21 de dezembro de 2014

como usar a internet no celular (e no notebook) no Uruguai

Já dei essa dica milhares de vezes para muita gente, mas nunca havia escrito sobre isso por aqui, então, para simplificar, porque muita gente me pergunta isso, resolvi colocar a dica num post

Como faço para usar a internet no Uruguai??

Nós já usamos todos os métodos possíveis, desde caçar wifi pela rua até os modems da Ancel, Movistar e Claro, mas até hoje não descobrimos nada melhor do que a internet 3G pré-paga da Antel, empresa pública de telefonia do Uruguai. 


Você compra um chip da Antel - eles também vendem microchips, se o seu celular usar esses, como é o caso do meu - que custa algo em torno de R$ 5, e coloca no seu celular. 


Depois coloca crédito no número do seu chip, dependendo do que você precisa:

* Para usar 1 giga (qtdade de dados) no período de 5 dias: 100 pesos
* Para usar 3 giga (qtdade de dados) no período de 10 dias: 200 pesos
* Para usar 10 giga (qtdade de dados) no período de 30 dias: 500 pesos

A cotação do peso para o real, em dezembro/2014, está 8,65 pesos por 1 real. Então, para você ter uma idéia, 10 dias de internet vão lhe custar algo em torno de R$ 23,00, o que eu acho super razoável, para uma internet pré-paga!

Com o plano de 1 giga, no período de 5 dias, por 100 pesos, nós usamos a internet direto, carrego montes de fotos nas redes sociais, faço posts no blog, usamos o YouTube, o Peg fica o tempo todo no rádio, e essa quantidade de dados é realmente suficiente. Claro que não dá pra baixar um filme, né?!?

Onde comprar os chips e colocar crédito no seu celular?

O ideal é fazer isso numa loja da Antel, porque se você tiver qualquer dúvida eles podem ajudar. 

Com certeza você encontrará lojas da Antel com facilidade no Chuí, em Rio Branco (para quem vem por Jaguarão), em Montevidéu, Colônia ou em Punta del Este. 

Se você vem por Jaguarão, a loja da Antel em Rio Branco fica na rua paralela à principal, exatamente atrás da praça. 

Em Punta del Este, a loja mais bem localizada é a que fica a uma quadra da Gorlero, na praça dos hippies




Assim que você receber a mensagem de texto dizendo "estimado cliente informamos que su recarga ha sido acreditada con exito", você deverá enviar uma mensagem de texto para o número 226 com o código de recarga, que dependerá do plano que você escolheu: 

* Se for usar 100 pesos, o código é BAM 100
* Se for usar 200 pesos, o código é BAM 200
* Se for usar 500 pesos, o código é BAM 500

Logo você receberá outra mensagem dizendo "su solicitud ha sido realizada con éxito (plan bam 100, ou 200, ou 500)". 

Aí, basta você habilitar a opção "dados móveis" no seu celular (e não "wifi"!) e seguir usando a internet

Em alguns telefones, pode ser que isso não aconteça automaticamente. 

No meu caso, eu tive que configurar, mas foi super fácil, até eu atinei, olha só:

É só ir em Configurações -> Mais redes -> Redes móveis -> Pontos de acesso -> e escolher a opção "prepagoANCEL", se ela já estiver aparecendo automaticamente. Se não estiver aparecendo, tem que criar esta rede. 

E pronto!

Pode ser que demore alguns minutinhos, mas logo estará bombando a sua internet 3G!

Depois, como você faz para passar o seu sinal de internet para outras pessoas, ou para o seu próprio notebook?

Fácil! 

É só habilitar a opção "Rede Wi-Fi" no seu celular e conectar os aparelhos que quiser na internet do seu celular, que vai funcionar como um roteador

alguns dos modems que viraram peças de museu!


Não é uma barbada??? Espero ter ajudado! 

Boas férias no Uruguai, sorte sua que está vindo pra cá!

Para ler mais

Todos os nossos posts sobre o Uruguai

35 lugares para comer bem em Punta del Este e arredores

aluguel de apartamento em Punta del Este

como ir até Punta del Este passando por Jaguarão e pelos free shops



Colonia del Sacramento

Piriápolis, a cidade do seu Piria

Isla Gorriti - a ilha da Revista Caras

do Cassino ao Cabo Polônio

Montevidéu é assim


La Paloma, Uruguai

Termas de Dayman - Salto

Jose Ignacio, Uruguai


Punta del Este: 3 novidades do verão 2013

Lagoa Mirim, o paraíso do lado de casa

Lagoa Mirim - o paraíso do dolce far niente


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal para receber os novos vídeos que postarmos por e-mail! É grátis, kkkkk...

Você também nos encontra aqui:


25 comentários:

  1. Ótimas dicas, vou viajar para o Uruguai em julho, muito úteis as recomendações!

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas. só queria saber se no interior do país teria boa cobertura 3g ou seria igual no brasil, onde a grande, imensa e estrondosa maioria das cidades, nem sabe o que é 3g.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Uruguai também não tem 3g em quase lugar nenhum! No máximo em Punta del Este e Montevideu...

      Excluir
  3. Nooossa obrigada por compartilhar esse conteudo! me ajudou mto vou passar ferias em novembro de 2016 em punta e agora ja sei oq fazer! mto obrida ajudou demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Era tudo o que a gente precisava saber! E tem outro lugar para comprar que não seja a loja da Antel, tipo um quiosque ou banca de jornal? Pretendemos passar por aí em um sábado, e vimos que a loja não abre aos sábados!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, vocês vêm por Jaguarão? Posso tentar comprar um pra vocês, ou emprestar o meu :)
      Tem várias banquinhas da Antel em shoppings, tanto em Punta quanto em Montevidéu, mas não tenho certeza absoluta se eles vendem chips nas banquinhas...nós vamos a Punta em setembro, posso conferir para vocês - quando vocês vêm?

      Excluir
  5. Fui agora, set/2016, no Uruguai e tive a seguinte experiência: Primeiro comprei o chip da ANTEL em um Kiosk no Shopping Punta Carretas, a atendente me disse que era 165 pesos e depois eu poderia transformar 100 pesos em internet. Comprei o chip e como não foi na loja da ANTEL tive que registrar pelo *611, em primeiro lugar anote o número do celular, ele começa com zero, se nao souber digite *611# e escolha a opção 4 e o sistema irá retornar com o número do celular. Quando ligar para registrar basta dizer o nome, a cidade onde está e o número do passaporte ou identidade, vão orientar para desligar e ligar o aparelho, após isto está registrado. Agora, vc tem 2 opções para ativar a internet, todas para o número 226, se vc enviar a mensagem BAM 100 a ANTEL irá te dar 1,5 GB por 5 dias e se você enviar simplesmente 100 ela irá te dar 480 MB por 30 dias, então vc escolhe. Não perguntei sobre o plano para BAM 200 e 200, mas 5 dias com 1,5 GB está muito bom. Ahh, para saber o saldo basta enviar a palavra SALDO para o número 226

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mario! Só depois que comentei no Blog que vi seu comentário... Perguntei se tinha como comprar no shopping punta carretas rs. Bom saber que dá pra comprar o chip lá! Seu comentário me ajudou tb! Você poderia me dizer, por favor, onde mais ou menos fica esse kiosk no shopping? Alguma referência de loja, algo assim? Abraço!

      Excluir
  6. Olá, muito bom o seu blog! Amei as dicas! Gostaria de fazer a mesma pergunta que Luciano e Andrea. Vou para Montevideo dia 9/10, ficarei 4 dias e gostaria de comprar o chip. Vocês já chegaram aí? Será que encontro em bancas de jornal? Você sabe se em algum shopping (como no punta carretas por exemplo) se tem a loja da Antel para poder comprar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, quase todos os shoppings em Montevidéu têm quiosques da Antel. Estive no Uruguai esse fim de semana passado, fui conferir, e vi que as banquinhas vendem chips, é bem fácil encontrar nos shoppings :)

      Excluir
  7. Adorei as dicas, vai me ajudar bastante, vou para o Uruguai em fevereiro de 2017, gostaria de saber se vou poder acessar o Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Angela, não existe nenhum tipo de censura ao Facebook no Uruguai. Só vimos isso na China :)

      Excluir
  8. Boa noite,
    Sabem se consigo comprar o chip no aeroporto? Vou alugar um carro, mas não estou adquirindo o serviço de GPS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, não sei se tem algum quiosque da Antel no aeroporto, mas podes baixar o mapa de Montevidéu no teu celular para usar offline nos primeiros momentos, até conseguires comprar o chip!
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Oi Murilo e Claudia. Acho que tem sim, pois um casal que estava hospedado na mesma pousada em Carmelo comentou que comprou o chip no aeroporto, e era Antel.

      Excluir
  9. Bom dia
    Adorando as dicas. Estou em Montevideu. Cheguei a dois dias. Comprei o chip da antel no aeroporto. Fiz um plano de 60gb por 22 dias. 250 pesos. Acontece que a Internet não está funcionando. Já configurei conforme explicado aqui. Mesmo assim nada. Usando wifi apenas do hotel. Para ligações o chip funciona normalmente.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Acredito que sim, Larissa, mas não tenho certeza, porque o meu eu comprei há anos, e uso um chip cortado :)

      Excluir
  11. Boa tarde! tem Loja da Antel no aeroporto? fica próxima à área de desembarque?

    ResponderExcluir
  12. Olá....estamos indo agora em Julho....li ai em cima q a net 3G não é tão boa...já melhorou? rsrsrs, os preços continuam parecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Os preços continuam iguais, e quanto à qualidade, nós moramos no interior do RS e 3G é uma coisa inexistente aqui, então sempre achei a internet no Uruguai inteiro ótima - pelo menos é muito melhor do que a que nós temos em casa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...