Búzios com crianças - 14 atividades para curtir em família (ou sozinho, com seu amor ou amigos)

Lista com os passeios e atividades que fizemos em Búzios, no Rio de Janeiro - aulas de surfe e de windsurfe, visita ao mangue de pedras, passeio de escuna ou de aquatáxi, points para ver o pôr do sol, Rua das Pedras, Orla Bardot, atelier de arte e até feira gastronômica - tem de tudo!
aula de surfe

Lista com os passeios, atrações e atividades que fizemos em Búzios, no Rio de Janeiro, com nosso filho Felipe, mas que você pode fazer sozinho também (ou bem acompanhado de seu amor ou de amigos!) - aulas de surfe e de windsurfe, visita ao mangue de pedras, passeio de escuna ou de aquatáxi, points para ver o pôr do sol, Rua das Pedras, Orla Bardot, atelier de arte e até feira gastronômica - tem de tudo neste post!

A primeira vez que estivemos em Búzios com o Lipe (que foi a minha 2ª visita à cidade), foi nas férias de 2013. Fizemos uma viagem em família de carro de 12 dias, rodando exatos 1500kmque incluiu, como eu já contei neste post aquivárias cidades do Estado do Rio: PetrópolisTeresópolisParatyTrindadeAngra dos ReisIlha Grande (Vila do Abraão), Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.

Ficamos 1 noite em Petrópolis, 3 em Paraty, 3 na Ilha Grande (Abraão), 1 em São Pedro da Aldeia, 3 em Búzios e 1 no Rio de Janeiro - para ver os nossos hotéis em cada cidade naquela viagem, olhe este post aqui.

Nos links abaixo, os posts que escrevi sobre aquela viagem:

Como vocês vêem, escrevi sobre quase todos os nossos destinos naquela viagem, mas ficaram faltando as dicas de Búzios, e finalmente vou saldar essa dívida agora neste post.

praias de buzios
a primeira vez do Lipe em Búzios - na Praia de João Fernandes - a gente não esquece!

buzios rj
Búzios tem atrações para todos os gostos, bolsos e idades

a linda igrejinha entre as praias dos Ossos e da Armação, em Búzios, em dia de festa da padroeira

Depois de 3 viagens a Búzios, que somaram mais de 10 dias lá, já posso dizer que conheço razoavelmente bem a cidade, pois nos hospedamos em 4 hotéis diferentes nestas viagens (2 em Geribá (Pousada dos Tangarás e Pousada Corais e Conchas), 1 na Praia da Ferradura (Hotel Ferradura Resort) e outro no centro, o Praia e Conforto) e fizemos muitos passeios.

Contudo, vale ressaltar que Búzios tem muitas atrações, praias, lojas e restaurantes diferentes, e é um destino que está sempre se reinventando, então, mesmo já conhecendo os principais passeios, sempre vale a pena voltar lá, porque sempre vai ter novidade! Fiquei sabendo, por exemplo, que eles oferecem lá voos de asa delta e têm um super campo de golfe, coisa que eu nem imaginaria em Búzios!

Segue a minha lista com nossos favoritos:

1 Aula de surfe na Praia de Geribá

O point para fazer aulas de surfe em Búzios é Geribá, praia que tem as melhores ondas.

O Lipe fez uma aula com o Tomas Alvarez, da Associação de Surfe de Búzios, que tem sede na frente da Pousada dos Gravatás (que parece ser uma boa opção de hospedagem em Búzios também!), e amou a experiência, pegou "altas ondas" hahahaha...

Se você quiser marcar uma aula pro seu pequeno surfista, é bem fácil: basta entrar em contato direto com o Tomas no Instagram @mastoalvarez. O guri é bem querido e tem muito jeito com crianças.

A aula custa R$ 70,00 e começa com uma instrução na areia, aquecimento e, quando você se dá conta, seu filhote já está na água surfando altas ondas! Eles fornecem a prancha e a roupa de neoprene, imprescindível essa época do ano!

Veja abaixo o desempenho do Lipe - e do professor também!

Selecione a opção para assistir o vídeo em alta definição, pois as imagens ficam muito melhores:

E algumas fotos da aula:

aula de surfe
Lipe preparado para a 1ª aula de surfe em Búzios

aquecimento

aprendendo a remar na areia

aula com o Tomas Alvarez, da Associação de Surfe de Búzios

Lipe pegou "altas ondas" em Geribá!

ficou se achando "o surfista"!

para ver uma criança feliz em Búzios heheeh...

2 Aula de windsurf no Curso Bimba

Já pensou em fazer uma aula de windsurf com um medalhista olímpico? Em Búzios, isso é possível!

O Lipe fez uma aula no Curso Bimba Windsurf, que fica no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos, com um xará dele, o Felipe Beltran, e saiu de lá se achando "o" velejador!

Em menos de 1h de aula, já estava de pé sozinho na prancha, amando ser levado pelo vento 😏

colete salva-vidas e o equipamento completo de windsurf é fornecido por eles.

Veja alguns momentos da aula, que também começa com uma instrução na areia e num simulador de ventos:

Aula de windsurf no Curso Bimba em Búzios
a primeira parte da aula é na areia

e lá vão eles ao mar

Curso Bimba Windsurf no Búzios Vela Clube

curso bimba

Aula de windsurf no Curso Bimba em Búzios

quando vimos, o Lipe já estava velejando sozinho!

Curso Bimba Windsurf no Búzios Vela Clube

3 Feira livre gourmet na Praça da Ferradura

Esse é o melhor programa de quinta-feira à noite em Búzios: a feira gourmet da Praça da Ferradura. É uma pena que aconteça apenas nas quintas, senão nós teríamos voltado lá várias vezes.

Além da ótima música ao vivo, da baita variedade de banquinhas cheias de coisas deliciosas para comer, beber e comprar e do clima de "vizinhança", o evento ainda acontece numa praça, com direito a parquinho para as crianças, cama elástica, etc.

A feira começa as 19hs - chegamos lá depois das 20hs e já estava cheia!

Mais informações aqui

Se você estiver hospedado no Hotel Ferradura Resort, saiba que fica bemmmm pertinho!

feira gourmet com direito a parquinho para as crianças

Feira livre gourmet na Praça da Ferradura em Búzios
feira gourmet da Praça da Ferradura

com música ao vivo

e muita comida boa!

Feira livre gourmet na Praça da Ferradura em Búzios

o Lipe adorou a feira gourmet da Praça da Ferradura, e queria voltar no dia seguinte

tinha até cama elástica

4 Atelier de arte em Búzios

Adorei conhecer também o lado menos 'turistão' de Búzios!

Fomos visitar o atelier da artista Ivone R, uma gaúcha que se mudou para Búzios e faz sucesso no seu atelier na Praia da Armação, com uma técnica que mistura papel maché, papietagem e reciclagem para criar esculturas incríveis.

O seu pequeno artista vai gostar de conhecer o atelier colorido da Ivone e aprender como fazer aquelas esculturas fantásticas usando só papel e cola!

O endereço é Travessa de Santana, 32.

seu pequeno artista vai gostar de aprender como fazer aquelas esculturas coloridas

adorei conhecer o atelier lindo da Ivone

5 Mangue de pedras em Búzios

Fizemos também um passeio muitoooo legal com a recreação da Pousada Corais e Conchas: fomos ao Mangue de Pedras de Búzios

Esse é um passeio gratuito e que você pode fazer por conta própria se tiver seu meio de transporte - é bem fácil encontrar a localização do mangue no Google Maps, pelo celular, e ir até lá sozinho.

Sabia que só existem 3 mangues assim no mundo, e um deles fica justamente em Búzios?? Tem que aproveitar para conhecer, não é?

A nossa visita foi super interessante, pois fomos acompanhados de um educador ambiental, que nos explicou tudo.

Esse passeio estava incluído (ou seja, é grátis) na recreação da Pousada Corais e Conchas. Uma van nos levou até lá, fizemos uma trilha ecológica junto com o educador ambiental pelo mangue e, no final, antes de voltarmos de van, ainda teve piquenique na sombra das árvores!

Legal ou muito legal?!

Mangue de pedras em Búzios
Mangue de Pedras de Búzios

as crianças curtiram o passeio no Mangue de Pedras de Búzios

trilha ecológica em Búzios

ao final do passeio, um super piquenique sob as árvores!

6 Passeio de escuna pelas praias de Búzios

Esse passeio nós fizemos na viagem de 2013, e na verdade não curtimos muito, porque escolhemos muito mal a empresa da escuna.

O passeio foi tão, mas tãoooo ruim que ficamos até um pouco traumatizados com esses passeios de escuna e, depois de vermos as escunas superlotadas e com trilhas sonoras insuportáveis em Arraial do Cabo esse ano, nos convencemos que as coisas não mudaram nada de lá pra cá e que esse tipo de passeio não é para nós.

Só que...já me afirmaram que existem passeios bacanérrimos, em escunas para pouca gente, sem bebida liberada, e com ótimas trilhas sonoras. Ou seja: concluo que nós tivemos azar, e que, se você quer ver as praias de difícil acesso de Búzios com conforto, sem ter que fazer trilhas, essa é uma das melhores opções.

Só não vou poder ajudar indicando uma escuna boa, porque nunca ninguém conseguiu me dar o nome de uma que não toque só funk-sertanejo-axé-pagode.

passeio de escuna em Búzios
passeio de escuna frustrado em Búzios

não recomendo essa escuna do tobogã de jeito nenhum

o Lipim estava mega empolgado com o tobogã

e as outras escunas me pareciam ainda piores - alguma indicação?

Búzios é linda, merece uma trilha sonora melhor kkkkk

não dá pra dizer que o Lipe não se divertiu...

sim, tinha uma piscina dentro da escuna, por isso esta foi a escolhida por nós

mas no final nem o Lipe aguentava mais a música insuportável que tocava

7 Aquatáxi em Búzios

Para quem viaja com crianças, e não quer fazer trilhas carregando tralhas de praia, a outra opção confortável para chegar às praias de difícil acesso são os aquatáxis, que te ajudam a evitar as fatídicas escunas.

Você pode pegar aquatáxis no pier do centro, que fica no comecinho da Rua das Pedras, na Praia dos Ossos ou em João Fernandes. Esses são os pontos de partida que eu conheci.

Para ir às praias Azeda e Azedinha, por exemplo, os preços são (por pessoa e por cada trecho):

* da Rua das Pedras (R$ 10,00),
* da Praia dos Ossos (R$ 7,00),
* de João Fernandes (R$ 7,00).

Para ir à Praia de João Fernandinho:

* da Rua das Pedras (R$ 13,00),
* da Praia dos Ossos (R$ 7,00).

Para ir à Praia da Tartaruga, são R$ 13,00 desde a Rua das Pedras.

tabela de preços de julho de 2017

8 Porto da Barra Espaço Gourmet

Quando fomos a Búzios em 2013 com o Lipe, o Porto da Barra já existia e já era point para ver o pôr do sol, mas não era um lugar tão badalado e charmoso como hoje!

Que lugar legal para assistir ao espetáculo que o sol nos dá todos os dias, tomando uns bons drinks

Mas esse lugar não é legal só para assistir ao pôr do sol - batemos ponto várias vezes na Praia de Manguinhos (onde fica o Porto da Barra).

Trata-se de um espaço gourmet em Búzios, com várias opções de restaurantes, cafés e lojinhas ainda mais legais que as da famosa Rua das Pedras.

Porto da Barra Espaço Gourmet em Búzios

um lugar delicioso nos finais de tarde

Porto da Barra Espaço Gourmet em Búzios, lugar perfeito para ver o sol cair no mar

por do sol no Porto da Barra Espaço Gourmet em Búzios
Porto da Barra Espaço Gourmet em Búzios

9 Rua das Pedras em Búzios

Em 2013, ficamos hospedados na pousada Praia e Conforto, e íamos todos os dias passear na Rua das Pedras, o calçadão mais famoso de Búzios, com pouco mais de 600m.

Nesta segunda visita, a rua de compras para pedestres, com calçadão de pedra, já não me conquistou tanto, achei meio caída, decadente, sei lá.

O Lipe amou voltar ao local de jogos eletrônicos onde tinha ido com 4 anos e comprar batatas-fritas no McDonald´s, o Peg fez compras na loja das Havaianas e eu mesma fiz umas comprinhas (tem várias lojas de biquines lá). Mas achei que, hoje em dia, tanto para comer, quanto para comprar, o Porto da Barra está mais atraente, embora, é óbvio, uma visita à famosa Rua das Pedras, ao menos para conhecer e "riscar da lista", continue sendo "obrigatória".

A título de informação, a Rua das Pedras é como um "prolongamento" da Orla Bardot, e vice-versa.

Rua das Pedras em Búzios
Lipinho curtindo a Rua das Pedras em 2013

tivemos que voltar a este mesmo local de joguinhos!

no tempo em que o Peg ainda conseguia carregar o pequeno viajante nas costas

Rua das Pedras em julho de 2017

10 Orla Bardot em Búzios

Esse é um dos meus programas preferidos em Búzios, a qualquer hora do dia ou da noite, tanto para fazer exercício quanto para passear (e fotografar).

A Orla Bardot foi inaugurada em 1999, e é o calçadão a beira mar de Búzios - praticamente o único lugar da cidade onde se pode passear numa rua, seja a pé ou de carro, pela beira da praia, pois a quase unanimidade das praias de Búzios não têm ruas à frente da praia, e sim casas particulares (para passear a beira mar, só pela areia mesmo).

Nesta orla você vai encontrar bares, restaurantes, lojas, hotéis e pousadas, casinhas antigas com arquitetura colonial, e também as 2 estátuas mais famosas da cidade: a dos pescadores puxando a rede dentro d'água, tão realista que parece que eles vão tirar peixes dali, e a de Brigitte Bardot, a moradora mais ilustre da cidade, que descobriu Búzios em 1964, tornando o povoado mundialmente conhecido.

a musa inspiradora de Búzios em bronze na Orla Bardot

Orla Bardot, Búzios

as estátuas dos pescadores são de um realismo impressionante!

casinhas no melhor estilo colonial-buziano

Orla Bardot em Búzios

buzios
o melhor local para uma caminhada a beira mar em Búzios

11 Assistir ao pôr do sol em Búzios

Amei os fins de tarde buzianos! Um mais lindo que o outro!

São tantos points para assistir ao espetáculo...já falei sobre Porto da Barra, mas também adorei ver o sol cair no mar da Praia dos Ossos, caminhando pela Orla Bardot e, especialmente, sentada tomando uma caipirinha no Restaurante Tartaruga, na praia de mesmo nome.

Um dos fins de tarde mais lindos que eu já assisti foi o do terraço da Pousada Byblos, que é outra ótima opção de hospedagem em Búzios

Nesta época do ano - férias de julho - o sol se põe deste lado da península.

Mais alguma dica de lugar onde assistir o espetáculo?

por do sol em Buzios
Praia dos Ossos

por do sol em Buzios porto da barra
Porto da Barra

porto da barra

pousada byblos
Pousada Byblos

orla bardot

essa pousada não é linda?!

o espetáculo na Orla Bardot

Praia da Armação em Búzios

12 UNIQ Beach Lounge em Geribá

De tudo, o que eu realmente AMEI no esquema da Pousada dos Tangarás e da Pousada Corais e Conchas foi o serviço de praia que eles oferecem, incluído no valor das diárias, no UNIQ Beach Lounge, em Geribá.

Aqui, um parêntese: nós sempre "veraneamos" em Punta del Este, no Uruguai, nossa segunda casa - lá, nós temos cadeiras de praia, guarda-sol, isopor e toda a tralha necessária para um dia al mare

Estamos acostumados com essa rotina lá. Aí, quando a gente viaja para outras praias, ficamos meio perdidos: "como assim, tem que alugar cadeira de praia e guarda-sol?" Mas e se a gente só quiser ficar ali uma horinha, vai pagar o preço (carinho!) de um dia inteiro de aluguel? Por umas cadeiras meia-boca?

Nós sempre ficamos meio enjoados com esse sistema.

Pois eis que, na Tangarás e na Corais e Conchas, eles resolveram esse problema para os hóspedes das 2 pousadas com nota 10 e estrelinhas: fizeram uma parceria com o UNIQ Beach Lounge, na Praia de Geribá, a 450m das pousadas, um clube de praia todo bacanoso, lindo de morrer, que não é muito para o nosso bico porque é adults only, mas que oferece um serviço gratuito de cadeiras e guarda-sol na praia para os hóspedes da pousada (que são identificados pelas pulseirinhas que a gente ganha no check-in).

Considerando que esse conforto nas praias custa sempre entre 20 e 30 reais, é uma boa economia para quem se hospeda nas pousadas que têm essa parceria com o clube, né? Eu adorei!

Além disso, também podíamos usar as duchas do UNIQ para tomar uma chuveirada ou tirar a areia dos pés na hora de ir embora da praia!

Não é genial?? Como é que TODAS as outras pousadas e hotéis de Búzios e de todas as outras praias do mundo ainda não pensaram nisso???

UNIQ Beach Lounge na Praia de Geribá

conforto em Geribá

o UNIQ Beach Lounge é só para adultos

Pousada dos Tangarás, em Búzios
achei muito lindo - pena que não dá para frequentar com crianças!

