relato de viagem de motorhome pela Califórnia e Las Vegas com orçamento detalhado e roteiro de 17 dias da Ticiane

Relato de viagem de motorhome pela Califórnia e Las Vegas com orçamento detalhado e roteiro de 17 dias
Quem nos acompanha por aqui e pelas redes sociais sabe que, desde a nossa primeira viagem de motorhome pelos Estados Unidos, entre 2013/2014, recebemos muitos de relatos de leitores que se inspiraram no nosso roteiro e resolveram encarar uma viagem parecida.

Os relatos sempre vêm pela nossa página no Facebook, acompanhados de fotos, agradecimentos pelas dicas e muito entusiasmo - sempre com a certeza de que repetirão a dose, e eu sempre fico super faceira de saber que incentivamos mais uma família a ganhar o mundo com os filhotes de um jeito tão gostoso!

Mas feliz mesmo eu fico quando uma família decide ir além dos relatos no Facebook e faz um relato completo da viagem de motorhome da família!!

E esse relato aqui vai muito além: a Ticiane dá o orçamento completo e detalhado da viagem de 17 dias pela Califórnia e Las Vegas, coisa que os leitores do blog estão sempre pedindo e eu sou incapaz de fornecer, porque não gosto de somar os gastos das nossas viagens, hehehe...

Antes de passar a palavra à Ticiane, só mais uma coisinha: temos uma seção aqui no blog só sobre viagens de motorhome, clique no link em vermelho para ler mais (lá estão todos os detalhes das nossas 4 viagens de motorhome pelos Estados Unidos, Europa, Nova Zelândia e Canadá).

E agora, com vocês, Ticiane Ottoni Jacson Dalfior:

Em setembro de 2015 eu e minha família (criança de 2 anos e marido) fizemos uma viagem de 14 dias de motorhome pela costa oeste dos Estados Unidos.

História
No início do ano (2015) encontramos com um casal de amigos e, conversando sobre qual viagem faríamos esse ano, eles falaram que estavam querendo fazer uma viagem de motorhome nos Estados Unidos e nos chamaram para irmos com eles. A primeira reação foi: "O que? Motorhome?! E com criança?!!"
Passado o choque inicial, eles falaram que parecia ser super tranquilo e que tinha um blog que já dava um roteiro e dicas bem detalhadas: "Felipe, o pequeno viajante"!
Adoooro viajar e fiquei bem  curiosa para saber mais sobre esse tal de motorhome. Assim que pude, entrei no site e um novo leque de viagens se abriu bem diante dos meus olhos! Dei uma olhada geral nos vários roteiros pelos diversos cantos do mundo e comecei a gostar da idéia de viajar com sua casa para todos os lugares! Fui amadurecendo a idéia bem lentamente e juntando dinheiro durante o ano até que, em junho, decidimos que faríamos a viagem e esperaríamos a próxima promoção de passagens para efetuarmos a compra. Uma semana depois, ela chegou!
As passagens

Reservamos pela Copa, para irmos no fim de agosto.

Reservamos? Sim, pois é! Pela Copa você pode reservar a passagem e tem 48 horas para confirmar a compra! Não é o máximo?! Ainda bem, pois isso me permiriu economizar uns 2000 dólares!!! Vou explicar.

Uma vez feita a reserva das passagens, entrei no site da Cruise America para simular a reserva do motorhome e, pasmem, a diária do motorhome estava 300 dólares!  Isso fora as milhas e  taxas!! Uma facada!

Por alguns minutos, desisti do motorhome e me conformei em alugar um carro. Passado o choque, fui fazendo simulações para diversas datas e vi que, indo após o feriado de 7 de setembro, a diária caía para 89 dólares! Ainda mais caro que o Pequeno Viajante pagou, mas bem melhor! Então, entrei no site da Copa, simulei algumas datas em setembro e consegui fazer uma nova reserva pagando a mesma tarifa. Ufa!

O orçamento

A idéia era fazer uma viagem bem econômica, mas sem comer muita junk food. Levamos US$ 2.900 e a idéia era gastar apenas essa quantia mais o aluguel do motohome, que tem que ser pago no cartão de crédito. Para economizar, levamos as roupas de cama e banho do Brasil, fizemos muitas refeições dentro do motorhome e muitos free campings.

O motorhome

Os sites abaixo têm praticamente todas as informações sobre o motorhome, com fotos e explicações detalhadas. Vou colocar aqui apenas algumas observações e complementos:

- Felipe, o pequeno viajante
- Andreza Dica e Indica Disney

Espaço

Apesar de estarmos em 3 viajantes, alugamos o motorhome standard (capacidade para 5 pessoas).  Achei bem espaçoso e confortável.

Dormimos eu e o marido na cama acima dos bancos do carona e motorista tranquilamente. Minha filha dormiu na outra cama de casal. O veículo comportou todas as nossas roupas, calçados, roupas de cama, materiais de cozinha-limpeza e mantimentos. As malas ficaram guardadas no compartimento externo do motorhome. Uma mala grande e uma média. Caberia, pelo menos, mais uma mala média.

Kits extras

Não pegamos nem o kit cozinha nem o de roupas de cama. Mesmo assim o kit cozinha estava no veículo quando pegamos!!

Levamos as roupas de cama e banho do Brasil (exceto o edredom, que tivemos que comprar mais tarde). Eles nos ofereceram para alugar cadeiras de camping por US$18.

Achamos caro e não pegamos. Ainda bem, pois compramos no Walmart por US$10 depois.

Limpeza

A limpeza era feita com uma vassourinha (sweeper) e lencos umedecidos e secos da marca Swiffer. Usávamos 5 lenços umedecidos e um seco por dia. Geralmente limpávamos melhor à noite, usando 3 lenços.

Durante o dia, passávamos um lencinho ou outro. Usamos o Lysol também (ADD).

Usamos ainda um produto no vaso sanitário. Eram sachets que devem ser jogados  dentro do toilet sempre após esvaziar o esgoto. Quando fomos pegar o motorhome, a atendente da Cruise America nos forneceu o produto sem custo. Mas, segundo ela, o normal é comprarmos o produto no Walmart. Infelizmente, não me lembro do nome dele, mas é só perguntar ao atendente quando forem retirar o motorhome.

Cadeirinha de bebê

Usei o chat deles para tirar diversas dúvidas (botão Need Help? do site) sobre como instalar a cadeirinha de bebê no motorhome.

Depois de muito perguntar e pesquisar em sites, eu finalmente cheguei à uma conclusão: precisaria comprar uma nova cadeirinha!

Nos bancos de trás tem apenas aquele cinto de segurança de barriga (lap belt only). Dessa forma, é preciso fixar a parte superior da cadeirinha em algum lugar.  Nos Estados Unidos, eles têm o chamado latch system, conhecido como Isofix aqui no Brasil.

Para fixar a parte superior da cadeirinha, você usa a Top Theter do latch system. Assim, o cinto segura a parte inferior e a parte superior você prende na âncora que existe atrás do assento do banco que fica na mesa do motorhome.

É possível instalar até 2 cadeirinhas, pois o motorhome tem 2 âncoras. Detalhe: a cadeirinha não pode ser apenas do tipo Isofix. Tem que ser híbrida, pois prendemos tanto no cinto quanto na âncora! Outro ponto importante: minha filha já usa a cadeirinha virada para frente do carro (forward facing). Para bebês mais novinhos, que ainda vão de costas (rear facing), tem que pesquisar outro tipo de cadeira.

Comprei pela Amazon a cadeirinha mais barata que atendia aos requisitos. Segue o modelo: Cosco High Back Booster, Windmill US$49.

Ela não reclina, mas mesmo assim minha filha conseguiu dormir nela sem maiores problemas.

Carregador de baterias

O motorhome tem disponíveis 2 saídas de isqueiro. Seguindo a dica do Pequeno Viajante, comprei um carregador que liga na saída do isqueiro e permite carregar até notebook! Essencial! Comprei pela Amazon e mandei entregar no hotel antes de pegar o motorhome.

Segue a descrição: ENERGIZER 100 Watt Direct Plug In Ultra-Silent Power Inverter 12V DC Car cigarette lighter to 120V AC.
 Funcionamento

Sobre o funcionamento, espaço interno, onde estacionar  e diversas outras informações, ler os sites já mencionados.

Também assisti algumas vezes ao vídeo disponível no site da Cruise America. Mesmo assim, quando fomos pegar o motorhome, pedimos à atendente para fazer uma “revisão” nos principais itens. Foi essencial, pois com o veículo na sua frente fica mais fácil para entender o funcionamento.

Conseguíamos ficar 2 dias e meio (2 noites) sem precisar passar em um camping para esvaziar o esgoto ou encher o tanque de água. O sensor do esgoto ficava sujo constantemente. Então, mesmo após esvaziarmos completamente os tanques, o sensor continuava apontando como se estivesse com 2/3 cheio. Efetuamos o procedimento de limpeza que a atendente indicou algumas vezes, mas logo depois sujava novamente.

Para limpar: esvazie o esgoto, jogue uns 2 baldes de água com detergente no vaso sanitário e dê umas voltas com o motorhome. À medida que o veículo vai balançando, o sensor vai limpando.

Aplicativos úteis

KOA campgrounds

Fornece, a partir da sua localização, quais campings KOA estão mais póximos. Permite também pesquisar por nome ou localização. Trás informações sobre o quê cada camping oferece e telefones de contato. Usei algumas vezes para achar campings para dormir e também  para ligar e perguntar se poderia esgotar e encher o tanque de água.

Sanidumps

Informa, a partir de sua localização, pontos onde é possível esgotar. Usei diversas vezes. Via os pontos próximos de onde eu estava ou  ia passar e ligava para saber preço e horários.

Sempre ligue para confirmar as informações que estão no aplicativo, pois várias vezes no aplicativo falava que podia esgotar e, quando eu ligava, falavam que apenas os hóspedes que podiam usar a dump station. O contrário também acontecia!!

HERE, Google Maps, Waze

Não alugamos GPS, então usávamos aplicativos para navegar. O que eu mais usei foi o Google Maps. Usava com o 3G do celular. Ele fornece várias rotas e informações de trânsito.

Em grandes cidades, ligava o Waze também para comparar os tempos das rotas. Mas o aplicativo que me surpreendeu e me salvou foi o HERE. Ele funciona perfeitamente com mapas offline! Baixei os mapas de Nevada e Califórnia ainda quando estava aqui no Brasil e pronto! Perfeito para quando estamos sem sinal 3G, como em Death Valley, Yosemite e alguns pontos na estrada.

O Google Maps também pode funcionar offline se você baixar os mapas, mas achei mais complicado.

Trip Advisor

Usei para achar restaurantes e algumas informações sobre pontos turísticos nas cidades.

Yosemite

Aplicativo com informações sobre o parque.

Instale os aplicativos em pelo menos 2 celulares, pois um deles pode dar problema, e aí você tem o outro celular pronto para usar! Aconteceu comigo...a bateria do meu celular começou a cair com apenas 5 minutos de uso. Ainda bem que o celular do marido também tinha o HERE!

Chip de celular

Comprei, ainda no Brasil, chip da Travel Mobile PTEL, plano de 10GB.

Adorei  a qualidade do sinal e a velocidade. Usei  apenas 5GB e não economizei. Usei a internet para navegar, enviar fotos e vídeos no whatsapp, falar pelo Skype,  pesquisar pontos turísticos e parquinhos para crianças. Se economizar, o de 3GB é suficiente.

O chip custou US$25, e o plano US$60 + o frete!!

O serviço é bom, mas é caaaro!! Atenção à validade do chip. Se pretende usar o chip em mais de uma viagem, deve entrar em contato com o suporte ao cliente para saber se será possível.

Roteiro

Além dos sites já citados, usei também o Viajando com Palavras para montar o roteiro:

Las Vegas - Death Valley - Mammoth Lake - Yosemite - Napa Valley - San Francisco - Monterey - Carmel - San Luis Obispo Solvang Santa Barbara - Santa Mônica Los Angeles - Anaheim (Disneyland) - Las Vegas

Além das 14 noites de motorhome, as reservas feitas daqui do Brasil foram: a primeira e última noite em Vegas, e uma noite em Yosemite, pois vi que os campings estavam lotados nessa época.

Pronto! Só isso! O resto todo estava em aberto! Roteiro mega flexível! Nunca tinha feito uma viagem assim e confesso que um pouco antes de ir fiquei meio apreensiva, mas deu tudo certo!!

Relato dia a dia

Dia 01 – 10-09-2015

Saída de BSB às 2hs da manhã para Vegas com escala no Panamá.

A Copa dá a opção de pedir menu especial para crianças, mas preferi  não pedir.  Tinha entretenimento individual. Dica: leve um fone de ouvido que seus filhos já estejam acostumados a usar. Minha filha nunca tinha colocado um fone no ouvido, então não quis usar aqueles que distribuíram no avião. Para entretê-la, levei brinquedinhos, livros e tablet

Em Vegas, pegamos um táxi para o Hotel Circus Circus. Tinha lido que custaria US$30, mas a corrida deu US$40! Tomamos prejuízo. Tinha um pouco de  trânsito pelo caminho, mas não justificou a diferença. Então, fiquem atentos e até usem o Waze para “guiar” o motorista!

Devemos ter chegado ao hotel por volta das 17hs, e passamos o resto do dia lá descansando da viagem.

Não tem uma boa localização, pois é bem no fim da Strip, mas para nós teve um bom custo x benefício, pois sua diária saía US$100 mais barata que qualquer outro hotel central na Strip e eles não cobravam nada extra pela criança.

A regra é cobrarem para receber os pacotes da Amazon de US$7 a US$15 dólares por pacote, dependendo do peso. Mandei entregar 4 pacotes, sendo um deles uma cadeirinha de bebê, e me cobraram apenas US$7!

Gastos

Diária Circus Circus:  US$54,88 (US$29 de diária + US$22 de taxa de resort + impostos)
Jantar - pizza comprada na pizzaria do hotel: US$20
Pacote Amazon: US$7
Águas + Gatorade:  US$9

Dia 02 – 11-09-2015

Acordamos, compramos alguma coisa para tomar café e fomos para a piscina...criança sempre gosta de piscina!

Fizemos check-out, deixamos as malas no hotel e fomos de táxi até o MGM para almoçarmos no Rain Forest Café. Chegando lá, descobrimos que ele estava fechado já tinha um mês!

Almoçamos em outro restaurante lá no MGM mesmo e depois passeamos também pelo New York, New York.

De lá fomos de táxi à Cruise América, pegamos nosso motorhome, abastecemos e seguimos para o Circus Circus para pegar as malas. Passamos no Whole Foods e Walmart, seguindo para o camping KOA Sams Town. Chegamos no camping já por volta das 21hs!

Whole Foods

Supermercado de comida natureba! Especializado em  produtos orgânicos, livres de glúten e lactose, mas vende também produtos “normais”! Além disso, vende alimentos já prontos, como um self-service. Você faz sua marmitinha, guarda na geladeira no motorhome e já garante a refeição de 2 dias! E foi o que fizemos. Pegamos alguns legumes e verduras, carne moída, arroz, feijão e purê de batatas. Tivemos problema apenas com a carne moída, pois era apimentada! Compramos também um frango inteiro assado, como aqueles que vendem em padarias e merdados no Brasil, mais suco de laranja, água, cream cheese e iogurte sem lactose, pão integral e ovos.

Os produtos lá tendem a ser mais caros que no Walmart, então compre lá apenas o que será mais difícil de achar no Walmart.

Walmart

Compramos basicamente material de limpeza, uma panela, óleo, detergente, bucha, cadeiras de camping, uns 3 brinquedinhos bem baratinhos para distrair a filha durante a viagem, 2 panos de chão de banheiro e travesseiros (esquecemos de levar do Brasil).

KOA at Sams Town

Full hookup (esgoto, água e energia elétrica na própria vaga) por US$26. Também tem piscina e sauna. Quem aluga na Cruise America tem 10% de desconto. Fornece transporte para os hotéis da Strip. Ótimo custo x benefício. Chegamos à noite sem reserva. Tinha um atendente que nos recebeu e indicou uma vaga. Realizamos o pagamento no outro dia, quando o escritório deles abriu.

Café da manhã: US$20
Táxi hotel x MGM: US$18
Táxi MGM x Cruise America: US$55
Gasolina RV: US$150
Whole Foods: US$105,33
Walmart: US$180
KOA: US$26,21

Dia 03 – 12-09-2015

Saímos de Vegas rumo a Death Valley, passando por  Rayolyte, cidade fantasma.

Em Death Valley, fomos ao  Zabriskie View e paramos na estrada para almoçar no próprio motorhome. Seguimos para Bad Water e depois Artist Pallet. Algumas estradas lá são restritas para veículos longos, principalmente maiores que 25 pés. Então atenção ao tamanho do motorhome que você vai alugar!

Seguimos para Stovepipe Wells para lanchar no motorhome. Demos uma volta por lá e compramos uns souvenirs. Estávamos em direção à saída do parque, 20 minutos após Stovepipe, quando nos deparamos com uma interdição na estrada. O guarda nos falou que havia lama na pista e que era impossível passar. Tivemos que voltar para Stovepipe. A programação do roteiro era de passar a noite já fora do parque, mas, como estava tarde, dormimos no camping lá mesmo. Havia apenas uns 3 motorhomes estacionados.

Esse dia foi bem monótono para nossa filha. Estava tão quente que não tinha como ela sair do motorhome. Até tentamos uma vez, mas ela ficou muito agoniada com o calor. Tentamos parar bastante e entretê-la com novidades dentro do carro mesmo. Não tem sinal de 3G no parque inteiro! Logo, tenha todas as informações necessárias impressas ou offline no seu celular.

Souvenirs: US$11,86
Camping Stovepipe: US$35
Gasolina Stovepipe: US$30

Dia 04 – 13-09-2015

De manhã a lama já havia sido retirada e pudemos seguir viagem. Saímos de Death Valley  ainda parando em alguns pontos para fotos. Já fora do parque, paramos em Lone Pine para comer no motorhome e abastecer e seguimos para Bishop, onde abastecemos novamente a caminho de  Mammoth Lakes.

Lá, paramos apenas no Twin Lake e no Mammie Lake, que tem a vista para o Twin Lakes. Estava chovendo e vimos a previsão do tempo e teríamos mais 2 dias de  chuva. Uma pena, pois Mammoth Lakes merecia pelo menos mais um dia de viagem. Simplesmente espetacular!

Vale fazer um passeio de barco, tomar um banho nos lagos. De qualquer forma, já tínhamos reservado a noite no camping de Yosemite, mas acho que, se o tempo estivesse bom, eu preferiria perder essa diária já paga e ficar mais um dia em Mammoth Lake. Enfim,  uma pena o tempo estar ruim. Decidimos então seguir o roteiro.

Às 16h30, seguimos para Yosemite, que também tinha previsão de chuva. Com chuva e frio, passamos por  Mesquit Dunes, Osmelt Point e seguimos para o Upper Pines campground, que já tínhamos reservado. Chegamos no camping tarde. Logo na entrada tem uma guarita que estava vazia, mas havia um envelope com nosso nome e informações sobre as regras do camping. No site não tinha nem energia, nem água ou dump station

As estradas de Yosemite têm muitas curvas, então se você enjoa facilmente, melhor tomar um remédio contra enjôos.

Não tem sinal de 3G no parque inteiro! Logo, tenha todas as informaçõe necessárias impressas ou offline no seu celular.

Gasolina Lone Pine: US$30
Gasolina Bishop: US$100
Bebidas loja de conveniência Bishop: US$4,50
Camping Upper Pines: US$26

Dia 05 – 14-09-2015

De manhã tivemos que passar no Centro Clínico de Yosemite, pois nossa filha havia  vomitado uma vez no dia anterior e umas 4 vezes pela manhã. Não queria comer nem beber nada e o pouco que conseguíamos dar a ela, ela vomitava.

Com o aplicativo do parque que tinha no meu celular, descobrimos que havia esse centro clínico e como chegar até ele. No centro clínico liguei para a VISA (já tinha o número do telefone nas minhas anotações de viagem) para acionar o seguro saúde e eles me instruíram sobre como proceder para que fosse possível receber o reembolso depois. Atendimento da VISA em português com atendentes pacientes e dispostas a te ajudar com informações.

O atendimento no Centro Clínico de Yosemite também foi ótimo. Examinaram minha filha com cuidado e carinho. Achei que colocariam ela no soro, mas antes disso eles falaram que iam tentar outra coisa e deram a ela um dim dim (chup chup ou sacolé, dependendo da região do país) com sais minerais. Como se fosse um “Gatorade” congelado no saquinho para ela reidratar e não vomitar. Ela ingeriu quase o chup chup inteiro e então eles nos liberaram com o diagnóstico de virose (aff!!) e ela não precisou ir para o soro!!! Nos deram também um remédio que corta o vômito, caso ela voltasse a vomitar. Mas não precisamos dar.

Depois desse sufoco, paramos para almoçar num restaurande na Yosemite Village. Lá também passamos numa lojinha para comprar alguns suprimentos que estavam acabando e continuamos nossa viagem passando por Tunnel View.

O tempo continuava fechado, super nublado e chuviscando, assim como a previsão para os próximos dias. Resolvemos então seguir viagem em direção a Calistoga, Napa Valley. A estrada de saída de Yosemite é linda. No caminho paramos para lanchar em Groveland e para abastecer em Oackdale.

Chegamos a Calistoga às 20hs e ficamos no Calistoga RV camping. Havia energia e água no site e dump station na saída. Não tínhamos reserva. Quando chegamos um rapaz nos recepcionou e falou para ocuparmos uma vaga e acertar o pagamento no outro dia. Fui ao escritório, onde tinha colado um papel com os sites que estavam reservados. Ocupamos um que não estava na lista e no outro dia realizamos o pagamento.

Yosemite tem paisagens maravilhosas, diversas trilhas,  escaladas e passeios de bike (adoro!!). O tempo ruim quase que impede essas atividades, assim como estar com uma criança de 2 anos desfavorece algumas!! Vale a pena voltar em alguns anos e aproveitar mais o que o parque tem a oferecer.

Nesses 3 primeiros dias rodamos muitos quilômetros, sendo muitos deles com o céu nublado e uma chuvinha. A partir daí, os dias foram de sol, ritmo mais lento e mais divertido para a nossa pequena viajante!

Centro Clínico Yosemite: US$136
Almoço Yosemite: US$17
Suprimentos Yosemite: US$15
Yosemite Park Fee: US$30
Gasolina Oackdale: US$80
Suprimentos Groveland: US$13
Calistoga RV park: US$37

Dia 06 – 15-09-2015

De manhã fomos à Vinícola Castelo Di Amorosa. Pagamos o General Admission que dava direito a passear por algumas áreas do castelo e à degustação. O lugar é lindo e nossa filha adorou estar em um castelo. Almoçamos no motorhome e partimos para a Vinícola V. Satutti, em Santa Helena.

Lá não fizemos o tour e apenas o marido fez a degustação. O local possui uma delicatessen com pães, queijos, doces e várias outras coisinhas deliciosas. A idéia é comprar ali e fazer um piquenique no jardim, onde têm várias mesas de piquenique. Como havíamos acabado de almoçar, compramos um sorvetinho e curtimos o dia lindo ali no jardim.

De lá, seguimos para Yountville. Já na entrada de Yountvile encontramos um parquinho e ficamos lá um tempo. Parque para crianças de 2 a 5 anos, limpo e com brinquedos bem diferentes. Demos uma volta na cidade, que é bem pequenininha e fofa.

Resolvemos voltar para Santa Helena para jantar e fazer free camping. Passeamos pelas lojinhas da rua principal e jantamos no Bistrô Santa Helena. Lá tem massas, hamburguer e saladas. Adoramos.

Fizemos free camping na rua paralela à principal, atrás do Citibank com free wifi.

Castelo Di Amorosa: US$30
Degustação V. Satutti: US$15
Sorvete V. Satutti: US$5
Jantar Bistrô Santa Helena: US$98 (3 refeições + vinho)

Dia 07 – 16-09-2015

De manhã fomos à Vinícola Robert Mandovi, mas não fizemos o tour, pois aquele que aceitava crianças começaria só às 11hs. O lugar é lindo. Tem umas esculturas, chafariz e jardim. Vale a visita.

De lá, seguimos para Napa para repor nosso estoque de suprimentos. Passamos na Target, Whole Foods e Walmart. Compramos também uns edredons, pois as noites estavam bem frias.

Almoçamos no motorhome e, às 15h30, seguimos em direção a Sausalito, passando por Novato para parar numa dump station. Chegamos em Sausalito às 18hs e fomos dar uma caminhada à beira mar.

Jantamos em um restaurante por ali, o Poggio. De lá, seguimos direto para Vista Point, onde fizemos free camping.

Target: US$57
Walmart: US$72
Dump station Novato:  US$15
Poggio: US$50

Dia 08 – 17-09-2015

Acordamos em Vista Point e seguimos para o Golden Gate Park. Lá, demos uma volta e fomos ao Museu de Ciências. Almoçamos no museu.

Quando saímos, paramos em um dos parquinhos existentes no Golden Gate Park. Fizemos um lanche no motorhome e seguimos para a Alamo Square. Tiramos algumas fotos, deixamos o motorhome estacionado lá e descemos andando até o Civic Center.

No Civic Center tiramos fotos e fomos ao parquinho. Voltamos  caminhando para a Alamo Square e fomos de motorhome ao Pier 39.

Estacionamos em uma das ruas paralelas e fomos caminhando até o Fisherman's Wharf. Vimos lojinhas, carrossel, pequenas apresentações na rua e os famosos leões marinhos. Fomos à padaria com pães em formatos de bichos, a Boudin Bakery, mas resolvemos  jantar no Rainforest Cafe, porque achamos que nossa filha gostaria mais de lá!

Às 22hs voltamos ao Vista Point para nossa segunda noite de free camping.

O Museu de Ciências é muito legal. Nossa filha adorou principalmente o aquário e a floresta tropical com borboletas voando para todos os lados. Para crianças mais velhas, tem mais atrações interativas.

O passeio ao Pier 39 e Fisherman's Wharf merece mais tempo. São muitas atrações, para adultos e crianças.

Entrada do Museu de  Ciência: US$67
Almoço Museu de Ciência: US$18
Jantar Rainforest Cafe: US$43

Dia 09 – 18-09-2015

De manhã tiramos fotos no Vista Point e partimos para o Fort Point. Já no caminho para o Fort Point vimos uma neblina sobre a Golden Gate Bridge, mas percebemos que a neblina já estava acabando. Então, em Fort Point, almoçamos no motorhome até a neblina passar e tiramos mais fotos.

Seguimos para Monterey só pegando a estrada litorânea em Santa Cruz para passar no KOA, a fim de renovar a água e esvaziar o esgoto. Havíamos decidido fazer free camping nos próximos dias, pois era final de  semana e as diárias que encontramos estavam mais de 75 dólares.

Aproveitamos o free wifi do KOA um pouco (estávamos com internet 3G em apenas um celular) e, às 16hs, continuamos nosso caminho para Monterey.

Lá, fomos ao Fisherman's Wharf. Pier bem legal com várias lojinhas, restaurantes e lanchonetes. De lá, fomos ao parquinho do Dênis, o Pimentinha. Parquinho grande com brinquedos para diversas idades. Ao anoitecer, fomos para a Cannery Row, onde comemos no Bubba Gump Shrimp. Da Canney Row, seguimos para procurar um lugar para fazer free camping.

Durante a viagem, várias e várias vezes mudamos nosso roteiro, incluindo, excluindo ou alterando a ordem dos lugares para nos adequarmos às necessidades de nossa filha. Nesse dia, a idéia era sair de Fort Point e ir para Chinatown, mas nossa filha estava com muito sono e, consequentemente, mal humorada. Então decidimos seguir direto para Monterey para ela ir dormindo no carro.

Gasolina:  US$100
Dump Station KOA Santa Cruz: US$15
Estacionamento Fisherman's Wharf: US$2
Jantar Bubba Gump Shrimp: US$45

Dia 10 – 19-09-2015

De manhã, fomos para a 17 Mile Drive. Paramos em alguns pontos que havia escolhido ainda no Brasil. A estrada é linda e dá vontade de parar em todos os pontos!! Seguimos para Carmel, onde passeamos um pouco e almocamos num lugar de frutos do mar. Cidade linda. Deu vontade de pernoitar.

De Carmel, seguimos para San Luiz Obispo pela Highway 1, litoral. Assistimos ao pôr do sol maravilhoso na estrada e chegamos a San Luiz já à noite. Demos uma volta de motorhome e escolhemos um lugar para free camping.

Entrada 17 Mile Drive: US$10
Almoço Carmel: US$46

Dia 11 – 20-09-2015

De manhã, em San Luiz, fomos ao Whole Foods e partimos para Prismo Beach. Domingo de sol rachando, praias lotadas. Passamos por algumas e, no caminho, esgotamos no Prismo Beach Bench RV Park.

Paramos na Groove Beach e pegamos uma praia lá. Pelo que vi, tem como entrar com motorhome na praia! Para entrar com o RV, custava por volta de US$15. Como só descobrirmos isso depois, fomos à praia a pé mesmo. Prismo Beach tem diversos RV Parks. Vale a pena parar um tempo maior para curtir a praia. Às 15hs, seguimos para Solvang.

Lá, demos uma volta, tomamos um sorvete, comemos uns bolinhos típicos do local e fomos ao parquinho Sunny Fields Park. Solvang vale passar mais tempo. Era domingo e estava tendo uma feirinha com apresentações de música.

Às 18hs partimos para Santa Ynez.

A cidade estava deserta!! Simplesmente nada aberto! Demos uma volta e tiramos umas fotos, mas não tinha muito mais o que fazer. Partimos então para Santa Barbara, indo direto para o Pier. Estacionamos o motorhome meio longe do pier, pois havia placas de “No RV” por toda a parte! Então fomos caminhando pelo calçadão da praia até o pier, que é bem bonitinho, com restaurantes, sorveterias e lojinhas.

No calçadão tem um parquinho (pra variar)! Jantamos no motorhome e fomos procurar um local para free camping perto da Missão de Santa Barbara, que era nosso primeiro ponto de visita do outro dia. Chegando lá, havia mais 3 motorhomes estacionados nas ruas laterais do prédio, e a única vaga que encontramos era em uma rua lateral bem movimentada. Então, achamos melhor procurar uma rua mais distante da Missão e menos movimentada para passarmos a noite.

Whole Foods: US$61
Gasolina Prismo Beach: US$100
Dump station Prismo Beach State North Bench Campground: US$10
Sorvete Solvang: US$7
Bolinhos típicos Solvang: US$3,75

Dia 12 – 21-09-2015

De manhã fomos à Missão de Santa Barbara e seguimos em direção a Santa Mônica, passando por Ventura Beach.

No caminho entre Santa Barbara e Ventura, pela Hwy 101, vimos vários motohomes estacionados na beira da praia, como na foto abaixo.

Para quem gosta de praia, pode valer a pena passar um dia nessa mordomia toda!

Continuamos nosso caminho para Santa Mônica.

Estacionar perto do pier custava US$48 para RVs, pois eles consideram que ocupam 4 vagas!! Me recusei a pagar isso e fomos dando voltas e voltas até achar uma vaga com parquímetro. Demoramos por volta de meia hora para estacionar, foi uma das poucas vezes em que estacionar não foi uma tarefa fácil.

Passeamos pelo pier, minha filha brincou em alguns brinquedos e almoçamos no Bubba Gump Shrimp. Seguimos então para Venice Beach, demos uma volta e paramos em um parquinho!

Partimos para Los Angeles e lá buscamos um local perto do Observatório para fazer free camping. Aproveitamos também para passar em um Amazon Locker para pegar umas encomendas que havíamos comprado online. Usar os lockers é uma ótima solução para quem não tem como enviar encomendas para um hotel.

Parquímetros Santa Mônica: US$5,50
Almoço Bubba Gump Santa Mônica: US$56
Parquímetro Venice Beach: US$2
7-eleven Los Angeles: US$16
Wallgreens: US$70

Dia 13 – 22-09-2015

Fomos direto para o Griffith Observatory e, chegando lá, descobrimos que só abria ao meio dia!! Então mudamos a ordem do roteiro e fomos primeiro à Calçada da Fama.

Como ainda era cedo, foi muito tranquilo para estacionar. Caminhamos pela calçada, fomos ao Teatro Chinês e ao Dolby Theatre, onde tiramos uma foto do Holywood Sign. Passamos em um Wallgreens e compramos sorvete, biscoitos e alguns produtos de farmácia.

Depois fomos para o Griffith Observatory e almoçamos no motorhome antes de começarmos o passeio no observatório. Saindo do observatório, a idéia era seguirmos direto para Anaheim, mas decidimos que queríamos tomar um último banho de mar na Califórnia e partimos para Long Beach!

Pegamos um pouco de trânsito no caminho, mas ainda conseguimos tomar um banho de mar! Fomos também até Mothers’ Beach, que tem o mar calmo e um parquinho!! Liguei para o Anaheim RV Park e eles disseram que ainda havia vagas para a noite e então, quando começou a anoitecer e não tinha mais como aproveitarmos a praia, seguimos para o Anaheim RV Park.

No caminho, paramos em um posto para abastecer o gás propano que já estava no fim. O local se chamava Propano Stanton, esquina da Lampson Avenue com a Beach Boulevard. Chegamos ao camping sem reserva e um funcionário nos recebeu, deu a senha do wifi e nos encaminhou para nossa vaga.

Ah, ganhamos também um voucher para pegarmos um café e um muffin no escritório no outro dia!

O Anaheim RV Park é como um grande estacionamento com full hookup e mesas de piquenique. Na frente do RV Park passa um shuttle para a Disney, caso não queira ir à Disney com seu RV.

Wallgreens: US$70
Gasolina Los Angeles: US$100
Estacionamento Los Angeles: US$8
Ímã de geladeira Hollywood: US$7,20
Parquímetro Mothers' Beach: US$2
Propano: US$10

Anaheim RV Park US$59

Dia 14 – 23-09-2015

No  check-out, pegamos o café, os muffins e compramos o ingresso para o parque no próprio RV Park pelo mesmo preço que estava no site da Disney.

Chegamos à Disney as 11hs. Fomos à Casa da Minnie, do Mickey e no It´s a small world. Paramos para almoçar e seguimos para o Indiana Jones usando single rider, Procurando Nemo, Winnie Poof e Alice no País das Maravilhas.

Assistimos à parada e aos fogos. Quando fomos embora, no próprio estacionamento já tomamos banho e nos arrumamos para dormir. Saímos em direção ao Anaheim RV Park para procurar um lugar para fazer free camping lá perto. Paramos em uma rua sem saída. Foi o free camping mais tranquilo que fizemos. Rua super silenciosa.

Ingressos Disney: US$200
Alimentação na Disney (almoço, pipoca, sorvete, etc): US$70

Souvenirs:US$26

Dia 15 – 24-09-2015

Às 10h30 partimos para Vegas. No caminho tem um outlet e alguns centros com restaurantes, lanchonetes e supermercados. Como programado, paramos no Pegg Sues 50 a 1h30 de Anaheim. O lugar é super legal, todas as atendentes são mulheres. Comida gostosa e preço bom. No jardim eles têm umas esculturas. A família inteira adorou o lugar!

Continuamos a viagem e, já em Vegas, passamos num Wallgreens. Chegamos ao KOA Sams Town  às 18hs. Não havíamos feito reserva, mas eles tinham vaga. Aproveitamos a piscina e fomos arrumar as malas!

Wallgreens: US$59
KOA Sams Town: US$26

Dia 16 – 25-09-2015

Dia de devolver nossa casinha!

Tínhamos que devolver o motorhome limpo para não ter que pagar a housekeeping fee

Havíamos limpado um pouco no dia anterior e limpamos novamente antes de entregar. O processo de devolução foi um pouco demorado pois havia alguns motohomes para serem inspecionados antes do nosso. A inspeção foi bem tranquila e superficial. Eles têm um convênio com uma empresa de transporte que cobra US$50 para qualquer hotel da Strip.

Carro mega confortável, com  DVD e água mineral! Seguimos para o Circus Circus e passamos o dia no hotel passeando (o hotel tem um parque de diversões dentro dele), arrumando as malas e descansando.

Táxi da Cruise America até Circus Circus: US$50
Almoço Circus Circus: US$28

Jantar: US$25

Dia 17 – 26-09-2015

Nosso vôo saiu de Vegas às 6hs da manhã, chegando em Brasília meia-noite!!

Táxi do Circus Circus até o aeroporto: US$35

E assim terminou nossa viagem.

Foram dias maravilhosos e inesquecíveis. Nossa primeira grande viagem com nossa filha deu super certo e com certeza será a primeira de muitas.
_______________________________________________________

Obrigada, Ticiane!

Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes do teu relato, e tenho certeza que os leitores do blog vão ficar super agradecidos pelo teu orçamento super completo! Ainda hoje me perguntaram sobre isso e eu mais uma vez não soube responder, porque eu NUNCA calculo o custo total da viagem :(

Veja fotografias da nossa viagem de motorhome pelos EUA no Instagram, nas hashtags #Lipenamotorhometrip ou #felipeopequenoviajante.

Você também fez uma viagem de motorhome? Mande seu relato para publicarmos!

Para saber sobre a nossa experiência de viajar de motorhome pelos EUA e Canadá, veja estes vídeos:

As nossas postagens sobre viagens de motorhome estão todas organizadas aqui.

Para ler todos os nossos posts sobre a Disney, veja aqui

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.