebidas: vinhos branco e tinto, suco de uva, cafés e chás variados, chocolate quente

buffet de sobremesas, com fondue de chocolate branco e preto

• ‎adulto - R$ 72,00

• crianças de 6 a 10 anos - paga metade

• até 5 anos - grátis

Cervejaria Rasen Bier

Continuamos nosso roteiro na Cervejaria Rasen Bier, com tour e degustação de cervejas artesanais. Na terra do vinho, fondue e chocolate, visitar uma cervejaria artesanal foi bem interessante!

Nas torneirinhas, Pilsen, Weiss e Dunkel, para citar apenas alguns dos tipos de cerveja artesanal produzidos na Rasen.

A Rasen Bier fica em Gramado, pertinho do Museu de Cera Dreamland.

A visita às instalações tem duração de 20min, e inclui a degustação de um chopp Pilsen.

Na chegada, fomos super bem recepcionados no pub da cervejaria. Depois, iniciamos o "tour" pelas dependências da fábrica, acompanhados por um guia.

A visita começa pelos tanques de fervura, filtração, fermentação e maturação da cerveja. A próxima etapa é o envase, em garrafas e em barris.

Eles produzem regularmente 4 tipos diferentes de cerveja na Rasen

* a Pilsen, bem cremosa e leve, a mais tradicional de todas;

* a Dunkel, uma cerveja preta mais amarga;

* a Ambar, cerveja forte mais amarga que as outras, boa para se degustar no inverno; e

* ‎a Weiss, a minha preferida desde sempre, feita à base de malte de trigo.

Depois do tour guiado, num aconchegante bar de madeira, você encontra uma lojinha de souvenirs e, óbvio, de cervejas produzidas na Rasen (e copos lindos!).

Degustamos todos os tipos de cerveja da Rasen e, como sempre, a minha preferida foi a Weiss.

Endereço: Rua Cândido Godoy, 82, Bairro Carniel

Telefone: (54) 3286-6886

Já publiquei um post completo com todas as informações sobre a Rasen Bier - a cervejaria artesanal de Gramado

Horário: de 2ª a sábado das 9h às 12h e das 14h às 18h (não é necessário fazer reservas, mas pode ligar antes para confirmar a disponibilidade de visitas guiadas).

Fábrica de chocolate da Lugano

Da cervejaria, seguimos para a chocolateria.

Na fábrica de chocolate da Lugano, eles fazem um tour bem simplinho das instalações - que eu achei que poderia ser bem mais legal. Nos mostraram um filminho, olhamos as instalações da fábrica por trás de um vidro, e seguimos para a loja.

A loja que eles têm lá é bem legal e tem preços razoáveis - amei o licor de chocolate e o chocolate com laranja, valem a pena!

Ice Bar Boreal

Já estive em muitos lugares gelados mundo afora, da Islândia à Patagônia, do Alaska à Sibéria e, por incrível que pareça, nunca tinha estado em um ice bar antes! Minha 'primeira vez' foi no Ice Bar Boreal de Gramado, e achei a experiência super legal!

É certo que já existia o Mundo Gelado em Canela, com uma proposta semelhante e bem mais lúdica para os pequenos viajantes, mas, para quem se hospeda em Gramado, o ice bar é mais bem localizado e não deixa de ser amistoso para crianças por ser um 'bar' - pelo contrário: as crianças são super bem vindas - eles têm até um combo infantil de ingressos para o IceBar + Mundo de Chocolate por R$ 28,00.

Recomendo, é divertido ir lá com um grupo de amigos!!

Leia aqui sobre o Mundo Gelado em Canela.

Mundo de Chocolate Lugano

Do ice bar, seguimos direto para o Mundo de Chocolate, ali do lado, bem no centro de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros, nº 2497.

O Mundo de Chocolate Lugano foi muito mais legal do que eu imaginei que esta atração seria. Eu já tinha estado no Reino do Chocolate da Caracol, e achei que seria 'mais do mesmo', mas não é - de fato, o Mundo de Chocolate da Lugano é muito diferente, e achei ainda mais legal do que o espaço temático da Caracol Chocolates.

É um parque inteirinho de chocolate, com vários espaços temáticos que vão da Índia (Taj Mahal) à China (a Grande Muralha), de Gramado a Paris (Torre Eiffel), mostrando os principais pontos turísticos de cada lugar, como a Estátua da Liberdade, o Cristo Redentor, o Monte Rushmore, a Casa Branca, as Pirâmides do Egito, etc.

São 30 toneladas de chocolate maciço que foram usados para fazer esculturas de até 4 metros de altura. No total, são mais de 200 peças, feitas inteiramente de chocolate, de forma totalmente artesanal, com um cheirinho delicioso de chocolate no ar.

O grande destaque é a Torre Eiffel, que tem 4,22m de altura e foram usados 800kg de chocolate na sua criação. A peça mais pesada é a Muralha de China, que tem 6 toneladas de chocolate maciço.

No final da visita, você ainda pode conhecer a mini fábrica e experimentar as delícias que eles fazem por lá na degustação. Dá para escolher entre o tradicional chocolate ao leite ou o branco, ambos saídos diretamente das temperadeiras, ainda na forma líquida!

Os pequenos viajantes podem colocar a mão - literalmente - na massa, e criar as suas próprias obras-primas de chocolate na mini fábrica.

Se estiver um dia bem calor, leve um casaquinho extra, pois a temperatura dentro do parque temático é mantida em 18 graus para preservar as esculturas.

Leia aqui sobre o Reino do Chocolate da Caracol.

Café et Patisserie

Depois de fazer um passeio de volta ao mundo no Mundo de Chocolate Lugano, existem outras atrações no mesmo complexo. Após o tour, ainda dentro do parque, você vai encontrar o Café et Patisserie, um café num ambiente bem bonito, com um cardápio delicioso, que conta com pratos à la carte, salgados e doces.

Para encerrar a comilança da tarde, fui de chocolate quente com menta, um desbunde!

Quero voltar lá para experimentar o tiramisú, o café com borda e o pão de queijo recheado - meus amigos provaram e tudo parecia delicioso!

Na saída, você ainda vai encontrar a linda loja conceito da Lugano - e é difícil sair de lá sem alguns quilinhos extras de chocolate hehehe...

Restaurante Toro

O jantar foi no Toro, maravilhoso!

Adoramos tudo, drinks, espetinhos, burgers, atendimento, música ao vivo, ambiente, a decoração do lugar...não podia ser melhor!

Entre os drinks, experimente o Baron spritz (com maçã verde e espumante), a Piña descolada (com abacaxi, rum, espumante brut e xarope de coco) e o Toro spritz (água com gás, vodka, espumante, aperol, mix de limão e xarope de gengibre) - sim, eu provei todos os 3, e é um melhor do que o outro!!!

Café da manhã delícia no hotel

No dia seguinte, começamos a manhã cedinho com um excelente café da manhã no Hotel Master Premium Gramado, com muitos pratos quentes, quiches, waffles com calda de chocolate, panquecas, croissants, muitos bolos, frutas, frios, pãezinhos de queijo, um cardápio infantil, outro cardápio natureba e aquele suco de uva que eu amo e que só existe na Serra Gaúcha.

Mini Mundo Gramado

Depois seguimos para o Mini Mundo Gramado

Estivemos lá ano passado e voltamos agora, sempre vale a pena! É tudo muito lindo e muito fofo, e a cada nova visita descubro algum detalhe que não tinha percebido antes!

Leia mais sobre esta atração no blog clicando em Mini Mundo Gramado

Lago Negro

Parte da turma foi passear no Lago Negro, mas, como já estivemos lá muitas e muitas vezes, preferimos ir com calma direto para o nosso próximo programa.

O Lago Negro de Gramado é o passeio turístico "perfeito": fácil, acessível, gratuito e lindo!

A gente tira as fotos mais lindas da viagem ali, e ainda aproveita para andar de pedalinho, fazer trilha, conhecer a Alemanha Encantada e subir na Torre da Rapunzel! Quem já subiu?

Mostrei tudo sobre o Lago Negro e atrações nos arredores neste post, que mostra como é o lugar nas 4 estações do ano.

Festival de Cultura e Gastronomia

O almoço foi no 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que estava acontecendo durante o mês de outubro (de 5 a 15 de outubro).

Foi uma delícia.

Vários restaurantes, bistrôs, cervejarias artesanais, vinícolas e shows na Rua Coberta, na Praça Major Nicoletti e também na Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz de São Pedro.

Alguns dos melhores restaurantes de Gramado estavam com bancas nesta feira gastronômica, e eu escolhi almoçar no Josephina Café

Meu risotto de moranga com charque crocante e crisp de manga estava uma delícia!

E a estrutura do Festival, incrível, com uma decoração linda!

Pratos salgados custavam R$ 25,00 e as sobremesas R$ 15,00. As cervejas artesanais estavam por R$ 10,00.

Vi por lá a Boscato, Dunamis (veja mais abaixo), Bodegas, Vinícola Weber, La Charbonnade e Don Guerino

Dentre os restaurantes, além do Josephina, fiquei babando pelos cardápios do Malbec, da Cantina Pastaciutta, da Casa di Pietro, do Nonno Mio e do Colosseo (veja mais abaixo).

Informações práticas sobre o Festival

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Data: de 5 a 15 de outubro

Local: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado

Horário: das 10h às 22h.

Dunamis Vinhos e Vinhedos

Também fomos degustar os vinhos e espumantes da Dunamis, que estava presente no Festival com uma banca própria.

Adorei o espumante rosé e o Malbec branco - ambos perfeitos para o verão.

Dunamis Vinhos foi recentemente super bem avaliada na Avaliação Nacional de Vinhos.

A degustação (150ml) bronze custa R$ 10,00; a prata R$ 15,00 e a Ouro R$ 20,00.

A Dunamis estava com seu espaço montado na Rua Pedro Benetti.

Para visitar a loja da Dunamis Vinhos e Vinhedos

Endereço: Km 26 da BR 235, número 2910, na Linha Araripe, Gramado

Horário: de terças a domingos, das 9h às 18h.

Email: lojagramado@dunamisvinhos.com.br

Telefone: (54) 99910-79161

Turismo rural Raízes Coloniais

À tarde, o passeio foi o tour rural da Brocker chamado Raízes Coloniais, na Estrada Linha Bonita, que todos nós adoramos - foi, de fato, o passeio que eu mais gostei em todo o final de semana.

Dentre outras atrações e paradas no caminho, fomos na Casa Centenária, no Moinho Cavichion, na Ervateira, no Museu Família Marcon, e encerramos essa tarde deliciosa no autêntico café colonial da Família Foss.

Os lugares visitados neste tour rural são lindos, super autênticos, e as visitas são emocionantes. Dá para se ter uma ideia bem verdadeira de como é a vida na colônia.

Na Casa Centenária, um velho casarão com carvalhos centenários, feito todo em madeira, encontramos até ovelhas no pátio.

No Moinho Cavichion, a incrível dona Maristela conta a história dos povos que colonizaram a região de uma maneira engraçadíssima, que torna tudo mais interessante.

Na Ervateira, a dona Sema recebe todo mundo com um abraço caloroso, e lá você terá a sua melhor chance de experimentar um chimarrão enquanto em terras gaúchas. Não deixe de experimentar as casquinhas de laranja cristalizadas, sou apaixonada!

No Museu da Família Marcon, foi um prazer ouvir as histórias do proprietário, uma figura raríssima, que reuniu uma coleção incrível de objetos em sua casa. Lá ainda provei o melhor suco de uva da vida!

E, para encerrar a orgia, fomos até a propriedade da Família Fossuma família super alegre, onde degustamos deliciosos produtos coloniais e cantamos junto com eles.

Um passeio imperdível em Gramado, para quem gosta de ir além dos parques temáticos e das belezas naturais e conhecer também um pouco da cultura e das tradições da região.

Museu de Cera Dreamland e Vale dos Dinossauros

À tarde, os meninos ainda foram visitar o Museu de Cera Dreamland em Gramado e o Vale dos Dinossauros em Canela com os pais e tiraram as fotos que vocês veem neste post - pareciam 2 mini blogueirinhos em ação!!

Como eu e a Francine (do blog Viagens que Sonhamos), não fomos junto com eles, teremos que confiar na palavra dos pequenos, que adoraram o passeio e recomendam muito!

Já tínhamos estado no Dreamland antes - leia neste post todos os detalhes das nossas visitas aos museus de cera, de motos e de carros de Gramado.

O Vale dos Dinossauros abre diariamente das 9 às 18hs, e fica no Km 5 da Rodovia RS 466 (estrada que leva ao Parque do Caracol).

Sequência de fondue do Colosseo

Voltamos no fim da tarde e, depois de curtir um pouco o hotel, fomos jantar a sequência de fondue do Colosseo, e finalizamos a orgia gastronômica com fondues de queijo, carne na pedra e chocolate.

O Restaurante Colosseo, que neste ano celebra seus 20 anos, é um dos lugares clássicos para se provar um bom fondue na Serra Gaúcha. Está localizado no centro de Gramado, e tem um clima bem acolhedor.

A decoração do local é inspirada no Coliseu de Roma, na Itália, o que deu origem ao nome do restaurante.

No cardápio, uma variedade de menus, como entradas quentes e frias, risotos, peixes e frutos do mar, aves, carnes exóticas e filés. Mas a sequência de fondues ainda é o carro-chefe da casa. Super premiada, foi eleita por 5 anos consecutivos como a melhor da cidade.

Especialmente para as crianças, há 2 menus infantis a escolher.

A adega tem todos os rótulos mais conhecidos da Serra Gaúcha: Vinícola Ravanello, Dal Pizzol, Casa Valduga, Don Laurindo, Marco Luigi, Miolo, Jolimont, Salton, Aurora, Boscato e Torcello, dentre outros.

Informações práticas sobre o Colosseo

Endereço: Avenida das Hortênsias, 1560

Horários: de segundas à quintas-feiras, das 18h às 24h; de sextas à domingos, das 11h às 15h e das 18h à 1h

Telefone: (54) 3286-7259

Site

Hotel Master Premium Gramado

No último dia, já estávamos todos cansados da maratona de atividades e ficamos no Hotel Master Premium Gramado até as 14hs, pois nos permitiram fazer late check-out, o que foi bem legal.

Ficamos horas de papo curtindo a vista maravilhosa que se tem do living do Hotel Master, enquanto os pequenos aproveitavam a incrível área kids do hotel.

Ainda recebemos a visita da nossa querida amiga Jackie, que é daquelas 'amigas digitais' há anos - foi uma alegria finalmente desvirtualizar!

Restaurante Alecrim Santo

Almoçamos no buffet por quilo Alecrim Santo, que tem ótima comida, ambiente e preço.

Eu ainda não conhecia e achei uma ótima opção para famílias em Gramado!

Festival de Bonecos de Canela

Depois, ainda demos uma esticadinha para espiar o Festival de Bonecos de Canela, que estava acontecendo naquele final de semana.

Um final de semana simplesmente perfeito entre amigos!

Roteiro para um fim de semana em Gramado - de 2 a 4 dias

Já esteve em Gramado? Que você achou da cidade? Conte para a gente! Deixe a sua dica nos comentários!

Para ver preços das diárias no Hotel Master Premium Gramado na data da sua viagem e fazer reserva, clique aqui

Mais dicas das nossas viagens à Serra Gaúcha na #LipenaSerra no Instagram

Agradecemos aos apoiadores do encontro de blogueiros em Gramado pelo convite e pela oportunidade de visitarmos Gramado com tantos amigos 😏

Roteiro para um fim de semana em Gramado - de 2 a 4 dias

Se quiser ler todos os nossos posts sobre a Serra Gaúcha em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui

Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul

Assista todos os nossos minivídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!