UNIQ Beach Lounge

serviço de praia do UNIQ Beach Lounge na Praia de Geribá em Búzios

Pousada dos Tangarás, em Búzios
o Lipe também aproveitou as cadeiras do serviço de praia em Geribá kkkk

13 Curtir as 23 praias de Búzios

Como vocês veem, o post está terminando e eu ainda não mencionei as praias - é que esse é o programa mais óbvio em Búzios, não é gente?? Afinal, Búzios é uma península cercada de praias e de mar por todos os lados.

Eu sei que muita gente discorda de nós (provavelmente, a maioria), pois as praias consideradas como as melhores de Búzios são a Azeda, Azedinha, Ferradura, Ferradurinha, João Fernandes, João Fernandinho e assim por diante, mas nós somos 'meio do avesso' mesmo, e não achamos tanta graça assim em mar sem ondas, então as nossas praias preferidas em Búzios (depois de ter estado 3 vezes lá, finalmente posso dizer que conheço quase todas as mais de 20 praias de Búzios) são Geribá Tucunssorry 😏

Para que este post não vire um "monstro" enorme, vou ter que deixar para falar das praias de Búzios numa próxima publicação, tá?

Praia de Geribá, em Búzios

Praia de Geribá, uma das nossas favoritas em Búzios

buzios
Praia da Ferradura, umas das preferidas entre as famílias

praias de Búzios
Praia da Ferradurinha - um paraíso superlotado em Búzios

Praia do Forno em Búzios, vista de um mirante

João Fernandes

praias de Búzios

14 Comer bem em Búzios

Já falei acima de alguns bons lugares para assistir ao pôr do sol. Outra ótima opção para os finais de tarde é nosso restaurante preferido em Búzios, o Tartaruga, na Praia da Tartaruga, que serve os melhores pratos de frutos do mar da cidade, na minha opinião, sem falar no visual 😅

Para comer a beira mar, além de todos os quiosques, carrinhos e banquinhas nas praias servindo de empadas e biscoitos Globo a milho verde e crepes suíços, tem ainda o Fish Bone, um restaurante bem bacaninha que serve frutos do mar na beira da praia em Geribá.

Na Rua das Pedras, o lugar mais clássico para comer é a creperia Chez Michou, sempre cheia, mas com atendimento rápido. Mais difícil é conseguir uma mesa.

Ainda no centrinho de Búzios, eles têm alguns ótimos lugares para comer açaí, que a gente ama, mas infelizmente não gravei o nome do nosso favorito.

Não fomos em muitos outros locais diferentes porque comemos muitas vezes nos restaurantes das pousadas em que estávamos hospedados, além de jantarmos na feira gourmet da Praça da Ferradura (veja aqui) e comermos nos quiosques de praia.

Veja também as dicas de restaurantes em Búzios da Lu, do blog Vou Viajar, e deixe as suas dicas nos comentários!

fish bone, em Búzios
Fish Bone, na Praia de Geribá

nosso preferido em Búzios, para voltar e voltar: Restaurante Tartaruga

Búzios com crianças

o Tartaruga é perfeito para uma caipirinha ao pôr do sol

tartaruga buzios
esse mix de frutos do mar é de comer rezando!

a creperia Chez Michou é um clássico de Búzios

eu adoro os salgados, o Peg prefere os doces, mas todos os crepes de lá são deliciosos

buzios
na beira da praia você encontra de tudo, de milho verde a empadinhas de camarão

de biscoitos Globo a crepes suíços
As aulas de windsurf e de surfe do Lipe foram realizadas a convite das escolas e do Búzios Convention & Visitors Bureau, e nós agradecemos a gentileza.

E você, já esteve em Búzios? Quais foram as suas atividades e passeios preferidos? Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

E dê uma espiada nos posts sobre a nossa viagem pelo Estado do Rio de Janeiro nas redes sociais pela hashtag #LipenoRio - além de Búzios, também teve Visconde de Mauá, Arraial do Cabo, Cabo Frio, a cidade do Rio e muitas dicas lá no Instagram

Na nossa penúltima viagem ao Rio de Janeiro, para participar do programa da Fátima Bernardes, ficamos no Hotel Midas Rio Convention Suites, e contei neste post como é se hospedar no hotel barato onde ficam os famosos da Rede Globo 😜

Para te ajudar a planejar uma viagem ao Rio, outros posts com muitas dicas:
Niterói, Rio das Ostras, Búzios e Petrópolis por Mariana Moreira

E, para ver muitas fotos e dicas da nossa viagem ao Estado do Rio, dê uma olhada na hashtag #LipenoRio

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem sempre muitas dicas fresquinhas de viagem por lá!

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro.

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!