Países Bálticos: o que você precisa saber
Você sabe quais são os chamados Países Bálticos?
Eu sempre soube que a Lituânia, Letônia e a Estônia, que nós visitamos em 2011, eram Países Bálticos, mas acreditava que a definição de "países bálticos" tinha a ver com os países que cercam o Mar Báltico, o que incluiria na lista também a Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Polônia e Alemanha.
Pois não é que hoje, pesquisando mais sobre essa região, descobri que não: a lista de Países Bálticos realmente se resume a Lituânia, Letônia e Estônia.
Países Bálticos é uma expressão geopolítica que se refere à Estônia, Letônia e Lituânia, os 3 países localizados na costa leste do Mar Báltico, na região nordeste da Europa, também chamada de Península Báltica.
Felipe com 1 aninho em Tallinn, na Estônia, um dos 3 Países Bálticos |
Países Bálticos: o que você precisa saber
A extensão territorial da região é de 174.800Km2 e a população atinge quase 7 milhões de habitantes.
Os Países Bálticos são conhecidos por terem uma história e herança cultural interessantes, que remonta à Liga Hanseática.
Os Países Bálticos foram parte integrante do Império Russo até 1918, quando ocorreu a Revolução Russa e, se aproveitando da debilidade do novo regime comunista, a República da Lituânia, a Letônia e a Estônia declararam-se estados independentes da influência russa e comunista.
Os 3 países foram soberanos entre 1918 e 1940, sendo depois anexados pela União Soviética em 1940.
Entre 1941 e 45, foram ocupados pelos alemães.
A ocupação das Repúblicas Bálticas ocorreu entre junho de 1940 e a década de 1990, período em que a Estônia, a Letônia, e a Lituânia foram ocupadas pela União Soviética, além do período de 1941 a 45, quando a ocupação soviética foi substituída pela ocupação da Alemanha Nazista.
Em 1989, 2 milhões de cidadãos dos 3 Países Bálticos formaram uma corrente humana de 650Km de Vilnius até Tallinn, passando por Riga, em forma de protesto, marcando os 50 anos do Pacto Molotov-Ribbentrop.
O Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Nazi-Soviético, foi um acordo de não-agressão entre a Alemanha Nazista e a União Soviética, assinado em 1939 em Moscou. O pacto incluía um protocolo secreto que dividia os países da região entre as 2 potências, estabelecendo 'esferas de influência' alemã e soviética nos territórios da Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Romênia. A existência desse protocolo secreto foi negada pelo governo soviético até 1989, quando foi finalmente reconhecido e denunciado.
Os Países Bálticos recuperaram a independência apenas em 1991, com o colapso da União Soviética, se juntando à ONU no mesmo ano, e sendo aceitos na União Europeia em 2004.
A origem do nome "Báltico" é bem controversa, e os pesquisadores acreditam que possa estar ligada à palavra alemã 'belt' (faixa), usada para designar os 2 estreitos dinamarqueses que conectam o Mar Báltico ao Mar do Norte.
Os 3 Estados Bálticos são Repúblicas, fazem parte da União Europeia e da OTAN, adotaram o Euro como moeda e fazem parte do Espaço Schengen desde 2007. Isso significa que não existem fronteiras entre os 3 países.
As capitais dos 3 países bálticos possuem centros históricos classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Estônia
- Capital: Tallinn
- Idioma: Estoniano
- Extensão territorial: 45.100Km²
- População: 1.340.263 habitantes
- Moeda: Euro
- Link para posts no blog: Estônia
- Bandeira:
Letônia
- Capital: Riga
- Idioma: Letão
- Extensão territorial: 64.500Km²
- População: 2.249.362 habitantes
- Moeda: Euro
- Link para posts no blog: Letônia
- Bandeira:
Lituânia
- Capital: Vilnius
- Idioma: Lituano
- Extensão territorial: 65.200Km²
- População: 3.286.547 habitantes
- Moeda: Euro
- Link para posts no blog: Lituânia
- Bandeira:
Como chegar aos Países Bálticos
- Roteiro pela Escandinávia com criança: Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Estônia em 21 dias
- 5 dias na Finlândia no inverno: roteiro por Helsinque, Porvoo e Vantaa
muita gente visita os Países Bálticos em cruzeiros de navio |
estação rodoviária de Tallinn |
viajando da Estônia num ônibus noturno para São Petersburgo na Rússia |
Comente este Post:
0 comentários: