Menu

Carteira de Vacinação contra Covid: como tirar o seu certificado digital pelo SUS em inglês ou espanhol

Veja como tirar a sua carteira de vacinação contra Covid em inglês ou espanhol pelo aplicativo do SUS!
carteira vacinação covid

Veja como tirar a sua carteira de vacinação contra Covid em inglês ou espanhol pelo aplicativo do SUS!

Hoje descobri como tirar a Carteira de Vacinação contra Covid em inglês ou espanhol - aquele certificado digital que comprova que você está devidamente imunizado contra o Covid e que, daqui pra frente, provavelmente será tão importante quanto o passaporte para quem quer viajar ao exterior! 

Você já sabia que agora é possível tirar o seu certificado digital de vacinação contra Covid-19 em inglês ou espanhol através do aplicativo Conecte SUS, de um jeito bem fácil??

Vem comigo que vou te explicar como funciona!

Leia também sobre a Carteira de Vacinação contra a Febre Amarela, documento imprescindível para muitas viagens!

Vale a pena escolher vacina contra Covid para viajar?

Ontem finalmente a aplicação de vacinas contra Covid-19 chegou aos 45 anos por aqui e foi a minha vez de ganhar a 1ª dose!

Começando pelo começo, algumas pessoas me perguntaram se eu penso que vale a pena escolher qual vacina contra Covid tomar para depois poder viajar.

Olha...eu certamente tomaria qualquer vacina que eles estivessem aplicando no posto de saúde no meu dia de tomar a vacina (eu nem sequer perguntei qual era a vacina antes da moça me aplicar a injecão!) - até porque ontem mesmo saiu a notícia de que a Suíça já está aceitando até brasileiros vacinados com a Coronavac, que era a maior dúvida que se tinha, se aceitariam ou não as vacinas da Sinovac, né!

Pois então, eu queria era a vacina contra o Covid no meu braço, fosse qual fosse! Inclusive a minha mãe se vacinou meses atrás no Uruguai e recebeu a Coronavac!

Mas não vou negar que fiquei mega feliz quando a moça me enfiou a agulha no braço e começou a me dizer "essa vacina que tu estás recebendo é a da Pfizer - recebemos pouquíssimos relatos de efeitos colaterais dela..."

O Peg tinha tomado a vacina de Oxford, AstraZeneca, uns meses atrás (policiais se vacinaram antes) e passou bem mal, reclamando de dores no corpo e tal heheh...então adorei receber a vacina da Pfizer e, de fato, só tive uma leve dor no braço, que durou pouco mais de 24hs - igualzinha à dor da vacina da gripe H1N1!

Portanto, se você tiver a oportunidade de tomar a Coronavac, nem pense 2 vezes! Tome logo! Como dizem por aí, enquanto você fica escolhendo a vacina, o vírus pode chegar e te escolher 😒

E, de mais a mais, os chineses são o grupo de turistas que mais cresce no mundo - e eles só usam a Coronavac! Vocês acham mesmo que um país como os EUA vai simplesmente dispensar os milhões de turistas chineses?? Eles vão é acabar aceitando a Coronavac, isso sim!

carteira vacinação covid
felicidade resume a sensação de ver aquela agulha apontada pro meu braco!

Como tirar a carteira de vacinação Covid

Depois que tomei a vacina, a técnica me entregou um papelzinho (veja na foto acima) onde tem meu nome, a data da aplicação, o lote, o laboratório da vacina e a data prevista para a 2ª dose - aí eu fiquei pensando..."mas esse papelzinho não vai me permitir entrar no Nepal, isso aqui dificilmente vai servir como um comprovante de vacinação..."

Fiquei pensando com meus botões que nenhuma imigração aceitaria aquele papelzinho como comprovante de vacinação contra Covid...e foi aí que as minhas super amigas virtuais me trouxeram essa dica de ouro que agora estou aqui fazendo questão de compartilhar com todos vocês: o SUS lançou um aplicativo maravilhoso - chamado Conecte SUS - onde a gente encontra tudo o que diz respeito à nossa vida no Sistema Único de Saúde! 

Inclusive encontrei lá os resultados de todos os exames PCR que eu fiz via SUS no último ano e meio!

E, neste aplicativo do SUS, a gente consegue obter e imprimir - depois de transformar em PDF - a carteira de vacinação contra Covid em português, inglês e espanhol!

Ou seja: com esse documento em inglês, você já consegue comprovar, em qualquer lugar do mundo, que está imunizado com a vacina contra o Covid! Esse é o documento que você vai precisar quando as fronteiras dos outros países começarem a se abrir novamente e a gente puder voltar a desbravar o mundo! 

E olha como é fácil obter o seu certificado digital de vacinação contra Covid no Conecte SUS - até eu, que sou bem bocaberta para essas coisas, achei o aplicativo bem intuitivo e fácil de usar!

carteira vacinação covid
agora o aplicativo do SUS já está pra sempre no meu celular

Baixe o aplicativo Conecte SUS no seu celular

O 1º passo para obter o seu certificado de vacinação contra Covid em inglês, espanhol ou português é baixar o aplicativo Conecte SUS no seu celular. 

