Menu

Pachamanca Farm Lunch em Ollantaytambo - a melhor experiência gastronômica do Peru

Como é o Pachamanca Farm Lunch em Ollantaytambo - nossa melhor experiência gastronômica do Peru.
Pachamanca Farm Lunch em Ollantaytambo - a melhor experiência gastronômica do PeruUm passeio imperdível no Peru: o Pachamanca Farm Lunch, no hotel El Albergue em Ollantaytambo, uma cidadezinha super charmosa no Vale Sagrado, a meio caminho entre Cusco e Machu Picchu.

Todo mundo vai a Cusco e estica até as ruínas incas fantásticas de Ollanta (elas são imperdíveis mesmo, tão lindas quanto as de Machu Picchu, na minha opinião!). 

O que quase ninguém faz é aproveitar essa esticadinha até Ollanta para pernoitar por lá e passar uma noite super romântica nesta cidadezinha linda!!! 


Nós, por burrice, também preferimos voltar a Cusco (se arrependimento matasse...) e não aceitamos o convite do charmosíssimo hotel El Albergue para pernoitar lá. Nos arrependemos muito!!! 

É um hotel rústico e aconchegante localizado na própria plataforma da estação de trens de Ollanta, onde todo mundo costuma embarcar para Machu Picchu

O estabelecimento tem quase 100 anos, mas ganhou um "banho de loja" e renasceu na década de 70, quando a Wendy Weeks, uma jovem artista de Seattle viajando pela América do Sul se apaixonou pelo lugar, e decidiu mudar para lá. Hoje em dia, a artista está aposentada, vivendo na capital peruana, e os filhos, nascidos no Peru, tocam o hotel, a fazenda orgânica, criada em 2011, e as produções de café e de cañazo, dentre outras iniciativas da família, que emprega muitos locais e toca uma escola para as crianças nativas de Ollanta.


 
Por sorte, não fui burra o suficiente para recusar o convite para experimentar o Pachamanca Farm Lunch!!! 

Fomos almoçar lá na fazenda orgânica da família, onde também fica o hotel, e não poderíamos recomendar mais a experiência como um todo! 

Leia também:

Quanto custa viajar para o Peru
Nas fotos deste post, já dá para ver um pouquinho como eles preparam essas delícias embaixo da terra, sem fogo, apenas com o calor das pedras!

Pachamanca Farm Lunch em Ollantaytambo



Como funciona a Pachamanca


A fazenda orgânica no hotel El Albergue oferece essa experiência gastronômica, que consiste numa típica e deliciosa refeição inca cozida sob pedras quentes, embaixo da terra.

Pachamanca significa "forno de terra", em Quechua. 

Primeiro a gente deu uma volta pela fazenda, aprendendo sobre as práticas orgânicas que eles aplicam nas plantações de quinoa, batatas, vegetais e milho, e participamos na preparação do "forno de terra". 

Depois, enquanto a comida estava assando no "forno de terra", fizemos um tour pela fazenda orgânica, com visita e degustação de produtos artesanais na área de torrefacção de café e na destilaria de cañazo - uma bebida alcoólica típica do Peru feita de cana de açúcar há séculos, parecida com a nossa cachaça.

torrefacção de café em Ollantaytambo

destilaria de cañazo da família
 

Foi uma experiência tão legal, e o lugar é tão lindo e interessante, que a gente recomenda esse passeio a todo mundo que for visitar as ruínas de Ollantaytambo!

Eles preparam a Pachamanca diariamente as 11hs, 13hs e 15hs. O nosso passeio durou em torno de 2hs30min no total - tudo vai depender do seu interesse e do tempo que você quiser ficar passeando pela fazenda depois de encher a barriga. 

Eles falam espanhol e inglês, e pedem que você chegue no mínimo 15min antes do horário agendado, para encontrar o gerente na recepção do hotel.  

É possível fazer reservas para grupos entre 2 e 40 pessoas - nós éramos só nós 2 no nosso horário, mas eles recebem grupos maiores também. 

as paisagens da fazenda onde acontece o almoço são deslumbrantes




você sabia que no Peru existem MILHARES de espécies de batatas?

a comida é feita só com o calor das pedras, sem fogo!




foi uma tarde super gostosa em Ollanta, depois de visitarmos as ruínas arqueológicas

A refeição incluiu vários cortes de frango, porco e ovelha, batatas Andinas, "camotes", outros vegetais da fazenda orgânica, todos colhidos minutos antes de irem pro forno, assim como as ervas usadas para temperar tudo. 

O que eu mais amei foi o quiche preparado na fazenda com vegetais orgânicos e também cozido no forno subterrâneo. 

Ainda acompanham saladas, molhos e a melhor chicha morada que eu já provei (até então eu tinha achado todas as chichas moradas que provei um lixo, e essa era uma delícia). 

Aliás, para quem não sabe, a chicha é uma bebida típica de lá, feita com milho roxo. 

milho roxo com o qual é feita a chicha morada




esses dois são feras na Pachamanca - parecia um balé dos dois preparando o forno de terra

sentados nas mesas de piquenique, nossa vista eram as muralhas e terraços incas de Ollantaytambo

quiche, carnes, saladas, molhos, vegetais e diversas espécies de batatas nos nossos pratos de Pachamanca

tudo acompanhado por uma deliciosa chicha morada
 
Se você quiser, é possível acrescentar no seu Pachamanca alguns "extras", como carnes de coelho, de alpaca e de cuy (porquinho da Índia), além de cerveja e vinho. 

A refeição é servida em mesas de piquenique cobertas, com vistas espetaculares das montanhas ao redor e também das ruínas arqueológicas incas de Ollanta, e ainda inclui, de sobremesa, um delicioso licor de anis feito na fazenda e um brownie de chocolate que é o fechamento perfeito para uma refeição perfeita - provavelmente a coisa mais fresca e saudável que já comi na vida!

Já havíamos tido uma experiência gastronômica parecida com o curanto, na Colônia Suíça de Bariloche, na Patagônia, e contei tudo neste post do blog.

Coloque já essa experiência única no seu roteiro de viagem pelo Peru! 

a sobremesa é um delicioso licor de anis produzido na fazenda com brownie de chocolate



Oferta por tempo limitado

Quando fizer a sua reserva no hotel El Albergue em Ollantaytambo, mande uma mensagem a eles perguntando se esta oferta ainda está válida: se você reserva um quarto no hotel por 2 noites consecutivas ou mais, eles oferecem um Pachamanca Farm Lunch gratuito incluído na sua hospedagem! 

Quando enviar o e-mail, mande o código FREEPACHAMANCA e veja se a oferta continua valendo (hoje, maio de 2018, está valendo!). 

Ah, e não esqueça de avisar se você tem alguma alergia ou restrição alimentar!

fiquei encantada com as muitas espécies de batata que eu nunca havia provado!

Sobre a capital peruana Lima 


Já estivemos em Lima outras vezes, e já temos vários posts sobre a cidade (e também sobre o Peru em geral) aqui no blog!

Para mais dicas, dê uma olhada nestes  posts abaixo. Neles, vocês encontrarão as nossas dicas para uma visita a Lima, com um roteirinho perfeito para 2 dias na cidade, inclusive com orçamento, e os 5 passeios que nós consideramos imperdíveis por lá, além de uma ótima dica de hospedagem:


Você já esteve no Peru? Experimentou a Pachamanca? Conte para a gente, deixe a sua dica de ouro!

Leia todos os nossos posts sobre o Peru.

Procure também a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá!


#PVnoPeru

E aí, pronto para reservar a sua estadia no Peru? 

Em Lima, recomendamos o super prático Casa Fanning Hotel, com apartamentos completos ótimos para famílias. 

Em Cusco, recomendamos o rústico e aconchegante El Balcón Inn. Mas, se você quer economizar bastante em hospedagem, dê uma olhada no super econômico albergue Hitchhikers Cusco Hostel, onde ficamos várias noites, mas peça um quarto de casal no andar de cima (e não no térreo, que é mais barulhento). 

Na nossa primeira viagem a Cusco, ficamos no Hotel Royal Qosqo, mas não sei dizer como ele está hoje em dia (a nota no Booking está 74).

Em Ollantaytambo, recomendamos muito uma noite na charmosa pousada El Albergue, como já falei neste post.  

Clique aqui para conferir as tarifas dos hotéis nas datas da sua viagem e fazer a sua reserva.


Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.


Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários: