Menu

Castelo de Predjama, na Eslovênia - o mais incrível de todos

Na nossa viagem pela Eslovênia, visitamos vários castelos lindos (veja os posts sobre a nossa visita ao Castelo de Ljubljana e ao Castelo de Bled), mas nenhum tão sensacional quanto o Castelo de Predjama, que integra todas as listas de top 10 castelos do mundo!

Era dia das mães e, como contei no post anterior, passamos a manhã visitando as impressionantes Cavernas de Postojna.  
Saímos da cidade de Postojna à tarde no sentido noroeste e percorremos em poucos minutos os 9Km que separam as cavernas do castelo - nem preciso dizer que esse roteiro cavernas + castelo no mesmo dia é óbvio, né? Tão óbvio que eles vendem até ingressos combinados para as 2 atrações, como eu explico melhor mais adiante. 

Se você for de Ljubljana para Postojna, são apenas 55Km (40 minutos) - dá pra fazer um bate e volta facinho, facinho! 


É impossível se perder, mesmo sem GPS, porque a cidade é lotada de placas que direcionam você ou para as cavernas ou para o caminho que segue em direção ao castelo - as 2 grandes atrações turísticas locais. 

Chegar a Predjama é emocionante. 

Sabe aquela sensação de ver ao vivo e a cores um lugar que você já cansou de ver em livros, revistas e na televisão? Aquela satisfação que a gente sente? 

Afinal, o Castelo de Predjama foi justamente um dos motivos que me fez querer conhecer a Eslovênia, em primeiro lugar!!!




A aldeia é minúscula (apenas 85 habitantes!!) e não tem como não ver o castelo logo que você chega - afinal, lá está ele, imponente e inconquistável, pendurado na "boca" de uma caverna, numa parede de pedra de 123 metros de altura!

Dá pra imaginar um castelo medieval se equilibrando num penhasco vertical, na entrada de uma caverna? Pra mim, é a  própria definição de um lugar romântico!




Já do estacionamento (gratuito), é possível ver o castelo, e para vê-lo de fora (e tirar dezenas de fotografias), não precisa pagar nada.

Também logo na chegada você encontra banheiros e internet wifi.


Mas eu não recomendo que você vá até lá e não entre no castelo para poupar uns poucos euros. Vale a pena sim pagar para entrar e ver o castelo por dentro, com todos os seus calabouços, túneis secretos, sala de tortura, ponte levadiça e histórias sangrentas de mais de 800 anos de vida, principalmente se você viaja com meninos!!!






Lá dentro, você pode ver os cômodos restaurados (quartos, capela, calabouço), alguns objetos da época, como armas e pinturas, e ter uma boa ideia de como viviam e trabalhavam os habitantes do castelo.

Aliás, vale lembrar que o habitante mais famoso de Predjama foi o nobre cavaleiro Erasmo, durante o século XV, personagem de muitas lendas e histórias.

Por trás do castelo, bem lá no topo, você encontra um refúgio na caverna - o esconderijo do tal barão ladrão Erasmo, que morreu no banheiro - e, lá de cima, tem lindas vistas dos arredores.
   






Se você ainda não estiver satisfeito de ver cavernas, pode visitar as que ficam no subterrâneo do castelo, mediante a aquisição do ingresso apropriado - eu achei que era dispensável, depois de ver Postojna! 


Como eu comentei no último post (aqui), a melhor opção (melhor relação custo X benefício) é comprar o bilhete combinado, que tem 10% de desconto e dá a você o direito de visitar o Castelo de Predjama e também as Cavernas de Postojna (conto tudo sobre elas aqui): custa € 28,90.

Esse é o preço para adultos; para pessoas entre 6 e 15 anos o preço é de € 17,40 (para o ingresso combinado cavernas + castelo). 

Crianças de até 5 anos pagam apenas  1 :)




Para mais informações, inclusive sobre os horários de funcionamento ao longo do ano, clique no site oficial, aqui

Não deixe de assistir o videoclipe da nossa viagem à Eslovênia, onde você poderá ver direitinho como é o Castelo de Predjama!

* Nós visitamos o Castelo de Predjama com ingressos cortesia cedidos para o blog Felipe, o pequeno viajante.

Você conheceu o Castelo de Predjama? Mande uma foto para a gente pelo Facebook!! No próximo post, os famosos cavalos dançarinos de Lipica - não perca!!




Leia mais

videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia você assiste aqui

Ficou com vontade de saber mais sobre a Eslovênia? É só clicar aqui.  

Nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs: aqui.  

Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.

Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui

Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãsaqui

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

As postagens sobre os Bálcãs estão aqui.




Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Oie Claudia!
    Quanto tempo em média demorou a visita dentro do castelo? Se dormirmos em Postjona, acha viável em 1 dia visitarmos as cavernas, o castelo completo, e ainda seguir viagem de carro até Milão (4h de viagem)? Isso preferencialmente sem ter que dirigir só de noite, saindo no meio/final da tarde.
    Pela sua experiência no local, parece muito corrido ou possível?
    bjo

    ResponderExcluir