O Peg tentou fazer pelo notebook e também conseguiu - ou seja, não é fundamental ter um aplicativo instalado no celular - ou mesmo ter um telefone celular - para obter a sua carteira de vacinação contra Covid. Mas claro que, para levar numa viagem, sempre é bem útil se você tiver o app no celular!

carteira vacinação covid
essa é a interface do app Conecte SUS que vai aparecer quando você baixar o aplicativo do SUS no seu celular

Faça seu cadastro no aplicativo e encontre lá as suas vacinas contra o Covid

Eu baixei o aplicativo, me cadastrei e não encontrei a minha vacina porque eu tomei ontem - ali diz que é normal que leve até 10 dias para o posto de saúde onde tu te vacinou cadastrar a tua vacina no sistema. 

Nem sempre é automático!

carteira vacinação covid
quando cliquei em "vacinas" no meu aplicativo, não apareceu nada AINDA, porque tomei minha 1ª dose ontem

carteira vacinação covid
essa é a versão do aplicativo de uma amiga que já tomou as 2 doses:
veja como é diferente meu (foto acima) - no dela, já aparecem as 2 doses!

Se, depois de 10 dias, a tua vacina contra o Covid ainda não aparecer ali no app, vá até o posto do SUS onde você se vacinou com o seu comprovante (aquele papelzinho que te deram) e reclame - peça para eles inserirem logo a aplicação da sua dose no sistema do SUS!

Pelo que entendi, esse atraso não é um problema do app - a reclamação tem que ser feita direto no posto de saúde onde tu te vacinou, pois eles é que têm a incumbência de inserir os dados no sistema do SUS. 

Claro que o povo que trabalha na vacinação está mega assoberbado atualmente, e a prioridade deles é vacinar mais gente, ao invés de fazer o trabalho burocrático de ficar alimentando o sistema com esses dados, então espera 10 dias antes de ir lá encher o saco, né!

E o mais importante: você só vai conseguir obter o seu certificado de vacina Covid em inglês ou espanhol DEPOIS que tiver feito as DUAS DOSES! 

ANTES de fazer as 2 doses, você só vai conseguir imprimir o comprovante de que tomou uma dose, mas não o certificado de vacinação digital da Covid que comprova que você está imunizado - ou seja, para obter o certificado em inglês e poder viajar, você tem que ter as 2 doses já no braço! 

carteira vacinação covid
antes de fazer as 2 doses, você só vai conseguir imprimir o comprovante de que tomou uma dose, como este acima que o Peg conseguiu obter (ele só tomou uma dose por enquanto), mas não o certificado de vacinação digital da Covid em inglês

Imprima o seu certificado de vacina contra Covid nas 3 línguas

Depois que as suas 2 doses da vacina contra Covid estiverem constando lá do sistema do SUS, aí sim vai aparecer no seu aplicativo Conecte SUS a opção de escolher em qual idioma você quer obter a sua carteira de vacina Covid: inglês, espanhol ou português. 

Aí é só escolher e voilà: a carteira digital de vacinação contra Covid aparecerá como uma mágica na telinha do seu celular! Estou contando os dias para tomar a 2ª dose e obter a minha!

Eu, como sou prevenida, obviamente já vou imprimir o meu certificado de vacinação contra Covid em inglês, espanhol e português! 

Dizem que basta ter o tal QR code, mas quem me garante que, nos aeroportos de fim de mundo por onde a gente costuma andar, eles terão leitor de QR code!? E quem garante que, quando eu chegar na imigração, o meu celular terá bateria???

Nem morta que eu vou me fiar só no certificado digital de vacina Covid - eu vou é imprimir tudo em 3 línguas, de preferência em 2 vias! 

Afinal, esperei tanto por esse momento, agora eu é que não vou economizar nessa impressão 👀

carteira vacinação covid
dá pra escolher entre emitir o seu certificado de vacinação contra Covid em português, inglês ou espanhol!

carteira vacinação covid
certificado de vacinação contra Covid em inglês

carteira vacinação covid
certificado de vacinação contra Covid em espanhol

carteira vacinação covid
certificado de vacinação contra Covid em português

Carteira de vacina Covid no Brasil

A única coisa que eu estranhei, e outras pessoas já comentaram também comigo, é que, nesse certificado digital de vacina Covid que o SUS emite, não vem o nome "internacional" pelo qual o laboratório é mundialmente reconhecido!

Algumas amigas e leitoras que já receberam as 2 doses me mandaram prints dos certificados delas para podermos ver como são (obrigada, gurias!) e ali a gente percebe que está escrito FIOCRUZ, ou ainda BUTANTAN...

Tá certo que diz "Fiocruz Covishield", ou "Coronavac Butantan"...mas ainda acho que seria mais útil ter no certificado de vacinação apenas o nome "internacional", tipo Sinovac (ao invés de Butantã), AstraZeneca (ao invés de Fiocruz), Pfizer/BioNTech, Moderna, Janssen, Sinopharm, Serum Institute of India, etc. 

Acho que isso de ficar colocando os nomes dos laboratórios brasileiros só vai dar confusão... 😟

carteira vacinação covid

Vale a pena se vacinar contra o Covid?

Olha, eu me vacinaria até contra mosquito, se houvesse uma vacina disponível...imagine em se tratando de uma doença que já matou milhões de pessoas em todo o mundo! É óvio que tem que se vacinar!

Aliás, nos últimos meses, pela 1ª vez na vida, meu sonho de consumo deixou de ser uma passagem aérea e passou a ser uma vacina! Já que não me adiantava nada ter as passagens aéreas e não poder ir a lugar nenhum, né!

Como eu esperei por esse dia hehe...não imaginei que ia até me emocionar de ver uma agulha apontada pro meu braço! Acho que fiz até papel de boba lá no posto de saúde, bem emocionada...enfim, um papelão! Ainda bem que não me botei a chorar...mas imagino que as técnicas que trabalham lá já estejam bem acostumadas com esses vexames haahhahaha 😁

Lá no Instagram eu escrevi - e obviamente desagradei muita gente, mas felizmente não estou aqui para ser politicamente correta e agradar ninguém...que só tenho uma coisa a dizer para quem ainda está com a ladainha anti-vacina: o mundo está começando a se abrir de novo - ontem foi a Suíça que anunciou que vai abrir para brasileiros vacinados, inclusive com a Coronavac! - logo serão os outros países e, em breve, seremos LIVRES novamente!!!

Essa foi a sensação que eu senti ao tomar a agulhada no braço: uma liberdade indescritível!!!

Em breve poderei entrar em qualquer avião e voar pra onde eu quiser, com a minha carteirinha de vacinação dentro do passaporte!!
Se tu não quer tomar a vacina por ti mesmo, pela tua família ou pelos outros, toma pra poder viajar, criatura!!! Se vacine por todos os que morreram e não tiveram a chance de se vacinar.
E mais: podem me excomungar à vontade, mas rezo que todos os países do mundo passem a exigir a vacina contra Covid-19 dos turistas em breve!! Assim, os egoístas e mimizentos terão um bom motivo pra repensar essa birra! 😈

Leia também sobre a Carteira de Vacinação contra a Febre Amarela, documento imprescindível para muitas viagens!

carteira vacinação covid
pensa num casal feliz e vacinado, que já está até treinando na expectativa de poder ir fazer trilhas na Ásia em breve!

Atualização: agora com as 2 doses no braço!


Finalmente tomei a 2ª dose da vacina contra Covid, no dia 1º de setembro! Aproveitei e perguntei pra moça no posto de saúde quanto tempo demorava para eles colocarem a informação no sistema do Conecte SUS, e ela me disse que no dia seguinte já deveria estar lá. 

Passou o final de semana e...independência!!! Finalmente, no dia 7 de setembro, ganhei a minha! Entrei no aplicativo e lá estavam as minhas 2 doses de vacinas devidamente registradas e, enfim, a possibilidade de imprimir os certificados de vacinação em 3 línguas!

certificado vacina covid
pronta pra ganhar o mundo de novo 🙏

Foi muito fácil, achei o aplicativo bem auto-explicativo! 

Mas, como tem muita gente que ainda me escreve dizendo que... 

1) suas doses de vacina não constam do sistema, por variados motivos (inclusive gente que tomou a vacina no exterior); ou

2) não conseguem encontrar no aplicativo o lugar onde clica para imprimir os certificados...

Resolvi fazer esta atualização aqui, para dizer que, se as tuas doses não estão registradas direitinho lá no app do Conecte SUS, o jeito é pegar os comprovantes das 2 vacinas que você tomou e ir lá no posto do SUS onde você foi vacinado para reclamar e pedir que eles registrem as tuas 2 doses corretamente, para você poder imprimir o certificado. É o único jeito de resolver o problema. 

Para tentar te ajudar a encontrar os certificados no aplicativo, fiz este passo a passo abaixo:

certificado vacina covid

certificado vacina covid

certificado vacina covid

certificado vacina covid

certificado vacina covid

certificado vacina covid


Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Carteira de Vacinação contra Covid

Carteira de Vacinação contra Covid

Carteira de Vacinação contra Covid
Carteira de Vacinação contra Covid


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. oi felipe...
    nao consigo emitir o certificado da vacina em ingles. somente em portugues, ja tomei as duas doses ha muito tempo..aztrazeneca. no entanto, pelo app ou site do SUS so emite meu em portugues..quando eu clico nos meus dados do link da segunda dose o site trava ou o app trava igual..sendo assim so visualizoa o certificado em portugurs...temo como me ajudar?

    ResponderExcluir