Menu

Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito - passeio a cavalo e boia cross

No nosso último dia em Bonito, descobrimos um lugar super recomendável: o Parque Ecológico Rio Formoso

Super recomendável porque é um lugar lindo, cheio de atividades gratuitas, ou seja: você compra uma das atividades (cavalgada, boia-cross, flutuação ou discovery dive), e pode usar todas as instalações do parque durante o resto do dia de graça

Achei um ótimo negócio, ainda mais que o lugar é lindo mesmo, como vocês verão nas fotos...



Além disso, chegar lá é muito simples, e você pode ir até de bicicleta (nós fomos!). Basta seguir a linha vermelha no mapa de Bonito elaborado pelo Henrique do Projeto Jiboiasaindo da cidade passando pela praça principal. 

A sede do parque ecológico fica a menos de 7Km do centro da cidade, e é tudo muito bem sinalizado e fácil de encontrar - você já vê o parque da estrada!

Aliás, o Parque Ecológico Rio Formoso é um dos passeios de mais fácil acesso para quem visita a região.






Chegando lá, fomos direto na recepção entregar nossos vouchers, pois tínhamos 2 atividades programadas naquela manhã: cavalgada e boia-cross. Fomos atendidos por um colombiano e um mexicano, os 2 estagiários da AIESEC - achei muito legal!



A estrutura deles é muito boa, com recepção, banheiros, vestiários, áreas de descanso, restaurante...os guarda-volumes são gratuitos, incluídos no preço das atividades pagas.








Cavalgada

A nossa cavalgada estava agendada para as 8hs. Logo o Jorge, o monitor deste passeio, veio nos chamar para nos prepararmos - todas as cavalgadas são feitas com ele, que é bem simpático. 



Fomos no vestiário, onde também ficam os guarda-volumes, e deixei a mochila lá, depois de passar bastante repelente, protetor solar, colocar boné, tênis e calça para a cavalgada. 

Vá de biquine por baixo, porque a parada para banho é imperdível! E não esqueça de levar a máquina fotográfica, que, neste passeio, não precisa ser subaquática, a comum serve!

Você pode levar a mochila, se quiser, mas realmente não precisa - quanto mais leve, melhor!

Encontramos o Jorge nas baias e fiquei bem surpresa, positivamente, com a qualidade do material (selas, estribos, etc) e também dos cavalos! Já cansei de fazer passeios a cavalo com cavalos viciados, pangarés, e péssimo equipamento. Lá no parque é o contrário: fiquei babando pela sela e pelos cavalos! 


O Peg, espertinho, pegou o Gigante, um cavalo enorme e super bonito. Eu fiquei com o Faísca :-)

O passeio a cavalo dura aproximadamente 1h20min, contando com a parada para banho, e o trajeto percorrido é de 3,5Km.  





No meio do passeio, a tal parada, para um banho delicioso nas corredeiras do Rio Formoso. Estava bem calor, apesar de ser só 9hs da manhã, e a água do rio bem geladinha me deu um "up"!




Recomendo esse passeio para todo mundo, mesmo quem nunca andou a cavalo vai aprender e se divertir muito! 

Os cavalos, como eu disse, não são pangarés, mas são bem mansos, e não há perigo algum - o monitor Jorge é super experiente, já ensinou centenas de pessoas a cavalgar e vai ensinar você também, experimente!






Boia-cross

Chegamos as 9h20min da cavalgada e descansamos um pouco, antes de seguirmos para o boia-cross, que estava marcado para as 10hs.

No boia-cross é obrigatório o uso de coletes salva-vidas e de capacete. 

Também não esqueça de passar um pouco de repelente e de protetor solar! 

Vá de biquine, é lógico, mas também recomendo, em todos esses passeios na água, que você use alguma coisa por cima do biquine, como uma bermuda e um top de ginástica, por exemplo, porque são atividades bem movimentadas, em corredeiras, e assim você não precisa ficar se preocupando em perder o biquine, arrumar a parte de cima, enfim...fica mais confortável para se divertir!

Nosso passeio foi VIP, éramos apenas nós 2 com 2 monitores - sempre vão 2 monitores com cada gupo, e lá fomos nós para as margens do Rio Formoso, onde começam as corredeiras, por uma trilha de 900 metros na mata. 

Depois que a gente entra na água, o percurso é de 1,2km em 1h20min

Acredito que este é o boia-cross mais longo e completo de Bonito! São 5 cachoeiras e 3 corredeiras no total, que a gente desce de boia e, desta vez, eu consegui ficar em cima da boia em todas elas, tô ficando craque nesse negócio de boia-cross!!!!

Nós levamos a nossa máquina GoPro Hero com headstrap nesse passeio, porque é a melhor maneira de filmar essas atividades na água - só que fizemos apenas filmes nas descidas das corredeiras e cachoeiras de boia-cross (e nenhuma foto!!!), então vocês terão que esperar o videoclipe ficar ponto para ver como é :-(

Eles também fazem fotos da gente durante o passeio e você pode comprá-las no final. 

Na parte final do passeio, tem um longo trecho do rio que é super tranquilo e os monitores permitem que a gente vá boiando no rio, segurando na boia - eu A-DO-REI porque, além de o rio ser cristalino e o banho uma delícia de relaxante, a gente ainda se esconde dos mosquitos kkkkkk...


Outras atividades (gratuitas)

Como já comentei lá em cima, uma das grandes vantagens que eu vi no Parque Ecológico, além da boa estrutura e da beleza do lugar, foi o fato de que, se você compra uma das atividades pagas - cavalgada, boia-cross, flutuação ou discovery dive - você pode usufruir de todas as outras atividades oferecidas no local gratuitamente



E tem um monte de coisas legais para fazer: tirolesa, pedalinho, caiaque para 2 pessoas, SUP, slack line e uma lagoa imensa para nadar! 

Dá pra se divertir lá o dia inteiro. 

Na lagoa você pode nadar livremente (só tenha cuidado com a parte que fica bem embaixo da tirolesa, que é a mais funda e sempre pode ter alguém se atirando de lá ;-), brincar no stand up, na slack line, no caiaque, no pedalinho ou se jogar da tirolesa!






Almoço

O almoço não estava incluído nas nossas atividades, mas, depois de uma cavalgada, do boia-cross e do passeio de SUP, estávamos prontinhos para comer um boi pela pata!

A refeição é servida no parque entre as 12 e as 14hs, e custa R$ 25,00 por pessoa. Eles servem os pratos na mesa, mas você pode pedir repetições de todos que quiser: massa, arroz, feijão, salada, farofa, bife acebolado e frango assado, tudo uma delícia. 

As bebidas são pagas à parte.

A gente comeu, pedimos repetição, comemos e pedimos repetição de novo, tudo com a desculpa de nos prepararmos para o passeio Lobo Guará Bike Adventure, que faríamos à tarde kkkkkk... 



Infelizmente, não é um passeio para crianças pequenas: a maioria das atividades tem idade mínima de 7 anos.

O que levar nesse passeio: chinelo de dedo, tênis, repelente, protetor solar, dinheiro, máquina fotográfica subaquática, roupa leve, muda de roupas, boné, biquine/roupa de banho, toalha e uma calça, se você for fazer a cavalgada! 

Você fez alguma cavalgada em Bonito? Conheceu o Parque Ecológico do Rio Formoso?? Gostou? Queremos saber!

* Visitamos o Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito a convite da empresa e da H2O Ecoturismo, agência de viagens que foi nossa parceira nesta viagem.


Se você se interessou por este passeio e quer saber mais detalhes, e o preço dele, clique aqui.

Como já expliquei em detalhes no primeiro post desta série sobre Bonito, os preços são tabelados e você só pode fazer os passeios através de uma agência de viagens, que emitirá o seu voucher digital. Nós recomendamos muito a H2O Ecoturismo, que apoiou a nossa viagem e nos prestou um ótimo serviço :-)

Veja aqui mais alguns vídeos de nossas aventuras por Bonito:
https://www.youtube.com/watch?v=DnJU4UZe5Q4
https://www.youtube.com/watch?v=Ox2-uM5Y22g
https://www.youtube.com/watch?v=cUqK_NLlYps



Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Leia também:



Buraco das Araras - você já visitou uma "dolina"?

* Flutuação no Rio da Prata - o videoclipe

Combo Ecopark Porto da Ilha em Bonito





Confira as tarifas reserve sua estadia em Bonito:



Para ler mais, todas as nossas postagens sobre Bonito estão organizadas aqui.

Veja as nossas fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #PVemBonito ou #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui. Não esqueça também de curtir a nossa fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Cláudia, estou acompanhando as postagens de Bonito e estou apaixonada pelo lugar! Só vou em fevereiro de 2014, mas olha, por mim, embarcava hoje mesmo! Os textos estão bem explicados, acho que não vou precisar consultar mais nenhum blog para essa viagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Patricia! Muito obrigada pelo feedback! Tu vais adorar Bonito! Tem um marcador "Bonito" onde estão todos os posts da viagem, já são mais de 20!

      Excluir
  2. Cavalgada sensacional, com a presença dos astros Gigante e Paraguaia, com o auxílio de quem entende e sabe o que faz. Parabéns, guia Flávio!

    ResponderExcluir