Menu

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

Aluguel motorhome EUA: o guia completo para planejar seu orçamento e viajar de motorhome pelos Estados Unidos. Descubra aqui!
Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


Tudo o que você precisa saber sobre aluguel de motorhome nos EUA e para planejar seu orçamento de viagem de motorhome pelos Estados Unidos. Descubra aqui!

Muita gente escreve perguntando quanto custam as nossas viagens. 

Às vezes, me perguntam: "será que, com XXXX reais, dá pra fazer uma viagem assim e assado?" 

Eu nunca vou dar uma resposta exata a uma pergunta dessas.

Aliás, eu costumo contar os preços das coisas (passeios, hotéis, restaurantes) - mas isso é o máximo que eu falo quando se trata de dinheiro X viagens. 

Porquê? Porque cada família é diferente. 

Cada pessoa tem gastos totalmente diferentes. Uma das maiores dificuldades de viajar com amigos, por exemplo, é justamente compatibilizar isso:

Uns gostam de gastar comendo bem, outros sobrevivem de sanduíche e água da torneira; uns gostam de ficar em hotéis bacanas, outros viajam de ônibus noturnos para economizar na hospedagem; uns torram os tubos em compras, enquanto outros preferem priorizar os gastos com passeios - enfim, eu não tenho como prever quanto uma família (que não a minha) vai gastar numa viagem.  

Mas, no caso desta viagem de motorhome que nós fizemos recentemente, eu posso abrir uma exceção, até porque sei que o aluguel de um motorhome nos EUA é o sonho de consumo de viagem de muita gente que chega aqui no blog!


Aluguel motorhome EUA 


Claro que eu não vou detalhar o que nós gastamos na viagem - e não é para fazer mistério, mas sim porque eu não sei e nem quero fazer esta conta! 

Sério: nós seguimos, nas nossas viagens, aquela máxima do viajante oriundo de país com moeda desvalorizada - "quem converte não se diverte"

Faço o máximo para evitar saber o total dos custos das nossas viagens, pois, se nós somarmos tudo, inclusive as passagens aéreas, acho que eu desisto de viajar, só de medo!!!

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

Então de que trata este post

Exatamente o que está no título: vou contar para vocês (porque é a pergunta mais frequente de TODAS que eu escuto) quanto custa viajar de motorhome pelos EUA

Atenção: abaixo estão detalhados APENAS os custos que tivemos com o motorhome (incluindo aluguel, gasolina, gerador, gás, impostos...). 

Matematicamente (isto é, sem considerar todas as outras vantagens de você viajar com a "casinha" nas costas), a conta que você tem que fazer, para ver se financeiramente vale a pena, é: some os seus custos de hospedagem + aluguel de carro + gasolina = quanto deu?

Note que não estão incluídos os gastos com campings, que você só vai ter se quiser - falo mais sobre isso no final do post!

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


Sobre aluguel motorhome EUA, leia também


Já tenho quase 100 posts publicados no blog sobre aluguel de motorhome nos EUA e nossas várias viagens de motorhome pelos Estados Unidos, então dê uma olhada também nestes posts para mais informações:

1) como alugar um motorhome nos EUA

2) como pernoitar de graça num motorhome nos EUA

3) manual de instruções para viajar de motorhome pelos EUA

4) como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu?



Quanto custou o aluguel de motorhome nos EUA


Aluguel Motorhome Cruise America: 25 dias por U$ 793

Milhas: 3392 (= 5427 quilômetros) x 0.34 centavos de dólar = U$ 1153,28

Uso do Gerador (microondas): 5hs X U$ 3,50 (custo por hora) = U$ 17,50

Imposto Estadual de Nevada (8.1%) = U$ 159,07

Total do Aluguel = U$ 2122,85

Gasolina: U$ 1334,58 por 383,52 galões (= 1453,54 litros)

Gás (aquecimento e fogão): U$ 102,66 (= 23,10 galões)



Total de Gastos: U$ 3560,09 por 25 dias = U$ 142,40 por dia



Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


14 conclusões sobre aluguel de motorhome nos EUA


1. Se fosse no Brasil, teríamos gasto U$ 1368,53 em gasolina, mais ou menos, considerando o preço da gasolina em Jaguarão, RS, e a cotação oficial do dólar hoje. Ou seja: a gasolina nos EUA, com o dólar caro como está hoje para nós brasileiros, não está tão barata quanto já foi, mas continua mais barata que no RS! (gastamos U$ 1334,58 lá)

2. A diária do aluguel do motorhome sai bem barata (U$ 31,72), mas não esqueça de somar todos os custos extras, principalmente as milhas, que custam 0.34 cents de dólar cada milha! Veja que, só em milhas, gastamos U$ 46,13 por dia...

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

3. A nossa média de quilometragem foi de 217Km/dia. Na Nova Zelândia a média foi 208Km/dia (4784Km em 23 dias). É uma boa média, tente não ultrapassar muito esse número, senão a viagem vira correria!

4. Infelizmente, a Cruise America só aceita pagamento com cartão de crédito (é impossível pagar com cash), então tem que somar o IOF no valor total do aluguel, que foi de U$ 2122,85. 

5. O preço médio da gasolina, no final, ficou em U$ 3,47 por galão (a mais barata foi em Nevada e a mais cara na Califórnia).

6. 1 milha = 1.61Km 

7. 1 galão = 3,79l

8. O preço médio do gás, no final, ficou em U$ 4,44 por galão. 

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

9. Pedágios e multas: quando entregamos o motorhome, a Cruise America disse que não tinha aparecido (ainda) nenhuma multa para nós, e não nos cobrou nada a título de pedágio. Estranhamos, porque sabíamos que, só nas cruzadas da Golden Gate Bridge, devíamos ter gasto uma boa graninha de pedágio! 

10. Kits de cozinha e roupa de cama/banho: como já contei neste post sobre aluguel de motorhome nos EUA, nós não alugamos os kits de cozinha e de toalhas/lençóis/cobertores/travesseiros, então você pode somar esses custos também, se você for comprar estas coisas, como nós fizemos, para ter uma ideia ainda mais exata do gasto total.

Leia este post para saber mais sobre esses kits


11. Campings: escrevi um post explicando melhor como funciona a questão dos campings, se vale ou não a pena ficar em camping, se dá para ficar vários dias seguidos fazendo free camping (= estacionar em qualquer lugar que não seja proibido e ali pernoitar) - todas as dicas para pernoitar de graça num motorhome nos EUA estão aqui.

Aqui, vou me limitar (senão não termino mais!!!) a dizer que nós gastamos bem pouco com camping, pois, das 25 noites da nossa viagem de motorhome, ficamos em campgrounds apenas 11 noites, a um custo médio de U$ 32/noite de camping

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

12. Estacionamentos: os gastos com estacionamentos foram um pouco superiores aos que teríamos tido se tivéssemos viajado de carro.

Nos lugares em que a vaga era pequena, por exemplo, tínhamos, às vezes, que "alimentar" 2 parquímetros, para que o motorhome pudesse ocupar o espaço destinado a 2 carros (2 vagas).

Em alguns lugares, como o Sea World, a Legoland e a Disneyland, os preços de estacionamento eram abusivos, na minha opinião: U$ 15 para carros e U$ 20 para motorhomes 😒

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos

13. O consumo de gasolina no motorhome é bem alto - mesmo andando sempre nas velocidades que menos consomem, gastamos 1453,54 litros para percorrer 5427 quilômetros, ou seja, o nosso "garganta profunda" tomava 1 litro de gasolina a cada 3,73Km!

14. Se faríamos de novo, se valeu a pena? 

Mil vezes!

Já viajamos em todos os meios de transporte possíveis e imagináveis (de lombo de camelo a buseta, de elefante a carrinho de golfe, de avião 1ª classe à ferrovia transmongoliana), e posso afirmar que, na nossa opinião, não há nada mais legal do que uma roadtrip de motorhome, especialmente se a viagem for "em família"!

Aluguel motorhome EUA: quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


Update de janeiro de 2018 sobre aluguel motorhome EUA


Não deixe de verificar a opção que eu menciono neste post aqui: Motorhome Trips - a locadora de motorhomes Cruise America aqui no Brasil

Motorhome Trips é uma agência de viagens brasileira especializada em aluguel de motorhomes no exterior, que funciona como canal de locação dos veículos da Cruise America aqui no Brasil. 

Dá para fechar a reserva com a Cruise America através da Motorhome Trips com preços menores do que você consegue no site americano da empresa. E, claro, com todas as vantagens de negociar com uma empresa brasileira. 

Expliquei tudo em detalhes neste post aqui, então olha lá, que não vou ficar repetindo tudo aqui de novo kkkkk...

E aí, pronto para alugar o seu motorhome?

Você também já viajou de RV pelos Estados Unidos? Conte como foi a sua experiência! 

Olhe aqui o vídeo da nossa viagem de motorhome:




Veja mais fotografias e dicas desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante.

No Twitter, procure por @pequenoviajante. Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook. 


Os filmes maiores você assiste no YouTube.



Veja as dicas do pequeno viajante sobre viagens de motorhome:

               


Para ler mais, todas as nossas postagens sobre aluguel motorhome EUA e viagens de motorhome estão organizadas aqui.

Você também nos encontra aqui:

Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

82 comentários:

  1. Adorei o post, todo detalhado no lado financeiro, que é a minha área.. rs Estou super motivada a começar minhas viagens de motorhome.. tenho a sensação que não vou mais viajar de outro jeito..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, lembrei de ti! E lembra do teu plano, que eu achei ótimo: começa devagar, com um fim de semana, para testar!
      Bjo

      Excluir
  2. Claudia o motorhome nos EUA sai mais barato que na Austrália, mas achei que a diferença era maior, ou seja, achei que era muito mais barato, mas não é.
    Na Austrália a quilometragem é livre.
    mais dicas aqui: http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/12/01/como-alugar-um-motorhome-para-sua-viagem-pela-australia/

    valeu
    Eder - Quatro Cantos do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, pois é, nos EUA o valor da diária é baratíssimo, mas a milhagem encarece bastante o aluguel :-( até pq nos EUA, assim como na Austrália, as distâncias são enormes! Tu fez a conta pra ver quanto deu por dia a viagem de vocês, incluindo gasolina e os custos, como a nossa conta? No teu post não tem o gasto calculado no final...

      Excluir
  3. Muito boa essa matéria. Aguardo sua postagem sobre pernoite gratuito. Viajei com uma van conversion de San Francisco para Miami e retornei a San Francisco e sempre tinha medo de pernoitar em postos, estacionamentos de mercados ou lanchonetes. Nas "rest areas" nem pensar! Logicamente que não era medo de bandido e sim da Polícia ou segurança privada mandar go, go, go...! bem naquela madrugada de sono pesado. Ainda neste primeiro semestre vou de San Francisco a Nova Iorque com meu Motor Home 28 pés 1988 e ainda não coloquei nenhum pernoite grátis na minha planilha de custos devido a esse "medo". Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helio,
      Estou louca para fazer o post sobre os pernoites com o motorhome, mas não acho tempo kkkkk...
      Mas olha, não precisa ter medo não! Nós pernoitávamos em qualquer lugar que desse na telha, estacionamentos de Walmart, ruas das cidades, beira de estrada, e nunca tivemos qualquer problema! Claro que sempre é bom perguntar antes se pode, tipo nos Walmart, mas não tendo uma placa dizendo que é proibido, pode! Vale a regra: "o que não é proibido, é permitido!"
      Além disso, existem muitos sites na internet que se dedicam só a isso: listar lugares de pernoite gratuito nos EUA! Não lembro de nenhum site de cabeça, mas procura no Google que tu vais achar!
      Abraço, e boas viagens!

      Excluir
  4. Respostas
    1. kkkkk quem é o "anônimo" rindo da minha pantufa vermelha?? Fique sabendo que eu a comprei em Ulan Bator, na Mongólia, e ela tem muitas histórias pra contar! :P

      Excluir
  5. Estou viciada no blog de vocês! Está me ajudando muito no planejamento da minha primeira roadtrip! Vamos em outubro, mas até agora o planejamento está sendo para carro. Tenho duvidas em qual ficaria mais barato, principalmente por ser no outono. Mas ia amar ir num motorhome!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso, Joyce!
      A intenção é justamente ajudar :-)
      Eu voto no motorhome!

      Excluir
  6. Excelente relato, bem detalhado o que facilita muito a quem interessar a vivenciar uma aventura sensacional como essa. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. Prezados,

    E o seguro? Está incluído no valor apresentado por vocês? O que ele cobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanio, o seguro é incluído no preço que está no site da Cruise America, e estava incluído no valor da nossa locação. Ele é automaticamente incluído, porque não existe a opção de locar o motorhome sem seguro.

      Excluir
  8. Olá Claudia,
    Estou adorando as dicas e sugestões!!!!!
    Pretendemos fazer a nossa viagem em setembro. Eu, meu marido e meu filho. Temos apenas 20 dias contados de saída e retorno, portanto precisamos fazer um roteiro legal. Nossa primeira viagem de motorhome e pretendemos sair de São Francisco e ir até Las Vegas, meu filho até pensou em fazer uma parte do trajeto de moto, mas não sei se vale a pena.
    Se tiver uma sugestão de roteiro "interessante" te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, o nosso roteiro foi mais ou menos este aqui, com pequenas modificações pelo caminho:

      http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/12/california-sudoeste-dos-eua-o-roteiro.html

      Nós ficamos uns dias a mais que vcs, então vcs teriam que cortar algumas coisas pelo caminho, e fazer o inverso do que nós fizemos - nós fomos de Vegas até San Francisco, vcs fariam o contrário!

      Bjokas

      Excluir
  9. Encantada com o vídeo e as viagens de motorhome!!!
    Sempre quis viajar assim, mas agora estou enlouquecida com ideia!!!!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa, foi tranquilo dirigir na neve? Vocês pegaram alguma nevasca ou algo do gênero?

      Excluir
    2. Tudo muito tranquilo, Natalia, não tivemos nenhum problema com a neve, embora tenha nevado bastante :)

      Dá uma olhada neste post aqui: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/02/viajar-de-motorhome-pelos-estados.html

      Excluir
  10. Nossa, muuuuuito legal o vídeo!
    Sempre tive vontade de fazer uma viagem assim com o marido e depois de ler o relato fiquei mais animada ainda! Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! Tenho vontade de fazer uma viagem assim um dia!

    Mudando de assunto em dezembro vou para Patagonia e suas dicas tão ajudando tipo muito!!! :D

    ResponderExcluir
  12. Adorei, temos planos de faze-lo mas só para sentir o gostinho tipo uns 10 dias apenas obrigada pelas dicas! Adorei o vídeo! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, depois dos primeiros 5 dias é que tu começa realmente a amar o motorhome, depois de aprender como tudo funciona! Nos primeiros dias é tudo aprendizado! ;)

      Excluir
  13. Olá! Parabéns pelo blog! Certamente o Felipe agradecerá aos pais no futuro por ter tido a oportunidade de conhecer o mundo in loco e náo pelos enfadonhos livros de geografia e de história.
    Bom, eu e minha esposa estamos usando o seu blog como referencia para a nossa primeira viagem de motorhome. Escolhemos viajar pela Costa Leste dos EUA. E reparamos a grande diferença entre os orçamentos da Cruise America e de uma empresa brasileira para alugar o veículo. É O DOBRO!!!!
    Pergunto se vcs chegaram a pesquisar em alguma empresa brasileira ou se decidiram alugar diretamente com a Cruise America. Ou vcs teriam alguma empresa nacional para recomendar. Pedimos o orçamento na empresa Apex.
    Muito obrigado,
    Afonso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Afonso! Como eu comentei no primeiro post sobre esta viagem, não pesquisamos muito não! Tínhamos a indicação da Cruise America, fizemos orçamento e logo decidimos fechar, foi tudo na correria, de última hora! Não entendi direito o teu comentário: a empresa brasileira cobra mais caro ou mais barato que a Cruise?

      Excluir
  14. Oi, pq vcs não uilizaram um veiculo com motor diesel, ele rende mto mais km por litro. Kerino

    ResponderExcluir
  15. SENSACIONAL !
    Vou começar meu comentário aqui contando pra você como foi que cheguei até este blog fantástico.

    " Em uma brincadeira com amigo pelo Whatsapp , comentei algo sobre Nashville e Memphis. Filmes , músicas sempre me lembram desses lugares e suas curiosidades e histórias. Fui pesquisar a rota e vi uma Rental Store de Motorhome daqui do Brasil e me interessei. Logo joguei no google e apareceram vocês, para aumentar minha vontade de dirigir um motorhome )

    Bem, o blog de vocês está tão perfeito que, mesmo eu chegando há pouco de uma viagem exaustiva de carro pelo Leste Europeu ( Austria ,Eslováquia, Hungria , Bosnia&Herzegovina, Croácia e Eslovenia ) , provocou um "comichão " em já começar a planejar uma Road Trip de casinha nas costas ( como vocês disseram) ainda este ano, Dez/Jan.

    Obrigado por compartilhar suas experiências .

    Abraços .

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marcelo! Nós conhecemos esses países do leste europeu que tu citou, e gostamos de todos!

      Pensa com carinho na Nova Zelândia! É um lugar maravilhoso para viajar de RV!

      Olha aqui nosso roteiro por lá:
      http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2012/09/um-roteiro-de-viagem-perfeito-entre.html

      Excluir
  16. Muito bacana! O blog de vocês vai me ajudar muito pois estou indo em fev/15 com meu marido, mãe e sogra para a costa da Califórnia + Las Vegas. A parte da costa faremos uma roadtrip de motorhome pela primeira vez! Estou meeega empolgada!! Nessa época e muito frio por lá? Vc indica uma empresa de aluguel de RV em LA? Vamos chegar por lá e já gostaria de (se possível) sair do aeroporto com o motorhome. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika,
      Não acho que seja possível sair do aeroporto com o RV - acho que não há nenhuma empresa de aluguel de motorhomes com sede lá...
      Não é frio não, meu filho tomou banho de mar em Malibu em fim de dezembro!
      Acho que a Cruise America tem escritório em LA, dá uma olhada no site deles...

      Excluir
  17. Que bom ter encontrado esse Blog ! Esta me ajudando bastante a planejar uma viagem com minha esposa e mais 2 casais de amigos. Nossa viagem sera em Setembro de 2015, mas ja queremos comecar o planejamento desde agora.
    Valeu galera!! Um abraco.

    ResponderExcluir
  18. Estou planejando uma viagem para california, nevada, utah e colorado. Estava pensando em alugar um carro mesmo, mas depois que vi esse blog fiquei interessada na ideia do motorhome.
    O problema é que surgiu um dúvida após eu ler vários blogs: qual a idade mínima permitida para o aluguel de carros e motorhome nos estados unidos? Li que algumas locadoras permitiam menores de 25 anos, mas tinham que pagar uma taxa a mais ($25 por dia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Isso depende de empresa para empresa, mas a maioria realmente cobra uma taxa extra para menores de 25 anos, possivelmente pq o seguro é mais caro...

      Excluir
  19. Oi, Claudia! Desculpe minha ignorância, mas motorhome tem banheiro? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olivia, tem sim! Dá uma olhada nos nossos outros posts sobre motorhomes, que têm até fotos dos banheiros!

      Excluir
  20. olá tudo bem? por favor como conseguiu um preço tão bom na sua locação? fiz uma cotação e o preço tá saindo 164/dia, pode me dar alguma dica, minha viagem será em agosto, pretendemos pegar me Las Vegas o carro, para 4 pessoas. Adorei o blog, fotos lindas e seu filho um fofo. Parabéns. Abs. Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia,
      A única dica que eu posso te dar é viajar na baixa temporada :)
      O nosso preço foi tão bom porque viajamos em dezembro/janeiro, baixíssima temporada em Las Vegas. Em agosto, ao contrário, é altíssima temporada e tudo vai ser caro em qualquer lugar que vocês forem nos EUA!
      Beijo

      Excluir
  21. Olá Claudia! Acompanho o seu blog há um certo tempo, e não me canso de ler sobre a viagem de vcs no motorhome! Vou viajar no início de março, e pelas previsões posso pegar neve em Utah e no Arizona. Não vou alugar motorhome, mas tenho dúvidas sobre dirigir na neve. Vc tem alguma dica? Obrigada!
    P.S.: O seu filho é muito lindo!Vontade de apertar!
    Nayane Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayane,
      Dirigir na neve e no gelo não tem nenhum mistério. Se precisar correntes, aí sim, tem que ter um cuidado maior, e saber colocá-las, mas, do contrário, é só diminuir a velocidade e redobrar a atenção!
      Obrigada :)

      Excluir
  22. Olá!!! Encontrei seu blog pesquisando sobre roteiro de viagens e achei sensacional seu relato sobre viajar de RV, mas me surgiu uma dúvida.

    É tranquilo deixar o RV no estacionamento e fazer compras, por exemplo no Walmart?

    Desde já agradeço.
    Thiago Feitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Thiago! Fizemos isso dezenas de vezes, sem nenhum problema. Não sei o que dizer sobre Orlando, com tantos relatos de carros arrombados em estacionamentos por lá, mas no resto dos EUA, pelo menos por onde andamos, é tudo muito seguro!

      Excluir
  23. Oi Cláudia, parabéns pelo blog, muito bom com ótimas dicas.
    Me tira uma dúvida... Além da idade para se dirigir um motorhome, existe alguma outra restrição, como por exemplo o tipo de carteira CNH? A minha no Brasil é categoria B.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Muito legal o post, Cláudia! Super didático e super útil para quem está planejando uma viagem assim! Concordo totalmente quanto a "não fazer contas". Até porque, em geral, uma viagem vale muito mais do que ela custa!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Cláudia. Gostei muito do seu post. Já viajei com mothome na Europa e foi muito bom. Porém sempre foi em periodo de verão. Preciso de sua ajuda: como ficou a questão do frio no periodo que foram? vamos em quatro adultos e eles estão com medo pelo custo de aquecimento pois vamos de 13/12/15 a 13/01/2016; periodo super frio nos EUA. acha que o custo altera muito? Como vocês fizeram? Quanto gastaram com o aquecimento?
    Agradeço imensamente.
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, nós fomos justamente em dezembro e janeiro, e os custos com gás foram exatamente o que eu coloquei no post :)

      Excluir
  26. Oi!
    Gostei muito do post e parabéns. Sou filho de turismologo, minha familia tem agencia de viagens e sempre escrevo sobre todas as viagens e dicas, apesar de não ter publicado nenhuma delas. Viajo muito pelo EUA e nunca fiz nenhuma dela com RV. Mas estou planejando pra Março fazer a Rota 66. Vi que andou mais de 5 mil km, mas não li nada sobre a rota que vcs andaram, ficaram apenas em uma região ou cruzaram o EUA. A rota 66 no caso, vou sair de Chicago e partir ate LA. Se puder me ajudar, agradeço. Vou ler outros post aqui do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando,
      Nosso roteiro foi pela costa oeste, Nevada, Utah, Califórnia e Arizona. E em outra viagem fizemos Washington State também de RV. Para ler, está neste link o nosso roteiro: http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/07/roteiro-de-viagem-pelo-oeste-americano.html
      :)

      Excluir
  27. Olá!

    Fiquei em dúvida quanto a questão da milhas, pretendo alugar um motohome para ir a Yellowstone, irei retirá-lo em Salt lake City, no site da Cruise America aparece o valor da locação e abaixo um valor "X" para 700 milhas, esse valor é cobrado de todo jeito mais os 0,34 centavos por milha excedida ou caso não ultrapassemos as 700 milhas não pagamos esse valor "X"?

    Ass. Alyssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyssa,
      Esse valor é só uma estimativa, se vocês não gastarem as milhas referentes a este valor ele é devolvido! E as milhas extras só são cobradas depois que tu ultrapassa essa quilometragem incluída!
      Vocês vão amar Yellowstone, o parque é incrível!

      Excluir
  28. Olá, Cláudia. Belíssima viagem....realmente inspiradora. parabéns!!! Tanto que gostaria de tirar uma dúvida com vocês se possível?! É a respeito da diária cobrada pelo Cruise America em jan/2014, data desta post. Vocês escreveram que a diária foi de 32 dólares aproximadamente, certo!? No site da Cruise America atualmente está em 105 dólares. Achei a diferenca muito grande para um reajuste em tao pouco tempo. Foi um "hot deal" oferecido pela empresa no site deles? Parabéns mais uma vez...abs Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,
      Onde foi que tu fez este orçamento? Porque acabei de fazer uma cotação e está U$ 49 a diária no site da Cruise America, pegando e devolvendo em Las Vegas (que foi onde alugamos). O nosso preço foi tão bom porque viajamos em dezembro/janeiro, baixíssima temporada em Las Vegas. Em agosto, ao contrário, alugamos no Canadá e era altíssima temporada, tudo caríssimo! Estou achando que tu fez orçamento em Miami, onde é altíssima temporada em janeiro...

      Excluir
  29. Oi Guilherme, tudo bem ?
    Então, estamos iniciando o nosso planejamento para a nossa primeira viagem familiar usando o motorhome e será a partir de Las Vegas,yosmite, San Francisco LA etc.ga vc poderia me informar o roteiro que vcs fizeram ? Iremos alugar na Cruise América. Ficaremos exatos 14 dias com o motor home alugado.
    Agradeço se puder informar a rota completa.
    Abs Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus,
      Nosso roteiro está neste link (http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/07/roteiro-de-viagem-pelo-oeste-americano.html) - clique nos links em vermelho para ler em detalhes sobre cada lugar.
      Nosso roteiro foi de 28 dias, vais precisar enxugar um pouquinho! Neste link tem muitas outras opções de roteiros mais curtos - não deixa de ler tudooooo: http://www.felipeopequenoviajante.com/search/label/motorhome

      Abraço e bons palnejamentos!
      Claudia

      Excluir
  30. Desculpe a mensagem e para VC Cláudia.
    Abs
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  31. Claudia,
    Acabamos de voltar de uma viagem de motorhome pela California, com meus 3 filhos (minha filha de 5 anos e os gemeos de 2 anos), inspirados principalmente pelo seu relato e pelos demis blogs que vieram em seguida. Já estamos pensando na proxima..foi muito legal!!!
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,
      Que legal, fico tão feliz de saber...qual RV vcs alugaram para os 5?

      Excluir
  32. Estou planejando um viagem de MH/RV pela California (Sao Francisco - San Diego) em 10 dias com crianças (5 e 2 anos) mas não sei o que vale mais a pena (custo/beneficio): a modalidade one-way rental (pegar em uma cidade pra devolver em outra) ou devolver na mesma cidade que pegou (nesse caso, pensei em pegar e devolver em Los Angeles por ser uma cidade maior e difícil de andar de MH/RV- segundo alguns relatos- e tb acabaríamos ficando mais uns dias pra ir a disneylandia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,
      Acho que vale mais a pena pegar e entregar no mesmo lugar pois, além de não pagar a taxa oneway, de qualquer maneira vocês terão que voltar a LA para pegar o voo de volta, não é? Ou vocês comprariam o voo de ida para SFo e de volta de SD? Isso (essas tarifas open jaw) encarecem bastante os voos também ;)
      Abraço,
      Claudia

      Excluir
  33. Que site lindo!
    Caí aqui procurando por viagem de motorhome mas acabei encontrando um site que tenho muito a futricar.

    ResponderExcluir
  34. Lendo os seus relatos me empolguei muito em fazer uma viagem para Califa com meu marido e filho, a "única" dúvida que tenho é em relação ao conforto que meu marido teria pois ele tem 1.98m e 130kg...vc poderia me dar sua opinião Claudia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Quanto às camas, há uma enorme em cima do motorista, acho que ele não teria problemas ali, mas no banheiro sim, acho que para tomar banho seria desconfortável e apertado para ele. Mas isso se resolve tomando banho nos banheiros dos campings :)
      Beijo

      Excluir
  35. Claudia, a nossa viagem inicia no dia 22/12/17 sairemos de Vegas/ San Francisco/ Vegas. iremos para Cannyon,Y Yosemite,sequoia,Napa,Big Sur etc etc....eu ,minha esposa amada e os garotos... já reservamos o RV na Cruise América....vai ser muito bacana a viagem... muito obrigado pelas dicas etc.
    Abs
    MV

    ResponderExcluir
  36. Claudia,

    Acabamos de retornar da noasa maravilhosa viagem (Vegas,Grans Canyon,Sequoia,Yosemite,San Francisco,Silicio,Big Sur ,Santa Bárbara,Santa Monica ,Venice Malibu,LA ) etc.)...foram 22 dias de muita aventura.Alugamos o RV na Crusie America ( recomendo Total )em Vegas.
    Agradeço pelas maravilhosas dicas....
    Abs
    MarcusVinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marcus! Fico felicíssima por vocês! Não quer postar aqui teu roteiro???

      Excluir
  37. Claudia,
    Gostaria da ajuda de vcs do blog: vou à Europe em julho. Pretendo visitar frança, belgica, holanda e alemanha. Mas vamos em um grupo de 7 pessoas, todos adultos. Acha que seria viável alugarmos por lé um RV grande? Minha idéia é economizar nos custos... por favor, se tiver dicas de como e onde alugar um desses por la eu agradeceria grande.

    Marcus Vinícius de Negreiuros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus,
      É possível, embora eu não recomende! Nós alugamos na locadora McRent, tem em várias capitais européias. Primeiro porque é difícil dirigir, estacionar e manobrar um veículo grande assim nas ruas estreitas da Europa. Segundo porque 7 adultos num motorhome vai dar briga pelo banheiro, não terão privacidade, vai virar um verdadeiro big brother. Eu não iria nem de graça numa indiada dessas hehehhe...

      Excluir
  38. Adorei os detalhes...estou tentando convencer meu marido para conciliarmos um curso de inverno nos Estados Unidos com uma tri estilo casinhas nas costas. Alias, é bem provável que seja economicamente viável para nós que estaremos passando uma temporada nos EUA em 05 pessoas.
    Por enquanto, o valor cobrado pelas milhas é que me deixam um pouco insegurança, mas verifiquei que também é oferecido um "pacote" de franquia ilimitadas de milhas, no qual é cobrado um valor pré fixado de U$ 930 pela utilização do veículo por um período de 21 dias, acrescido do valor da locação do carro.
    Outra alternativa, seria uma oferta, segundo o anúncio, uma promoção, ao custo fixo de U$ 1.340, com franquia limite de 1.000 milhas, incluída já a locação do veículo por 15 dias.
    Enquanto to só fazendo continhas desejo à famílias que mais projetos sejam alcançados.
    Parabéns
    Rosi - Foz do Iguaçu

    ResponderExcluir
  39. ótimo relato!!
    Vai me ser muito útil para ano que vem.

    Parabéns e boas viagens

    ResponderExcluir
  40. Oi Claudia! vou estrear neste segmento de roadtrips...show o post...grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. Olá! vcs sabem se eu posso alugar em um estado e devolver em outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é bem difícil conseguir esses aluguéis one way, e eles cobram taxas altas para isso. Sei de algumas pessoas que alugaram em Los Angeles para devolver em São Francisco, por exemplo. De um estado para outro, só se for reposicionamento de motorhomes, quando eles cobram alugueis bem em conta para tu levar o motorhome para eles de um lugar a outro, mas aí são lugares fixos de início e final (e não conforme teu roteiro) e para datas específicas.

      Excluir