Menu

Combo Ecopark Porto da Ilha em Bonito - um dia cheio de aventuras!

No nosso quarto dia em Bonito, estávamos loucos para continuar o clima de aventura que tinha começado no dia anterior, quando fomos ao Abismo Anhumas mas, ao mesmo tempo, estávamos ainda bem cansados do rapel que havíamos feito lá, então o passeio tinha que ter adrenalina e relax ao mesmo tempo - problema resolvido: fomos para o Ecopark Porto da Ilha, que reúne várias atividades de aventura num balneário lindo, super tranquilo, no meio da natureza. 

Para chegar lá é bem simples, é só seguir a linha bege no mapa de Bonito elaborado pelo Henrique do Projeto Jiboiasaindo da cidade passando pela praça principal. 




A sede do Ecopark Porto da Ilha fica a 12Km do centro da cidade, e é tudo muito bem sinalizado e fácil de encontrar, é só seguir as placas que não tem erro! 

O único porém é a estrada, que era de terra e foi uma das piores que pegamos em Bonito - mas isso provavelmente já terá sido resolvido antes da sua viagem, porque nos afirmaram que logo, logo essa estrada será asfaltada :-)


Ecopark Porto da Ilha é o novo nome da Ilha do Padre, um lindo balneário no Rio Formoso, em Bonito. 

Existem lá várias atividades para você escolher, desde as mais tranquilinhas até as mais "energéticas": 

1. Duck

2. Boia-cross
3. Slackline
4. Stand up paddle (SUP)
5. Bote Rio Formoso

Você pode escolher apenas uma delas (muita gente vai lá só para fazer o passeio de bote pelo Rio Formoso, ou então o passeio de duck), ou fazer as mais variadas combinações

A nossa opção foi pelo "combo", ou seja, o pacote que é a combinação de todas as atividades oferecidas, tudo num único dia, bem cheio! E foi divertidíssimo!!!



Logo na chegada a gente deixa o carro no estacionamento e na recepção a moça já nos coloca uma pulseirinha no pulso com os horários de todas as atividades que temos programadas durante o dia. Esses horários não são muito flexíveis, porque a coisa já vem pré-organizada, mas, com uma choradinha, conseguimos trocar um ou outro ;-)


a pulseirinha preta é para espantar mosquitos, com citronela - a do combo é a verde ;-)

Eles têm guarda-volumes lá, mas são cobrados à parte, então preferimos deixar as nossas coisas no carro, para não precisar pagar hehehe... #mãosdevaca

A estrutura da Ilha do Padre é muito boa! Tem recepção, banheiros, redário, restaurante, vários ambientes diferentes super confortáveis. E todos os equipamentos necessários para os passeios são fornecidos, incluídos no preço, como capacete, colete salva-vidas, barcos, bóias, etc...




Bote Rio Formoso

A nossa primeira atividade foi um passeio de bote descendo corredeiras e cachoeiras - falando assim até parece radical, mas é suuuuper light, recomendado inclusive para crianças a partir dos 6 anos

O embarque no bote não é feito na sede do Ecopark, mas um pouco mais acima no rio, para onde eles nos levam de ônibus, e o desembarque é na Ilha do Padre. 


É um passeio realizado em botes infláveis num percurso de 5Km, passando por 3 cachoeiras e uma corredeira. 



Antes de entrarmos no bote e rio adentro, os guias fazem uma demonstração das posições e dos cuidados que devemos ter nos momentos em que descemos as cachoeiras de bote - honestamente, eu achei que seria bem mais amedrontador - ao fim e ao cabo, é um passeio tri tranquilo!



Normalmente, segundo eles nos disseram, é feita uma parada para banho de aproximadamente 20 minutos - no dia em que nós fomos não houve parada para banho durante o percurso porque havia tido uma enorme chuvarada no dia anterior e o nível do Rio Formoso estava acima do normal, mas pudemos tomar um bom banho de rio quando chegamos no final do passeio. 

Durante o passeio, que é bem relaxante e divertido, a gente vai aprendendo muitas coisas sobre a fauna e a flora locais - às vezes, eles avistam até sucuris :-) - infelizmente, nenhuma sucuri passou por nós nesse dia :/

Também são bem engraçadas as brincadeiras entre os botes - é claro que todo mundo vai se jogando água o tempo todo e ninguém chega seco! Chegam a se jogar água de balde kkkkk...



Boia-cross

Depois do passeio de bote inflável pelo Rio Formoso, pegamos as boias e fomos descer outras cachoeiras e corredeiras, desta vez de boia: não consegui ficar em cima da boia em NENHUMA das quedas kkkk e justamente por isso é que foi super divertido! 


Assim como no passeio de bote, antes de entrarmos no rio com as boias, depois de nos equiparmos com capacetes e coletes salva-vidas, de uso obrigatório, os monitores fazem uma demonstração de como devemos nos posicionar nas boias e dão várias dicas de segurança


São aproximadamente 300 metros de descida, passando por corredeiras e cachoeiras de diversos tamanhos, sempre com vários monitores fazendo a segurança - na verdade, eu achei tudo muiiiiiiiiito seguro...queria mais aventura hehehehehe!

Também como no bote, o único equipamento fotográfico que é permitido levar é a GoPro - eles não permitem que a gente entre na água com nenhum outro tipo de máquina subaquática - e mesmo a GoPro eles só deixam usar se a pessoa tiver o headstrap, que é aquele suporte para colocar a máquina na cabeça. 

Eles afirmam que isso é por razões de segurança, para que as pessoas fiquem com as mãos livres para se segurar, mas eu suspeito que existem outros 2 motivos: 

1) algumas pessoas já perderam máquinas fotográficas subaquáticas lá, nas corredeiras, e isso gera um imenso transtorno para os guias e monitores, que acabam se envolvendo e tendo que ajudar os turistas bocabertas a procurar o equipamento perdido; 

2) eles vendem fotos das atividades, então não têm interesse que você leve o seu próprio equipamento, né?!?

Como nós levamos a nossa GoPro com headstrap, exatamente como mandava o figurino, pudemos usá-la em todas as atividades - só que fizemos apenas filmes nas descidas das corredeiras e cachoeiras de bote e de boia-cross (e nenhuma foto!!!), então vocês terão que esperar o videoclipe ficar ponto para ver como é :-(


Stand up paddle (SUP)

Há ANOS eu tinha vontade de experimentar o stand up

Já tinha me empolgado para fazer quando estivemos em Barbados (aquie também em Búzios (aqui), mas nunca tinha rolado, então lá na Ilha do Padre eu não ia deixar por menos: era agora ou nunca!


Nosso horário para fazer o SUP era depois do almoço, o que eu achei ótimo, porque é um passeio bem tranquilo, perfeito para praticar depois de almoçar (imagina descer cachoeiras de boia logo depois do almoço?!?). 

Como em todas as atividades lá no Porto da Ilha, antes de começarmos o monitor dá todas as dicas de como usar a prancha, como se posicionar, etc, etc, etc...


É bom passar protetor solar e um pouco de repelente, porque tinha bastante mosquitos nesse trecho do Rio Formoso! É um trecho bem curtinho, e essa atividade não leva nem uma hora - a gente desce um pedaço do rio - descer é fácil, com a ajuda da correnteza, bom para aprender! - e depois subimos de novo, e aí o esforço para remar e se equilibrar é um pouco maior, mas aí já está todo mundo craque!

Eu pensei que teria uma baita dificuldade para me equilibrar, porque sou uma esportista sofrível, mas achei tudo muito fácil! Tipo, se EU consegui, e com uma certa facilidade, QUALQUER pessoa consegue, entende?!? :-P



  


Duck

Só no muque! Para terminar um dia cheio de atividades, um passeio de "duck", arrasando com os braços da pessoa e se divertindo bastante nas corredeiras e cachoeiras!

Antes de entrarmos na água, tivemos uma verdadeira "aula" sobre o funcionamento desse barco a remo/bote. Devidamente paramentados com os equipamentos de segurança e com os remos, cada dupla se acomoda em um barco e entramos no Rio Formoso, onde ficamos um tempinho nos acostumando com o "troço".




Vários monitores acompanham o grupo, e quando todos estão prontos, começamos o trajeto de 3Km, por águas tranquilas. 

No início, as águas são bem calminhas e vamos remando e curtindo a paisagem - mas logo começa a diversão, e descemos 3 cachoeiras no pequeno bote!!! 

Essa foi a nossa atividade preferida no Ecopark, recomendamos muito! Foi, também, a mais cansativa, e a que mais exigiu de nós, porque a remada, além de ser bem longa, foi bem puxadinha, e acabou com os braços sedentários da pessoa aqui...

No retorno, também é possível tomar um gostoso banho de rio... 




Slackline

Quando terminou o passeio no duck estávamos tão cansados das atividades do dia que não sobrou energia para a slackline :-(

Foi uma pena, porque eu até já tinha experimentado caminhar naquele troço quando estivemos em Ilha Grande RJ (aqui), mas naquela ocasião foi em cima da areia, e eu queria experimentar a slackline do Porto da Ilha, que é em cima da água - ou seja, quando você cai, cai na água! Mas o cansaço foi mais forte!!!



Almoço

Entre um e outro passeio, foi servido o almoço - no nosso caso, o almoço era incluído no combo, e foi uma delícia!

O restaurante do Porto da Ilha é bem arejado, todo aberto, e o serviço é do tipo buffet - você pode se servir quantas vezes quiser. 

As bebidas que você consome, tanto no almoço quanto ao longo do dia, são debitadas de um cartão pré-pago que você adquire logo na chegada. No final do dia, se sobrar crédito nesse cartão, eles devolvem o dinheiro. 



Infelizmente, não é um passeio para crianças pequenas: a maioria das atividades tem idade mínima de 6 anos.

O que levar nesse passeio: chinelo de dedo, repelente, protetor solar, dinheiro, máquina fotográfica subaquática, roupa leve, muda de roupas, boné, biquine/roupa de banho, toalha. 

Você conhece o Balneário Ilha do Padre no Rio Formoso em Bonito? Fez o combo? Qual foi a sua atividade preferida? Queremos saber!

* Visitamos o Ecopark Porto da Ilha em Bonito a convite da empresa e do Hotel Paraíso das Águas, que foi nosso parceiro nesta viagem, a quem agradecemos a gentileza. 


Veja aqui mais alguns vídeos de nossas aventuras por Bonito:
https://www.youtube.com/watch?v=DnJU4UZe5Q4
https://www.youtube.com/watch?v=Ox2-uM5Y22g
https://www.youtube.com/watch?v=cUqK_NLlYps


Leia também:



* Buraco das Araras - você já visitou uma "dolina"?

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui.

Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Olá!
    Amei as dicas q vcs deram sobre Bonito... Meu esposo e eu estamos analisando para ir ano q vem e suas dicas estão sendo ótimas... Estou com uma dúvida, vi q fizeram o Combo Porto da Ilha e o Parque Ecológico Rio Formoso, bem legal... só uma dúvida, quero muito fazer o boia-cross, bote Rio Formoso, stand up paddle, passeio de cavalo e Lobo Guará bike adventure, tem como fazer tudo isso no mesmo dia? Pergunto, pois vi q os passeios são em lugares diferentes né, no caso o bote é feito no porto da ilha no caso, não tem a opção de fazer ele no parque ecológico Rio Formoso, tem?
    Aí o q eu pensei, em fazer a Gruta do lago azul na parte da manhã e na parte da tarde fazer todos esses passeios, será q tem como ou é corrido e somente fazer a bike em dia diferente, no caso aquário natural pela manhã e bike à tarde, o q vc acha?
    E mais uma coisa, sei q a flutuação no Rio da Prata é a melhor pelo o q falam, porém estou com receio, rsrs... é difícil de acreditar q tem jacaré na água e q ele não faz nada pra ninguém, rsrs... é sério mesmo, ele fica quietinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Adriana, não tem como fazer tudo que tu falou num dia só, nem pensar! Os passeios realmente são em lugares diferentes e bem cansativos. O bote é só no Porto da Ilha, no Rio Formoso não tem. Aquário Natural de manhã e bike de tarde dá, tranquilo! O jacaré é tri tranquilo! Dá medo, claro, mas nunca houve um ataque!

      :p

      Excluir
  2. Bom dia Felipe e Claudia, sou fabricante de pranchas de surf e SUP aqui no Rio de Janeiro. Gostaria de uma parceria com vcs caso queiram tem pranchas de SUP de qualidade que atraiam ainda mais seus clientes para esse passeios lindos pela região de Bonito. meu email é boards4funbrasil@gmail.com, meu site é www.boards4fun.com e meu instagram com fotos dos SUPs é boards_4_fun . obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Felipe.

    Muito bacana seu relato. O post está muito completo! Parabéns!

    Vou viajar para Bonito com a minha esposa agora em setembro e gostaríamos de saber como você adquiriu esse combo e qual foi o preço. Pesquisamos muito, mas só achamos combos com dois passeios (Boia Cross e Sup). Saberia dizer qual foi a agência?

    ResponderExcluir